Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
15/Out/2021 - 10h00

Brumado: Prefeitura desiste de canalizar esgoto no Rio das Contas e quer usar caminhão limpa-fossa

Brumado: Prefeitura desiste de canalizar esgoto no Rio das Contas e quer usar caminhão limpa-fossa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A nota do secretário de educação de Brumado, João Nolasco, encaminhada ao site Achei Sudoeste, responsabiliza o protesto comunitário por não permitir o despejo de parte do esgoto escolar para o Rio das Contas e, dessa forma, obriga o Município a despejar o referido esgoto nas sarjetas (veja aqui). “Aqui, como a concessionária não o faz (nem cá e muito menos lá), resta-nos conduzir tais efluentes ao talvegue mais próximo. Ou se faz isso ou se deixam os efluentes correrem livremente nas sarjetas, que é o que parece ser o desejo dos que se opõem sem sequer saber o que dizem ou fazem”, diz a nota. Vale salientar que o texto chegou após a vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira fazer o seu pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores, garantindo que o prefeito cancelou o projeto e não tenciona mais canalizar o esgoto da escola para o referido rio (veja aqui). No entanto, o que não foi dito pela vereadora é que o prefeito não desistiu de despejar os efluentes da escola no rio, porém, agora, o feito se dará através de um caminhão limpa-fossa. "Sempre oportuno esclarecer que lá, diferentemente de cá, apenas as águas usadas, sem qualquer contribuição cloacal (estas serão removidas periodicamente por caminhões-limpa-fossa como soe acontecer), serão destinadas ao supracitado talvegue", reza a nota, através da qual a prefeitura esclarece que o despejo de esgoto de cozinha não casa poluição ao rio. “E, só para concluir, cito apenas um conceito hidrológico consagrado, 'efluente cuja vazão não ultrapasse 1/20 da vazão do corpo hídrico receptor não tem potencial poluidor, vez que há dispersão e oxidação suficiente a tornar sua carga potencialmente poluente inócua”.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo