Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

24/Nov/2020 - 08h00

Pesquisador de climatologia da Uesb esclarece período de 10 anos de boas chuvas no sertão nordestino

Pesquisador de climatologia da Uesb esclarece período de 10 anos de boas chuvas no sertão nordestino Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As projeções apontam que haverá um período de 10 anos de boas chuvas no sertão nordestino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o geógrafo e pesquisador em Climatologia Rosalves Lucas Marcelino explicou que, há cada período de dez anos, mudanças no ciclo solar provocam alterações que interferem no clima da terra. “De 2020 a 2030, pelos números observados, a gente já percebe um aumento significativo na quantidade de chuva. Coincide também com a ocorrência dos fenômenos El Ninõ e La Ninã. Em outras palavras, estamos entrando em um ciclo mais chuvoso. Isso é resultante da redução da atividade solar”, destacou. Nesse sentido, o pesquisador orientou que esse é o momento de armazenar água e traçar estratégias para convivência com a seca. "É hora de aproveitar o período das vacas gordas para armazenar mais água", recomendou. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo