Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

30/Dez/2021 - 00h00

Climatologista da Uesb reafirma ciclo intenso de chuvas até início da próxima década na Bahia

Climatologista da Uesb reafirma ciclo intenso de chuvas até início da próxima década na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O geógrafo e pesquisador em Climatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalves Lucas Marcelino, informou que as previsões apontam um ciclo intenso de chuvas em toda região até o início da próxima década. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que os dados são embasados em projeções matemáticas e padrões de repetição analisados desde 1930. “Até 2030 haverá bem mais La Niñas do que El Niños, o que significa que a quantidade de águas será bem intensa e haverá uma espécie de recuperação hidráulica dos solos e dos lençóis freáticos que estavam em retração”, destacou. Ele já havia esclarecido o período chuvoso no nordeste em novembro de 2020 (veja aqui). Nessa próxima década, o pesquisador ressaltou que haverá períodos de menor precipitação, porém, no geral, as chuvas serão constantes. “Teremos períodos curtíssimos com temperaturas elevadas e baixa precipitação. Falando matematicamente: 70% desse período de 10 anos será de boas quantidades de chuvas e 30% de período seco”, asseverou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo