Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2017
fechar

Brumado: Sem alvará, prefeitura embarga obra anunciada por deputado petista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de infraestrutura do município de Brumado, Renato Mendonça, declarou que solicitou o embargo da construção de uma passagem molhada no leito do Rio do Antônio, na região da comunidade rural da Passagem. A obra foi iniciada no final de 2016, conquistada pelo ex-vereador José Carlos Meira (PT), o Catorze, com recursos parlamentares mediados pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT) e com o aval do então prefeito, Aguiberto Lima Dias (PDT). No entanto, o secretário disse que a obra fere o meio ambiente por estar sendo realizada no leito do rio. 

Brumado: Sem alvará, prefeitura embarga obra anunciada por deputado petista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além disso, segundo ele, nos períodos de cheia não comportaria o volume de água. “O viável para o local seria uma ponte”, argumentou. Mendonça cobrou também o alvará expedido pela prefeitura para execução da obra, o que até à tarde de ontem (2) não havia sido apresentado. O secretário acionou a secretaria de meio ambiente, que apoiou o embargo da obra. Mendonça pontuou que manterá contato com os responsáveis pelo projeto a fim de chegar a um denominador comum visando melhorias de deslocamento da comunidade que seria assistida com o equipamento.

Crossfox acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Crossfox Completo, 2006/2006. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Rede elétrica colide com semáforo e provoca curto circuito no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Parte da fiação da rede elétrica colidiu com um conjunto semafórico na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, uma das principais vias do centro comercial de Brumado, provocando um grande curto circuito. O incidente afetou o fornecimento de energia na região. Uma equipe de manutenção da Coelba esteve no local no intuito de sanar o problema e foi constatado que o curto circuito danificou um equipamento controlador que acabou desligando o conjunto semafórico. Por conta disso, uma equipe de agentes da superintendência municipal de trânsito compareceu na localidade para controlar o fluxo no trecho. Por telefone ao site Brumado Noticias, o setor de iluminação declarou que dispõe de uma peça auxiliar de reserva para substituir a que foi danificada, mas terá de aguardar a conclusão do restabelecimento da linha para só então realizar a troca dos aparelhos e, assim, restabelecer o semáforo da localidade.

Confira o up! Track, lançamento da Volkswagen, na concessionária Brumauto

A Volkswagen acaba de lançar o up! Track, uma nova opção com visual aventureiro, com carroceria de quatro portas e criado sobre a base do move-up (versão intermediária). O up! Track é equipado com o motor 1.0l de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, de até 82 cv com etanol. O motor está combinado ao câmbio manual de cinco marchas. O interior traz ambientação escura, o que confere ao modelo aspecto mais esportivo. A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros elétricos, volante com ajuste de altura, regulagem elétrica dos retrovisores externos, sistema de abertura e travamento das portas por controle remoto, sistema de ajuste variável de espaço no porta-malas e sistema de som. Também estão incluídos regulagem de altura do banco do motorista, 3 apoios de cabeça para o banco traseiro e lanterna de neblina. Você pode conferir o lançamento na concessionária Brumauto. Não perca essa chance e vá agora mesmo até a loja, que fica localizada na Av. Centenário, 893, Dr. Juracy. O telefone é (77) 3441-5000.

 

Máquina de produção de asfalto é abandonada no antigo Derba de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já se passaram dois anos desde que o governador Rui Costa promoveu uma reforma administrativa extinguindo vários órgãos públicos estaduais, dentre os quais o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). A unidade brumadense, assim como as demais, continua sem ser aproveitada pelo estado. Em Brumado, a sede do extinto Derba virou uma espécie de depósito de carros velhos e de vários equipamentos retirados de outras repartições também extintas pelo atual governo. Dentre os muitos equipamentos abandonados no local está uma máquina de asfalto quente, que na época de atuação do órgão foi bastante utilizada nas operações tapa buraco nas rodovias de acesso ao município. Agora, porém, a máquina encontra-se abandonada, enquanto as rodovias da região carecem de manutenção.

Brumado: 'Prefeitura não é cabide de emprego', desabafa vereador Dudu Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seu pronunciamento na sessão solene realizada na noite da última quarta-feira (01), na Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu, declarou que tem sido cobrado por eleitores e populares quanto a empregos nos setores da prefeitura. “Estão confundindo as coisas e acham que simplesmente por eu ser filho do prefeito iriei abrir as portas da prefeitura e conceder emprego pra todo mundo. As coisas não assim, a prefeitura não é cabide de emprego e o quadro está completo”, ressaltou o parlamentar. Ele disse que usará seu mandato para buscar apoios nas esferas legislativas e executivas do Estado e da União a fim de conseguir atrair empresas para reforçar a área privada e, dessa forma, promover a geração de emprego e renda na cidade. Cunha reforçou ainda que buscará incentivos para o comércio a fim de aquecer a economia local, outra ferramenta para a geração de emprego.

Site da câmara realiza transmissão ao vivo das sessões em Brumado Foto: Eliana Costa/CMB

Na quarta-feira (1º), foi realizada a sessão solene de abertura dos trabalhos do legislativo brumadense referentes ao primeiro semestre de 2017. A população pode acompanhar ao vivo a transmissão através do site da câmara www.cmbrumado.ba.gov.br. As transmissões podem ser acessadas por meio do link “Transmissão da Câmara”. As próximas transmissões acontecerão às segundas-feiras, a partir de 18h30, dia e horário regimental. O presidente Leonardo Vasconcelos (PDT) destacou que já está buscando o retorno das transmissões através da rádio, meio mais utilizado, principalmente por moradores da zona rural.

Após três meses, primeira edição da Sextaneja chega ao fim em Brumado

O cantor Chris Pimenta informou ao site Brumado Notícias que a primeira edição do evento “Sextaneja da cama pro Boteco” foi encerrada. O projeto, que era gratuito, consistia na apresentação de música sertaneja todas às sextas-feiras no Boteco Bar. As apresentações fizeram sucesso durante três meses, ao longo dos quais diversas pessoas se reuniam no bar para se divertir e ouvir boa música. “Gostaria de agradecer a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que a "Sextaneja da cama pro Boteco" se tornasse o melhor projeto musical já visto em nossa cidade. Aos patrocinadores, o meu muito obrigado por acreditar, incentivar e investir. Obrigado também aos meus músicos, que, em dedicação diária, sonharam junto comigo e fizeram acontecer. Obrigado ao proprietário do Boteco Show Bar por tanto carinho, respeito e dedicação. Obrigado a todos os funcionários do Boteco pelo respeito e serviços prestados aos clientes durante o projeto. Obrigado a meu irmão e sócio, Alecarlos Pires, por estar ao meu lado trabalhando e acreditando que as coisas são possíveis. E, por fim, obrigado a todos vocês de Brumado e visitantes de outras cidades por estarem presentes. Jamais vi nessa cidade um evento tão pacífico”, destacou. 

Iramaia: Prefeito torna nulos atos administrativos que gerem despesa ao município Foto: Reprodução/Youtube

O prefeito do município de Iramaia, Antônio Carlos Silva Bastos (DEM), o Tunga, publicou o Decreto nº 37, tornando nulos de pleno direito os atos administrativos que gerem despesa. Através do decreto, publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (31), o gestor tornou nulo todo ato que resulte em aumento de despesa e ainda anulou o processo seletivo do Reda que nomeou e deu posse a servidores na gestão anterior. Os contratados do Reda que trabalhariam até 2018 foram dispensados. A decisão teria sido comunicada pessoalmente durante uma reunião com o prefeito. A medida tem como base a Lei de Responsabilidade Fiscal que torna nulo o ato que resulte em aumento da despesa  com pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo poder ou órgão. O prefeito alega que o objetivo é conter gastos nesse momento de crise.

Com fé e oferendas, devotos lotam praia do Rio Vermelho para reverenciar Iemanjá Foto: Max Haack/Ag. Haack

A longa fila que se formou desde a madrugada desta quinta-feira (2), na Rua da Paciência, bairro do Rio Vermelho, em Salvador, é uma das principais demonstrações de devoção à Iemanjá. Mas a simbologia da reverência do povo baiano, e também de turistas, à “Rainha do Mar” pode ser vista em qualquer ponto da praia do bairro considerado berço das homenagens. E foi lá no Rio Vermelho que a festa foi aberta com uma alvorada antes das 5h, quando ainda era a lua que iluminava a orla. Na fila, centenas de fiéis aguardavam o grande momento de entregar as oferendas na Colônia de Pescadores, onde são guardados os balaios com presentes que vão para o alto-mar em dezenas de embarcações durante a tarde. Flores, perfumes, espelhos, colares, pentes. Segundo a crença do candomblé, Iemanjá é conhecida pela vaidade. De acordo com o G1, as flores são maioria, pois as pessoas se dizem mais preocupadas com o cuidado em não poluir o mar. A maioria dos devotos costuma deixar os presentes na Colônia dos Pescadores para depois serem entregues em alto-mar. Mas há outras duas opções: lançá-los diretamente nas águas ou utilizar barcos dos próprios pescadores e depositar as oferendas um pouco distante da costa.

Brumado: Rei de Domingão é escolhido líder do prefeito na câmara Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Reinaldo de Almeida Brito (PSB), o Rei de Domingão, foi indicado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) como líder do governo na Câmara de Vereadores de Brumado. Junto com Reinaldo, o prefeito indicou também seu filho, Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), como vice-líder de governo no legislativo brumadense. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito explicou que baseou a sua escolha na postura e disposição do parlamentar. “Ele é bastante inteligente e pega fácil os assuntos que o rodeiam. Além do mais é jovem e tem uma visão nova do povo, divorciada da política, o que trará novos ares e inspiração para os debates na casa. Ele tem boa disposição e isso é importante. Então, ao invés de escolher alguém já carimbado na política, preferimos dar essa oportunidade a alguém novo e que possa desenvolver com mais bravura seu mandato e nossa representação”, ponderou o prefeito. Em sua fala na tribuna livre, o líder do prefeito na câmara disse que não irá decepcionar e que a indicação se torna um elo maior entre ele, o executivo, o legislativo e a comunidade brumadense.

Edson Fachin é escolhido relator da Lava Jato Foto: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quinta-feira (2), por sorteio eletrônico, que o ministro Luiz Edson Fachin vai ser o novo relator da Lava Jato na Corte. Ele vai suceder Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo no dia 19 de janeiro. De acordo com o G1, o sorteio foi realizado entre os ministros da Segunda Turma, colegiado encarregado do julgamento dos inquéritos e recursos ligados ao esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Além do novo relator, fazem parte da Segunda Turma os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Fachin foi transferido oficialmente nesta quinta para a Segunda Turma. O despacho da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, autorizando o deslocamento do magistrado da Primeira para a Segunda Turma foi publicado na edição desta quinta do “Diário Oficial da Justiça”. Ministro com menos tempo de atuação no STF, Fachin solicitou oficialmente nesta quarta (1º) à presidência do tribunal para ir para a Segunda Turma. Na véspera, ele já havia se colocado à disposição, por meio de nota, para ser transferido. No STF tramitam, atualmente, cerca de 40 inquéritos e quase 100 delações premiadas relacionadas à Lava Jato. No período em que a operação ficou sem relator, Cármen Lúcia assinou a homologação das 77 delações premiadas de executivos e ex-dirigentes da empreiteira Odebrecht.

Brumado: Polícia investiga caso de homem que deu entrada no hospital após ser balado na BA-262 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na última quarta-feira (1º), com perfuração de arma de fogo. A bala atingiu o reto e ficou alojada na coluna. O site Brumado Notícias apurou que a vítima chegou até a unidade de saúde em uma viatura da polícia militar. Os policiais teriam alegado que o mesmo foi encontrado caído próximo à rótula de entroncamento da BA-262 com a BR-030 e teria sido alvejado no local enquanto trafegava em uma motocicleta. Familiares disseram que o homem passou por procedimento cirúrgico para retirada do projétil, mas corre o risco de perder os movimentos e ficar paraplégico. A polícia civil foi acionada e aguarda o restabelecimento da vítima para apurar o ocorrido.

Ao lado de Lula, Marisa ajudou a fundar o PT Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Filha de imigrantes italianos, Marisa era viúva quando conheceu o ex-presidente Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, nos anos 1970. De lá para cá, acompanhou a trajetória política do marido, nos movimentos sindicais e depois nas disputas presidenciais de 1989, até 2002, quando o petista saiu vitorioso. Em sua primeira entrevista para a TV Globo como primeira-dama, lembrou que participou da fundação do Partido dos Trabalhadores. “Lembro que saí de porta em porta, com neném no carrinho, para filiar os vizinhos: 'Vamos construir uma partido melhor, um partido só nosso, de trabalhadores'”, relembrou Marisa.  Lula não acompanhou o nascimento de nenhum dos filhos com Marisa, que ficou muito responsável pela criação das crianças enquanto o marido fazia viagens políticas. 

Ao lado de Lula, Marisa ajudou a fundar o PT Foto: Roberto Filho

De acordo com a CBN, Marisa também teve que cuidar para que os filhos não sofressem assédios no período em que o pai esteve preso, durante os movimentos sindicais: “Marcos já era maiorzinho, já entendia, estava na escola. A criançada achava que o pai dele era marginal, então ele sofreu um pouco mais. Naquele ano, eu o tirei da escola, e ele perdeu o ano”. E, quando Lula estava em casa, era ela quem dava as ordens: “Os homens gostam também quando a mulher manda um pouquinho. Eles se sentem um pouquinho mais seguros. Ele era um pouco machão no começo, mas fui quebrando isso”.  Marisa foi primeira-dama por oito anos, e teve sempre uma atuação discreta. Ela deixa o marido, quatro filhos e seis netos. 

Brumado: Peça principal é montada na primeira torre geradora do Parque Eólico de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As empresas em atividade no Parque Eólico de Cristalândia, em Brumado, estão comemorando a montagem da nacelle (peça principal) no alto da torre do primeiro aerogerador. O equipamento foi instalado no último sábado (28), restando agora a instalação das pás. Um marco considerável para as equipes de montagem que ainda terão pela frente 45 torres para instalar nessa primeira etapa do Parque Eólico de Cristalândia. Para os representantes das empresas envolvidas nas atividades do parque, esse foi um momento importante por se tratar da montagem da peça principal, considerada o coração e o cérebro de uma torre geradora. Em nota ao site Brumado Notícias, a assessoria de comunicação do consórcio de construção destacou que o gerente do projeto, Boris Drusettich, parabenizou os esforços das equipes envolvidas no serviço. “Nossa equipe de construção e de engenharia trabalharam sem medir esforços para identificar as melhorias necessárias e realizá-las o mais breve possível. Hoje, estamos felizes e orgulhosos com o resultado”, disse o gerente. Outro marco importante celebrado pelo consórcio é o fato de que na quarta-feira (1º) foram alcançados 300 dias sem acidentes no canteiro de obras.

WhatsApp permitirá acompanhar em tempo real localização de amigos

Uma novidade que apareceu na versão beta do WhatsApp deixou internautas curiosos. O aplicativo vai permitir que usuários sigam em tempo real a localização de amigos. Outra função que chamou atenção foi a que permite editar ou apagar mensagens enviadas, vista pela primeira vez em dezembro na versão beta para o iOS.  Agora, esta função está em testes na versão do Android. O receptor vai abrir a conversa e receber o aviso de “mensagem removida pelo usuário” - só ficará com a curiosidade. Além disso, será possível editar a mensagem enviada antes do receptor ler. Já a opção de localização não será para somente enviar onde você está para os amigos, o que já é possível hoje em dia. Na nova versão, o usuário envia sua localização o tempo todo, a não ser que opte por não compartilhar essa informação e desabilite. Os usuários terão a opção de ativar o rastreamento de local em tempo real por um período de tempo limitado, com opções de um, dois e cinco minutos disponíveis. No entanto, o recurso deverá vir desativado por padrão e quem quiser utilizar deve optar por isso. Não há informação de quando as novidades serão lançadas.

Brumado: Estabelecimento comercial no distrito de Itaquaraí é alvo de assaltantes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante à tarde da última terça-feira (31), um estabelecimento comercial situado no distrito de Itaquaraí, em Brumado, foi alvo de assaltantes. Quatro indivíduos entraram no local se passando por clientes e, em seguida, um deles sacou uma arma e anunciou o assalto. À polícia, o proprietário do estabelecimento disse que entregou todo dinheiro que havia no caixa, mas, mesmo assim, sua esposa foi rendida, obrigada a entrar na residência do casal e entregar o dinheiro que estava no imóvel. Os criminosos fugiram levando aproximadamente R$ 2.500 e algumas mercadorias do estabelecimento. O proprietário disse que os bandidos chegaram no local a bordo de um veículo Hyundai de cor cinza, com placas de São Paulo. A polícia está investigando o caso.

Produção do Feijão do Sítio Novo agradece sucesso do evento em Brumado

Os promoters Gilson Porto e Beto Bonelly, organizadores do Feijão do Sítio Novo, fizeram questão de agradecer a todos os colaboradores e ao público que compareceu ao evento na tarde do último domingo (29). Em sua primeira edição, a festa já entrou para os grandes sucessos do rol de eventos da Só Legal e Beto Bonelly Produções. Marcada pela alegria, pessoas bonitas, bom gourmet e uma musicalidade vibrante, a edição do lançamento da marca Feijão do Sítio Novo seguiu a linha de excelência da parceria, que prima pela alta qualidade de suas realizações. Nas redes sociais, o público elogiou a organização e a produção da festa. A marca veio para ficar e trouxe um modelo inovador para os eventos indoor em Brumado e região.

Vândalos ameaçam policiais militares pinchando prédios públicos em Feira da Mata Foto: Reprodução/WhatsApp

Na quarta-feira (1º), a cidade de Feira da Mata, no Oeste da Bahia, amanheceu com diversas fachadas de casas e órgãos públicos pichados com frases ofensivas contra a Polícia Militar, entre as quais “PM bom é PM morto”. As pichações podem ter relação com a morte, em confronto, de diversos marginais suspeitos de participação na tentativa de assalto e assassinato de dois policiais militares em Bom Jesus da Lapa, no dia 23 de janeiro. 

Vândalos ameaçam policiais militares pinchando prédios públicos em Feira da Mata Foto: Reprodução/WhatsApp

De acordo com o Jornal do Sudoeste, um dos bandidos, que supostamente teria participado da ação e que está sendo procurado pela força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Gildázio Mendes Pereira, estaria escondido na região. Também há a possibilidade de as pichações terem sido uma reação de amigos de jovens que teriam sido agredidos em abordagens da Polícia Militar.

Eunício Oliveira é eleito presidente do Senado Foto: Reprodução

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito nesta quarta-feira (1º) presidente do Senado e do Congresso Nacional para os próximos dois anos. Ele recebeu 61 votos e derrotou na eleição José Medeiros (PSD-MT), que recebeu 10 votos – outros 10 senadores votaram em branco. Pai de quatro filhos, Eunício nasceu em setembro de 1952 em Lavras da Mangabeira, município no Centro-Sul do Ceará, localizado a 400 quilômetros da capital, Fortaleza. O senador é casado com Mônica Paes de Andrade, filha do ex-deputado e ex-presidente do PMDB Paes de Andrade. Aliado do presidente Michel Temer, Eunício Oliveira vai suceder no cargo Renan Calheiros (PMDB-AL) e controlará um orçamento de R$ 4,2 bilhões por ano. De acordo com o G1, considerado um “político habilidoso” pelos colegas, o parlamentar passou as últimas semanas se reunindo com lideranças partidárias em busca de apoio para sua eleição.

Sessão solene marca início do ano legislativo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seguindo regimento interno da casa legislativa, foi realizada na noite da última quarta-feira (01) uma sessão solene que marcou a abertura das sessões na Câmara de Vereadores de Brumado. A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e do vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB). Ambos utilizaram a tribuna livre para anunciar os projetos executivos para este primeiro ano de gestão. A mesa também contou com a presença de Guilherme Bonfim, superintendente de agronegócios da secretaria estadual de agricultura, além de secretários municipais. A secretaria da mesa diretora da câmara fez chamada nominal dos parlamentares e, em seguida, o presidente Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) concedeu a palavra aos gestores que falaram sobre o andamento dos trabalhos para a implantação e inauguração das UTIs, no Hospital Professor Magalhães Neto. Ao fim de seu pronunciamento, o prefeito fez um convite aos vereadores para se fazerem presentes em seu gabinete na tarde da próxima segunda-feira (6) a fim de explanarem um pouco mais sobre o modelo de gestão para este ano, buscando a harmonia entre os poderes. Em seguida, a palavra foi franqueada aos vereadores que usaram menos do tempo previsto para cada um. 

Sessão solene marca início do ano legislativo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Alguns aproveitaram para fazer cobranças na área de infraestrutura, principalmente nas estradas vicinais que dão acesso às comunidades rurais do município. Ao final, o presidente Leonardo Vasconcelos elogiou a postura dos parlamentares que vêm dando atenção aos trabalhos em seus gabinetes desde o dia em que foram empossados. Por fim, o presidente deu por aberto o ano legislativo na Câmara de Vereadores de Brumado, anunciando a primeira sessão ordinária para a próxima segunda-feira (6), a partir de 18h30.  

Conheça o curso de Formação Pedagógica da Unopar em Brumado

Se você já tem um diploma de graduação, porém tem vontade de se tornar professor na área da sua formação, o curso de Complementação Pedagógica é ideal para você. Com duração de apenas 1 ano e meio, o curso oferece todo o conteúdo necessário para torná-lo habilitado para dar aulas de Artes Visuais, Educação Física, Ciências Biológicas, História, Sociologia, Letras (Língua Portuguesa), Letras (Inglês), Letras (Espanhol), Química, Matemática, Música e Física, com disciplinas gerais sobre pedagogia e específicas de sua área. Além disso, você vai realizar uma carga horária específica para estágio supervisionado. Para saber qual curso de licenciatura é disponível para sua formação ligue na Unopar através dos números: (77) 3441-7979 ou (77) 99949-5503. Não perca essa chance!

Calor, aumento de nuvens e previsão de chuva para Brumado na próxima semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O calor continuou abrasador em Brumado na quarta-feira, 1º de fevereiro. A temperatura esteve na casa dos 35ºC, mas a sensação térmica chegou aos 43°C. As estações meteorológicas preveem que haverá aumento de nuvens nos céus brumadenses com possíveis pancadas de chuva nos próximos dias. A previsão aponta ainda chuvas fracas a partir da próxima semana. Durante esta semana, mesmo debaixo de sol forte e intenso calor, a umidade relativa do ar esteve na casa dos 60%, o que favorece as previsões de chuva para o município.

Marisa Letícia perde fluxo cerebral, e Lula autoriza doar órgãos Foto: Roberto Stuckert Filho

Após a piora do quadro de saúde da ex-primeira Marisa Letícia, a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês confirmou a ausência de atividade cerebral na manhã desta quinta-feira (2). Por meio de uma publicação em redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu “todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas” e informou que a família autorizou a doação dos órgãos de Marisa, internada desde o último dia 24 de janeiro após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Ângelo Coronel é eleito presidente da AL-BA Foto: Divulgação/PSD

O deputado estadual Ângelo Coronel (PSD) foi confirmado na quarta-feira (1º) como novo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O social-democrata foi eleito com 57 votos, contra quatro nulos e um em branco. O resultado era esperado, já que seu principal adversário, o atual presidente Marcelo Nilo (PSL), retirou a candidatura na noite de terça (31), após Coronel receber uma série de apoios - algo que inviabilizaria sua reeleição - deixando-o como candidato único. A vitória de Coronel põe fim a uma era de 10 anos de Nilo no comando da AL-BA. Depois de cinco mandatos consecutivos, o social-liberal tentava o sexto e se dizia confiante na vitória. Acabou, entretanto, declinando da disputa ao perceber, a um dia do pleito, que sua candidatura estava sendo esvaziada após uma pesada articulação política empreendida por Coronel, que passou o dia indo de gabinete em gabinete na busca por votos. De acordo com o Bahia Notícias, munido do discurso de que era necessária rotatividade no poder e também ancorado no desgaste natural do presidente, o deputado encontrou terreno fértil para minar a candidatura do adversário. E Nilo, que até então dava sua vitória como certa, se viu sem o apoio de antigos aliados, que debandaram para o lado de Coronel.

Arquivo