Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O corpo do adolescente Vitor Hugo, 14 anos, foi encontrado nesta sexta-feira (14), em uma lagoa na comunidade de Veredinha, zona rural da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, pelo Núcleo de Operações Aquáticas (NOA) do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Vitor morreu afogo no local na última quinta-feira (13) e só foi localizado no dia seguinte. Segundo informou o Corpo de Bombeiros ao site Achei Sudoeste, a lagoa possuía mais de quatro metros de profundidade, além de pouca visibilidade, sendo necessária a presença de mergulhadores. Após o resgate, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Hugo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um homem que foi preso na cidade de Tanhaçu surtou nesta sexta-feira (14) na carceragem da delegacia da cidade de Brumado. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, o preso foi preso em flagrante na cidade vizinha e ao chegar na carceragem teve o surto. A polícia não sabe o motivo do ataque do homem. De acordo com a polícia civil, a carceragem foi depredada pelo homem e policiais foram agredidos. O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionado e conteve o preso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu e medicou o homem na delegacia. O detento ainda arremessou um vaso sanitário contra os policiais. Segundo o delegado titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique, ele já foi transferido para o Presídio de Vitória da Conquista.
Foto: Reprodução/Extra Presa por matar a facadas os filhos Leonardo Ferreira da Silva, de 6 anos, e Arthur Moisés Ferreira da Silva, de 3, na última segunda-feira (10), a dona de casa Stefani Peixoto Ferreira foi transferida para o Hospital Psiquiátrico Roberto Medeiros, também no Complexo do Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As informações são do jornal Extra. A definição pela unidade se deu após avaliação médica realizada em Stefani, quando deu entrada no sistema prisional, na última terça-feira (11). A Polícia Civil chegou a colocar na pauta da investigação informações dadas por vizinhos e conhecidos de que Stefani estaria passando por tratamento psiquiátrico, mas a suspeita foi descartada após não serem encontrados registros de atendimento dela nas unidades de saúde municipal e estadual. “Essa informação chegou ao nosso conhecimento por meio de depoimentos iniciais e levamos para apuração. O pai e o marido da Stefani negaram e não encontramos nenhum registro de atendimento psiquiátrico pelo qual ela tenha passado nos registros oficiais”, disse o delegado Antônio Silvino Teixeira, responsável pelo caso. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, ao ser transferida do Hospital Municipal José Rabello de Mello, em Guapimirim, ela, primeiro, deu entrada no Pronto Socorro Geral Hamilton Agostinho, onde os internos passam por avaliações médicas para o posterior encaminhamento. Agora no hospital psiquiátrico, ela seguirá recebendo atendimento médico.
Foto: Divulgação O vereador Ricardo de Moraes Barbosa (PSDB), de 46 anos, é um dos mortos no naufrágio de uma embarcação de passeio em Laguna, no Sul catarinense. Barbosa atuava na Câmara de Caçador, no Oeste do estado. Ele e um homem de 29 anos não sobreviveram após o acidente, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (14). A identificação dele foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). Na embarcação que naufragou, havia sete homens, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Quatro deles foram resgatados com vida, dois morreram e um continuava desaparecido até a publicação desta notícia. A Câmara Municipal de Caçador publicou uma nota oficial nas redes sociais, em que comunica “com pesar” a morte do vereador. “Ricardo passava férias com familiares e amigos no sul do Estado e fazia um passeio de lancha, quando, infelizmente, a embarcação virou e acabou vitimando tanto vereador Ricardo quanto amigo Deyvid Fernandes”, afirmou a Casa na nota. Barbosa era o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Caçador e estava no primeiro mandato. Ele havia assumido como vereador na legislatura passada por quase dois anos na vaga do parlamentar Amarildo Tessaro, licenciado. “Neste momento de profunda dor, a Câmara Municipal de Caçador, por meio de todos os vereadores, assessores e servidores, lamenta estas perdas irreparáveis. Ao mesmo tempo, rogamos a Deus que dê força e console os familiares e amigos que hoje choram suas partidas”, disse a Câmara em nota.
Foto: Divulgação/PMC A cidade de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, tem sofrido prejuízos por conta da chuva que desde o ano passado tem caído na região. Com isso, o nível dos São Francisco e Carinhanha subiram, causando alagamentos em casas e em produções agrícolas da cidade. De acordo com a prefeitura, cerca de 600 famílias foram afetadas, principalmente na zona rural. Além disso, mais de 100 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. “O município passa por uma situação de emergência. Tivemos o decreto (de emergência) homologado pelo governo do estado nesta semana. Várias comunidades ficaram isoladas porque muitas estruturas do município ficaram isoladas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Uendel Fábio ao G1.
Foto: Divulgação/PMC Ainda segundo a gestão municipal, a cidade tem perdido 10 mil litros de leite por dia, já que o setor não tem como escoar a produção. Na agricultura, o prejuízo é de quase R$ 24 milhões, após plantações serem destruídas. Ainda segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, de setembro de 2021 até janeiro deste ano, a cidade recebeu mil milímetros de chuva. “Estamos com toda estrutura do município para minimizar esses impactos”, disse o secretário. Além da zona rural, diversos pontos da cidade, como o balneário, que é um ponto turístico da região, estão completamente alagados.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Quase tudo pronto para o Verão Vip, em Brumado. Uma mega estrutura vem sendo montada para garantir o conforto e segurança do público. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 19 de janeiro de 2022, no Parque de Exposições Gilson Brito, em Brumado, que está localizado na saída para Livramento. A festa terá a apresentação de Tayrone, Maiara e Maraisa e Parangolé, que começará às 21h. Corra e garanta seu ingresso, pois eles são limitados. Os ingressos devem ser adquiridos em Tiazinha Distribuidora, Bar do Rey, Villas Lounge ou ainda na plataforma online www.entradashow.com.br. O evento está sendo realizado por Edy Show e Só Legal Produções. Todas as recomendações do Ministério da Saúde serão respeitadas durante o evento. É importante lembrar que, no dia da festa, o comprovante de vacinação deverá ser apresentado. Além disso, os ambientes contarão com aferição de temperatura e álcool em gel.
Nesta sexta-feira, 14 de dezembro, o município de Brumado registra 10034 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 79 pacientes em tratamento e 9758 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Foto: Divulgação/SSP-BA As dispensas de 40 famílias residentes em oito localidades da cidade de Anagé, a 80 km de Brumado, foram abastecidas com a entrega de cestas básicas realizada por equipes da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). A ação social foi realizada na quarta-feira (12), após a Paróquia São João Batista pedir auxílio com a distribuição dos donativos. Os alimentos foram entregues em Mosquito, Lagos D'água, Jardim I e II, Poços e Lagoa das Flores e Capinado, todas na zona rural do município. “Esses locais foram afetados pelas fortes chuvas. As famílias ficaram ilhadas e tiveram as estradas principais de acesso a compra de comida destruídas”, disse o comandante da unidade, major Alécio Marques de Andrade. Segundo o oficial, s sede da 79ª CIPM, localizada na Praça da Bandeira, Centro de Poções, continua recebendo alimentos e outros tipos de donativos para contemplar mais pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (14), o decreto determinando que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia observe a aplicação de penalidades a estabelecimentos que descumprirem o limite máximo de público nos eventos realizados no estado. As punições são: advertência escrita; multa; embargo, temporário ou definitivo, de obras e estruturas; interdição total ou parcial de obras, eventos, estabelecimentos, máquina ou equipamento e cassação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Na última segunda-feira (10), após reunião com a secretária de Saúde, Tereza Paim, o governador Rui Costa decidiu reduzir de 5 mil para até 3 mil o número máximo de pessoas em eventos em todo o território baiano, incluindo estádios de futebol. O decreto foi publicado na terça-feira (11) e vale até o dia 25 de janeiro. Além do número máximo de 3 mil pessoas, os eventos devem obedecer à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Estão mantidas no decreto as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estende a bares e restaurantes, que devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação. A decisão pelo reforço de medidas de maior restrição ocorre para tentar conter o aumento dos registros de H3N2 e de casos de infecção pelo coronavírus. O número de casos ativos de Covid-19 na Bahia chegou a 7.256, de acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta quinta-feira (13).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Nesta quinta-feira (13), a cidade de Ibiassucê, a 79 km de Brumado, chegou a 359 casos ativos do novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico, são 1635 casos confirmados, 1270 recuperados, 2 aguardando resultado, 3 internados e 6 óbitos. A elevação repentina do número de casos da doença tem assustado a cidade que tem cerca de 13 mil habitantes. De sua parte, a Secretaria Municipal de Saúde tem apelado para colaboração popular através da campanha #usemáscara e #fiqueemcasa.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Nesta quinta-feira (13), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) recebeu uma informação de que uma residência no Bairro Sossego servia para acondicionamento de drogas e plantação de maconha na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, no local, os policiais constataram que havia uma movimentação estranha com acesso de diversos indivíduos em atitude suspeita. Foi possível visualizar alguns animais silvestres em cativeiro na porta da residência. Durante a abordagem no imóvel, foi encontrada certa quantidade de substância análoga à cocaína, alguns pés da planta cannabis, além de pássaros silvestres. Três pessoas informaram aos PMs que aqueles pés de maconha eram de sua propriedade. Constatou-se ainda que um indivíduo, deficiente físico, possuía no interior de sua muleta 8 papelotes de substância análoga à cocaína. Os indivíduos e o material foram apresentados à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para serem tomadas as medidas cabíveis.
Foto: Divulgação/Sesab A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia divulgou dados, nesta quinta-feira (13), onde registra um crescimento de 234% de resultados positivos em testes de Covid-19 entre 1º a 12 de janeiro de 2022. Segundo a Sesab, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) tem analisado mais de 3 mil exames de RT-PCR diariamente. Segundo o órgão, a cada 100 exames, o número saltou de 6,55 testes positivos para 21,93 neste período. A secretaria ainda destaca que esse percentual de positividade só havia sido registrado anteriormente em outubro de 2021. O número de casos ativos no estado chegou a 6.174 casos na quarta-feira (12), o maior desde julho de 2021.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na próxima semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) viajará a Salvador para tratar do esgotamento sanitário municipal. O secretário de saúde Cláudio Soares Feres também estará presente na reunião com o Governo do Estado. Feres considera os esgotos estourados no município um problema de saúde pública. “Durante 50 anos, a Embasa teve oportunidade de realizar o serviço, mas nunca o fez. Nesse final de ano, teve oportunidade de apresentar uma proposta para atender essa demanda, mas, para nossa surpresa, apresentou um projeto cujo programa de execução do esgotamento sanitário só começaria em 2025. Em 2025, Eduardo nem estará mais à frente da administração. Esse problema está escondido debaixo da terra há anos e anos”, afirmou ao site Achei Sudoeste. Segundo o secretário, o Município deseja apenas licitar uma concessão decente para resolver o problema do esgotamento sanitário municipal.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Indignada com a situação dos esgotos estourados na cidade de Brumado, a professora Sandra Maria esteve na manhã desta quinta-feira (13), na porta da prefeitura, fazendo um protesto individual contra o prefeito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que esteve pessoalmente com o prefeito fazendo as suas reivindicações, porém o mesmo não lhe deu qualquer resposta e ainda acionou a polícia para retirá-la do local. “Falei, falei, falei pra ele e ele nada, com a cabeça baixa. Aí chamaram a polícia pra mim. Os policiais foram gentis comigo. Eles entenderam a causa”, disse. Caso o prefeito não mande consertar o buraco na Avenida João Paulo I, a professora garantiu que mobilizará um movimento ainda maior contra a atual Administração. “Estou aqui representando o povo. É obrigação do prefeito consertar os buracos. Ele, Seu Eduardo, porque ele não é doutor, que tem que consertar”, cobrou.
Foto: Divulgação A rocha que se desprendeu de um “paredão” e invadiu a pista na BA-849, em trecho da cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina (veja aqui), foi removida na tarde desta quinta-feira (13). O trecho estava interditado desde a noite de sábado (8). A pedra não atingiu nenhum veículo que passava no local, portanto ninguém ficou ferido. A prefeitura de Palmeiras informou que a rocha foi removida com o apoio do Governo da Bahia, que forneceu o maquinário apropriado. No sábado, o órgão municipal chegou a divulgar um pedido de alerta para os motoristas, porque existia o risco de mais algumas rochas cederem, o que não aconteceu.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Embora a Secretaria de Saúde de Caculé, a 100 km de Brumado, não tenha registrado, oficialmente, casos de H3N2 na cidade, muitas pessoas buscam atendimento na rede pública com sintomas gripais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária Ediene Coutinho informou que o Município tem intensificado as coletas de casos suspeitos para rastrear os vírus que circulam em Caculé. Com o surto de gripe, a secretária disse que as farmácias locais também registram a falta de remédios antigripais. “O sistema farmacêutico não estava preparado para esse surto de gripe. É uma dificuldade hoje encontrar esses insumos, medicamentos antigripais. Aqui no município não está diferente dos outros não”, pontuou. Segundo Coutinho, o Município aguarda a remessa de antigripais para suprir a falta de medicamentos na Farmácia Básica. “Precisamos ativar a nossa resposta imunológica através de uma alimentação saudável, atividades físicas, hidratação e evitar aglomerações”, concluiu.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom A Bahia registrou 7.256 casos ativos da Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (13). Foram contabilizados 14 mortes. O número é o maior desde 26 de julho do ano passado, quando o estado apresentou 7.796 casos ativos para Covid-19. A Sesab informou que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. O órgão estadual relatou que a base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. Nas últimas 24 horas, de acordo com a Sesab, a Bahia registrou 1.999 novos casos conhecidos da doença. O boletim ainda traz dados da ocupação dos leitos de UTI no estado. Dos 1.283.736 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, 1.248.838 são considerados recuperados e 27.642 tiveram óbitos confirmado. O boletim registrou ainda 1.708.135 casos descartados e 278.315 em investigação. Na Bahia, 53.263 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta-feira.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Embora o número de casos de Covid-19 esteja aumentando em Brumado, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres informou, em coletiva, que não está havendo evolução para forma grave da doença e, consequentemente, necessidade de internação. Na coletiva, ele também colocou que, como os casos, em sua grande maioria, são leves, existe muita subnotificação. Hoje, de acordo com o último boletim epidemiológico, Brumado possui 88 casos ativos. No entanto, o secretário acredita que o número deve ser bem maior, justamente em razão do atual cenário da pandemia. Vale salientar que, atualmente, o Município realiza apenas testes PCR (cotonete) para confirmação ou não de casos de Covid-19. Para agendar um teste, o paciente deve notificar a Central Covid através do número (77) 99961-0113 assim que os sintomas surgirem até o período de 7 dias.
Foto: Reprodução/TV Bahia Nove tremores de terra foram identificados em Jacobina, município ao norte da Bahia, na quarta (12) e nesta quinta-feira (13). Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o maior tremor teve magnitude preliminar de 2.4. Não há informações sobre moradores da região terem escutado ou sentido os eventos. De acordo com o G1, além dos tremores registrados nas últimas 48h, outros dois aconteceram no último domingo (9), com magnitudes de 2.1 e 2.0. Em junho e julho de 2021, a cidade também registrou eventos similares, com magnitudes de 1.8 mR.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O quiropraxista Marco Antônio Kroger está atendendo na cidade de Brumado através da Pax Nacional. Ao site Achei Sudoeste, ele explicou que a quiropraxia é uma área da saúde especializada em fazer a manipulação e ajustes na coluna vertebral. “A sua função é detectar a causa do desalinhamento e subluxação da coluna e, em seguida, fazer essa correção”, disse. Durante a consulta, o médico investiga as causas do problema e a sua correção por meio das sessões de quiropraxia. “O alívio é imediato. O paciente já sai sem dor da consulta”, garantiu. Pessoas com artrite, artrose, escoliose, fibromialgia e dores crônicas e agudas de diversas idades podem fazer o tratamento. “É indicado para todas as idades. A quiropraxia pode ser a cura de várias doenças. Atuamos do alívio à cura”, completou. O médico atende mensalmente na Pax Nacional. Ligue agora e agende a sua consulta, através do telefone (77) 3441-3028.
Foto: Cid Vaz/TV Bahia Um jovem de 21 anos foi preso após confessar ter derramado dois litros de gasolina e ateado fogo na ex-companheira, na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. O mandado de prisão temporária foi cumprido na quarta-feira (12) por equipes da 22ª Delegacia Territorial (DT/Simões Filho). De acordo com o G1, o crime foi cometido no dia 1° de janeiro 2022. Segundo a Polícia Civil, a vítima está internada com queimaduras graves de até terceiro grau. De acordo com o setor de investigação da unidade, o agressor teria cometido o crime porque não aceitava o término do relacionamento. Ele foi até a casa onde a ex-namorada morava e a agrediu antes de provocar as queimaduras. A mulher foi socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Simões Filho, mas, devido à gravidade das lesões, precisou ser transferida para um hospital, onde permanece internada. O nome da unidade de saúde não foi divulgada. O suspeito está custodiado na 22ª DT, em cumprimento à determinação judicial da 2ª Vara Crime de Simões Filho, e será encaminhado ao sistema prisional de Salvador.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Devido às festas de final de ano, a cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, registrou um aumento no número de casos confirmados da Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretaria municipal de saúde, Ediene Coutinho, disse que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Hospital e a rede do Governo do Estado estão sendo utilizadas pelo Município para prestar assistência à população diante de casos suspeitos e já diagnosticados. Hoje, Caculé possui 66 casos ativos da doença, 2571 casos confirmados e 2487 recuperados. Apesar da escalada de novos casos, a secretária afirmou que a vacina reduziu a agressividade do vírus e o cenário é outro do início da pandemia. Os pacientes contaminados hoje possuem sintomas mais leves, quase assintomáticos, conforme explicou. “O momento é preocupante devido à grande disseminação em curto prazo de tempo, mas estamos quase conseguindo fazer a imunização em massa. E o diferencial frente à pandemia hoje é a vacinação. Temos mais essa segurança nas nossas ações. O cenário é outro”, destacou.
Foto: Divulgação A barragem Área IX, da Mina da Fábrica, da Vale, localizada em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, subiu de nível 1 de emergência para o nível 2, nesta quinta-feira (13). Neste estágio, recomenda-se a retirada de pessoas vizinhas à estrutura. A mudança ocorre no mesmo dia em que um casarão histórico foi destruído por um deslizamento de terra em Ouro Preto (veja aqui). A cidade está em estado de emergência por causa das chuvas. Segundo documento a que o G1 teve acesso, as chuvas constantes que atingiram a região entre os dias 7 e 12 de janeiro provocaram uma diminuição no fator de segurança. O texto, assinado por um funcionário da Vale, afirma que não há pessoas na área de autossalvamento. Ainda de acordo com o documento, a água na barragem alcançou seu maior nível máximo desde o início do monitoramento. “A barragem segue sendo inspecionada diariamente e monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela Geotecnia Operacional e Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”, diz o texto.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em razão do aumento de casos de síndromes gripais no município, a Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau) solicitou da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) a reabertura do PA Covid, agora com a denominação de Gripário para atendimento exclusivo de casos suspeitos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário Cláudio Soares Feres explicou que a unidade está pronta, apenas aguardando a autorização da pasta. “A ideia é que a unidade funcione ao lado do Hospital Municipal, na antiga Policlínica. O local está todo preparado”, adiantou. Segundo Feres, o Município também solicitou da pasta a reabertura da UTI Covid, porém agora como UTI convencional, aumentando em mais dez leitos o atendimento de terapia intensiva no Hospital Professor Magalhães Neto.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, esclareceu o decreto de situação de emergência em virtude dos danos causados pelas chuvas no município (veja aqui). De acordo com o gestor, apesar de a oposição ter desdenhado do decreto, a população da zona rural de Malhada de Pedras precisa ser assistida pelo poder público. Ainda de acordo com Beto de Preto Neto, a emergência possibilitará à prefeitura local celebrar convênios com o governo do estado, através da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, bem como com o governo federal. “Tem comunidade rural de Malhada de Pedras que está ilhada. Não temos como ter acesso para atender as necessidades do nosso povo”, disse.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Segundo o gestor malhapedrense, recentemente, uma idosa da comunidade de Cubículo, que está ilhada, precisou ser carregada no colo por um familiar para poder acessar à saúde pública. Já em Lagoa da Baixa, alimentos básicos do dia a dia da população são levados a pé por conta da falta de acesso para veículos. “Vamos continuar executando as ações para conceder qualidade de vida e melhores condições para a nossa população”, assegurou. Silva ainda disse que sua gestão, desde o seu início em 2021, fez diversas melhorias em estradas vicinais no interior do município, mas, com as fortes chuvas, um mutirão já está sendo realizado para melhorar a trafegabilidade na zona rural. “A chuva nos trouxe muita alegria, bem como danos em nossas estradas vicinais. Nossa equipe já está trabalhando para poder fazer a recuperação. Neste momento, o decreto nos possibilitará ter o apoio dos governos de esferas superiores”.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O prefeito informou ainda que as comunidades nas quais as máquinas estão conseguindo ter acesso os serviços de manutenção estão sendo realizados. “A emergência não é deste prefeito e sim do povo de Malhada de Pedras. Nosso governo veio para cuidar das pessoas e é isto que estamos e vamos continuar fazendo em toda a cidade”.
Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, o município de Brumado registra 10029 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 1 internação, 197 óbitos, 88 pacientes em tratamento e 9744 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Nesta quinta-feira (13), a Operação Força Total foi deflagrada em toda Bahia pela Polícia Militar. O objetivo é implementar ações ostensivas e preventivas para a manutenção da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, principalmente nesse período do ano em que a alta estação potencializa o turismo e promove o aquecimento das atividades comerciais em todo Estado. Em Brumado, a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário também participa da operação com abordagens a veículos. Além disso, equipes do Tático Ostensivo Rodoviário atuam de forma móvel nas estradas vicinais.
Foto: Divulgação/SSP-BA Equipes da Companhia Independente da Polícia Militar (Cipe) Central entregaram, nesta quarta-feira (12), móveis e eletrodomésticos para famílias do município de Dário Meira. A doação dos materiais partiu de uma moradora de Jequié, que acionou a Cipe e informou sobre o desejo de contribuir com a campanha ‘Força Solidária II. Ela disponibilizou cinco camas, três televisores, um colchão e 20 cobertores para famílias do município. Conforme o comandante da unidade, major Ricardo Silva, rapidamente os policiais se mobilizaram e foram ao encontro da doadora. “Avaliamos se os equipamentos estavam em perfeito estado, colocamos nas caçambas das viaturas e levamos até a cidade”, disse. Dário Meira foi escolhida para receber os materiais, pois é considerada uma das cidades mais afetadas pelas cheias na região. Os materiais foram levados para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) responsável pela triagem e acompanhamento das famílias. “Após esse contato, descarregamos os donativos e esperamos que as famílias possam ter um recomeço mais digno. Não posso deixar de agradecer a doadora que, com muita solidariedade, apoiou essas famílias”, concluiu Silva.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, informou que o vírus H3N2 está circulando no município. A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), para onde amostras suspeitas haviam sido enviadas para análise. “Temos circulando tanto H3N2 quanto a Covid-19 em nosso município”, disse. Com o aumento do número de casos de síndromes gripais, o secretário pediu a colaboração da comunidade para direcionar o atendimento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a fim de não superlotar o Hospital Municipal e gerar atrasos em demandas de urgência e emergência. Segundo Feres, desde o dia 20 de dezembro de 2020, a média de atendimentos na unidade chegou a 300. Desse número, cerca de 70% dos atendimentos são de síndromes gripais. “Esses casos podem ser atendidos na Atenção Básica. As unidades estão preparadas com profissionais médicos. Gostaria de pedir a compreensão dos pacientes para evitar procurar o Hospital Municipal. Procurem, primeiro, a Atenção Básica”, pediu.
Foto: Divulgação/SES As primeiras doses da vacina da Pfizer destinada às crianças de 5 a 11 anos devem chegar na Bahia na madrugada desta sexta-feira (14), por volta de 1h40, no aeroporto de Salvador, de acordo com a previsão do Ministério da Saúde. O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, na madrugada desta quinta (13). Os imunizantes em doses pediátricas da Pfizer são os únicos liberados no Brasil até o momento. Após a chegada das doses na Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde deve iniciar a distribuição. O cronograma de aplicação deve ser divulgado pelas prefeituras.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária de saúde de Caculé, Ediene Coutinho dos Santos Arantes, confirmou o registro de mais 1 óbito em decorrência da Covid-19 na cidade. A morte foi registrada após o fechamento do último boletim epidemiológico, na noite de quarta-feira (12). Segundo Coutinho, a paciente idosa encontrava-se internada na Unidade de Oncologia (Unacon), no município de Caetité. A secretária lamentou a morte de mais um cidadão caculeense para a doença e prestou condolências à família. Hoje, a cidade possui 70 casos ativos e 18 óbitos de Covid-19.
Foto: Reprodução/TV Globo Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e um imóvel onde funcionava um depósito, na manhã desta quinta-feira (13). O acidente ocorreu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. De acordo com o G1, a prefeitura afirmou que o casarão histórico já estava interditado desde 2012, quando outro deslizamento ocorreu no local. Na época, os técnicos do município concluíram que não havia segurança para a ocupação do imóvel. “Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco”, afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A Prefeitura de Igaporã, a 149 km de Brumado, através da Secretaria de Saúde, está trabalhando fortemente para garantir o cumprimento das normas sanitárias e impedir a disseminação da Covid-19. A medida foi adotada após o avanço da doença na cidade e o decreto administrativo que aumentou as restrições sanitárias para conter a disseminação do vírus (veja aqui). Diariamente, equipes da Vigilância Sanitária realizam diligências para esclarecer a população e sinalizar os locais que devem permanecer fechados até o dia 19 de janeiro. Além disso, atuam na sede e zona rural atendendo às denúncias de populares. Os fiscais sanitários contam com o apoio da Polícia Militar. Segundo os agentes da Vigilância, a população está colaborando no cumprimento do Decreto Municipal e, até o momento, não foi registrado nenhum ato de infração.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na Rua Dr. Antônio Risério Leite, nos fundos do Sindicato dos Mineradores, há três pontos de esgotos estourados. A situação é crítica no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o estofador de sofá, Seu Zé, disse que os moradores colocaram lona para tentar fazer com que o esgoto não forme uma piscina no final da via, tal como estava acontecendo. No entanto, a ideia não deu certo. “Isso está prejudicando a gente”, disse. Segundo ele, os moradores também tentaram consertar os buracos por conta própria, mas o conserto não durou muito. “A gente pisa nessa água e entra pra dentro de casa. Vai contaminar a casa todinha. Meu carro anda cheio de bosta. É um risco”, contou. Assim como em vários pontos da cidade, o prefeito sinalizou os buracos na rua com uma placa informando à população que a responsabilidade é da Embasa. Para Seu Zé, as placas e a carta não resolvem o problema dos moradores. “Pagamos nossos impostos pra isso. Temos que abrir a boca e falar. Só vemos buraco na cidade. É uma pouca vergonha. Viraram as costas pra cidade”, resumiu.