Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2020"

31 Jan 2020 - 14:00h

Nesta sexta-feira (31), uma adolescente de 14 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente registrado na BA-148, entre as cidades de Jussiape e Rio de Contas, na Chapada Diamantina. As cinco pessoas são da mesma família e retornavam do município de Piatã. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o carro em que elas estavam capotou na rodovia. Não se sabe o motivo que levou ao capotamento. O corpo da adolescente foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. Os feridos foram levados para hospitais da região, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.

31 Jan 2020 - 10:00h

Na quarta-feira (29), após rondas na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) abordou um indivíduo que conduzia um veículo sem placa de identificação. Depois de verificação minuciosa, os policiais constataram que a motocicleta na verdade era de cor preta e, portanto, tratava-se de veículo roubado. O carro e o suspeito foram conduzidos e apresentados na sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Guanambi.

31 Jan 2020 - 09:30h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira, 30, emergência de saúde pública internacional em decorrência do surto da nova mutação do coronavírus (2019-nCoV), primeiro reportada na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. “Não sabemos que tipo de dano esse vírus poderia causar se se espalhar em um país com um sistema de saúde mais fraco, e que esteja mal preparado para lidar [com o surto do 2019-nCoV]. Temos que agir agora”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Adhanom ressaltou que o principal motivo para a declaração de emergência internacional não é a transmissão do novo coronavírus dentro do território chinês, mas sim o que “está ocorrendo em outros países”. Nesta quinta, os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso de transmissão do 2019-nCoV entre pessoas em solo americano. Alemanha, Japão e Vietnã já haviam confirmado casos de transmissão. Considerando os casos “importados”, que envolvem pacientes contaminados na China, pelo menos outros 14 países confirmaram casos do 2019-nCoV: Coreia do Sul, Singapura, Austrália, Malásia, Camboja, Filipinas, Tailândia, Nepal, Sri Lanka, Índia, Canadá, França, Finlândia e Emirados Árabes Unidos. Ao todo, são mais de 80 pacientes fora da China sendo tratados em isolamento, de acordo com relatório da OMS publicado nesta quinta. O Brasil segue com 9 casos suspeitos de infecção, mas nenhum ainda confirmado.

31 Jan 2020 - 09:00h

Passageiros da Viação Novo Horizonte registraram na quarta-feira (29) uma denúncia de superlotação no ônibus da empresa que faz o transporte de Brumado a Livramento de Nossa Senhora, com conexão em Dom Basílio. Segundo eles, a situação vem se repetindo de segunda a sexta, no itinerário das 7h. De acordo com o L12, imagens e vídeos feitos pelos próprios passageiros mostram várias pessoas viajando em pé ou sentadas no corredor. A viagem, que, em condições normais, é realizada em, no máximo, 60 minutos, leva, em média, 2 horas e 30 minutos até Livramento. Os passageiros pedem que os órgãos fiscalizem o cumprimento das normas legais para o transporte intermunicipal e que obriguem a empresa a oferecer mais comodidade e segurança aos usuários dos seus serviços.

31 Jan 2020 - 08:30h

Candidatos que fizeram concurso público na cidade de Conceição da Feira, no interior baiano, denunciaram irregularidades no certame que aconteceu em dezembro do ano passado. Após denúncias, o Ministério Público e a Polícia Civil começaram a investigar o caso.A maior reclamação dos candidatos é de que os primeiros colocados do concurso são todos parentes de vereadores da cidade. Os moradores também reclamam de irregularidades na fiscalização das provas. A técnica de enfermagem e pedagoga Julineide Cerqueira fez duas provas, para os cargos de serviços gerais e pedagogia. A mulher reclama da postura dos fiscais de sala, que segundo ela, se concentravam na porta do local e também não acompanhavam os candidatos que queriam ir ao banheiro. Em nota, o procurador do Município Ricardo Dantas, disse que a prefeitura realizou um processo de licitação e nesse período duas empresas se inscreveram. Ele falou que a prefeitura vai abrir uma sindicância para apurar a situação do concurso. A reportagem procurou a empresa Suprema, responsável pelo concurso, mas ela não quis se pronunciar sobre a denúncia dos candidatos. A empresa contou que está há cinco anos no mercado, já realizou mais de 20 concursos, nas cidades de Candeias, Feira de Santana e no estado do Espírito Santo.

31 Jan 2020 - 08:00h

O novo aeroporto Glauber Rocha já conseguiu dobrar a movimentação total de passageiros nos primeiros seis meses de operação. A comparação foi feita entre os meses de julho de 2019, primeiro mês de operação no local, e dezembro do mesmo ano. Em julho, 23.370 pessoas embarcaram e desembarcaram no equipamento.  O número aumentou para 45.027 viajantes chegando e partindo do aeroporto no mês dezembro. Houve também um crescimento na média de passageiros por dia passando de 779, em julho, para 1.500, em dezembro. A ampliação da capacidade para receber aeronaves com até 189 pessoas e a oferta de voos promocionais entre as linhas aéreas que operam no Glauber Rocha também ajudaram nessa evolução. Atualmente, Vitória da Conquista é o terceiro maior aeroporto regional do estado em movimentação de passageiros, atrás de Porto Seguro e Ilhéus. Em 2020, a estimativa é que 500 mil pessoas cheguem a seu destino utilizando o equipamento aeroportuário.

31 Jan 2020 - 07:30h

A gastroenterologia é a especialidade médica que trata doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. Por exemplo doenças relacionadas à digestão, dores no estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia. No Centro Médico São Gabriel, a especialidade é do profissional Abel Matias, que atende todas as quintas-feiras. Agende sua consulta através dos contatos: (77)3441-1502 ou WhatsApp (77) 99925-8807.

31 Jan 2020 - 07:00h

Na última quarta-feira (29), a prefeitura de Brumado entregou novos uniformes e equipamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM). Os conjuntos entregues aos 86 guardas são compostos por: coturno, camisa de malha interna, gandola, boina, bornal, bastão, coletes e capacetes operacionais para serem utilizados em festa de largo, em estádios e praças esportivas. O presidente da instituição, Jossimar Santos, declarou que a categoria ficou bastante satisfeita com o atendimento da solicitação. “A nova estrutura da Guarda Municipal nos deixa ainda mais revigorados para exercer o nosso trabalho da melhor forma possível. Só temos que agradecer e reafirmar que estamos sempre à disposição para colaborar com o desenvolvimento de nosso município”.

31 Jan 2020 - 00:00h

Uma comissão especial de inquérito foi montada na Câmara de Vereadores de Guajeru a fim de investigar a denúncia de desvio de verba pública na prefeitura do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Irmo Gomes (PP), popular Loza, informou que a própria prefeitura abriu uma sindicância interna e constatou o desvio de mais de R$ 300 mil. À parte das providências adotadas pelo prefeito Gil Rocha (PDT), Irmo disse que o legislativo resolveu fazer a sua própria investigação. “Nos reunimos várias vezes, ouvimos algumas pessoas. Conseguimos apurar que o dinheiro realmente foi desviado de vários setores, da saúde, educação, da merenda escolar, em nome de funcionários que já não trabalham mais”, explicou. O vereador afirmou que a comissão já preparou um relatório com o parecer final e o documento será utilizado para abrir uma representação contra a administração no Ministério Público Federal (MPF), no Ministério Público Estadual (MPE) e no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Sobre o possível envolvimento do prefeito no esquema, Loza declarou que a Câmara não descarta a participação do gestor nos desvios. “O gestor é quem tem o comando da administração. O servidor que fez o desvio era cargo de confiança subordinado ao prefeito. Esses desvios foram constatados ao longo de seis anos. Há possibilidade de participação dele, senão direta, pelo menos indiretamente”, concluiu.

30 Jan 2020 - 17:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (77) 99402-1024 (comercial).

30 Jan 2020 - 17:00h

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram concluídas, porém o prédio segue sem utilização em Brumado. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já esteve em Brasília, juntamente com o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, a fim de fazer uma adequação e permutar o prédio com as instalações da policlínica local. Para ele, a UPA deve estar localizada ao lado do hospital municipal por uma questão de logística. “A UPA é um desastre anunciado. São centenas de UPAs fechadas no Brasil de norte a sul. O Governo Federal dá um presente de grego para os municípios”, definiu.

30 Jan 2020 - 16:30h

Uma menina de quatro anos ficou ferida após ser atacada por um pitbull dentro da própria casa. O ataque foi registrado nessa terça-feira (28), em Paulo Afonso. Segundo informações do G1, a criança foi socorrida por familiares e levada para o Hospital Nair Alves e Souza, na cidade. Com ferimentos no rosto e na cabeça, ela precisou ser submetida a uma cirurgia e, na tarde de quarta (29), foi transferida para o Hospital de Arapiraca, em Alagoas. De acordo com matéria do BATV, ela corre ainda o risco de ficar cega. O cachorro, que, segundo testemunhas, pertence à família da criança, teria avançado em cima da menina enquanto ela brincava em um dos quartos da casa.

30 Jan 2020 - 16:00h

Para o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a emenda parlamentar é uma forma de subordinar o poder municipal aos parlamentares. “Uma emenda parlamentar é uma excrescência. Só tem no Brasil”, criticou. Segundo o gestor, o parlamentar disponibiliza a emenda, porém quer apadrinhar a obra e ditar como ela deve seguir.

30 Jan 2020 - 15:30h

Nesta quinta-feira (30), a polícia realizava rondas no Bairro Monte pascoal, em Guanambi, a 141 km de Brumado, quando um indivíduo, ao perceber a presença da guarnição, dispensou um objeto e fugiu entrando em uma residência. Os policiais conseguiram alcançá-lo e procederam com a abordagem, encontrando com o mesmo uma certa quantidade em dinheiro em notas diversas. Em buscas no local da abordagem, também foram localizadas 10 g de substância análoga ao crack e várias embalagens utilizadas para acondicionamento característico de tráfico de drogas. Em continuação à diligência, a polícia chegou ao segundo suspeito, e, com o mesmo, foram encontradas 20 pedras de substância análoga à cocaína, mais aproximadamente 10 gramas de substância análoga à cocaína e a quantia de R$ 366,25.

30 Jan 2020 - 15:00h

A Câmara Municipal de Brumado retoma os seus trabalhos em sessão solene na próxima segunda-feira (03), às 18h30. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) garantiu que estará presente na solenidade de abertura do legislativo. “Temos que sempre acenar no sentido da reconciliação. Acredito que vai dar certo, disse, se referindo à possibilidade de retomar a harmonia entre os poderes legislativo e executivo.

30 Jan 2020 - 14:30h

Um homem de 25 anos foi preso na BR-101, altura de Eunápolis, cidade do sul da Bahia, após ser flagrado transportando quase 50 Kg de maconha em uma mala que estava dentro de um ônibus interestadual, na quarta-feira (29). A prisão e apreensão da droga foram realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A PRF detalhou que a droga foi achada durante ações de combate ao crime no Km 720 da rodovia. Na ocasião, uma equipe da PRF abordou o ônibus que saiu de SP com destino a cidades do extremo sul da Bahia. Durante a fiscalização, os policiais perceberam que um dos passageiros estava nervoso, o que levou a equipe a aprofundar à fiscalização no ônibus. Já no compartimento de bagagens do veículo foi encontrado, em duas malas, 44 tabletes de maconha, que totalizou 46,81 quilos. Ainda de acordo com a PRF, após ser questionado, o homem informou que recebeu R$1,5 mil para transportar a droga de SP para a cidade de Porto Seguro, na região sul da Bahia. Uma criança de três anos, filha do homem e que estava na hora da abordagem, foi entregue para a avó materna. O homem foi preso e levado para delegacia de Eunápolis, junto com a droga apreendida.

30 Jan 2020 - 14:00h

Um evento realizado na noite desta quarta-feira (29), no salão do Clube Social, marcou o início da Jornada Pedagógica 2020 em Brumado. A mesa solene foi formada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o promotor de justiça Millen Castro, o Major Mário Cabral, a Tenente Luciana Gomes, agora ingressa ao Colégio Militar em Vitória da Conquista, e a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ataíde destacou que os 700 professores da rede foram recebidos em um momento de confraternização a fim de pontuar o retorno às salas de aula nesta quinta-feira (30). “É um momento de descontração e aprendizado. Uma recepção de modo caloroso e carinhoso”, resumiu. Um evento realizado na noite desta quarta-feira (29), no salão do Clube Social, marcou o início da Jornada Pedagógica 2020 em Brumado. A mesa solene foi formada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o promotor de justiça Millen Castro, o Major Mário Cabral, a Tenente Luciana Gomes, agora ingressa ao Colégio Militar em Vitória da Conquista, e a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ataíde destacou que os 700 professores da rede foram recebidos em um momento de confraternização a fim de pontuar o retorno às salas de aula nesta quinta-feira (30). “É um momento de descontração e aprendizado. Uma recepção de modo caloroso e carinhoso”, resumiu.

Na oportunidade, o promotor de justiça Millen Castro ministrou uma palestra sobre o combate ao bullying nas escolas. Segundo ele, o que acontece nas escolas é um reflexo do que acontece na sociedade. “O bullying nada mais é do que uma forma de violência que o aluno sofre na escola. de cada quatro aluno, um sofre bullying na escola, mas apenas 30% notifica. Quantos alunos estão sofrendo violência e a escola, muitas vezes, acaba não percebendo isso ou percebe e fecha os olhos”, destacou. Para o promotor, a escola deve ensinar o aluno a conviver e respeitar o outro, bem como identificar as causas que levaram aquele aluno a se comportar de forma agressiva. Na ocasião, também foi anunciado que este ano mais uma unidade de ensino adotará o modelo militar: a Escola Municipal Oscarlina.

30 Jan 2020 - 12:00h

Em Brumado, as obras do Parque da Cidade foram paralisadas em razão de um impasse entre o Município e a Caixa Econômica Federal (CEF). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) explicou que o recurso é antigo e já foi cogitado para vários outros projetos. O gestor destacou ainda que todo parque construído em locais distantes do centro da cidade acaba sendo pouco utilizado e, pensando nisso, o projeto original do Parque da Cidade de Brumado foi transferido para região do Alto Escalavrado. “A escolha foi boa e foi aprovada. Para nossa surpresa, o secretário de planejamento constatou que eles estavam dizendo que já tinha 17% de desembolso em favor do parque. Foi conferir e só tinha desembolsado 1,7%. Errou por um zero, só que um zero com valor significativo. Essa 'micharia' está sendo agora paga com recursos próprios pelo empreiteiro até que a Caixa repasse o recurso. Estamos lutando para transformar 1,7% em 17%”, explicou. O gestor adiantou que viajará a Brasília a fim de equacionar a questão e esses 17% deverão minorar o que o Município deve ao empreiteiro. "Pago isso, as etapas seguintes seguem com mais fluidez”, garantiu.

30 Jan 2020 - 11:30h

Em Brumado, a Casa da Limpeza é uma loja de produtos concentrados e pronto uso para sua linha automotiva, industrial e doméstica. O estabelecimento fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, no Bairro das Flores. Os telefones são: (77) 3441-9359 e (77) 99960-8135. A loja trabalha com um conceito inovador de limpeza, proporcionando os melhores produtos em um só lugar. Casa da Limpeza: aqui tem qualidade!