Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

21 Jan 2021 - 21:10h

Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, o município de Brumado registra 4259 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12175. Entre os diagnósticos: 3 internações, 47 óbitos, 274 pacientes em tratamento e 3938 recuperados. No momento, 86 ainda aguardam resultado laboratorial e 7170 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

21 Jan 2021 - 17:00h

Um servidor público foi encontrado morto em uma cela da delegacia de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, depois de ter sido preso suspeito de furtar 8,6 mil seringas e outros materiais hospitalares do Núcleo Regional de Saúde do município. O caso aconteceu na quarta-feira (20). De acordo com o G1, a suspeita da polícia é de que o homem tenha cometido suicídio. O caso começou quando a direção do Núcleo Regional de Saúde começou a desconfiar do sumiço de materiais hospitalares, como luvas descartáveis, seringas e caixas de isopor. Os responsáveis pela unidade acionaram à polícia, que começou a acompanhar a rotina do Núcleo e passou a suspeitar do servidor, que não teve a identidade divulgada. Os policiais passaram a seguir o suspeito, foram à casa dele e, ao chegar no imóvel, encontrou o material escondido. De acordo com as investigações, a esposa do funcionário sabia dos furtos. Os dois foram levados para prestar depoimento no Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep) e, enquanto a ocorrência estava sendo registrada, e os policiais eram ouvidos, o suspeito aguardava em uma cela. Quando o investigador e o advogado de defesa foram buscar o servidor, encontraram ele morto na cela. A delegacia de Vitória da Conquista está investigando o caso.

21 Jan 2021 - 16:30h

Denúncias que profissionais da área que não estão enquadrados entre o grupo prioritário para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foram recebidas pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são do Jornal A Tarde. De acordo com as denúncias, funcionários teriam burlado documentos para receberem o imunizante na última terça-feira, 19. Segundo o cronograma definido pela prefeitura, os profissionais que seriam vacinados primeiro seriam os que atuam no combate direto ao coronavírus. Profissionais de redes hospitalares que não estão enquadrados como prioridade teriam falsificado a declaração de trabalho para receberem o imunizante. A secretaria disse que não tem controle dos profissionais que trabalham na rede hospitalar e fica a cargo de cada instituição a responsabilidade de encaminhar apenas os profissionais que atuam na linha de frente. O órgão disse também que os fatos foram apurados e a instituição que enviou funcionários que não faziam parte deste grupo foi convocada para uma reunião nesta quarta-feira, 20, para as devidas notificações. O nome da instituição, nem quais penalidades podem sofrer a rede hospitalar e os profissionais que falsificaram a documentação foram divulgados.

21 Jan 2021 - 16:00h

O governador Rui Costa considera que a vacinação contra o coronavírus na Bahia está em “ritmo bom” e lembra que o estado é um dos que mais aplicaram as doses, juntamente com São Paulo. No entanto, Costa chamou a atenção para o fato de que a quantidade de vacinas disponibilizada pelo Ministério da Saúde foi muito pouca. “Conseguimos distribuir rapidamente a vacina pelos 417 municípios. Infelizmente, como todos sabem, não recebemos o suficiente nem mesmo para imunizar todos os profissionais de saúde. Diria que estamos em um ritmo bom”, afirmou. A Bahia ingressou com ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer a aquisição de doses da vacina russa Sputinik V. Na quarta-feira (20), o relator da ação, ministro Lewandowisk, deu um prazo de 72 horas para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se pronuncie sobre a autorização da vacina russa. A Bahia possui um contrato de prioridade para receber até 50 milhões de doses da Sputinik V. 

21 Jan 2021 - 15:30h

Um médico de 95 anos escolhido para ser o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Mutuípe, cidade que fica no interior baiano, morreu na madrugada desta quarta-feira (20), horas antes de ser imunizado em evento que aconteceria pela manhã. Segundo informações do prefeito de Mutuípe, Rodrigo Maicon de Santana Andrade (MDB), o Digão, Divaldo Brandão, que foi o primeiro médico da cidade, morreu dormindo. Ainda não há informações sobre a causa do óbito. O velório de Divaldo Brandão ocorreu na manhã desta quarta-feira na Câmara de Vereadores da cidade. Em seguida, o corpo do médico foi levado para Salvador, onde vai ser sepultado. De acordo com o G1, Divaldo Brandão chegou em Mutuípe em 1952 durante o surto de febre tifoide na região. O médico atendia as áreas de clínica médica geral e ginecologia. “Ele foi o primeiro médico de Mutuípe, ele trabalhou aqui a sua vida profissional toda. Então, trabalhou no hospital por muitos anos, no posto de saúde do município”, disse o prefeito Digão. Nas redes sociais, a Prefeitura de Mutuípe publicou uma nota de homenagem ao médico e disse que ele deixou um “legado de alegrias com seu sorriso sempre contagiante”.

21 Jan 2021 - 15:00h

Em atuação conjunta, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizaram nesta quarta-feira (20), duas ações contra o prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), por desrespeitar os protocolos e "furar a fila" para ser vacinado contra a Covid-19 mesmo não pertencendo ao grupo prioritário da fase inicial (veja aqui). Foi ajuizada uma ação civil pública e outra de improbidade. Os órgãos querem a condenação do prefeito por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública – princípios da impessoalidade e da moralidade – e a indisponibilidade de seus bens, para pagamento de multa de R$ 145mil.

O prefeito tem 60 anos, não atua na linha de frente do combate à pandemia e não mora em uma instituição para idosos, não fazendo parte, portanto, do grupo destinado a receber as primeiras vacinas que chegaram ao estado. Na primeira remessa, foram 100 doses enviadas a Candiba, suficientes para imunizar apenas 50 dos 14 mil habitantes do município. O MPF e o MP também solicitam à Justiça que o prefeito seja condenado a pagar R$ 50 mil, a título de indenização por danos morais causados à coletividade, e fique impedido de receber a segunda dose do imunizante até que chegue a sua vez. Além disso, querem a desvinculação da imagem do gestor de todos os atos da campanha de vacinação, a obrigação do prefeito retratar-se publicamente e a apresentação do nome, qualificação e critério de cada pessoa imunizada ao final de cada etapa do processo.

21 Jan 2021 - 14:30h

A pandemia da Covid-19 pode ser pior em 2021 do que foi em 2021. O alerta é do diretor do Instituto do Butantan, Dimas Covas. De acordo com ele, para isso não ocorrer é preciso adotar medidas para reduzir os casos da doença e aumentar a compra de vacinas. As declarações foram dadas, nesta terça-feira, 19, durante transmissão fechada da XP Investimentos, destinado a clientes institucionais da XP, como bancos, gestoras e corretoras. A live faz parte de uma série de transmissões ao vivo que a corretora organiza regularmente com temas que afetam o mercado financeiro. Covas criticou a atuação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no combate ao coronavírus. Segundo ele, o Ministério da Saúde não comprou doses suficientes da CoronaVac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

21 Jan 2021 - 14:00h

A médica socorrista Brenda Cardoso foi a primeira profissional de saúde da equipe do Samu 192, em Brumado, a receber a vacina Coronavac, que protege contra a Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela definiu que a sensação é de esperança e realização. “Esperamos por isso há praticamente 1 ano. Foram tantas lutas, tantos profissionais que vimos sofrendo tentando curar as pessoas, tantas famílias que perderam seus entes queridos. Essa vacinação vem como um respiro e uma esperança pra todo mundo”, resumiu. Cardoso fez questão de defender a ciência e a importância da imunização para deter o avanço da doença em todo mundo.  “Temos que confiar na ciência e nas evidências científicas quanto à eficácia das vacinas”, completou.

21 Jan 2021 - 12:00h

Um pai foi preso, na última terça-feira (19), acusado de maus tratos, castigo físico e ameaça contra sua filha de 13 anos, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a denúncia foi realizada pelo Conselho Tutelar do município. A prisão foi efetuada pela polícia militar. Ele foi preso em sua residência e conduzido para a delegacia de Guanambi, onde segue à disposição da justiça. Já a criança está sob os cuidados do conselho tutelar de Caculé.

21 Jan 2021 - 11:30h

Pressionado por críticas ao enfrentamento da pandemia da covid-19 e alvo de novos pedidos de impeachment, o presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, 19, que não pode dizer que é um “excelente presidente”. Ele disse, contudo, estar “cumprindo uma missão” e fez referência a gestões anteriores. “Não vou dizer que eu sou um excelente presidente. Mas tem muita gente querendo voltar o que eram os anteriores. Já reparou? É impressionante. Estão com uma saudade de uma..., disse para apoiadores nesta manhã, sem concluir a frase. A fala do presidente ocorre em meio a pressões sobre o governo federal devido à atuação no combate à pandemia da covid-19. A sobrecarga do sistema de saúde em Manaus (AM) e a falta de oxigênio em hospitais afetou a imagem do governo e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que já adota tom defensivo em seus discursos. A crise em Manaus motivou partidos de oposição, que somam 119 deputados, a apresentarem novo pedido de impeachment contra Bolsonaro. Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT pedem que o presidente seja responsabilizado política e criminalmente pela situação no Amazonas e por sua conduta de desacreditar medidas de proteção durante a pandemia. O pedido se soma a outros cerca de 60 entregues à Câmara dos Deputados desde o início do mandato de Bolsonaro. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), descartou um possível processo de impeachment neste momento.

21 Jan 2021 - 11:00h

O vereador Juvêncio Rubens de Souza Araújo (Podemos) encaminhou ofício ao secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, solicitando o quantitativo das doses da Coronavac encaminhadas ao município, bem como a relação, com nomes e locais onde prestam atendimento, dos profissionais de saúde imunizados nessa primeira etapa de vacinação. Segundo o parlamentar, a solicitação tem o objetivo de impedir que haja qualquer tipo de ilação que comprometa a credibilidade do processo. O vereador adiantou que pretender dar ampla publicidade e transparência aos dados. “Estou certo de que tudo já foi pensado e a vacinação em Brumado ocorrerá sem contratempos. Mesmo assim, não posso deixar de cobrar da Administração Municipal que o processo seja o mais transparente possível”, ponderou.

21 Jan 2021 - 10:30h

A Caixa assumiu em 2021 a gestão dos recursos e pagamentos das indenizações do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O seguro DPVAT foi criado há quase 50 anos para indenizar cidadãos envolvidos em acidentes de trânsito, sejam eles motoristas, passageiros ou pedestres. Com a mudança de gestão, o seguro passa por alterações nos formatos de solicitações e pagamentos das indenizações. Vale lembrar, que embora o pagamento do DPVAT esteja suspenso em 2021, o seguro continua existindo. Qualquer vítima de acidente de trânsito envolvendo veículos automotores (carros, motos, ônibus e caminhões), sejam motoristas, passageiros ou pedestres, e seus beneficiários. As indenizações são pagas independentemente da apuração de culpados e do reconhecimento do veículo. São cobertos casos de morte, invalidez permanente total ou parcial, e reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada por danos físicos causados pelos acidentes de trânsito.

21 Jan 2021 - 10:00h

Os professionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 em Brumado começaram a ser vacinados na terça-feira (19) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Centro de Atendimento Covid-19, Anderson Cardoso, disse que o início da vacinação configura uma nova etapa no enfrentamento à pandemia. “Pra gente, a vacina é um divisor de águas. Com a vacina, estaremos protegidos. Todo mundo aqui se colocou de prontidão pra receber a imunização”, declarou. 

21 Jan 2021 - 09:30h

Atenção Brumado, a maior loja de sofá do Sul da Bahia está chegando na cidade. No próximo dia 25, Feira de Sofás Outlet de Fábrica marcará presença na região com os melhores produtos e preços do mercado. São sofás com descontos de até 50%, em até 12 vezes sem juros. O outlet estará montado no Posto São Cristóvão, na Avenida Centenário. Você não pode perder a chance de comprar o melhor sofá pelo menor preço.

21 Jan 2021 - 09:00h

Em decreto publicado no Diário Oficial, o Município de Caetité, a 100 km de Brumado, declarou estado de calamidade pública na cidade para enfrentamento à pandemia. O documento considera o agravamento da crise provocada pela pandemia e os impactos negativos na economia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito Valtécio Aguiar (PDT) também pontuou que as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas para o presente exercício poderão restar gravemente comprometidas no município de Caetité, assim como as metas de arrecadação de tributos, pela redução da atividade econômica.

21 Jan 2021 - 08:30h

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o "e-Saúde", certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.

21 Jan 2021 - 08:00h

O vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), mais conhecido como Beto Bonelly, reclamou da falta de condições nos novos gabinetes disponibilizados na Câmara Municipal de Brumado. Segundo o parlamentar, na legislatura anterior, o legislativo aprovou o aumento do número de vereadores de 13 para 15, o que exigiu também o aumento de gabinetes, de forma a proporcionar aos novos vereadores boas condições de trabalho. “Infelizmente isso não foi feito e os novos gabinetes destinados não dispõem dos equipamentos e mobiliários suficientes para tais fins. No processo de divisão dos gabinetes, me foi destinado um destes novos locais, porém, desprovido de todo o tipo de equipamentos eletrônicos e mobiliários básicos, itens necessários ao desempenho de minhas funções como representante municipal”, reivindicou. O vereador relatou que já solicitou ao atual presidente da Câmara Municipal uma solução para o problema, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. Por fim, Bonelly salientou que não tem conseguido receber a população em seu gabinete em virtude da ausência de condições mínimas, já que o local sequer possui cadeiras. “No momento venho utilizando notebook de propriedade pessoal, já que tal equipamento não me foi fornecido pela Câmara. Espero que toda essa situação seja resolvida o quanto antes para que eu possa receber de portas abertas a população brumadense em meu gabinete e trabalhar em prol das medidas necessárias à melhoria de nossa cidade e da vida das pessoas que aqui estão”, completou.

21 Jan 2021 - 07:30h

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem por objetivo estimular, incentivar e capacitar o indivíduo na realização de suas funções básicas relativas ao seu cotidiano/rotina visando, sempre, a sua autonomia e independência. E na atuação com as crianças, o que fazer? O profissional deve estar atento às demandas psicomotoras, cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais dessas crianças buscando identificar o que está impedindo o pleno desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. Para isso, esse profissional utiliza o “brincar” como ferramenta fundamental na sua prática com o público infantil. É através deste “brincar” que a criança explora o mundo, experimenta, erra/acerta, aprimora, aprende, se relaciona com o outro e com o mundo. O Laboratório e Clínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, no Bairro Centro, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp).

21 Jan 2021 - 07:00h

A equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192), em Brumado, recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora Regina Coqueiro disse que o imunizante é de extrema importância para os profissionais que estão em contato direto com os pacientes infectados. “A meta é vacinar 100% dos nossos profissionais pra que a gente tenha segurança e possa trabalhar sem medo e risco de contrair a Covid-19”, salientou. Segundo Coqueiro, toda a equipe aguardava ansiosamente a vacina e se mostrou receptiva quanto à imunização. “Continuamos usando os equipamentos de proteção individual, mas a vacina é que dará a segurança e tranquilidade necessárias para fazermos o nosso trabalho”, reiterou.

21 Jan 2021 - 00:00h

Assim como Brumado, os municípios vizinhos de Aracatu, Malhada de Pedras e Dom Basílio também registraram o aumento de casos da Covid-19 após o período das eleições e das festas de final de ano. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, Anderson Cardoso, informou que a demanda de atendimentos de pacientes dessas cidades aumentou na unidade. “As cidades vizinhas começaram a requisitar mais a unidade por conta de pacientes grave. Isso também aumentou muito a nossa demanda”, pontuou. O coordenador destacou que, em termos de atendimento, o número de pacientes idosos e jovens se equipara. Porém, quanto se trata do desenvolvimento de sintomas graves, as pessoas acima de 60 anos e com sobrepeso estão mais propensas aos internamentos.