Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2017
fechar

O mercado financeiro espera que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 4,87% em 2017. A expectativa é que a inflação se situe bem abaixo da projetada para 2016, que passou de 6,40% para 6,38%, de acordo com pesquisa semanal do Banco Central (BC) feita junto a instituições financeiras. Diante da recessão econômica e da melhora na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica de juros, a Selic. Nas suas duas últimas decisões, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 10 e 11 deste mês. A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto - PIB - a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano permanece em 0,50%.

Brumado: Rodrigo Vasconcelos assume secretaria e reforça cobranças contra Embasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diferente da maioria dos gestores que nomeiam a primeira dama como Secretária de Desenvolvimento Social, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) preferiu nomear o filho, Rodrigo Cunha Vasconcelos, como Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Por conta de um recente acidente automobilístico, Rodrigo ainda não havia se apresentado em público após a nomeação. Ele compareceu na manhã desta segunda-feira (2), na primeira reunião administrativa promovida pelo gestor. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o novo secretário declarou que já elaborou vários projetos para impulsionar os trabalhos na pasta, destacando que irá atuar com diligência nos assuntos referentes aos interesses do homem do campo. No aspecto hídrico, ele falou sobre elaborar meios de convivência com a seca e disse que engrossará o coro no se refere à busca de recursos para a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Quanto ao meio ambiente, Cunha também entrará na briga do prefeito com a Embasa no que diz respeito à instalação do sistema de esgotamento sanitário do município. 

Brumado: Rodrigo Vasconcelos assume secretaria e reforça cobranças contra Embasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“A Embasa só lucra do nosso recurso hídrico e devolve o esgoto ao nosso rio. Isso está errado e não podemos cruzar os braços vendo a empresa levar milhões da nossa cidade e nada investir por aqui. Vamos brigar sim pelo nosso esgotamento sanitário”, reiterou o secretário, acrescentando que entre as metas a serem desenvolvidas na pasta está a arborização da cidade e a conservação do meio ambiente. Por fim, o secretário disse que está lisonjeado com o convite feito pelo pai para assumir a pasta e que terá prazer em colaborar com o governo. No entanto, deixou claro que manterá o relacionamento familiar a par dos trabalhos administrativos. “Não fui escolhido apenas por ser o filho do prefeito, mas tenho formação e vou mostrar a comunidade que tenho capacidade de desenvolver o trabalho que me foi confiado. Quero fortalecer a pasta visando atender as demandas do homem do campo, bem como focar na elevação da crista da barragem e nos empenhar pelo nosso esgotamento sanitário”, pontuou.

O mês de janeiro é o período em que as crianças estão de férias, em casa. Com a finalidade de orientar as famílias, a Coelba recomenda atenção redobrada dos pais para prevenir e evitar acidentes domésticos e alerta a população para alguns cuidados que garantem a segurança. O primeiro deles é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva é perigoso. Além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios. Sempre que utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-los com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Equipamentos eletroeletrônicos devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Outro alerta importante são os cuidados com as pipas. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto. Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Nunca se deve tocar ou tentar resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Coelba através do telefone gratuito 0800 071 0800.

Retorno da catraca e 40 horas semanais na prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Umas das primeiras medidas tomadas pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foi retomar o funcionamento da catraca na entrada da recepção do prédio da prefeitura. Na manhã desta segunda-feira (2), os visitantes só conseguiram entrar no recinto informando o setor para o qual se dirigiria e os dados do RG e CPF. Na reunião realizada com os servidores, o prefeito justificou que o setor administrativo é um local de trabalho que visa o andamento dos assuntos do município. “Se já há alguém falando com o secretário ou o servidor e há vários outros nos setores, então o serviço poderá ser comprometido. Daí, digo que quem não trabalha, atrapalha. A catraca é um controle de fluxo no intuito de que não haja congestionamento que atrapalhe o andamento dos setores”, disse o prefeito. Em seguida, ele adiantou que com o corte de gastos não poderá contratar pessoal e, por isso, retomará as 40 horas de trabalho semanal integral para atender a demanda de atendimentos. Tal medida derruba a portaria estabelecida pelo seu antecessor, que havia estabelecido fechamento dos trabalhos às 14h das sextas-feiras.

Brumado: Apae convida para cerimônia de posse da nova diretoria

Na próxima quarta-feira (4), será realizada a posse da nova diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A entidade convida todos os associados, os pais dos alunos e a comunidade em geral para a solenidade de posse da nova diretoria, que atuará entre 2017 e 2019. A cerimônia acontecerá às 19h30, na própria sede, situada na Rua Auta Leite Oliveira, 328, no Bairro Santa Tereza.

'FCA é o atraso de Brumado', classifica ex-prefeito ao inaugurar ponte Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última semana de seu mandato como prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT) realizou a inauguração da nova ponte sobre o Rio do Antônio, que liga o Bairro São Félix e adjacências ao centro comercial. A ponte recebeu o nome de João Ribeiro dos Santos, que foi secretário de finanças do município durante dois mandatos. Mesmo com a inauguração, os veículos ainda estão impedidos de terem acesso direto entre as localidades através da ponte por conta do bloqueio na passagem de linha mantido pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). 

'FCA é o atraso de Brumado', classifica ex-prefeito ao inaugurar ponte Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A situação fez o então prefeito declarar que “a FCA é o atraso de Brumado”. A declaração não se deve apenas ao bloqueio, mas também, segundo ele, ao impedimento em permitir que o município avance com o projeto de construção de uma extensa via que iria margear a linha férrea por cerca de 6 km, ligando o centro comercial ao Bairro Esconso. “Essa empresa não cuida da sua faixa de servidão e não nos deixa cuidar, obrigando Brumado a se manter no atraso”, pontuou o ex-prefeito.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Eduardo Vasconcelos faz primeira reunião de trabalho com servidores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) realizou na última segunda-feira (2) a sua primeira reunião oficial no comando da Prefeitura Municipal de Brumado. Ao lado do seu secretariado, o gestor reuniu diversos funcionários na sala de treinamento para começar a apresentar o seu planejamento. Ele fez questão de reafirmar o seu compromisso pela supremacia do bem comum e convocou a todos para atuarem ativamente nesse sentido. Ressaltando que a educação será a prioridade de sua gestão, Eduardo relatou que a conjunção de forças, inclusive com os outros poderes constituídos, será fundamental para que o planejamento possa ser executado em sua plenitude. O vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) também esteve presente na reunião. O clima foi de positividade e a convocação teve por objetivo fazer com que todos se dediquem ao trabalho com todo o empenho possível visando à superação dos efeitos da forte crise econômica que vem atingindo o Brasil.

Calor de 45°C marca início do ano em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ano de 2017 começou com o calor em alta na cidade de Brumado. No domingo, primeiro dia do ano, os termômetros registraram 32°C, mas a sensação térmica chegou aos 38°C. Já nesta segunda-feira (2), primeiro dia útil do ano, o calor aumentou: enquanto os termômetros registravam a temperatura de 36°C, a sensação térmica alcançou picos de 45°C entre o meio dia e às 15h. Temperatura subindo e a umidade relativa do ar caindo, ficando na margem tolerável de 55%, o que obriga os munícipes a ingerirem mais líquidos para manter o corpo hidratado. Outra recomendação é buscar alternativas para manter a umidade do ar na hora de dormir. Quem não possuir o umidificador, pode utilizar panos molhados dentro do quarto ou vasilhas com água.

Estelionatários usam dados de mulheres e contraem empréstimos em Guanambi

Em Guanambi, duas mulheres tiveram, somados, prejuízos de mais de R$ 100 mil em empréstimos contraídos em seus nomes por terceiros. As vítimas registraram os casos na Delegacia Territorial de Guanambi. Em depoimento à polícia, elas disseram que só souberam dos golpes quando consultaram seus dados nos serviços de análises de créditos. Uma das mulheres informou que tomou conhecimento de que seu nome estava com restrição de crédito e, ao consultar seus dados, descobriu que estelionatários tomaram diversos empréstimos em seu nome, totalizando um montante de R$ 93.005,97. No segundo caso, o empréstimo tomado foi no valor de R$ 43.355,46. As vítimas afirmaram que não forneceram seus dados a ninguém e nem autorizaram os empréstimos. Os casos estão sendo investigados.

André Cardoso assume a Superintendência de Trânsito e Transportes de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O engenheiro André Cardoso assumiu nesta segunda-feira (2) o comando da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado. Nós últimos 12 anos, o engenheiro atuou como Secretário de Infraestrutura do município, mas foi exonerado do cargo com a reforma administrativa promovida pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Apostando na capacidade do engenheiro, o gestor o convidou para assumir a pasta com o intuito de fomentar a educação no trânsito da cidade. “A educação é essencial para o bom andamento do nosso trânsito e vamos realizar muitas campanhas educativas para promover um transito ágil e seguro. Vamos convocar o pedestre para faixa e o respeito do condutor ao pedestre. Vamos educar para não multar e vamos multar os mais indisciplinados para também educar”, destacou o novo superintendente. 

André Cardoso assume a Superintendência de Trânsito e Transportes de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cardoso falou sobre projetos para melhorias de mobilidade urbana, criação de áreas de estacionamento, criação de vias alternativas no centro comercial, áreas de transbordo para desafogamento de carga e descarga comercial e sinalização e ampliação da rede semafórica. O novo superintende foi recepcionado pelos agentes de trânsito e já realizou uma primeira reunião com o setor para apresentar sua plataforma de trabalho. Nos próximos meses, ele se reunirá com diversos segmentos da sociedade a fim de debater os projetos de criação de zona azul e regulamentação dos serviços de transporte urbano. “O trânsito somos nós, então depende de nós construirmos um trânsito melhor. Aguardem que vocês vão conseguir se mobilizar na cidade sem muitos percalços”, garantiu Cardoso.

Motim deixa 60 mortos em prisão de Manaus Foto: Divulgação/Seap

Sessenta presos morreram na rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, informou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. O motim durou mais de 17 horas e foi considerado pelo secretário como “o maior massacre do sistema prisional” do Estado. Os mortos são integrantes de uma facção criminosa e estavam presos por estupro, segundo Fontes. Também houve fugas de detentos, mas o número não foi divulgado oficialmente. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) chegou a dizer ao G1 que mais de 130 estão foragidos. O complexo penitenciário abriga 1.229 presos e fica no km 8 da BR 174, que liga Manaus a Boa Vista. A unidade prisional está superlotada e tem capacidade de abrigar 454 presos. Foram apreendidas quatro pistolas, uma espingarda calibre 12 e armas improvisadas, segundo informações preliminares. Além de mortes por armas, foram registradas ainda mortes por incêndio. O ex-policial militar Moacir Jorge Pessoa da Costa, mais conhecido com “Moa”, morreu carbonizado em uma das celas. Até o momento, ele é o único detento com identidade informada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

20ª Coorpin: Polícia Civil elucida 65% dos crimes contra a vida em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em 2016, contrariando a média nacional de cerca de 5% de elucidação, as equipes da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) conseguiram desvendar a autoria de 65% dos crimes contra a vida, como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Com taxa de elucidação semelhante à média atingida nos Estados Unidos, as equipes da Polícia Civil vêm trabalhando para aperfeiçoar os serviços oferecidos à comunidade de Brumado e municípios circunvizinhos.

Guanambi: Ex-secretário aponta indícios de superfaturamento no show de Léo Magalhães Foto: Reprodução

Em uma discussão no último sábado (31), em um grupo de whatsApp, o ex-secretário de cultura da cidade, Vitor Boa Sorte, publicou cópias de contratos e dispensas de licitações que sugerem um suposto superfaturamento na contratação do show do cantor sertanejo Léo Magalhães para o Réveillon de Guanambi. No início do ano, o artista se apresentou na cidade de Mongaguá (SP) por R$ 75 mil. Em junho, o contrato foi de R$ 80 mil com a prefeitura de Monte Aprazível (SP), mesmo cachê cobrado ainda no mês de junho, em São José do Araguaia, no Pará. Em Barra da Estiva, o cantor se apresentou no dia 23 de junho e a prefeitura desembolsou R$ 130 mil para contratar o show. Na Exposição Agropecuária de Guanambi de 2016, o cachê pago foi de R$ 95 mil. Já para o Réveillon de Guanambi o valor desembolsado pela prefeitura chegou à cifra de R$ 260 mil. Anteriormente à contratação do show, devido à falta de recursos, o prefeito Charles Fernandes começou a demitir profissionais da área de saúde e suspendeu a marcação de exames e consultas, inclusive chegou a fechar o Hospital Municipal. Mesmo com a polêmica, a Praça Henrique Pereira Donato, mais conhecida como “Praça do Feijão”, ficou completamente lotada para assistir o show de Léo Magalhães.

'Saímos com o senso do dever cumprido', diz Aguiberto ao entregar prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seu discurso de encerramento de mandato, o ex-prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), destacou que cumpriu com esmero e responsabilidade o seu mandato. Aguiberto, que chegou à cerimônia de posse dos eleitos acompanhado da esposa, fez um breve apanhado das dificuldades e conquistas durante os quatro de sua gestão, reforçando que seu governo passou por obstáculos com a queda de receitas e repasses do Estado e da União. O ex-prefeito relatou algumas obras estruturais, como pavimentação de ruas, construção de praças, reforma e construção de prédios escolares, que deixará como legado, além de investimentos nas áreas de esporte, agricultura e trânsito. Ao se direcionar ao novo secretário de saúde, Joaquim Donato, o ex-gestor destacou as dificuldades em manter os recursos da pasta, relatando que nos últimos anos o município teve de utilizar mais de seu erário para manter o funcionamento do hospital e das unidades básicas de saúde. Na última semana de seu mandato, Aguiberto realizou inaugurações de várias obras na sede e em diversas comunidades rurais do município. 

'Saímos com o senso do dever cumprido', diz Aguiberto ao entregar prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o ex-chefe do executivo declarou que deixa a prefeitura com as contas zeradas. “Diferente de outros municípios do estado, onde os gestores se esconderam para não pagar as contas, nós encerramos o nosso mandato honrando nossos compromissos administrativos”, disse ele, destacando que está deixando dinheiro em caixa com parte empenhado para obras em andamento. Ao lado da sua vice, Cristina Gondim, Aguiberto fez seus agradecimentos, enfatizando que nos próximos meses ficará com a família. “Saímos com o senso de dever cumprido. Acredito que na Bahia não se encontra nenhum município com as contas tão em dia como em Brumado. Fizemos uma administração austera, com responsabilidade e respeito ao bem público que é da comunidade. Vou dar uma pausa na vida política, pois já se somam 40 anos, dos quais 36 como vereador e 04 como prefeito. Agora vou me dedicar um pouco mais a minha família, mas continuarei presente na vida pública, de braços abertos para receber os que por ventura desejarem me procurar. Agradeço a Dra. Cristina, aos vereadores,  secretários, servidores e população em geral que me ajudaram a conduzir esse mandato. Desejo ao prefeito Eduardo Vasconcelos, Édio Pereira, aos novos vereadores e secretários que tenham êxito nos anos à frente para que possam conduzir com sucesso os interesses da comunidade. Feliz 2017 a todo,  com saúde, paz e prosperidade”, pontuou.

Ricardinho assume prefeitura de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

José Ricardo Assunção Ribeiro, o Ricardinho (Rede), tomou posse como prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, no domingo (1º). O prefeito venceu o pleito com 55,31% na última eleição. A vice-prefeita será Joanina Batista Sila Moraes Sampaio (Rede). A passagem oficial de comando da prefeitura ocorreu na Câmara de Vereadores. Esta é a primeira vez que Ricardinho assume a prefeitura da cidade. Ricardinho recebeu o cargo das mãos do antecessor, Paulo César Cardoso Azevedo (PMDB), o Dr. Paulo. Os 13 vereadores foram empossados na mesma cerimônia. Na oportunidade, também foi eleita a nova mesa diretiva para o biênio 2017-2020. José Aparecido, o Cidão Aracatu (DEM), foi eleito presidente com 11 votos.

Brumado: Coordenador do Mercado Municipal celebra Bodas de Esmeralda com a esposa Nilda Foto: Arquivo Familiar

O coordenador do Mercado Municipal e da Feira Livre de Brumado, Manoel Gonçalves Neto, está celebrando Bodas de Esmeralda com a esposa Nilda Gonçalves. No sábado (31), além da virada de ano, o casal comemorou 40 anos de casamento ao lado dos filhos, noras, parentes e alguns convidados. Emocionado com a data, o coordenador expressou seu afeto e gratidão pela paciência, respeito e cumplicidade de sua amada. “Nilda, você foi um divisor de águas em minha vida, foi meu braço forte no período em que eu sucumbia ao álcool como saída para minhas intempéries ou falsos prazeres. Tenho você como amiga, mãe dos meus filhos, rainha do meu lar e do meu coração, esposa amada e eterna namorada. Te amo pra toda a vida”, disse.

CNH entra em vigor com dispositivos de segurança e nova cor

As CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) emitidas a partir desta segunda-feira (2) terão novas cores e dispositivos de segurança. As mudanças são válidas para todo o país e foram determinadas em uma resolução divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio de 2016. Quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. O valor e os procedimentos para obter ou renovar a habilitação permanecem os mesmos. Uma das principais alterações para as novas CNHs é a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação do cidadão, para a cor preta. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do estado responsável pela emissão da habilitação, do lado direito. A nova CNH também tem dois números de identificação nacional - Registro Nacional e Número do Espelho da CNH - e um número de identificação estadual, que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo e em microimpressão.

Réveillon do Sítio Novo foi uma explosão de cores e alegria em Brumado Foto: Reprodução/Facebook

A Só Legal Produções criou um novo conceito para a realização de um mega evento de réveillon em Brumado. O Réveillon das Cores do Sítio Novo, all inclusive, teve a sua primeira edição realizada no último sábado (31). A festa celebrou em alto estilo a chegada do ano de 2017. Com shows das bandas Flor de Cactus, Kleitones e Kart Love, o público presente realizou uma grande celebração para a chegada de mais um novo ano. Famílias estiveram na Fazenda Sítio Novo para prestigiarem o evento. Os foliões cantaram, dançaram e se divertiram até o dia amanhecer. O ponto alto da festa foi o momento do Happy Holi, em que todo o público vestido de branco fez um grande festival de cores. O réveillon de Brumado ganhou um novo conceito, pois a festa de explosão de cores e alegria se tornará uma das referências do segmento nos finais de ano do sudoeste baiano.

Contas de luz continuam com bandeira verde em janeiro Foto: Reprodução

O ano de 2017 começa com bandeira verde na conta de luz do mês de janeiro. O relatório mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS) aponta que a condição hidrológica favorável permitiu o acionamento de usinas térmicas com “Custo Variável Unitário abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/MWh)”. Segundo a Agência Brasil, o documento explica que isso “possibilitou a manutenção da bandeira verde, sem custo para todos os consumidores de energia elétrica”. O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), indica o custo real da energia produzida, o que possibilita o uso racional do consumo de eletricidade.

Brumado: Vereadores tomam posse e elegem nova mesa diretora para biênio 2017-2018 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite do último domingo (1º), a primeira sessão da Câmara de Vereadores de 2017 foi realizada no município de Brumado. Durante a sessão aconteceu a solenidade de posse dos novos vereadores e a eleição para composição da nova mesa diretora para o biênio 2017-2018. O vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) presidiu a sessão e foi o primeiro a fazer a entrega das declarações de bens e o juramento de posse, seguido dos demais parlamentares. Após a solenidade, os vereadores realizaram a votação secreta para eleição da mesa diretora. Havia apenas uma chapa em disputa e a mesma foi eleita pela maioria: 12 votos contra 1. A chapa tem à frente o presidente Leonardo Vasconcelos, o vice-presidente, Eduardo Cunha Vasconcelos (PSD), a primeira secretária, Ilka Abreu (PR), e o segundo secretário, José da Silva Santos (PTC), o Santinho. 

Brumado: Vereadores tomam posse e elegem nova mesa diretora para biênio 2017-2018 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante seus pronunciamentos, os parlamentares prometeram buscar harmonia com o poder executivo, visando o bem comum, o que foi bastante reforçado pelo presidente, que assume o posto pela terceira vez em sua carreira política. O presidente anunciou que o ano legislativo se iniciará depois do recesso, no mês de fevereiro. “Somos a caixa de ressonância da nossa cidade. Aqui, além de legislar, somos os fiscais da comunidade e os que aprovam projetos que poderão mudar toda a vida da nossa comunidade. Por isso, nosso papel é crucial, de fundamental importância para o bem estar do nosso município. Podem ter certeza, não vou decepcionar, saberei ser responsável com o erário e com as leis que regem essa casa e buscarei conduzir os trabalhos para que haja harmonia com o nosso executivo”, disse Leonardo Vasconcelos.

João Doria se veste de gari no seu 1º dia de trabalho como prefeito de São Paulo Foto: Reprodução/TV Globo

Em seu primeiro dia útil de trabalho, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), cumpriu a promessa e se vestiu de gari ao lado de seus secretários nesta segunda-feira (2). O alto escalão se reuniu às 6h na Praça 14 Bis, no Centro, onde ocorreu o lançamento do programa Cidade Linda, para limpeza e zeladoria de São Paulo. De acordo com o G1, Doria passou a maior parte do tempo que ficou na rua dando entrevistas à imprensa. Ele só encostou na vassoura para tirar fotos. A operação prevê um conjunto de atividades de zeladoria, como manutenção de logradouros, conservação de galerias, conservação de pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvores, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pichações, troca de lixeiras, reparo de calçadas, entre outros serviços. Segundo o prefeito, ele se vestirá de gari toda semana durante os próximos quatro anos. A ação terminou às 7h e, na sequência, Doria foi para a sede da Prefeitura, onde fará a primeira reunião com o secretariado.

Eduardo Vasconcelos e Édio Pereira tomam posse como prefeito e vice-prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após quatro anos, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) é reconduzido ao gabinete executivo do município de Brumado, tendo com aliado a vice, o comunista Édio Pereira, o Continha. A posse dos executivos brumadenses aconteceu na noite do último domingo (1º), na Câmara Municipal de Vereadores. A cerimônia foi prestigiada por um grande público que lotou as dependências da plenária. A solenidade também foi marcada por homenagens a ex-parlamentares. Ao lado das esposas, os novos executivos fizeram o juramento de posse e, em seguida, em ato simbólico, o ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) selou a passagem de comando ao prefeito Eduardo Vasconcelos com um aperto de mão. Em seu discurso, Édio Pereira destacou que será um vice-prefeito atuante e usará sua experiência de cinco mandatos parlamentares para criar uma ponte entre o executivo e o legislativo. Édio também pontuou que será um braço de apoio do diretor do consórcio regional de saúde na busca por firmar parcerias com os demais prefeitos da região. Já o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos salientou que retorna amadurecido como chefe do executivo. 

Eduardo Vasconcelos e Édio Pereira tomam posse como prefeito e vice-prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Menos polêmico, Vasconcelos preferiu dar atenção a reforçar suas metas de campanha, como priorizar a educação, destacando a implantação de mais escolas de tempo integral na rede municipal de ensino. O prefeito brincou em alguns momentos e voltou a ser galanteador com a primeira dama. “Ela é a melhor parte de mim”, disse, arrancando aplausos da assistência, formada também pelos novos secretários. Eduardo ainda parabenizou a forma como seu antecessor conduziu os assuntos do município diante de um período atípico de crise que afetou as administrações por todo o país. “Acabou a festa, agora vamos trabalhar e que o bom Jesus abençoe a todos”, pontuou.

Rui Costa é o governador que mais cumpriu metas em dois anos Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Rui Costa (PT) chega à metade do mandato como o gestor que mais cumpriu metas, comparado aos demais governadores do país. Em dois anos, ele cumpriu 57 medidas, total ou parcialmente. O levantamento foi realizado pelo G1, com base no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e debates. Ações importantes para a Bahia - a exemplo da inauguração do HGE 2, do lançamento do Programa Primeiro Emprego, da reestruturação de unidades policiais, da ampliação da Rede de Atendimento às Mulheres e da construção dos novos perímetros de irrigação - fazem parte do conjunto de metas realizadas pelo governador. No levantamento, Costa aparece à frente dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, que cumpriu 48 medidas; do Paraná, Beto Richa, que cumpriu 34; e de Goiás, Marconi Perrilo, que cumpriu 33.

Arquivo