Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2021
Carro capota e pega fogo na BR-030 em Rio do Antônio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um veículo de passeio capotou e pegou fogo no início da tarde do último sábado (29), na BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A causa do acidente ainda é desconhecida. De acordo com a PRE, a condutora do carro identificada como Mayara Luz, 29 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade Básica de Saúde (UBS) em Ibitira. Até o fechamento desta matéria, não foi divulgado um boletim sobre o estado de saúde da vítima.  

Brumado confirma uma morte de coronavírus nas últimas 24h

Neste sábado, 29 de maio, o município de Brumado registra 8577 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19705. Entre os diagnósticos: 12 internações, 173 óbitos, 225 pacientes em tratamento e 8179 recuperados. No momento, 105 ainda aguardam resultado laboratorial e 10654 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Hospital Geral de Guanambi amplia centro cirúrgico e implanta novos leitos e serviço de neurocirurgia Foto: Divulgação/Sesab

O Hospital Geral de Guanambi (HGG), a 141 km de Brumado, ampliou em até 33% o quantitativo de cirurgias, com a inauguração do novo centro cirúrgico e a implantação do serviço de neurocirurgia. Além disso, a unidade passa a contar com seis leitos de PPP (pré parto, parto e pós parto) e cinco leitos do tipo UCINCa, que é uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, onde o recém-nascido fica alojado juntamente com a mãe, recebendo assistência de forma especializada e humanizada. Representando o governador Rui Costa (PT), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez a inauguração das novas áreas e serviços. Para se ter a dimensão da importância do novo serviço, o secretário explica que “de janeiro a maio deste ano, a Central Estadual de Regulação transferiu 93 pacientes da região de Guanambi que precisavam de avaliação e internação neurocirúrgica para outras localidades, como Vitória da Conquista, Salvador, Ilhéus e Itabuna. Agora está disponível esse recurso para todos os pacientes no hospital regional, evitando assim, o deslocamento aéreo ou terrestre para outras regiões”, afirma Vilas-Boas, ao pontuar que esta é mais uma demonstração do compromisso do governador Rui Costa de ampliar e descentralizar a assistência à saúde.

Hospital Geral de Guanambi amplia centro cirúrgico e implanta novos leitos e serviço de neurocirurgia Foto: Divulgação/Sesab

Outra boa notícia para a região é o fortalecimento da rede materno-infantil. Além da implantação de seis leitos de PPP e cinco leitos do tipo UCINCa, o secretário anunciou a licitação da reforma e ampliação da maternidade regional de Guanambi e a construção de um Centro de Parto Natural (CPN). A estimativa é investir mais de R$ 13 milhões entre obras e equipamentos na maternidade e na construção do CPN. Após as intervenções, o Hospital Regional de Guanambi totalizará 150 leitos, sendo 45 leitos entre UTI adulto, neonatal e cuidados intermediários. Os Centros de Parto Normal (CPN) são ambientes estruturados com recursos para a realização de partos normais de baixo risco, tratando este momento como um processo natural, que faz parte da vida da mulher e para o qual seu corpo está preparado. O serviço oferecido é voltado para as necessidades e segurança da gestante e do seu bebê, incentivando, ainda, a integração familiar em volta do nascimento, bem como a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê. “A implantação dessa estrutura em Guanambi possibilita, simultaneamente, ampliar e qualificar a assistência, bem como adequar o fluxo de atendimento, pois gestantes de baixo risco se direcionam equivocadamente para unidades de referência para o alto risco, explica o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Bahia ultrapassa 1 milhão de casos da Covid-19 Foto: Divulgação

A Bahia ultrapassou a marca de um milhão de casos confirmados da Covid-19, desde o início da pandemia. Nesta sexta-feira (28), são 1.003.523 registros de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o dia 6 de março de 2020, quando o estado confirmou o primeiro caso. Além disso, foram registrados quase 21 mil óbitos. Dos mais de um milhão de pessoas que já se infectaram na Bahia, 16.803 estão com a Covid-19 neste momento – 2.674 delas hospitalizadas. Cerca de 1.340 pessoas, entre adultos e crianças, lutam por suas vidas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Em todos os municípios baianos, 965.804 pessoas já foram curadas da doença.

Preso homem que vendia drogas em academias de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem, de 34 anos, que vendia maconha em academias de ginástica em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. A operação denominada “Coruja” foi deflagrada pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), nesta quinta-feira (27). De acordo com o delegado Neuberto Costa Souza, o suspeito já tinha sido detido por uso de entorpecentes. “Com base nas investigações, realizamos buscas na residência dele e encontramos, aproximadamente, um quilo de maconha”, disse. Uma balança, uma quantia em dinheiro proveniente da venda da droga e um veículo Ford/EcoSport também foram apreendidos na ação policial. O material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e vai ser submetido à perícia. “Ele confessou o crime de tráfico e declarou que oferecia o entorpecente nos estabelecimentos onde prestava serviço”, destacou o delegado. O homem foi autuado em flagrante na unidade especializada e deve seguir para o sistema prisional.

Helicóptero da Record TV é atingido em tiroteio no Rio de Janeiro; piloto é baleado de raspão Foto: Reprodução/G1

Um helicóptero da TV Record foi alvejado e o piloto atingido de raspão quando sobrevoava o Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (28). De acordo com o G1, o piloto Darlan Santana foi ferido na panturrilha direita. Ele ainda conseguiu fazer um pouso de emergência no anexo do Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Após pousar, médicos do Samu prestaram os primeiros socorros. Darlan foi levado em seguida para o Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte. Segundo a direção da unidade, seu estado de saúde é estável. Uma foto tirada por um bombeiro mostra o vidro da frente do helicóptero quebrado. O caso é investigado pela delegacia de São Cristóvão, que já solicitou uma perícia na aeronave para identificar qual foi o tipo de arma usada.

Brumado tem 225 pacientes ativos para Covid-19

Nesta sexta-feira, 28 de maio, o município de Brumado registra 8576 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19705. Entre os diagnósticos: 13 internações, 172 óbitos, 225 pacientes em tratamento e 8179 recuperados. No momento, 112 ainda aguardam resultado laboratorial e 10654 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Incêndio em ala de Covid de hospital deixa 4 mortos em Aracaju Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Quatro pessoas morreram após um incêndio atingir a ala de Covid-19 do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Aracaju, na manhã desta sexta-feira (28). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, as vítimas da ala sofreram queimaduras e inalaram fumaça. A primeira morte confirmada foi a de uma mulher de 77 anos, durante a remoção para o Hospital de Urgência Governador João Alves Filho de Urgência de Sergipe (Huse). A identidade de nenhuma delas foi divulgada. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 60 pacientes estavam na unidade de saúde atingida pelas chamas. Destes pacientes, 35 foram transferidos para os hospitais da Polícia Militar (HPM), Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício, além do Huse. Inicialmente, a SMS divulgou a informação de que 50 pacientes haviam sido transferidos.

Brumado retoma vacinação de primeira dose da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o recebimento de mais um lote de vacinas na quinta-feira (27), a prefeitura de Brumado retomou a vacinação de primeira dose contra a Covid-19. Nesta sexta e sábado, serão vacinados: profissionais da segurança pública, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades. O site Achei Sudoeste esteve nos locais de vacinação para acompanhar a imunização do público alvo. A dona Maria Zélia disse que se sente aliviada com a vacina. “Estou no céu, estava muito preocupada. Eu cuido de duas pessoas idosas: minha vó e minha sogra. Elas estão vacinadas, mas eu ainda não estava. Agora, estou aliviada”, contou. Na fila, Jerry Santos estava bastante ansioso pela chegada de sua vez. "Graças a Deus, a vacina chegou", comemorou. O vacinador Jerônimo relatou que o dia de imunização está sendo tranquilo, apesar da grande demanda. “É uma satisfação levar um pouco de esperança para as pessoas”, destacou. No total, o município recebeu 3020 doses da AstraZeneca, 2350 para primeira dose e 670 para segunda dose.

Mais de 1 kg de ouro bruto é encontrado dentro de piscina inflável no oeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Quatro pessoas foram flagradas com 1 kg e 100 g de ouro bruto dentro de um veículo, durante fiscalização na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, na tarde desta quinta-feira (27). A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, o condutor do veículo informou ser garimpeiro e não tinha documento que comprovasse a origem do produto ou qualquer autorização para exploração do mineral. Os outros ocupantes eram a esposa e dois filhos do casal. O motorista relatou ainda que saiu de Peixoto Azevedo, no Mato Grosso, e pretendia chegar na cidade de Pindobaçu, no norte da Bahia. Ainda segundo a PRF, sobre o material apreendido, ele informou que o metal era para comercialização e que resolveu escondê-lo com receio de ser roubado durante a viagem. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras. O motorista foi autuado pelo crime de usurpação de bem ou matéria-prima da União. As outras três pessoas não foram autuados. A PRF não detalhou se o motorista está preso. A PRF informou que a exploração mineral, popularmente conhecida como “garimpo”, não é uma atividade ilegal no Brasil. Entretanto, existem procedimentos e legislações que devem ser seguidos.

Brumado: Após 10 dias de capina, mato arrancado continua esquecido nas ruas do bairro São José Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Depois de 10 dias do serviço de capina realizado na Rua Márcia Silva Brito, no Bairro São José, o mato arrancado continua no local. O material foi jogado nas proximidades da casa do morador José Ribeiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que os responsáveis pela limpeza falaram que buscariam o lixo no dia seguinte, mas já se passaram 10 dias desde então. “O lixo está trazendo transtorno, mau cheiro pra dentro de casa”, contou. Além disso, segundo o morador, o material está servindo de desculpa para que mais lixo seja acumulado no local. “Se deixarem aí é perigoso tacarem fogo”, cobrou. O mato capinado também foi deixado em vários outros pontos do bairro. 

Casal é preso suspeito de recrutar menores para participar de lives praticando sexo em Santo Antônio de Jesus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um casal apontado por recrutar menores para participar de lives praticando sexo foi preso nesta quinta-feira (27), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Segundo a Polícia Civil, o homem, que tinha 22 anos, fazia sexo com as meninas, e a esposa, de 18 anos, transmitia ao vivo em uma rede social. Segundo informações da polícia, as investigações apontaram que o casal tinha uma conta no Instagram, na qual produzia lives de sexo explícito para os seus seguidores. A mulher era encarregada de recrutar as meninas. Em uma das filmagens ocorrida no início de janeiro, de acordo com a polícia, o casal praticou sexo com uma garota de 13 anos. A dupla fornecia bebidas alcoólicas para as menores antes das gravações. “A página ganhou forte divulgação na cidade e região, passando a ser distribuída em outras redes sociais. Representamos pela decretação da prisão preventiva do casal, que foi cumprida hoje. Outras adolescentes que participaram de outras lives já foram identificadas”, relatou o titular da 1ª DT de Santo Antônio de Jesus, delegado Adilson Ferreira. De acordo com o G1, a polícia informou que os dois foram autuados por estupro de vulnerável, por recrutar, filmar, contracenar e distribuir cenas de sexo com menores e por fornecer bebida alcoólica a menores de idade. “Os celulares dos dois foram apreendidos com autorização judicial e encaminhados à perícia, para extração do seu conteúdo”, disse o delegado. A dupla será encaminhada para o Presídio de Salvador, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Brumado: Sílvia Mello participa de festival de música online em Minas Gerais e precisa de voto popular para vencer Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cantora e compositora brumadense Sílvia Mello está participando do 15ª Festival da Canção Ferrense (FECAFE), que, neste ano, em virtude da pandemia, será no formato online. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a cantora explicou que precisa do voto popular para passar para próxima fase do festival. “Estamos de voto em voto. Preciso de muita ajuda, afinal de contas estou representando a minha cidade e a região sudoeste, com muito orgulho, lá em Minas Gerais. Até agora, temos pouco mais de 700 visualizações e quem está na minha frente tem mais de 1800 visualizações”, contou. Para votar, basta acessar o youtube, curtir o vídeo e deixar um comentário para fazer com que a canção Exótica, da intérprete Sílvia Mello, ganhe como melhor música do festival.

Brumado: Associação de Moradores do Olhos D'água faz campanha para ajudar famílias afetadas pela pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Associação de Moradores do Olhos D'água também está mobilizando uma campanha para ajudar as famílias afetadas pela pandemia em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da associação, Devair Messias, popular Vadinho, fez um apelo à comunidade, aos empresários e comerciantes para aderir à iniciativa com o objetivo de que o maior número de pessoas seja beneficiado. “Principalmente nos bairros mais carentes, queremos auxiliar quem mais precisa e quem tem fome. Tá difícil. Muitas pessoas desempregadas, pais de família passando necessidade. Às vezes, tem o arroz, o açúcar, mas faltam outros alimentos e a gente entra pra incrementar, pra ajudar”, destacou. A campanha teve início no dia 24 deste mês. Vários pontos de apoio estão distribuídos em alguns supermercados da cidade, porém os interessados podem acionar a associação para buscar as doações em domicílio através do número (77) 99591-1178. “Agora é hora de pensar no próximo. Trabalhar coletivamente para ajudar a comunidade”, completou Vadinho.

'Irracionais e irresponsáveis', diz Bolsonaro sobre medidas de restrição Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar as medidas de restrição e de isolamento social adotadas no Brasil em postagem no twitter nesta quinta-feira, 27, em que comemorou a criação de empregos em 2021, mesmo com o aumento da taxa de desemprego no país em relação ao mesmo período do ano passado. “Apesar de todas as dificuldades causadas por medidas restritivas radicais, irracionais e irresponsáveis, nossos esforços para, além de combater o vírus, garantir a dignidade dos brasileiros que precisam trabalhar, hoje se traduzem em quase 1 milhão de empregos gerados em 2021”, afirmou o presidente. Bolsonaro também alegou que o seu governo priorizou dois desafios, “vírus e a economia” e elogiou o ritmo de vacinação do Brasil. “Somos o 4° país que mais vacina no mundo, devendo alcançar brevemente 100 milhões de doses distribuídas”, disse. O presidente utilizou o número bruto de vacinas aplicadas, já que em proporção de população vacinada com pelo menos uma dose, o país cai para 12º lugar, com 20,09% de acordo com o site Our World in Data. Levando em consideração, brasileiros vacinados com duas doses, o percentual é de pouco mais de 10%.

Samu 192 recebe mais de 12 mil trotes em 4 meses na regional de Guanambi Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Entre janeiro e abril de 2021, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Guanambi recebeu número alarmante de trotes. Nesse período de 4 meses, de 24.536 ligações recebidas da região, 12.737 eram trotes. O número equivale a 51,91%, ou seja, mais da metade das ligações. A Central de Regulação atende a 18 cidades e uma população de 420 mil habitantes. Para a Secretária Municipal de Saúde, Roberta Mota, a situação é grave e prejudica o trabalho dos profissionais do Samu. “Essas pessoas ocupam a linha que poderia estar atendendo alguém que precisa de atendimento de fato. Além de uma possível saída de ambulância, que também poderia socorrer uma vida em risco”, alertou. Já o coordenador do Samu 192 na região, Sandro Fernandes, pediu à população maior responsabilidade e conscientização. “Pessoas que necessitam do atendimento muitas vezes não conseguem ligar devido à linha estar ocupada com essa situação desagradável. Pedimos encarecidamente para a população se conscientizar, pois o Samu é serviço único de pré-atendimento hospitalar, extremamente importante para a sobrevida do doente”, defendeu. O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Responsável por 24,4% do PIB baiano, agronegócio equilibra economia do estado Foto: Divulgação

Maior polo agrícola e principal produtor de grãos do Nordeste brasileiro, o oeste baiano é destaque no agronegócio, setor responsável por 24,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. O PIB do setor – que registrou uma expansão de 11,7% entre 2020/2021, em relação a 2019 – contribui para alavancar o desempenho econômico da região, que é composta por 24 municípios, entre os quais Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério e Correntina. São cidades que representam, hoje, uma Bahia economicamente próspera mesmo em meio à crise sanitária, decorrente da pandemia do coronavírus, que, no país, já ceifou a vida de quase 435 mil brasileiros até o momento.

TCM nega recurso e mantém decisão contra ex-prefeito de Mirante Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negaram provimento ao recurso ordinário apresentado pelo ex-prefeito de Mirante, Francisco Lúcio Meira Santos (PT), e mantiveram a determinação de formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE), para que seja apurada a prática de improbidade administrativa, em face de gastos públicos para a promoção de partido político e mesmo autopromoção. Também foi mantida a multa imputada de R$ 4 mil. A decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (27), realizada por meio eletrônico. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, a denúncia foi formulada pelo então vereador Claudionor Alves Correia Neto (PSD), o Bodozinho, que alegou que edifícios públicos municipais, que tinham as cores branca e verde, predominantes nos símbolos do município, especialmente a bandeira de Mirante, foram pintados nas cores vermelha e amarela. Isto para estabelecer um vínculo com o partido do prefeito e com sua campanha eleitoral. Concluiu, ainda, o vereador, que o gestor usou “bens públicos municipais para promoção pessoal e de seu partido político”. Bodozinho, na denúncia que fez ao TCM apresentou fotografias identificando sete prédios públicos – sede da prefeitura, Posto de Saúde Ananias Ramos Lima, Almoxarifado, sede do Programa Bolsa Família, Biblioteca Pública, Farmácia Básica e Escola Pública Florêncio José dos Reis –, todos pintados com as cores vermelha e amarela. O relator original do processo, conselheiro Paolo Marconi, considerou, em seu voto, que não é lícito o prefeito repintar prédios públicos com as cores da coligação (Partido dos Trabalhadores – PT e Partido Comunista do Brasil – PC do B) que o elegeu para associar, de forma tanto explícita quanto subliminar, a “reforma” a estes partidos políticos, o que fere os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade. Desta forma, concluiu que o recurso visual das cores escolhidas para realização das pinturas – injustificadas –, caracteriza promoção pessoal da autoridade pública, no caso o então prefeito Francisco Lúcio Meira Santos.

Contran prorroga prazo para renovação da CNH Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou por tempo indeterminado os prazos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como licenciamento, transferência e também para a emissão ou defesa de multas de trânsito em 15 estados. A medida, tomada em razão do agravamento da pandemia do novo coronavírus, vale para o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo e poderá ser aplicada a outros estados. Os prazos de início da prorrogação variam, conforme a unidade da federação. Segundo o presidente do Contran e diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, a iniciativa visa reduzir os impactos da pandemia.

Atividade mineradora em território quilombola de Érico Cardoso deve ser suspensa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou a paralisação das atividades de extração mineral da empresa Liberty Rochas Ornamentais Ltda. no território da comunidade quilombola Paramirim das Creoulas, localizado no município de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado. A recomendação, expedida no último dia 20, foi direcionada ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), à Liberty e ao Município. A Administração não deve conceder alvarás e licenças ambientais à mineradora para atividade de supressão de vegetação nativa ou exploração mineral na área sem a devida consulta prévia solicitada pela empresa. Ao Inema, foi recomendado que suspenda imediatamente a concessão da autorização ambiental. Segundo o documento, a comunidade quilombola se posicionou contrária à instalação da atividade mineradora no local e “tem relatado situação de vulnerabilidade e insegurança”. Além disso, relatório de inspeção realizada pelo MP verificou que o empreendimento “impactará as matas ciliares de fontes de água e nascentes que alimentam rios de grande importância para a região, inclusive no reservatório de água da barragem de Zabumbão”.

Belo Campo: Homem é preso suspeito de colocar fogo em imóvel em que ex-companheira estava com a filha Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso após incendiar a casa onde estavam a ex-companheira e a filha dela, na zona rural de Belo Campo, cidade da região sudoeste. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o caso aconteceu na noite de quarta-feira (26). O imóvel foi tomado pelas chamas e ficou destruído. De acordo com a SSP-BA, antes de atear fogo ao imóvel, o homem feriu a mulher com uma faca. Durante a agressão, a filha da vítima, de 10 anos, teve ferimentos leves. As duas receberam atendimento médico e passam bem. De acordo com a SSP-BA, policiais militares da 80ª Companhia Independente de Cândido Sales chegaram ao povoado de Lagoa do Canto após receberem denúncia sobre tentativa de feminicídio. No local, os PMs flagraram o suspeito ateando fogo na casa. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso em flagrante. A SSP-BA informou também que o imóvel onde a vítima estava pertencia a um familiar dela. Após ser detido, o homem foi levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública, em Vitória da Conquista, e será encaminhado para unidade prisional.

Após denúncia, prefeitura de Aracatu publica concessão de empréstimo de máquina perfuratriz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante sessão legislativa, o vereador Nivaldo Balbino da Silva (PSD), o Niva, fez uma grave denúncia contra a prefeitura da cidade de Aracatu, a 39 km de Brumado, administrada pela prefeita Braulina Lima (Republicanos). Segundo ele, a máquina perfuratriz de propriedade do Município desapareceu há cerca de 60 dias, sendo encontrada em um condomínio particular na região de Barra do Choça (veja aqui). Após a denúncia veiculada pelo site Achei Sudoeste, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município, edição desta quarta-feira (26), a Portaria nª 154, que dispõe sobre a concessão de termo de autorização de uso provisório, a título não oneroso e precário na utilização de máquina perturatriz pertencente ao Município. No documento, a prefeita autoriza o uso da referida máquina em favor do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião. O prazo de vigência da autorização de uso será de 03 de maio de 2021 a 03 de novembro de 2021. O Termo Administrativo de Autorização de Uso do Equipamento, celebrado entre o Município e o Consórcio, também foi publicado na mesma edição do Diário Oficial com as respectivas obrigações do autorizante e autorizatário. Vale frisar que, apesar de os documentos serem datados de 03 de maio, as publicações oficiais no Diário Municipal aconteceram após a denúncia do vereador, no dia 26 de maio.

Com maior nº de desempregados em 9 anos, taxa de desocupação na Bahia é de 21,3% Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apontou que a taxa de desocupação na Bahia foi de 21,3%, no 1º trimestre de 2021. O índice quebrou o recorde de 2020 e ficou no maior patamar em nove anos - desde o início da série histórica, em 2012. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) trimestral, a taxa de desocupação na Bahia foi a maior do país, empatada Pernambuco (21,3%). O índice está bem acima do indicador nacional, que ficou em 14,7%, também um recorde histórico. De acordo com o G1, a taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam e procuraram trabalho), em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas). Ainda segundo o IBGE, o novo recorde na taxa de desocupação na Bahia foi resultado principalmente do aumento da população desocupada, ou seja do maior número de pessoas que não estavam trabalhando e passaram a procurar trabalho no estado. Em números absolutos, esse contingente chegou a 1,386 milhão de pessoas no 1º trimestre deste ano, o maior em nove anos. O aumentou foi de 6,9% em relação ao último trimestre do ano passado (+90 mil desocupados) e 5,7% em relação ao 1º trimestre de 2020 (+75 mil desocupados). Além alto índice de desocupação, o número de pessoas trabalhando, seja em ocupações formais ou informais (população ocupada), voltou a cair no 1º trimestre de 2021, após ter registrado uma leve alta no fim do ano passado. Entre janeiro e março, os ocupados somaram 5,135 milhões no estado. Isso representou menos 53 mil trabalhadores do que no 4º trimestre de 2020 (-1,0%) e uma retração de 9,9% frente ao 1º trimestre do ano passado. Ou seja, em um ano de pandemia, 565 mil pessoas deixaram de trabalhar na Bahia. A pesquisa do IBGE destacou ainda que, além da perda de trabalho, que frequentemente leva à busca por um novo, o aumento da desocupação no 1º trimestre de 2021 também se deveu a um discreto movimento de retorno de parte das pessoas que estavam fora da força de trabalho. A população fora da força de trabalho no estado ficou em 5,847 milhões no 1º trimestre de 2021, 0,9% menor que no fim de 2020 (-53 mil pessoas), mas ainda significativamente maior do que a verificada antes da pandemia (+16,2%), com mais 816 mil pessoas nessa condição, frente ao 1º trimestre de 2020.

Brumado: Vereador assume erro após ter sido detido e se compromete a melhorar comportamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (25), o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), foi detido ao descumprir toque de recolher (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que saiu do seu comércio por volta de 18h para fazer uma entrega no Bairro Brisas, de onde seguiu para o Bairro São Jorge, onde parou em um bar para conversar com a proprietária. “Mais tarde um pouco, uma guarnição da Polícia Militar foi até o local. Um policial conversou com a proprietária e explicou que, devido ao toque de recolher, ela deveria fechar o comércio e todas as pessoas irem pra casa. Automaticamente, eu fui embora”, relatou. Passando pela Praça Coronel Zeca Leite, ele notou que os bares e restaurantes estavam todos abertos e parou em um dos estabelecimentos. “Se existia um toque de recolher teria que ser pra todos, não só para os bairros periféricos. Parei novamente, me aproximei do balcão, pedi uma cerveja. Nesse período, a mesma guarnição da PM chegou novamente”, contou. Segundo o parlamentar, um dos policiais o reconheceu e disse que, como ele já havia sido orientado na abordagem anterior, agora seria conduzido à delegacia para registro da infração ao toque de recolher. “Eles me levaram na viatura para o posto da Polícia Rodoviária. Chegando lá, me recusei a fazer o teste do bafômetro porque não estava conduzindo o veículo no momento da abordagem. O veículo estava estacionado. No Hospital Municipal, um médico constatou no laudo que eu estava com hálito etílico, porém eu não estava embriagado. Assumo que tomei apenas duas cervejas”, rebateu. Questionado se houve desacato aos policiais, Paulo disse que em momento algum desrespeitou as autoridades policiais. “Sou muito respeitador. Tenho muita admiração pela PM. Sei que errei por estar descumprindo um decreto estadual”, reconheceu. Considerando a sua posição política, Ferreira garantiu que irá prestar mais atenção ao seu comportamento para não dar mau exemplo. 

Brumado: Evangélicos de Ibicoara realizam maratona de vigília e orações pela cura de irmão na porta da UTI Covid Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois irmãos da cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, têm ido todos os dias, duas vezes, até a porta da UTI Covid, no Hospital Professor Magalhães Neto, interceder pela cura do membro da família. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Cledson Guimarães relatou que o irmão permaneceu na unidade de terapia intensiva por cinco dias com quadro de insuficiência respiratória. “Pelo protocolo da UTI Covid, nós não teríamos notícias pessoalmente, só por celular. Mas preferimos ficar aqui intercedendo por ele e todos os outros pacientes que estão na UTI”, contou. Hoje, passado o período mais crítico, o irmão está na enfermaria em observação para a alta clínica. “Logo, logo ele voltará pra casa. Testemunho do poder de Deus pelas nossas intercessões. O poder de Deus se manifestou na UTI Covid de Brumado”, disse. Maria Guimarães também se manteve fervorosa clamando pela cura do irmão ao longo dos dias. “Quando clamamos com fé e coragem a gente recebe. Testemunhamos nesse lugar o poder da palavra de Deus. Vivemos dias de angústia, orando até de madrugada, mas Deus respondeu o nosso clamor. A recuperação dele foi mais cedo do que o esperado”, salientou.

Arquivo