Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2022
Aumento de casos da Covid-19 leva Bahia a suspender visitas em unidades de saúde Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) anunciou, nesta segunda (24), a suspensão das visitas em todas as unidades de saúde que contam com serviços de internação, sejam enfermarias ou em unidades fechadas como UTIs e Centro Cirúrgico. A decisão leva em consideração o aumento no número de casos da Covid-19 na Bahia. Por meio de um comunicado oficial, a Sesab informou que a medida foi oficializada depois que o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atualizou as notas técnicas que trazem orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados durante a pandemia da Covid-19. Um dos trechos do comunicado informa que as unidades de saúde devem priorizar as visitas no formato virtual. “As unidades de saúde devem incentivar as visitas virtuais, através de vídeo chamadas ou ligações, através da equipe multiprofissional, conforme o Manual de Orientações para reunião virtual com a equipe de assistência, disponível no site da Sesab”. Segue autorizada apenas a permanência de um acompanhante para pacientes acima de 60 anos, portadores de necessidades especiais, menores de 18 anos ou em cuidados paliativos. Foi estabelecido também que as unidades de saúde devem exigir comprovação de esquema vacinal, seja por meio do cartão de vacinação ou meio eletrônico, através do aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde – ou aplicativo próprio do município de residência, caso exista. O esquema vacinal completo deve estar de acordo com o Plano Nacional de Imunização, que recomenda a primeira, segunda e terceira doses, com intervalos entre a segunda e terceira dose de 150 dias. No caso dos acompanhantes de gestantes e puérperas, cada paciente passa a ter direito a um acompanhante durante toda a evolução do trabalho de parto, desde que seja respeitado o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas presentes na sala, contando com a equipe de saúde e as outras parturientes. É obrigatório que o acompanhante utilize máscara cirúrgica durante todo o período que estiver na unidade de saúde. Para as pacientes menores de 18 anos, o acompanhante deverá ser o pai, a mãe ou o responsável legal.

Comunidade católica de Brumado celebra festa em homenagem a São Sebastião Foto: Diego Vieira

Entre os dias 17 e 20 de janeiro, a Comunidade Matriz do Bom Jesus, em Brumado, celebrou a festa em honra e glória a São Sebastião, padroeiro da cidade. Baseado no tema central “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, foi realizado o tríduo festivo. A abertura foi dada pela Santa Missa, celebrada pelo Padre Sandro Alves Teixeira Lima e concelebrada pelo Padre Cleonídio Alves da Silva. Em sua homilia, o Padre Sandro lembrou que São Sebastião foi aquele que avançou pelo caminho da fé, mantendo-se fiel a Cristo e à Igreja. No dia 20, dedicado ao padroeiro, a festa foi iniciada com a alvorada festiva às 06h30, logo após, missa matinal; ao meio-dia, oração do Ângelus em família e, às 18h, Missa Solene, presidida pelo pároco Padre Cleonídio Alves da Silva. O evangelho refletido na celebração eucarística foi muito bem discutido pelo pároco, que enfatizou o que vimos nos três dias de preparação para a festa. A celebração seguiu seu rito normal, com a oração do credo, a ladainha a São Sebastião e a oração eucarística, depois a comunhão feita pelos fiéis presentes. No final da celebração uma linda queima de fogos abrilhantou mais ainda os festejos. Houve também sorteio de brindes que ajudaram a custear as despesas da festa com a venda de muitos bilhetes.

Criança de 2 anos morre após se afogar em tanque no oeste da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma criança de 2 anos morreu após se afogar em um tanque, na casa onde morava, no final da tarde de sexta-feira (22), na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso aconteceu por volta das 17h, no assentamento Santa Rita. De acordo com o G1, o menino foi identificado como Cauan Antônio de Jesus Santos. Cauan Santos chegou a ser atendido por funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. A Polícia Civil foi acionada e expediu as guias periciais. A morte da criança não será investigada pela Polícia Civil, porque foi considerada como acidental.

Uesb adia retorno das aulas devido ao aumento de casos de Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido ao aumento no número de casos da Covid-19 em toda Bahia, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) adiou o retorno presencial das atividades acadêmicas para o dia 14 de fevereiro. A decisão leva em conta o potencial risco de transmissão da variante Ômicron e o surto de gripe no Estado. Na portaria, a Uesb informou ainda que os restaurantes e lanchonetes dos três campi também retornarão no dia 14 de fevereiro. Nas creches do campus de Jequié e Vitória da Conquista, os serviços devem voltar no dia 7 de fevereiro. A universidade exigirá o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para toda a comunidade acadêmica e para que o público externo tenha acesso às dependências da Uesb.

Idoso de 63 anos é espancado a pauladas após ter casa invadida no norte da Bahia Foto: Augusto Urgente

Um idoso de 63 anos foi espancado a pauladas após ter a casa onde mora invadida, no domingo (23), na cidade de Jacobina, no norte da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu na rua Presidente Kennedy. Os familiares da vítima o encontraram caído no chão, na varanda do imóvel. O idoso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para um hospital da região. A autoria e motivação do crime são apuradas. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Jacobina.

Carinhanha: Corpo de homem é encontrado no rio São Francisco após barco afundar Foto: Reprodução/G1

O corpo de um homem de 37 anos foi encontrado no rio São Francisco no início da tarde desta segunda-feira (24) na cidade de Carinhanha, no sudoeste da Bahia. Davi de Jesus estava desaparecido desde a tarde de sábado (22). Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente de Cariranha, Davi de Jesus e mais três pessoas estavam em um barco rebocador quando houve a desestabilização da embarcação, que afundou. De acordo com o G1, as outras três pessoas conseguiram ser resgatadas por barcos que transitavam no local. De acordo com a secretaria, no local em que a embarcação afundou, o São Francisco costuma ter cerca de 2 metros de profundidade, mas por causa da cheia do rio, estava acima dos 9 metros, no sábado. As buscas pelo homem iniciaram na manhã de domingo (23). A ações contaram com três bombeiros mergulhadores de Vitória da Conquista e outros cinco que estavam em cidades vizinhas. Três funcionários da Marinha do Brasil, que estavam na cidade de Bom Jesus da Lapa, foram até o local para investigar o ocorrido. O corpo foi localizado por um pescador, 20 km do local onde o barco afundou.

Brumado: Atendimento da Embasa ocorre apenas via WhatsApp e populares cobram serviço presencial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, desde o início da pandemia, o escritório da Embasa foi fechado para atendimento ao público. O serviço tem sido prestado apenas através do aplicativo WhatsApp. No entanto, a população reclama da demora no atendimento das solicitações e cobra a retomada do serviço presencial, assim como tem sido prestado em outras cidades da região (veja aqui). Na manhã desta segunda-feira (24), o consumidor Wanderlei de Souza Bruno esteve no escritório da empresa, na sede do município, para solicitar uma religação, mas foi informado de que o atendimento tem sido feito apenas de forma on-line. Ao site Achei Sudoeste, ele reclamou da mudança. “Antes não tinha isso. Foram lá rapidinho pra cortar a água, mas pra atender agora é 1 hora, 2 horas. É sacanagem”, disparou. Bruno criticou o fato de o escritório estar trancado, visto que é um direito do consumidor o atendimento presencial. “Por que as outras cidades têm atendimento presencial e Brumado não? Queria entender”, concluiu.

Embasa faz atendimento presencial na região, mas não oferece o mesmo serviço em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora na região a Embasa preste atendimento presencial ao público, o mesmo não acontece na cidade de Brumado. A denúncia foi feita ao site Achei Sudoeste pelos vereadores Harley Lopes (Republicanos) e Luís Carlos Caíres (PP), o Palito. Ambos estiveram na empresa, em Caetité, onde foram atendidos pelo gerente Manoel Marcos. “Lá o atendimento presencial funciona normalmente. Não entendemos até agora por que em Brumado eles não atendem a população”, disse Lopes. O parlamentar suspeita que a diferença no tratamento ao público tenha relação com as inúmeras cobranças em virtude dos buracos causados pela falta do esgotamento sanitário municipal e com o impasse com a prefeitura. “O escritório está fechado com cadeado e as pessoas não têm acesso a nada para tirar suas dúvidas. É estranho”, salientou. O vereador Palito relatou que também esteve na sede da empresa em Vitória da Conquista, em dezembro último, para protocolar um documento e o escritório estava aberto ao público. “Em Brumado, acho um absurdo, uma falta de respeito o escritório ser trancado. As portas da Embasa no município sempre estão fechadas”, disparou. Além da dificuldade no atendimento presencial, a população também reclama de não conseguir contato com a concessionária via telefone.

Covid-19: Brumado tem 230 casos ativos e 2 pacientes internados

Nesta segunda-feira, 24 de janeiro, o município de Brumado registra 10293 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 2 internações, 197 óbitos, 230 pacientes em tratamento e 9866 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Secretário manifesta contra realização de festas diante do aumento de casos de Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, se manifestou contrário à realização de eventos festivos na cidade diante do aumento de casos de Covid-19 em toda região. Segundo Feres, embora os eventos estejam em conformidade com o que determina o Decreto Estadual do governo baiano, as pessoas devem evitar esse tipo de aglomeração. “Por mais que peçam o comprovante de vacina e que cumpram todo protocolo de segurança, em uma festa, as pessoas não vão estar de máscara ou cumprindo o distanciamento social. Entendo que ainda não é hora de fazer esse tipo de evento”, opinou durante coletiva de imprensa na última semana. Para o secretário, nesse momento, cabe a cada um fazer a sua parte para evitar a disseminação do vírus. “Se você quer ir, você está assumindo o risco. Além da Covid, temos outros vírus circulando que provocam síndromes respiratórias”, alertou.

Covid-19: Caetité tem ocupação de 90% de UTI adulto e Vitória da Conquista 84% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Das 33 unidades hospitalares que contam com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da Covid-19 em todo o estado, oito estão com ocupação superior a 80%. Os dados foram levantados com base no último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), neste domingo (23). De acordo com o Bahia Notícias, no sudoeste baiano, os hospitais de duas cidades estão com os números de ocupação de leitos superiores a 80%. Em Caetité, a 100 km de Brumado, o Hospital Municipal tem uma taxa de ocupação de UTI adulto de 90%. Já em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, o Hospital Geral de Vitória da Conquista soma 84% de ocupação dos leitos de UTI ocupados. Com apenas uma unidade destinada a UTI pediátrica, a taxa de ocupação para o público é de 100%.

Brumado: Com tumor no cérebro, menina de 13 anos precisa ser transferida para UTI com neurocirurgião Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde a última sexta-feira (21), Emilly Grazielly Lima Dias, de apenas 13 anos, está internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, em virtude de um tumor no cérebro. A paciente aguarda transferência para uma unidade de saúde com Unidade de Terpia Intensiva (UTI) avançada para ser acompanhada por um neurocirurgião. A regulação da paciente já foi feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a vaga ainda não saiu. A mãe da menina, Elza dos Santos Meira, fez um apelo desesperado ao Ministério da Saúde, à Secretaria Estadual de Saúde, bem como à Secretaria Municipal de Saúde. “Precisamos transferir a minha filha daqui de Brumado com urgência para um hospital que tenha neurocirurgião, mas não estamos conseguindo. Os médicos falaram que o problema dela tem que ser rápido. Aqui em Brumado não tem subsídio pra cuidar dela. Faço esse apelo, quem puder nos ajudar, nos ajude”, pediu. No momento, a adolescente encontra-se entubada em cuidados intensivos.

Covid-19: Ômicron pode acelerar fim da pandemia na Europa, diz OMS

A variante ômicron do coronavírus, com a qual 60% dos europeus poderão ser infetados antes de março, deu lugar a uma nova fase da pandemia de Covid-19 na região e poderá acelerar o seu fim, disse o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa. “É plausível que a região esteja se aproximando do fim da pandemia”, declarou à AFP Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, embora tenha pedido cautela, dada a versatilidade do vírus. “Assim que a onda da Ômicron se acalmar, haverá imunidade por algumas semanas e meses, seja graças à vacina ou porque as pessoas terão sido imunizadas pela infecção, e também uma queda devido à sazonalidade”, considerou. Por estar no hemisfério Norte, a Europa enfrenta o inverno neste momento, período no qual as doenças respiratórias são transmitidas com mais facilidade. No entanto, a Europa não está numa “era endêmica”, sublinhou o responsável. “Endêmico significa [...] que podemos prever o que vai acontecer; esse vírus surpreendeu mais de uma vez, então temos que ter cuidado”, insistiu Kluge.

Após 266 dias, Malhada de Pedras registra morte por Covid-19 em paciente sem imunização Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, registrou um novo óbito em decorrência da Covid-19 após 266 dias desde a última morte. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um homem de 59 anos, hipertenso, que ainda não havia sido imunizado contra o coronavírus. Há cinco dias, ele apresentava sintomas gripais, porém não procurou o posto de saúde. Atravessando a terceira onda da pandemia, a cidade atingiu o número recorde de 72 casos ativos do novo coronavírus. Desde os primeiros dias do ano, os dados da doença têm crescido significativamente no município. Este é o segundo óbito na região de paciente que não foi vacinado contra a Covid-19. O primeiro foi registrado em Livramento de Nossa Senhora (veja aqui).

Avô é condenado a 60 anos de prisão por estuprar três netas em Minas Gerais Foto: Eric Bezerra/MP-MG

Um homem foi condenado na sexta-feira (21) a 60 anos de prisão por estuprar por mais de um ano três netas. O caso ocorreu em Itajubá, no Sul de Minas Gerais. Os pais das vítimas também foram condenados a 40 anos de prisão. As informações são do jornal o Globo. Conforme investigação, o casal sabia dos atos de violência, mas era omisso e permitia a conduta do parente. Conforme a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), os abusos foram praticados diversas vezes entre novembro de 2017 e dezembro de 2018. O homem morava com a mulher, avó das crianças, no mesmo terreno que as vítimas e os pais delas, mas em casas separadas. Ele aproveitava a ausência dos pais e as viagens que a mulher fazia para tratar uma doença cardíaca para praticar os crimes. Ainda segundo o MPMG, a família se mudou quando os pais souberam que as crianças eram abusadas. Pouco depois, porém, retornaram para o mesmo terreno e os atos de violência sexual continuaram. Quando as autoridades tiveram conhecimento dos fatos, as meninas foram encaminhadas para um abrigo. Consta no processo que a psicóloga da instituição que acolheu as irmãs afirmou que a mãe delas justificou que não tomava providências “porque não tinha aonde ir e não tinha o que dar de comer para as filhas”. Uma das meninas relatou, porém, que a mãe não acreditava no que ela lhe contava. A garota informou que o avô ameaçava separá-las da família, caso o denunciassem. No julgamento, o homem negou o abuso contra as netas, afirmando que “todas elas sempre foram tratadas com muito amor e carinho”. Ele não poderá recorrer ao processo em liberdade, mas esse direito foi concedido aos pais.

PM entrega alimento e roupa a famílias atingidas pela chuva em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

A Polícia Militar, por meio da Patrulha Solidária, entregou 400 cestas básicas, 300 frangos e mais de 2.000 peças de roupa a famílias que foram vítimas das fortes chuvas que caíram em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os policiais realizaram a entrega dos donativos nos bairros Campinhos, Sisal, Morada Nova e Lage Grande. Os itens doados estão entre os arrecadados pela campanha Força Solidária, que vem sendo realizada pela PM em toda a Bahia. O coronel Ivanildo Silva, do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (Cprso), que coordena a Patrulha Solidária, ressaltou a importância da ação. “Vitória da Conquista tem sido uma referência de solidariedade no estado. Aqui, a PM, em parceria com a sociedade, criou uma rede colaborativa que tem acolhido milhares de famílias e minimizado os impactos socioeconômicos da pandemia e das imensas chuvas que ocorreram nas regiões sudoeste e sul”, concluiu.

Bombeiros resgatam 11 da mesma família em praia da Paraíba Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros resgatou 11 turistas de Brasília, da mesma família, que estavam se afogando na praia de Coqueirinho, em Conde, na grande João Pessoa. O fato aconteceu na sexta-feira (21), quando três adultos e oito crianças caíram em uma vala. As informações são do G1. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os turistas acessaram o banco de areia da praia pelas pedras. Na hora de retornar, ao invés de voltar pelas pedras, resolveram seguir por dentro da praia, quando caíram dentro de uma vala e começaram a se afogar. No momento, os guarda-vidas presentes na praia de Coqueirinho já estavam indo ao encontro deles para alertar sobre a existência da vala. A equipe utilizou flutuadores e conseguiu resgatar todos a tempo. Nenhum deles precisou de atendimento médico.

Homem de 44 anos morre em colisão na BA-142 em Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã do último sábado (22), um acidente com vítima fatal foi registrado na BA-142, na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na Chapada Diamantina. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). No local, dois veículos colidiram e o condutor Alexandro Alves da Silva, 44 anos, morreu na hora. O outro motorista envolvido no acidente não foi encontrado na rodovia. A polícia registrou a ocorrência e está investigando as causas da colisão.

Casarão dos Alcântara será demolido em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O “Casarão dos Alcântara”, situado na Praça Dom Hélio Paschoal, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, será demolido. Devido ao seu atual estado de ruínas, a estrutura física do imóvel está comprometida (veja aqui). A prefeitura promoveu uma vistoria no local e emitiu parecer técnico notificando os proprietários sobre a necessidade urgente de recuperação ou demolição do casarão para evitar futuras tragédias. Isso porque o imóvel está localizado em uma área de intensa circulação de pessoas e há possibilidade de desabamento. Em nota pública, os proprietários disseram que têm consciência da importância do casarão para o patrimônio artístico e cultural da cidade, porém a recuperação do imóvel possui um custo financeiro muito alto e, portanto, inviável para a família. “Tristes estamos, mas temos consciência que a recuperação do Casarão dos Alcântara teria um custo financeiro muito alto, portanto, inviável para a família. Então, neste momento a demolição será necessária, a qual pedimos a compreensão de todos, comunidades, setores econômicos, entidades sociais e culturais”, escreveram.

Pais podem perder guarda por não vacinar filho contra Covid-19

O ministro?Ricardo Lewandowski, do?Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta semana que os?Ministérios Públicos adotem as “medidas necessárias” para?fiscalizar pais que não estejam vacinando seus filhos conta a Covid-19. As informações são do Tribuna da Bahia. Segundo o?procurador-geral de Justiça de São Paulo,?Mário Sarrubbo, as punições nestes casos podem?chegar até a perda da guarda temporária da criança. Em entrevista à?Rádio Eldorado, na manhã de ontem, Sarrubbo reforçou que os promotores devem ser acionados pelos conselhos tutelares após avisos das escolas sobre eventuais casos de pais resistentes à vacinação. “No nosso gabinete é consenso a obrigatoriedade de os pais vacinarem os filhos. Não só para a Covid-19, mas todas as outras. Não temos nenhuma dúvida que a Constituição Federal pondera a liberdade de crença, religião, convicção dos pais, inclusive na criação de seus filhos. Porém, em contraponto com o bem jurídico da integridade física e saúde das crianças, que prepondera e indica de forma muito clara a obrigatoriedade de os pais de vacinarem seus filhos, especialmente agora”, pontuou.?  Lewandowski oficiou os procuradores-gerais de Justiça dos 26 Estados e do Distrito Federal sobre o assunto. A determinação?considerou previsões na Constituição e no?Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?sobre os direitos das crianças e adolescentes – entre eles, a vacinação. O procurador explicou?que a postura inicial será, no primeiro momento, de diálogo entre o promotor e os responsáveis pelo menor, seguida de?advertência por não imunizar a criança. “A partir daí, prosseguindo com ações injustificadas, procedimentos específicos serão aplicados, que podem chegar a punições?(mais severas), como advertências, multas e até perda temporária do poder familiar, o que não esperamos que aconteça”, ponderou.

Justiça obriga Vitória da Conquista a não cobrar IPTU e ITR de terreiros de Candomblé e Umbanda Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Rede Beneficente, Cultural, Educacional e Religiosa Caminhos dos Búzios, em parceria com a mandato do vereador Alexandre Xandó (PT), conseguiu uma decisão liminar para obrigar o município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a suspender as cobranças de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) dos terreiros de religiões de matriz africana. Na decisão, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública entendeu que “a imunidade tributária é garantida a todos os templos religiosos, abrangendo todo o imóvel utilizado para os cultos de qualquer religião”. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Xandó disse que se trata de uma emblemática, visto que na sexta-feira (21) foi o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religioso. “É justamente o que enfrentamos nesse processo judicial. A Constituição de 88 previu a imunidade tributária, que só algumas entidades, pela sua função social, têm. As igrejas, em regra, não pagam IPTU, mas os terreiros continuavam sendo cobrados. Na quinta-feira obtivemos essa liminar. Estamos todos muito felizes pelo resultado alcançado”, declarou. O parlamentar fez questão de frisar que a decisão não reflete privilégio algum, apenas a busca pela igualdade. A equipe jurídica do mandato de Xandó ainda seguirá com o pedido de devolução de eventuais impostos pagos nos últimos anos e a indenização no valor de R$ 500 mil por danos morais coletivos, a ser revertida ao Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial. “Uma decisão como essa é uma decisão de afirmação dessas religiões, que merecem ser respeitadas como as outras’, concluiu.

Dívidas do Simples Nacional poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março Foto: Reprodução

Os negócios de pequeno porte e os microempreendedores individuais (MEI) ganharão mais dois meses para regularizarem os débitos com o Simples Nacional – regime especial de tributação para micro e pequenas empresas. O Comitê Gestor do programa aprovou nesta sexta-feira (21) o adiamento do prazo de 31 de janeiro para 31 de março. De acordo com a Agência Brasil, a medida tinha sido anunciada na semana passada e foi oficializada hoje. A regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional. Em nota, a Receita Federal, que integra o Comitê Gestor, informou que a medida tem como objetivo ajudar os negócios afetados pela pandemia de Covid-19. “Neste momento de retomada da economia, a deliberação do Comitê Gestor do Simples Nacional visa propiciar aos contribuintes do Simples Nacional o fôlego necessário para que se reestruturem, regularizem suas pendências e retomem o desenvolvimento econômico afetado devido à pandemia da covid-19”, destacou o comunicado. Apesar da prorrogação para o pagamento ou a renegociação de dívidas, o prazo de adesão ao Simples Nacional continua em 31 de janeiro. Segundo a Receita, essa data não pode ser prorrogada por estar estabelecida na Lei Complementar 123/2006, que criou o regime especial. Tradicionalmente, quem não pagou os débitos é retirado do Simples Nacional em 1º de janeiro de cada ano. As empresas excluídas, no entanto, têm até 31 de janeiro para pedir o regresso ao Simples Nacional, desde que resolvam as pendências até essa data. O processo de regularização deve ser feito por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC), requerendo certificado digital ou código de acesso. O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa.

17º BPM recebe duas novas viaturas para fortalecer o policiamento ostensivo em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A frota de viaturas do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) acaba de ganhar um reforço com a aquisição de mais duas viaturas policiais que serão empregadas no policiamento ostensivo na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. As duas viaturas foram adquiridas através de decisões judiciais da Justiça Federal das Comarcas de Guanambi e de Vitória, no Espírito Santo, fruto de uma interlocução do Comandante do 17º BPM, tenente coronel Arthur Mascarenhas com o chefe da Polícia Federal de Vitória da Conquista, delegado Flávio Albergaria, que através de operações policiais nas duas cidades acima referidas culminaram com a apreensão desses dois veículos. Os dois veículos, Chevrolet Onix e Mitsubishi L200 Triton serão empregados no policiamento ostensivo nas zonas urbana e rural de Guanambi e irá fortalecer ainda mais a prevenção criminal e a repressão qualificada, proporcionando mais sensação de segurança para a população de Guanambi e região. Com a aquisição desses dois veículos, aumenta de 11 para 13 o número de viaturas no policiamento ostensivo da cidade de Guanambi.

Seca e chuva devem pressionar a inflação dos alimentos em 2022 Foto: Divulgação

A seca no Sul do País e o excesso de chuvas em partes do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste geraram perdas na produção agropecuária, estão aumentando os custos no campo e devem pressionar a inflação dos alimentos ao consumidor neste ano. De acordo com o Tribuna da Bahia, os problemas climáticos se estendem desde o fim do ano passado, como resultado do fenômeno La Niña que, em resumo, provoca chuvas fortes no Norte e Nordeste do Brasil e estiagem no Sul. Por causa desses choques, municípios do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Tocantins, por exemplo, chegaram a declarar situação de emergência.

Arquivo