Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

28 Fev 2021 - 20:25h

O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, informou ao site Achei Sudoeste, na noite deste domingo (28), a restrição de atendimento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). De acordo com Feres, considerando o aumento significativo de casos e de óbitos por Covid-19, a superlotação do Pronto Atendimento Covid (UPA) e do Hospital Municipal, assim como a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado, a Secretária de Saúde de Brumado, determina que a partir desta segunda-feira, dia 1° de março de 2021, o pronto socorro do HMPMN atenderá apenas os casos graves (fichas amarela e vermelha). Ainda segundo o secretário, os casos leves e moderados (fichas azul e verde) serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

28 Fev 2021 - 19:00h

O governador Rui Costa (PT) anunciou a prorrogação do decreto que determina o fechamento de serviços não essenciais na Bahia. O lockdown iniciado às 17h de sexta (26) acabaria nesta segunda (1), às 5h. A prorrogação se estende até a próxima quarta-feira (3). Nesse dia será reavaliado o cenário para o eventual prolongamento ou regresso as medidas anteriores. Com a decisão, apenas serviços essenciais vão continuar funcionando em toda a Bahia - exceto o Oeste, o Norte e o Nordeste. O toque de recolher também foi ampliado até o próximo domingo (07) e a restrição de circulação será das 20h às 05h em todo o estado. Estão suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes e horário, que envolvam aglomeração, como cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Também estão proibidas atividades esportivas coletivas amadoras, já as práticas individuais estão permitidas desde que não gerem aglomerações. Estabelecimentos comerciais como padarias e supermercados poderão funcionar, mas sem comercializar bebidas alcoólicas.

28 Fev 2021 - 10:50h

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), acabou com uma partida de futebol regada a bebidas e aglomerações, no Povoado de Nado de Cima, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na tarde do último sábado (27). Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), esteve na comunidade e confirmou a denúncia de descumprimento do Decreto Estadual de lockdown por conta da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Ao avistarem a viatura da polícia, muitos dos presentes evadiram-se do local. A guarnição realizou abordagens e orientou a população sobre o decreto governamental. Ainda na cidade da Manga e do Maracujá, a PM flagrou na madrugada deste domingo (28), um homem transitando na Rua Lafayette Coutinho, no centro, com cinco garrafas de cervejas. Ele foi abordado e conduzido a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.

28 Fev 2021 - 10:30h

Um homem foi preso pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no último sábado (27), no Distrito de Ceraíma, na zona rural, da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, por organizar um bingo e provocar aglomeração em um bar. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, com a aproximação da viatura as pessoas começaram a se dispersar e ao ser efetuada a averiguação no interior do estabelecimento foi constatado que estava ocorrendo a realização de um bingo. O proprietário do bar, de 48 anos, que era o organizador do jogo de azar foi preso em flagrante pelo crime de infringir determinação do governo do estado, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa de coronavírus previsto no artigo 268 do Código Penal. O proprietário do estabelecimento comercial foi conduzido à delegacia juntamente com o material do jogo de azar para as providências legais. De acordo com a PM, esta foi a segunda ocorrência registrada por descumprimento ao lockdown e ao toque de recolher.

28 Fev 2021 - 07:35h

Um comerciante foi autuado, no último sábado (27), no povoado de Jurema, na cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a Vigilância Sanitária havia flagrado o comerciante descumprindo o decreto estadual de lockdown e vendendo bebidas alcoólicas. De acordo com a polícia, o dono do estabelecimento, que também havia desacatado agentes de vigilância e guardas municipais, foi conduzido para a delegacia territorial de Caetité, juntamente com uma pessoa que comprava bebida no momento da abordagem.

27 Fev 2021 - 18:50h

Um vídeo que circula nas redes sociais narra o drama vivenciado por uma filha após sua mãe contrair a Covid-19, depois de ser internada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, após ter um infarto e ter um coágulo no coração. Segundo o vídeo recebido pelo site Achei Sudoeste, do Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, a filha conta os dias vivenciados de angustia na busca por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com ela, após três dias, uma vaga foi liberada para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, tendo em vista que os leitos estão com 100% de ocupação em Vitória da Conquista, Guanambi e Salvador. “Essa é a realidade de Brumado. Não é só São Paulo e Salvador não, é Brumado. Ela está indo para a UTI entre a vida e a morte”, disse a mulher após sua mãe entrar na aeronave entubada. Ela ainda faz um alerta para todos cuidem de seus pais e dos avós, pois segundo ela, “essa é a realidade”.

27 Fev 2021 - 16:45h

Uma pessoa foi autuada na cidade de Brumado, entre 20h de sexta-feira (26) e 5h deste sábado (27), após desrespeitarem o toque de recolher. Na Bahia, além da ocorrência na capital do minério, mais catorze pessoas foram flagradas desrespeitando a medida do governo estadual. Um caso foi registrado na Região Metropolitana de Salvador e o restante no interior. Na capital baiana não houve flagrante. Os infratores foram conduzidos por policiais militares nas cidades de Camaçari, Santo Estevão, Irecê, Conde, Brumado, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Filadélfia. Nas Delegacias Territoriais (DTs) as quinze pessoas foram autuadas nos artigos 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público) e 132 (expor a vida ou a saúde de outrem a perigo).

27 Fev 2021 - 07:50h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve nesta sexta-feira (26), pelo terceiro mês seguido, a bandeira tarifária amarela nas contas de luz de todo o país. Essa sinalização representa uma taxa extra de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De acordo com o G1, a cobrança também vigorou em janeiro e fevereiro, em razão da lenta recuperação dos reservatórios de água das hidrelétricas. Em dezembro, a Aneel chegou a aplicar a bandeira vermelha 2, a maior do sistema. No anúncio, a Aneel apontou que houve “registros significativos de precipitação nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN)” em fevereiro. Ainda assim, segundo a agência, os principais reservatórios seguem com estoque reduzido em relação ao esperado. O nível baixo dos reservatórios ainda é reflexo da estiagem registrada entre setembro e janeiro, segundo a Aneel. O boletim da agência ressalta que março ainda é um mês da temporada de chuvas, o que pode ajudar na recuperação do quadro. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. Com os reservatórios baixos, a perspectiva é de alta no custo da energia já que exige o acionamento de mais térmicas, que geram energia mais cara. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta, e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

27 Fev 2021 - 07:45h

Neste sábado (27) e domingo (28), a vacinação de idosos com 84 anos ou mais e profissionais de saúde será suspensa em Brumado. O processo de imunização será retomado na segunda-feira (1º). A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Segundo ele, ainda não há previsão de chegada de novas doses na cidade. 

27 Fev 2021 - 07:40h

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas presenciais nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. O decreto nº 19.586, que venceria no próximo domingo (28), passa a valer até 14 de março de 2021. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (27). O decreto também suspende as atividades de recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março. A suspensão do recadastramento tem como principal objetivo preservar idosos e pessoas em grupos de risco, mais vulneráveis ao novo coronavírus, evitando o deslocamento a uma unidade da Rede SAC para validar seus dados cadastrais junto à Previdência Estadual.

27 Fev 2021 - 07:35h

A Bahia negocia com o Fundo Soberano Russo a compra de cerca de 2 milhões de doses da vacina Sputnik V, o suficiente para concluir a primeira fase da vacinação que reúne idosos e profissionais de saúde. “A meta é receber essa quantidade num prazo de 60 a 90 dias a partir do fechamento do contrato, o que pode acontecer já na semana que vem”, afirmou o governador Rui Costa (PT), que participou de uma reunião virtual com os russos nesta sexta-feira (26). De acordo com Rui, além dessas doses, a Bahia negocia um volume maior que seria dividido com os estados do Nordeste. “Eles ficaram de avaliar e responder na semana que vem sobre a quantidade que conseguem enviar para a Bahia e o Nordeste. Vamos querer o máximo possível. Inicialmente, contamos com esses 2 milhões que fecham a fase 1 da vacinação”, informou o governador. A autorização para que Estados e Municípios adquiram as próprias doses de vacina foi dada esta semana por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir da autorização, a Bahia passou a buscar alternativas para imunizar a população, como a vacina desenvolvida na Índia e a terceira a ser aprovada na China, cujos laboratórios também estão sendo contactados. “Estamos na luta buscando todas as opções de vacina possíveis, mas, até termos um número maior de doses, peço a ajuda dos baianos para que usem máscara e respeitem o isolamento social”, acrescentou Rui.

26 Fev 2021 - 19:38h

Nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, o município de Brumado registra 5005 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 13760. Entre os diagnósticos: 30 internações, 61 óbitos, 335 pacientes em tratamento e 4609 recuperados. No momento, 146 ainda aguardam resultado laboratorial e 7919 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

26 Fev 2021 - 17:55h

O comércio de Brumado está de portas fechadas após o decreto de lockdown do governo baiano para conter o avanço da Covid-19, o novo coronavírus. O documento do governo considerou o aumento dos indicadores – número de óbitos, taxa de ocupação de leito de UTI e número de casos ativos e o iminente colapso das redes públicas e privadas da Bahia. O site Achei Sudoeste percorreu o centro comercial e pode comprovar as lojas fechadas. O decreto é para evitar circulações e aglomerações, com vistas a conter o avanço da doença. O comércio ficará fechado no período de 26 de fevereiro às 05h da manhã, de 1 de março de 2021, do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. O decreto não é aplicado para farmácias, hipermercados, supermercados, mercados e feiras livres, que deverão intensificar as ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel aos seus clientes.

26 Fev 2021 - 17:00h

Uma cena rara aconteceu na tarde desta sexta-feira (26), no Aeroporto Isaac Moura Rocha, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Três unidades aéreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aguardavam ordem para decolar com pacientes graves para serem transferidos para outros estados. Um dos pacientes foi para a cidade de Barreiras, um outro para Belo Horizonte e um terceiro ainda aguarda a vaga ser disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os leitos de UTI de Vitória da Conquista, unidade de referência da nossa região atingiu 100% de ocupação. Enquanto famílias desesperadas aguardavam as transferências, parentes e amigos aflitos se emocionavam com a situação vivida. “A cena que vi aqui marcará a minha vida, foi chocante ver o desespero das pessoas, enquanto seus familiares eram embarcados para cidades distantes”, se emocionou um funcionário do local.

Diante da gravidade e colapso do sistema de saúde, diversas cidades do país e estados da federação estão adotando medidas mais severas contra a propagação da Covid-19. A Prefeitura de Guanambi irá adotar medidas mais firmes, diante do colapso dos leitos de UTI, clínico e de semi-intensiva na região e em toda Bahia, a partir da próxima segunda-feira (1). O Pronto Atendimento Covid de Guanambi bateu recordes seguidos nesta semana, com média de 70 pessoas diariamente sendo atendidas. O Hospital Municipal de Guanambi com leitos de semi-intensiva, teve 100% de ocupação, mesmo após o aumento dos leitos. Os leitos de UTI de Salvador atingiram a marca de 84%, o que levou o Governo do Estado a restringir a locomoção das 20h às 05h, desta sexta (26) até 01 de março de 2021, em todo o território baiano.

26 Fev 2021 - 14:20h

Uma nova fase de vacinação foi iniciada na manhã desta sexta-feira (26), em Brumado. Idosos com 84 anos ou mais e profissionais de saúde compareceram ao Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) para serem imunizados. No local, foi registrada a formação de fila e aglomeração. Gilmar Bernardes Farias levou a sua mãe, de 84 anos, para ser vacinada. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele reclamou da falta de organização e da demora no atendimento. “Todo mundo tumultuado correndo risco de adoecer. Idoso não aguenta ficar esperando. Está tudo bagunçado”, falou. 

Dona Lucimar Gomes também criticou o tumulto do lado de fora do local. “O rapaz entregou uma senha pra gente depois de já ter atendido várias pessoas sem senha. Tá muito desorganizado. Deviam colocar mais postos de vacinação. Um só está gerando aglomeração. Só tem duas enfermeiras, deviam colocar mais”, pontuou. Os demais cidadãos endossaram as queixas quanto à demora e desorganização no atendimento, especialmente no que se refere aos idosos que não têm condições de aguardar por longos períodos. “É uma vergonha, tá a maior bagunça”, cobraram. A fila só foi organizada após a chegada da polícia e de agentes de trânsito.

26 Fev 2021 - 12:00h

Na quinta-feira (25), uma ambulância do município de Malhada de Pedras sofreu uma colisão frontal com outro veículo na BR-030. A ambulância levava pacientes de Malhada de Pedras para tratamento de saúde na cidade de vitória da Conquista (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cleyderson Aguiar Caetano, disse que as primeiras informações dão conta de que teria havido imprudência do condutor do veículo de passeio. “Ele tentou fazer uma ultrapassagem indevida em local inapropriado e o acidente acabou acontecendo”, declarou. Dos ocupantes da ambulância, uma mulher sofreu fratura na clavícula e um homem quebrou a perna. Com relação ao enfrentamento à pandemia, o secretário anunciou que, em virtude do aumento de casos confirmados, a prefeitura deverá adotar medidas mais rígidas no combate à doença. “Estamos muito preocupados e já pensando em novas medidas para exercer um controle maior sobre essa situação. Pensamos em suspender o atendimento dos serviços não essenciais. A gente pede à população que faça sua parte”, frisou.

26 Fev 2021 - 11:30h

Um surto de Covid-19 atingiu detentos do Conjunto Penal de Jequié, cidade do sudoeste da Bahia. Ao todo, 51 internos testaram positivo para doença. O primeiro caso na unidade foi detectado em 14 de fevereiro e, a partir daí, outros internos foram sendo sendo testados, e a quantidade de infectados aumentou. De acordo com o G1, entre os detentos que testaram positivo, está um idoso de 71 anos, que precisou ser internado no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Ele está com 20% do pulmão comprometido. Segundo informações do major João Henrique, diretor da unidade prisional, os detentos com Covid-19 estão em ala separada dos demais, recebendo acompanhamento médico e sendo monitorados.

26 Fev 2021 - 11:00h

Nas duas últimas semanas, o fluxo de atendimentos no Centro de Atendimento Covid-19 em Brumado, bem como de pacientes internados, aumentou drasticamente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da unidade, Anderson Cardoso, disse que acredita que a nova variante do coronavírus já esteja circulando em Brumado em virtude de o padrão da doença ter mudado. “Como a gente tem tido cada vez mais pacientes jovens, de 30 e 40 anos, com sintomas bem graves, então, no final das contas, a gente acredita que possa estar circulando sim, mas precisamos de uma confirmação exata. Várias análises precisam ser feitas”, declarou. Cardoso pontuou que o padrão do paciente acometido com Covid-19 hoje é completamente diferente do padrão de 1 ano atrás. “São sintomas mais carregados”, reiterou.

26 Fev 2021 - 10:30h

Um homem suspeito de integrar facção que atua no tráfico de drogas morreu em confronto com a polícia, na quinta-feira (25), no município de Jequié, sudoeste da Bahia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Púbica da Bahia (SSP-BA), o flagrante ocorreu na zona rural do município, após denúncias anônimas sobre o comércio de entorpecentes. Ainda segundo a SSP, os militares foram até a localidade de Chácara Alvorada e durante a ronda, encontraram um grupo suspeito. Após a tentativa de abordagem, os criminosos atiraram contra os policiais. Durante o confronto, um suspeito foi atingido e levado para o hospital, mas não resistiu. Já os outros suspeitos, conseguiram fugir do local e deixaram para trás uma submetralhadora calibre 9mm, um revólver calibre 32, carregador, munições, porções de maconha, cocaína e crack, uma balança e embalagens plásticas. Material foi apreendido pela polícia.

26 Fev 2021 - 10:00h

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a polícia militar realizou diligência a fim de averiguar denúncia de maus tratos a animais no Povoado dos Patos. Em residência na localidade, além da cadela que estava em situação de abandono, foram encontrados diversos pássaros silvestres em condições de aprisionamento. O proprietário assumiu tom intimidador informando que não entregaria o cão, nem tampouco iria ser autuado pelos crimes ambientais, proferindo ameaças aos policiais militares. Em um ataque de fúria, o mesmo utilizou uma muleta no intuito de matar um dos pássaros que estava em uma gaiola. A polícia, então, deu voz de prisão ao homem por maus tratos e resistência. Durante a tentativa de condução, além da resistência do indivíduo, a família tentou impedir a atuação policial, sendo dada voz de prisão a outras pessoas, inclusive um menor de idade.

Na delegacia, foram apresentadas dez gaiolas de madeira, duas armadilhas modelo assapão, 03 pássaros azulão e 01 caboclinho. Em seguida, em diligência na estrada que dá acesso ao Povoado Campo Alegre – Piçarrão, a polícia localizou alguns animais em estado crítico de abandono, sendo 05 cachorros e 02 pássaros da fauna silvestre. Ainda no local, foram encontrados 02 estojos deflagrados no quintal da casa. Um indivíduo presente na casa informou que o irmão possuía munições e fardamento, aparentemente original do Exército Brasileiro, para prática de caça clandestina e que utilizava os cachorros para praticar a caça. A irmã do acusado foi conduzida como testemunha e os materiais ilícitos foram apresentados na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.