Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

31 Jan 2021 - 19:50h

A secretaria de saúde do município de Guanambi, a 141 km de Brumado, confirmou neste domingo (31), a 19ª morte de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a pasta ao site Achei Sudoeste, a vítima é um idoso de 70 anos, portador de comorbidades. Ainda segundo a pasta, o idoso havia sido transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Vitória da Conquista, mas com a piora de seu quadro clínico o óbito foi confirmado neste sábado (30). A cidade de Guanambi tem 2959 casos confirmados da doença, sendo que 2883 já estão recuperados. Até o momento, 56 pessoas estão em tratamento com o vírus ativo.

31 Jan 2021 - 09:50h

Uma carga de pesticidas agrícolas avaliada em R$ 2 milhões foi apreendida durante operação policial em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, na quinta-feira (29). De acordo com a polícia, a origem do material é de furtos e roubos feitos na zona rural de Luís Eduardo e em São Desidério, também no oeste. Parte dos pesticidas foi encontrada nas casas dos alvos da operação. Em uma dessas residências, havia um documento de um outro imóvel, que servia como para armazenar os pesticidas. De acordo com o coordenador da 11ª Coorpin/Barreiras, Rivaldo Almeida Luz, como o agronegócio movimenta toda a região oeste, os crimes que estão relacionados ao agronegócio e que causam prejuízos bilionários, como sonegação fiscal e contrabando, precisam ser combatidos. Segundo o G1, ele informou ainda que os venenos têm data para serem usados, então isso atrapalha a receita dos produtores e, assim, abala economicamente a região. Destacou a ação contra quem rouba, contrabandeia e sonega, mas disse que quem recepta todos esses produtos roubados poderá sofrer penalidades. Durante a operação, foram descobertas também provas da participação de outros integrantes da associação criminosa voltada a crimes contra o patrimônio em propriedades rurais.

31 Jan 2021 - 09:45h

Uma adolescente de 17 anos deu à luz dentro de uma ambulância de resgate da ViaBahia, na BR-116, no trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (30). A jovem, moradora da cidade de Belo Campo, tinha sido regulada para o Hospital Esaú Matos, que é referência em partos da região. Entretanto, o menino não esperou chegar na unidade e nasceu no posto da ViaBahia. Luciélio Santos, socorrista responsável pelo parto, conta que a gestante chegou em trabalho de parto e que a ação foi muita rápida. “Ao colocar a gestante na nossa unidade, menos de dois minutos a gestante deu à luz de um lindo bebê”, disse o socorrista ao G1. Apenas em janeiro, segundo a ViaBahia, outros dois partos foram realizados na BR-116.

31 Jan 2021 - 09:40h

Um equipamento pioneiro que funciona como um "pulmão artificial" e deve auxiliar no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19 foi lançado por uma empresa de São José do Rio Preto (SP). O Sistema Solis pode ser utilizado em pacientes graves, quando a ventilação mecânica não surtir efeito, e exercer simultaneamente as funções do pulmão e do coração. O aparelho funciona com a oxigenação por membrana extracorpórea, que é um procedimento que retira o sangue venoso do paciente e bombeia de volta para uma veia ou artéria. De acordo com o G1, durante o processo, o sangue passa por um oxigenador, que promove a retirada de gás carbônico e o ingresso de oxigênio no sangue. De acordo com Fernando Oliveira, especialista em desenvolvimento de produtos, a iniciativa levou seis meses para ser desenvolvida. Contudo, Oliveira ressalta que normalmente um projeto dessa complexidade levaria em média dois anos para ser concluído. “Apesar da redução drástica no tempo de desenvolvimento, a qualidade e segurança do produto não foram sacrificadas. Essa conquista em tão pouco tempo só foi possível devido à estratégia tomada no desenvolvimento diante da pandemia”, diz. O Sistema Solis também é indicado em casos de transplante de coração, infarto do miocárdio, parada cardíaca e insuficiência respiratória aguda e condições também causadas pelo coronavírus, no qual há inflamação dos brônquios e o comprometimento dos alvéolos. Segundo a empresa, o equipamento foi registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e lançado no dia 26 de janeiro. O primeiro aparelho foi vendido na região nordeste do país e deve ser instalado na primeira quinzena de fevereiro. O sistema será comercializado diretamente para hospitais, planos de saúde ou distribuidores e só estará disponível em locais onde haja equipe médica treinada na execução do procedimento.

31 Jan 2021 - 09:35h

Até agora amargando falta de recursos, os projetos de vacinas brasileiras começam a ser vistos como estratégicos. Com o país sem doses suficientes de vacinas estrangeiras para proteger a população, cientistas brasileiros esperam que, finalmente, o governo invista no desenvolvimento de imunizantes 100% nacionais. Entre 15 projetos de vacina contra Covid-19 propostos no Brasil em 2020, quatro veem agora chances reais de seguir adiante. Os projetos do Instituto do Coração, do Instituto de Ciências Biológicas da USP, da start-up paulista Farmacore e da UFMG buscam iniciar testes em humanos ainda este ano. De acordo com o jornal o Globo, lançados em iniciativas dispersas, estes projetos dividiram em 2020 um bolo de verbas modesto (R$ 9 milhões) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações — que, alinhado ao Ministério da Saúde, apostou em medicamentos sem eficiência comprovada contra o coronavírus. O governo começou a fazer acenos a alguns dos cientistas. Mas ainda não há valor concreto anunciado nem se sabe de onde sairia a verba a ser investida.

31 Jan 2021 - 09:25h

Do momento em que a bola saiu da cabeça de Breno Lopes e encontrou o fundo do gol, uma eternidade de duas décadas sem conquistar a Libertadores passou na frente dos olhos do torcedor palmeirense. Assim que ela beijou a rede do Maracanã, já não era mais preciso esperar. Com gol de seu improvável herói, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 neste sábado (30), no Rio de Janeiro, e conquistou o bicampeonato continental. Um prêmio ao trabalho que começou com Vanderlei Luxemburgo, responsável pela melhor campanha da fase de grupos, e que foi aprimorado pelo português Abel Ferreira, que repete Jorge Jesus e, pela segunda edição seguida, faz do futebol da América do Sul um pouco mais lusitano.

30 Jan 2021 - 06:00h

Comerciantes e moradores de bairros em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, voltaram a circular pelas ruas do bairro Guarani e de outros da região, nesta sexta-feira (29), após momentos de tensão e ameaças. De acordo com o G1, na quinta-feira (28), comerciantes precisaram fechar as portas depois que dois homens, em uma moto, ordenaram o fechamento dos estabelecimentos. De acordo com os moradores, na quinta-feira, houve toque de recolher nos bairros Guarani, Nossa Senhora Aparecida, Bruno Bacelar e Ibirapuera. A ação ocorreu após um homem, apontado pela polícia como traficante, morrer em confronto com PMs, na quarta-feira (27), em Jequié, cidade a cerca de154 km de Vitória da Conquista. Após o fechamento do comércio e a repercussão do toque de recolher, o policiamento no local foi reforçado. Além das ameaças relatadas pelos moradores e comerciantes, pichações com as iniciais da facção também foram realizadas em imóveis do bairro Guarani.

30 Jan 2021 - 05:55h

O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou nesta sexta-feira (29) a liminar que havia suspendido o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado (veja aqui). O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) disse que irá recorrer da decisão. Ao conceder a nova decisão, a Justiça atendeu a um pedido do governo de São Paulo e autorizou a retomada das aulas presenciais mesmo nas fases mais restritivas do plano estadual. De acordo com o G1, o presidente do TJSP, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, afirmou que cabe às famílias decidir se as crianças devem ir presencialmente à escola ou não. As escolas estão autorizadas a funcionar só com 35% do total de alunos por dia.

30 Jan 2021 - 05:50h

A taça da Série B do Brasileiro 2020 é da Chapecoense. Com uma dose extra de sofrimento, o Verdão do Oeste venceu o Confiança por 3 a 1, na noite desta sexta-feira, na Arena Condá, pela 38ª rodada. A conquista do título inédito foi definida no saldo de gols. Isso porque, o time catarinense empatou com o América-MG em número de pontos (73 cada), mas o gol anotado por Anselmo Ramon, aos 51 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti de cavadinha, desempatou a disputa. De acordo com o Globoesporte.com, no fim, a Chape ficou com um a mais (21 contra 20).

29 Jan 2021 - 21:50h

Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, o município de Brumado registra 4356 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12433 Entre os diagnósticos: 1 internação, 49 óbitos, 235 pacientes em tratamento e 4072 recuperados. No momento, 91 ainda aguardam resultado laboratorial e 7439 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

29 Jan 2021 - 17:00h

A partir da próxima segunda-feira (1º), os 417 municípios da Bahia estão autorizados a iniciar a vacinação de idosos a partir de 90 anos. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa (PT) por meio das redes sociais. Serão enviadas 54 mil doses aos municípios ainda neste fim de semana a fim de cumprir o cronograma sugerido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A decisão ocorre após entendimento consensual das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT), que são as instâncias deliberativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível estadual e nacional. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “ainda que a Bahia registre o segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, é preciso vacinar os nossos idosos. Do total de óbitos na Bahia, 75% tinham mais de 60 anos, sendo que a faixa etária com mais de 80 anos concentrou 29,1%”. O titular da pasta estadual da Saúde ressalta que os municípios que mais avançaram na imunização terão acesso prioritário na distribuição. “Temos um quantitativo reduzido de doses, ainda fruto das três entregas iniciais do Ministério da Saúde, e, neste sentido, vamos priorizar os municípios que imunizaram pelo menos 75% do seu público-alvo”, afirma o secretário.

29 Jan 2021 - 16:30h

Cento e quinze pássaros silvestres e nove exóticos foram resgatados na manhã desta sexta-feira (29) em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a apreensão ocorreu na altura do km 830 após ordem de parada a um veículo. Com o motorista, de 42 anos, os policiais descobriram que as aves tinham saído de São Paulo-SP com destino a Maceió-AL. Entre os pássaros havia espécies conhecidas como trinca-ferro, curió, pintassilgo e papa-capim cruz. Um deles estava morto devido às péssimas condições de transporte. Os pássaros eram levados em gaiolas pequenas com mais de um animal por espaço. Ainda segundo a PRF-BA, foi lavrado um termo circunstanciado em desfavor do motorista.

29 Jan 2021 - 16:00h

Na quinta-feira (28), em diligência na região da Fazenda Jatobá, na zona rural de Condeúba, a 107 km de Brumado, a polícia militar foi informada de que um ex-presidiário e traficante estaria ostentando arma de fogo e aterrorizando os moradores da localidade. Após receber voz de abordagem, o indivíduo empreendeu fuga, adentrando em um imóvel. A guarnição cercou o local e, durante a verificação da edificação, foi recebida a tiros. Os policiais reagiram ao ataque e o agressor foi atingido durante o confronto. O indivíduo foi socorrido e conduzido ao Hospital Municipal de Condeúba, onde não resistiu aos ferimentos. Os policiais registraram a ocorrência e apresentaram todo o material arrecadado em poder do resistente.

29 Jan 2021 - 15:30h

Um casal foi preso na noite de quinta-feira (28) após ser flagrado transportando 30 kg de maconha escondidos no porta-malas de um carro de passeio, quando passava por um trecho da BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia. Além da dupla, uma criança de 10 anos e um bebê de quatro meses estavam no veículo. Os dois foram abordados por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, de acordo com o órgão, o motorista aparentou nervosismo quando foi interrogado sobre o motivo e o destino da viagem. Os policiais desconfiaram da reação do condutor e decidiram fazer uma vistoria no veículo. Ao revistar o porta-malas, encontrou a droga embalada e dividida em 40 tabletes. A dupla foi levada para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentada junto com a droga e autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Os dois permanecem à disposição da Justiça Criminal. Já as crianças, ainda de acordo com a PRF, foram encaminhadas aos cuidados do Conselho Tutelar para atender os procedimentos legais referentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

29 Jan 2021 - 15:00h

A Embasa informa que o abastecimento nas localidades atendidas pela estação de tratamento da Lagoa Funda está temporariamente interrompido nesta sexta (29), enquanto técnicos realizam manutenção emergencial para correção de problemas operacionais na adutora de água bruta que está provocando a redução da vazão. O serviço será concluído até o final da tarde de hoje, quando o fornecimento de água tratada será restabelecido e regularizado gradativamente em até 48 horas. A Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Localidades afetadas: Lagoa Funda, Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Pedra Preta, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré, Povoado Lagoa dos Algodões, Três Lagoas e Campo de Dentro.

29 Jan 2021 - 14:30h

Um homem de 28 anos, suspeito de crime ambiental e maus-tratos a animais, mastigou e engoliu um pássaro da espécie papa-capim, na tentativa de não ser preso nesta quinta-feira (28), em João Pessoa, conforme informou a Polícia Militar. De acordo com o G1, uma equipe da PM foi até a casa do suspeito, localizada no bairro Valentina, após denúncias anônimas de maus-tratos aos pássaros, que ele criava de forma irregular. O jovem ainda tentou impedir a entrada dos policiais, que informaram que ele não poderia criar os animais. Quando a equipe policial conseguiu entrar na residência, foi surpreendida com a ação do suspeito. “Quebrou a gaiola, colocou a mão e pegou o passarinho. Só fez empurrar [o animal na boca], mastigou e engoliu na frente da gente”, relatou o sargento Amaro. De acordo com o sargento, o homem engoliu o pássaro para “se livrar da prisão em flagrante”. Mas, como tinha outras quatro aves em casa, sendo duas da espécie papa-capim, um galo de campina e um sanhaçu, foi detido por crime ambiental e de maus-tratos. Ainda conforme a polícia, o suspeito respondia em liberdade pelo crime de tráfico de drogas. Por isso, deve voltar para uma unidade penitenciária. Os outros pássaros que estavam na casa dele foram levados para a Central de Polícia da capital paraibana, assim como quatro porções de drogas, duas balanças de precisão e um triturador de maconha.

29 Jan 2021 - 14:00h

Em Brumado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 741 pessoas, já foram vacinados contra a Covid-19, o novo coronavírus. O processo de imunização na cidade foi iniciado na terça-feira (19). A capital do minério já recebeu 1137 doses das vacinas Coronavac e Oxford, tendo um percentual de 65,2% de doses aplicadas com a primeira dose. A Bahia contabiliza, até o momento, 128.623 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 417 municípios até às 17h de quinta-feira (28).

29 Jan 2021 - 12:00h

Nesta sexta-feira (29), os servidores do Banco do Brasil irão paralisar as suas atividades. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários da Regional de Vitória da Conquista, explicou que a paralisação se deve à reestruturação anunciada pelo banco recentemente, a qual irá afetar todas as cidades da região sudoeste, seja com perda de funcionários, fechamento de agências ou perda de comissão dos trabalhadores. “Existe um prejuízo muito grande. Mais de 720 agências serão impactados por essa reestruturação. Desse número, mais de 360 são fechamentos. Esse processo todo culminará com desemprego, visto que serão fechados 5 mil postos de trabalho, prejudicando uma série de municípios e a população”, afirmou. Na região sudoeste, 3 agências serão fechadas: Abaíra, Tremendal e Encruzilhada. Viana ressaltou que, como a categoria não consegue negociar com o banco, foi proposta a paralisação de 1 dia para mostrar para sociedade os danos que serão causados diante dessa reestruturação.  A paralisação será realizada ao longo de todo o dia, quando o atendimento nas agências estará suspenso.

29 Jan 2021 - 11:30h

Pai e filho foram mortos a tiros na noite de quarta-feira (27), em um sítio no Distrito de Volta Miúda, Zona Rural de Caravelas, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Civil. As vítimas, identificadas como Valdeir Ferreira de Jesus, de 49 anos, e Bruno Jesus dos Santos, de 24 anos, estavam chegando em casa quando foram surpreendidas por disparos de arma de fogo, segundo a polícia. Não há informações de quem pode ter efetuado os disparos. De acordo com a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a esposa de Valdeir e mãe de Bruno, que não teve identidade revelada, estava dentro de casa quando ouviu o barulho dos tiros. Ela então saiu da residência e, ao chegar no local, encontrou o esposo e o filho mortos. Ainda segundo a polícia, a esposa informou que pai e filho tinham ido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas, pois Bruno Jesus dos Santos estava com dor de dente. Após cerca de quatro horas, eles retornaram para casa e foram surpreendidos pelos tiros. Segundo o G1, o caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.