Em resposta ao vídeo veiculado nas redes sociais, no dia 9 de março, no qual o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (SPB) relata problemas decorrentes da falta de rede coletora de esgoto no município, a Embasa esclarece que solicitou a inclusão do projeto de implantação de sistema de esgotamento sanitário (SES) da cidade na primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, não foi atendida pelo Governo Federal. “A solicitação de inclusão do projeto foi refeita na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, mas o Governo Federal também não contemplou o município com recursos. Mais uma vez, em setembro de 2010, a Embasa inscreveu o projeto junto ao Ministério das Cidades (Protocolo nº 2945.2.3007/2010), pleiteando recursos do PAC 2- Grupo 2, no montante de R$ 51.010.904,69, não logrando êxito”, afirmou, na nota. Segundo a empresa, a seleção nº 4 do PAC 2/Saneamento, a Embasa novamente apresentou o projeto, indicando-o como prioritário, mas também não houve liberação de recursos pelo Governo Federal. Em 2019, o projeto básico foi atualizado e, desde então, a Embasa disse que está pronta para licitar as obras de implantação do SES de Brumado. Entretanto, para a realização deste investimento, faz-se necessário a renovação do Contrato de Programa com o município, o qual ainda não teve avanço em sua negociação.
No último domingo (22), um adolescente de 13 anos morreu em um acidente de carro registrado na BR-430, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo testemunhas, o garoto viajava na carroceria de um veículo Saveiro, quando o mesmo perdeu o controle na via. O carro acabou capotando e arremessando a vítima próximo a um parque de vaquejada. Wesley Silva Magalhães, 13 anos, residia no Bairro Santo Antônio, em Caetité. O estado de saúde dos outros passageiros não foi divulgado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo do jovem foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.
Não bastassem a dificuldade para se encontrar e o aumento enorme nos preços, 5 mil máscaras cirúrgicas foram furtadas do Hospital Público Regional de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o G1, mesmo álcool e sabão estão sendo levados com frequência, mas a prefeitura da cidade alegou que o fornecimento desses dois itens está normal. O furto aconteceu na terça-feira (17). A direção do hospital, mesmo com o furto, disse que “as máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponíveis no almoxarifado são suficientes para que os servidores atendam, com segurança, às demandas relativas ao coronavírus que chegarem à unidade”. A Prefeitura de Betim informou que o crime está sendo investigado, que forneceu as imagens de câmeras de segurança do hospital para a investigação e que “estão sendo tomadas as devidas medidas junto aos órgãos de segurança do município”, inclusive com relação ao sumiço de álcool e sabão das dependências do Hospital Regional. E fez um apelo: “que todos mantenhamos a calma e o bom senso, para que, juntos, possamos continuar somando esforços e sejamos vitoriosos frente a essa pandemia”.
A forte chuva que caiu em Anagé, a 85 km de Brumado, deixou diversas ruas da cidade alagadas entre a noite de domingo (22) e a madrugada desta segunda-feira (23). As informações são do G1. Um vídeo gravado por morador mostra o momento em que as ruas estavam alagadas. Nas imagens dá para ver ainda que um carro quase foi arrastado pela correnteza. Conforme Aderoaldo Pereira da Silva, coordenador da Defesa Civil do município, por causa da situação, duas casas desabaram e outras foram alagadas. Há registro de desabrigados e desalojados também. De acordo com a Defesa Civil, a situação ocorreu depois que uma lagoa da cidade transbordou, após receber grande quantidade de chuva, entre as 16h de domingo e as 3h desta segunda. Por volta das 10h, não chovia em Anagé. O bairro dos Imbuzeiros foi um dos mais afetados. Os casos de desabrigados e desalojados foram registrados nessa localidade. Apesar disso, a Defesa Civil não soube estimar a quantidade de pessoas nessa situação. Já na região central da cidade, duas casas desabaram. Apesar do susto, não houve feridos já que os imóveis estavam vazios. Segundo a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que esta segunda seja marcada por tempo nublado, com pancadas de chuva. A minima será de 19ºC, já a máxima chegará a 32ºC.
A secretaria de saúde da Bahia (Sesab), confirmou ao site Achei Sudoeste, nesta segunda-feira (23), que o caso de Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado, foi importado de Belo Horizonte. De acordo com a pasta, a Bahia totaliza 63 pacientes confirmados com coronavírus, 601 foram descartados e não há óbitos registrados. Todos os casos foram importados ou de transmissão local. Os municípios com casos positivos são estes: Salvador (37), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (8); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1); Conceição do Jacuípe (1); Juazeiro (1); Jequié (1 – caso importado de São Paulo); Brumado (1 – caso importado de Belo Horizonte). Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.
Os países não podem simplesmente isolar suas sociedades para derrotar o novo coronavírus, disse o diretor-executivo de emergências da Organização Mundial da Saúde, Mike Ryan, no domingo (22). Em entrevista ao programa “Andrew Marr Show”, da BBC, ele disse que é preciso haver medidas de saúde pública para evitar o ressurgimento do vírus mais tarde. “O que realmente precisamos focar é encontrar aqueles que estão doentes, isolá-los, encontrar seus contatos e isolá-los”, disse Mike Ryan em entrevista no 'Andrew Marr Show', da BBC. “O perigo com os bloqueios... Se não colocarmos em prática as fortes medidas de saúde pública agora, quando essas restrições de movimento forem suspensas, o perigo é que a doença volte a subir”. Ryan disse que os exemplos da China, Cingapura e Coréia do Sul, que associaram restrições a medidas rigorosas para testar todos os suspeitos, forneceram um modelo para a Europa, atual epicentro da pandemia. “Uma vez que suprimimos a transmissão, temos que ir atrás do vírus”. No programa de TV, o especialista foi perguntado sobre o desenvolvimento de vacinas. “Temos que ter certeza de que seja absolutamente segura. Estamos falando de, pelo menos, um ano. A vacina virá, mas temos que fazer o necessário agora”, respondeu ele.
Em visita ao Centro Terapêutico de Guanambi (CETEG), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) discutiu iniciativas para a implementação da Rede de Proteção aos Dependentes Químicos, assim como a possibilidade de inserção de crianças e adolescentes vítimas de álcool e outras substâncias psicoativas. Foi discutida ainda a mobilização a fim de acompanhar famílias com crianças em situação de risco, além da elaboração de cronogramas dos fluxos para atendimento e encaminhamento de crianças e adolescentes submetidos a riscos e direitos violados. A reunião com o defensor público Victor Fagundes Marques foi solicitada pelo diretor do CETEG, Tancredo Mota, após este tomar conhecimento da atuação da DPE/BA em prol da promoção e defesa dos direitos da crianças e dos adolescentes em articulação com Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD. Marques destaca que a inserção de crianças e adolescentes na rede de proteção é uma demanda crescente em Guanambi. “A Secretaria de Saúde Municipal entende que o CAPS AD não pode atender criança e adolescente com uso problemático de álcool e drogas. Assim, inexistindo o cuidado com a saúde dos mesmos, observamos que há um rompimento da rede de proteção e um excesso de representações por atos infracionais vinculados a tal problema de saúde pública”, afirmou.
Um acidente entre um caminhão e um ônibus deixou 11 mortos e 17 feridos, na BR 365, em Pirapora, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O fato ocorreu no domingo (22). Os 11 mortos, que morreram no local do acidente, estavam entre os 27 passageiros do ônibus, todos homens, que seguia de Salvador, na Bahia sentido Porecatu, no Paraná, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Já o caminhão seguia do município de São Gotardo, em Minas Gerais, sentido Sergipe. Os corpos foram encaminhados para o IML de Pirapora. De acordo com o G1, todos os 17 feridos, incluindo o motorista do caminhão, foram encaminhados para a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, em Pirapora. Em nota, a PRF informou que, segundo levantamento preliminar, o ônibus invadiu parte da pista no sentido contrário e colidiu contra o caminhão, que transportava repolhos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o disco diagrama do tacógrafo do ônibus estava vencido, não sendo possível verificar há quanto tempo o motorista estava na direção do veículo.
O senador Angelo Coronel (PSD) informou que deixou a disposição do governador Rui Costa (PT) e do secretário da Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, 52 quartos de hotéis que poderão ser convertidos a leitos nas cidades de Brumado, Feira de Santana e Rui Barbosa. As informações são do Bocão News. “No momento que quiserem está à disposição e a custo zero”, informou. A ação, de acordo com o pessedista, pode ajudar a desafogar, principalmente, o sistema público de saúde que tem absorvido os casos suspeitos e diagnosticados do Covid-19.
O Governo de Caculé, a 100 km de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, vem trabalhando diariamente nas ruas para a prevenção contra as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, nesta semana, a prefeitura intensificará a limpeza de terrenos privados em vários bairros da cidade, com o objetivo de diminuir os focos do mosquito. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, William Robert Oliveira Silva, o trabalho é feito diariamente em todos os bairros, das 8h às 12h. “Para o melhor êxito da ação é importante o apoio da população na separação e coleta dos materiais que possam acumular água e no cuidado diário em casa”, frisou.
Por telefone ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), falou sobre o primeiro caso confirmado de coronavírus no município. Segundo ele, a paciente chegou de fora com os sintomas, realizou o teste e deu positivo. “Ela está isolada há mais de uma semana em casa. Tranquilo, não está tendo nenhum sintoma. Vai passar os 15 dias, vai ficar imunizada, uma pessoa jovem, sem maiores problemas”, comentou. O gestor pediu que a população reforce os cuidados com a higienização das mãos, bem como mantenha o isolamento social. Ele ainda lamentou a necessidade de tomar decisões mais duras. “É lamentável ter que tomar essas medidas mais severas. Temos que saber equilibrar”, finalizou.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), suspendeu, nesta segunda-feira (23), o transporte intermunicipal em Brumado, Jequié, Conceição do Jacuípe e Juazeiro. De acordo com o governo do estado, com a medida, que tem como objetivo o controle e prevenção do novo coronavírus, a Bahia passa a ter 23 cidades com transporte intermunicipal suspenso. A decisão tem validade de dez dias, a partir da zero hora desta segunda-feira (23). Os ônibus foram autorizados a entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h de hoje. O decreto do governador Rui Costa regulando esta medida inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário. Os outros 19 municípios com transporte suspenso são Salvador, Feira de Santana, Entre Rios, Correntina, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Guanambi, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Vitória da Conquista e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.
Um homem suspeito de integrar uma quadrilha responsável por furtos e roubos de cabeças de gado foi preso com um bloqueador de GPS, na cidade de Macarani, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na sexta-feira (20). Segundo informações da Polícia Civil, equipes da coordenadoria e da Delegacia Territorial de Macarani, iniciaram uma perseguição, após identificar um dos veículos utilizados pela quadrilha. O suspeito e mais dois homens abandonaram o carro e entraram em um matagal. De acordo com a polícia, dois criminosos conseguiram escapar durante a troca de tiros e o terceiro, apontado como motorista do bando, foi preso. No veículo, os policiais encontraram o aparelho que bloqueia o sinal dos rastreadores de caminhões boiadeiros, impossibilitando assim a localização via GPS dos caminhões que são alvos de roubos. De acordo com o G1, a Polícia Civil informou que a quadrilha vinha sendo monitorada pelo órgão e o homem preso é um dos responsáveis pelo transporte da carga roubada e pela entrega dos bois aos receptadores. O homem foi autuado em flagrante e ficará custodiado em Macarani.
O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) editou uma medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de domingo (22), que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública. A medida é parte do conjunto de ações do governo federal para combater os efeitos econômicos da pandemia novo coronavírus. Como se trata de uma medida provisória, o texto passa a valer imediatamente, mas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para não perder a validade. O governo federal defende a proposta como forma de evitar demissões em massa. Segundo a MP, a suspensão de contratos deve ser feita para a participação do trabalhador em curso ou programa de qualificação profissional não presencial oferecido pelo empregador ou alguma entidade. A medida provisória também estabelece que: o empregador não precisará pagar salário no período de suspensão contratual, mas "poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal" com valor negociado entre as partes; a suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva; acordos individuais entre patrões e empregados estarão acima das leis trabalhistas ao longo do período de validade da MP para "garantir a permanência do vínculo empregatício", desde que não seja descumprida a Constituição; benefícios como plano de saúde deverão ser mantidos. Além da suspensão do contrato de trabalho e do salário, a MP estabelece, como formas de combater os efeitos do novo coronavírus: teletrabalho (trabalho à distância, como home office); antecipação de férias individuais; concessão de férias coletivas; aproveitamento e antecipação de feriados; banco de horas; suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; direcionamento do trabalhador para qualificação; adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida provisória prevê que férias possam ser antecipadas no período de até 48 horas, desde que o trabalhador seja avisado. Para trabalhadores da área de saúde e serviços considerados essenciais, as férias podem ser suspensas.
Devido ao agravamento da pandemia do coronavírus, inclusive com o surgimento de casos suspeitos no município de Brumado, a prefeitura, através da secretaria de saúde, inaugurou, na última sexta-feira (20), uma Sala Vermelha no Hospital Professor Magalhães Neto. O local será destinado, exclusivamente, para possíveis pacientes infectados pelo vírus. A inauguração foi realizada simbolicamente pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, já que a medida preventiva de se evitar aglomerações está sendo seguida à risca. Segundo o secretário, a sala está totalmente equipada para que o atendimento de emergência ou urgência médica seja oferecido com o máximo de qualidade. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) não compareceu à cerimônia simbólica porque permanece isolado, visto que faz parte do grupo de risco.
Um sistema de Ouvidoria foi criado pela prefeitura de Brumado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para orientar a comunidade sobre as medidas de prevenção, sintomas e fluxos de encaminhamentos aos serviços de saúde disponíveis para casos suspeitos de coronavírus, o Covid-19. O atendimento será feito simultaneamente por profissionais de saúde capacitados, em regime de escala, pelos telefones 3441-2686; (77) 3441-2944; (77) 99961-0131 ou (77) 99961-0171, inclusive nos fins de semana (sábados e domingos).
As estimativas de exportações de grãos do Brasil neste ano se mantiveram inalteradas mesmo com as turbulências sofridas pelos mercados globais diante do rápido avanço do novo coronavírus, disse à Reuters nesta terça-feira (17) a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O diretor-geral da Anec, Sérgio Mendes, afirmou por telefone que a entidade mantém a projeção de que o Brasil exportará de 73 milhões a 74 milhões de toneladas de soja neste ano, além de 34 milhões a 35 milhões de toneladas de milho. “Às vezes somos criticados por exportar produtos primários. Graças a deus exportamos comida”, disse Mendes.
A Major Cleise Delfino da Costa foi nomeada pelo Governador do Estado da Bahia para o cargo de comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A Major fez carreira como oficial da PM na 46ª CIPM, onde chegou há 18 anos no posto de tenente. Em 2007, foi promovida ao posto de capitã, assumindo no ano seguinte o cargo de Subcomandante na 46ª CIPM. Trata-se de fato histórico na região sudoeste da Bahia, pois é a primeira mulher a assumir o comando de uma Companhia Independente. Cleise é uma das 34 mulheres no Alto Comando da Polícia Militar da Bahia, ocupando o posto de Major, oficial superior.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).
A campanha de vacinação contra a Influenza foi antecipada em um mês por conta do momento em que o mundo passa no combate ao novo coronavírus. Com isso, teve início nesta segunda-feira (23), no município de Brumado, para proteger a população contra a influenza. Este ano, os idosos e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, no atendimento à população, serão os primeiros a serem imunizados. Também nesta primeira fase serão imunizadas funcionários do sistema prisional e as populações indígena e a privada de liberdade. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, de acordo com o Ministério da Saúde, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.
Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. A partir do dia 16 de abril, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais, poderão se vacinar. A partir de 9 de maio, serão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), mulheres grávidas, mães no pós-parto, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiências. Para a campanha será utilizada uma vacina segura, de vírus inativado, trivalente (proteção para três vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B) e que não têm a capacidade de causar gripe.
Os profissionais de saúde do município de Brumado que trabalham no Hospital Professor Magalhães Neto estão em plena campanha nas redes sociais para combater a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus. A equipe da unidade de saúde tem alertado a população que está buscando atendimento na unidade sobre as consequências da doença.
Para que a capital do minério não tenha um surto do Covid-19, vários alertas têm sido divulgados para evitar a propagação do vírus. “Estamos aqui por vocês, fiquem em casa por nós!”, postaram os profissionais de saúde do hospital municipal. O isolamento social é de fundamental importância para barrar a propagação do coronavírus. Além disso, é necessário lavar as mãos várias vezes ao dia e o uso do álcool gel é para sujeiras não visíveis.
Subiu para 41 o número de notificações da dengue na cidade de Brumado. O município registra agora 8 casos confirmados, sendo 4 de alarme, ou seja, o tipo grave da patologia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no momento, 24 notificações aguardam resultados laboratoriais e a Vigilância Epidemiológica alerta a comunidade para os desafios que teremos para o controle do mosquito vetor, haja vista que a cidade acabou de passar por um período chuvoso e o índice de infestação é grande. Levantamento rápido realizado pelos agentes de endemias mostra que o índice de infestação na cidade está em cerca de 5.2, muito acima do tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A preocupação deve ser redobrada entre os populares, uma vez que, além da dengue, Brumado já mudou a rotina diante dos seis casos suspeitos do Covid 19. “Como agora passaremos mais tempo em casa, é bom vigiarmos melhor nossos telhados, reservatórios, quintais e qualquer objeto que sirva para armazenar água, pois os mesmos podem esconder um berçário do mosquito vetor, o que pó poderá agravar ainda mais o atual momento que atravessamos. O coronavírus é um só, mas o mosquito aedes aegypti consegue transmitir três patologias tão perigosas quanto, então não podemos baixar a guarda. Nossa luta agora é ainda mais intensa e depende de cada um de nós”, alertou o secretário de saúde Cláudio Feres.
Uma mulher de 62 anos, identificada como Marlene Rodrigues da Silva, 62 anos, morreu na tarde deste domingo (22), vítima de um acidente na BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 65 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a mulher estava em uma Toyota Hillux SW4, com placas de Salvador, quando o motorista, identificado como Nivaldo da Cruz Brito, 59 anos, perdeu o controle da direção e capotou o veículo nas proximidades da “curva torta”. O carro trafegava em direção ao município de Caetité. O motorista foi socorrido com ferimentos leves para uma unidade de saúde no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Marlene foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) fez o registro da ocorrência.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste logo após a confirmação do primeiro caso confirmado do Covid-19, o novo coronavírus em Brumado, o secretário de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que o (a) paciente está bem e em total isolamento domiciliar por 14 dias. Ainda segundo Feres, o (a) paciente veio da região sudeste do país para Brumado após a pandemia da Covid-19. “Existe a possibilidade de o (a) paciente não ter contraído a doença em nossa cidade”, alertou. A secretaria de saúde está em total monitoramento do (a) paciente. Soares voltou a pedir a população brumadense para ficar em casa e respeitar o decreto municipal de isolamento social. “Precisamos da ajuda de nossa população. Fiquem em casa! Estamos trabalhando arduamente para assegurar a saúde de todos”.
Um caso de Covid-19, o novo coronavírus foi confirmado em Brumado na noite deste domingo (22), pelo Laboratório Central (Lacen), em Salvador. A informação foi confirmada pela secretaria de saúde do município ao site Achei Sudoeste. Um segundo paciente testou negativo para a doença.
No momento, a cidade aguarda o resultado de cinco casos, já que contava com sete suspeitos, sendo agora, um confirmado e um descartado. A secretaria de saúde do município pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene, evitando aglomerações e mantendo o isolamento domiciliar.
A cidade de Macaúbas, localizada a 199 km de Brumado, registrou neste domingo (22), o primeiro caso suspeito do Covid-19, o novo cornavírus. A informação foi confirmada nas redes sociais pelo prefeito do município, Amélio Costa Júnior (PT), o Amelinho. O gestor pediu para a população não entrar em pânico, já que o caso suspeito é de paciente que esteve em viagem a Minas Gerais na última semana. “O mesmo está internado no Hospital Regional de Macaúbas, seu estado é estável, e o mesmo se encontra em isolamento, aguardando resultado do teste”, disse Amelinho. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a equipe de saúde do município está acompanhando o caso.
Três pessoas foram detidas na tarde deste domingo (21) na cidade de Brumado por descumprimento ao decreto municipal que estabelece isolamento social por conta da Covid-19, o novo coronavírus. Os nomes são foram divulgados. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, os detidos estavam dentro de um bar localizado na Rua Coronel Tibério Meira, no centro. Ainda segundo a polícia, o estabelecimento funcionava normalmente, apesar das portas fechadas. Ao realizar uma abordagem no local, a polícia militar deparou com um grande aglomerado de pessoas descumprido o Decreto Municipal 5247. O proprietário do bar e dois clientes foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Brumado.