Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na madrugada de segunda-feira (04), após informação de um suicídio em andamento na Rua Novo Horizonte, centro de Caetité, a 100 km de Brumado, policiais militares conseguiram chegar ao local e encontraram o homem já pendurado em uma árvore, amarrado pelo pescoço. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, os soldados perceberam que ainda havia sinais vitais e, rapidamente, cortaram o tecido utilizado para o enforcamento. Em seguida, o Samu 192 foi acionado e levou o indivíduo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité. O homem não corre risco de morte.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste As cirurgias eletivas, aquelas que não possuem caráter de urgência, estão suspensas por tempo indeterminado na Bahia. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o objetivo é direcionar recursos para o tratamento de pacientes com Covid-19 que necessitam de ventilação mecânica, por exemplo. O secretário informou ainda que o hospital-dia do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, suspenderá temporariamente os procedimentos. A medida tem a intenção de salvaguardar a saúde dos pacientes diante do aumento do número de casos de Covid-19 no Estado. Todos os pacientes que tinham cirurgias agendadas estão sendo informados e os procedimentos serão remarcados assim que os serviços forem retomados.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Especialista em projetos de convivência com o semiárido, Márcio Aguiar dos Santos foi nomeado novo secretário de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que possui um extenso trabalho de desenvolvimento rural muito forte no estado da Bahia. “Essa é uma oportunidade de contribuir mais diretamente com o nosso município para que Brumado possa ter um rural sustentável. Essa é a nossa missão. Estou vindo com esse sentimento, de construir alternativas para esse desenvolvimento. Isso nos deixa muito à vontade para assumir a pasta. Faremos um bom trabalho”, salientou. Santos relatou que um dos maiores desafios de sua gestão à frente da secretaria será o fortalecimento da agricultura familiar. “Hoje, a agricultura familiar responde por 70% dos alimentos que vão para nossa mesa. Precisamos fortalecer essas cadeias produtivas através dos programas de aquisição de alimentos, da política de inclusão de renda dessas famílias, do cooperativismo e associativismo. Ter um olhar atento porque os nossos agricultores são produtores de conhecimento. Precisamos valorizar o homem do campo”, pontuou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em seu discurso durante a solenidade de posse realizada na Câmara de Vereadores, na noite da última sexta-feira (01), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), destacou a fala dos parlamentares que frisaram que vão usar seus mandatos em prol do bem da sociedade local. O prefeito disse que não espera uma Câmara unânime a seu favor, porém que o ano da oposição seja construtivo dentro de uma legislatura condizente com as reais necessidades da comunidade. “Que não seja uma oposição obstinada que não leva a nada”, declarou. Na sequência, alfinetou seus antigos desafetos na casa legislativa. “Eu lhes pergunto onde estão aqueles que se opuseram e fizeram o não pelo não?”, questionou. O gestor ficou entusiasmado com o resultado da eleição que elegeu a mesa diretora formada por sua base governista na Câmara e falou em recuperar o prestígio perdido do parlamento brumadense no que ele classificou que deverá ser o melhor período legislativo do município. “Temos que devolver a essa casa a sua dignidade, a sua condição de ao lado do executivo construir os melhores quatro anos de Brumado”, defendeu. Ao final do seu pronunciamento, o prefeito reafirmou que prefere a oposição construtiva ao invés de aliados bajuladores que destroem a sua administração. “O não é necessário, mas, como dizia Santo Agostinho, eu prefiro os que me criticam e me colocam em quartela do que os que me bajulam, pois estes me corrompem. Não quero bajuladores, quero homens e mulheres de bem, que nos ajudem a dar para Brumado o seu verdadeiro destino de grandeza. Vamos juntos buscar o futuro para Brumado”.
Foto: Divulgação/SSP-BA A Polícia Militar da Bahia registrou 104 ocorrências ligadas a festas irregulares entre 28 de dezembro e domingo (3). De acordo com o comandante geral da PM, o coronel Anselmo Brandão, parte desses registros foi de apreensões de equipamentos sonoros, o que impediu a realização dos eventos. “No geral, foram 104 ocorrências que registramos nesse período, porque fizemos uma intervenção dura e fizemos muita observação. Muitas delas foram apreensões e no geral os resultados foram positivos”, disse ele. O coronel não detalhou quantas das ocorrências foram realmente de encerramento de festas, no entanto, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já havia divulgado que 70 eventos foram encerrados pela PM só em Porto Seguro, no sul da Bahia. Sobre essas festas irregulares, o comandante geral disse que a PM teve muita dificuldade em encontrar os donos das casas, para que eles fossem legalmente responsabilizados. “Nós tivemos muita dificuldade de encontrar os proprietários. Casas eram locadas, polícia chegava e apreendia os equipamentos [sonoros], nós chamávamos na responsabilidade e ninguém sabia quem era o dono da casa. O dono da residência não estava, o locatário não estava. Em alguns condomínios nós entramos, fechamos a casa, evitamos a festa, e, posteriormente, as pessoas começavam novamente. Grande parte das pessoas de outros estados, sem a conscientização”, disse. Para Anselmo Brandão, o resultado da atuação foi positivo para a PM.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Wagner Moreira foi nomeado secretário de cultura, esporte e lazer de Brumado. Moreira é um dos novos nomes apontados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para compor a sua equipe de governo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele definiu que está com força e coragem para trabalhar em prol do município. “Conheço um pouco de esporte, cultura e lazer e estou aqui para trabalhar. O esporte está muito decadente em Brumado. Vamos tentar reerguer isso aí. Faremos o melhor”, assegurou. O secretário adiantou que vai se esforçar ao maixmo, para a retomada dos eventos esportivos na capital do minério.
Foto: Thomas White/Reuters O WhatsApp bateu recorde de chamadas por voz e por vídeo na véspera do Ano Novo. Foram 1,4 bilhão de ligações ao redor do mundo durante a virada de 2020 para 2021, de acordo com o Facebook, dono do aplicativo de mensagens. Em um comunicado na última sexta-feira (1º), a companhia lembrou que a véspera do Ano Novo costuma gerar alto volume de mensagens, além de publicações de fotos no Facebook e Instagram. Desta vez, com a pandemia de Covid-19 e com as reuniões menores entre familiares e amigos, as ligações dispararam. A companhia afirmou que nunca registrou esse volume de chamadas em um único dia. As 1,4 bilhão de ligações representaram um aumento de mais de 50% em comparação com as chamadas feitas na virada de 2019 para 2020. O Facebook disse ainda que o réveillon marcou um recorde de chamadas de vídeo em grupo (com mais de 3 pessoas) no Messenger, considerando dados apenas dos Estados Unidos. Segundo a rede social, foram duas vezes mais ligações durante a véspera do Ano Novo se comparado com um dia normal, mas os números não foram divulgados em detalhes. Além disso, Facebook e Instagram registraram, juntos, mais de 55 milhões de transmissões ao vivo em todo o mundo na véspera de Ano Novo.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Três vereadores formam a bancada evangélica na Câmara Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor João Mário, eleito presidente da Ordem dos Ministros Eclesiásticos de Brumado (Omesb), destacou que a representação evangélica no legislativo será de grande produtividade para o trabalho conjunto com o executivo. “Será uma força de expressão para que os projetos que visem o bem estar da sociedade sejam apreciados com mais atenção. O que temos trazido através da Ordem não é visando a nossa posição eclesiástica, mas em benefício de toda comunidade. Nosso trabalho, por meio da Ordem, dos vereadores e do executivo, é sermos mais participativos em benefício do povo em geral”, defendeu.
Foto: Divulgação/TSE Fernanda Costa (MDB), filha do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, assumiu na segunda-feira (4), uma vaga como vereadora na Câmara de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As informações são do G1. Na última eleição, Fernanda teve 3.999 votos e terminou como suplente do MDB, mesmo partido do atual prefeito do município Washington Reis. Contudo, depois que a Prefeitura de Duque de Caxias nomeou o vereador Sandro Lelis, ex-presidente da Câmara Municipal, como secretário de Serviços Públicos, a filha de Beira-Mar ganhou o direito de assumir uma cadeira no legislativo municipal. Formada em odontologia, a futura vereadora de Duque de Caxias teve em 2020 a sua segunda chance para conseguir uma vaga na câmara. Em 2016, ela teve 3.098 votos quando disputou o pleito como candidata do Partido Progressista (PP).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após um período afastado do comando da pasta, André Cardoso foi nomeado novamente secretário de infraestrutura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Cardoso definiu que estar à frente da pasta será mais um desafio dado pelo gestor. “Ele solicitou que retornasse à pasta porque tem alguns projetos importantes para serem executados nesse novo mandato. Já começamos a discutir esses projetos para darmos os encaminhamentos nesses próximos 4 anos. Em Brumado, tem muita coisa a se fazer na infraestrutura urbana e rural”, afirmou. O secretário adiantou que, hoje, o principal objetivo da área é a questão do esgotamento sanitário. “Vamos em busca do Governo do Estado para que seja feito o nosso esgotamento sanitário, quer seja com a Embasa ou outra empresa. Teremos que definir isso nesse primeiro ano de mandato para que, na sequência, a gente consiga efetivar o esgotamento. Acreditamos que a política irá desatar esse nó”, salientou.
Foto: Reprodução/TV Bahia Uma ventania derrubou árvores e causou estragos ao longo da BR-135, em Barreiras, oeste da Bahia, no domingo (3). O tempo na cidade estava bom até por volta das 16h30, quando começou a fechar. Além da chuva, os ventos fortes causaram danos no município. De acordo com o G,1, o Corpo de Bombeiros foi acionado e teve muito trabalho para desobstruir a via. Foi preciso ser usada uma motoserra. Apesar dos transtornos, não houve feridos. De acordo com informações do Instituto Climatempo, os ventos na cidade chegaram a 60 Km/h.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, permanece no comando da pasta em Brumado. Já são dez anos de secretariado no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele agradeceu a confiança, carinho e respeito do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). “Há dez anos, recebi o convite e o grande desafio que era dar continuidade ao trabalho de Ailton Aguiar, que foi passado pra Elke Barreto e, enfim, chegou às minhas mãos. Só tenho a agradecer pela confiança. Foram anos de muita luta, muito trabalho, investimento na Atenção Básica, implantação de novas equipes. Participei da criação do Lacen, trouxemos o Programa Melhor em Casa, participei das ampliações do Hospital, da construção da enfermaria, do novo centro cirúrgico, da construção das UTIs, da ampliação dos serviços e de novas modalidades de atendimento. Enfim, pra mim é motivo de muito orgulho servir a minha cidade”, declarou. O secretário fez questão de agradecer a sua equipe de trabalho e ao prefeito por oferecer as melhores condições para desenvolvimento das atividades em saúde. “Somos referência não só para Brumado, mas para os 21 municípios da região e para uma população de cerca de 440 mil habitantes. Para os próximos 4 anos, os planos já estão muito bem traçados. A vontade e a garra continuam tão fortes como há dez anos atrás”, garantiu.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Nomeado novo secretário de educação de Brumado, João Nolasco disse ao site Achei Sudoeste que terá um grande desafio pela frente. “Quando recebi esse convite, fui bem claro com o prefeito a respeito das minhas dificuldades. Somos encorajados quando temos pessoas para nos assessorar e conduzir. Na administração e no financeiro, eu me saí muito bem. Na pedagogia, não tenho conhecimento, não vou negar, mas vou buscar pessoas para me auxiliar para dar continuidade ao trabalho”, declarou. Questionado sobre o retorno das aulas presenciais no dia 11 deste mês (veja aqui), Nolasco garantiu que a questão está sendo muito bem trabalhada com o Conselho Municipal de Educação e a Promotoria Pública. “Já está tudo bem adiantado. Combinamos que sou o secretário, mas Ednéia (Ataíde), o professor Adriano e os demais da secretaria vão estar juntos comigo até que a gente possa seguir com essa locomotiva sozinho”, pontuou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O país vive uma segunda onda da Covid-19, o novo coronavírus e muitos governadores e prefeitos estão decretando diversas restrições para conter a proliferação da doença. Em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) garantiu que não irá retroceder nos decretos de flexibilização e que o comércio se manterá aberto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele frisou que o município de Brumado continuará pioneiro nesse sentido. “Entendo que essa segunda onda não pega. Não pegou em Manaus, não pegou nas cidades litorâneas do Rio de Janeiro e não vai pegar muito menos aqui. Não vamos inviabilizar a economia e as indústrias. Brincadeira tem hora”, ironizou. Para o gestor, a economia precisa se manter ativa para que os impactos da pandemia não sejam tão destrutivos para a cidade. “A construção civil é o maior sintoma de uma economia. Se não tivéssemos construindo não estava circulando riqueza, ninguém estava apostando no futuro”, pontuou.
Nesta segunda-feira, 04 de janeiro, o município de Brumado registra 3891 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11119. Entre os diagnósticos: 6 internações, 45 óbitos, 314 pacientes em tratamento e 3532 recuperados. No momento, 77 ainda aguardam resultado laboratorial e 6514 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele garantiu que, no próximo biênio, atuará alinhado com o executivo e com os demais colegas. “Pretendo fazer um belíssimo mandato na presidência da Câmara. Quero trabalhar em conjunto com meus 15 colegas vereadores. Tudo o que a lei permitir eu quero dar aos meus colegas. Tenho certeza que vamos dar certo”, declarou. Zé Carlos de Jonas fez questão de agradecer a todos os parlamentares que depositaram confiança em sua pessoa para assumir a presidência do legislativo.
Foto: Divulgação/PM No último sábado (02), em rondas pelo Bairro Malhada Branca, em Brumado, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) avistaram um indivíduo que dispensou uma mochila ao perceber a presença da viatura. Em seguida, tentou fugir, mas foi alcançado pelos policiais. Na mochila havia drogas. À polícia, ele indicou a origem dos entorpecentes. No local, os soldados encontraram o suspeito, o qual tem diversas passagens por tráfico de drogas e outros crimes. Com o mesmo, foram apreendidos: 62 pedras de crack, 06 buchas de maconha, uma balança de precisão e vasto material comumente utilizado para acondicionar drogas. A dupla foi detida e encaminhada à delegacia.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Clientes do Banco Itaú, em Brumado, denunciaram ao site Achei Sudoeste, nesta segunda-feira (04), falta de dinheiro nas caixas eletrônicos e aglomeração na agência. De acordo com um cliente do banco, durante o feriado de final de ano, os caixas estavam sem dinheiro no município.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O cliente ainda alertou para o período de pandemia da Covid-19, pois a agência não tem um espaço adequado e facilmente tem aglomeração. “É um descaso total”, protestou. Segundo ele, “cheio de gente na agência do tamanho de um ovo”, ironizou. A gerência da unidade de Brumado ainda não se pronunciou sobre o caso.
Foto: Divulgação/SSP-BA Um homem foi preso suspeito de tráfico, na noite de domingo (3), em Itambé, sudoeste da Bahia. Com ele, a polícia apreendeu 1,3 mil porções de drogas. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste faziam patrulhamento tático, quando um homem, segurando sacolas, correu na direção de uma residência, no bairro Felipe Achy. O suspeito foi perseguido e interceptado na entrada do imóvel. Com ele, foram encontradas porções de drogas. Aos PMs, ele confessou que traficava e que guardava mais entorpecentes naquele imóvel. Em um dos quartos, os militares localizaram 1.059 buchas e dois tabletes de maconha, 238 pinos de cocaína e embalagens plásticas vazias. O homem e as drogas foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O pastor João Mário foi eleito presidente da Ordem dos Ministros Eclesiásticos de Brumado (Omesb). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a instituição tem um papel fundamental na sociedade brumadense. “Somos representantes da sociedade cristã junto aos órgãos competentes, os quais representam o poder em nosso município. Buscamos mediação, representação e unidade no campo evangelístico. Buscamos sempre o bem social”, afirmou. O pastor ainda citou o trabalho social realizado pela Omesb com dependentes químicos e pessoas menos favorecidas. “Enfim, a Ordem não é só uma representação eclesiástica, é uma instituição que visa fazer com que o reino de Deus seja visto pelas pessoas. Somos um braço da sociedade”, reiterou.
Foto: Reprodução/G1 Instalações do Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, foi alvo de atos de vandalismo, na madrugada deste domingo (3). Portas, janelas e computadores foram danificados. De acordo com o G1, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que registrou denúncia junto à polícia, que já realizou a perícia e vai investigar o caso. Não há informações sobre a autoria e motivação do vandalismo. Diversos pontos da área interna da unidade foram atacados. Portas e vidraças foram quebradas, equipamentos de informática foram jogados no chão, dentre outras avarias.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informou que, neste ano de 2020, a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou a menor taxa de homicídios dos últimos dez anos (veja aqui). Para ele, a queda significativa não tem relação com a pandemia, haja vista que os números na Bahia, no interior e na própria região apontam para um crescimento nos índices de crimes letais. “Na contramão dessa direção, a gente vê uma redução significativa em Guanambi. Se esse panorama se estendesse pelo estado, por todo interior e para região sudoeste, poderia ser atrelado à pandemia, mas, quando vemos números díspares, constatamos que não tem absolutamente nada a ver com a pandemia”, explicou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) informou sobre a sua pretensão de retomar as aulas presenciais em Brumado no dia 11 de janeiro. Segundo ele, o projeto para retorno das aulas nas escolas já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e está sendo analisado de perto pela Promotoria Pública. “O retorno das aulas presenciais no dia 11 é questão de sintonia fina, coisa pequena, o grosso já está feito. Vamos retomar o meu sonho”, declarou. Nesta segunda-feira (04), o prefeito adiantou que visitará pessoalmente as escolas para acompanhar a realização dos protocolos de segurança para retomadas das aulas. "Está sendo uma luta vitoriosa, mas inglória. Estou plantando para o futuro”, completou.
Foto: Reprodução/Instagram O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de complicações pulmonares em decorrência da Covid-19. Neste domingo (3), o gestor enviou uma mensagem através do filho, o médico Danilo Freire Gusmão. “Acabo de sair de lá e meu pai está bastante animado, lúcido, perguntando sobre todas as situações que acontecem em Conquista”, declarou, em um vídeo compartilhado nas redes sociais. Segundo ele, o quadro do emedebista está em “evolução”. Ainda na gravação, Danilo afirma que Gusmão está confiante no total restabelecimento do quadro e agradeceu as orações que vem recebendo. Ainda não há previsão de alta.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Moradores da Bahia relataram ter escutado um barulho no céu, no sábado (2), e pesquisadores dizem que a causa foi a passagem de um meteoro (veja aqui). Segundo a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), que opera uma rede para monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científico, após moradores de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora relatarem nas redes sociais que escutaram um forte estrondo, por volta das 16h, eles foram buscar imagens que pudessem comprovar que o estrondo estivesse associado a um meteoro. “Nos dados do satélite meteorológico GOES-16, foi verificada a detecção de um flash na região entre 15h50 e 16h. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”, diz nota da Bramon.
Foto: Reprodução/Bramon Além disso, sabendo do local e do horário aproximado onde o caso ocorreu, a entidade fez também uma busca nas câmeras do Clima ao Vivo na região e, apesar do mal tempo em boa parte da região, o registro em vídeo da passagem do meteoro foi encontrado na câmera em Nova Redenção, a cerca de 150 km de distância. “Por ser um bólido diurno, seu brilho é ofuscado pela luminosidade do céu durante o dia. Mas é possível perceber o meteoro passando rapidamente entre as nuvens, exatamente às 15h59 desse sábado”, afirma a nota. A Bramon ainda destacou que está trabalhando na análise dos dados para determinação da trajetória e de maiores informações a respeito do objeto. Como o bólido pôde ser visto na luz do dia, os pesquisadores acreditam que tenha sido um meteoro de grandes proporções que não tenha se dissolvido completamente na atmosfera. Ou seja, há a possibilidade de parte do meteoro ter caído em terras baianas.
Foto: John Cairns/University of Oxford A Anvisa aprovou um pedido feito pela Fiocruz para importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. No dia 23 de outubro, a Anvisa já tinha autorizado a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o G1, no pedido feito pela Fiocruz, a indicação é que as vacinas cheguem ao país ainda em janeiro. A importação é considerada excepcional porque o imunizante ainda não foi submetido à autorização de uso emergencial ou registro sanitário. Segundo a agência, a aprovação ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020, mesmo dia que o pedido de importação foi protocolado pela Fiocruz — que é a responsável pela produção da vacina. Ainda de acordo com a Anvisa, por se tratar da importação de vacina que ainda não foi aprovada no país, a entrada do material no país deve seguir algumas condições. O principal deles, diz a agência, que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país. Na sexta-feira, a Anvisa afirmou que terminou a análise dos documentos já apresentados pela AstraZeneca sobre a vacina. Na prática, isso quer dizer que a agência “está em dia” com o que foi apresentado até agora.