Achei Sudoeste

24 Set 2020 - 11:30h

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que 94,7% dos mais de 50 mil voluntários que participam de teste na China não apresentaram efeito adverso à Coronavac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceira com o Instituto Butantan. O dado faz parte de um estudo divulgado em entrevista coletiva nesta quarta-feira (23). “Esses resultados comprovam que a Coronavac tem um excelente perfil de segurança e comprova também a manifestação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando a Coronavac como uma das 8 mais promissoras vacinas em desenvolvimento no seu estágio final em todo o mundo”, disse Doria. De acordo com o G1, a pesquisa testou a segurança da vacina em 50.027 voluntários na China. De acordo com os dados divulgados pela gestão estadual, só foram percebidos efeitos adversos de grau baixo em 5,36% dos participantes. As reações mais frequentes foram dores leves no local da aplicação (3,08%), fadiga (1,53%) e febre moderada (0,21%). Os números foram divulgados em coletiva de imprensa. “Os resultados dos estudos clínicos realizados na China mostraram baixo índice de efeitos adversos e de baixa gravidade. Efeitos adversos de baixa gravidade são comuns em vacinas amplamente utilizadas. A vacina da gripe, por exemplo, produzida pelo Instituto Butantan, apresenta efeitos pouco nocivos como dor no local da aplicação, e não mais do que 10% dos que são vacinados apresentam reação dessa natureza”, disse o governador. Crianças e idosos começaram a receber doses da vacina em setembro na China, mas o país só realiza testes das fases 1 e 2. Segundo o estudo, até o momento foram vacinadas 422 pessoas maiores de 60 anos no país. Também foram vacinados 552 voluntários com idade entre 3 e 17 anos.

24 Set 2020 - 11:00h

O Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor de justiça Millen Castro, pugnou pela concessão da segurança pretendida pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) quanto à anulação da comissão constituída a fim de que a Comissão Processante nº 01/2020, criada pelo Decreto Legislativo nº 002/2020, seja desconstituída. Segundo o promotor, a referida comissão, criada para seguimento do processo de cassação movido contra o gestor, teria sido formada em desacordo com a legislação pertinente e, por isso, seus atos devem ser anulados. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em sua defesa, Vasconcelos destacou que o sorteio da comissão processante, composta por três vereadores, não teria ocorrido de forma livre entre os desimpedidos, conforme postula o artigo 5º, inciso II, do Decreto Lei nº 201/67, mas de forma proporcional entre aqueles que votaram contra e a favor ao recebimento da denúncia: aos 8 vereadores que votaram pelo recebimento foram destinadas duas vagas para sorteio, enquanto, dentre os 4 que votaram contra, sorteou-se uma vaga. “Diante do exposto, como ficou demonstrada ilegalidade na forma como se formou a comissão processante, o Ministério Público pugna pela concessão da segurança pretendida, a fim de que a Comissão Processante nº 01/2020, criada pelo Decreto Legislativo nº 002/2020, seja desconstituída, por ter sido formada em desobediência ao estrito cumprimento do art. 5º, II, do Decreto-Lei nº 201/67, e consequentemente, que sejam anulados os atos por ela praticados”, determinou Castro. 

24 Set 2020 - 10:30h

Em Brumado, a escola técnica Ciqprol está oferecendo cursos profissionalizantes para manuseio de diversas máquinas, a exemplo de pá carregadeira, empilhadeira, retroescavadeira, guindaste e escavadeira hidráulica. Também está sendo ofertado o curso em eletricidade para prestadores de serviços da Coelba. O certificado de conclusão é válido em todo território nacional. Mais de 15 mil já foram certificados e capacitados para condução dos veículos. Para saber mais, ligue ou envie um WhatsApp para (73) 99167-6890.

24 Set 2020 - 10:00h

Há menos de 60 dias para as eleições municipais, o prefeito de Guanambi e candidato à reeleição, Jairo Magalhães (PSD), abriu dezenas de licitações para adquirir itens como ferragens, cimento, cerâmica, equipamentos de iluminação pública, cestas básicas e contratação de mão de obra. De acordo com o Jornal A Tarde, os itens correspondem a uma quantia de R$ 8 milhões. Além disso, por meio do pregão eletrônico 020-20, aberto na última segunda-feira (21), o gestor pretende comprar 946 caixas d’água em valor correspondente a cerca de R$ 1,3 milhão. O vereador Agostinho Lira (DEM) denunciou o caso e disse que a intenção do prefeito é usar os itens politicamente. “Esta prática foi usada pelo gestor anterior, na eleição passada. A história está se repetindo. O atual gestor foi vitorioso com uma pequena margem de votos: cerca de 800, ou seja, menos de 1% do leitorado. Nos últimos anos, não foram concedidos reajustes aos servidores. A prefeitura nunca tinha recursos para investir em ações como essas que agora ele se propõe a fazer. Infelizmente, a possibilidade de reeleição desequilibra o pleito eleitoral e o uso da máquina pública por quem está no poder. Acredito muito na justiça eleitoral e no Ministério Público Eleitoral. Temos que frear esse tipo de artifício", declarou o parlamentar.

24 Set 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

24 Set 2020 - 09:00h

Durante a assembleia realizada na terça-feira (22), na capital baiana, os servidores dos Correios decidiram suspender a greve retomar as atividades. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Aguiar, que faz parte da diretoria do Sincotel (sindicato dos servidores que representa a categoria), informou que a Federação irá recorrer da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que manteve a retirada dos direitos dos trabalhadores. “Vamos recuar para ganhar força e, depois, voltarmos a lutar pelos nossos direitos, que foram usurpados nesse momento”, destacou. Segundo Aguiar, a perda dos servidores chegou a mais de 40% nos subsídios salariais. “São redução de tickets e do tempo de licença maternidade, retirados auxílios de servidores que têm filhos especiais e gratificações, além de várias cláusulas do nosso acordo coletivo, que teria validade até 2021”, afirmou. A empresa alega que está passando por uma crise e não tem condições de arcar com as despesas. Para o diretor, no entanto, os Correios estão em um momento positivo, inclusive com o aumento da demanda de encomendas. “Isso não justifica a retirada de direitos dos trabalhadores. A empresa tem alta lucratividade. A verdadeira intenção é sucatear a empresa. Com a privatização dos Correios quem irá perder é o povo brasileiro”, criticou.

24 Set 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

24 Set 2020 - 08:00h

Desde o dia 15 deste mês, a agência dos Correios da cidade de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado, está de portas fechadas. No local, consta apenas um aviso informando que quem precisar de atendimento deve se deslocar à agência dos Correios no município de Guanambi. Revoltados, os populares cobram a reabertura da unidade e a entrega de encomendas, visto que a agência vizinha disse que não se responsabiliza por esse tipo de serviço. Segundo o radialista Vilson Nunes, o fechamento se deve à falta de servidores suficientes para atendimento à população, visto que dois estão de férias. A Supervisão Regional dos Correios ainda não se pronunciou sobre a questão.

24 Set 2020 - 07:30h

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

24 Set 2020 - 07:00h

O governador Rui Costa (PT) lamentou e demonstrou perplexidade com a pressão de alguns setores para retomada das aulas presenciais na Bahia. Ele ressaltou que é preciso considerar as taxas de contaminação e mortes pelo novo coronavírus no Estado. “As pessoas perderam qualquer referência de solidariedade e de fraternidade com a vida humana. A doença não foi embora, não tem vacina. Não podemos acelerar, sob pena de aumentarmos o número de mortes. Os números são ainda muito altos no Brasil e na Bahia”, disse. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na agenda de entrega de mais uma encosta em Salvador, na manhã desta quarta-feira (23). Costa não soube explicar o que está acontecendo com a postura dos brasileiros diante da pandemia. “Um colégio acharia normal que morresse todo dia uma sala de aula de aluno? Esse colégio funcionaria normalmente se isso acontecesse? Não podemos colocar em risco vidas humanas. Não há a menor hipótese de cogitar o retorno às aulas presenciais nesse momento. Não quero ser responsável pelas mortes de alunos e professores”, declarou, perplexo com o grau de insensibilidade com a vida humana e de amor ao próximo que as pessoas têm revelado.

24 Set 2020 - 00:00h

Em Caetité, a 100 km de Brumado, mais um óbito em decorrência da Covid-19 foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de um paciente, do sexo masculino, que realizava tratamento contra um câncer na cidade de Vitória da Conquista, onde teria sido infectado. A morte aconteceu no dia último 20, mas entrou no boletim de ontem. Dos cinco pacientes que morreram em virtude da doença no município, quatro faziam tratamento oncológico. No momento, a cidade possui apenas 4 casos ativos.

23 Set 2020 - 19:54h

Nesta quarta-feira, 23 de setembro, o município de Brumado registra 1303 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 27,34% do total de 4976 notificações. Entre os diagnósticos: 09 internações, 15 óbitos, 136 pacientes em tratamento e 1152 recuperados. No momento, 105 ainda aguardam resultado laboratorial e 1737 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

23 Set 2020 - 17:25h

Nas últimas 24 horas, a cidade de Guanambi não registrou nenhum novo caso da Covid-19. Além disso, o número de casos ativos diminuiu de 27 para 20. O município possui, até o momento, 3 óbitos relacionados à doença. O último foi registrado no dia 17 deste mês. Trata-se de uma mulher de 76 anos, com comorbidades.

23 Set 2020 - 15:30h

Um locutor de vaquejadas bastante conhecido no oeste da Bahia foi morto a tiros, na tarde de terça-feira (22), em um bar de Riachão das Neves. A vítima, Pecula Alves de Oliveira, tinha 44 anos. De acordo com o G1, havia várias pessoas no bar, no momento do crime. Os criminosos chegaram ao local em um carro branco e começaram a atirar para cima. Depois eles atiraram contra Pecula e fugiram. Até o momento, os criminosos não foram identificados. Segundo a polícia, as armas utilizadas no crime foram pistolas 9mm. O caso está sendo tratado como execução, entretanto a motivação ainda é desconhecida.

23 Set 2020 - 15:00h

O corpo de um adolescente de 16 anos, identificado como Jeferson Henrique Santana Silva, foi encontrado na tarde de terça-feira (22), na Lagoa Vargem do Boi, em Macaúbas, no sudoeste da Bahia. Ele estava desparecido desde segunda (21), quando havia saído para nadar com um amigo na região. Segundo o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, a lagoa tem cerca de 40 metros de uma margem a outra. Segundo os agentes que trabalharam na operação, o local é uma barragem grande e com vários buracos, com desníveis que chegam a quase quatro metros de profundidade. O amigo da vítima, percebendo que ele estava se afogando, tentou resgatá-lo, mas não conseguiu. A região não tem uma incidência grande de afogamentos. “Eles estavam nadando, em uma região que dá cerca de 40 metros de distância, quando a vítima disse que estava se afogando. Eles sabiam nadar. O amigo foi ajudar e quase era puxado por ele, o que seriam duas vítimas”, disse ao G1, nesta quarta-feira (23), o soldado Benigno, do Núcleo de Operações Aquáticas do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, que trabalhou no resgate. Os agentes foram acionados por volta das 19h de segunda-feira, mas, por causa das condições de luminosidade, não puderam fazer as buscas de imediato e deram início ao procedimento na manhã de terça-feira. Por volta das 8h, o corpo foi encontrado. A mãe do adolescente esteve no local com a equipe, mas não quis permanecer até o resgate. Após ser encontrado, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica para exame pericial e adoção dos procedimentos legais. Não há detalhes sobre o sepultamento da vítima.

23 Set 2020 - 14:30h

O prefeito da cidade de João Dourado, no norte da Bahia, morreu na madrugada desta quarta-feira (23), em Salvador. Celso Loula Dourado tinha 72 anos e era pré-candidato à reeleição. De acordo com o G1, informações preliminares dão conta de que o prefeito sofreu uma arritmia cardíaca e foi internado na em hospital de Salvador, onde morreu. Ainda não há detalhes com relação à unidade onde ele estava hospitalizado. Ele deixa a esposa, Ana Maria Silva Loula Dourado, e duas filhas. Celso Loula Dourado era médico desde 1977 e foi empossado como prefeito em 2017.

23 Set 2020 - 14:00h

De acordo com o Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nilo Augusto Morares Coelho (DEM) registrou, na última terça-feira (22), a sua chapa majoritária para disputar a prefeitura de Guanambi, município que fica a 141 km de Brumado. Com um patrimônio declarado de R$ 59.846.596,75, Coelho terá o atual vereador Arnaldo Pereira de Azevedo (PSDB), o Nal, como vice. Azevedo declarou bens à justiça eleitoral no valor de R$ 505.017,45. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o limite de gastos para a campanha eleitoral executiva é de R$ 500.448,83. A dupla encabeça a coligação “O trabalho é a nossa marca”. As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral.

23 Set 2020 - 12:00h

De acordo com o Secretário de Cultura de Brumado, Paulo Lôbo, os espaços e/ou coletivos culturais têm até às 23h desta quarta-feira (23) para realizar o cadastramento para fins de habilitação para recebimento do Benefício Emergencial concedido pelo Governo Federal através da Lei Aldir Blanc. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele reforçou que as pessoas jurídicas terão de acessar o site da prefeitura, através do www.brumado.ba.gov.br/, para efetivar o cadastro. Depois de preenchido o formulário, os documentos obrigatórios (RG e CPF do responsável legal; comprovante de endereço; cartão do CNPJ (Caso não possua CNPJ, enviar CPF do responsável pelo espaço); e foto do espaço cultural) devem ser enviados para o e-mail [email protected] “Temos, por enquanto, em média, 25 pessoas inscritas no Município. Queremos que todos façam as inscrições e o dinheiro, no valor de meio milhão, fique no município e todos recebam”, disse. As pessoas físicas, conforme explicou o secretário, devem realizar as inscrições no site do Governo do Estado.

23 Set 2020 - 11:30h

O número de casos de chikungunya registrados na Bahia entre janeiro e agosto deste ano aumentou 334%, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), de janeiro a agosto de 2019, foram notificados cerca de 7,5 mil casos de chikungunya no estado. No mesmo período deste ano, a pasta registrou cerca de 33 mil casos.

23 Set 2020 - 11:00h

Em decreto publicado na segunda-feira (21), a prefeitura de Caculé, a 100 km de Brumado, autorizou o funcionamento de quadras de esportes e campos de futebol society, somente para treinos. A liberação foi dada seis meses após a proibição das atividades por conta da pandemia do novo coronavírus. A liberação deverá seguir alguns protocolos, como: número máximo de 20 (vinte) jogadores no campo society e 14 (quatorze) na quadra de futsal; proibida a presença de público nos ambientes; horário permitido para as atividades será de 15h às 22h; vedada a realização de torneis. A fiscalização será intensificada pela Vigilância Sanitária Municipal, havendo, inclusive, uma equipe para aferição da temperatura, sempre que possível.