Achei Sudoeste

28 Jun 2020 - 20:15h

Uma iguana foi resgatada após aparecer em calçada nas proximidades da Praça do Abraço, em Barreias, no oeste da Bahia. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o G1, o caso aconteceu no sábado (27), após o réptil ter sido visto por moradores na rua Marcos Freire. De acordo com os bombeiros, foi utilizado um puçá, uma espécie de rede própria para a captura de animais. Os militares conseguiram alcançar a iguana e impedir que ela fosse para a rua, onde poderia ser atropelada. Após o resgate, eles fizeram a avaliação do animal e o levaram de volta à natureza. O réptil não tinha sinais de ferimentos.

28 Jun 2020 - 09:35h

Criticada, com razão, por tratar o novo coronavírus como problema menor e demorar a tomar providências para contê-lo, a China, quando enfim resolveu agir, causou espanto pela eficiência com que montou hospitais da noite para o dia, fechou totalmente cidades inteiras e dividiu draconianamente a população entre infectados e sãos. Menos evidentes, mas até mais impactantes, foram as inovações na medicina que fizeram sua estreia para o público em geral no combate à pandemia – muitas delas ancoradas na robótica em rede 5G, que ainda engatinha no resto do mundo, mas já é amplamente usada na China. De acordo com a Veja, enquanto o vírus se espalhava, impressoras 3D foram ativamente utilizadas na construção de unidades de atendimento e robôs eram vistos cruzando avenidas para reabastecer os postos com material hospitalar. Nas UTIs, pacientes graves eram conectados à “membrana de respiração extracorpórea”, aparelho com ares de ficção científica que aspira o sangue e o oxigena antes de devolvê-lo ao corpo quando os pulmões estão falhando. Agora, com o relaxamento das restrições, vê-se nas ruas robôs capazes de escanear a temperatura de até trinta pessoas ao mesmo tempo. Em pontos de aglomeração, como metrôs, câmeras de extrema sensibilidade, capazes de detectar a temperatura corporal num raio de 30 metros, varrem a multidão. Tudo isso faz parte de um tremendo esforço do governo chinês para passar à frente de todos – Estados Unidos, principalmente – na área científica em geral, uma estratégia que tem tido efeito de contágio pandêmico no setor da saúde.

28 Jun 2020 - 09:30h

Na última sexta-feira (26), o lavrador Juraci Gonçalves de Souza, 42 anos, morreu vítima de um grave acidente ocorrido enquanto fazia a manutenção em seu veículo de trabalho, um Ford F-1000, na fazenda Varginha, município de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. O carro era usado para o transporte de passageiros e carga no trajeto entre a comunidade que morava e a sede do município. De acordo com família da vítima, Souza estava retirando a caixa de marcha num local íngreme quando o caminhão começou a descer, arrastando a vítima por alguns metros e atropelando-o em seguida. Imediatamente, parentes e populares socorreram o motorista e o levaram até o hospital Municipal de Licínio de Almeida. Por conta da gravidade dos ferimentos, o médico plantonista autorizou transferência urgente para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), mas não resistiu e veio a óbito. Juraci deixa esposa e duas filhas.

28 Jun 2020 - 09:25h

O governador Rui Costa (PT) reconheceu situação de emergência decretara pela prefeitura de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, por conta da estiagem. A informação consta na edição deste sábado (27) do diário oficial do estado. De acordo com o Bahia Notícias, o decreto municipal foi assinado pela prefeitura local no dia 10 de junho e é válido por 180 dias a partir desta data.

27 Jun 2020 - 19:00h

Neste sábado (27), o município de Brumado registra 164 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 8,75% do total de 1.873 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 46 pacientes em tratamento e 115 recuperados. No momento, 46 ainda aguardam resultado laboratorial e 576 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

27 Jun 2020 - 13:55h

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (27) uma parceria para a pesquisa e produção nacional da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca. O acordo prevê? a transferência de tecnologia e a compra de lotes da vacina – que, se comprovada a eficácia, serão distribuídas 30 milhões de doses entregues em dois lotes: 15 milhões em dezembro de 2020, e 15 milhões em janeiro de 2021, com prioridade para o grupo de risco e para profissionais de saúde. De acordo com o G1, após as primeiras duas entregas, segundo o ministério, ainda poderão ser produzidas mais 70 milhões de doses para distribuição a partir do Sistema Único de Saúde (SUS).

27 Jun 2020 - 06:20h

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta sexta-feira (26), em julgamento realizado por sessão virtual, o pedido da defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima para a progressão de pena para a prisão domiciliar. A defesa do ex-ministro usou como justificativa para o pedido a pandemia de coronavírus. Relator do processo, Fachin solicitou, em maio, informações sobre as atuais condições e as medidas de controle da Covid-19 adotados no Complexo Penitenciário da Mata Escura, local em que Geddel está custodiado desde dezembro do ano passado. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) respondeu a solicitação de Fachin no início deste mês. O documento apresentado ao ministro do STF informa que Geddel está em cela individual, em bloco com capacidade para abrigar 16 internos, mas que atualmente possui nove. Na época, a Seap afirmou também que apenas um interno do Complexo da Mata Escura havia sido diagnosticado com coronavírus, enquanto seis policiais penais, dois vigilantes e cinco funcionários do corpo administrativo estavam com a doença, porém todos estavam afastados. “Do teor das informações prestadas, nota-se que, a despeito da testagem positiva para o contágio pelo vírus causador da COVID-19 em pessoas de alguma forma vinculadas ao Centro de Observação Penal, estabelecimento no qual o agravante se encontra recluso, as autoridades responsáveis pela gestão do sistema prisional do Estado da Bahia permanecem envidando esforços na adoção de medidas voltadas à evitação da propagação do vírus e do consequente contágio por parte da população carcerária”, diz a decisão.

27 Jun 2020 - 06:15h

A Bahia registrou a maior queda percentual no Brasil no número de estabelecimentos comerciais e de trabalhadores empregados no setor no ano de 2018, na comparação com 2017. A informação faz parte de estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (26). Segundo o IBGE, em 2018, a Bahia contabilizava 88.851 estabelecimentos comerciais ativos. Esse número representou uma redução de 7,9% em relação a 2017, quando o estado tinha 96.479 empreendimentos do ramo. Isso significou um saldo de menos 7.628 unidades comerciais, o que deixou o estado com a maior queda percentual e a segunda maior redução, em números absolutos, dentre todas as unidades da federação - São Paulo teve redução de 14.119 estabelecimentos comerciais em um ano. O estudo revela que os 88.851 estabelecimentos comerciais ativos na Bahia em 2018 integram o menor número registrado pelo estado em seis anos, desde 2012, quando contabilizou 87.939. Contudo, o IBGE informou que, apesar do recuo, a Bahia se manteve, em 2018, como o sexto estado do país em número de estabelecimentos comerciais e o líder do Norte-Nordeste nesse indicador.

27 Jun 2020 - 06:10h

Ao menos 31 idosos do Abrigo Lar Laura Carvalho, em Itapetinga, na região sudoeste da Bahia, testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada pela vigilância epidemiológica do município na sexta-feira (26). Além desses, houve confirmação de um caso em funcionário. Segundo informações da prefeitura de Itapetinga, foi recomendada a suspensão de visitas no local. A vigilância epidemiológica vai manter os pacientes em monitoramento. De acordo com o órgão, o número de casos de Covid-19 chegou a 186, nove pessoas morreram e 38 estão recuperadas da doença.

26 Jun 2020 - 20:00h

Nesta sexta-feira (26), o município de Brumado registra 162 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 8,75% do total de 1.855 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 51 pacientes em tratamento e 108 recuperados. No momento, 50 ainda aguardam resultado laboratorial e 573 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

26 Jun 2020 - 15:15h

Após novo fechamento, o comércio da cidade de Brumado está funcionando através do sistema de delivery, com entregas a domicílio. A determinação partiu da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o objetivo de amenizar o impacto da suspensão das atividades comerciais na economia local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Manoel Messias, lamentou a decisão. “É muito triste uma decisão dessa, depois de um trabalho que fizemos com toda responsabilidade possível, se preocupando tanto com a questão da saúde e da economia, voltar à estaca zero”, avaliou. Messias reforçou novamente que o aumento da taxa de contágio do novo coronavírus no município não tem relação com o funcionamento do comércio. A prefeitura já entrou com uma ação na justiça a fim de reverter a decisão. “Vamos aguardar o processo ser analisado e a liminar cair. Ficamos na esperança de que logo voltaremos ao normal”.

26 Jun 2020 - 14:30h

Um idoso de 84 anos, identificado como Ismael Alves de Souza, foi encontrado sem vida dentro de sua residência, na Rua Teodoro Alves da Silva, no Distrito de Marcolino Moura, na zona rural de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Ele foi encontrado pela cuidadora no quarto onde dormia. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (25). Segundo informações da polícia, Teodoro tinha histórico de problemas cardíacos. A suspeita é de que o idoso faleceu em decorrência de causas naturais.

26 Jun 2020 - 14:00h

O promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura, recomendou ao prefeito de Brumado Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que, no prazo de 10 dias, anule as contratações, designações e nomeações de todos os agentes públicos que sejam cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, da autoridade nomeante, do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores, ou de servidor da mesma pessoa jurídica investida em cargo de direção, chefia e assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta do Município de Brumado. A medida visa zelar pelos princípios constitucionais e garantir a isonomia dos direitos e a eficiência da atuação estatal.

26 Jun 2020 - 13:30h

Pensando no bem-estar e segurança dos seus clientes, o Grupo Pax Nacional vai inaugurar no dia 27 de junho às 10h, o Memorial da Paz, em Brumado. Um espaço amplo, climatizado e seguro para que as famílias brumadenses possam velar seus entes queridos com conforto e tranquilidade. Toda a estrutura dos ambientes foi planejada para oferecer as melhores condições aos familiares e amigos no momento da despedida das pessoas queridas. O empreendimento está localizado na Avenida Lindolfo Azevedo Brito e dispõe de um salão que comporta até dois velórios simultâneos, copa, área de alimentação e sanitários. Todo ambiente é climatizado, sonorizado e conta com um circuito interno de câmeras de segurança. Para evitar aglomerações e respeitar os protocolos de segurança devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a cerimônia de inauguração será realizada de forma privada. O Grupo Pax Nacional atua há mais de 30 anos em Brumado e região oferecendo um serviço funerário de excelência, tendo como centro do seu trabalho o cuidado humanizado. Além disso, a Pax conta com um laboratório de tanatopraxia, para a realização do procedimento para a conservação do corpo para a realização da cerimônia fúnebre.

26 Jun 2020 - 13:00h

Em nota de esclarecimento enviada ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), destacou que não é razoável que impere a vontade e o achismo da Defensoria Pública Estadual (DPE) no que se refere ao fechamento do comércio não essencial na cidade (veja aqui), visto que, segundo frisou, não há qualquer lastro em comprovação científica de que o comércio é o responsável pelo aumento de casos da Covid-19 no município. Na nota, o prefeito informou que a Secretaria Municipal de Saúde tem acompanhado não somente o número de casos confirmados, mas também de pacientes curados, fazendo o monitoramento sistemático e diário dos mesmos, bem como o acompanhamento da taxa de ocupação do centro de atendimento da Covid-19. “Quando se fala em comportamento da doença não se considera, tão somente, o número de infectados, mas também de curados. (...) das 56 pessoas infectadas, 54 estão em casa, sem qualquer sintoma grave, e seguindo o mesmo ritmo das 96 já curadas, sendo detectada apenas duas hospitalizações”, completou. Por fim, o prefeito afirmou que o que está acontecendo é a retirada do poder Executivo, em uma clara afronta à separação dos poderes. A Administração Municipal já recorreu da decisão do Tribunal de Justiça por não concordar com o fechamento do comércio. “Continuaremos a lutar, de forma firme, por aquilo que acreditamos ser melhor para a sociedade brumadense. Sigamos firmes”.

26 Jun 2020 - 12:00h

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, indeferiu o pedido de recurso do candidato a prefeito de Brumado, no ano de 2016, Alessandro Lôbo e Silva (PRB), em face da ação de investigação por abuso do poder econômico e arrecadação e gastos ilícitos (veja aqui). Em sua sentença, o magistrado considerou o recurso intempestivo, visto que o investigado perdeu o prazo recursal. “Pelos mesmos fundamentos indefiro o pedido de expedição de ofício ao TRE para descobrir endereço de IP, pois o investigado, ciente de que perdeu o prazo recursal, vem deturpando os fatos e formulando pedidos absolutamente desnecessários, incabíveis e protelatórios”, afirmou. Guimarães também indeferiu o pedido de reconsideração do despacho por meio do qual declarou que o recurso é intempestivo. Segundo Genivaldo, denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso (CPC, art.502). “Todas as fases recursais foram percorridas; foram assegurados a ampla defesa e o contraditório, e esse juízo exauriu sua jurisdição. O recurso foi intempestivo e a decisão transitou em julgado, tornando-se imutável. Pelo exposto, indefiro os pedidos e determino que, logo que juntadas as contrarrazões do RMPE, sejam os autos remetidos ao Eg. TRE”, sentenciou.

26 Jun 2020 - 11:30h

A partir de agosto os brasileiros vão começar a abastecer seus veículos com uma gasolina diferente da que é comercializada atualmente. A Petrobras irá mudar a fórmula do combustível. Segundo a companhia, a decisão visa parametrizar o combustível com o que é comercializado em outros mercados mundiais. A mudança será feita na massa da gasolina, segundo uma especificação proposta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que passa a exigir uma massa específica mínima de 715 kg/m³. Além disso, a agência estabelece a necessidade de uma octanagem mínima de 92 pela metodologia de RON, especificações semelhantes às adotadas no mercado internacional e que vão garantir uma maior durabilidade dos novos motores fabricados no Brasil. A mudança, porém, não deve afetar o rendimento do combustível, já que a quantidade de etanol na composição – 27,5% – ficará a mesma. Para se ter uma ideia, em alguns países o nível de etanol presente na gasolina é de apenas 2%. O peso maior será no bolso do consumidor, já que a eficiência do combustível permanecerá a mesma. “Nós já estamos prontos para produzir essa nova gasolina. A nova especificação é bem-vinda e vai aproximar o combustível comercializado no Brasil ao do mercado americano e europeu”, disse Anelise Lara, diretora de refino e gás natural da companhia. “Como a gente pratica o preço de paridade importação, ela será mais cara porque será comparada com gasolinas de melhor qualidade do exterior”, explicou a diretora.

26 Jun 2020 - 11:00h

Sessenta e dois funcionários de uma empresa de energia testaram positivo para Covid-19 na cidade de Macarani, no sudoeste da Bahia. A informação foi anunciada pelo prefeito, Miller Ferraz, em um programa de rádio local. No anúncio, Miller disse que solicitou à empresa Tabocas que realizasse testagens rápidas nos funcionários da cidade, após o surgimento de casos em uma unidade da empresa em outro município. Os testes foram colhidos na segunda-feira (22) e os resultados saíram na quarta (24). De acordo com o prefeito, 94 pessoas foram testadas e 62 delas deram positivo. Apenas duas das pessoas diagnosticadas são moradoras da cidade e prestam serviço para empresa. Já as outras 60 são pessoas de outros municípios, alojadas em Macarani. Ferraz contou que solicitou que os carros da empresa, que costumam passar pela cidade, não fizessem mais paradas no município. Além disso, o gestor também solicitou que os dois alojamentos fossem desativados e que os diagnosticados com a Covid-19 façam uma quarentena em locais adequados. O prefeito informou que vai fazer um comunicado para o Ministério Público da Bahia (MP-BA) porque a mesma situação aconteceu em outra cidade, então a empresa cometeu uma espécie de reincidência do problema.

26 Jun 2020 - 10:30h

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso na madrugada desta quinta-feira (25), após ser flagrado com 188 kg de maconha transportada em um ônibus clandestino na BR-116, trecho de Santo Estevão, no interior da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, durante uma operação para apurar roubo a veículos, os policiais suspeitaram de um carro parado ao lado de um ônibus clandestino com as luzes apagadas. Foi realizado uma abordagem e os agentes encontraram 268 tabletes e 10 sacos prensados de maconha. O proprietário do material, de 30 anos, alegou estar transportando a droga de São Paulo para Arapiraca (AL). A droga e os veículos envolvidos foram apreendidos e conduzidos à delegacia. O suspeito foi autuado por tráfico de drogas e segue preso na delegacia, à disposição da Justiça.