Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
28/Jun/2013 - 17h15

Juiz incentiva os manifestantes a cobrar por uma unidade prisional para Brumado

Juiz incentiva os manifestantes a cobrar por uma unidade prisional para Brumado Para Genivaldo Alves Guimarães, a interdição da carceragem não soluciona o problema, pois não há para onde transferir os detentos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os problemas apresentados na delegacia em Brumado são considerados pelo Juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, como um caso antigo. “Mesmo com as diversas tentativas de fugas, motins e até greve de fome, e com superlotação na cadeia, a situação está controlada”, comentou. O juiz destacou, em entrevista ao site Brumado Notícias nesta sexta-feira (28), que, mesmo a custódia de Brumado não estando entre as piores, os presos precisam de locais adequados para cumprir a pena, com seus direitos preservados. “Parece que algumas autoridades não priorizam, não se interessam muito na questão da crise do sistema prisional”, disparou, lembrando que já tramita na Comarca um pedido de interdição da carceragem local. No entanto, Genivaldo Guimarães considera que interdição da cadeia de Brumado não solucionaria o problema, pois não há para onde transferir os detentos. Atualmente, 35 pessoas ocupam as quatro celas do local e está previsto a transferência nas próximas semanas dos que já foram julgados para Salvador. “Mas toda semana aparecem novos infratores para superlotar a cadeia”, apontou. Para o magistrado, a culpa disso é, em parte, também, de algumas pessoas que manipularam a opinião pública anos atrás contra a vinda de um presídio para Brumado.

Juiz incentiva os manifestantes a cobrar por uma unidade prisional para Brumado Magistrado alerta os governantes para voltar os olhos a questão da crise no sistema prisional da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Cabe agora ao povo saber exigir e cobrar das autoridades o cumprimento da lei de execução penal, os governantes têm que voltar os olhos a esta questão da crise no sistema prisional. Brumado já perdeu a oportunidade de ter um presídio. Não sei se por ignorância ou má fé, mas algumas pessoas criaram obstáculos para a construção do presídio. Hoje a sociedade vive assistindo essas constantes fugas, os presos não têm seus direitos preservados e os policiais civis têm dificuldades, pois deveriam estar investigando, mas ficam cuidando dos presos”, asseverou. Aproveitando o momento de manifestações no país, o juiz incentivou os manifestantes a reivindicar uma unidade prisional pra o município. “Seria bom, nesse momento em que o povo acordou, buscar também a solução para a crise do sistema prisional em todo o Brasil, especialmente em Brumado”, aconselhou. Para ele, os presos não podem ficar em uma cadeia como a de Brumado. “A carceragem brumadense tem espaço insuficiente, com localização inadequada. Isso demonstra a falta de interesse e descaso das autoridades, a quem a Constituição Federal e a lei atribui a responsabilidade do sistema prisional”, afirmou o juiz.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Emerson
Maria Helena vem com um discurso meramente político. Que nojo tenho dessa classe em Brumado. A senhora e alguns vereadores da época deveriam levar uns presos para a casa de vocês.
Maria Helema Lima Caires
Honorável cidadão. Dr. Genivaldo Guimarães. Quando criei um panfleto e protestei na Câmara Municipal em 2006, contra aquele modelo de presídio que Brumado receberia naquele momento, foi por entender, como cidadã interessada pelos desígnios políticos desse município. Protestei contra um prefeito que havia prometido em seus palanques, uma grande transformação para o nosso município. Rezava em seus discursos que o seu primeiro passo; seria a construção de um Parque Industrial que geraria milhares de empregos para Brumado e região e após um ano de seu governo, o seu primeiro projeto foi o de trazer um Presídio de segurança máxima que foi rejeitado em diversos municípios da federação. Fiz panfleto e levei só conhecimento do povo que foi para as ruas protestar contra tal medida. A cidade estava às mazelas, então fui à este mesmo veículo de comunicação e falei sobre o projeto do presídio que desejávamos aqui: Seria um modelo que correspondesse com os apelos da regional da 20ª Coorpin e ainda com medidas de ressocialização, onde os detentos pudessem estudar, trabalhar, produzirem seus próprios alimentos e se possível terem condições de produzirem ganhos para ressarcirem suas vitimas e famílias sem dar prejuízos ao Estado ou a população. Falei ainda na cadeia de Rádio sobre inúmeros projetos para a nossa cidade, esse o prefeito ouviu e os concretizou, como: A construção de um novo Matadouro Municipal, a reforma do hospital, as reformas das escolas públicas que tinham o mesmo modelo de mais de 40 anos quando eu havia estudado lá. Assim, ele acatou apenas as que lhes foram conveniente. Vamos sim lutar pelo presídio.
Amado Amaral
Em relação ao que foi dito pelo Juiz, está correto. Se Brumado não tem um presidio a culpa é simplesmente de quem não quis, que foi a própria população, e as autoridades aproveitou a deixa e esqueceu. O problema que hoje é um caos para a nossa região.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo