Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2021
Brumado: Harley Lopes chama vereadores de 'safados' antes de votação do 'pacote da maldade' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A votação de projetos polêmicos, classificados como “Pacote da Maldade” ou “Pauta Bomba”, pela bancada de oposição, de autoria do poder executivo, administrado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, provocou uma intensa discussão no plenário da Câmara Municipal de Brumado, na noite desta segunda-feira (15). A oposição pediu a retirada de pauta dos projetos (veja aqui). O pedido não foi acatado pelo presidente José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas. O discurso do vereador Harley Souza Lopes (Republicanos), chamou a atenção pela forma de como tratou os colegas de parlamento. Ele chegou a chamar os edis de “safados” e “falsos evangélicos”, neste caso se referindo a bancada evangélica. “Deus está com vergonha de vocês”, disparou Lopes. Ele questionou o projeto de lei que visava cobrar Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para as comunidades rurais. “Tenho vergonha de estar aqui hoje. Se pudesse, pediria Deus para me retirar daqui”, finalizou seu pronunciamento. 

Brumado: Oposição pede retirada de pauta de projetos encaminhados pelo executivo; 'pacote da maldade' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a bancada de oposição ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou a respeito dos projetos encaminhados pelo Executivo Municipal ao Legislativo para serem apreciados em caráter de urgência, urgentíssima (veja aqui). De acordo com a bancada, os vereadores não tiveram nem tempo de se familiarizar com o regimento Interno, bem como com a Lei Orgânica do Município. “Para minha surpresa, foi encaminhada a mim por grupos de WhatsApp, na sexta-feira (12) à noite, a pauta da sessão desta segunda-feira. Os projetos foram entregues a mim na manhã desta segunda-feira. Diante de tudo isso, é humanamente impossível estarmos votando esses projetos, ainda por cima em caráter de urgência, urgentíssima”, ponderou um vereador oposicionista. Ele ainda relatou que os projetos são extensos e necessitam de um tempo maior para apreciação. “Como eu, como vereador, que fui eleito para ser os olhos da população, vou tomar uma decisão dessa magnitude sem saber se vou estar prejudicando ou beneficiando o povo de Brumado. É de uma crueldade e insensibilidade por parte do poder público”, reiterou. A bancada adiantou que pedirá que os projetos sejam retirados da pauta da sessão.

Bahia só deve receber novas doses de vacinas contra o coronavírus na próxima semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O lote de vacinas que chegaria à Bahia na quarta-feira (17) só deve chegar ao estado no próximo dia 23. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o Ministério da Saúde reagendou a distribuição dos imunizantes. A Bahia deve receber em torno de 300 mil doses, quantidade que o secretário afirma ser insuficiente e que “não permite sequer completar a primeira fase toda da imunização”.  Villas Boas diz que, se não houver um aporte de vacinas de outros laboratórios, “nós vamos continuar em um processo arrastado e lento, dando a impressão de que estamos fazendo alguma coisa de relevante para a população, dando a impressão à população de que está sendo vacinada, quando na verdade a fração de vacinados é muito pequena”.

Mesmo com protocolos adiantados, secretário de educação não espera retorno imediato das aulas presenciais na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, declarou que, apesar do protocolo universal de retorno às aulas presenciais, a retomada das aulas nas escolas esbarra nas taxas de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 em todo estado. “Estamos com as escolas arrumadas, apenas aguardando os indicadores. Não é uma decisão da educação, é da saúde pública. Na medida que tivermos as condições de internamento e a redução dos casos de morte por dia, a gente vai retornar”, disse. Rodrigues defendeu o retorno híbrido das aulas, misturando as plataformas presencial e remoto, a fim de realizar essa transição. “Estamos falando de 5 milhões de pessoas, entre professor, funcionário, diretor, estudante, então é preciso muito cuidado e zelo. Os prejuízos para aprendizagem são muito grandes, mas não podemos correr o risco de aumentar a quantidade de mortes na Bahia”, reiterou.

Brumado: Comfergil lança promoção relâmpago de porcelanato

A Comfergil, a sua loja de materiais de construção em Brumado, acaba de anunciar uma oferta esmagadora: porcelanato tipo A, 82x82 cm, retificado, por apenas R$ 56,99/m², no dinheiro ou pix. O porcelanato é ideal para altíssimo tráfego. Isso mesmo, na loja você encontra essa promoção relâmpago e muito mais. A promoção é válida até o dia 25 deste mês ou até quando durarem os estoques. Corra e confira. A Comfergil fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 315. O telefone é: (77) 3441-3588.

Prefeitos cobram apoio do governo estadual para regionalização do Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (10), durante encontro de gestores na cidade de Brumado, vários prefeitos da região se reuniram e cobraram apoio do Governo do Estadual para regionalização do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que, apesar da extrema necessidade, ele não acredita que a reivindicação será atendida por conta do secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas. “A saúde de Brumado é unanimidade devido a sua qualidade. Hoje, a região toda está nas costas de Brumado. Não podemos aguentar sozinhos com a conta. Precisamos transformar o hospital em regional”, afirmou.

Enfermeira é presa por empréstimo e compras em nome de doentes de UTI Foto: Divulgação/PM

Uma enfermeira foi presa em flagrante em Icó, no Ceará, quando tentava fazer compras em nome de uma paciente internada em UTI da unidade de saúde do município. Ela era investigada por fazer um empréstimo de R$ 3,6 mil em nome de uma mulher internada e foi presa no fim de semana ao comprar medicamentos utilizando documentos de uma idosa hospitalizada. De acordo com o G1, em 3 de fevereiro, a enfermeira já havia sido afastada por suspeita de fazer empréstimo em nome de pacientes. Conforme a Polícia Civil, devido à pandemia, algumas empresas passaram a atender por telefone ou aplicativos de mensagem. Elas pedem que os clientes enviem fotos da pessoa e dos documentos de quem deseja o empréstimo. A enfermeira então utilizava os documentos de pessoas internadas em UTI e dizia ser a responsável pelos cuidados de pessoas hospitalizadas e obtinha os valores. Neste fim de semana, conforme a Polícia Civil, ela fez a compra de medicamentos com os documentos de uma idosa de 86 anos. Familiares da vítima denunciaram o caso, e a polícia prende a servidora em flagrante, quando ela recebia os remédios.

Dom Basílio elabora protocolo sanitário para retorno das aulas presenciais, diz secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde da cidade de Dom Basílio, Valmon Félix, disse que considera o retorno presencial das aulas arriscado nesse momento, tendo em vista a lentidão do processo de vacinação. Para ele, as crianças são grandes vetores de transmissão e impor medidas de segurança para esse grupo é muito mais complicado. “Nossa preocupação é que a contaminação entre crianças acabe levando o vírus para as residências”, pontuou. De qualquer forma, o secretário adiantou que as escolas já estão se preparando para esse retorno, sem previsão, diante da elaboração do protocolo sanitário de segurança. “Iremos iniciar agora um ciclo de capacitação com os profissionais da educação no preparo de como agir para lidar com a pandemia. Precisamos nos adaptar ao novo normal”, afirmou.

Brumado: Especulações sobre possível retorno de Acácia Gondim para Educação não intimida atual secretário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As especulações em torno do possível retorno de Acácia Gondim para o comando da Secretaria Municipal de Educação de Brumado tem ganhado cada vez mais força na comunidade local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, disse que esses boatos não o preocupam. “Isso é uma decisão exclusivamente do prefeito. Estou muito tranquilo. Até o momento, não tive nenhuma comunicação do gestor. Enquanto ele não me chamar para informar que estou saindo e que está vindo outra pessoa, vou continuar fazendo o meu trabalho”, declarou. Nolasco acrescentou que respeitará qualquer decisão do executivo nesse sentido. Ele ainda descartou qualquer possibilidade de retorno para a secretaria de administração, a qual, segundo frisou, está sendo muito bem gerida pelo secretário Carlos Magno, o Maguinho.  “O prefeito fará o que for melhor para o município e não para mim”, pontuou.

 Governador sanciona programa de monitoria estudantil na rede estadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após aprovação, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o governador Rui Costa sancionou, nesta sexta-feira (12), a lei que institui o Programa Mais Estudo no âmbito das escolas da rede estadual de ensino. O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13). “Com muita alegria, sancionei hoje a lei que vai garantir monitores estudantis em todas as salas de aula da rede estadual de ensino. É um ato histórico para a educação da Bahia. Quero agradecer aos deputados e deputadas que ontem aprovaram nosso projeto na Assembleia Legislativa. Juntos, somos capazes de transformar a vida de milhares de estudantes e de suas famílias por meio da educação. Por isso que a educação continuará sendo prioridade em minha gestão”, afirmou Rui. O Mais Estudo tem o objetivo de estimular a participação dos estudantes em ações de auxílio e reforço de aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Como parte do programa, cada turma terá dois monitores, que serão selecionados dentre os estudantes do Ensino Médio, da Educação Profissional e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir das notas obtidas no ano anterior ou no trimestre anterior ao da etapa de seleção. As atividades de monitoria ocorrerão no turno em que o estudante não estiver em atividade escolar. A bolsa de monitoria, no valor de R$ 100, será paga por período correspondente aos meses do ano letivo em cada edição do programa. O bom desempenho escolar e a frequência regular são os critérios obrigatórios para a concessão da bolsa aos monitores.

Polícia Civil avança nas investigações para elucidar morte por apedrejamento no Mercado Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (7), um homem identificado como Valmir José Vieira foi apedrejado até a morte na região do Mercado Municipal, em Brumado (veja aqui). O crime chocou a comunidade local. Ao Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coordenador de Polícia do Interior (Coorpin), Arilano Botelho, informou que as investigações sobre a autoria do homicídio estão bastante adiantadas. “Garanto que na semana que vem teremos novidades. Com certeza daremos uma resposta à comunidade”, disse.

Itabuna: Após 10 meses sem serviço, prefeito anuncia retorno dos ônibus Foto: Camila Oliveira/TV Santa Cruz

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, anunciou nesta sexta-feira (12), que a partir da próximo quarta-feira (17), os ônibus do transporte coletivo voltam a circular na cidade. Os moradores tem mais de 10 meses sem transporte público circulando nas ruas. “Nós sabemos que a cidade tem 10 meses sem transporte, o usuário precisando sair de casa para o trabalho e do trabalho para casa. A minha preocupação é que tivéssemos ônibus novos, de qualidade, sem aumento da tarifa, porque não tem condição nessa crise econômica fazer aumento de tarifa. A prefeitura está subsidiando o transporte urbano para a população ter acesso”, disse o prefeito. De acordo com o G1, no dia 22 de janeiro, o prefeito de Itabuna assinou um contrato de prestação de serviço emergencial com o grupo Atlântico, empresa que vai oferecer serviço de transporte público coletivo na cidade. O grupo Atlântico é de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia e chega a Itabuna com a promessa de ônibus modernos, confortáveis e com um sistema online onde o passageiro vai poder acompanhar o trajeto e duração da viagem.

Corrupção Ativa: Carreteiro de Brumado é preso na BA-131 na cidade de Jacobina Foto: Augusto Urgente

Um carreteiro da cidade de Brumado, foi preso na última quinta-feira (11), por corrupção ativa, na BA-131, na cidade de Jacobina, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor seguia em uma carreta carregada com postes com destino à cidade de Mundo Novo. De acordo com o Augusto Urgente, ao ser abordado, o policial disse sobre a proibição de tráfego para veículos daquele porte. Questionado pelo oficial se possuía Autorização Especial de Trânsito (AET) que poderia autorizá-lo a transitar pela rodovia, respondeu que não possuía o referido documento e pediu para seguir viagem. Ao ser solicitado a apresentar os documentos da carreta, o brumadense inseriu uma quantia de R$ 10,00 entre os documentos. Ao lhe ser perguntado sobre o motivo daquele valor em espécie entre os documentos apresentados, respondeu que “era para vocês mesmo”, tendo diante disso, recebido voz de prisão e conduzido à Delegacia Territorial de Jacobina, sendo apresentado à autoridade policial para que seja adotada as medidas cabíveis.

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sala comercial confortavelmente mobiliada para escritório ou consultório médico está à disposição para aluguel na Rua Dr. Marcolino Moura, nº 168, no prédio do consultório pediátrico do médico Dr. Geraldo Azevedo (fundos do Bradesco), bem no centro da cidade de Brumado. Trata-se da primeira locação do espaço, que possui disponibilidade de secretária, serviço de limpeza, internet e telefone. 

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O local pode ser alugado para escritório, consultório médico, odontológico, psicológico e outras áreas profissionais como: fisioterapia, fonoaudiologia, advocacia, contabilidade e etc. Os interessados podem ligar para os números (77) 3441-2687 (horário comercial) ou (77) 99914-2043 para maiores informações.

Aracatu: Secretarias de saúde e educação debatem protocolos para o retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Hérica Lima Coqueiro, secretária de saúde do município de Aracatu, a 36 km de Brumado, disse que a questão do retorno das aulas presenciais ainda está sendo discutido juntamente com a secretaria de educação. “É um tema polêmico que envolve várias nuances. A gente não tem ainda uma data ou um prazo estabelecido. Estamos em diálogo. Assim que novas informações e confirmações cheguem poderei falar melhor sobre”, disse. Nesse momento, conforme reiterou, ainda não há nada pactuado entre as duas secretarias. 

Brumado: CDL realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Protocolo adotado para retorno das aulas presenciais em Brumado torna-se modelo para demais municípios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O protocolo de segurança elaborado pelo Município de Brumado para retorno das aulas presenciais já está sendo colocado em prática nas escolas da rede. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, garantiu que as unidades de ensino já estão equipadas com álcool gel, tapetes sanitários, secadores, refis com sabão líquido, máscaras protetivas, entre outros. “Nosso protocolo já está pronto, já foi discutido com os órgãos competentes. Hoje, quando se trata de protocolo, acredito que não temos mais nada pra incluir. Nosso protocolo está 100% pronto, esperando apenas que a macrorregião tenha uma redução menor que 70% na ocupação dos leitos de UTI Covid-19 para retomar as aulas presenciais”, ponderou. O secretário informou ainda que o documento elaborado por Brumado tem se tornado referência na região, dada a sua excelência. “Estamos abertos e disponíveis para quem precisar. O interesse é que o Brasil volte às aulas presenciais”, concluiu. 

Laboratório Exame realiza teste antígeno pra detecção do novo coronavírus em Brumado

Quando o assunto é inovação, o Laboratório Exame está sempre em primeiro lugar e trazendo mais novidades para o combate ao Covid-19. Já disponível o teste de antígeno pra detecção do novo coronavírus. O exame possui uma curva semelhante do RT-PCR, ou seja, colher a amostra entre 2 a 7 dias do início dos sintomas, preferencialmente entre o terceiro ao sexto dia. O exame foi desenvolvido para identificar proteínas virais, diferente do RT-PCR que identifica a presença do RNA vírus. A amostra para detecção do antígeno é realizada por swab nasofaríngeo e o resultado é disponibilizado no mesmo dia. Saiba mais informações através dos telefones: (77)3441-9286 / (77)99991-5757. Faça seus exames no Laboratório Exame.

Antigo opositor ferrenho, vereador Tiago Amorim é escolhido líder do prefeito de Brumado no legislativo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador Tiago de Souza Amorim (PP) foi escolhido para ser o líder do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara de Vereadores. A escolha de seu antigo opositor ferrenho, foi feita pelo próprio gestor municipal, em ofício enviado para o presidente da Câmara, vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas. De acordo com o comunicado, Amorim exercerá a liderança durante este ano de 2021.

Prefeito de Brumado quer atualizar IPTU, redefinir feriados e revogar lei do plano de cargos e salários da educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No pacote de projetos encaminhados à Câmara de Vereadores de Brumado esta semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) incluiu também a tabela de atualização com reajuste do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), redefinir os feriados, revogar o dispositivo da lei municipal, que institui o plano de carreira, cargos e salários dos profissionais da educação. A pauta bomba que será votada nesta segunda-feira (15), terá doze projetos de autoria do poder executivo, todos em regime de urgência urgentíssima (veja aqui). Nos bastidores do legislativo, alguns vereadores que compõem a base aliada do prefeito na câmara se mostraram insatisfeitos com os projetos a serem votados sem tempo hábil para debates. A bancada de oposição também articula reprovar propostas enviadas pelo prefeito de Brumado.

(Em Regime de URGÊNCIA URGENTÍSSIMA)

PROJETO DE LEI N° 003/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Obriga as concessionárias de fornecimento de água e de energia que prestam serviço no Município de Brumado, a realizarem consulta à Prefeitura antes de autorizarem ligação nova em lotes/terrenos ou mudança de titularidade da conta, quando o requerente apresentar apenas documento comprobatório da posse do imóvel, conforme adiante se especifica e dá outras providências. 

PROJETO DE LEI N° 004/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Revoga a Lei Municipal nº 1.893, de 22 de julho de 2020, que altera e acresce dispositivos na Lei Municipal nº 1.752, de 30 de junho de 2015, e dá outras providências. 

PROJETO DE LEI N° 005/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Concessão de Direito Real de Uso de Imóvel com Estado da Bahia, para funcionamento da Base Regional de Saúde de Brumado, conforme adiante se especifica e dá outras providências. 

PROJETO DE EMENDA N° 006/2021 À LEI ORGÂNICA MUNICIPAL

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Dispõe sobre a revogação, in totum, da emenda à lei orgânica Nº 004/2020, com a supressão das alterações realizadas no art. 209, §2º, IX e retorno à redação anterior. 

PROJETO DE LEI N° 007/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Revoga a Lei 1.895/2020 de 11 de agosto de 2020, conforme a seguir se especifica. 

PROJETO DE LEI N° 008/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Revoga dispositivo da Lei Municipal nº 1.780 de 22 de Setembro de 2016, que instituiu o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação Pública Municipal de Brumado, conforme a seguir se especifica. 

PROJETO DE LEI N° 009/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Redefine os feriados no âmbito do Município de Brumado.

PROJETO DE LEI N° 010/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Estabelece nova formatação geográfica e redefine os limites dos bairros com respectivos logradouros da Cidade de Brumado, bem como fixa o perímetro urbano das vilas, sedes dos distritos, povoados e demais comunidades, conforme adiante se especifica. 

PROJETO DE LEI N° 11/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Autoriza o Poder Executivo Municipal, a outorgar concessão dos serviços de gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão dos cemitérios públicos, bem como da prestação dos respectivos serviços funerários, e dá outras providencias.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N° 012/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU e dá outras providências.

PROJETO DE LEI N° 013/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Autoriza o Chefe do Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Especial ao Orçamento do Exercício 2021 do município de Brumado na Lei Orçamentária nº. 1.900, de 30 de dezembro de 2020 para atender AÇÕES EMERGENCIAIS DE COMBATE AO CORONAVIRUS

(COVID-19) e dá outras providências.

PROJETO DE LEI N° 014/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Autoriza o Chefe do Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Especial ao Orçamento do Exercício 2021 do município de Brumado na Lei Orçamentária nº. 1.900, de 30 de dezembro de 2020 para atender AÇÕES EMERGENCIAIS DE COMBATE AO CORONAVIRUS (COVID-19) e dá outras providências.

CONTINUE LENDO
'Ex-gestor deixou Ituaçu sucateada', denuncia atual prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD), prefeito na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, disse que recebeu o município do ex-prefeito Adalberto Alves Luz (PTB), em um momento delicado, completamente depredado. “As estruturas dos postos de saúde destruídas. Fiz uma visita técnica com o secretário de saúde e encontramos um verdadeiro descaso. Alguns lixos sendo descartados ao lado e no fundo do posto, cupim tomando conta de toda estrutura. Encontramos o município todo depredado. Recebi máquinas e veículos quebrados. A frota foi recebida toda zero em 2016 e recebemos tudo sucateado”, relatou. Por conta da situação, o gestor disse que os primeiros dias de trabalho estão sendo muito árduos e de muitos desafios. “Estamos trabalhando na força de vontade de atuar em prol do povo de Ituaçu”, ponderou.

Brumado zera lista de pacientes aguardando resultados para detectar Covid-19

Neste domingo, 14 de fevereiro, o município de Brumado registra 4634 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12860 Entre os diagnósticos: 15 internações, 52 óbitos, 266 pacientes em tratamento e 4316 recuperados. No momento, 00 aguardam resultado laboratorial e 7670 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Após dez paradas cardíacas, menino de 9 anos com sequelas da Covid-19 tem alta em São Paulo Foto: Reprodução/TV Globo

Após 30 dias internado em um hospital na Zona Sul de São Paulo, dez paradas cardíacas e quase ter perdido as mãos e os pés, Arthur Nascimento dos Santos, de 9 anos, teve alta nesta sexta-feira (12). A internação foi para tratar as sequelas da Covid-19. Há pouco mais de um mês, quando o menino começou a sentir muita dor na barriga, os médicos suspeitaram de uma apendicite. Ele chegou a ser operado, mas nada foi encontrado. Apesar disso, o menino não melhorava. Um teste sorológico indicou que o Arthur tinha sido infectado pelo coronavírus e que estava com a síndrome pós-Covid. “Ele teve dez paradas cardíacas. Em uma quarta-feira no hospital. Um dos primeiros diagnósticos do médico vascular foi que ele provavelmente ia perder os quatro membros, as duas mãozinhas e os dois pezinhos. No decorrer dos dias seguintes viram que estava tendo uma melhora”, disse a mãe de Arthur, Ellen Sousa. De acordo com o G1, os parentes e os vizinhos começaram uma campanha nas redes sociais pedindo orações para o menino. Como é torcedor do Corinthians, ele começou a receber mensagens dos ídolos no hospital. Do time do coração, ele ganhou uma camiseta autografada pelo Fábio Santos, Mosquito, Casares e o técnico Xavier. “Pra mim foi muito gratificante”, disse Arthur. Para a mãe, a corrente de energia ajudou o menino a se recuperar.

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-101 em Esplanada Foto: Divulgação/CBMBA

Duas pessoas morreram em um grave acidente registrado entre carro de passeio e um caminhão, neste sábado (13), na BR-101, nas imediações do Posto Capebi, no município de Esplanada. Uma equipe de busca e salvamento do 19º Grupamento de Bombeiros Militar (19°GBM/Alagoinhas) retirou uma vítima que estava presa às ferragens. Quando os bombeiros chegaram, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já tinha constatado a morte da vítima. Outra vítima também não resistiu e morreu no local do acidente, cuja causa ainda não foi esclarecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a realização e perícia no local e demais procedimentos. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta que os motoristas mantenham a atenção redobrada em rodovias, respeitem o limite de velocidade e utilizem o cinto de segurança.

Brumado: Após pedido do MP, pai e filho são presos acusados de falso testemunho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), pai e filho foram presos na última quinta-feira (11), no Fórum juíza Leonor da Silva Abreu, após acusação de falso testemunho, em Brumado. O pedido do MPE foi acatado pelo juiz da vara crime, Genivaldo Alves Guimarães. Ao expedir os mandados de prisão, Guimarães determinou o pagamento de fiança no valor de 10 salários mínimos para cada um. Pai e filho foram arrolados como testemunhas na apuração de um homicídio que ocorreu no ano de 2012 no bairro Baraúnas. Na ocasião, Alessandro Santos de Andrade, o Zorro, foi a óbito. Pai e filho estão presos na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). O MP ainda apura outras três pessoas qualificadas nos autos do processo, sobre acusação de falso testemunho. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na sexta-feira (12), o defensor público estadual, Guilherme Pereira, pediu a concessão de liberdade provisória sem fiança aos presos. Na defesa, Pereira disse que ambos são réus primários, portadores de bons antecedentes e não representam risco à sociedade, podendo responder ao processo pelo suposto falso testemunho em liberdade.

Arquivo