Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2022
fechar

8ª CIPM apreende 35 kg de maconha em Itapetinga Foto: Divulgação/SSP-BA

Trinta e cinco quilos de maconha, duas balanças e embalagens para o comércio de entorpecentes foram apreendidos por equipes da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na cidade de Itapetinga, na região sudoeste da Bahia. Três pessoas foram presas em flagrante, na ação realizada na segunda-feira (17).  Após denúncias realizadas através do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), de que um homem havia levado os entorpecentes para a cidade, as guarnições foram até o endereço indicado no bairro de Primavera verificar as informações, como explica o comandante da unidade, major Vandilson Santos Araújo. “Quando chegamos quatro suspeitos correram para os fundos de uma residência. No primeiro momento, apenas um foi alcançado e, em seguida, informou onde os materiais estavam escondidos na casa. Dando continuidade a diligência, as equipes capturam mais dois traficantes”, disse o oficial. O trio e os entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) do município. De acordo com o titular da unidade, delegado Irineu Alves Andrade, eles foram autuados por tráfico de drogas e seguem à disposição da Justiça.

Vitória da Conquista: Dilsinho, Paralamas e Alok são confirmados no Festival de Inverno da Bahia

A organização do Festival de Inverno Bahia (FIB) 2022 anunciou o cantor Dilsinho, a banda Os Paralamas do Sucesso e o DJ Alok como atrações do evento. Os shows irão acontecer entre os dias 26 e 28 de agosto deste ano. Dilsinho irá se apresentar na noite de sexta-feira, 26 de agosto, e trará a marca característica de suas apresentações: muito romantismo. No sábado, 27 de agosto, Os Paralamas do Sucesso estarão de volta ao Parque Teopompo de Almeida. O grupo sobe ao palco com o show "Paralamas Clássicos", que reúne sucessos das quase quatro décadas de carreira do grupo, em um total de 31 canções. Quem também se apresenta no sábado é a cantora Maria Bethânia. Esta será a primeira vez da baiana de Santo Amaro da Purificação na festa. No domingo, 28 de agosto, é a vez do DJ Alok comandar a festa. No repertório, o artista colocou um de seus lançamentos mais recentes, a música “Un Ratitto”, composição gravada em parceria com Juliette, campeã do Big Brother Brasil 2021. Depois de dois anos sem acontecer por conta da pandemia da covid-19, o FIB terá a sua 16ª edição este ano.

Brumado: 'Covid quer me levar de todo jeito', diz presidente da Câmara após testar positivo pela 3ª vez Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), confirmou na noite desta quarta-feira (19), que testou positivo pela terceira vez para a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a última vez que a petista havia confirmado infecção pela doença foi em agosto de 2021 (veja aqui). “Passando aqui pra dizer que depois que passou os sintomas de dor abdominal e vômito, eu comecei com nariz entupido e sintomas gripal, como sempre tive minha consciência tranquila em me precaver e transmitir esse sentimento para todos, vim fazer o teste para Covid, e mais uma vez me decepcionei com o resultado, testei positivo pela terceira vez com as duas doses de vacina em dia, só peço a Deus que nos abençoe e proteja, e que vocês me  coloque em suas orações, um forte abraço, a Covid quer me levar a todo custo, mas Deus e minha fé é mais forte que esse vírus maldito”, postou a presidente do legislativo em uma rede social.

Bahia registra 4.887 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24h e 16 mortes Foto: Divulgação/GOVBA

Nas últimas 24h, a Bahia registrou 4.887 novos casos conhecidos de Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta quarta-feira (19). O estado também contabilizou mais 16 óbitos pela doença. A Bahia também atingiu 13.262 casos ativos da Covid-19. A Sesab informou que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. O boletim também traz dados da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado. Em Salvador, por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria para crianças está em 90%. Dos 1.299.156 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, 1.258.183 são considerados recuperados e 27.711 morreram. Além disso, 1.717.796 casos foram descartados e 284.849 estão em investigação. Na Bahia, 54.132 profissionais da saúde tiveram exames com resultado positivo para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta-feira.

Guanambi lidera casos ativos de Covid-19 no interior da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia passa por uma nova onda de Covid-19 e, quando se trata do número de casos ativos, Guanambi, a 141 km de Brumado, se torna líder em novos infectados pelo vírus no início deste ano, no interior do estado. De acordo com o jornal Correio, há três dias o município tem estado no topo do ranking de casos ativos, sem contar Salvador e região metropolitana. De acordo com a secretaria de saúde de Guanambi, a cidade tem 913 casos ativos de coronavírus.  Moradora do município e médica psiquiatra, Maria Elisa Lima, 35 anos, percebeu a alta de casos no trabalho. “Estava de recesso e voltei a atender na sexta passada. Tivemos uns cinco pacientes que não puderam vir por estarem com covid. Antes desse aumento, não estava tendo remarcações”, conta ela, explicando que o volume de pacientes cancelando consulta só foi parecido em outros momentos de alta nas infecções pelo vírus. De acordo com Brisa Barros, médica e coordenadora do hospital de campanha da Covid-19 em Guanambi, a demanda por atendimentos nunca foi tão grande como agora. “O número de casos aumentou exponencialmente. Mesmo no ano passado, nas outras ondas, não tínhamos um número de atendimentos tão volumoso como agora. Nosso máximo era 180 por dia. Agora, todo dia quebramos recorde, chegando a 280 atendimentos diários”, fala a coordenadora. Além da aplicação da restrição de eventos válida para toda a Bahia, a gestão ampliou o atendimento para arcar com a demanda de infectados. No hospital de campanha, antes ficava um médico de plantão. Agora, são dois profissionais no pronto-atendimento por turno, e uma unidade de retaguarda vai ser reaberta para ampliar a atenção nas urgências.

Caetité: Menor realiza parto forçado após abuso sexual e pais só descobrem após bebê nascer morto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, uma adolescente de 14 anos, moradora da zona rural, foi vítima de estupro e escondeu o crime dos pais. Ela teria sido abusada por duas vezes no ano passado, quando tinha 13 anos. A menor ficou grávida e os pais só descobriram tudo no último sábado (15) porque a adolescente realizou um parto forçado no banheiro de casa. A criança já nasceu morta. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os pais da menor registraram um boletim de ocorrência, em que alegaram que só descobriram os abusos e a gravidez em virtude do parto. A adolescente precisou de atendimento no Hospital Municipal Nossa Senhora Santana, mas já recebeu alta. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Caetité.

Brumado registra 36 novos casos de coronavírus em 24h

Nesta quarta-feira, 19 de janeiro, o município de Brumado registra 10168 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 147 pacientes em tratamento e 9824 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Operação Erarium: Homem morre em confronto com a Cipe Sudoeste em Guajeru Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante a Operação Erarium, realizada em uma comunidade rural do município de Guajeru, a 63 km de Brumado, um homem, cuja identidade não foi revelada, morreu em confronto com policiais da Cipe Sudoeste, nesta quarta-feira (19). Os policiais foram recebidos a tiros na comunidade e tiveram de reagir. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o homem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, a polícia aprendeu arma, munições e drogas.

Governo Federal avalia compra de pílula da Pfizer contra Covid-19 Foto: Reprodução

A pílula antiviral Paxlovid, que tem eficácia de 89% na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco para a infecção por covid-19, já está nos planos do Governo Federal, segundo reportagem do portal Metrópoles publicada nesta quarta-feira (19). Em algumas semanas, o Paxlovid terá seu pedido de autorização de uso no país feito pela Pfizer, que produz as pílulas. Se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária permitir o uso emergencial do remédio, este poderá ser recomendado pelo Ministério da Saúde para ser usado no Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de análise prévia da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao SUS (Conitec). Se a autorização da Anvisa for para registro definitivo, por outro lado, o plenário da Conitec avaliará a incorporação do medicamento ao SUS. Embora o Governo Federal trabalhe com as duas hipóteses, não há estimativa da quantidade do remédio será comprada e quanto valor será investido.

Sete pessoas ficam feridas após acidente em rodovia no sudoeste da Bahia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma van capotou e deixou sete pessoas feridas no BA-265, no sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu no começo da noite de terça-feira (18), em um trecho da rodovia que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça. Homens do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Vitória da Conquista participaram do socorro às sete vítimas. Após o atendimento inicial, duas vítimas foram levadas para unidades de saúde pelos bombeiros, as outra foram conduzidas por equipes do SAMU. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe o que teria causado o acidente.

Fã do cantor Zé Felipe é empurrado de palco durante show na cidade de Barreiras Foto: Reprodução/G1

Um fã do cantor sertanejo Zé Felipe foi empurrado do palco por um técnico de som, durante um show na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso aconteceu na última sexta-feira (14) e as imagens viralizaram nesta quarta (19). O fã é Mateus Carvalho, de 19 anos. Nas redes sociais, o jovem chegou a brincar com a situação. Durante o show, ele pediu ao cantor para subir no palco para dançar. Zé Felipe disse que iria convidá-lo, mas seguiu sua apresentação. Então, Mateus resolveu subir mesmo sem autorização do artista. No palco, Mateus foi carregado pelo técnico e jogado no chão. No vídeo, é possível ver que ele cai da estrutura. Depois disso, o jovem foi puxado por um outro membro da equipe do artista, que estava na parte de baixo do palco. Por conta da queda, Mateus teve arranhões nas pernas e chegou a bater a coluna. Apesar do susto, ele não ficou ferido com gravidade e não precisou ser hospitalizado. Depois da situação, ele reproduziu o vídeo nas redes sociais e brincou: “Tentei dançar com o Zé Felipe, olha no que deu”. Em nota, a assessoria informou que o cantor já conversou com os membros de sua equipe e os instruiu para que a não situação se repita. O técnico argumentou ao artista que agiu por impulso, por causa da invasão repentina.  Depois da situação, Zé Felipe entrou em contato com Mateus, para pedir desculpas e saber se ele passa bem. O jovem mostrou, nas redes sociais, essa conversa com o cantor. Ao G1, a assessoria do artista confirmou que o diálogo foi real. Na conversa, Zé Felipe pergunta se Mateus está bem e confirmou que iria chamá-lo para dançar no palco, mas acabou esquecendo. O cantor pediu desculpas pela situação.

PM apreende arma de fogo em poder de idoso na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 18h desta terça-feira (18), policiais militares do 17º BPM, em rondas nas proximidades da Rua Anísio Teixeira, no Bairro Paraíso, em Guanambi, a 141 km de Brumado, receberam denúncia de que um homem estaria de posse de uma arma de fogo. Diante da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e, na residência apontada, encontraram o suspeito, um idoso de 65 anos. Ao ser indagado a respeito da posse da arma, o suspeito assumiu a propriedade e autorizou os policiais a adentrarem na residência, onde entregou uma pistola de fabricação Suíça, marca Browning, calibre 7,65 mm, com 03 munições do mesmo calibre. A arma e o autor foram apresentados na sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para as providências cabíveis.

Itabuna: Corpo de bebê trocado em hospital é exumado e certidões de óbito são corrigidas Foto: Reprodução/G1

O corpo do bebê que foi enterrado após ser trocado na maternidade do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, no sul da Bahia, foi exumado nesta terça-feira (18). As certidões de óbito das crianças também já foram corrigidas. De acordo com o G1, as famílias das duas crianças envolvidas na situação participaram da exumação, que foi autorizada pela Justiça ainda na tarde de segunda (17). Depois de exumado, o corpo do bebê Jailson, filho de Jociel da Paixão e Vanúzia Reis, foi levado de volta ao Hospital Manoel Novaes, onde será preparado para ser levado a Ipiaú, onde será novamente enterrado. A previsão é de que o enterro seja ainda na tarde desta terça. Já o corpo do bebê João Miguel, filho de Leandro Dias de Sá e Jocélia da Hora Pereira, foi sepultado logo após a exumação de Jailson. Abaladas, as duas famílias preferiram não falar sobre o assunto, mas disseram estar aliviadas com a situação.

Prefeitura de Brumado autoriza consumo de refeições fora das dependências do Restaurante Popular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O consumo de refeições fora do Restaurante Popular Professora Rita Alves Ataíde, em Brumado, foi autorizado pela prefeitura. Embora o consumo dentro ou fora das dependências do local, o número de refeições por usuário é limitado a duas. O usuário poderá optar por fazer uma das refeições nas repartições do restaurante e transportar a outra para ser consumida fora do recinto, desde que em embalagem apropriada, disponíveis para comercialização no próprio local. Segundo a prefeitura, fica a critério do usuário utilizar-se de outras embalagens, que não somente aquelas disponíveis para venda no restaurante, contanto que em condições necessárias de higiene e conservação do alimento.

Brumado: 'Antes de instalar radar, prefeito deveria consertar esgotos estourados', dizem populares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a situação dos esgotos estourados está prejudicando a vida da população. Na Rua Francisco Xavier Gama, no Bairro São Félix, o esgoto estourado corre a céu aberto na via, que já é estreita. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona Nésia Santos disse que o problema é uma falta de respeito com a população. “É uma podridão. Está terrível”, definiu. O morador Paulo Costa relatou que o esgoto está quebrado há mais de um mês e a água já começou a refluir para dentro das residências. “É uma vergonha pra gente e para o próprio prefeito. Pagamos imposto pra quê?”, questionou. O esgoto formou um lago em frente às residências e tem impedido os moradores de colocar os carros nas garagens. Segundo a dona de casa Rita de Cássia, os moradores da rua, que são de baixa renda, serão obrigados a fazer uma vaquinha para promover o conserto do esgoto, tendo em vista que o Município não faz a sua parte. “Vamos nos reunir pra pagar uma coisa que é de responsabilidade do prefeito”, disparou. Os moradores ainda fizeram críticas ao Poder Público por investir em radar, quando deveria fazer o básico, que é dar a devida manutenção nas vias públicas. “Primeiro, o prefeito deveria fazer a manutenção das ruas antes de pensar em qualquer coisa. Péssima administração”, protestaram.

Bahia tem 2.184 casos de H3N2, com 100 óbitos; pacientes com dupla infecção somam 23 Foto: Divulgação/Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta terça-feira (18), que desde 1º de novembro de 2021 registrou 2.184 casos de Influenza A, do tipo H3N2, em 193 municípios. Já o número de pacientes com flurona, dupla infecção por Covid-19 e gripe, chegou a 23. Do total de casos de Influenza A, do tipo H3N2, 1.104 (50,54%) são residentes em Salvador. No entanto, a Sesab ressaltou que foi realizada uma amostragem de casos de Síndrome Gripal (SG), pois nem todas as amostras coletadas são testadas para Influenza. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 2.184 casos, 454 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 100 pacientes evoluindo para óbito, o que representa uma taxa de letalidade de 22,02%. A Sesab informou que do total de óbitos, 50 ocorreram no sexo feminino e 50 no sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária acima de 80 anos (53 óbitos, equivalente a 53%). As outras mortes ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (17 óbitos), 60 a 69 anos (9), 50 a 59 anos (10), 40 a 49 anos (6), 30 a 39 anos (3) e 10 a 14 anos (2). A pasta detalhou que sobre o óbito registrado anteriormente em criança de 4 anos, após revisão da causa básica de morte, foi reclassificado para óbitos por outras causas. A Sesab ainda detalhou que apenas 10% das pessoas que morreram foram vacinados contra Influenza. No que se refere ao tratamento com antiviral, 31 (31%) utilizaram o oseltamivir (Tamiflu). Além disso, a presença de comorbidades e/ou condições de risco foi responsável pelo agravamento da doença em 78 (78%) óbitos.

Manoel Patinha celebra 69 anos de vida e 16 anos como administrador do Mercado de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (18), Manoel Gonçalves Neto, popular Manoel Patinha, completa 69 anos de vida e 16 anos como administrador do Mercado Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que no dia do seu aniversário, há 16 anos atrás, recebeu o convite do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) para gerir o mercado. “Cheguei aqui com a proposta de ajudar e ser ajudado. Graças a Deus, com todos os tropeços, mas cheguei até aqui. Não tenho nada a reclamar, só agradecer”, declarou. No dia que deixar o mercado, Seu Manoel Patinha disse que sairá de cabeça erguida e agradecido por tudo. “Pela força, ajuda e apoio. Por tudo isso, só tenho a agradecer. É gratificante demais. Uma coisa temos certeza na vida: é dando que se recebe. Hoje, me sinto realizado”, reiterou. O administrador adiantou que um projeto para reforma do mercado está pronto e são boas as expectativas para sua execução.  “Vamos fazer melhor do que está aqui”, adiantou.

Criança de quatro anos cai do 3º andar de prédio em Itabuna Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um menino de 4 anos caiu do terceiro andar de um prédio na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (17). Ele fraturou a costela e outras partes do corpo. O garoto está hospitalizado e seu estado de saúde é estável. Nenhuma testemunha presenciou o momento em que a criança caiu do imóvel, mas ele foi socorrido rapidamente, momentos após a queda. De acordo com uma das pessoas que socorreram o garoto, ele teria atingido a fiação antes de cair no chão, o que pode ter amortecido a queda. De acordo com o G1, a casa onde o caso aconteceu fica a poucos metros de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou no local rapidamente, com unidade avançada. A criança foi levada para Hospital Manoel Novaes. A delegacia da cidade foi procurada pela reportagem e informou que ainda não sabia do caso, e que nenhum boletim de ocorrência foi aberto. No entanto, o caso será investigado por causa da gravidade da queda. Ainda segundo a delegacia, a conduta das pessoas que estavam com criança serão apuradas, para avaliar se houve negligência e/ou imprudência no cuidado com o menor.

Brumado: Endicon sinaliza resolver impasse com demitidos para ter seus caminhões liberados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Depois de cinco dias acampados na frente da Endicon, os trabalhadores que haviam sido demitidos da empresa foram chamados para uma reunião. A empresa sinalizou a possibilidade de um acordo com os ex-funcionários para que os mesmos liberem os caminhões retidos na sede. Representante do sindicato, Vandalva Rosa informou ao site Achei Sudoeste que os trabalhadores seguem no local aguardando uma posição da Endicon. Segundo Rosa, haverá uma reunião corporativa, com diretoria e presidência, nesta terça-feira (18) para discutir a questão. “Espero que seja uma resposta positiva para que o problema do trabalhador possa ser resolvido. O trabalhador está aqui penando, sofrendo. Eles não querem estar aqui, querem estar em suas casas, procurando outro trabalho. Queremos apenas que a empresa pague as verbas rescisórias”, afirmou. A sindicalista salientou que a manifestação é pacífica em prol da preservação dos direitos dos ex-funcionários e vai continuar em caso de não se chegar a um denominador comum. “Os trabalhadores estão aqui pacificamente, é um direito deles, eles não receberam suas verbas, horas extras, FGTS. A empresa está totalmente irregular. O comportamento é recorrente em várias cidades”, completou.

Chesf alerta 33 prefeituras sobre cheia no Rio São Francisco Foto: Divulgação/Chesf

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) alertou 33 prefeituras de municípios ribeirinhos, em quatro estados do nordeste, sobre a cheia no Rio São Francisco. Na Bahia, a situação pode causar alagamentos nas cidades de Juazeiro, Paulo Afonso e Curaçá. O alerta da Chesf foi enviado também para cidades em Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O aumento do nível do rio começou no dia 12 de janeiro. Por causa da cheia, a liberação da água na barragem de Sobradinho deve ser ampliada para 4.000 m³ até a próxima segunda-feira (24). Essa é a maior vazão hídrica dos últimos 12 anos e regiões do Submédio e Baixo São Francisco podem ficar alagadas, segundo informou a Chesf. Ainda segundo a empresa, as águas estão sendo liberadas para aguardar o grande volume de chuvas que estão caindo no Alto São Francisco durante o mês de janeiro. “A previsão é que Sobradinho, nosso maior reservatório, alcance 75% de armazenamento no fim de janeiro”, informou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Estudantes de Rio do Antônio criam herbário para catalogar plantas em risco de extinção na região Foto: Divulgação/SEC

Com o intuito de catalogar algumas espécies de plantas em risco de extinção no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado, estudantes do Colégio Estadual Professora Lia Publio de Castro, situado na localidade, desenvolveram um herbário. A iniciativa integra o projeto “Herbário: plantas em extinção no distrito de Ibitira”, que conquistou o 1º lugar na categoria “Cientista Júnior” entre as pesquisas científicas concluídas, na 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), realizada de forma on-line, em dezembro de 2021. A partir de ideias obtidas por análises no distrito de Ibitira, as estudantes Maria Clara Batista, 16, e Maria Virgínia Viana, 15, ambas do 1° ano do Ensino Médio, perceberam que a população tem pouco conhecimento sobre as espécies de árvores que estão em extinção. Partindo deste problema, elas resolveram produzir um herbário para que sirva de exemplo para futuros estudos de plantas em extinção e, também, para informar à população sobre as implicações que poderiam ocorrer caso essas plantas desaparecessem do ecossistema. Maria Clara Batista falou sobre o impacto do projeto na sociedade.

Estudantes de Rio do Antônio criam herbário para catalogar plantas em risco de extinção na região Foto: Divulgação/SEC

“Plantas em risco de extinção é um entrave grande no que tange a flora da região. No entanto, é mais problemático ainda que a população não saiba as graves consequências que isso gera. Nosso trabalho tem importante papel na conscientização de cada cidadão do distrito de Ibitira, uma vez que os mesmos podem obter informações suficientes sobre a temática em pauta e, por sua vez, parar e repensar seus hábitos, moldando-os para melhor ajudar o meio ambiente. Ademais, o projeto pode servir para futuros estudos de plantas na região”. Para Maria Virgínia Viana, a iniciativa contribuiu para o seu aprendizado. “O projeto me trouxe uma reflexão sobre como os danos ambientais não estão tão longe assim, pois, mesmo próximos a mim, se nota isso pela quase extinção das plantas, que estão presentes no projeto e não são poucas. Isso conseguiu me conscientizar em certos pontos, trazendo uma preocupação maior e ajudando a levar esse conhecimento às pessoas próximas para evitar, mesmo que minimamente, a perda dessas plantas importantes para a sobrevivência de um ecossistema”, comentou. O orientador Marcos Batista destacou a importância do projeto para o aprendizado e crescimento dos estudantes. “A pesquisa científica é um instrumento transformador, que possibilita a cada estudante experiências que ampliam sua visão de mundo. Ela é capaz de aguçar e alimentar a curiosidade, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. Acredito que a educação científica é indispensável dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Advogado é suspeito de matar mãe a facadas após discussão por pão em Belém Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um advogado foi preso em flagrante após confessar que matou a própria mãe a facadas, na madrugada desta terça-feira, dentro do apartamento da família, no bairro Batista Campos, em Belém. Segundo informações da polícia, o crime teria acontecido após discussão por um pão. A principal linha de investigação é que Leonardo Felipe Giugni Bahia sofreu um surto psicótico após tomar uma medicação. Em entrevista à imprensa, o delegado responsável pelo caso, Cláudio Galeno, afirmou que o advogado havia saído de casa e ido a um hospital após ter uma alergia. No local, ele foi medicado e retornou para a casa. Durante a madrugada, uma briga teria se iniciado entre ele e a mãe, simplesmente por um pão que teria sido colocado na mesa. “Foi uma discussão não violenta, mas a respeito de um ato banal, de colocar o pão na mesa. Alguém entendeu que ele foi ríspido e ele disse que não. Mas nada que pudesse justificar a ação criminosa”, disse Galeno ao portal O Liberal. Depois de golpear a mãe, Leonardo Felipe ainda teria ido até o quarto da irmã e tentado enforcá-la. Não conseguindo, ele a feriu na mão e na perna com a mesma faca. Após a ação, o suspeito teria pedido para a irmã sair da residência e, então, ele próprio telefonou para o Centro Integrado de Operações (Ciop) para confessar o crime. Ao chegarem no local, os agentes de segurança pública prenderam o suspeito, que se entregou sem resistência. Devido às primeiras pistas sobre o caso, a principal suspeita da polícia é de que Leonardo Felipe tenha tido um surto psicótico. “Todos os elementos levam a essa fundamentação. Na nossa experiência em casos similares, os autores que passam por um surto psicótico e cometem um crime sempre têm um lapso de memória. Nesse caso, tudo leva a crer que foi um surto, porque na entrevista que o autor teve com os policiais, ele disse que não recordava o que havia acontecido no momento do crime”, pontuou Galeno.  A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.

Caetité: Justiça determina que barraca de baiana de acarajé seja mantida na Praça da Catedral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Baiana de Acarajé Vanusa Moreira dos Santos promoveu uma Ação de Tutela Provisória em Caráter Antecedente contra a Prefeitura Municipal de Caetité, a 100 km de Brumado. Na ação, ela alega que trabalha na preparação e comercialização de acarajés em barraca localizada na Praça da Catedral desde 18/02/2012. Relatou ainda que com o trabalho sustenta sua família, seus quatro filhos e aufere renda para custeio de despesas básicas. No entanto, desde o mês de novembro, Vanusa expôs que vem sofrendo, por parte da prefeitura, descaso e indiferença ante a falta de estrutura cedida. Em virtude da decoração natalina, teve sua barraca realocada pelo Município para ponto de passagem de enxurradas. Embora não exista ato formal consubstanciado por termo de cessão de uso de bem público acerca do local ocupado, o lapso temporal de 10 anos em que a municipalidade se manteve inerte resultou em “autorização/permissão/anuência”, ainda que de forma tácita. A requerente também aponta haver perseguição política, pois o demandado interrompeu o fornecimento da energia elétrica utilizada na barraca, embora permaneça propiciando o seu uso a outras pessoas que também possuem barracas e trailers na mesma praça. O juiz Eduardo das Neves Brito concedeu a tutela e determinou, até ulterior deliberação judicial, que a parte requerida se abstenha, imediatamente, de, através de seus prepostos, importunar a requerente, de modo a fazer com que seja mantida a sua barraca de acarajés no exato local em que se encontra, com acesso à energia elétrica, sob pena de multa diária de R$ 500,00.

Imobiliária lança promoção com sorteio de um carro 0 km na compra de lote em Brumado

Quer começar o ano investindo certo? Adquira um lote no núcleo residencial Euroville, o melhor local para investir e morar na cidade de Brumado. Além de concorrer a um carro 0 Km, você poderá dividir o lote em até 20 vezes sem juros. Faça uma visita ao corretor de imóveis Alan Gomes, cujo escritório fica localizado no Edifício Parque das Palmeiras, na Rua Vereador Paulo Chaves, no Bairro Jardim Brasil. A promoção é válida apenas na aquisição dos 50 primeiros lotes. O condomínio Euroville e o Loteamento Cidade Universitária ficam situados próximo à Faculdade de Medicina, em uma área bastante privilegiada em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 99997-2319 (WhatsApp).

Duas pessoas são arremessadas e ficam feridas após colisão entre carro e moto em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde do último sábado (15), um acidente foi registrado por câmeras de monitoramento no cruzamento da Avenida João Paulo com a Rua Rio de Contas, no Bairro Hospital, em Brumado. Por volta de 17h50, o motorista de um Polo Hatch não parou no cruzamento e acabou atingindo um motociclista, que trafegava em sentido contrário. Com o impacto, o motociclista e o passageiro foram arremessados por cima do veículo. No vídeo, é possível ver que duas ciclistas quase foram atingidas durante a colisão. As duas vítimas ficam caídas no asfalto, enquanto o motorista estacionou o veículo mais à frente. Em seguida, ele desce e observa os danos causados no carro. Minutos depois, chega a se aproximar das vítimas, porém volta ao veículo e foge do local. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada por populares. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Arquivo