Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2021
fechar

Três pessoas ficam feridas em acidente na BA-148 na cidade de Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 19h30 desta terça-feira (25), a Polícia Militar de Rio de Contas, a 68 km de Brumado, foi acionada para averiguar um acidente de trânsito na BA-148, sentido Jussiape. No local, foi encontrado um Caminhão VW 13, de Placa Policial FDU6364 – Barueri (SP), que não conseguiu frear e colidiu em um barranco. As três vítimas envolvidas no acidente foram atendidas pelo Samu 192 e levadas ao hospital da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Não foi possível a identificação pela Polícia Militar, uma vez que não portavam documentos pessoais. O veículo foi removido para o acostamento desobstruindo a via.

6ª Live Show da Alegria acontece no dia 11 de junho em homenagem ao aniversário de Brumado

No dia 11 de junho, em homenagem aos 144 anos de Brumado, a equipe de animação Kezinha Produções está programando uma super live para festejar a data, bem como o dia dos namorados e o São João. Como ainda estamos em pandemia e é necessário manter o isolamento social, o evento on-line promete fazer a alegria de toda família. A 6ª Live Show da Alegria será realizada às 16h

Brumado: Embasa garante atendimento à população durante pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste momento de suspensão do atendimento presencial no escritório da Embasa devido à pandemia, a população de Brumado pode solicitar os serviços da empresa por meio de diversos canais de atendimento. Além do WhatsApp, disponível de segunda a sexta, de 8h às 17h30, tem também o Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195 (para qualquer solicitação de serviço) e o site. Os pedidos para novas ligações de água, parcelamento de débito, religação, correção de vazamentos, alteração de nome e alteração de vencimento estão disponíveis pelo WhatsApp (77) 99804-9826. Para os pedidos de consulta de débito, religação, corte a pedido, 2ª via de conta, troca de registro e correção de vazamentos, está disponível o número de WhatsApp (77) 99901-2329. A população também poderá solicitar pelo telefone fixo (77) 3441-3991 serviços emergenciais como correção de vazamento na rede distribuidora de água e denunciar irregularidades como ligação clandestina de água tratada, análise de consumo e falta de água.

Brumado: Desestruturado, pacientes aguardam nova empresa que irá assumir a clínica de hemodiálise Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acompanhante do irmão que faz tratamento no Instituto de Nefrologia e Medicina da Bahia em Brumado (Ineb), Maria Aparecida voltou a criticar a unidade em entrevista ao site Achei Sudoeste. Segundo ela, houve apenas algumas melhorias no local desde a última entrevista, há cerca de 15 dias atrás. “O problema dos capilares foi resolvido, mas, por exemplo, na semana passada, faltou heparina. Os pacientes ficaram sem dialisar. Eles iam pra clínica, eram instalados nas máquinas, mas o sangue começava a coagular e tinham que ser desligados porque sem heparina não pode dialisar”, explicou. Dona Maria também reafirmou que não há médico nefrologista para acompanhamento dos pacientes há bastante tempo na clínica. “Lá fica sempre um médico de plantão, mas um clínico. Que não resolve nada porque não é a área dele. O médico não tem culpa. Os pacientes do Ineb precisam de um nefrologista”, salientou. Diante da completa desestruturação do local, os pacientes aguardam que a nova empresa que irá fazer a gestão e manutenção do Ineb assuma o quanto antes os rumos da unidade. A previsão é de que, até o dia 1º de junho, a os novos administradores assumam o controle do local.  Emocionada, dona Maria Aparecida espera que o novo comando proporcione mais esperança e qualidade de vida aos pacientes com doença renal crônica. “Chega de tanto sofrimento dentro daquela Ineb”, disse.

Homem acha partes de corpo em mala e acredita que são do filho desaparecido em Santa Catarina Foto: Larissa Kalbusch

Partes do corpo que seriam de um jovem de 21 anos, desaparecido desde o início de maio, foram encontradas pelo pai da vítima no rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, no Vale catarinense. A Polícia Civil investiga a morte e confirmou, nesta segunda-feira (24), que membros foram encontrados dentro de uma mala que estava boiando no rio no último sábado (22). Nenhum suspeito pelo crime foi detido. O rosto foi reconhecido pelo pai, mas o Instituto Geral de Perícias (IGP) segue fazendo exames para confirmar a identidade e não tem previsão de liberar o corpo para que a família possa sepultá-lo. Segundo Larissa Kalbusch, irmã do jovem Renan Kalbuch, além da cabeça, outras partes do corpo do jovem também estavam na mala. “Estamos em choque ainda”, disse a irmã da vítima. O delegado responsável pela investigação do caso, Tiago Cardoso, aguarda os resultados de laudos periciais que podem confirmar a identidade e apontar se o jovem morreu em decorrência do esquartejamento ou se já estava sem vida quando foi desmembrado. Os suspeitos do crime, o local em que aconteceu a mutilação e a motivação ainda precisam ser desvendados. “O pai dele achou a cabeça. Estamos trabalhando no caso”, informou o delegado sem dar mais detalhes ao G1. O Instituto Geral de Perícias (IGP) informou que a confirmação da identidade do jovem deve demorar, pois estudos mais detalhados terão que ser feitos para precisar se todos os membros encontrados até agora são da mesma vítima. Um exame de DNA será feito, segundo o órgão. O primeiro membro que seria do jovem, uma perna, foi localizado no mesmo rio por um pescador no dia 12 de maio. Buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros não encontraram vestígios durante as buscas no mesmo local. O pai, segundo as investigações, foi quem achou outras partes do corpo do filho. O local em que os membros foram encontrados não foi divulgado. De acordo com o delegado, a polícia solicitou que o Corpo de Bombeiros volte ao local na tentativa de localizar os braços e o abdômen.

Brumado: Prefeitura atende indicação de Amarildo Bomfim e inicia reabilitação de pacientes pós-Covid Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) agradeceu à Administração Municipal e à Secretaria de Saúde pelo atendimento a sua indicação para reabilitação de pacientes pós-Covid-19 (veja aqui). O serviço de fisioterapia, segundo destacou, já está sendo disponibilizado integralmente pelo Município (veja aqui). “Você que está precisando da reabilitação pós-Covid-19 procure uma unidade básica de saúde, converse com o seu médico para que você possa começar o tratamento o mais rápido possível”, disse. O parlamentar voltou a enfatizar que a indicação é de interesse público, pois, após a doença, são observadas sequelas, como fraqueza muscular e respiratória, fadiga e estresse pós-traumático.

Nova variante de coronavírus, a P.4, é identificada no interior de São Paulo Foto: Jornal Nacional

Pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior anunciou nesta terça-feira (25) ter identificado uma nova variante do novo coronavírus, a P.4. Segundo o especialista, a P.4 tem origem ainda desconhecida e foi identificada primeiro em uma amostra de Mococa, no interior de São Paulo, e passou a ter alta circulação em Porto Ferreira. Não é possível saber se ela é mais contagiosa ou perigosa do que o vírus "comum". No início deste mês, a mutação L452R na proteína S, que também está presente na variante indiana do novo coronavírus, havia sido identificada em amostras de Descalvado e Porto Ferreira. Contudo, não era possível afirmar se se tratava de uma nova variante ou de uma já existente. Segundo o pesquisador, as análises da universidade foram submetidas ao Global Initiative on Sharing All Influenza Data (GISAID), iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus. O grupo então fez a designação do nome P.4. “Essa nova variante é parente da P.1, porque ela tem a mesma origem, a origem é a B.1.1.28, que é uma linhagem que deu origem à P.1, à P.2, que foi identificada no Rio de Janeiro, à P.3, que foi identificada nas Filipinas”, lista o pesquisador. “E, agora, foi identificada a P.4, que tem origem ainda desconhecida. Mas ela foi primeiramente reconhecida no leste de São Paulo, primeiramente em Mococa. Depois, nós vimos uma alta frequência dela na cidade de Porto Ferreira, onde concentramos o nosso estudo”.

Vereador denuncia prefeitura de Aracatu por esconder máquina perfuratriz em condomínio particular Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante sessão legislativa, o vereador Nivaldo Balbino da Silva (PSD), o Niva, fez uma grave denúncia contra a prefeitura da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, administrada pela prefeita Braulina Lima (Republicanos). Segundo ele, a máquina perfuratriz de propriedade do Município desapareceu há cerca de 60 dias, sendo encontrada em um condomínio particular na região de Barra do Choça. “O vigilante que estava tomando conta da máquina falou que ela estava perfurando poços naquela região. Ficou a suspeita no ar”, relatou. O vereador apontou que o município possui as próprias demandas, as quais não estão sendo atendidas em razão de o equipamento estar servindo a outra localidade. “Essa máquina serve para fazer melhorias na agricultura familiar. Não existe terra boa sem água e essa máquina é uma perfuratriz de primeira geração, que custa mais de R$ 1 milhão. Seria para o nosso município e não para outro”, criticou. O parlamentar citou ainda que não houve qualquer comunicado ao presidente da Câmara Municipal informando sobre o suposto empréstimo da máquina. O equipamento é o único que pertence ao município. O vereador garantiu que a Câmara está estudando juntamente com o setor jurídico as medidas legais para uma denúncia no Ministério Público Estadual (MPE).

Dois homens suspeitos de 'ostentar' submetralhadora nas redes sociais são presos no sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois homens suspeitos de “ostentar” submetralhadora nas redes sociais foram presos na segunda-feira (24), em Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. Com a dupla, foram apreendidos ainda drogas e acessórios usados no comércio ilegal. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os dois homens postaram vídeos e fotos, em aplicativo de mensagens, ostentando valores e ameaçando traficantes de grupos rivais. De acordo com o comandante da 79ª CIPM, major Alécio Marques de Andrade, a dupla circulava pelas ruas do bairro de Nova Esperança, região do Centro de Barra do Choça, quando foi abordada pelas equipes. Em uma mochila usada por eles, foram apreendidos a submetralhadora calibre 22, munições, uma balança, dois smartphones, 22 porções de maconha e R$ 214. A dupla foi encaminhada para a Delegacia Territorial (DT) de Barra do Choça.

Brumado passa a ofertar tratamento integral de reabilitação de pacientes pós-covid Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau), a fisioterapeuta Thuane Leite Caíres tem feito um amplo trabalho de reabilitação de pacientes que se recuperaram da Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou que o objetivo é reabilitar os pacientes que tiveram comprometimento pulmonar e ficaram com dificuldades para fazer atividades simples do cotidiano, como subir uma escada. “Tem pacientes que apresentam fraqueza muscular generalizada, perda de massa muscular, perda de força. Tem paciente que não consegue escovar os dentes, não consegue caminhar. Então, a gente começa a ensinar novamente tudo isso”, afirmou. Ela ressaltou a importância de fazer o devido tratamento de fisioterapia para voltar à vida normal. “A fisioterapia é muito importante para tratar as sequelas neuromusculares. As sequelas são diferenciadas e a quantidade de sessões também. A orientação do profissional é necessária”, defendeu. No município, o tratamento de fisioterapia é disponibilizado integralmente pela secretaria de saúde.

DPT da Bahia participa de projeto nacional para coletar material genético de familiares de pessoas desaparecidas Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Para ajudar na busca de pessoas desaparecidas, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia vai participar do Projeto da Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, promovido pelo Ministério da Justiça. A ação acontece em todo o país e foi lançada nesta terça-feira (25). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o projeto consiste na inclusão dos dados de familiares de desaparecidos no Banco de Perfis Genéticos. Amostras de corpos não identificados ou ossadas que deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) de todo o país vão ser analisadas, com o objetivo de localizar as famílias dos corpos sem indício de identificação. Segundo o DPT-BA, como o projeto integra vários estados do país, se um corpo for encontrado na Bahia e a família realizar a coleta do DNA no Rio de Janeiro, por exemplo, o Banco vai apontar a confirmação do parentesco. Ainda de acordo com o DPT, as coletas começam a ser feitas a partir da segunda quinzena de junho. Na Bahia, as primeiras famílias a terem o material genético coletado serão as que já estão cadastradas na Coordenação de Antropologia Forense. O DPT-BA também contará com o apoio da Polícia Federal na campanha.

Anagé: TCM rejeita contas da Câmara de Vereadores quando era administrada por atual prefeito Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas da Câmara Municipal de Anagé, da responsabilidade do ex-vereador e atual prefeito Rogério Bomfim Soares (PSD), o Rogério de Zinho, relativas ao exercício de 2019. Os conselheiros consideraram as contas irregulares porque o gestor utilizou recursos extraorçamentários para pagamento de despesas orçamentárias, extrapolando o limite para gastos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, relator do parecer, imputou multa de R$ 3 mil ao vereador. O relatório técnico ainda destacou como irregularidade a contratação por inexigibilidade de licitação da empresa “Metha Consultoria e Assessoria Municipal”, pelo custo anual de R$ 40 mil, tendo por objeto a prestação de serviços de consultoria à implantação do sistema de patrimônio, levantamento e identificação com placas dos bens da Casa Legislativa. Para o conselheiro Ronaldo Sant’Anna, por não se tratar de serviço técnico de natureza singular com profissionais ou empresas de notória especialização, é indispensável a realização de processo licitatório. Cabe recurso da decisão.

Brumado usa recurso da Covid-19 para ampliar Hospital Magalhães Neto, denuncia vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Juvêncio Rubens de Souza Araújo (Podemos), popular Rubão, criticou a falta de estrutura no Centro de Atendimento Covid e na UTI Covid em Brumado. Segundo ele, faltam equipamentos básicos para acompanhar a evolução dos pacientes contaminados com a doença e oferecer o melhor tratamento. “Faltam equipamentos comuns, baratos, infelizmente. Se o paciente precisar de uma diálise não faz porque não tem o equipamento. Não tem um gasômetro, que mede o oxigênio no sangue. Falam reagentes químicos. O resultado de uma tomografia só sai com 12 a 24 horas. Como você está com uma inflamação respiratória e ainda tem de esperar esse tempo para receber o resultado?”, questionou. Para o parlamentar, somados, esses fatores podem contribuir para salvar vidas e evitar tanto sofrimento. Araújo ainda denunciou que o Município utilizou os recursos para investimento no enfrentamento à pandemia nas obras de ampliação do Hospital Professor Magalhães Neto. “Desafio as autoridades de saúde em Brumado a me provar que a UPA está pelo menos 50% capacitada como aonde eu fui internado. O protocolo não está correto. Não é à toa que estamos chegando em quase 200 mortos. Está faltando empenho da Administração e da Secretaria de Saúde, mais equipamentos, mais agilidade nos exames. Não é momento de vaidade política, temos que pensar nas vidas”, cobrou.

Brumado: Se recuperando após ser espancada por ex-namorado, Gleice Helen faz alerta às mulheres Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 17 de abril, a jovem Gleice Helen de Oliveira Silva, 22 anos, foi brutalmente agredida pelo ex-companheiro Hemerson Matheus, 22 anos, que não aceitava o fim do relacionamento (veja aqui). O caso repercutiu bastante na cidade e em toda região. Depois de quase 1 mês internada para tratamento das sequelas, a jovem está se recuperando em casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela disse que agradece a Deus por estar viva para cuidar de seus dois filhos. “São duas crianças indefesas. Pra mim foi muito difícil, mas, graças a Deus, tô bem hoje cuidando dos meus filhos”, declarou. Apesar de estar bem melhor, Gleice disse que vive com medo de se aproximar e confiar novamente nas pessoas. “Já curei as feridas do rosto, só estou com um pequeno problema no olho esquerdo. Vou precisar de cirurgia”, afirmou. Consciente de tudo que aconteceu, ela avaliou que nenhum homem chega ao ponto que seu ex-companheiro chegou sem antes dar demonstrações de agressividade. “Por gostar, a gente passa por cima, apaga da mente. Quando seu companheiro falar pra você que quer separar, simplesmente aceite, por mais que você goste. Você tem que seguir a sua vida. Não aceite ciúmes excessivo porque um dia a pessoa se revela”, alertou.

Brumado tem oito dias sem registrar mortes por Covid-19

Nesta terça-feira, 25 de maio, o município de Brumado registra 8510 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19644. Entre os diagnósticos: 13 internações, 171 óbitos, 191 pacientes em tratamento e 8148 recuperados. No momento, 67 ainda aguardam resultado laboratorial e 10644 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Bahia recebe remessa com 351.750 doses de vacinas contra a Covid-19 para a primeira aplicação Foto: Rafael Menezes/GOVBA

Mais 351.750 doses de vacinas contra a Covid-19 chegará à Bahia nesta quarta-feira (26). O avião comercial que trará a carga está previsto para pousar no aeroporto de Salvador às 9h45. Toda a remessa foi produzida pela AstraZeneca/Fiocruz. As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação do esquema vacinal. Os imunizantes começarão a ser enviados ainda nesta quarta-feira (26) para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Quando as vacinas chegam nas regionais de Saúde, elas são distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega. As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.

Número de incêndios tem aumento de 1000% em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O número de incêndios teve um aumento de 1000% em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, de janeiro até maio de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, 297 ocorrências foram registradas até o dia 24 deste mês, referentes a incêndios em residências, veículos e vegetações. Entre janeiro e maio do ano passado, 69 ocorrências haviam sido registradas. Ainda de acordo com os bombeiros, dos 297 incêndios registrados este ano, 209 foram em vegetações. Em maio de 2020, esse número era de 20 ocorrências. Segundo o capitão Welder Caetité, o fogo prejudica a vegetação e pode causar acidentes. “Com incêndios de média a grande proporção, a visibilidade no trânsito fica muito prejudicada. Os motoristas podem acabar ocasionando um acidente de trânsito e, por ventura, [acabar] afetando a vida de outras pessoas”, explicou. Segundo a prefeitura de Vitória da Conquista, a brigada de incêndio do município teve muita demanda nos últimos dias, inclusive para conter uma grande quantidade de incêndios criminosos. “Conscientização é muito importante. As pessoas precisam saber que isso é crime ambiental. A pessoa que for pega cometendo esse tipo de ação será punida”, disse a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Presidente da Câmara de Brumado nega urgência para aprovação de projeto da Bolsa Universitária Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O requerimento, de autoria do vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, que permitiria votação em única sessão do Projeto de Lei n° 031/2021, que tem como princípio a alteração do Artigo 2º da Lei Municipal nº 1.810, criadora do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES), foi negado durante a sessão legislativa desta segunda-feira (24). A Secretaria Municipal de Educação suspendeu o pagamento do auxilio, no valor de R$ 500 alegando que o recurso é destinado à manutenção e estadia do estudante fora do seu domicilio de origem. O vereador já acionou o Ministério Público Estadual (MPE) por conta da suspensão do programa (veja aqui). Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que os estudantes beneficiados têm outros gastos diante da pandemia, como a compra de equipamentos para aulas remotas, internet e deslocamentos constantes, além do fato de ter que manter a moradia no local de estudo, visto que as aulas podem voltar a qualquer momento. Votaram contra o requerimento, que poderia acelerar a votação do referido projeto, os vereadores José da Silva Santos (PSB), o Santinho, Renato Santos Teixeira (Podemos) e a vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira; se abstiveram de votar os vereadores Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB) e Tiago de Souza Amorim (PP). De acordo com Bonelly, a presidente da casa reprovou o seu pedido sob argumento que não teve aprovação da “grande maioria”, mesmo tendo na sessão do dia 24 de maio de 2021 a presença de 12 vereadores, dos quais 6 aprovaram a solicitação. Agora, a proposta segue para análise, primeira discussão e votação na próxima sessão e depois para uma segunda votação. Com isto, segundo Bonelly, a urgência em atender as necessidades dos estudantes deixou de ser prioridade.

Secretários de Guanambi e Conquista falam de impactos e cancelamento do São João: 'Não há clima' Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Os festejos de São João foram cancelados nas cidades de Vitória da Conquista e Guanambi, ambas no sudoeste da Bahia, devido a pandemia da Covid-19. Em Vitória da Conquista, o cancelamento ocorreu antes mesmo do governo estadual proibir qualquer festejo junino na Bahia. Por causa do cancelamento, a prefeitura de Vitória da Conquista estima um prejuízo de R$ 30 milhões. De acordo com o G1, Junho era um dos meses do ano, na cidade, onde comércio, hotéis, bares e restaurantes ficavam aquecidos por causa das festas de São João. “A gente entende que não há condição de fazer festa até que a vacina chegue de uma forma mais ampla para todo o país e, no momento, não há condição de se fazer festa alguma. Embora seja frustrante economicamente, é bastante triste a gente não poder fazer a festa, mas significativa para o nordestino, que é o São João”, diz Marcos Ferreira, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista.

Secretários de Guanambi e Conquista falam de impactos e cancelamento do São João: 'Não há clima' Foto: Reprodução/TV Sudoeste

A cidade de Guanambi abriga um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos de toda a Bahia: O São João do Gurutuba. O evento não será realizado pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia da Covid-19. Antes da pandemia, a festa era iniciada um dia após o encerramento da Trezena de Santo Antônio, sempre em 13 de junho. No dia 14 de junho, o São João do Gurutuba era iniciado. A marca da festa é a valorização do talento dos artistas locais, como pessoas e grupos de destaque regional, estadual e nomes do cancioneiro nacional. “Guanambi, que tem como padroeiro o Santo Antônio, o trezenário vai de 1º a 13 de junho e nessa data, já iniciaria o São João do Gurutuba, que se estendia por mais de uma semana”, relembra Victor Oliveira, Secretário de Cultura de Guanambi.

Após se recuperar da Covid-19 em Itabuna, vereador aponta que falta estrutura na saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Juvêncio Rubens de Souza Araújo (Podemos), popular Rubão, teve alta após 14 dias de tratamento contra a Covid-19 (veja aqui). Ele testou positivo para a doença no dia 10 de maio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar fez questão de agradecer a todos os brumadenses pelas orações em prol de sua recuperação. “Estou de volta ao aconchego da minha família e da minha casa. As orações foram a energia necessária e fundamental para que meu espírito se mantivesse forte”, destacou. Araújo contou que depois de 12 dias de sintomas leves sentiu um desconforto respiratório e buscou atendimento em um centro de saúde com aparato maior em Itabuna, tendo em vista que, segundo ele, o município de Brumado não dispõe dessa estrutura. “Brumado tem de se espelhar muito no hospital de campanha de Itabuna, onde tem profissionais de alta qualidade e equipamentos modernos que têm salvado muitas pessoas. Acredito que se eu não estivesse lá talvez o meu quadro não tivesse sido restabelecido”, afirmou. O vereador ainda relatou que na unidade de saúde em Itabuna fazia a gasiometria diariamente para medir a quantidade de oxigênio no sangue, porém, segundo frisou, em Brumado o equipamento, fundamental para avaliar o quadro dos pacientes contaminados com a Covid-19, não funciona. “Fiquei sabendo que aqui também está faltando reagente químico para fazer exames mais detalhados nos pacientes”, criticou.

'Quem estiver insatisfeito comigo, que vote no Lula', diz Bolsonaro Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou em conversa com apoiadores nesta terça-feira, 25, que quem não estiver satisfeito com seu governo pode votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tido como seu principal concorrente, na eleição de 2022. A declaração de Bolsonaro veio como resposta após uma apoiadora questionar o porquê de o presidente não tomar medidas mais enérgicas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e adversários políticos. “Presidente, o senhor é chefe da nação, o senhor é chefe das Forças Armadas. Por que deixa o povo sofrer assim?”, indagou. “Você passou 30 anos votando em quem? Você passou 30 anos votando em que tipo de gente? Vamos com calma no negócio aí. Quer ditadura, não é comigo. Tem algum posicionamento contra ou a favor do 31 de março de 64? Tem alguma posição tua? Porque vieram tudo para cima da gente, contra a gente naquela época. Bem, não vou discutir esse assunto aqui, não vou debater não, tá? Olha, quem não está contente comigo, tem Lula em 22”, respondeu Bolsonaro de forma irritada. Bolsonaro ironizou ainda as críticas que recebeu após fazer um passeio de moto no Rio de Janeiro, que formou aglomerações, no dia que o Brasil bateu a marca de mais de 450 mil mortos pela Covid-19: “E aí, quem viu o passeio lá no Rio? Tinha muito mais gente do que a mídia disse hein?”.

Governo da Bahia reconhece decreto por estiagem e seca em Licínio de Almeida e Iuiu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por conta de estiagem e seca, os municípios de Iuiu, Licínio de Almeida e Cândido Sales, no sudoeste baiano; Olveira dos Brejinhos, no Oeste; e Manoel Vitorino, no Médio Rio de Contas, tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo estado nesta terça-feira (25). Nessas cinco cidades, a medida vale por 180 dias, contados a partir do primeiro decreto feito pelas prefeituras. De acordo com o Bahia Notícias, enquanto Iuiu, Licínio de Almeida, Oliveira dos Brejinhos e Cândido Sales apontaram prejuízos devido à estiagem, Manoel Vitorino informou danos causados pela seca. Conforme a Defesa Civil do Estado [Sudec], a estiagem é menos grave que a seca. Enquanto na primeira, o município passe um período sem chuvas [de abril a julho, por exemplo], na seca, a cidade passa dois [como de abril a julho e de novembro a fevereiro].  Na vigência dos decretos, as prefeituras podem contratar obras e serviços sem necessidade de licitação. As aquisições, no entanto, precisam atender aos propósitos de minimizar os problemas apontados e dentro do período estabelecido [nos casos relatados, 180 dias]. Para serviços, os gastos podem ser de até R$ 17,6 mil e para obras, R$ 33 mil.

Brumado: Permitir postagens preconceituosas gera punições a administradores de grupos, alerta delegado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A publicação de conteúdo preconceituoso ou discriminatório em grupos nas redes sociais também pode causar punições para os seus administradores. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Cláudio Marques. Segundo ele, os administradores são diretamente responsáveis pelas publicações feitas nos grupos sob seu gerenciamento. “O que se fala, o que se posta nos grupos também é responsabilidade do administrador. Ele tem que ficar ciente disso”, salientou. Nesse aspecto, o delegado alertou para que os administradores fiquem atento às ofensas propagadas nos grupos de sua responsabilidade e não permitam que isso aconteça. “As pessoas precisam ter mais bom senso ao que postam e falam na internet”, afirmou.

Sputnik V é altamente eficaz contra variante brasileira, aponta estudo Foto: Handout /Russian Direct Investment Fun

A Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, ainda sem liberação de uso no Brasil, é altamente eficaz para conter e neutralizar a variante do coronavírus originada no país, de acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e um estudo realizado por pesquisadores da Argentina. Segundo a agência Reuters, a variante P.1, que contribuiu para uma disparada mortal de covid-19 no Brasil, tem se espalhado pela já duramente atingida América Latina. Cientistas descobriram que as mutações da variante podem torná-la mais resistente a anticorpos, provocando alarme internacional a respeito de seu potencial de tornar as vacinas menos eficazes. Mas o estudo argentino, realizado pelo Instituto de Virologia Vanella, da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), mostrou uma reação imunológica forte contra a variante em pessoas vacinadas com a Sputnik V. "O estudo confirmou que a imunidade desenvolvida em pessoas vacinadas com a 'Sputnik V' neutraliza a linhagem brasileira depois de se receber duas doses, e mesmo após a primeira", disse o RDIF em um comunicado nesta segunda-feira (24). Ainda conforme o estudo argentino, visto pela Reuters e citado pelo RDIF, 85,5% dos indivíduos desenvolveram anticorpos contra a variante da covid-19 no 14º dia após a primeira dose da vacina -- taxa que subiu para quase 100% até o 42º dia depois de um indivíduo ter recebido as duas doses. Rogelio Pizzi, reitor da Faculdade de Ciências Médicas da UNC, disse à Reuters que o estudo mostrou que a vacina russa inibe a variante com sucesso.

Arquivo