Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

24 Jan 2021 - 06:40h

Uma perseguição policial acabou em atropelamento na cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo, neste sábado (23). De acordo com a Polícia Militar, uma criança morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas. Um suspeito foi detido e outro fugiu. De acordo com o G1, o acidente ocorreu em frente a um shopping na Estrada Ernestina Vieira, na Vila Silvânia. A perseguição, no entanto, começou em Osasco, cidade vizinha à Carapicuíba. A Polícia Militar afirma que uma equipe da corporação deu sinal de parada a um veículo suspeito, um Hyundai IX 35, de cor branca, identificado como roubado na última sexta-feira (22). Os suspeitos não pararam e, durante a fuga, atropelaram um grupo de cerca de 10 pessoas em frente ao Plaza Shopping Carapicuíba. Equipes dos Bombeiros, do Samu e da Polícia Militar prestaram atendimento às vítimas. A criança chegou a ser levada ao Pronto Socorro Vila Dirce, mas não resistiu aos ferimentos. Outras duas vítimas foram levadas ao Hospital Municipal de Carapicuíba e duas para o Hospital Geral de Cotia. Ainda segundo a polícia, após o acidente, um suspeito foi preso e outro fugiu. Policiais do 33º Batalhão da PM fazem buscas na região. O caso será registrado no 1º DP de Carapicuíba.

24 Jan 2021 - 06:35h

A Fiocruz começou, neste sábado (23), as primeiras imunizações com a vacina da Oxford/AstraZeneca. Os primeiros vacinados foram o infectologista Estevão Portela e a pneumologista Margareth Dalcolmo. A cerimônia ocorreu de forma simbólica, horas depois do desembarque de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca no Rio. De acordo com o G1, o carregamento foi produzido no Instituto Serum, na Índia, e passou por um procedimento de análise de segurança na Fiocruz antes de ser liberado ao Ministério da Saúde, que vai distribuí-lo aos estados. até domingo (24). Logo após ser vacinada, Dalcolmo disse que o país poderá celebrar — de verdade — quando tiver uma cobertura vacinal significativa. “Pensei que vai chegar um dia que realmente poderemos comemorar. Hoje é um dia simbólico. Nós vamos comemorar de verdade quando tivermos 70% da população vacinada”, disse Dalcolmo. A especialista aproveitou o momento para homenagear os profissionais da Saúde que "passam por momentos dificílimos" na linha de frente. Ela repetiu que todas as vacinas aprovadas são seguras e estimulou a população a confiar na ciência. “Qualquer movimento que desestimule a população ou as pessoas a não tomarem a vacina, que é a única solução capaz de interromper a cadeia de transmissão e controlar uma pandemia desta magnitude, está fazendo um desserviço, uma desumanidade. Algo injustificável. Considero os movimentos anti vacina marginais e sem nenhuma possibilidade de defesa”, criticou.

24 Jan 2021 - 06:25h

O juiz federal Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, negou, na tarde do último sábado (23), o pedido de liminar, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que solicitava a condenação por improbidade administrativa do prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), por ter furado a fila de vacinação da Covid-19, o novo coronavírus na cidade (veja aqui). O pagamento de multa no valor de R$ 145 mil, bem como a indisponibilidade de bens de Prado, também foi negado pela justiça federal. Após a repercussão nacional do caso, o prefeito gravou um vídeo, quando justificou o seu objetivo em ser um dos primeiros a receber a imunização. Segundo ele, a intenção foi de incentivar a população que está “desacreditada” na vacina. De acordo com a decisão obtida pelo site Achei Sudoeste, valendo-se da posição de prefeito municipal, Reginaldo inseriu-se, em subversão à ordem de prioridade posta nos planos nacional e estadual, como figura preferencial na campanha de vacinação, recebendo, de órgão local de saúde pública, dose do imunizante contra a Covid-19, entregue pelo Governo Federal.

O MPF e o MP-BA afirmaram que houve prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor ao se autoeleger como dignatário primeiro da vacina em um Município que, com população de pouco mais de 14 mil pessoas, recebeu apenas 100 doses, suficientes para imunizar apenas 50 indivíduos, isto é, 0,003% da população. Apontaram que ao se colocar à frente de todos, sem atender aos critérios objetivos previstos para grupo prioritário no planejamento governamental, infringiu os princípios da impessoalidade e à moralidade. Esclareceram ainda que os demais cidadãos na faixa de idade do prefeito (60 anos), ainda que portadores de outras enfermidades, as quais, associada ao Covid (comorbidade), agravem o risco à própria integridade física, não receberam a vacina. Entre outros argumentos, disseram que a moralidade, na vertente administrativa, como um matiz adicional ao dever de cumprir a lei, conclama o gestor público a seguir padrões éticos e a agir perante o administrado com boa-fé, o que não se verificou no presente caso. Na decisão, o magistrado argumentou que neste primeiro momento “não ficou claramente demonstrado que a intenção do gestor foi a de “furar a fila”, beneficiando-se de sua posição como gestor máximo do Município”, destacou. “Assim, por tudo quanto exposto, indefiro, por ora, a liminar pleiteada”, sentenciou.

24 Jan 2021 - 05:58h

O idoso identificado como Gildásio Figueredo que estava desaparecido foi encontrado na tarde da última sexta-feira (22), na Serra das Éguas, em Brumado. Ele que foi diagnosticado com Alzheimer, teria saído de casa e não retornou. A família fez diversas postagens nas redes sociais, a procura de Figueredo. O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) foi informado por seguranças da empresa RHI Magnesita de que o idoso estaria caminhado nas proximidades da empresa. A Polícia Militar foi acionada e localizou o idoso, que foi conduzido para a sua residência em Brumado.

24 Jan 2021 - 05:50h

O bancário Cléber Dantas Caíres, 51 anos, morreu no último sábado (23), em decorrência das complicações da Covid-19, o novo coronavírus. Cléber era funcionário do Banco do Brasil há mais de 20 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, há quase trinta dias, lutando contra o vírus. O corpo foi sepultado no cemitério Jardim Santa Inês em Brumado. Caíres deixa esposa e dois filhos.

23 Jan 2021 - 07:00h

O município de Caetité, a 100 km de Brumado, confirmou a oitava morte em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi divulgada pela secretaria de saúde da cidade, na noite da última sexta-feira (22). A pasta não divulgou informações sobre o paciente. De acordo com o boletim epidemiológico, Caetité tem 810 casos confirmados da doença, 127 suspeitos e 38 ativos. 124 pacientes ainda aguardam resultado, 5 aguardam coleta e cinco estão internados por conta do vírus.

23 Jan 2021 - 06:45h

Um depósito clandestino de combustíveis foi localizado no distrito de Itaiá, nesta quinta-feira (21), por policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga) e da Delegacia Territorial (DT) de Itororó. Foram apreendidos 224 litros de gasolina em diversos vasilhames, já prontos para entrega a consumidores, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). O proprietário do estabelecimento ilegal fugiu pelos fundos do depósito, ao perceber a chegada da polícia. No entanto, seus documentos de identificação foram deixados no local. Em seguida, foi instaurado um inquérito para apurar o crime. Além disso, a 21ª Coorpin investiga ainda a possibilidade de o combustível vendido no local ter sido originário de carga roubada.

23 Jan 2021 - 06:35h

Familiares procuram por uma idosa de 59 anos que desapareceu após sair de casa, no dia 12 de janeiro, em Vitória da Conquista, a 32 km de Brumado. Segundo informou a família da idosa nesta sexta-feira (22), Maria Vitória Barbosa de Jesus saiu de casa e não voltou mais. De acordo com o G1, após o desaparecimento da idosa, a família espalhou cartazes pela cidade e nas redes sociais, além de registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Segundo a irmã da idosa, Ildete Nascimento, algumas pessoas entraram em contato para dizer que viram Maria Vitória no bairro Lagoa das Flores, que também fica localizado em Vitória da Conquista. “Se alguém achar e quiser me devolver, por favor, eu imploro. Ela não tem mais família, só tem eu. Eu agradeço muito”, pediu Ildete. A família disse que está preocupada, porque a idosa toma medicamento controlado. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Maria Vitória Barbosa de Jesus pode informar para o Distrito Integrado De Segurança Pública, pelo telefone: (77) 3425-8300.

22 Jan 2021 - 22:40h

Um lote com dois milhões da vacina Astrazeneca, produzida pela Universidade de Oxford, deve chegar ao Brasil ainda nesta sexta-feira (22). Desse total, a Bahia deve receber 160 mil doses que serão utilizadas para vacinar mais 80 mil pessoas, fracionando em duas doses para cada. O governador Rui Costa disse que a logística para a vacina chegar à Bahia depende do governo federal, mas garante que a mesma logística montada para a distribuição do primeiro lote de vacinas que chegou ao estado esta semana será executada com o objetivo de levar os imunizantes para os 417 municípios baianos em, no máximo, 14 horas. “Não posso falar, nesse momento, de horário de chegada na Bahia porque isso não depende do Estado. O que eu garanto é que, uma vez chegando aqui, em 12 horas, como fizemos no primeiro lote, a vacina será distribuída para todos os 417 municípios”, declarou. 

22 Jan 2021 - 22:35h

O contato 192 do Serviço Móvel de Urgência (Samu) sofreu uma pane nesta sexta-feira (22). O problema técnico prejudicou os atendimentos em toda regional de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a coordenação do serviço já acionou os técnicos da operadora para solucionar a pane o mais rapidamente possível. Enquanto a questão não é solucionada, as pessoas não estão conseguindo contato com o serviço de emergência. 

22 Jan 2021 - 16:30h

Uma empresária de 51 anos foi encontrada morta na tarde desta quinta-feira (21), na zona rural de Barra do Choça, cidade que fica no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da região, o suspeito do crime foi preso na quarta (20). De acordo com o G1, a polícia afirmou que o crime pode ter ocorrido porque o suspeito tinha uma dívida com a vítima de R$ 15 mil e se recusava a pagar. Segundo informações da polícia, Gilvanete de Souza Nogueira é empresária em Vitória da Conquista, cidade a cerca de 30 km de Barra do Choça. O corpo da empresária, que estava desaparecida desde terça-feira (19), foi achado por uma cadela farejadora da Polícia Militar. Informações preliminares apontam que o suspeito e a vítima eram próximos já que o homem teria usado o CNPJ de Gilvanete, com o consentimento dela, para comprar mercadorias para a empresa dele. Identificado como Everton Bruno dos Santos Miranda, o suspeito deve responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

22 Jan 2021 - 16:00h

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que devido a sucessivas falhas no fornecimento de energia elétrica, o abastecimento em alguns bairros e localidades rurais de Brumado atendidas pela estação de tratamento (ETA 2) registra irregularidades na distribuição. Nesta sexta (22), o problema voltou a ocorrer, comprometendo o processo de regularização do abastecimento que estava em andamento. A concessionária responsável (Coelba) restabeleceu o fornecimento de energia elétrica no local às 10h e os equipamentos voltaram a funcionar. O abastecimento nos locais afetados será restabelecido nas próximas horas e totalmente regularizado durante o final de semana, caso não sejam registradas novas ocorrências. Por isso, a população deve manter o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Locais afetados: Avenida Coronel Santos, Praça Lauro Farani, Rua Dr.Otávio Perez; bairros: São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Félix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros; localidades: Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso e Pompeia.

22 Jan 2021 - 15:30h

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou nesta quinta-feira (21) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a indenizar em R$ 30 mil a jornalista Patricia Campos Mello, do jornal "Folha de S.Paulo", por danos morais. Ainda cabe recurso da decisão do juiz Luiz Gustavo Esteves, da 11ª Vara Cível de São Paulo, que também determinou o pagamento de custas processuais e honorários advocatícios no valor de 15% da condenação. A jornalista acionou a Justiça após ter sido alvo de ofensa de cunho sexual, feita por Eduardo Bolsonaro em um live publicada nas redes sociais. O deputado afirmou que Mello “tentava seduzir” fontes para obter informações que fossem prejudiciais sobre o governo do pai, Jair Bolsonaro. A live foi ao ar pelo canal do YouTube chamado “Terça Livre TV”, em 27 de maio do ano passado. O deputado também insinuou na transmissão que a jornalista propagava fake news contra o presidente para ganhar promoção no jornal. “É igual a Patrícia Campos Mello. Fez a fake news de 2018, para interferir na eleição presidencial, entre o primeiro e segundo turno, e o que ela ganhou de brinde? Foi morar no Estados Unidos, correspondente, né? Acho que da Folha de S.Paulo, lá nos Estados Unidos”, disse Eduardo Bolsonaro. Para o magistrado que julgou a ação, entretanto, o filho do presidente cometeu “ofensa à honra da autora, posto que o requerido lhe imputou, falsamente, (a) a prática de fakenews e, via consequência, a conquista de uma promoção no trabalho e (b) que teria se insinuado sexualmente para obter informações do seu interesse”.

22 Jan 2021 - 15:00h

Suspeitos de formar quadrilha para furtar um caminhão, quatro homens foram presos na quinta-feira (21), na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, durante uma operação conjunta da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Vitória da Conquista, e da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Brumado. Conforme informações da Polícia Civil, o motorista, um funcionário da empresa e outros dois receptadores se uniram para comunicar o roubo de um caminhão, que seria desviado por eles. A polícia descobriu o esquema e solicitou à Justiça as prisões preventivas do quarteto. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido e o veículo recuperado. De acordo com o jornal A Tarde, o delegado Ney Brito, da DRFR/Conquista, informou que todos irão responder pelos crimes de associação criminosa, furto duplamente qualificado, receptação, bem como falsa comunicação de crime.

22 Jan 2021 - 14:30h

Na mesma semana em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford, cientistas e entidades criaram a campanha “Todos pelas Vacinas”. O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre as vacinas, combater a disseminação de notícias falsas e mostrar que a vacinação não deve ser tratada como uma decisão individual. “A vacina tem que ser tratada como um pacto de toda a sociedade para que o vírus pare de circular. Quando você se vacina, você protege não só você, mas quem está em volta de você, inclusive quem não pode tomar a vacina”, disse Flávia Ferrari, do Observatório Covid-19.

22 Jan 2021 - 14:00h

Estudantes dos municípios de Poções e Cordeiros vêm participando de aulas virtuais preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As atividades produzidas e disponibilizadas pelos colégios Isaías Alves e José Moreira Cordeiro, através do Google Meet, iniciaram no dia 11 de janeiro e seguem até esta sexta-feira (22). As ações têm como objetivo auxiliar os alunos a criarem uma rotina de estudos para uma revisão mais precisa dos conteúdos adquiridos.  Para Mirelle Silva Santana, matriculada no 3° ano do Ensino Médio no Colégio Isaías Alves, em Poções, o processo de rever os conteúdos a incentivou a continuar estudando e abrindo novos horizontes. “Pretendo cursar Engenharia Civil ou Administração. Para alcançar meu objetivo, venho estudando durante o ano e acompanho as aulas de revisão frequentemente. O processo me ajudou, fez abrir a mente para as coisas que já tinha esquecido. Foi um incentivo que complementou minha rotina de estudos”.

22 Jan 2021 - 12:00h

Nesta quarta-feira (20), um grave acidente de trânsito foi registrado na rótula de entroncamento da BA-262 com a BR-030, em Brumado. Duas pessoas morreram e outras ficaram feridas (veja aqui). O local é conhecido pelo elevado número de acidentes no trecho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito e transportes, João Paulo, disse que a responsabilidade pela manutenção e fiscalização da rodovia é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Esse tipo de acidente poderia ser facilmente evitado. Nós encaminhados para o departamento um projeto de fechamento da rotatória do Esconso, mas até hoje não recebemos o aval para que possamos executar o projeto. Se aqui também fosse feito desse modo, certamente, esse tipo de acidente poderia ser impedido”, justificou. 

22 Jan 2021 - 11:30h

O ex-presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira (21) que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba, durante uma viagem iniciada em 21 de dezembro, mas que já está recuperado da doença. Em nota oficial, ele afirma que cumpriu a quarentena no país e que não precisou ser internado. O ex-presidente afirma ainda “que decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil para preservar sua família e a dos demais infectados”. Além dele, todos os outros membros da sua comitiva tiveram resultado positivo e foram monitorados em Cuba. Apenas o escritor Fernando Morais precisou de internação hospitalar, por complicações pulmonares.

22 Jan 2021 - 11:00h

O vereador Rubens Araújo (Podemos), solicitou da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) o quantitativo das doses da Coronavac encaminhadas para Brumado, bem como a relação, com nomes e locais onde prestam atendimento, dos profissionais de saúde imunizados nessa primeira etapa de vacinação (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar explicou que a intenção é dar transparência ao processo de vacinação no município. “Nesse primeiro momento, a vacina tem de atender o público alvo. Não que eu esteja insinuando que a secretaria possa estar usando do poder para beneficiar alguém, mas o intuito é que tudo seja bem transparente e que todo mundo tenha conhecimento”, afirmou. Araújo reforçou que a ideia é impedir que algumas pessoas “furem a fila” da vacina, como vem acontecendo em alguns municípios pelo país afora. “Quero deixar bem claro que meu dever é fiscalizar e legislar em prol das pessoas”, completou. O município recebeu 627 doses da Coronavac para imunização dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19.