Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/Out/2020 - 16h30

Focos de incêndio atingem Parque Nacional da Chapada Diamantina

Focos de incêndio atingem Parque Nacional da Chapada Diamantina Foto: Reprodução/TV Bahia

Parte dos focos de incêndio do Parque Municipal de Andaraí, na região da Chapada Diamantina, foi controlada entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (9). O fogo se concentra no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região que fica na cidade de Mucugê. O incêndio segue sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta. Ainda não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem registro de feridos na Chapada Diamantina por causa dos incêndios. Uma densa fumaça escura está sob a região. De acordo com o G1, toda a região queimada até agora fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) e estava preservada havia 20 anos, sem registro de queimadas. A previsão é de que chova por toda a Chapada Diamantina neste final de semana, o que pode ajudar no combate às chamas. Para os bombeiros, há indícios de crime nas queimadas.

Focos de incêndio atingem Parque Nacional da Chapada Diamantina Foto: Reprodução/TV Bahia

O fogo começou às margens de uma rodovia estadual que corta o município de Andaraí, e se alastrou para o Parque Municipal Roda das Cachoeiras. Com ajuda dos fortes ventos, as chamas se espalharam rapidamente para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no trecho que fica dentro da cidade de Mucugê. A mata densa de vegetação nativa e o acúmulo de combustível de biomassa, formado por restos de plantas, madeiras e derivados fazem com que as chamas se propaguem rapidamente e dificultam o acesso de bombeiros e brigadistas. Além da ajuda de brigadistas voluntários, os bombeiros também contam com o apoio de aeronaves de combate a incêndios para facilitar a identificação de áreas de difícil acesso que estão sendo queimadas. O fogo começou na manhã de terça-feira (6) e, desde então, as equipes do Corpo de Bombeiros seguem tentando controlar as chamas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo