Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após um longo período de estiagem, o município de Malhada de Pedras também registrou boas chuvas nos primeiros dias do ano de 2026.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Lucas Ataíde, secretário municipal de meio ambiente e recursos hídricos, informou que, em algumas localidades, a chuva ocorreu com maior intensidade.
A região localizada nas proximidades da BR-030, na divisa com a cidade de Brumado, recebeu os maiores volumes pluviométricos. Segundo Ataíde, alguns pontos registraram até 137 mm de volume de chuva. Em Lagoa do Tamboril, Caatinga Grande e demais localidades, as aguadas encheram.
Apesar do cenário positivo, o secretário ressaltou que os mais importantes mananciais do município, como as Barragens de Três Lagoas e de Poço Dantas, ainda não atingiram níveis satisfatórios. “Essas aguadas que armazenam maior quantidade de água e que dão suporte ao município para aguentarmos o ano todo não atingiram níveis desejados”, pontuou.
Em continuidade, Ataíde disse que as chuvas têm ocorrido de forma espaçada, sem capacidade para recuperação hídrica de Malhada de Pedras.
Apesar das chuvas registradas em outubro e novembro, o veranico e as ondas de calor ocorridas em dezembro prejudicaram a produtividade dos agricultores que haviam plantado nos meses anteriores. “Isso afetou muito a nossa produção agrícola. A falta da chuva, aliada às ondas de calor, reduziu muito a possibilidade de produtividade a nível esperado”, frisou.
A previsão para os próximos dias é de mais chuvas, porém o secretário afirmou que está receoso quanto à situação das aguadas na zona rural. “Vamos ver como as nossas lavouras vão se recuperar com as chuvas de janeiro”, ponderou.