Achei Sudoeste

30 Nov 2020 - 00:00h

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, negou um pedido de liminar para cumprimento de mandados de busca e apreensão, quebra dos sigilos telefônicos, fiscais e bancários, dos investigados Fabrício Abrantes Pires de Souza Oliveira (DEM), Aurino Rocha Silva Filho (Podemos), ex-candidatos a prefeito e a vice, em Brumado, respectivamente, além do empresário Roberto Alcebiades Gama. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os pedidos foram feitos através de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) protocolada pela coligação “Brumado Acima de Tudo”, dos então candidatos a prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do vice Édio da Silva Pereira (PCdoB). Na ação, Eduardo e Édio pedem a aplicação de multa e inelegibilidade por oito anos de Abrantes e Rocha por abuso de poder econômico, caixa 2 e compra de votos. Em sua decisão, Guimarães disse que a coligação “Brumado Acima de Tudo” limitou-se a solicitar a interceptação telefônica, sem fundamentar o pedido ou demonstrar a real necessidade da medida cautelar. “Também não demonstrou que finalidade teria devassar os sigilos fiscal e bancário dos investigados, bem protegidos constitucionalmente”, disse. Para ele, o “deferimento da liminar haveria de ser embasado em dados concretos, indicativos da real necessidade; do contrário serviria apenas para expor os investigados a situação vexatória, pois certamente haveria pessoas de plantão, aguardando em frente a suas residências ou empresas para fotografar e divulgar. Enfim, indefiro o pedido de liminar e, com fundamento no art. 22, I, “a”, da LC 64/90, determino a notificação dos investigados para que apresentem defesa em até cinco dias”.

29 Nov 2020 - 20:00h

Neste domingo, 29 de novembro, o município de Brumado registra 2965 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9157. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 237 pacientes em tratamento e 2688 recuperados. No momento, 193 ainda aguardam resultado laboratorial e 5094 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

29 Nov 2020 - 19:10h

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, está matematicamente reeleito prefeito da terceira maior cidade da Bahia pelo MDB. O jornalista disputou mais uma vez com o deputado estadual Zé Raimundo Fontes, do PT. Com quase 100% das urnas apuradas, o emedebista dará continuidade ao seu mandato, após uma disputa acirrada no 1º turno. Já no 2º, Herzem conseguiu reverter o quadro e sai vitorioso. Com quase 90% das urnas apuradas, Herzem já aparece com uma diferença de cerca de 20 mil votos de frente. Herzem terá como vice a empresária Sheila Lemos, do DEM, filha da atual vice-prefeita, Irma Lemos.

29 Nov 2020 - 19:00h

Colbert Martins Filho (MDB) venceu o segundo turno das eleições neste domingo (29) e foi reeleito para o cargo de prefeito de Feira de Santana por mais quatro anos. Com 54,17% dos votos e 94,78% das urnas apuradas, o gestor obteve uma vitória significativa sobre o seu oponente, o deputado federal Zé Neto (PT), que recebeu 45,83% dos votos.

29 Nov 2020 - 07:00h

Dois motoristas morreram em uma batida entre uma carreta e um caminhão na BR-135, em Curvelo, Norte de Minas Gerais, no sábado (28). Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista da carreta seguia sentido Montes Claros, quando invadiu a contramão e bateu de frente com o caminhão. Os dois condutores morreram no local. O motorista que provocou o acidente tinha 38 anos e era de Livramento de Nossa Senhora. A outra vítima não foi identificada. A perícia foi acionada e os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Curvelo. Ainda de acordo com a PM, foram encontrados 24 comprimidos de nobésio extra forte no caminhão, que é um tipo de droga usada por caminhoneiros para manter a pessoa acordada. A carreta transportava uma carga de manga que ficou espalhada na pista. De acordo com a concessionária responsável pela via, o trânsito ficou completamente interditado por cerca de 4 horas e provocou um congestionamento de aproximadamente 3 km. Até o início da tarde, a pista seguia parcialmente interditada, com pare e siga.

29 Nov 2020 - 06:50h

Morreu na madrugada deste domingo (29), a ex-prefeita da cidade de Barra da Estiva, Ana Lúcia Aguiar Viana (PSD), mais conhecida como Dona Lúcia, aos 75 anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Viana estava internada no Hospital da Bahia, em Salvador, mas a causa de sua morte ainda é desconhecida. Ana foi prefeita da cidade de Barra da Estiva por dois mandatos. Nas eleições 2020, ela foi candidata a vice-prefeita na chapa de Alessandro Santos Pereira (PSD), o Bico, mas não foi eleita. Dona Lúcia é mãe do deputado estadual Marquinho Viana (PSB). O velório e o sepultamento vão ocorrer na cidade de Barra da Estiva.

28 Nov 2020 - 21:45h

Um jovem de 19 anos, foi preso na sexta-feira (27), após ser flagrado com drogas, durante rondas realizadas por policiais militares do 17º BPM, nas proximidades do parque da cidade, em Guanambi, a 14 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, por volta das 18h, a guarnição avistou um Gol Vermelho em atitude suspeita, e ao ser realizada a abordagem foi encontrada no interior do veículo uma pequena quantidade de substância análoga à maconha. Prosseguindo na diligência, os policiais se deslocaram até a residência do conduzido, localizada no residencial dos pássaros, onde encontraram mais 42 buchas de substância análoga a maconha, 308 gramas destrinchadas da mesma substância, 55 gramas de sementes de maconha, além de uma balança de precisão, um celular LG e embalagens para acondicionamento de entorpecente. O homem e todo o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Guanambi, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

28 Nov 2020 - 21:40h

Neste sábado, 28 de novembro, o município de Brumado registra 2946 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9157. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 218 pacientes em tratamento e 2688 recuperados. No momento, 193 ainda aguardam resultado laboratorial e 5094 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

28 Nov 2020 - 05:40h

As escolas que vão funcionar como locais de votação em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no domingo (29), foram higienizadas, como medida de prevenção ao novo coronavírus, para receberem os eleitores. A limpeza e higienização foram feitas durante toda a semana. “Os coordenadores são pessoas responsáveis pelos locais de votação. Eles mantêm as escolas organizadas e limpas. Durante toda essa semana, eles providenciaram isso e no sábado às escolas vão estar prontas, devidamente sinalizadas com as seções eleitorais, com aquelas marcas do distanciamento”, disse a juíza eleitoral Márcia da Silva Abreu. Terceiro maior colegial da Bahia, Vitória da Conquista conta com três zonas eleitorais. 39, 40 e 41. São 532 sessões distribuídas por 139 locais de votação. Da mesma forma em que ocorreu no 1º turno, as seções eleitorais abrirão às 7h e a votação se encerrará às 17h (horário local). A prioridade será dada para os idosos até às 10h. O eleitor que estiver na fila até o final do tempo previsto terá o voto garantido.

28 Nov 2020 - 05:30h

Os dois candidatos que disputam em segundo turno a Prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, participaram, na noite desta sexta-feira (27), do debate promovido pela TV Sudoeste. Durante o programa, Herzem Gusmão (MDB) e Zé Raimundo (PT) falaram sobre temas livres e também fizeram questionamentos aos concorrentes com assuntos pré-determinados. O debate, que teve mediação do jornalista Judson Almeida, da TV Sudoeste, foi dividido em três blocos e teve duração de uma hora e oito minutos. As regras do programa foram definidas com representantes dos partidos previamente. No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. Obras e infraestrutura, esportes, transportes, educação, cultura foram os assuntos que pautaram a primeira etapa da sabatina. No segundo bloco, de temas pré-determinados, os candidatos falaram sobre propostas para o transporte público, animais de rua, atenção à população de rua e atendimento nos postos de saúde. No terceiro bloco, que também foi de temas livres, os candidatos voltaram a abordar as propostas para a área de infraestrutura ao falarem sobre o asfaltamento nas ruas, e também sobre o transporte público. Além desses temas, os dois candidatos falaram sobre atuação na zona rural e propostas para a área da saúde. No primeiro turno, o candidato a prefeito mais votado foi Zé Raimundo, que teve 81.721 votos (47,63%). O segundo mais votado foi Herzem Gusmão, que obteve 78.732 (45,89%). Eles tiveram outros concorrentes: David Salomão (PRTB), Romilson Filho (PP), Cabo Herling (PSL), Maris Stella (REDE), Professor Ferdinand (PSOL).

27 Nov 2020 - 20:50h

Nesta quinta-feira, 26 de novembro, o município de Brumado registra 2934 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9157. Entre os diagnósticos: 02 internações, 39 óbitos, 207 pacientes em tratamento e 2688 recuperados. No momento, 235 ainda aguardam resultado laboratorial e 5094 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

27 Nov 2020 - 18:25h

O motorista de um carro de passeio morreu após batida com um caminhão, na madrugada desta sexta-feira (27), na cidade de Cristópolis, oeste da Bahia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu na BR-242, na altura do povoado de Cantinho. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente. Ainda segundo os bombeiros, equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Miliar (17º GBM/Barreiras) foram acionados para fazer o resgate do corpo, que ficou preso às ferragens. Os militares precisaram usar ferramentas de desencarceramento para retirar a vítima. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi encaminhada ao local para realizar a remoção do corpo, que será periciado.

27 Nov 2020 - 16:30h

O carnaval de Salvador está oficialmente suspenso e ainda não tem data prevista para ocorrer em 2021, segundo anunciou o prefeito ACM Neto, na manhã desta sexta-feira (27), durante coletiva de imprensa. “Está cancelado o evento em fevereiro e, por ora, só podemos informar o cancelamento. Não há como especular o carnaval em outra época do ano. A possibilidade do carnaval acontecer em outro momento de 2021 está condicionada a existência de uma vacina acessível a todos. Caso exista vacina, os prefeitos das maiores cidades do Brasil se unam para um eventual calendário. Agora, nem eu, nem Bruno [prefeito eleito de Salvador], nem ninguém pode estabelecer uma data, porque essa data dependerá da vacina”, disse o prefeito.  A festa momesca da capital baiana, que tradicionalmente ocorre entre os meses de fevereiro e março, foi adiada por causa da pandemia do coronavírus. O prefeito eleito Bruno Reis também esteve na coletiva e falou sobre a suspensão de um dos principais eventos de rua do país. “Passada a eleição, sentamos, fizemos ampla reunião, depois fizemos uma série de consultas. Comunicar uma decisão como essa não é fácil, porque sabemos a importância do carnaval para a nossa cidade, o quanto circula de dinheiro na nossa cidade no carnaval, durante o verão. Só teremos condições de fazer o carnaval, com condições sanitárias para isso”, falou. Além do carnaval, o prefeito ACM neto reforçou que as festas de largo, tradicionalmente iniciadas em dezembro e só finalizadas em março do ano seguinte, também estão suspensas. “Não haverá festas de largo. Vai ter lavagem do Bonfim? Pode ter algo simbólico. Mas caminhada, saída da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, não vai ter”, disse o prefeito, que usou a Lavagem do Bonfim como exemplo, mas destacou que a medida é válida para todas as festas populares realizadas na capital baiana.

27 Nov 2020 - 16:00h

Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (26), a Major Leila foi empossada como nova comandante da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major disse que a solenidade de posse foi simbólica, sem a presença de público em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Foi muito com, graças a Deus. Já tomei posse e estou me informando sobre como funciona a companhia, o efetivo, quais os procedimentos adotados, tudo relativo à CIPRv, pra depois poder deliberar”, destacou.

Na oportunidade, a Capitão Lorena também foi empossada como subcomandante. “É uma pessoa que irá contribuir muito com o comando da 2ª CIPRv. Estamos trazendo um olhar especial para a polícia rodoviária. A CIPRv nunca foi comandada por uma mulher na Bahia. A gente espera trazer algo de muito positivo para comunidade”, assegurou. A segunda companhia lidera mais de 50 municípios na região.

27 Nov 2020 - 15:30h

Um homem foi preso em flagrante em Jauá, distrito da cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, na quinta-feira (26), em posse de 420 kg de maconha. Na operação conjunta das polícias Civil e Militar, foram apreendidos também dois carros. O material foi apresentado na manhã desta sexta-feira (27), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Salvador. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), há dois meses a polícia monitorava o suspeito que, segundo as investigações, iria distribuir a droga em Camaçari e Simões Filho, também na região metropolitana de Salvador, além dos bairros da Pituba, Boca do Rio e Nordeste de Amaralina, na capital. Ainda segundo a polícia, o homem já tem duas passagens pelo crime de tráfico de drogas, e é apontado como responsável por abastecer grupos criminosos nessas regiões. Segundo a SSP, a prisão de um homem há dois meses permitiu que as investigações prosseguissem e possibilitou que os agentes chegassem até o fornecedor. Além dos entorpecentes, a polícia apreendeu dois veículos em uma residência que era utilizada para armazenar o material. O suspeito passou por exames de lesão e permanece aos cuidados da Justiça Criminal, para a adoção das medidas legais.

27 Nov 2020 - 15:00h

Na manhã desta sexta-feira (27), dezenas de consumidores formaram filas em alguns estabelecimentos comerciais no centro de Brumado para aproveitar os descontos de Black Friday. Em alguns locais, os descontos chegam a 80%. À procura de uma sanduicheira, a consumidora Zeneide Gomes disse ao site Achei Sudoeste que vale à pena permanecer na fila para adquirir o produto bem abaixo do seu valor usual. Na expectativa, Geisa Gondim contou que busca um forno e um liquidificador. “Estou na expectativa”, afirmou. Muitos consumidores saíram às lojas em busca de celulares e televisores pelo menor preço. “Tem que ver se é Black Friday ou Fraude”, disse uma consumidora. 

27 Nov 2020 - 14:30h

O desemprego no Brasil saltou para uma nova taxa recorde de 14,6% no trimestre encerrado em setembro, afetando 14,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, o índice de 14,6% corresponde a um aumento de 1,3 ponto percentual em relação ao 2º trimestre (13,3%), e de 2,8 pontos percentuais frente ao mesmo intervalo do ano passado (11,8%). “Essa é a maior taxa registrada na série histórica do IBGE, iniciada em 2012, e corresponde a 14,1 milhões de pessoas. Ou seja, mais 1,3 milhão de desempregados entraram na fila em busca de um trabalho no país”, informou o IBGE. O resultado do 3º trimestre ficou ligeiramente abaixo do estimado em pesquisa da Reuters junto a especialistas, de 14,9%. O desemprego vem renovando recordes desde julho no país, à medida em que os trabalhadores que perderam sua ocupação na pandemia começam a buscar um emprego após o relaxamento das medidas de restrição.

27 Nov 2020 - 14:00h

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizará no dia 1º de dezembro um evento para celebrar a retomada da produção de urânio no Brasil, a partir da lavra a céu aberto de uma nova mina na Unidade de Concentração de Urânio de Caetité (URA). A cerimônia contará com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A retomada da produção é uma conquista para a INB e também para o país, pois representa um fator importante para a geração de empregos e recursos para a região sudoeste da Bahia. A expectativa é de que sejam produzidas 260 toneladas de concentrado de urânio por ano, quando a Mina do Engenho atingir a sua capacidade máxima. As atividades de mineração na unidade foram paralisadas em 2015, após a exaustão do processo de extração a céu aberto da primeira área que foi lavrada, a Mina Cachoeira.

27 Nov 2020 - 12:00h

De acordo com dados estatísticos, o êxodo populacional na cidade de Maetinga, a 74 km de Brumado, é grande. Prefeita eleita, a advogada Aline Aguiar (PL) destacou que, embora o desafio seja enorme, especialmente em virtude da recessão econômica provocada pela pandemia, a sua proposta, enquanto plano de governo, é apoiar toda e qualquer iniciativa empreendedora de geração de renda. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela garantiu que também investirá na agricultura familiar, tendo em vista que o seu governo vê na agricultura uma fonte de riqueza. “Como ela é desenvolvida hoje é difícil porque as pessoas não têm apoio. Atualmente, a agricultura depende muito das máquinas, tanto no investimento na parte de aguadas, quanto na parte da lavoura com o apoio técnico de engenheiros agrônomos”, citou. A prefeita eleita ainda falou sobre apoiar a formação de uma cooperativa para ajudar a escoar a produção. “Se as pessoas tiverem renda elas vão continuar no município. Um dos principais motivos para a saída é a falta de renda. Vemos na agricultura uma das formas de solucionar o problema”, defendeu.