Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2021
Sistema de saúde pode colapsar em Brumado diante de aumento de acidentes de trânsito e pacientes Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o retorno do funcionamento dos bares e restaurantes e o relaxamento das medidas de segurança e combate à Covid-19, o número de acidentes de trânsito aumentou consideravelmente em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora da regional do Samu 192, Regina Coqueiro, disse que a situação é alarmante. “Hoje, posso dizer que nós voltamos ao mesmo patamar de antes da pandemia. É crescente”, destacou. Diante do aumento do número de acidentes e do atendimento a pacientes diagnosticados com a Covid-19, Coqueiro alertou que o sistema de saúde pode colapsar com a crescente demanda. “Estamos no boom da pandemia. Se o número de acidentes de trânsito continuar aumentando e esse paciente precisar de UTI, vai ter muita dificuldade. Já há uma demanda muito grande de pacientes Covid que está consumindo essas vagas”, afirmou. 

Nova York anuncia que vai retomar aulas 100% presenciais em setembro Foto: Mark Lennihan/AP

As escolas públicas de Nova York terão apenas aulas presenciais a partir do outono, sem opção de ensino remoto, anunciou o prefeito da cidade, Bill de Blasio, nesta segunda-feira (24). O prefeito afirmou também que os cerca de um milhão de alunos estarão em salas de aula com protocolos de Covid-19 ainda neste ano letivo, que acaba antes do meio do ano. O ano letivo sempre começa no outono nos Estados Unidos e em outros países do Hemisfério Norte. A estação vai de setembro e dezembro, concomitantemente à primavera no Hemisfério Sul. “Não podemos ter uma recuperação completa sem escolas com força total, todos de volta, sentados nas salas de aula, as crianças aprendendo de novo”, afirmou de Blasio em entrevista a uma televisão americana. Nova York fechou as escolas em março de 2020 e foi uma das primeiras grandes cidades dos EUA a reabrir prédios escolares no outono do ano passado, mas a maioria dos pais escolheu o ensino apenas online para seus filhos. Crianças e funcionários que frequentaram salas de aula presencialmente foram testados aleatoriamente para Covid-19, e a cidade relatou taxas muito baixas de transmissão do vírus nas escolas, segundo a agência de notícias Reuters. O chefe do sindicato que representa os professores da cidade disse que, embora não haja “nenhum substituto para o ensino presencial”, alguns alunos ainda podem precisar de uma opção remota. “Ainda temos preocupações com a segurança de um pequeno número de alunos com desafios médicos extremos", disse Michael Mulgrew, presidente da Federação Unida de Professores. "Para esse pequeno grupo de alunos, uma opção remota ainda pode ser necessária”.

Rui Costa diz que realização do carnaval 2022 na Bahia depende do fluxo de vacinas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que a realização do carnaval 2022 depende do fluxo de vacinas no estado. Em entrevista à Bandnews TV nesta segunda-feira (24), ele disse que espera vacinar boa parte da população com as doses da Sputinik e retomar o turismo e outras diversas atividades econômicas a partir do final deste ano, gerando emprego e renda. “Estamos apostando ainda na Sputinik. Na sexta-feira, o consórcio formalizou junto à Anvisa o último relatório que a Rússia enviou com todos os detalhes. Fica a nossa expectativa que a Anvisa tenha um pouco mais de sensibilidade. Os resultados dessas vacinas estão consolidados”, defendeu.

'Não abaixava cabeça', diz mãe de garoto de Guanambi que pintava para pagar tratamento Foto: Reprodução/Rede Social

Um menino alegre e que não abaixou a cabeça mesmo após ser diagnosticado com rins policísticos e fibrose hepática. É assim que Daniel Neves, de 13 anos, que pintava quadros para custear o tratamento da doença nos rins, diagnosticada quando ele tinha apenas oito meses de idade, é lembrado pela mãe, Cleidimar Vieira Melo Fagundes, 48 anos. Daniel morreu no dia 18 de maio em decorrência da Covid-19 (veja aqui). “Ele era muito alegre, graças a Deus, ele nunca abaixou a cabeça pela doença que ele tinha, ele sempre procurava mostrar alegria”, disse a mãe do garoto. Natural de Guanambi, a 141 km de Brumado, Daniel morreu após passar 14 dias internado, no Hospital São Rafael, em Salvador, por causa da Covid-19. Ao G1, Cleidimar Fagundes conta que mesmo com a saúde frágil, o garoto continuava pintando e fazia “dancinhas” no hospital. “Mesmo no hospital ele não abaixava a cabeça, ele estava pintando, fazendo a dancinha, nunca abaixava a cabeça para a doença. Era uma criança que queria viver muito”, contou.

Advogado brumadense lança obra sobre a faculdade da iniciativa probatória do juiz no processo penal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Escrito pelo advogado brumadense Maurício Vasconcelos, o livro “Prova no Sistema Acusatório - Juiz das Garantias e a Lei 13.964/2019 (Pacote Anticrime)” já está à venda nas principais lojas do ramo e também no site da Editora Juruá. Os interessados podem adquirir o livro físico ou digital, por meio de eBook. A presente obra tem por objetivo estudar a faculdade da iniciativa probatória do juiz no processo penal. A pergunta que se busca responder é se a faculdade da iniciativa probatória pelo juiz tem respaldo no Processo Penal disciplinado na Constituição da República. 

Advogado brumadense lança obra sobre a faculdade da iniciativa probatória do juiz no processo penal Foto: Divulgação

Há uma breve incursão sobre os elementos históricos entre os sistemas acusatório, inquisitório e misto, além das concepções da Constituição Federal de 1988 e do Estado Democrático de Direito e, igualmente, enquanto sistema em si. Em datas a serem definidas, haverá o lançamento virtual do livro em Salvador, São Paulo, Brumado e Brasília. O livro tem como autor do prefácio o maior jurista penal da atualidade, Alberto Zacarias Toron.

Qualidade do café produzido por famílias agricultoras da Chapada Diamantina garante preços acima do mercado Foto: Divulgação

Com uma produção anual de quatro a cinco mil sacas de café, e atentos à potencialidade da produção de cafés na região da Chapada Diamantina, a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã) celebra o Dia Nacional do Café, nesta segunda-feira (24), com avanços nas vendas e valorização do produto. O café da Coopiatã, produzido por famílias agricultoras de Piatã e Ibicoara, é um dos destaques da Bahia no cenário nacional e internacional. A excelência na produção de cafés de alta qualidade, garantiu à cooperativa, em 2020, um faturamento de aproximadamente R$ 1,4 milhão, gerando, somente com a venda do café, uma renda média mensal para cada cooperado e cooperada de R$2.500,00. Entre os diferencias que permitem obter esses resultados estão a localização das lavouras, em áreas que chegam a altitudes entre 1.260 a 1.400 metros, temperaturas amenas, ideais para o cultivo, e solo favorável. As condições climáticas somadas às melhorias do processo de produção e o apoio do Governo do Estado, geram excelentes resultados na produção de grãos de cafés 100% arábica, especiais e gourmets, de alta qualidade e valor agregado. Os cafés, classificados como tradicional, gourmet, especial e superior, são comercializadas pela cooperativa, em grãos ou moídos, no Brasil e também por meio de exportação para a Austrália e Estados Unidos, nas marcas: Coopiatã, Rigno, Rarefeito, Taperinha, Café da Lucineia, Café do João, Entrevales, Cafundó e Reserva da Chapada. O reconhecimento dos elevados níveis de classificação de café da Coopiatã já rendeu mais de 50 premiações em concursos nacionais e internacionais, entre elas a da Associação Brasileira da Indústria de Torrefação e Moagem de Café (ABIC), do Coffee of The Year, e a do Cup Off Excellence, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Com as classificações no Cup of Excellence 2020, foi possível participar de um disputado leilão internacional, via internet, alcançando preços que vão muito além dos praticados no mercado convencional.

Coordenadora do Samu 192 destaca participação do órgão na campanha Maio Amarelo Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em mais uma edição, o Samu 192 está participando da Campanha Maio Amarelo na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora da regional do Samu 192, Regina Coqueiro, ressaltou que o órgão faz questão de reafirmar todos os anos a parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para realização do projeto diante da importância de um trânsito seguro para manutenção da vida. “Queremos fortalecer o combate ao acidente de trânsito”, pontuou. Nesse aspecto, Coqueiro destacou que o acidente de trânsito mobiliza todo o serviço em prol do resgate, que é uma atividade muito estressante. “Um dos nossos maiores problemas é o acidente de trânsito. Acidente de moto é muito comum termos 2, 3, 4 diariamente. Isso acarreta tanto danos físicos para o acidentado quanto danos para o próprio serviço. Tira uma ambulância do local, acarreta a equipe. É estressante”, reiterou.

Brumado: Religiões de matrizes africanas são que mais sofrem preconceito, destaca delegado da Polícia Civil Foto:Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Cláudio Marques, informou que, hoje, os crimes de intolerância religiosa estão mais ligados às religiões de matrizes africanas. “Essas religiões são as que mais sofrem esse tipo de preconceito e discriminação. Outras religiões não tenho conhecimento de que elas sofram tanto”, pontuou. Nesse sentido, o delegado explicou que fazer proselitismo não é crime. “Dizer que a religião A é melhor que a B não é crime. Inclusive, já existe decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) falando a respeito disso, que o proselitismo não é crime. O Superior Tribunal de Justiça também tem decisões nesse sentido. A discriminação e o preconceito sim”, reiterou. 

Ataques homofóbicos nas redes sociais viram caso de polícia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, uma pessoa foi indiciada pelo crime de homofobia nas redes sociais. O autor dos ataques homofóbicos cometidos contra uma pessoa de identidade preservada foi localizado na sexta-feira (22) por policiais da Delegacia Territorial de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Cláudio Marques, disse que, a partir do registro da ocorrência na delegacia, a polícia começou a atuar no sentido de coletar as provas materiais para consubstanciar o inquérito policial. “A partir daí concluímos o inquérito. Foram, no total, 5 pessoas acusadas de prática homofóbica, mas, no final, apenas 1 foi indiciada. As outras quatro não foram indiciadas porque, apesar de terem perpetrado falas indecorosas na internet e até pessoalmente, essas falas não foram consideradas crime”, explicou. O indivíduo indiciado deverá responder pelo crime de homofobia, tipificado no artigo 20 da Lei nº 7.716/89, com pena de 1 a 3 anos. O delegado alertou às pessoas para o fato de que o que expõem na internet pode ter consequências sérias, tanto na esfera cível quanto na esfera penal. “As pessoas precisam se conscientizar disso. A gente não pode falar e escrever o que quer porque isso pode estar esbarrando em uma conduta indenizatória, discriminatória ou criminal”, destacou.

Brumado: 184 pacientes estão em tratamento do novo coronavírus

Nesta segunda-feira, 24 de maio, o município de Brumado registra 8485 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19607. Entre os diagnósticos: 13 internações, 171 óbitos, 184 pacientes em tratamento e 8130 recuperados. No momento, 84 ainda aguardam resultado laboratorial e 10643 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Após 14 dias de tratamento, vereador de Brumado recebe alta hospitalar e está curado da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Juvêncio Rubens de Souza Araújo (Podemos), estava em tratamento da Covid-19, o novo coronavírus, desde o último dia 10 de maio, quando testou positivo para a doença (veja aqui). O parlamentar chegou a ser encaminhado para o Centro de Atendimento Covid-19, na cidade de Brumado. Apesar do seu quadro clínico estável, ele foi para a cidade de Itabuna, no sul da Bahia, para continuar o seu tratamento contra o vírus. Nesta segunda-feira (24), Araújo recebeu alta hospitalar e já está de volta ao município. Ainda não se sabe quando Souza retornará as suas atividades parlamentares.

Secretário de Saúde da Bahia afirma que medidas restritivas podem endurecer por conta do coronavírus Foto: Romildo de Jesus

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse na manhã desta segunda-feira (24), que o governo estadual pode decretar medidas ainda mais rigorosas caso o número de pessoas que precisem de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) siga em crescimento nesta semana. Durante o Jornal da Manhã, programa da TV Bahia, o gestor afirmou que a Bahia está em uma “situação extremamente pressionada, mas que pelo menos parou de piorar gravemente como estava no começo da semana passada”. No domingo (23), o governo da Bahia prorrogou o toque de recolher em todo o estado até o dia 1º de junho e proibiu a venda de bebida alcoólica, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 28 maio até 5h de 31 de maio. “Eu classificaria essas medidas como um estado ainda 'light' do que poderá ser, porque felizmente ao longo da semana, a coisa não degenerou de vez e a gente não entrou em uma situação de crise, mas se persistirem essas atitudes de flagrante e desobediência ao distanciamento, se continuar subindo na velocidade que vinha subindo na semana passada e nós chegarmos em uma situação de crise, de pessoas sem terem onde serem internadas, não há dúvidas de que as medidas deverão se tornar mais rigorosas”, disse Fábio Vilas-Boas. O secretário de Saúde revelou que no mês de abril, 50 pacientes esperavam de um dia para o outro, por leitos de UTI, na Bahia. Atualmente esse número subiu para 150 pessoas, sendo que outras 150 aguardam por leitos clínicos. “Então isso não é confortável. Nós estamos em uma situação extremamente pressionada, mas que pelo menos parou de piorar gravemente como estava no começo da semana passada”, contou.

Foragido por homicídio em Pernambuco é preso em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 29 anos, foragido da Justiça pernambucana por homicídio foi preso na última sexta-feira (21), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O suspeito possui um mandado de prisão aberto por homicídio qualificado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela prisão, o suspeito foi encontrado durante uma abordagem a um ônibus que fazia o trajeto de São Paulo (SP) com destino a Natal (RN). Ele foi reconhecido após consultas ao banco de dados policiais. Com o homem foram encontrados na sua bagagem, facas, um canivete, um punhal, munições e uma espingarda. A arma de fogo foi modificada para disparar munições calibre 22. O suspeito foi encaminhado e preso em uma delegacia de Vitória da Conquista.

'Novo colapso, como o de março, se avizinha', diz Rui sobre crescimento da Covid-19 Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

O governador Rui Costa (PT) afirmou que o crescimento acelerado de casos de Covid-19 no estado tem preocupado o governo e que a sirene de alerta está ligada. Ele citou que, na última sexta-feira (21), o número de casos ativos estava em 19 mil. No pico do colapso de março, o número chegou a 22 mil. “Se não fizermos nada, um novo colapso, como o de março, se avizinha”, alertou o governador. Rui disse que os casos de Covid-19 estão aumentando simultaneamente em todas as regiões do estado. “Os casos estão crescendo em todo o estado, e é uma situação mais grave. Quando acontece em cada região de uma vez, vamos equilibrando, mas agora estão crescendo em todo o estado”, pontuou o governador, na manhã desta segunda-feira (24). Ele disse ainda que o crescimento de casos preocupa mais que a ocupação dos leitos de UTI. “O que mais me preocupa é o crescimento acelerado do número de casos, a ocupação de leitos é consequência, não é a causa. A causa é a contaminação, que está crescente”, explicou.

Pai tenta matar o próprio filho a tiros no distrito de Cascavel em Ibicoara Foto: Divulgação/PM

Um pai tentou matar o próprio filho a tiros, no último domingo (23), no Distrito de Cascavel, na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O filho, vítima do crime, teria acionado a polícia por volta das 12h10. Uma guarnição se dirigiu ao local e deteve o acusado. Após a abordagem, a polícia militar encontrou um revólver calibre .32, três munições deflagradas e uma munição intacta. Todo o material apreendido e o suspeito do crime foram apresentados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado.  

Urandi: PRF apreende 50 toneladas de carga irregular de farinha de trigo Foto: Divulgação/PRF

A Policia Rodoviário Federal (PRF) apreendeu no domingo (23), 50.000 kg de farinha de trigo transportados de forma irregular, no KM 851da BR-122. As equipes abordaram uma combinação de veículos de carga para verificação, em Urandi, a 205 km de Brumado. O motorista do caminhão apresentou uma nota fiscal duvidosa, além de trafegar em uma rota divergente da apresentada. O homem acrescentou também que havia abastecido o veículo em Dourados (MS) e seguiria para Altamira (PA). O motorista foi encaminhado com o veículo e a carga apreendidos ao posto fiscal da região para as medidas cabíveis.

Brumado: PM apreende material utilizado em caça ilegal em área de preservação ambiental Foto: Divulgação/PM

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia de Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu na noite do último domingo (23), material utilizado em caça ilegal em área de preservação ambiental de uma mineradora da cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um vigilante da empresa teria acionado a polícia, após suspeita do crime no local. O vigilante ainda informou que os supostos autores teriam imprimido fuga. O material apreendido foi levado para a Delegacia Territorial de Brumado.

Guanambi: Lei seca, toque de recolher e sanitização do prédio administrativo para conter avanços da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 80 casos de coronavírus em Guanambi, a 141 km de Brumado. No total, são 322 casos ativos da doença na cidade, dos quais 35 pacientes estão internados. No momento, o município possui 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Diante da gravidade da situação, a prefeitura baixou um novo decreto endurecendo as medidas de combate e enfrentamento à Covid-19. Segundo o documento, a venda de bebida alcoólica foi proibida nos finais de semana e o toque de recolher antecipado para às 21h. Além disso, o prédio da prefeitura teve de passar por sanitização após alguns servidores testarem positivo para a doença. 

Guarda municipal de Jaguaquara morre após batida entre duas motos na BR-420

Um guarda municipal da cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, morreu após uma batida entre duas motos, na sexta-feira (21), na BR-420, no Vale do Jiquiriçá. Segundo informações da delegacia de Jaguaquara, o acidente, que causou a morte de Anderson Barbosa da Silva, de 34 anos, aconteceu por volta das 17h30, em uma curva nas imediações da cidade de Santa Inês. De acordo com a polícia, o outro motociclista também sofreu lesões no corpo, foi socorrido e levado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da cidade para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. Nas redes sociais, a Prefeitura de Jaguaquara lamentou a morte do guarda municipal. “A vida nos surpreende com muitas coisas. As despedidas desagradáveis de forma precoce nos deixam com os corações apertados e tomados por uma dor enorme. A todos os amigos e familiares do nosso guerreiro Anderson, os nossos sentimentos. Que Deus possa confortar os corações de vocês e cobri-los com a sua misericórdia. Nos despedimos com saudades dos momentos de trabalho, de confraternização, de sua amizade sincera e tranquila. Ficarão registrados na nossa memória e no nosso coração!”, escreveu.

Após prefeitura beneficiar a Zadar, Amarildo Bomfim defende incentivos fiscais e tributários ao comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de indicação, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) solicitou ao Executivo Municipal, representado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, a concretização de um Programa de Concessão de Incentivos Fiscais e Tributários aos comerciantes da cidade. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que o comércio foi um dos setores mais afetados desde o início da pandemia e, auxiliando o setor, a prefeitura estará protegendo a economia local, garantindo a manutenção dos empregos e mitigando os impactos econômicos e sociais. “Apesar de os comerciantes locais, em sua grande maioria, não possuírem contrato com a prefeitura, de forma a requisitarem a manutenção de um equilíbrio econômico contratual, até o presente momento, os mesmos sequer usufruíram de algum auxílio proposto pelo Município para passarem com um pouco mais de tranquilidade por esse período difícil”, afirmou. Na oportunidade, Bomfim citou que, com a alegação de manter o equilíbrio econômico contratual com a empresa Zadar, a prefeitura suspendeu temporariamente o repasse de 22,5% sobre a receita bruta auferida pela concessionária, responsável pela gestão do estacionamento rotativo na cidade, devendo fazer o mesmo pelos demais comerciantes (veja aqui).

Bahia tem o maior número de desalentados do país, aponta pesquisa Foto: Reprodução

A Bahia tem o maior número de desalentados, pessoas que desistiram de procurar emprego, do país, segundo uma Pesquisa Nacional de Amostras por Domicilio. A pandemia é umas das principais causas dessa desistência. De acordo com o G1, os setores de alimentação e hospedagem foram os que mais demitiram em 2020. Segundo dados da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, só os hotéis fecharam 15 mil postos e 17 mil comerciários ficaram desempregados. Ao todo cerca de 36 mil baianos ficaram desalentados em 2020. Os dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicilio são recolhidos desde 2012 e de lá para cá, a população mais que dobrou. Os números saltaram de 323 mil para 808 mil, um aumento de 150%. “A gente sabe que os jovens têm mais dificuldades de se inserirem no mercado de trabalho, mas tem a ver com uma baixa escolaridade da população, com vários fatores. Então um mercado que não absorve, que não dá conta da demanda, ele favorece o desalento”, explicou a supervisora do IBGE, Mariana Viveiros. O setor de tecnologia foi o que mais contratou no período da pandemia. Com o aquecimento das vendas online, as pessoas que trabalham com desenvolvimento de aplicativos foram os mais procurados.

Projeto social Ações do Reino está arrecadando alimentos para atender famílias carentes em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Desenvolvido por um grupo de amigos no ano de 2019, o projeto Ações do Reino visa arrecadar alimentos para atender famílias carentes na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da campanha, Fabrício Matos disse que a ideia é ajudar os mais necessitados nesse momento de crise provocado pela pandemia. “No final de ano de 2020, fizemos algumas ações para assistência a algumas famílias, bem como distribuímos algumas cestas básicas. Agora, estamos novamente fazendo essas arrecadações para doar às famílias que estão passando por necessidade nesse momento de pandemia”, salientou. Segundo Matos, a mobilização tem ganhado a adesão da comunidade e algumas doações já foram feitas no último final de semana. “O povo de Brumado é muito acolhedor. Queria aproveitar o espaço para pedir aos comerciantes e empresários da cidade que olhassem com mais atenção para os projetos sociais, não só o nosso. Que venham a assistir o nosso projeto para que possamos ajudar mais pessoas”, acrescentou. O projeto é idealizado por voluntários, sem ligação com nenhuma denominação religiosa. os interessados em doar, podem ligar para (77) 99978-7786.

Homem apontado como maior assaltante de banco da Bahia é preso em São Paulo Foto: Tony Silva/PC

Um homem apontado como maior assaltante de banco da Bahia foi preso no sábado (22), por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em Osasco, na Grande São Paulo. A informação foi confirmada pela Polícia Civil da Bahia. Foram cumpridos dois mandados de prisão contra o suspeito. No momento da prisão ele apresentou documento falso, sendo autuado em flagrante também por uso de documento falso. Segundo o diretor do Draco, delegado José Bezerra Alves Júnior, o homem é o suspeito de praticar todos os ataques a instituições financeira, exceto o de Abaré, ocorridos no interior da Bahia. “Ele foi beneficiado pela saída temporária de Natal e, não voltou mais para a cadeia. Ele já acumula passagens por roubo a banco em diversos estados e a fuga dele da cadeia contribuiu para o aumento dos ataques nos primeiros meses do ano na Bahia”, informou. Também participaram da prisão policiais da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Guanambi), a Superintendência de Inteligência da Secretária da Segurança Pública (SSP), com a colaboração de unidades da Polícia Civil de São Paulo.

Câmara de Vereadores de Caetité denuncia prefeito de se utilizar máquina pública para autopromoção Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores denunciou o prefeito da cidade de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT), por utilizar a máquina pública para se autopromover. O gestor e a primeira dama foram filmados entregando kits alimentação para alunos carentes da rede pública como uma estratégia de marketing. As imagens estariam sendo usadas de forma contundente e contínua pelo setor de publicidade da prefeitura para promover a popularidade do gestor, a qual estaria em baixa. Para os vereadores, a ação pode configurar uma infração ao princípio da impessoalidade. Se comprovado, o prefeito pode responder por crime de improbidade administrativa. A Câmara Municipal pretende acionar o Ministério Público Estadual (MPE).

Arquivo