Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

29 Mai 2020 - 21:00h

O novo boletim epidemiológico divulgado na noite desta sexta-feira (29) pela secretaria municipal de saúde (Sesau) mostra a confirmação de quatro novos casos da Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. Com isso a cidade chegou a 28 pacientes com o vírus. Ainda de acordo com o boletim, 15 pessoas estão em tratamento e 13 recuperadas. O município registra 1076 notificações suspeita da doença. 227 testaram negativo e 36 aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen). Dois pacientes estão hospitalizados. Nenhum óbito foi confirmado. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

29 Mai 2020 - 20:50h

A Bahia registrou 954 novos pacientes com coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta sexta-feira (29). Com a atualização, o estado totaliza 16.917 mil pessoas contaminadas pela Covid-19, com 609 mortes. Dos 16.917 casos confirmados, 2.442 foram de profissionais de saúde. Segundo a Sesab, considerando o número de casos confirmados, 5.502 recuperados e 609 óbitos, 10.806 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. O boletim desta sexta ainda registra 40.313 casos descartados e 109.824 notificações em toda a Bahia.

29 Mai 2020 - 17:00h

Na tarde desta sexta-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu um caminhão de cerveja, por fraude em documento fiscal, na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, a ação aconteceu durante fiscalização da Operação Tamoio, cujo objetivo é o enfrentamento à criminalidade. Por volta de 13h10, policiais abordaram a carreta Volvo/FH 460, com placas de Nova Iguaçu (RJ). No total, foram apreendidos 21.072 litros de cerveja. O motorista de 59 anos, natural de Itapecirica da Serra (SP), foi apresentado para os devidos procedimentos legais, podendo responder pelo crime de sonegação fiscal. A PRF disponibiliza o telefone 191 para denúncia.

29 Mai 2020 - 15:12h

Nesta sexta-feira (29), uma equipe da Vigilância Sanitária, com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), na Feira Livre de Brumado para verificar a denúncia de que um motorista de transporte de passageiros que estaria com a Covid-19, o novo coronavírus. Na oportunidade, os fiscais da prefeitura identificaram o veículo e fizeram a relação dos passageiros que haviam sido transportados pelo condutor recentemente. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista foi informado pela Central de Informação da Covid-19 que seu caso deu positivo e que ele teria de permanecer em isolamento. Todas as pessoas que tiveram contato com o motorista foram contatadas e orientadas quanto à necessidade do isolamento domiciliar. “Proibimos o veículo de rodar enquanto o motorista não apresentar as condições de segurança”, afirmou o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo.

29 Mai 2020 - 14:30h

Uma pessoa que está acompanhando um paciente do Hospital Geral de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, denunciou más condições na unidade, como banheiros sujos, sem estrutura e vasos sanitários sem tampas. Em um vídeo feito por volta das 5h desta sexta-feira (29) é possível notar que há acompanhantes dormindo no chão da unidade de saúde. nesta madrugada, a cidade registrou temperaturas de 12ºC. “Quando a gente chega, o hospital tem uma frente arrumada, e quando entra é isso aqui. Uma parte está precária, não tem álcool gel, não tem sabão, nem lençol. Trouxemos tudo. As pessoas deitadas no chão, muita sujeira. Fico na preocupação de uma infecção. Os pacientes precisam de cuidados”, ressaltou a acompanhante. A direção geral do hospital informou que vai apurar a denúncia, mas disse que a situação causou estranheza, já que o vídeo foi gravado na enfermaria do hospital e, por lá a taxa de ocupação está abaixo do esperado. Disse ainda que nas enfermarias não existe leito para acompanhante, mas que deveria haver pelo menos poltrona para descanso. Além disso, a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), informou que há poltronas para todos no hospital. Entretanto, as imagens feitas pela acompanhante de paciente não mostram os equipamentos.

29 Mai 2020 - 14:00h

Por volta de 21h30 da última quinta-feira (28), a polícia foi acionada por populares da comunidade de Fazendinha, na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, para averiguar um possível acidente de trânsito. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar ao site Achei Sudoeste, um caminhão teria caído em uma ribanceira na BA-148, após o motorista sair e deixar o veículo ligado. De acordo com a denúncia, o condutor encontrava-se em estado de surto na localidade, correndo, gritando e tentando invadir residências. A guarnição localizou o indivíduo no chão. O local foi isolado e o Samu 192 acionado para prestar atendimento ao homem, que foi encaminhado ao hospital. Posteriormente, a Polícia Militar foi informada pelo motorista titular que o veículo pertence a uma empresa e que o condutor mencionado na ocorrência estaria em fase de treinamento e que havia saído com o caminhão sem a devida autorização.

29 Mai 2020 - 12:00h

Após o grave acidente doméstico com gás de cozinha que tirou a vida de uma menina de 9 anos em Brumado (veja aqui), o bombeiro civil Tércio Moreno alertou as famílias quanto à manutenção dos botijões. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele orientou que o ideal é que o tradicional botijão de gás de 13 kg deve ser mantido fora do ambiente da cozinha. “Pra ter uma circulação de ar melhor se ocorrer algum vazamento”, destacou. Além disso, para se prevenir de possíveis vazamentos, o bombeiro frisou que o registro e a mangueira do gás possuem uma validade de 5 anos e os mesmos devem ser trocados passado esse período. Tércio explicou ainda que é quase impossível um botijão de gás explodir. “O que acontece é o vazamento do gás em um ambiente fechado. Após determinado tempo vazando, se você acender uma tomada, vai causar a fagulha e a explosão. É o gás que explode em um ambiente fechado, por isso, a importância de manter o cilindro fora da cozinha. Seguindo todas essas normas regulamentadores, vamos nos prevenir e evitar acidentes”, esclareceu.

29 Mai 2020 - 11:30h

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam, na tarde desta quinta-feira (28), dois veículos fazendo transporte interestadual clandestino de passageiros em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O serviço está suspenso em razão de um decreto estadual. No momento, os fiscais estavam no Posto da PRF de Vitória da Conquista, na BR 116, Km 836. Um dos veículos vinha de São Paulo com destino ao município baiano de Gandu e o outro ia para o Rio de Janeiro. Os dois juntos transportavam 52 passageiros.

29 Mai 2020 - 11:05h

Nesta quinta-feira (28), uma mulher natural da cidade de Ituaçu, que estava internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, foi transferida para o Hospital de Base, em Vitória da Conquista, após testar positivo para o novo coronavírus (veja aqui). Ela havia dado entrada na unidade de saúde com problemas renais, tendo em vista que faz tratamento de hemodiálise em Brumado. Segundo informou ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, assim que a paciente testou positivo para a Covid-19, foi encaminhada para tratamento intensivo na cidade vizinha, onde estão reservados os leitos de UTI exclusivos para a doença.

29 Mai 2020 - 11:00h

Dando continuidade as ações de enfrentamento à doença, a prefeitura de Caculé, a 100 km de Brumado, implanta um Centro Especializado da Covid-19, que contará com 08 leitos, sendo 02 com respiradores e 06 com oxigênio. O centro funcionará 24 horas onde é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Rua Doutor Crescêncio Silveira, ao lado do Samu. Nos próximos dias, será executada a montagem de cada leito, incluindo a entrega dos mobiliários e equipamentos que serão utilizados no tratamento dos pacientes. Até o momento, a cidade não tem nenhum caso confirmado do coronavírus.

29 Mai 2020 - 10:58h

Após intenso trabalho de investigação realizado pelo serviço de inteligência da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o delegado Samuel Paz representou pelos mandados de prisão e busca e apreensão contra os supostos autores do homicídio da jovem Daiane de Jesus, de 32 anos, ocorrido no último dia 23 (veja aqui). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a mulher teve o rosto desfigurado e morreu em virtude das lesões. Em diligência, foram presos dois homens, de 19 e 22 anos. Conforme apurado nos autos, ambos são acusados executarem o homicídio a pedradas em um terreno baldio localizado no Bairro Malhada Branca, em razão de um desentendimento quanto à dívida advinda do tráfico de drogas.

29 Mai 2020 - 10:30h

Cerca de 600 funcionários de uma fábrica da empresa Vulcabras Azaleia, instalada no município de Itapetinga, sudoeste da Bahia, vão ser dispensados. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Calçados de Itapetinga, que relatou que as dispensas vão começar nesta sexta-feira (29). As demissões abrangem trabalhadores que residem em Itapetinga e outros municípios da região. Segundo a categoria, as demissões se devem, principalmente, à redução de custos de transportes de colaboradores que atuam em outras cidades, como Macaraní, Itambé, Itororó, Firmino Alves e Caatiba. O sindicato afirma que a empresa negociou as dispensas e garantiu direitos trabalhistas aos funcionários demitidos. A categoria acrescenta que foi feito um acordo coletivo para aqueles trabalhadores que quiserem residir em Itapetinga ou ir ao trabalho com seus próprios transportes. Nestes casos, eles serão mantidos e receberão ajuda de custo mensal de R$ 140 durante seis meses. Aqueles que não aceitarem as condições receberão todos os diretos trabalhistas e mais 12 cestas básicas, informou o sindicato. Em nota, a Vulcabras Azaleia confirmou os desligamentos em Itapetinga, mas não revelou a quantidade de funcionários que perderão o emprego. A empresa afirmou “que não é segredo que a pandemia está atingindo forte e negativamente a economia e o setor de calçados” e que está se adequando ao novo momento. A Vulcabras Azaleia acrescenta que “colocou em prática uma série de iniciativas para a manutenção da saúde dos negócios”, como antecipação das férias e banco de horas, mas, ainda assim, foi necessária a decisão de desligar parte dos colaboradores. A empresa afirma que entrou em acordo com o sindicato para que sejam feitas as rescisões cabíveis e se comprometeu a fornecer 12 cestas de alimentação aos demitidos até o mês de dezembro.

29 Mai 2020 - 10:00h

Durante a sessão realizada na noite desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 12/220, de autoria do Poder Legislativo, foi aprovado, em caráter de urgência urgentíssima, pela maioria dos vereadores. A proposta busca adequar a Educação Integral no município de Brumado aos parâmetros da Lei Básica de Educação Nacional, que diz que são obrigatórios apenas 07 horas de período letivo, ficando o tempo restante facultativo aos pais. Atualmente, as escolas em tempo integral funcionam de 7h às 16h30 no município. Com a aprovação, a permanência dos alunos até às 16h30 será facultativa. Para a maior parte dos parlamentares, a mudança deixará o modelo de tempo integral mais humanizado e democrático.

29 Mai 2020 - 09:30h

Veja os dados sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (28), segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde. Foram registradas 25.945 mortes provocadas pela Covid-19 e 419.340 casos confirmados da doença em todo o país. Pelo menos 192.302 pacientes se recuperaram. O balanço do Ministério da Saúde desta quarta-feira (27) informa 25.598 mortos e 411.821 casos. O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás dos Estados Unidos.

29 Mai 2020 - 09:00h

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, confirmou nesta quinta-feira (28) um novo caso de Covid-19, o novo coronavírus, na cidade, através de teste rápido. De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade agora tem 25 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 21 homens e 4 mulheres. Ainda segundo o boletim, 1628 pessoas estão sendo monitoradas, 1 caso está aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen). Até agora, 134 casos foram descartados. A prefeitura tem incentivado a manutenção do isolamento social assim como os cuidados com a higiene pessoal. A orientação é que os moradores fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade, utilizando máscaras.

29 Mai 2020 - 08:30h

A Bahia registrou 893 novos pacientes com coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta quinta-feira (28). Com a atualização, o estado totaliza 15.963 mil pessoas contaminadas pela Covid-19, com 570 mortes. Dos 15.963 casos confirmados, 2.336 foram de profissionais de saúde. Segundo a Sesab, considerando o número de 15.963 casos confirmados, 5.220 recuperados e 570 óbitos, 10.173 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. O boletim desta quinta ainda registra 39.739 casos descartados e 104.953 notificações em toda a Bahia.

29 Mai 2020 - 08:00h

Nesta semana, funcionários lotados na Secretaria de Educação de Caetité, a 100 km de Brumado, denunciaram que estão há dois meses com os salários atrasados. Além disso, alguns irão receber apenas parte do salário, visto que, recentemente, por meio de decreto, a administração estabeleceu que os servidores que se dispusessem a atuar na linha de frente no combate a Covid-19 receberiam o salário integralmente e aqueles que optassem por não trabalhar receberiam apenas 30% do salário. “A situação está muito difícil. E ainda só vamos receber o valor referente aos 30% do salário, que dá somente R$ 311,70”, lamentou um funcionário. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Caetité (Sindserv-CTE), Vagnelson Ribeiro, confirmou ao Sudoeste Bahia, o atraso e ressaltou que o mesmo ocorre com os servidores efetivos. Em nota, a prefeitura informou que aguarda repasse de recursos do governo federal para efetuar o pagamento dos salários atrasados. “Diferente de outras prefeituras da região, a prefeitura de Caetité preferiu não demitir seus contratados para não causar um problema ainda maior. O município, inclusive, aguarda a sanção do Projeto de Lei de auxílio aos estados e municípios pelo presidente Jair Bolsonaro”, ressaltou.

29 Mai 2020 - 07:30h

A RHI Magnesita se juntou ao Governo da Bahia para ampliar o acesso da população carente às máscaras de uso individual. O item, que se tornou essencial no combate ao novo coronavírus, ainda não alcançou 100% da população, principalmente aqueles em situação de rua e/ou vulnerabilidade social. Através do projeto “Máscara Para Todos”, o governo estadual vem mobilizando diversos órgãos e instituições na arrecadação de doações de matéria prima para fabricação dos itens de proteção. A RHI Magnesita, que possui operação nas cidades de Brumado e Santaluz, fará esta semana a doação de cerca de 4 mil metros de tecido, uma ajuda importante para que a campanha alcance a meta de produzir cerca de 5 milhões de máscaras para doação em todo estado. Para Pedro Leite, diretor de mineração da RHI Magnesita, esta é uma oportunidade de ampliar os esforços sociais da empresa na prevenção e minimização dos impactos da doença. “Apoiando esta iniciativa do governo, temos a possibilidade de ampliar a solidariedade também a outros milhares de baianos que ainda não possuem esse item que se tornou fundamental nessa pandemia. Ficamos felizes em poder contribuir”, ressaltou Leite.

29 Mai 2020 - 07:00h

A cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, registrou um aumento de cinco notificações no número de casos confirmados do coronavírus nesta quinta-feira (28). Agora, de acordo com o último boletim epidemiológico, chega a 32 a quantidade de pessoas infectadas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o repórter Oliveira, da Rádio Cultura FM, destacou que, além das diversas restrições impostas ao funcionamento do comércio, o Município aderiu à realização das barreiras sanitárias. São três nas principais entradas da cidade, atuando de 7h às 19h, a fim de controlar a entrada de pessoas de fora em Luís Eduardo. Além disso, segundo informou o correspondente, na cidade funciona o Centro de Controle do Coronavírus, que possui seis leitos e seis respiradores. “Já temos a notícia de que há uma pessoa internada nesse centro. O local recebe pacientes em estado mais grave. Os números não param e continuam crescendo a cada dia”, afirmou. 48 casos ainda estão sendo monitoradas pela equipe de saúde do município. Os acometidos são pessoas de idades variadas, entre crianças, adultos e idosos, inclusive uma criança de 8 anos. “Não há um público alvo. Os pacientes são de idades variadas”.

29 Mai 2020 - 00:00h

Após o registro de 65 casos confirmados da Covid-19 (veja aqui), a prefeitura de Urandi, a 205 km de Brumado, decretou toque de recolher no município desde a última quinta-feira (28). A decisão, publicada no Diário Oficial, é válida até o dia 6 de junho. De acordo com o documento, a medida consiste na restrição de circulação das pessoas em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h. Neste horário, só será permitida a circulação de cidadãos para deslocamento de ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, sendo ainda permitido o serviço de delivery de remédios. No texto, consta ainda que fica permitida a circulação de pessoas que comprovem a urgência ou emergência no deslocamento e de servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuem nas unidades públicas de saúde e assistência social, das estruturas das forças policiais e de segurança pública e patrimonial. Os serviços de entregas de lanchonetes, restaurantes e afins só poderão funcionar até 20h. O decreto estipula o uso obrigatório de máscaras e a prorrogação da proibição da venda de bebidas alcoólicas em todo o município.