Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2018
fechar

Livramento: Prefeito sanciona lei que veda a nomeação e contratação de parentes no executivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através da lei nº 1.381/2018, de 16 de abril de 2018, o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro (Rede), altera a redação da Lei nº 1.048/2007, de 26 de março de 2007, que dispõe sobre as condições de vedação para a nomeação e contratação de parentes no âmbito da administração municipal. Segundo a lei, é vedada a nomeação remunerada para cargos de secretários municipais, bem para como cargos comissionados e funções de confiança, do cônjuge e dos parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, ou por adoção, do prefeito, do vice-prefeito e do presidente da Câmara Municipal, no âmbito, respectivamente, da Prefeitura e da Câmara Municipal. Os nomeados e contratados ficam obrigados a apresentar declaração de que não se enquadram na vedação prevista.

Presidente da Câmara de Ibipitanga sofre grave acidente na BA-245 em Macaúbas Foto: Boquira em Ação

Na última terça-feira (17), um grave acidente de carro foi registrado na BA-245, que liga a cidade de Macaúbas a Ibipitanga, na região sudoeste da Bahia. O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ibipitanga, Liobinio Coimbra de Oliveira Neto (PSD), o Neto de Valtinho, colidiu seu veículo com três animais. Com o impacto da batida, um dos animais teve o corpo partido ao meio. De acordo com o Boquira em Ação, o parlamentear voltava da cidade de Vitória da Conquista, onde cuidava da saúde da mãe. Nenhum dos ocupantes do veículo teve ferimentos graves.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (17) o reajuste tarifário de quatro concessionárias do Nordeste, que atendem Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe. Os índices médios de reajuste variam de 4,96% a 16,95%. O aumento poderá ser aplicado a partir de 22 de abril. Os consumidores da Coelba, que atende 415 municípios do estado da Bahia, terão reajuste médio de 16,95%. Para os consumidores de alta tensão, os industriais, o reajuste médio será de 16,17%. Para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, o reajuste médio será de 17,27%.

Prefeitura de Rio de Contas estende apoio à organização da 20ª edição da Corrida Ecológica Foto: Divulgação

O prefeito da cidade de Rio de Contas, Cristiano Azevedo (DEM), recebeu em seu gabinete o brumadense Alecarlos Pires e estendeu a aprovação e apoio da administração para a realização da 20ª edição da tradicional Corrida Ecológica Brumado/Rio de Constas. O evento vem se graduando entre os maiores do ciclismo baiano a reunir atletas de ponta de várias partes do Brasil. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Alecarlos, que é idealizador da prova, declarou que este ano a corrida terá um sabor especial, pois a comissão organizadora e os atletas participantes irão celebrar uma grande festa pelo marco alcançado. “Cruzamos a curva dos 20 anos, mas ainda há muitas retas a percorrer. Então, vamos buscar fazer o nosso melhor para que esta seja uma edição coroada de muito êxito”, disse Pires. Este ano, a Corrida Ecológica está agendada para o dia 02 de setembro. As inscrições já estão sendo realizadas no site oficial do evento, no www.corridaecologica.com.br, onde os interessados também podem tirar suas dúvidas.

Brumado: Aula inaugural da UATI acontece no campus da Uneb no dia 23 de abril Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Uneb convida a comunidade brumadense de idosos, a partir de 55 anos, para participar do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), através das oficinas: iniciação à Informática, arte e terapia, ioga, ginástica e dança para a terceira idade, além de palestras. Para participar das oficinas não é necessário fazer nenhum vestibular, nem prova, é inteiramente grátis. Basta se dirigir até a instituição, apresentar os documentos pessoais e fazer a matrícula. As inscrições serão realizadas entre os dias 23 e 27 de abril, de 09h às 16h, no Nupex. A aula inaugural acontece no dia 23 de abril, às 17h, no campus da Uneb, com a palestra com o tema “A saúde emocional na melhor idade”, com a psicóloga Fátima Guenes.

Brumadense mantém liderança no baiano de ciclismo sub-30 após 3ª e 4ª etapas Foto: Dinah Pires

O brumadense Igor Neto mantém a liderança do Campeonato Baiano de Ciclismo 2018 na categoria sub-30, após a disputa da 3ª e 4ª etapa da competição, que ocorreu no último final de semana, na cidade de Guaibim, no litoral sul do estado. No sábado (14), foi realizada a prova contra relógio de 5 km e o ciclista ficou com a segunda colocação; já no domingo (15), foi a vez da prova de resistência com percurso de 80 Km, com o brumadense fechando na quinta colocação, o suficiente para se manter na liderança da atual edição do campeonato baiano de ciclismo speed sub-30, seguido de perto por Victor Jesus Sodré, de Feira de Santana. Os atletas agora se preparam para a 5ª e 6ª etapas do campeonato, as quais serão realizadas entre os dias 27 e 29 de julho, na cidade de Eunápolis, também no sul do estado.

Aécio Neves vira réu no STF por corrupção e obstrução de Justiça Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na terça-feira (17) receber a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Com isso, o senador será transformado em réu pela primeira vez. Por unanimidade, os cinco ministros da turma (Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes) admitiram a abertura de processo por corrupção e, por 4 votos a 1, por obstrução de Justiça – neste caso, o único voto contrário foi o de Alexandre de Moraes. De acordo com o G1, com a aceitação da denúncia, Aécio passa a responder ao processo penal na condição de réu e poderá contestar a acusação com novas provas. Só ao final da ação poderá ser considerado culpado ou inocente, em julgamento a ser realizado pela mesma turma do Supremo. Terminado o julgamento, o senador afirmou que provará a 'absoluta legalidade e correção' de seus atos. Junto com o parlamentar, foram denunciados pela PGR e também responderão como réus a irmã dele, Andréa Neves da Cunha, o primo Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB-MG), todos por corrupção.

Brumadense Sílvia Mello é condecorada por academia de letras da Argentina e da Suíça Foto: Divulgação

A poetisa, escritora, compositora, cantora, professora e embaixadora da cultura, Sílvia Mello, tomou posse como membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires, na Argentina. A solenidade aconteceu nos dias 06 e 07 de abril, no Castelo Itaipava, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a artista brumadense se apresentou cantando um tango na companhia de um músico argentino. A solenidade reuniu artistas, escritores e pintores de diversas partes do país, que receberam também a condecoração do Troféu Evita Perón. Silvinha, como é carinhosamente chamada, também recebeu a condecoração como Grã Oficial da Ordem do Mérito os Sertões, da Academia de Letras Brasil Seção Suíça.

Do túnel do tempo: Zé Lôbo, primeiro locutor esportivo de rádio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nossa vigem no Túnel do Tempo, o site Achei Sudoeste conta um pouco da história de José Lôbo Souza, o popular Zé Lôbo, primeiro locutor esportivo de rádio da cidade de Brumado. Nascido em 10 de outubro de 1939, Zé Lôbo foi pioneiro na transmissão e locução radiofônica que abriu caminho para a comunicação auditiva na capital do minério, no final da década de 1950. Lobo contou a nossa reportagem que mantinha a Rádio Perereca, uma emissora pirata que funcionava com transmissor caseiro, voltada apenas para as transmissões esportivas. Como era o único integrante da emissora, tinha a múltipla função de narrar o jogo, palpitar na arbitragem e reportar o que acontecia no campo, como a substituição dos jogadores. “Tinha que me desdobrar muito pra fazer a transmissão chegar bem aos ouvintes, era um período até de romantismo, quando as radionovelas tinham toda a audiência dos ouvintes e nossa proposta era bem diferente, apenas difundir o esporte”, relembra o ex-locutor. Zé Lôbo relatou que seu período no rádio foi curto, de 1958 até 1964, quando a TV Tupi lançou as telenovelas.

Do túnel do tempo: Zé Lôbo, primeiro locutor esportivo de rádio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Daí então passou a se proibir a difusão de rádio amadora, como era meu caso, e com isso fomos obrigado a cancelar as transmissões da Rádio Perereca”, lamentou. De seu período de locução, Zé Lôbo mantém em sua memória o registro vivo de ter narrado a participação de Mané Garrincha no então Campo dos Prazeres, em Brumado, logo após a Copa do Mundo de 1962, além de vários jogos cobrindo o time do Magnesita no Estádio Lomanto Júnior, em Vitoria da Conquista, e os duelos do time dos mineradores, com fortes agremiações do sul do estado, como o Colo-Colo de Ilhéus. Fora dos microfones, Zé Lôbo se aventurou nos gramados como ponta direita, mas, como era apenas bom da cabeça e sem samba nos pés, não teve muito sucesso e logo passou a treinador, comandando os melhores times da segunda metade da década de 1960: Portuguesa, que tinha em seu elenco os atacantes Jeová Santana, o Testemunha, e Edmundo Pereira, ex-prefeito de Brumado. Também treinou o lendário Magnesita, time com maior número de títulos em Brumado. Ao final, Lôbo deu uma canja de como se narrava os jogos nos tempos românticos do rádio. “E lá vem o ponta direita em sua elegante postura, conduzindo com maestria a esfera de couro tão disputada entre os atletas que buscam o triunfo da vitória. Com sutileza, ele transfere o balão por elevação aos seus companheiros de equipe, que de dentro do quadrante riscado buscam o tento de vencer o guarda-redes para nos fazer soltar o grito de gol...”.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Blogueiro é agredido com coronhada na cabeça durante assalto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um blogueiro foi agredido com uma coronhada na cabeça durante um assalto ocorrido na noite do último sábado (14), na Praça Dr. Nelson Lula, a popular Praça do Rotary, no centro de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o blogueiro relatou que havia acabado de deixar a filha na residência de alguns amigos e, assim que ele e a esposa entraram no carro, uma dupla em uma motocicleta abordou o veículo. O carona estava com uma arma de fogo em punho, obrigando o blogueiro a deixar o carro. Sem esboçar qualquer reação, ele apenas soltou o cinto de segurança, porém, agressivo, o assaltante arrastou o condutor, exigindo celular e dinheiro. Não satisfeito, o bandido desferiu um golpe com o cabo da pistola na cabeça da vítima, que caiu ao chão, momento em que o marginal ameaçou atirar. “Vi minha vida que entreguei nas mãos de Deus estar por um gatilho nas mãos de um insano. Quando minha esposa gritou para que o assaltante não atirasse, eu consegui correr para o fundo do carro. Aí o elemento subiu na moto e foi embora”, detalhou o blogueiro, que prestou uma queixa na delegacia.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Servidor da justiça do trabalho em Guanambi é encontrado morto em apartamento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O servidor da justiça do trabalho de Guanambi, José Edson da Costa, foi encontrado morto em seu apartamento, localizado na Rua General Cordeiro de Farias, bairro Bom Jesus, no início da noite da última terça-feira (17). De acordo com informações da Agência Sertão, um colega de trabalho de José Edson estranhou sua ausência desde ontem e com o uso de uma escada teve acesso ao apartamento onde encontrou o colega morto. José Edson que é de Fortaleza, no Ceará, retornou para Guanambi no fim de semana após um período de férias. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi até o local para realizar a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML), onde os peritos realizam a necropsia. A principal suspeita é que o servidor público tenha sofrido um infarto.

Juros do cheque especial variam entre 20% e 528% Foto: Jupiterimages/Veja

Os juros do cheque especial podem variar entre 20% e 528% ao ano. É o que mostra pesquisa realizada pelo Banco Central entre os dias 27 de março e 3 de abril com base nas taxas média praticadas pelas 30 instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito. A diferença entre o banco que cobra o menor porcentual e o que tem maior custo pode chegar a 26 vezes. De acordo com a Veja, a taxa mais baixa foi verificada no Banco Inter (20,44%) e a mais alta no Banco Mercantil do Brasil (528,65%). Entre os 10 bancos com os maiores juros estão as 5 maiores principais instituições do país – Santander (421,31%), Itaú (321,92%), Banco do Brasil (312,87%), Caixa (309,9%) e Bradesco (285,36%). O cheque especial funciona como uma reserva que o cliente pode usar em caso de emergência, quando surgir um gasto inesperado, sem precisar recorrer ao banco, já que é um empréstimo pré-aprovado. Justamente por causa dessas caraterísticas os juros são mais elevados em comparação a outras linhas de crédito. Em fevereiro, a taxa do cheque especial atingiu 324,12% ao ano, muito maior que a taxa média dos juros ao consumidor – 57,72% no mesmo período.

Brumado: Liberados mais 1,5 milhão para pavimentação asfáltica da estrada de Samambaia a Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No mês de março, foi realizada a cerimônia de assinatura do convênio entre a Sudene e a Prefeitura de Brumado para realização da pavimentação asfáltica da BR-030 ao distrito de Samambaia. Uma emenda parlamentar foi muito comemorada por todos os moradores da região, porém existia a necessidade de continuação da obra a fim de beneficiar também os moradores da comunidade de Ubiraçaba. Atendendo a solicitação do presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (PDT), que tem uma grande ligação com a localidade, foi anunciado que está direcionando para a realização da obra uma outra emenda no valor de um R$ 1,5 milhão. O recurso já está disponível para cadastramento no Siconv junto à Sudene para a obra. “Estamos muito satisfeitos por poder dar essa importante notícia aos moradores de Ubiraçaba e região. Desta forma, podemos reafirmar nossa responsabilidade em buscar benefícios para Brumado”, salientou Léo Vasconcelos.

Governo Temer tem reprovação de 70%, diz pesquisa Datafolha Foto: Divulgação/Palácio do Planalto

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (17) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” indica que o governo do presidente Michel Temer (MDB)é reprovado por 70% dos entrevistados. O índice é o mesmo registrado no levantamento anterior, de janeiro, e corresponde à soma dos que classificam o governo como “ruim” ou “péssimo”. O Datafolha ouviu 4.194 pessoas em 227 municípios entre os últimos dias 11 e 13. O resultado da pesquisa, de acordo com o site, é o seguinte: Ótimo ou bom: 6%; Regular: 23%; Ruim ou péssimo: 70%.

'Não há estratégia para isolar Manelão, nossa pré-candidatura é sólida', rebate Márcio Moreira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em contato com o site Achei Sudoeste, o pré-candidato a deputado estadual, Márcio Moreira, rebateu as afirmações publicadas de que sua aliança com Emanoel Araújo Lima, o Manelão, seja uma estratégia para isolar o empresário em suas pretensões na política local. “Não existe essa estratégia de grupo para isolar Manelão e muito menos a ideia de marcar presença nas próximas eleições apenas para criar projeção para 2020. Não somos cachorro para sair marcando território, nossas pré-candidaturas são sólidas”, disse o ex-vereador. Moreira reforçou que o acerto com Manelão não passou pela administração municipal e, dessa forma, não há isolamento do empresário, que, segundo ele, tem total liberdade para formar suas alianças em prol dos objetivos e possibilidades de Brumado poder eleger duas representatividades para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e para a Câmara dos Deputados em Brasília. “Abrimos mão das nossas diferenças e das picuinhas da política para pensarmos em algo maior para o bem da nossa comunidade. Se não houvesse essa parceria agora sairíamos os dois para estadual e, com os votos divididos, nenhum teria a possibilidade de ser eleito. Brumado ficaria mais uma vez sem um representante na esfera estadual. Como no momento Manelão está melhor avaliado do que eu nas intenções do eleitorado, decidimos que ele deveria sair para federal e eu para estadual e assim estamos trabalhando essa dobradinha. Não há nenhuma estratégia para prejudicá-lo, muito pelo contrário nossa intenção é somar forças para alcançar algo maior do que os interesses particulares, pessoais ou de siglas. Nosso foco agora é dar representatividade para nossa cidade”, reiterou Moreira.

Em carta, Lula se diz 'injustiçado' e desafia Lava Jato Foto: Divulgação/PT

Preso em Curitiba desde o último dia 7 de abril para cumprir doze anos e um mês de prisão a que foi condenado na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva endereçou uma mensagem à militância que o apoia na qual se diz “indignado” e volta a desafiar a força-tarefa da Lava Jato, o juiz federal Sergio Moro e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a provarem sua culpa no caso do tríplex do Guarujá. De acordo com a Veja, na carta aos militantes do PT e de movimentos sociais e sindicais que estão acampados em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense, onde está detido, Lula afirmou ter “certeza que não está longe o dia em que a Justiça valerá a pena”. “Continuo desafiando a Polícia Federal da Lava Jato, o Ministério Público da Lava Jato, o Moro e a segunda instância a provarem o crime que alegam que eu cometi. Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado”, diz o ex-presidente no texto, divulgado também em suas contas no Facebook e Twitter.

Eleições 2018: 'Fiz aliança com Márcio Moreira e não com o prefeito', diz Manelão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A aliança firmada pelo empresário Emanoel Araújo Lima, o Manelão, com o ex-vereador Márcio Moreira para formar a dobradinha que disputará as próximas eleições para deputado federal e estadual, respectivamente, está dando o que falar no meio político brumadense. Muitos aliados do empresário não digeriram o fato de o mesmo ter se juntado ao grupo comandado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), seu rival na política local. A dobradinha ganhou ainda mais repercussão após o pronunciamento do prefeito, que declarou total apoio ao seu pupilo, Márcio Moreira. Ele não fez nenhuma menção de apoio ao empresário na sua pretensão de galgar uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Manelão falou sobre o assunto.

Eleições 2018: 'Fiz aliança com Márcio Moreira e não com o prefeito', diz Manelão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Fiz uma aliança com Márcio Moreia pensando em dar à população brumadense a oportunidade de eleger dois filhos da terra para representar a cidade no parlamento estadual e federal. Não fiz acordo nenhum de apoio do prefeito para minha pré-candidatura, pois já tinha consciência de que ele tinha compromissos com outros candidatos. No entanto, abrimos mão das nossas vaidades pessoais e das picuinhas da politicagem para tentarmos colocar dois filhos de Brumado como representantes naturais dos nossos interesses mais perto das duas esferas de governo para lutarmos por mais investimentos visando o progresso da nossa cidade. Não me sinto e não estou isolado pelo prefeito, apenas estamos nos respeitando e, neste momento, dando uma trégua em nossas divergências, pensando no ganho maior para nossa comunidade e região”, esclareceu o pré-candidato. Manelão afirmou que seu grupo continua aliado ao seu projeto e continuará recebendo o apoio dos seus colaboradores de campanha para galgar o pleito em outubro. Ele ainda enfatizou que a aliança, neste momento, é uma esfera da política regional, estadual e federal. Porém, nas eleições de 2020, as partes voltam às suas bases de situação e oposição. “São duas eleições diferentes e temos objetivos diferentes no campo local, porém temos a consciência de que precisamos unir forças para termos nomes nas demais esferas de governo e é isto o que estamos fazendo, recuando para avançar”, pontuou o empresário e pré-candidato.

57% aprovam prisão após 2ª instância, aponta Datafolha Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo

A maior parte dos brasileiros defende que um condenado pela Justiça comece a cumprir pena após decisão de segunda instância — e não só quando terminarem todos os recursos, o chamado trânsito em julgado. Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira mostra que 57% dos brasileiros apoiam a antecipação da prisão, enquanto 36% afirmam que o mais justo é esperar a passagem do processo por todas as instâncias judiciais. De acordo com o jornal O Globo, em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a favor da prisão após condenação em segunda instância. O assunto voltou à tona há duas semanas, durante o julgamento de um habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo. A Corte manteve o entendimento de dois anos atrás, mas cinco ministros defenderam que prevaleça o entendimento de que ninguém pode ser condenado antes do fim dos recursos. Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. O cumprimento da pena foi autorizado na semana passada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a segunda instância da Lava-Jato, embora a defesa do petista argumente que ainda tinha direito a um recurso na corte — o embargo do embargo de declaração, que será analisado nesta quarta-feira. Além da questão do cumprimento de pena, o Datafolha pesquisou o apoio da população à operação Lava-Jato. Ao todo, 84% dos brasileiros acreditam que a investigação deve continuar, enquanto 12% defendem seu fim. O Datafolha ouviu 4.194 pessoas em 227 municípios do país entre 11 e 13 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Atleta brumadense chega em 2º lugar na Meia Maratona do Descobrimento em Porto Seguro Foto: Divulgação

No último final de semana, o atleta brumadense Everton Bryan, o Avatar, chegou em 2º lugar na disputa da Meia Maratona do Descobrimento, que aconteceu na cidade de Porto Seguro. O percurso de 10 km reuniu atletas de várias regiões do estado e até de outros estados brasileiros. Avatar, que vem mantendo uma rotina de treinos em sua terra natal, disse ao Achei Sudoeste que só lamenta a falta de apoio para representar o município, seja por parte do poder público ou da iniciativa privada. Em boa fase, o maratonista alcançou o pódio em várias provas disputadas este ano na região e espera fechar a temporada com melhores tempos e com títulos. “Corro por amor ao esporte e também para representar a nossa cidade. Espero com esses resultados conseguir mais atenção e patrocínios para poder continuar competindo pela comunidade”, disse o atleta.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos.

Dupla é presa quando tentava jogar granadas dentro de presídio em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Dois homens foram presos na tarde desta segunda-feira (16), na região do presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, quando estavam prestes a jogar duas granadas para dentro do conjunto penal. A informação foi confirmada pelo diretor do presídio, Alexsandro Oliveira Silva. De acordo com o G1, após denúncia anônima, policiais militares foram até o local e prenderam Rafael Santos Leal, que estava em posse das granadas. O comparsa dele, identificado como Jhon Freddy Oliveira Dias, conseguiu fugir de carro, mas foi interceptado no anel rodoviário, que fica a cerca de quatro quilômetros do presídio. Em depoimento, os suspeitos disseram que iriam jogar as granadas com o objetivo de matar presos que pertencem a uma facção criminosa diferente da deles. Ainda segundo Alexsandro Oliveira Silva, o presídio Nilton Gonçalves é exclusivo de internos que estão em regime semiaberto e, por isso, fica localizado em um bairro residencial, com muro que dá acesso para a rua. Ainda segundo ele, através das câmeras de segurança, eles verificaram que o carro com a dupla que foi presa passa duas vezes pelo local que seria o ponto mais fácil para conseguir arremessar as granadas para o pátio do presídio. Rafael e Jhon forasm apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde ficam à disposição da Justiça.

Arquivo