Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2018
Homem fica em estado grave após bater e atingir abelhas Foto: Hélder Almeida/Reprodução EPTV

Um homem ficou em estado grave após um acidente na tarde deste sábado na BR-146, entre Passos (MG) e Bom Jesus da Penha (MG). No entanto, não foi a batida a causadora dos principais ferimentos, e sim um ataque de abelhas vindas do cupinzeiro que o veículo atingiu. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a vítima, de 34 anos, capotou o veículo antes de atingir o cupinzeiro. Após a batida, ele as abelhas ficaram agitadas e iniciaram o ataque. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que utilizou roupa especial para o resgate, e encaminhado para a Santa Casa de Passos, onde foi sedado e permanece em observação.

Brumado: Ifba empossa membros do conselho de campus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em solenidade realizada na última semana, foi nomeado o Conselho de Campus do Ifba em Brumado. O conselho, com aval deliberativo e construtivo, é formado por 15 membros e terá uma representação elevada dentro do campus para tomar decisões em prol da evolução das atividades e cursos a serem ofertados e até verticalizados na unidade de ensino profissionalizante. Antes da nomeação, o conselho se reuniu para deliberar a primeira pauta de apresentação, com leitura de ata e apresentação dos conselheiros. A formação do conselho ficou assim disposta: Rui Pereira Santana (diretor geral), Gilmar Vieira (diretor de ensino), Diógenes Moreira Paz (diretor administrativo), Cínthia Batista Nunes (coordenadora de curso), Islene dos Santos Roque Benevides e Getúlio Rocha Silva (docentes), Juliano Rocha e Edilza Gomes da Silva Oliveira (titular e suplente e técnico administrativo), Fernando Macedo Lopes (técnico administrativo), Davyd Robinson Almeida Amorim e Monize Silva Jardim (discentes), Maria Aparecida de Souza Guimarães e Jacira de Oliveira Sant’Anna Santos (representantes da Uneb), Sinval Xavier e Ricardo Palmeira (representantes do Creas), Antônio Faustino de Almeida Silva (egresso), restando definir o representante dos pais e alunos que será escolhido em votação. 

Milta Calçados e Confecções está com descontos imperdíveis

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o facebook e o instagram da loja e confira os nossos produtos.

Em segunda votação, Câmara de Brumado aprova adesão à União dos Vereadores da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão realizada na sexta-feira (23), o parlamento de Brumado aprovou o projeto de lei nº 01/2018, de autoria da mesa diretora, que visa à adesão da Câmara Municipal à União dos Vereadores do Estado da Bahia. Na primeira votação, houve duas abstenções por parte dos vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabeleireiro, que cobraram a atualização da tabela de inserção ao órgão. Já na votação de sexta-feira (23), o vereador Lek votou favoravelmente à adesão, esclarecendo que a mesa diretora realizou as devidas explicações acerca da atualização do repasse anual à instituição que representa a categoria. O petista José Ribeiro Neves manteve a abstenção, alegando não ter recebido a mesma atenção e esclarecimentos que foram prestados ao seus colegas de bancada. O presidente da câmara brumadense, Leonardo Vasconcelos, reforçou que a filiação oportunizará aos parlamentares a comodidade de terem à disposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um gabinete com todo o equipamento necessário à atividade parlamentar, desconto no restaurante da AL-BA, acesso ao estacionamento e assessoria jurídica voltada à municipalidade e atividades legislativas. Os benefícios também se estenderão à Brasília. O valor da filiação, que deverá ser pago mensalmente à instituição, será de R$ 600. Após aprovação no parlamento, o projeto será encaminhado para sanção do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). 

Brumado: Prefeitura publica licitação para contratação de empresa para exploração da Zona Azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (23), foi publicado no Diário Oficial do Município o Aviso de Licitação na modalidade Chamada Pública nº 002/2018, cujo objeto é a contratação de empresa para prestação de serviços de outorga onerosa da concessão de serviços públicos para exploração do estacionamento rotativo em vias e logradouros públicos do município, denominado Zona Azul. Serão 1.198 vagas para automóveis e 863 vagas para motocicletas, totalizando 2.061 vagas. A empresa também será responsável pela implantação, operação, exploração, administração, controle e manutenção de sistema eletrônico informatizado e automotizado e equipamentos de controle e operação do estacionamento rotativo.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Operação Pipa pode ser ampliada em Brumado após apelo do secretário de recursos hídricos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de meio ambiente e recursos hídricos de Brumado, Charles Granger, esteve em audiência na quinta-feira (22) com o Coronel do Exército Brasileiro, que no momento comanda a Operação Pipa na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário declarou que a principal reivindicação do município é com relação à ampliação do programa para resgatar algumas comunidades rurais que saíram do mesmo após a nova modalidade de entrega da água potável através de uma central de abastecimento, bem como o ingresso de novas comunidades. Caso a coordenação atenda aos apelos do secretário, mais um caminhão pipa será inserido no programa. Atualmente, o Exército mantém 17 caminhões cadastrados no projeto de abastecimento do interior do município. Anteriormente, Brumado já teve 23 veículos para abastecer cerca de 20 mil moradores do meio rural.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

PF cumpre mandado na casa de Jaques Wagner no âmbito da Operação Cartão Vermelho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Operação Cartão Vermelho, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (26), cumpre mandado na casa do ex-governador Jaques Wagner (PT), gestor na época da demolição da antiga Fonte Nova, alvo da ação. Segundo informações da Polícia Federal, os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e estão sendo cumpridos em órgãos públicos, empresas e endereços residenciais dos envolvidos em um esquema que envolve os crimes de fraude a licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a apuração da operação, batizada de Cartão Vermelho, a licitação que culminou com a Parceria Público Privada nº 02/2010 foi direcionada para beneficiar o consórcio Fonte Nova Participações (FNP), composto pelas empresas Odebrecht e OAS. De acordo com laudo pericial, a obra foi superfaturada em valores que podem chegar a mais R$ 450 milhões de reais após correção, sendo grande parte desviado para o pagamento de propina e o financiamento de campanhas eleitorais.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Suspeito de estuprar bebê de 4 meses diz que não lembra de ter cometido crime Foto: Divulgação/SSP-BA

O homem suspeito de raptar e estuprar um bebê de 4 meses na cidade de Belmonte, no sul da Bahia, disse, em depoimento à polícia, que não se lembra do que aconteceu. A informação foi passada ao G1 pelo delegado Moisés Damasceno, coordenador da Polícia Civil na região. Conforme o delegado, Rairone Moura dos Santos, mais conhecido como Eron, 47 anos, não confessou o crime e declarou que tinha um relacionamento com a mãe da criança abusada. “Ele [suspeito] disse que estava bebendo com a mãe da criança e que acordou na casa dele, tomou ciência do fato por outras pessoas”, detalhou Damasceno. A mãe do bebê foi ouvida nesta semana e declarou que não tinha nenhuma relação com o suspeito, mas que já tinha sido abusada por ele duas vezes. O delegado afirmou que ela deve ser ouvida novamente. Rairone tem uma companheira, que mora na cidade de Canavieiras, também no sul do estado, e está grávida. Ele segue preso na Delegacia de Eunápolis. Na segunda-feira (26) ele vai passar por audiência de custódia, onde será decidido se o suspeito segue para o sistema carcerário ou responde ao crime em liberdade. O bebê, que é uma menina, permanece internado no Hospital Regional de Eunápolis, onde se recupera de duas cirurgias.

Caetité: Caminhão carregado com baterias tomba na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um caminhão carregado com bateria de carro tombou neste sábado (24), na Curva do Condogo, trecho da BR-030, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o caminhão desgovernado, saiu da pista e desceu a ribanceira da rodovia. A carga se espalhou pelo local e populares saquearam boa parte da mercadoria. O motorista do veículo sofreu escoriações e foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Caetité. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e controlou o trânsito no local. Os policiais que atenderam a ocorrência descartaram qualquer tipo de dano ao meio ambiente devido a carga do caminhão.

Outdoor de Bolsonaro é retirado em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após a decisão do juiz eleitoral de Brumado, Rodrigo Souza Britto, publicada na última sexta-feira (23), o outdoor em apoio ao deputado federal e pré-candidato a presidência da república, Jair Bolsonaro, foi retirado da praça pública do estacionamento do Mercado Municipal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a empresa responsável pelo outdoor fez a retirada no início da tarde deste sábado (24) após receber a notificação da 90ª Zona Eleitoral. A justiça havia concedido um prazo de 48h para o cumprimento da decisão, sob pena de multa de R$ 15 mil.

Eleições 2018: Deputado Luciano Ribeiro confirma nome de ACM Neto ao governo da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista exclusiva ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), confirmou, na manhã deste sábado (24), o nome do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ao governo da Bahia, nas eleições 2018. De acordo com o parlamentar, não existe “planos B, C, ou D”. “O povo da Bahia conclama pela candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia. É isso que temos ouvido por onde andamos em nosso estado”, garantiu. Ribeiro disse ainda que o lançamento oficial será realizado no mês de março em um evento dos Democratas na capital baiana. “A Bahia vai voltar ao trilho do desenvolvimento. Precisamos resgatar a nossa hegemonia e ser um estado de destaque no cenário nacional”. O parlamentar também confirmou que será candidato a reeleição para uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Livramento de Nossa Senhora: OAB-BA aprova desagravo a advogado agredido por PM Foto: Divulgação

O Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) aprovou por unanimidade um desagravo ao advogado Adailton Ferreira Porto Sobrinho, de Livramento de Nossa Senhora, município localizado a 68 km de Brumado. A sessão plenária aconteceu na última quinta-feira (22). De acordo com a OAB-BA, ao dar assistência a um cliente cujo veículo foi envolvido em acidente com uma viatura da Polícia Militar, Adailton foi hostilizado, com ameaças e agressão verbal, pelos soldados Lucas Rafael Louzeiro Marçal e Ramon Mascarenhas Cairo, durante queixa prestada à PM, chegando a ser agredido fisicamente pelo soldado Fabrício Dias. “Após seu cliente levar socos do soldado Lucas Rafael, Adailton, mesmo após se identificar como advogado, também levou um soco de Fabrício no olho, um soco que foi direto na democracia e nos direitos humanos”, explicou o relator do processo, o conselheiro da OAB-BA e advogado brumadense, Acioli Viana Silva. Uma representação foi feita contra o soldado. Também foram realizados um ato com 21 advogados no Ministério Público e uma campanha de repúdio à violência no município de Livramento de Nossa Senhora, além de ser instaurada sindicância pela PM, ainda em andamento. “São inaceitáveis ações como esta. Atentar contra as prerrogativas da advocacia é atentar contra o próprio estado democrático de direito. E a OAB jamais admitirá ou relativizará a violação das prerrogativas profissionais”, pontuou o presidente da Ordem, Luiz Viana.

Igaporã: Reunião pública é realizada para informar sobre o sistema de esgotamento sanitário do município Foto: Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo cerca de R$ 1,9 milhão na implantação do sistema de esgotamento sanitário do município de Igaporã, a 164 km de Brumado. Os benefícios da obra e outras informações referentes ao empreendimento foram apresentadas pela empresa à comunidade em reunião pública realizada no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com o apoio da prefeitura municipal. Um público estimado em 90 pessoas participou do evento, entre autoridades locais e populares. Na reunião, foi reforçada a importância do sistema para a saúde pública e o meio ambiente. Além disso, foram apresentados o projeto, o custo da obra e a previsão de conclusão. No momento, estão sendo executados as obras e os serviços relativos à conclusão do sistema, que atenderá a sede do município de Igaporã. A estimativa é de que cerca de 10,8 mil pessoas sejam beneficiadas. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em maio.

Prefeito de cidade na Paraíba se inscreve em concurso que ele mesmo está promovendo Foto: Divulgação

Na região do Seridó, na cidade de Frei Martinho, na Paraíba, o prefeito Aguifaildo Lira Dantas (PTB), se inscreveu no concurso público que a própria prefeitura está promovendo. O caso inusitado gerou muita repercussão nas redes sociais. O concurso oferece 34 cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam de R$ 937 a R$ 4,5 mil. Alguns moradores estão determinados a levar o caso ao Ministério Público. O certame teve as inscrições abertas desde o dia 18 de janeiro.

Riacho de Santana: Homem é detido acusado de abuso sexual Foto: Divulgação/PM

Na última quinta-feira (22), um homem foi detido por policiais militares em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, acusado de abuso sexual. De acordo com a polícia local, Carlos Antônio dos Santos, de 60 anos, abordou a vítima, de 29 anos, simulando estar armado e a obrigou a entrar em seu veículo. Dentro do carro, os abusos aconteceram. Segundo o site Sudoeste Bahia, o abusador foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante por estupro.

Foragido da justiça há 10 anos é recapturado pela Polícia Civil em Brumado Foto: Divulgação/PC

Em Brumado, investigadores da Polícia Civil capturaram na quinta-feira (22), na Fazenda Curralinho, zona rural da cidade, um indivíduo identificado como Manuel Leandro Pereira Vieira, vulgo Tita, 36 anos. Segundo a polícia, o elemento havia fugido da delegacia de Brumado em 2008, quando, juntamente com outros detentos, escapou por um túnel escavado no banheiro de uma das celas. Leandro havia sido preso no dia 18 de setembro de 2007, na época com 25 anos de idade, por ter participado de um roubo com uso de arma de fogo, fato ocorrido na zona rural de Várzea da Pedra. Posteriormente, ele foi condenado a cumprir 5 anos e 6 meses de prisão. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado.

Falsa ambulância que levava cigarros contrabandeados tentou fugir e capotou Foto: TV TEM/Reprodução

O motorista de 27 anos que foi detido na quinta-feira (22) pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) dirigindo um veículo caracterizado como “UTI Móvel” carregado de cigarros contrabandeados, em Tarumã (SP), já foi detido por contrabando em outro caso. Segundo a polícia, há menos de um mês, ele já havia sido flagrado em outra situação semelhante, ou seja, contrabandeando cigarros do Paraguai em uma ambulância. Na ocasião, ele foi detido e depois liberado. De acordo com o G1, o homem que dirigia a van foi novamente detido, desta vez na rodovia Miguel Jubran (SP-333). Dentro do veículo a polícia encontrou 145 caixas de cigarro, carga avaliada em R$ 120 mil, que vinha do Paraguai e seria entregue em Ourinhos (SP). A polícia agora vai investigar a origem do uniforme que o suspeito usava, semelhante ao das equipes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A investigação quer descobrir se o macacão é falsificado ou se foi furtado.

Governador Rui Costa deve visitar município de Lagoa Real em março Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o governador Rui Costa (PT) deve visitar o município de Lagoa Real no mês de março. Essa será a segunda passagem do chefe do executivo pelo município, localizado a 82 km de Brumado. O motivo da visita seria a assinatura da ordem de serviço para construção da adutora do algodão, que sai de Caetité até Lagoa Real. A adutora possibilitará a distribuição de água tratada para os domicílios da cidade. Na oportunidade, também será assinada a ordem de serviço da pavimentação da BA-940, que liga a BR-030 à sede do município. Costa ainda entregará mais de 2 mil títulos de terra para a região. O governador ainda irá inaugurar o Colégio Luís Prisco Vianna, que contará com oito salas de aula e um ginásio de esportes.

Justiça eleitoral determina retirada do outdoor de Jair Bolsonaro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Rodrigo Brito, deferiu decisão para que seja retirado o outdoor do deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato à presidência da república, que foi fixado na praça pública do estacionamento do Mercado Municipal de Brumado. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o chefe do cartório eleitoral Igor Araújo explicou que, por determinação da própria justiça, é proibida propaganda eleitoral em outdoor, seja em pré-campanha ou durante o período eleitoral. A notificação foi endereçada ao proprietário do outdoor, que deverá cumprir a determinação em um prazo máximo de 48 horas. Caso a determinação não seja cumprida, o mesmo pagará uma multa de RS 15 mil. Nossa reportagem apurou ainda que um advogado da cidade, não identificado, teria entrado com uma ação contra o grupo que fixou a propaganda, bem como contra o presidenciável.

Neto que cuida do avô cadeirante emociona internautas Foto: Reprodução/Facebook

O vídeo de um garotinho de 6 anos cuidando do avó cadeirante tem emocionado quem assiste pelo carinho e atenção que a criança tem com o idoso. Enzo Meneguelli Pereira mora em Santa Gertrudes (SP) e desde muito novo ajuda nos cuidados com o seu avô, João Meneguelli, de 75 anos, que depende da cadeira de rodas. De acordo com o G1, as imagens mostram o garoto tirando o avô da cadeira de rodas e colocando-o na cama com a ajuda de um gancho pregado no teto. A gravação viralizou na internet e até a publicação desta matéria teve quase 6 milhões de visualizações no Facebook, 67 mil curtidas e 151 mil compartilhamentos.

Incêndio é registrado na fábrica de cimento Itaguarana em Ituaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grande foco de incêndio foi registrado nas proximidades da fábrica de cimento Itaguarana S/A, na cidade de Ituaçu, a 115 km de Brumado. As imagens, feitas na noite de quarta-feira (21), mostram as chamas em um galpão velho da fábrica. Ainda não se sabe como o incêndio teve início. A polícia está investigando o caso.

Arquivo