Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2021
fechar

Lava Jato: Edson Fachin anula condenações, e Lula volta a ser elegível Foto: Divulgação

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta segunda-feira (8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível. A decisão de Fachin não necessita de referendo do plenário do STF, a não ser que o próprio ministro decida remeter o caso para julgamento dos demais ministros. Se houver recurso — a PGR já anunciou que recorrerá — aí, sim, o plenário terá de julgar. Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula impetrado em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar quatro ações — as do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e duas ações relacionadas ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba, cujo titular na ocasião das condenações era o ex-juiz federal Sergio Moro, não era o “juiz natural” dos casos. Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados. “Foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz a nota do gabinete do ministro.

Evangélicos oferecem orações e louvores a servidores e pacientes no Pronto Atendimento Covid em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, ao meio dia do último domingo (07), um grupo de evangélicos da Igreja Missões do Evangelho Pleno se reuniu em oração e louvores em frente ao Centro de Atendimento Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Pastora Sandra Ribeiro disse que a mobilização teve a finalidade de levar esperança aos pacientes hospitalizados e aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a doença. “Estamos vivendo um tempo muito difícil, não só na nossa cidade, mas no nosso Estado e na nossa Nação. A gente precisa como Igreja fazer alguma coisa. Não podemos ficar parados e a única arma que temos nesse momento é a oração”, afirmou. A pastora lembrou do cansaço e exaustão dos profissionais de saúde e a importância da oração para fortalecer a todos nesse momento crítico de avanço da doença no município. “Temos que nos fortalecer no Senhor. Tenho certeza que essas orações irão tocar a cada um. Estamos vendo o desespero das pessoas. Como Igreja estamos clamando por saúde e cura na nossa cidade”, completou.

Malhada de Pedras passa por sanitização para desinfectar logradouros públicos contra o coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, está passando por um processo de sanitização dos logradouros públicos e centros de saúde como medida para conter o avanço da Covid-19. Ao Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cleyderson Aguiar Caetano, explicou que os locais recebem um fluxo maior de pessoas e por isso foram escolhidos para tomar “banho de cloro”. “Adotamos mais essa medida para amenizar e controlar o surgimento de novos casos. A desinfecção desses locais com produto à base de cloro tem ação eficaz no combate de bactérias e vírus”, relatou. Segundo o secretário, todos os locais físicos que podem se tornar potenciais contaminantes serão desinfectados na ação. “Já é comprovado que, em determinadas superfícies, o vírus pode ter uma sobrevida maior”, citou.

Secretário de Saúde alerta que próximos 30 dias serão de muitas perdas e sofrimento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse em nota enviada ao site Achei Sudoeste que os próximos trinta dias serão de muita dor e sofrimento no município em razão da pandemia da Covid-19. Ele declarou que o momento exige o cumprimento rigoroso das medidas de segurança, como o isolamento e o distanciamento social e o uso da máscara e do álcool gel. “Segundo os especialistas, os próximos 30 dias serão ainda mais difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso, realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conscientizem os amigos e familiares, não façam visitas, não façam aglomerações e, não se esqueçam, saiam de casa apenas para o essencial”, apelou. Feres alertou ainda que o contágio é muito grande neste momento na cidade e que o vírus pode se proliferar no ar pela tosse ou espirro. “Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimentos. Juntos somos mais fortes. Cuidem da higiene pessoal, lavem as mãos, evitem tocar no rosto e usem máscara”, reforçou. Brumado vive o pior momento da pandemia, com uma taxa de transmissão comunitária em constante elevação.

Brumado chega a 50 pacientes hospitalizados em decorrência da Covid-19

Nesta segunda-feira, 08 de março, o município de Brumado registra 5523 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 14812. Entre os diagnósticos: 50 internações, 67 óbitos, 564 pacientes em tratamento e 4892 recuperados. No momento, 137 ainda aguardam resultado laboratorial e 8089 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Conquista: PRF apreende pasta base de cocaína escondida dentro de bagagem de passageira na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher de 40 anos e apreendeu 11 kg de pasta base de cocaína, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no último domingo (07). Tudo começou quando uma equipe da PRF abordou um ônibus de transporte de passageiros para uma fiscalização detalhada. Ao subirem no veículo e conversar com os ocupantes, os PRFs perceberam que uma das passageiras apresentava um nervosismo incomum e decidiram fazer uma vistoria nas bagagens, quando encontraram tabletes de pasta base de cocaína escondida dentro de uma mochila. A droga poderia render mais de R$ 1,3 milhões aos traficantes. Questionada, a mulher disse que recebeu a droga em São Paulo (SP) e entregaria em Salvador (BA). Informou ainda que ganharia mais R$ 1.000 quando deixasse o produto ilícito na rodoviária da cidade. A mulher, que é morada de Santo André (SP), e a carga ilícita foram levadas para a Delegacia de Polícia Judiciária para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis.

Brumado: Escolas da rede estadual retomarão as aulas de forma virtual no próximo dia 15 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Colégio Estadual de Brumado, o Colégio Estadual Getúlio Vargas e o CEEP Gestão e Meio Ambiente irão retomar as aulas, de forma remota, no próximo dia 15. Os alunos terão acesso às aulas virtualmente, com acompanhamento dirigido pela escola, em função do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. A matrícula dos alunos da casa tem renovação automática. Já os alunos novatos devem ficar atentos ao calendário de matrícula que será divulgado nas redes sociais.

Empresária Perinalva Dias parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um dia para lembrar a luta de todas as mulheres por uma vida com dignidade, respeito e equidade de direitos. Essa é a razão para celebrar, hoje (8), o Dia Internacional da Mulher. Para o Grupo Pax Nacional as mulheres representam força, coragem e afeto e têm espaço de trabalho e crescimento na sua sede e filiais em Livramento de Nossa Senhora, Ibicoara, Barra da Estiva, Tanhaçu, Ituaçu, Malhada de Pedras, Jânio Quadros, Ibitira, Barra da Estiva, Dom Basílio, Contedas do Sincorá, Lagoa Real e Maetinga. A presidente do Grupo Pax, a empresária Perinalva Dias é uma fonte de inspiração para as suas colaboradoras e para toda a sociedade. Uma mulher batalhadora, que desde muito cedo encarou as dificuldades da vida com força e coragem. “Seja determinada, seja firme, seja você! Mulher tem que ser guerreira. Ela tem que procurar o seu lugar e seguir o seu instinto. Diga sempre: eu quero, eu posso, eu consigo!,” afirma. A luta das mulheres continua diária. Ainda há muito machismo para ser combatido por todos. Para a empresária, as mulheres não podem desanimar. “Para conquistar o seu espaço, a mulher tem que lutar muito mais que os homens, tem que passar por cima do machismo. Sou otimista e acredito que em breve as mulheres andarão lado a lado com os homens,” pondera Perinalva Dias. Solidária a todas as mulheres, a presidente do Grupo Pax Nacional deixa a sua mensagem “Que cada vez mais possamos atuar como protagonistas desses novos tempos. Parabenizo as mulheres nessa data tão representativa. Parabéns a mulher médica, a mulher professora, a mulher gari, a mulher empresária, a mulher esposa, enfim a todas as mulheres desse universo”.

Ministério Público de Caculé recomenda ao poder público cumprimento do decreto estadual Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Considerando o avanço da pandemia, a Promotoria de Justiça de Caculé, Fernanda Lima Cunha, expediu recomendação à prefeitura para que observem e façam cumprir, no âmbito municipal, todas as normas previstas nos Decretos Estaduais números 20.259, 20.260 e 20.278/2021 e todos os atos normativos que se lhes seguirem, devendo, se necessário, estabelecer uma equipe ou órgão, dentre os já existentes, em regime de plantão, de modo a não interromper os trabalhos, para a fiscalização de seu efetivo cumprimento, especialmente, quanto ao toque de recolher e lockdown, adotando, para tanto eventuais sanções de natureza administrativa que se fizerem necessárias em desfavor daqueles estabelecimentos que deixem de observar o quanto estipulado no referido normativo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na última quinta-feira (04), o prefeito da cidade, Pedro Dias (PSB), havia determinado o não fechamento do comércio local, indo de encontro aos decretos do governo da Bahia. A Polícia Militar montou uma operação e determinou o fechamento do comércio (veja aqui). A presente recomendação também se estendeu à Vigilância Sanitária Municipal, ao comando da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ao delegado de polícia regional, à Câmara de Dirigentes Lojistas e à população. Esta última deverá se abster de se locomoverem em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h, até 01 de abril.

Guanambi: Gestante entubada com Covid-19 passa por cesárea para nascimento de filho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, uma jovem de 24 anos passa por uma cesárea de urgência, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, para nascimento de seu filho. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o parto de emergência é realizado no Hospital Geral de Guanambi (HGG) por conta de a jovem ter sido diagnosticada com a Covid-19, o novo coronavírus. A mulher está com 31 semanas de gestação e vai dar à luz a seu segundo filho. Toda a equipe médica do HGG está mobilizada para realizar o parto. A mãe do garoto está entubada por conta do agravamento da doença. A nossa reportagem apurou que tanto a mulher, quanto seu esposo, estão positivados com coronavírus, além de outros familiares.

Secretário de Saúde avalia 1 ano do primeiro caso registrado de Covid na Bahia Foto : Mateus Pereira/GOVBA

No dia 6 de março, completou-se 1 ano desde que o primeiro caso do novo coronavírus foi registrado na Bahia. O Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, fez ressaltou que a população se uniu com o governo no combate ao coronavírus no que se refere ao uso da máscara, ao distanciamento social e ao uso do álcool gel. “A Bahia deu um show e esse show se transformou em um dos mais baixos índices de contaminação e de taxas de mortalidade em todo Brasil e um dos mais baixos do mundo. Isso só foi possível graças a essa união ao longo desses 12 meses. E nós pretendemos continuar assim, unidos, lutando contra esse poderoso inimigo”, ressaltou. Para Vilas-Boas, agora, em um dos piores momentos no enfrentamento à pandemia, a vacinação será a grande ferramenta para frear a Covid-19. “Falta pouco para termos a vacina em quantidade suficiente para atender a população. Até lá teremos que oferecer leitos de UTI e clínicos para atender aqueles que estão sofrendo pelo vírus. Até lá temos que reduzir a taxa de transmissão porque o vírus está mais agressivo. É fundamental que 100% das pessoas use máscara. É preciso uma mobilização social muito forte”, enfatizou. 

Brumado registrou 426 novos casos de Covid na primeira semana de março, o maior registro desde o início da pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A primeira semana de março foi a mais crítica com relação ao registro de novos casos do coronavírus desde o início da pandemia. A cidade de Brumado contabilizou 426 novos casos ativos no período. O aumento do contágio nas duas últimas semanas elevou os números do boletim epidemiológico, o qual mantinha uma média de 250 a 300 casos ativos para 565 pacientes com a doença. Houve também um aumento significativo no número de pacientes hospitalizados, que agora soma 48 - há duas semanas, o número não passava de 15. Também na última semana foram contabilizados mais 08 óbitos em decorrência do coronavírus, elevando para 68 o número de vítimas fatais da doença no município. Brumado conta com 15 leitos no Centro de Atendimento Covid-19 e o município providenciou ainda mais 10 leitos na capela do Hospital Professor Magalhães Neto, o que obrigou a secretaria de saúde local a suspender as cirurgias eletivas. O município tem atendido as medidas restritivas parciais decretadas pelo governo estadual, que deverão ficar mais rigorosas nesta semana através de novos decretos emitidos pelo governador.

Brumado: Sem aulas presenciais, papelarias registram queda significativa nas vendas de material escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido ao avanço da pandemia na cidade de Brumado, as aulas serão mantidas através da plataforma virtual. A não retomada das aulas presenciais fez cair significativamente o faturamento nas papelarias do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Odack Lima Neves, proprietário da Livraria e Papelaria Manchete, umas das mais tradicionais em Brumado, informou que, em janeiro, o estabelecimento faturou, em média, 20% do que vendeu em relação ao mesmo mês do ano anterior. “Em fevereiro, eu vendi uma média de 30% do que eu vendi no ano passado. Renovei pouquíssima coisa no estoque. Em mochila e estojo, a gente teve zero vendas”, pontuou. O comerciante salientou que os números significam uma perda muito grande para o setor, especialmente nesse período de volta às aulas, quando as livrarias e papelarias mais faturam. “É um cenário triste. Estamos trabalhando em uma situação muito difícil”, completou.

'Brasil tem que levar isso a sério', diz OMS sobre combate à Covid-19

Depois de dizer na semana passada que o “Brasil vive uma tragédia”, diretores da Organização Mundial de Saúde (OMS) cobraram na sexta-feira (5) medidas agressivas e disseram que o aumento dos casos de Covid-19 no país pode impactar toda a América Latina. “A situação é muito séria, muito preocupante. As medidas de saúde pública que o Brasil deveria adotar deveriam ser agressivas – enquanto, ao mesmo tempo, distribui vacinas”. “(...) Se o Brasil não for sério, vai continuar a afetar toda a vizinhança lá e além. Não é só sobre o Brasil”, disse Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Os diretores se posicionaram depois de serem questionados sobre o aumento de internações entre jovens. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, resumiu a gravidade da situação dizendo que o Brasil precisa levar o aumento de casos “muito, muito a sério”. “A situação no Brasil é muito, muito preocupante. Quando vimos muitas tendências de queda, em muitos países, nas últimas seis semanas, a situação no Brasil ou tinha aumentado ou atingido um platô – mas, é claro, com uma tendência maior de aumento. Eu acho que o Brasil tem que levar isso muito, muito a sério”, afirmou Tedros. “Sem fazer coisas para impactar a transmissão ou suprimir o vírus, não acho que vamos conseguir ter, no Brasil, a tendência de queda”, alertou o diretor-geral.

Brumado não vai participar de consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O consórcio municipal por mais vacinas contra Covid-19 no Brasil, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), obteve um total de 1.703 prefeituras inscritas. O prazo para adesão terminou na última sexta-feira (5). O número de municípios equivale a mais de 125 milhões de brasileiros, 60% da população. Do total, 24 são capitais. Ao todo, o país possui 5.570 cidades. A adesão ao movimento pró-vacina representa, portanto, 30,5% das cidades brasileiras. De acordo com a Frente, houve um aumento expressivo nas inscrições na reta final do cadastro. A FNP já havia divulgado que o prazo não seria prorrogado, pois significaria protelar o consócio. A expectativa é que seja constituído legalmente até 22 de março para, depois disso, viabilizar a compra dos imunizantes. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o município de Brumado não fez adesão ao consórcio para a compra de vacinas contra o novo coronavírus. Na Bahia, 63 municípios dos 417 fizeram o cadastro. Na região sudoeste, Vitória da Conquista, Guanambi, Riacho de Santana e Belo Campo vão adquirir as vacinas para a imunização da população.

Santa Maria da Vitória: Mulher é presa ao tentar entrar em delegacia com maconha dentro de mandioca Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma mulher de 26 anos foi presa em flagrante, na quinta-feira (4), ao tentar entrar na delegacia de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, com maconha escondida dentro de raízes de mandioca. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o companheiro da mulher está custodiado na unidade. A droga foi encontrada durante a ação de revista. Com o flagrante, o material apreendido e encaminhado à perícia. Já a mulher foi autuada por tráfico de drogas e permanece à disposição do Poder Judiciário.

Brumado: Amarildo Bomfim cobra desinfecção de logradouros públicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão do aumento significativo de casos da Covid-19 em Brumado, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) cobrou a desinfecção dos logradouros públicos. A indicação ao Executivo Municipal foi protocolada pelo parlamentar na sessão desta quinta-feira (04) e aprovada pelos colegas. “Não estou pedindo para limpar ruas, paralelepípedo ou asfalto até porque o nosso clima contribui para acabar com o vírus. O que estou pedindo é para que possam fazer a desinfecção de rodoviárias, do Mercado Municipal, as entradas dos hospitais, da UPA, dos postos de saúde, das praças. Lugares que têm um número maior de pessoas e que podem ser um foco de transmissão”, salientou ao site Achei Sudoeste. Para o vereador, se a desinfecção contribuir para diminuir 30% do número de casos na cidade já será suficiente para salvar vidas.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Homem morre em confronto com a Cipe Sudoeste na zona rural de Presidente Jânio Quadros Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na última quinta-feira (04), durante patrulhamento rural na Fazenda Alagoinhas, em Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, para averiguar denúncias de roubos a veículos e residências, uma guarnição da Cipe Sudoeste visualizou dois homens em atitude suspeita em uma motocicleta. Ao perceberem a presença policial, os indivíduos desferiram disparos de arma de fogo contra a guarnição, obrigando os policiais a revidarem. Um indivíduo foi atingido e prontamente levado ao hospital local, onde foi constatado o óbito. Com ele, foi encontrada a quantidade de uma substância semelhante à maconha.

Brumado: CDL realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Beto Bonelly pede reconhecimento de atividades físicas como essenciais em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de projeto de lei, o vereador Beto Bonelly (PSB) pede o reconhecimento da prática de atividades e exercícios físicos como essenciais para a população de Brumado em estabelecimentos destinados a essas finalidades, bem como em espaços públicos, em tempos de pandemia. As atividades devem obedecer aos protocolos sanitários de saúde e biossegurança a fim de evitar a proliferação do coronavírus. Em sua justificativa, o parlamentar pontuou que a atividade física tem impactos positivos na saúde do corpo e da mente das pessoas, especialmente durante a pandemia.

Terapia ocupacional é na clínica Exame em Brumado

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem por objetivo estimular, incentivar e capacitar o indivíduo na realização de suas funções básicas relativas ao seu cotidiano/rotina visando, sempre, a sua autonomia e independência. E na atuação com as crianças, o que fazer? O profissional deve estar atento às demandas psicomotoras, cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais dessas crianças buscando identificar o que está impedindo o pleno desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. Para isso, esse profissional utiliza o “brincar” como ferramenta fundamental na sua prática com o público infantil. É através deste “brincar” que a criança explora o mundo, experimenta, erra/acerta, aprimora, aprende, se relaciona com o outro e com o mundo. O Laboratório e Clínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, no Bairro Centro, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Governo da Bahia decreta emergência em municípios da região sudoeste devido à estiagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os municípios de Presidente Jânio Quadros, Poções, Piripá, Maetinga e Guajeru, na região sudoeste da Bahia, tiveram decretos de estiagem reconhecidos pelo Estado na sexta-feira (5). A medida tem validade de 180 dias e começa a ter efeito assim que os decretos foram homologados. Em Presidente Jânio Quadros, a prefeitura alegou a perda de cerca de 80% das plantações de milho, feijão, e mandioca, além da falta de recursos por parte da gestão e dos níveis baixos dos reservatórios e mananciais. No município menos populoso da Bahia, Maetinga, a prefeitura declarou que a agricultura e a pecuária “foram perdidas” e que a fonte de sustentação do município foi frustrada mais uma vez devido ao longo período de estiagem. A gestão municipal também declarou que caso a situação permaneça, o êxodo rural, com a saída de pessoas do município, vai criar problemas sérios para a prefeitura. Para se ter uma ideia, Maetinga tinha 7.038 habitantes no Censo do IBGE de 2010, e na estimativa do mesmo órgão do ano passado, a população do município estava com 2.764, queda de 60,7% na população.

Aracatu: Um mês após sistema de abastecimento ser inaugurado, Piabanha ainda cobra água nas torneiras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há cerca de um mês, o governador Rui Costa (PT) esteve na região de Aracatu, a 36 km de Brumado, inaugurando a ampliação do sistema de abastecimento de água para as comunidades rurais (veja aqui). Morador da comunidade da Piabanha, Jaime Silveira de Souza disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que, mesmo com a inauguração, não há uma gota de água na rede. “O motivo, com sinceridade, eu desconheço, mas não tem água. Por duas vezes, chegou a cair água em alguns lugares. Desde então, nunca mais”, relatou. Para o morador, a comunidade foi enganada com a promessa de abastecimento. “Só falatório, enganação. Os caras vão lá e anunciam uma obra de quase R$ 6 milhões, mas até hoje não temos água”, criticou. Segundo Silveira, os moradores continuam sobrevivendo através da Operação Pipa.

Arquivo