Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/Fev/2026 - 16h00

Famílias de três municípios do Sertão Produtivo são beneficiadas com dessalinizadores

Famílias de três municípios do Sertão Produtivo são beneficiadas com dessalinizadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Representantes de Malhada de Pedras, Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora participaram do debate sobre o Programa Água Doce, que aconteceu nesta quarta-feira (04), na cidade de Brumado.

Trata-se de uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário Ricardo Juvelino, de Livramento de Nossa Senhora, informou que, hoje, o município dispõe de 10 dessalinizadores para atender a demanda rural. São localidades distantes e que vivem em situação de seca.

Juvelino garantiu que a água dessalinizada é potável. A sua qualidade é atestada pelo Governo do Estado e pelo Município, através da Vigilância Sanitária. “Todos os índices e parâmetros são excelentes”, assegurou.

Representando a cidade de Malhada de Pedras no evento, o secretário municipal de agricultura e recursos hídricos, Lucas Ataíde apontou que a água dessalinizada apresenta padrões superiores à água mineral. Ao todo, 5 comunidades possuem o sistema de dessalinização em Malhada de Pedras.

De Dom Basílio, o fiscal ambiental Jean Neves informou que 2 comunidades rurais são atendidas pelo programa na cidade. Os dessalinizadores atendem até 50 famílias, que não tem condições de adquirir água de qualidade para beber. “Esse projeto veio para ajudar a vida das famílias nessas comunidades de difícil acesso”, frisou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo