Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2015"

27 Mai 2015 - 11:00h

Por 39 votos a favor e 32 contra, o Senado aprovou, durante sessão realizada na noite da última terça-feira (26), a Medida Provisória 665, que restringe o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, e ao seguro-defeso. Agora, o texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A proposta faz parte do conjunto de medidas do ajuste fiscal. Entre os que votaram pela rejeição do texto estão os petistas Walter Pinheiro (PT-BA), Lindberg Farias (PT-RJ) e Paulo Paim (PT-RS). Ao todo, 11 senadores da base aliada votaram contra a proposta. A MP 665 foi editada em dezembro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff, junto com a MP 664, que restringe o acesso a pensão por morte e deve ser votada nesta hoje (27). Durante a sessão, houve protestos nas galerias do Senado. Integrantes da Força Sindical usando máscaras com a imagem de Dilma Rousseff e chifres gritaram "fora PT".

27 Mai 2015 - 10:30h

No último sábado (23), a cidade de Caculé recebeu a primeira ação que faz parte do projeto SerTãoSolidário, uma organização de cunho social e filantrópico, que visa servir a população carente. Dentre as ações do projeto destacam-se a assistência à saúde, palestras educativas, orientações jurídicas e desenvolvimento de projetos que representem avanços práticos para as diversas comunidades atendidas. Idealizado pela estudante do 6º ano de medicina, Marcela Oliveira Marques, e pelo médico e professor da UESB, Dr. Manoel Lescano, o projeto ganhou, em sua primeira ação, quase 200 voluntários, que atenderam gratuitamente mais de mil pessoas. Em parceria com o poder público, a primeira ação do projeto realizada em Caculé também contou com a colaboração de seus membros. Cerca de mil caculeenses receberam atendimentos médico, psicológico e odontológico na primeira ação realizada pelos voluntários do SerTão Solidário.

27 Mai 2015 - 10:00h

O deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) continua articulando a base aliada do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), seu principal correligionário político em Brumado. Na última segunda-feira (25), o parlamentar recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a visita do empresário Vanderlito Souza, que atualmente está filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sendo pré-candidato a prefeito nas eleições 2012. Ele já anunciou a sua saída do partido. O ex-presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Vasconcelos (SD) também participou do encontro. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Bonfim já fez o convite ao empresário para engrossar as fileiras do Partido Democrático Trabalhista (PDT), visando fortalecer a base situacionista. Vanderlito disse que não pensa em candidatura, mas acredita que pode ajudar no progresso e desenvolvimento da capital do minério.

27 Mai 2015 - 09:30h

A fuga de seis presos da custódia de Brumado, ocorrida no último sábado (23), trouxe a tona novamente a demora para inauguração do presídio da cidade, a qual já deveria ter acontecido. As obras no local estão paralisadas. Segundo previsão do governo do estado, 4.451 vagas deveriam ser entregues no primeiro trimestre de 2015. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), as vagas seriam disponibilizadas ainda em 2014, mas o prazo teve de ser adiado devido a questões legais do processo de licitação das empresas de co-gestão que administrarão as unidades. Além da cidade de Brumado, devem ser construídos presídios em Salvador, Barreiras, Irecê e Vitória da Conquista; além de ampliação das unidades na capital, Itabuna, Juazeiro, Feira de Santana e Paulo Afonso. Segundo dados da Seap, referentes a maio deste ano, a população carcerária é de 12.823 presos, dos quais 4.354 são excedentes.

27 Mai 2015 - 09:00h

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Ciência sem Fronteiras (CsF), de acordo com nota divulgada pela pasta, mas Programas de merenda e transporte escolar, além do Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinado a melhorias nos centros de ensino, serão mantidos sem cortes. O MEC informou que Pronatec, CsF “e outros, têm a sua continuidade garantida este ano, com o redimensionamento na oferta buscando otimizar o atendimento dos estados e das vagas, com ofertas que ainda serão definidas, mas que quantitativamente serão em número inferior ao do ano passado”. De acordo com a nota, o número de vagas ofertadas pelo Pronatec “será divulgado em breve”. O programa foi criado em 2011 para expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Foi um dos carros-chefes na campanha da presidenta Dilma Rousseff (PT), quando anunciou que pretendia criar mais 12 milhões de vagas. Um dos programas reduzidos dentro do Pronatec será o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O Sisutec, que seleciona para o ensino técnico estudantes que concluíram o nível médio com base nas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já teve as inscrições adiadas mais de uma vez. Não haverá edição no primeiro semestre, como geralmente ocorre. No ano passado, o programa ofereceu aproximadamente 580 mil vagas, somadas as duas edições. O Ciência sem Fronteiras tem editais de graduação e pós-graduação lançados ao longo de todo o ano. O programa implementou 78.173 bolsas, de acordo com o site do programa. No ano passado a presidenta Dilma renovou o CsF e garantiu 100 mil bolsas até 2018 além das 101 mil prometidas até o final de 2014.

27 Mai 2015 - 08:30h

Segundo portaria normativa assinada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26), a seleção dos estudantes aptos para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será efetuada, a partir do primeiro semestre de 2016, exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o texto, que altera norma de 2010, estão mantidas as exigências estabelecidas pelo MEC no fim do ano passado para inscrição no Fies. A portaria ainda revoga o parágrafo que determinava ao candidato ao Fies que tivesse concluído o ensino médio antes de 2010 comprovar essa condição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. 

27 Mai 2015 - 08:00h

O secretário de infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, reforçou as informações referentes ao Gasoduto Sudoeste, que ligará os municípios de Brumado e Ipiaú. Segundo Cavalcante, o empreendimento, orçado em R$ 500 milhões, atenderá uma obra com extensão de 300 km na implantação da tubulação de 10 polegadas e bases de apoio. O secretário explicou ao site Brumado Notícias que o gasoduto será um novo fomentador na economia dos 15 municípios por onde passar, sendo Brumado, segundo ele, o mais beneficiado por conta do seu mapa industrial. A expectativa é que as empresas venham a substituir o uso do óleo pelo gás natural em suas linhas de produção, dentre as quais as mineradoras de Brumado, o que dará mais respaldo nas comercializações internacionais de seus produtos. O secretário disse ainda que o Gasoduto Sudoeste será o maior em distribuição na região nordeste e o segundo maior do país. “Essa obra será executada com recursos próprios da Bahiagás e promoverá uma revolução na industrialização de toda a região sudoeste, proporcionando uma economia gigantesca paras as indústrias que consomem óleo para a sua produção, já que o gás natural terá metade do preço”, disse Cavalcante.

26 Mai 2015 - 18:30h

A comissão Pró-retorno da Defensoria, formada por várias entidades da sociedade civil brumadense, se reuniu no final da tarde da última segunda-feira (25) para debater as últimas informações referentes à reabertura da repartição da Defensoria Pública Estadual (DPE) no município. Gilberto Lima Dias, que foi nomeado secretário, leu um relatório de ações colocadas em prática pela comissão desde que a defensoria local foi fechada em 2013. Com a aprovação dos demais membros, o relatório será encaminhado ao Defensor Geral, Cleriston Macedo, a fim de que o mesmo tome conhecimento da necessidade de Brumado ter o quanto antes a nomeação de seus defensores. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Gilberto explicou que foram chamados os últimos 17 aprovados no concurso público da DPE. Segundo ele, informações extras oficiais dão conta de que o governador Rui Costa havia estabelecido a condição de que o município deveria receber dois desses defensores. Neste período, a comissão busca também junto à administração do Fórum Dr. Duarte Moniz uma sala para agregar a repartição. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) será acionado para que a prefeitura possa dispor da logística e da nomeação de uma secretaria para o setor. “Nossa luta está começando a colher os seus frutos, mas nossa satisfação será em dizer que a sociedade brumadense tem mostrado sua força e de mãos dadas conseguiu de volta sua defensoria”, disse Gilberto. 

26 Mai 2015 - 18:00h

Os agentes comunitários de saúde de Brumado ocuparam a plenária da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (25) para ouvir o pronunciamento da presidente do SIND-ACS/ACE, da Serra Geral da Bahia, vice-presidente da federação baiana e secretária da Confederação Nacional, Marivalda Pereira Araújo. Na oportunidade, ela falou sobre os repasses do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e  as perdas sofridas no município. Segundo Marivalda, os profissionais da saúde em Brumado estão no prejuízo por não terem recebido os incentivos destinados pela União. Ela destacou que a cidade é a única que não tem recebido os incentivos. “O recurso PMAQ-AB vem como uma portaria do Ministério da Saúde, que é um financiamento do Governo Federal. A portaria não informa que este valor deve ser pago como salários aos agentes, mas diz e garante que estes devem ser incentivados. Quando a gente chega a Brumado e vê que não há esse incentivo, que, pelo contrário, houve perdas financeiras em relação ao salário, passamos para o campo dos questionamentos. Queremos saber porquê aqui não foi feito como nos demais municípios. Não é porque não pode, mas do nosso ponto de vista porque não querem, má vontade da gestão”, disse a sindicalista ao site Brumado Notícias. A categoria está disposta a se reunir em assembleia para debater os rumos da questão. 

26 Mai 2015 - 17:30h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) disse que as obras do Parque Eólico de Brumado serão realizadas em três etapas, as quais envolvem também os municípios de Dom Basílio e Rio de Contas. A primeira etapa, que culminará na instalação de 60 torres geradoras na região de Cristalândia, distrito brumadense, terá capacidade de 30MW. O chefe do executivo disse ainda que houve uma negociação com as empresas responsáveis pelo empreendimento e o município entrou com um termo de compromisso para redução de 40% nos impostos. O objetivo é que o canteiro de obras seja instalado na cidade ofertando de 500 a 1500 postos de trabalho no pico da obra. De responsabilidade das empresas Sowitec do Brasil Energias Renováveis e a Enel Green Power, a obra tem prazo estipulado de 18 meses para serem concluídas após a sua homologação. Aguiberto conta ainda com as articulações do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) no intuito de que a homologação seja realizada no início do segundo semestre deste ano. 

26 Mai 2015 - 17:00h

Nesta terça-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acatou a denúncia formulada contra o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cézar Cardoso Azevedo (PRP), o Dr. Paulo, e condenou o mesmo pela prática de diversas irregularidades em procedimentos licitatórios, realizados no período de vigência do decreto que estabeleceu situação de emergência por causa da seca nos meses de janeiro e fevereiro, no exercício de 2013. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a relatoria determinou o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 911.062,45, com recursos pessoais, e imputou multa ao gestor no valor de R$ 20 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

26 Mai 2015 - 16:30h

Estão abertas as inscrições para o Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional que disponibiliza bolsas de estudos de até 70% para estudantes que não têm condições de pagar o valor integral da mensalidade em instituições de ensino particulares. Em Brumado, há oportunidades para graduação e pós-graduação. Os candidatos podem escolher entre os cursos disponíveis no site www.educamaisbrasil.com.br. Para conseguir o benefício, o candidato deverá acessar a página oficial do programa e realizar a inscrição. Mais informações podem ser adquiridas na central de atendimento 4007-2020 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 724 7202 (demais localidades).

26 Mai 2015 - 16:00h

A partir da próxima quinta-feira (28), os professores das instituições federais de ensino superior do país entram em greve por tempo indeterminado. As negociações com o Ministério da Educação (MEC) não tiveram solução e a greve foi a saída para pressionar o governo a ampliar os investimentos na educação. A diretoria do sindicato reuniu-se com representantes do MEC na última sexta-feira (22), mas não houve acordos entre as partes. A pauta do setor das instituições federais de ensino superior está dividida em cinco eixos: a defesa do caráter público da educação, as condições de trabalho, a garantia de autonomia, a reestruturação da carreira e a valorização salarial dos professores ativos e aposentados. Com o anúncio do corte de R$ 9,43 bilhões no Orçamento do ministério em 2015, o presidente do sindicato acredita que as atividades acadêmicas podem ser comprometidas. A greve começa no dia 28 para os locais que aprovaram a paralisação e no decorrer da semana ocorrerão as adesões das outras instituições de ensino.

26 Mai 2015 - 15:30h

Um dos grandes problemas enfrentados pelo setor de infraestrutura de Brumado está relacionado à qualidade das pavimentações das vias públicas, principalmente nos bairros mais afastados do centro da cidade. Nos locais, os populares reclamam dos serviços, que são considerados por eles como de “meia boca e asfalto sonrisal”. No entanto, desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) vem buscando meios de resolver a problemática. Em seus dois primeiros anos de mandato, o administrador direcionou recursos para melhorias em diversas ruas e avenidas, que por anos eram mantidas apenas pelos constantes tapas buracos, mas agora receberam nova pavimentação. 

Na Avenida João Paulo I e nas Ruas Rio de Contas e Vereador Paulo Chaves, por exemplo, a reforma melhorou a mobilidade, apresentando um novo panorama paisagístico do município. Recentemente, em parceria com os governos federal e estadual, também foi possibilitada a recuperação com recapeamento de vias nos Bairros Olhos D’água e Santa Tereza. Atualmente, a secretaria de infraestrutura vem seguindo um roteiro através do qual diversas vias também serão assistidas pela prefeitura. O prefeito apontou que continua buscando parcerias com o Estado e a União visando atender ainda mais seu programa de governo no que se refere às melhorias urbanas. Com o novo legado de curto, médio e longo prazo, o executivo da cidade elimina os serviços de tapas buracos, vez que a qualidade das obras está sendo superior as anteriores. Mesmo com um custo maior de imediato, o município conseguirá economizar a longo prazo.

26 Mai 2015 - 15:00h

A violência tornou-se uma preocupação constante da população brasileira, tendo em vista o seu crescimento significativo. Não se trata de um fenômeno novo, realmente novas são as formas como ela se manifesta em nosso cotidiano, envolvendo questões sociais, políticas e econômicas. Pensando nisso, o Centro Educacional Monteiro Lobato desenvolveu com os alunos do Fundamental I o projeto “As Caras da Violência”. 

Foram convidados alguns palestrantes para um bate papo com os alunos, abordando diversos temas, também trabalhados pelos professores em sala, como bullying, fome, analfabetismo, falta de assistência médica, vandalismo, drogas, corrupção, censura, violência étnica, sexual e doméstica. O projeto foi finalizado com a participação dos alunos em uma caminhada pela paz. “Conscientizar nossos pequenos aprendizes desde cedo é responsabilidade da família/escola trabalhando em parceria para um futuro melhor”, disse a direção.

26 Mai 2015 - 14:30h

O site Brumado Notícias registrou no final da manhã desta terça-feira (26) a polícia militar em ação no centro de Brumado, entre a Rua Dr. Mário Meira e a Praça Armindo Azevedo, região onde se encontra um corresponde bancário da Caixa Econômica Federal (CEF). No local, funcionários e clientes ficaram trancados com medo de um homem que havia tentado furtar o notebook do correspondente. A nossa reportagem apurou que, assim que as funcionárias perceberam a ação suspeita do elemento, trancaram os guichês e acomodaram os clientes em uma área restrita do estabelecimento. Eles ainda travaram a porta giratória prendendo o marginal. Em seguida, acionaram a polícia. 

Várias guarnições cercaram o prédio e deram voz de prisão ao indivíduo, que estava desarmado. Nossa reportagem apurou que se trata do mesmo homem que, na quinta-feira (21) da semana passada, conseguiu furtar uma TV de 30 polegadas de uma loja situada ao lado da agência da Caixa Econômica, na Rua Coronel Tibério Meira. Ele chegou a ser detido na segunda-feira (25), mas, mesmo tendo sido reconhecido pelas vítimas, foi solto e voltou a praticar o delito no dia de hoje (26).  A polícia encaminhou o acusado novamente à delegacia.

26 Mai 2015 - 14:00h

Representantes dos mais de 6 mil excedentes dos candidatos aprovados no concurso público da polícia militar realizaram uma manifestação pública durante a passagem da comitiva do governador Rui Costa (PT) pela cidade de Guajeru, no último sábado (23). Mesmo sem a presença do governador, o grupo cobrou a convocação dos excedentes, prometida durante a campanha eleitoral de 2014. “Governador, acreditamos em sua palavra: caso eu seja eleito, convocarei todos vocês”, estava escrito na faixa apresentada diante do palanque. A preocupação dos excedentes é que o prazo de convocação se encerre no dia 20 de junho e o governo não dê nenhum sinal de que fará a chamada do restante dos concursados. Os manifestantes apontaram que atualmente o déficit na polícia baiana é de 15 mil soldados. Esse número deve aumentar a partir do próximo ano, pois está previsto que 4 mil policiais entrarão em caráter de reserva remunerada. O grupo relatou que, embora o governo tenha anunciado a convocação de 2 mil concursados, apenas 900 se mostraram aptos ao serviço. Ainda de acordo com o grupo, só na região 5, que compõe a cidade de Vitória da Conquista e da qual Brumado faz parte, há cerca de 800 candidatos habilitados, entre bombeiros e policiais excedentes. “É mais barato e levará menos tempo o estado convocar esses aprovados do que realizar um novo concurso com todos os sues trâmites burocráticos. O que mais está faltando é boa vontade de gestão para atender a carência da segurança pública”, disseram ao site Brumado Notícias.

26 Mai 2015 - 12:00h

O programa de estágio da VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, teve as inscrições prorrogadas até o dia 31 deste mês. Há vagas para a cidade de Brumado e, para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.vli-logistica.com.br. O programa é voltado para estudantes de cursos de nível superior ou técnico. Os candidatos aprovados iniciarão o estágio no segundo semestre e terão a oportunidade de fazer parte de uma equipe de mais de seis mil pessoas. Além da bolsa estágio, proporcional às cargas horárias referentes a 4 ou 6 horas de trabalho, a VLI irá oferecer benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, auxílio transporte e auxílio refeição. O Estágio Técnico abrange as áreas de meio ambiente, eletromecânica, mecânica, eletroeletrônica, estradas e edificações. Para concorrer, os estudantes devem ter previsão de formatura até julho de 2016 ou ter se formado na parte teórica sem que tenha cumprido a carga horária de estágio obrigatório. O Estágio Superior, por sua vez, oferece oportunidades para estudantes dos cursos de administração, economia, administração em comércio exterior, ciências biológicas, jornalismo, relações públicas, psicologia e engenharia (todas). Os candidatos devem concluir o curso entre julho de 2016 e julho de 2017. As etapas do processo seletivo envolvem provas on-line, dinâmica de grupo ou entrevista virtual, painel e entrevistas e por fim, exame médico e entrega dos documentos. O programa de Estágio VLI tem duração de 12 a 24 meses. O candidato aprovado no processo seletivo desenvolverá um projeto de acordo com sua área especifica de atuação e terá o acompanhamento de um gestor.

26 Mai 2015 - 11:30h

Em Brumado, o curso de Coletivo tem início no dia 1º junho e termina dia 05. O curso MOPP será iniciado no dia 06 e termina dia 11. Os candidatos devem se dirigir ao Detran para se inscrever. O órgão de trânsito está funcionando apenas no horário da manhã. As inscrições serão encerradas no próximo dia 29. Os alunos receberão certificados através da Escola de Trânsito do Detran - Bahia. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3703/9968-1095.