Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2014"

22 Mai 2014 - 18:30h

Em entrevista ao Brumado Notícias, o diretor da 19ª Dires, Dante Guedes, reforçou as declarações do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, quanto à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está sendo construída no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado. Guedes afirmou que sem parcerias e sem o apoio do estado a UTI não funcionará, pois, segundo ele, os custos de sua manutenção são extremamente elevados e estão além das possibilidades do orçamento municipal. Dante apontou ainda que o HPMN estaria melhor estruturado se fosse estadual e não tivesse sido municipalizado. “Em um hospital estadual as coisas fluem com mais celeridade e facilidade. Foi um passo mal ter tirado o hospital da esfera estadual e tê-lo municipalizado [...] O estado teria melhores condições de assumir isso”, declarou Guedes. O diretor fez um comparativo com a cidade de Guanambi, cujo hospital é estadual, reiterando que na cidade a UTI funciona normalmente e não é um fardo para o município.

22 Mai 2014 - 18:00h

O técnico Wanderley Silva já escalou o time campeão que irá promover um show de ofertas driblando os preços na arena Squaresom, a loja número um de Brumado. Toda a loja já se encontra com um arraial de promoções. Festa junina com preços baixos de verdade e com um time hexacampeão é na Squaresom. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422.

22 Mai 2014 - 17:30h

No próximo domingo (25), a partir das 09h, acontecerá mais uma etapa da Plenária Territorial do Programa de Governo Participativo (PGP), evento conduzido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), na Bahia. O evento, que será realizado na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Brumado, visa discutir propostas regionais para construir um programa de governo para a sucessão do governador Jaques Wagner (PT). Para organizar a atividade, dirigentes do PT municipal se reuniram na manhã de hoje com a coordenação do evento. O presidente e o vice-presidente do PT de Brumado, Fredinho e Zé Luiz, ajustaram com a coordenadora Naiane Peixoto os detalhes para o ato do próximo domingo. Para Fredinho, o evento “é um momento ímpar para ouvir as pessoas, apresentar demandas e cobrar um compromisso em ver executadas as propostas”. A primeira etapa do programa para o Território Sertão Produtivo ocorreu em Guanambi, no mês de fevereiro. No domingo, em Brumado, as propostas que foram levantadas neste intervalo serão apresentadas. São aguardados no ato os deputados federais Rui Costa e João Leão, o vice-governador Otto Alencar e o senador Walter Pinheiro, juntamente com deputados estaduais e federais da região.

22 Mai 2014 - 16:50h

Atento às necessidades da população, o vereador Alessandro Lôbo (PSL), realizou proposições solicitando da administração municipal a colocação de pontos de ônibus, cobertos e com assentos, assim como a construção de um terminal de ônibus na área da Cesta do Povo, local de grande fluxo de pessoas. O parlamentar ressaltou que “em razão do clima muito quente do nosso município a instalação de pontos de ônibus cobertos e com locais para se sentar trará benefícios para os usuários do transporte coletivo, pois terão abrigo contra o sol e chuva. O terminal de ônibus oferecerá maior comodidade quando da espera do transporte, visto que o local recebe um grande fluxo de pessoas”. Sobre os locais onde os pontos deveriam ser construídos, o vereador sugeriu que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (STTU), em parceria com os representantes das associações de bairros, faça um mapa onde as prioridades são maiores.

22 Mai 2014 - 16:20h

Dos dias 28 de maio a 06 de junho, o Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, receberá uma unidade móvel do programa Saúde em Movimento, a qual atenderá pacientes dos 21 municípios da microrregião da 19ª e 23ª Diretoria Regional da Saúde (Dires) de Brumado e Paramirim, respectivamente. A expectativa é que durante o período cerca de 7 mil consultas sejam realizadas através do mutirão da catarata, que tem por alvo a realização de 250 cirurgias por dia em pacientes com idade acima de 60 anos e em alunos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA). Ajudando a divulgar o evento, o médico Dante Guedes, diretor da Dires brumadense, falou com a imprensa local. Na oportunidade, ele declarou que o Saúde em Movimento visa esclarecer a população em geral sobre as formas de prevenção contra a catarata. Guedes destacou que a capacitação dos agentes comunitários de saúde foi um fator preponderante para que os pacientes e familiares pudessem ter mais acesso ao movimento e melhor acompanhamento diante o diagnóstico da doença. O médico ressaltou ainda que a proposta do programa é de valorizar e melhorar a qualidade de vida dos mais idosos.

22 Mai 2014 - 16:00h

Em audiência com o governador Jaques Wagner (PT), o deputado Marquinho Viana (PV) e o prefeito de Aracatu, Sérgio Maia, conseguiram autorização para a construção da Praça Luiz Viana Filho, na cidade. O convênio já foi publicado no Diário Oficial na semana passada e caberá à prefeitura municipal a licitação da obra. Ainda acompanhado do prefeito, Viana esteve em audiência com Ivan Maia, assessor da presidência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que lhes informou sobre a realização da licitação e homologação do Sistema de Água de Passagem do Lajedo e Região, obra que será imediatamente iniciada e que beneficiará 251 famílias. Na oportunidade, o prefeito solicitou a liberação de tubos para extensão de rede de água para 30 famílias das comunidades de Lagoa do Potraz e Tamboril.

22 Mai 2014 - 15:50h

Uma professora de uma escola municipal no Mato Grosso se surpreendeu quando um aluno de cinco anos entregou a ela de presente uma porção de maconha. O Conselho Tutelar foi acionado pela direção do colégio e o caso está sendo investigado. Segundo o conselheiro tutelar Benedito Carlos, a criança entregou a droga para a professora porque disse que via uma tia usando todos os dias. O menino está em um abrigo, onde foi ouvido por psicólogos e assistentes sociais. De acordo com a delegada responsável pelo caso, o menino confirmou que pegou o entorpecente em casa. Equipes de conselheiros tutelares e policiais civis foram até a residência do garoto e a situação no local era de abandono e sujeira. Na casa, estavam um menino de 2 anos e uma adolescente de 14, irmãos do menino, e outra adolescente de 17 anos com o filho, um bebê. Todos estavam sem documentos e também foram encaminhados ao abrigo. A mãe das crianças não foi localizada, e o pai está preso por tráfico de drogas. As crianças e adolescentes vão passar por acompanhamento psicossocial e devem permanecer no abrigo como medida de proteção. A suspeita é que uma das adolescentes seja usuária de drogas. A delegada está investigando se as crianças também faziam uso da substância. As informações são do G1.

22 Mai 2014 - 15:20h

Em entrevista ao Bahia Notícias, o deputado estadual João Bonfim (PDT), que concorre a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), negou que o seu filho, Vitor Bonfim (PDT), concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Bonfim rebateu as alegações feitas pelo deputado Adolfo Menezes (PSD), o qual disse que lançaria candidatura para concorrer com o pedetista em função da sua insatisfação com a notícia, declarando que a informação se deve a alguns de seus concorrentes na região. Em seguida, Bonfim disse que Adolfo tem o direito de concorrer e o partido tem total liberdade para apoiar a candidatura do colega, mas reforçou que seu filho não é candidato. “Meu filho não é candidato e ninguém nunca ouviu eu dizer isso. Não estou lançando nem nunca lancei”, disse o deputado.

22 Mai 2014 - 14:50h

Os condutores estão encontrando dificuldades para trafegarem pela Rua Albertino Marques Barreto, o popular Caminho da Cascaeira, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, por causa de obstáculos colocados no local pelos moradores, que cobram da prefeitura e da empresa Magnesita a pavimentação da via. Populares relataram ao site Brumado Notícias que estavam confiantes de que com as obras de recapeamento da Avenida João Paulo I a Rua Albertino também fosse favorecida, principalmente, segundo os manifestantes, após a garantia do secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso. Depois de décadas de espera, os moradores resolveram se manifestar também contra a Magnesita, uma vez que carros pesados da mineradora trafegam com frequência pelo local. De acordo com os residentes na via, a maioria das crianças está com problemas respiratórios por causa do excesso de poeira que entra nas residências com a passagem dos veículos. Para chamar a atenção do poder público, os moradores contrataram uma retroescavadeira, que auxiliou na realização de obstáculos ao longo da via, o que tem dificultado e até impedido a passagem de carros e motos. Somente picapes ou carros maiores é que estão conseguindo atravessar a via, que ficou parecendo uma trilha de aventuras radicais. “Só queremos ter direito ao que é nosso e nesse caso a pavimentação é um direito. Recebemos o talão de IPTU e o que pagamos é tanto quanto da demais ruas onde há pavimentação. Enquanto não atenderem nosso apelo vamos continuar obstruindo a via. Acreditamos que se a Magnesita e prefeitura se unirem a obra não ficará tão cara”, disseram os manifestantes.

22 Mai 2014 - 14:30h

Segundo pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada nesta quinta-feira (22), a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o senador Aécio Neves (PSDB) com 20% e, em terceiro, está Eduardo Campos (PSB), com 11%. Em levantamentos anteriores, realizados em março e abril deste ano, a petista tinha 40% e 37% respectivamente; o tucano apresentou 13% e 15%; e Campos somou 6% e 6% nos dois meses. Na pesquisa divulgada hoje, os nove pré-candidatos a presidente da República - à exceção de Dilma - somam 36% das intenções de voto. Com 1%, aparecem Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU). Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) não pontuaram. Brancos e nulos são 14%, enquanto 10% dos entrevistados não sabem em que votarão ou não responderam. Foram ouvidos 2.002 eleitores em 140 municípios, entre os últimos dias 15 e 19 de maio. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

22 Mai 2014 - 13:40h

Após a conclusão das obras do estacionamento da área da Cesta do Povo, as Avenidas Dr. Antônio Mourão Guimarães e Centenário, em Brumado, devem receber demarcação de zona azul. Este é um projeto que está sendo planejado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STTU) e que será apresentado ao executivo e legislativo municipal. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a medida visa desafogar o fluxo no percurso e também inibir as ações de carga e descarga ao longo das duas vias, as quais serão assistidas com um amplo estacionamento que está sendo construído na localidade. Segundo a STTU, outro objetivo é tornar o trecho área de estacionamento rotativo, o que facilitará aos condutores a busca por vagas. Para o departamento, a zona azul não visa apenas à captação de recursos, mas também visa proporcionar à criação de novos empregos, já que para o seu funcionamento precisará de anotadores capacitados nas vias.

22 Mai 2014 - 13:10h

Desde que foram iniciadas as obras de construção do estacionamento em frente ao escritório regional do Derba no dia 28 de abril, a empreiteira responsável apenas isolou a área e arrancou parte da calçada onde antes trabalhavam alguns camelôs. O projeto aponta que a área contará com 23 vagas de estacionamento em 45°, será arborizada e terá calçada para pedestres. Apesar do início da execução do projeto, as obras estão paradas causando transtornos no centro comercial, principalmente para os pedestres que, por conta da falta da calçada, têm de passar pela avenida em fila indiana entre os cones e os tapumes da obra. A reportagem do site Brumado Notícias tentou contato com o encarregado da construção, mas o mesmo não foi encontrado.

22 Mai 2014 - 12:30h

A taxa de desemprego de 4,9% apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para abril deste ano nas seis principais regiões metropolitanas do país é a menor para o mês desde o início da série histórica, em março de 2002. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). A taxa de desemprego de abril é 0,9 ponto percentual inferior aos 5,8% registrados em abril de 2013. Em relação a março deste ano, quando o índice ficou em 5%, não houve variação significativa. Os números do IBGE indicam que a queda do desemprego em abril tem relação com o fato de menos pessoas estarem no mercado à procura de trabalho, ao mesmo tempo em que há estabilidade no número de brasileiros na população economicamente ativa (PEA). O levantamento do IBGE mostra também o crescimento de 2,2% no número de trabalhadores com carteira assinada em relação a abril do ano passado, embora não haja variação significativa em relação a março deste ano. O total de pessoas desocupadas fechou abril em 1,2 milhão, o que também não apresentou variação em relação a março deste ano. O resultado, no entanto, é 17% menor do que em abril de 2013. Os dados do IBGE indicam que, em abril, a população ocupada ficou estável em 22,9 milhões de trabalhadores nas seis regiões pesquisadas, o que mostra estabilidade em relação a março deste ano e abril de 2013. As informações são da Agência Brasil.

22 Mai 2014 - 11:00h

Uma professora aposentada foi surpreendida na noite da última quarta-feira (21) ao receber em seu celular uma mensagem informando sobre a aprovação de uma compra de passagens aérea na Gol Tran Aéreo I no valor de R$ 656,47. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a professora disse que nunca pensou em viajar de avião. “Tenho tanto medo de sair do chão que não penso em viajar de avião e agora me vem uma mensagem dessas. Aí é pra me deixar nas alturas mesmo”, ironizou. Aparentemente vítima de um golpe, ela entrou em contato com a operadora do cartão e conseguiu cancelar a compra. O atendente não quis ser objetivo, mas deu a entender que o cartão havia sido clonado através da internet. A clonagem possibilitou a efetuação da compra das passagens. A professora solicitou o cancelamento de compras via internet no intuito de inibir novas clonagens.

22 Mai 2014 - 10:20h

Aprovado pelo Senado, o projeto de lei que institui o piso nacional de agentes comunitários e de endemias em R$ 1.014 segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A fim de agilizar a proposta, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) fez acordos para que o texto não precisasse passar por todas as comissões. “Abrimos uma luta diária no Congresso Nacional desde 1997, com a tramitação de projetos que já defendiam a categoria, que ainda não tinha o reconhecimento como profissão. Essa luta foi ampliada com a aprovação, em 2006, da emenda constitucional que regulamentou a profissão de agente comunitário de saúde e de combate às endemias. Agora essa discussão chega com a aprovação de novas conquistas cruciais, como a questão da fixação do piso”, disse Pinheiro. A partir da publicação da lei, estados e municípios terão 12 meses para elaborar ou ajustar os planos de carreira dos profissionais, que contemplem a remuneração e critérios de progressão e promoção. A contratação temporária é prevista no projeto, mas apenas para combate a surtos epidêmicos.

22 Mai 2014 - 10:00h

O projeto de lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e proíbe a aplicação de castigos físicos a crianças e adolescentes foi aprovado ontem (21) na Câmara dos Deputados após dois anos tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Até então chamada de Lei da Palmada, o projeto segue agora para o Senado com o nome de Lei Menino Bernardo, em homenagem a Bernardo Boldrini, assassinado no Rio Grande do Sul. Com a presença da apresentadora Xuxa no debate promovido pela manhã, a bancada evangélica cedeu e houve um acordo para a alteração do texto final. O relator Alessandro Molon (PT-RJ) acrescentou apenas à definição de castigo a expressão “que resulte em sofrimento físico ou lesão” à criança ou ao adolescente. A bancada evangélica temia a interferência da legislação na educação familiar. O relator enfatizou que a proposta não prevê sanções aos pais por usar métodos punitivos na educação dos filhos, apenas encaminhamento ao Conselho Tutelar para orientação e, no máximo, advertência.

22 Mai 2014 - 09:40h

Uma idosa de 64 anos foi encontrada morta com as mãos e os pés amarrados em sua residência na comunidade de Fazendinha, zona rural do município de Dom Basílio, no sudoeste baiano. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o corpo de Isaura Maria de Jesus, conhecida como Isaurinha, foi localizado por vizinhos já em avançado estado de decomposição. Segundo testemunhas, a vizinhança estranhou o fato de a idosa não ser vista há muitos dias na localidade. A polícia está investigando se a mulher foi violentada. A população da cidade ficou chocada com o crime, pois a idosa era bastante conhecida e querida na comunidade. Nas redes sociais, amigos e vizinhos se manifestaram, demonstrando pesar pelo ocorrido. O corpo foi levado para o Departamento de Perícia Técnica de Brumado para averiguação da causa da morte.

22 Mai 2014 - 09:20h

Durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim (PDT), afirmou claramente que tentará preencherá a sua vaga de deputado estadual com o próprio filho, o vereador na cidade de Guanambi, Vitor Bonfim (PDT). A base governista não gostou da afirmação e parlamentares da maioria já se reuniram para lançar uma ofensiva. Segundo o site Bahia Notícias, o deputado Adolfo Menezes já teria pedido autorização do seu partido, o PSD, para entrar na disputa contra Bonfim. Aparentemente, o presidente da sigla autorizou a colocação do nome de Menezes na disputa. Menezes disse que tem maioria na Casa e que só sairia da disputa, caso o deputado João Bonfim retirasse a candidatura do filho. Agora, a eleição de Bonfim, que a princípio seria tranquila, se complicou. O pedetista já circula pelo sudoeste baiano acompanhado de seu filho com prefeitos e lideranças políticas. O salário de um conselheiro é de R$ 20 mil, com direito a assessores e carro oficial. O cargo é vitalício.

22 Mai 2014 - 09:00h

Neste ano, o município de Lagoa Real realiza a 24ª edição da Missa do Vaqueiro e Vaquejada, cujo local de realização - o Parque do Vaqueiro - foi ampliado e reformado. Promovidas com recursos próprios, as obras já estão em fase final. Elas visam trazer mais conforto aos participantes do evento. No local, as principais mudanças são: a realocação da Pista de Vaquejada e da Vila Cultural, que permitiu a construção de uma nova área para a realização de shows. O antigo palco fixo será usado apenas nas celebrações religiosas. Um palco móvel, onde as atrações musicais se apresentarão, está sendo montado na nova área. Além disso, duas novas baterias de sanitários foram construídas. A Pista de Vaquejada, com nova cabine para locutores e juízes, foi reconstruída. Além disso, o local ganhou um novo sistema de iluminação, com mais 25 postes e refletores de 1.000 watts. 

Segundo o jornal Tribuna do Sertão, a estimativa é de que tenham sido investidos cerca de R$ 500 mil na realização das obras. A 24ª Vaquejada de Lagoa Real vai distribuir R$ 65 mil em premiação - R$ 45 mil para os vaqueiros profissionais e R$ 20 mil para os vaqueiros amadores. O evento marca a abertura do 1º Circuito do Sertão Baiano de Vaquejada e será realizado nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A programação festiva inclui as apresentações das atrações: Estakazero, Arreio de Ouro, Max e Léo, Adelmário Coelho, Mazinho dos Teclados, entre outras.


Fotos: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão

22 Mai 2014 - 08:00h

Para fechar as contas do ano, o governo Dilma Rousseff decidiu mais uma vez recorrer a “receitas extraordinárias”, ou seja, que não se fazem parte da arrecadação cotidiana de impostos e outras fontes de recursos. O total esperado por meio desse expediente foi elevado de R$ 14,2 bilhões para R$ 24,3 bilhões, segundo a revisão bimestral do Orçamento divulgada nesta quinta-feira (22). Segundo as explicações oficiais, o dinheiro extra virá, basicamente, de programas de parcelamento de dívidas tributárias. Esse expediente já foi adotado para fechar as contas do ano passado. Nos cálculos da área econômica, as vantagens oferecidas a contribuintes em atraso com o fisco renderão R$ 12,5 bilhões a partir de agosto, compensando perdas na arrecadação regular de tributos. Com isso, o governo evitou ser obrigado a cortar despesas em razão do comportamento decepcionante das receitas nos primeiros três meses do ano -houve crescimento de 2,1%, abaixo da taxa entre 3% e 3,5% prevista para o ano. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo deve ajustar a cada dois meses as expectativas de receita e despesa, a fim de garantir o cumprimento das metas fiscais. Para convencer analistas e investidores de que seus gastos não vão disparar neste ano eleitoral, o governo prometeu poupar R$ 80,8 bilhões para o abatimento da dívida pública. Com outros R$ 18,2 bilhões dos Estados e municípios, a meta total de poupança chega a R$ 99 bilhões, equivalentes a 1,9% do PIB. Para mostrar estabilidade, o percentual é o mesmo do ano passado -que, no entanto, foi o mais baixo desde 1998. As informações são da Folha de São Paulo.