Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2021
fechar

Tratamento tido como ineficaz tem ajudado a recuperar brumadenses da Covid-19, afirma Danilo Menezes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o número de pacientes graves acometidos com a Covid-19, bem como o número de atendimentos totais no Centro de Atendimento Covid-19, começou a diminuir. A informação foi passada ao site Achei Sudoeste pelo diretor clínico da unidade, Danilo Menezes. Segundo ele, o número diário de atendimentos ainda é grande, porém já se observa uma tendência de queda. “Estávamos atendendo uma média de 100 pacientes diariamente, chegando, em alguns plantões, ao número de 150 atendimentos diários. Chegamos a ter 8 pacientes intubados ao mesmo tempo na UPA, fora os que estavam no Hospital Regional. Ainda há um volume grande de atendimento e de pacientes em ventilação mecânica invasiva, porém em uma quantidade inferior da última semana”, destacou. Para o diretor, o tratamento precoce e a vacinação já estão refletindo na diminuição dos números. “Já percebemos um decréscimo no número de atendimentos totais e no número de pacientes graves”, reiterou. Menezes ainda confirmou que Brumado continuará apostando no tratamento precoce para combater a doença, amparado pelos Conselhos Federal e Regional de Medicina. “É mais uma ferramenta para utilizarmos nessa guerra, é um complemento a todas as outras medidas”, concluiu. 

SGE Bravo! proporciona melhorias no sistema de gestão escolar

2021 é um ano para se reinventar; de melhorar o que não está bom para oferecer um serviço melhor e de qualidade. Através desse pensamento o Sistema de Gestão Escolar Bravo! já fez diversas melhorias no Software que vem conquistando a Bahia e outros estados, como Pernambuco e Paraíba. Uma dessas melhorias foi a de criar uma página de login mais interativa, prática e funcional, para que nenhum usuário tenha dificuldades no acesso ao sistema. Devido a essa atualização, foi zerada a fila de espera ao suporte do setor de acesso, beneficiando milhares de pessoas que possuíam dificuldades. O objetivo do SGE Bravo! é tornar o sistema cada vez mais acessível e prático, melhorando a experiência de uso por parte de cada desbravador!

Covid-19: Maetinga enfrenta dificuldades no processo de vacinação devido a quantitativo inferior de imunizantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Maetinga, a 74 km de Brumado, tem quantitativo de doses da vacina contra a Covid-19 insuficiente para atender a população de acordo com cada faixa etária. A Administração Municipal atribui o problema a uma discrepância nos dados populacionais que não refletem a realidade do município, visto que o quantitativo de imunizantes é calculado com base na última estimativa anual feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nela, a cidade aparece com uma população de pouco mais de 2.700 pessoas, inferior aos mais de 7 mil usuários dos serviços de saúde da cidade. A secretária de saúde de Maetinga, Sabrina Souza, declarou que, senão fosse o impasse, o município poderia estar mais avançado no processo de vacinação. No momento, a cidade está imunizando idosos entre 70 e 75 anos. Ainda segundo a secretária, a Sesab tem ciência da discrepância dos dados, mas até agora o problema ainda não foi sanado.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Brumado: Estado deixa de ser democrático ao querer proibir tratamento precoce contra a Covid-19, diz médico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota técnica, o Centro de Operações de Emergências em Saúde da Bahia (COE) recomendou a não prescrição dos medicamentos Cloroquina, Hidroxicloroquina, Nitazoxanida e Ivermectina no tratamento de pacientes com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, médico Danilo Menezes, disse que os motivos para essa recomendação são múltiplos e um deles diz respeito ao fato de se tratar de drogas baratas e de baixo custo. Ele chegou a rebater a nota técnica (veja aqui). “Qualquer laboratório pode produzir uma caixa de Ivermectina, de Hidroxicloroquina. Estão sendo pesquisadas indicações de alto custo, como a que foi aprovada por último pela Sociedade de Infectologia, que tem um custo de 2 mil dólares por paciente. Um custo inviável. Acredito que seja uma questão financeira e ideológica. Virou uma politização em cima de tratamento”, avaliou. Menezes criticou o Estado por querer tirar o direito daqueles que desejam fazer uso das medicações, agindo de forma antidemocrática. “É falácia dizer que essas drogas são perigosas, aumentam o risco de morte e não têm efeito positivo no tratamento precoce. Existem trabalhos que comprovam a eficácia dessas drogas quando utilizadas de forma correta e na fase adequada”, salientou.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Mais de 15% da população brumadense já recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus, destaca secretário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Do total de vacinas recebidas, pouco mais de 10 mil, Brumado já vacinou mais de 15% de sua população com a primeira dose. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Segundo ele, nesta segunda-feira (05), a vacinação foi retomada. “Nosso time está trabalhando firme e forte. Começamos com 1 escola, já estamos com 4 e, provavelmente, vamos ampliar mais um posto ou contratar mais vacinadores pra tentar acelerar e garantir o maior número de vacinados em nosso município”, afirmou. O secretário acredita que, até o mês de junho, já tenha um bom volume de pessoas vacinadas e que a cidade possa ir, gradualmente, voltando à normalidade.

Endocrinologia na Clínica Exame: conheça a atuação e quais as doenças mais comuns

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas. Veja alguns exemplos: Diabetes; Osteoporose; Obesidade; Alterações na tireoide; Puberdade precoce; Problemas de crescimento; Distúrbios na menstruação; Problemas com a menopausa. Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Brumado: Diretor do Centro Covid rebate recomendação do Estado contra o tratamento precoce ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu nota técnica recomendando a não prescrição dos medicamentos do chamado “kit Covid” no tratamento de pessoas com quadro suspeito ou confirmado do novo coronavírus (veja aqui). Defensor do tratamento precoce, o diretor do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, Danilo Menezes, rebateu que se o Estado tivesse estudos científicos que provassem que os medicamentos trazem malefícios no tratamento da doença não deveria ter emitido uma recomendação, mas sim uma proibição. “Não é o Governo do Estado que determina qual medicação pode ou não ser utilizada em determinado tratamento. A classe médica está submetida às recomendações, orientações e proibições do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina (CRM). Ambos não preconizam o uso, porém não proíbem. Eles dão autonomia aos profissionais para escolher o melhor tratamento aos pacientes”, argumentou ao site Achei Sudoeste. Para o diretor, essas drogas têm efeitos positivos para conter a evolução da doença. “Elas continuam sendo prescritas pela minha pessoa e por vários profissionais da cidade, do Estado e do país”, enfatizou. 

Covid-19: Taxa de mortalidade em Brumado está 215% acima de Guanambi e 68% acima de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Levantamento feito pelo brumadense Mário Guedes mostra a evolução da pandemia na cidade de Brumado em comparação com os municípios de Guanambi e Vitória da Conquista, com dados até 31 de março de 2021. De acordo com o levantamento enviado ao site Achei Sudoeste, para a análise, ele calculou a Taxa de Transmissão Comunitária (TTC), que consiste em somar os casos novos nos últimos 14 dias, dividir pela população da cidade e multiplicar em seguida por 67.335, total populacional de Brumado. Foram 65 casos em Brumado, 36 em Guanambi e 19 em Vitória da Conquista. Portanto, a TTC ficou assim classificada: Brumado - Alta (50 a ≤ 200), Guanambi - Moderada (20 a ≤ 50) e Vitória da Conquista - Baixa (5 a ≤20). (clique aqui e veja o levantamento completo).

Covid-19: Taxa de mortalidade em Brumado está 215% acima de Guanambi e 68% acima de Vitória da Conquista

Também foi analisada a Taxa de Positividade, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), significa que valor inferior ou igual a 5% é um indicador de que a pandemia está controlada. Brumado atinge 41,0% enquanto Guanambi atinge 29,9% e Vitória da Conquista 28,2%. Os dados apontam para um total descontrole da pandemia em Brumado. Além disso, Brumado encerrou março com 7.056 casos confirmados da doença, contra 5.142 casos de Guanambi e 4.851 casos de Vitória da Conquista. Os indicadores mostram que Brumado está 37% acima de Guanambi e 45% acima de Vitória da Conquista. Em si tratando das taxas de mortalidade, Brumado encerrou março com 123 óbitos contra 39 óbitos de Guanambi e 73 óbitos de Vitória da Conquista, ou seja, Brumado está 215% acima de Guanambi e 68% acima de Vitória da Conquista. De acordo com estimativa feita por Guedes, sem vacinação, em 31 de dezembro de 2021, a cidade alcançará 24.951 casos de infecção e 435 vidas perdidas para a Covid-19.

Brumado: Boletim epidemiológico não confirma nenhuma morte de Covid-19 nas últimas 24h

Neste domingo, 04 de abril, o município de Brumado registra 7172 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17264. Entre os diagnósticos: 44 internações, 127 óbitos, 762 pacientes em tratamento e 6283 recuperados. No momento, 51 ainda aguardam resultado laboratorial e 8955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Secretaria de Saúde divulga novo calendário de vacinação para idosos a partir de 65 anos

A secretaria de saúde de Brumado divulgou mais um plano de vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus que será iniciado nesta segunda-feira (05). De acordo divulgado pela pasta, a nova etapa de imunização vai contemplar os idosos com 65 anos e mais. As vacinas serão aplicadas na Escola Graça Assis, Escola Zilda Neves e Escola Idalina Azevedo e de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30. Os idosos devem apresentar cartão de vacinação, documento de identificação e CPF.

Polícia Militar encontra ossada humana no bairro Esconso em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar encontrou uma ossada humanada no último sábado (03), no bairro Esconso, na cidade de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a ossada em estado avançado de decomposição foi localizada próxima a linha férrea. Uma denúncia anônima levou a PM ao local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local. A ossada foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Peças de roupas de mulher foram encontradas no local. De acordo com a polícia, um exame de DNA será realizado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Hospital de Caetité começa a usar capacetes especiais para tratar pacientes com Covid-19 Foto: Divulgação

O Hospital Municipal de Caetité, a 100 km de Brumado, vai contar com um equipamento especial para os pacientes internados com Covid-19. Foram adquiridos Capacetes Helmet para o tratamento dos infectados. O equipamento, usados em pacientes com quadro grave da Covid-19, fazem uma ventilação contínua não invasiva. Eles possuem um capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente e macio. De acordo com o jornal Corrreio, o objetivo do uso desse tipo de equipamento é evitar a intubação do paciente, já que esse é um procedimento que aumenta muito a taxa de mortalidade. Vagner Luís Araújo, coordenador da equipe de Fisioterapia da Unidade de Assistência Respiratória do hospital, que conta com fisioterapeutas plantonistas e recursos para assistência respiratória 24 horas, explicou que a Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) tem se tornado uma aliada para o tratamento da baixa de oxigênio no sangue em pacientes da unidade. “Estamos tendo respostas bastante positivas por aqui, e felizes com mais essa opção à disposição de todos”, explicou ele.

Agnaldo Timóteo morre de Covid-19 aos 84 anos Foto: Sesc Piracicaba/Divulgação

O cantor Agnaldo Timóteo, uma das vozes mais conhecidas da música romântica brasileira, morreu de Covid, após 18 dias de internação, neste sábado (3) no Rio. Ele tinha 84 anos. O cantor iniciou a carreira na década de 1960 e se consolidou com canções românticas. Na política, teve mandatos como deputado federal e vereador em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agnaldo estava internado desde o dia 17 de março na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio. Médicos acreditam que o artista de 84 anos contraiu o coronavírus no intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina. Ele chegou a tomar a segunda dose, no dia 15, dois dias antes da internação. No último dia 27, Agnaldo precisou ser intubado para “ser tratado de forma mais segura” contra a doença, segundo a família. O sepultamento ocorrerá neste domingo (04).

Brumado registra um óbito de coronavírus nas últimas 24h

Neste sábado, 03 de abril, o município de Brumado registra 7149 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17264. Entre os diagnósticos: 45 internações, 127 óbitos, 795 pacientes em tratamento e 6227 recuperados. No momento, 82 ainda aguardam resultado laboratorial e 8955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Polícia Militar acaba 'Festa Covid' com 16 pessoas em bar no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste/PM

A Polícia Militar encerrou uma “Festa Covid” com 16 pessoas, na noite da última sexta-feira (02), na Avenida Doutor Guilherme Dias, no centro da cidade de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) chegou ao local às 19h, após denúncias anônimas. Ainda de acordo com a polícia, a festa era realizada de forma clandestina em um bar.

Polícia Militar acaba 'Festa Covid' com 16 pessoas em bar no centro de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste/PM

No local, os militares encontraram dois comprimidos de droga ilícita, com um dos indivíduos presentes. De acordo com a PM, nenhum dos participantes fazia uso de máscara de proteção, além de uma grande aglomeração de pessoas, infringido o Decreto Estadual, do toque de recolher e proibição da comercialização de bebidas alcoólicas, na tentativa de frear a disseminação da Covid-19, o novo coronavírus. A PM ainda apreendeu duas caixas de som JBL, dois cadernos de livro de caixa. 16 pessoas foram conduzidas para a Delegacia Territorial de Brumado.

03/Abr/2021 - 07h58

X

Jovem de 22 anos morre após ser alvejado na cabeça em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais um homicídio foi registrado na cidade de Brumado, na noite da última sexta-feira (02). Desta vez, um jovem de 22 anos, identificado como Isac Gabriel Sá, foi morto na Travessa Alto Pereira, no Bairro São Félix. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Isac foi executado com três tiros na cabeça e morreu na hora. A causa do crime ainda é desconhecida. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local para registrar a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Gabriel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Brumado: Secretaria de saúde resolve pendências de válvulas de respiradores e UTI Covid já recebe pacientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após inauguração, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid de Brumado recebeu os primeiros pacientes ainda na sexta-feira (02). O site Achei Sudoeste apurou que três pacientes estão internados nos leitos já disponibilizados pela unidade intensiva. De acordo com o que foi apurado por nossa reportagem, vários pacientes foram regulados para a UTI brumadense, mas haviam alguns respiradores sem válvulas (veja aqui), não sendo possível recebê-los. Já noite desta sexta-feira, o secretário de saúde local, Cláudio Soares Feres, garantiu que a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) cumpriu sua parte em enviar todos os aparelhos para equipar a unidade intensiva, porém ficaram pendentes algumas válvulas de respiradores, o que não impediu o início da operação da UTI. Ainda de acordo com Feres, o município conseguiu válvulas emprestadas no Hospital de Base de Vitória da Conquista e já estão sendo instaladas no local. Feres ainda assegurou que a secretaria de saúde de Brumado já abriu um processo para adquirir as peças. Otimista, o secretário frisou que neste final de semana, a UTI de Brumado estará recebendo os demais pacientes já regulados, reafirmando que o equipamento será um grande auxílio na recuperação de diagnosticados com o novo coronavírus.

Dois óbitos de Covid-19 são registrados nas últimas 24h em Brumado

Nesta sexta-feira, 02 de abril, o município de Brumado registra 7149 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17264. Entre os diagnósticos: 46 internações, 126 óbitos, 796 pacientes em tratamento e 6227 recuperados. No momento, 82 ainda aguardam resultado laboratorial e 8955 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Após inauguração, UTI Covid ainda não recebeu pacientes por falta de válvulas dos respiradores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Inaugurada no final da tarde da última quinta-feira (01), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, ainda não recebeu pacientes, por falta de válvulas dos respiradores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na tarde desta sexta-feira (02), os equipamentos ainda não foram enviados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A unidade de UTI Covid tem 10 leitos (veja aqui). Já a ala de retaguarda, dos dez leitos disponíveis, nove estão ocupados, com pacientes de várias regiões da Bahia, regulados pela Sesab. De acordo com o diretor clínico do Hospital Municipal, Coulibaly Abdoulaye, os pacientes dos leitos de retaguarda não precisam de respiradores e por isso, a unidade segue normalmente com seu atendimento semi-intensivo.

'Cofre do crime' no interior de São Paulo tinha R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo Foto: Reprodução/EPTV

A Polícia Civil informou, na quinta-feira (1º), que chega a R$ 2.703.500,00 a quantia em dinheiro vivo apreendida em um apartamento na zona Sul de Ribeirão Preto (SP). A apreensão foi realizada, durante uma operação da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). Segundo o delegado Cézar Augusto de França, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), o valor será depositado em uma conta judicial. França afirma que o imóvel era usado como uma espécie de cofre do crime. Dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça foram cumpridos no endereço após o setor de inteligência identificar dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Nesta quinta-feira, os agentes estiveram no local e foi preciso arrombar o apartamento. Um dos cômodos guardava o dinheiro dividido em malas, sacolas e bolsas. Nenhum dos suspeitos estava no imóvel na hora da operação. “Pelo serviço de inteligência, é dinheiro oriundo de crime. Por ser notas diversas, com certeza é tráfico de drogas. Agora daremos sequência às investigações”, disse o delegado. A polícia ainda apreendeu um telefone via satélite, celulares, rádios comunicadores e até pneus de avião. Os suspeitos são investigados por organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Governo da Bahia faz campanha emocionante sobre Covid-19 Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Governo da Bahia divulgou um vídeo impactante sobre o perigo da Covid-19. Ao som da música Naquela Mesa, de Nelson Gonçalves, a campanha mostra famílias preparando refeições, em clima alegre. De acordo com o Metrópoles, no entanto, com os pratos servidos, a câmera foca nas cadeiras vazias e retrata a dor da perda de um familiar. O vídeo ainda segue com a narração: “Não deixe que o coronavírus tire alguém da sua família. Evite aglomerações e faça a sua parte para que juntos a gente possa vencer essa doença”.

Homem é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em Tremedal Foto: Karlos Produções

Um homem suspeito de estuprar uma menina de 10 anos foi preso em Tremedal, município da região sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a prisão foi feita nesta quinta-feira (1º). De acordo com a polícia, a vítima era vizinha do suspeito e vivia em situação de vulnerabilidade social. A polícia, porém, não deu detalhes sobre quando o crime aconteceu. Policiais da delegacia da cidade solicitaram medidas protetivas para a criança. Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra o suspeito e cumprido por policiais da delegacia do município. Ele será encaminhado para o sistema prisional da região.

Arquivo