Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2021
CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Manutenção das instituições de caridade em Guanambi será assunto de audiência pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 28 deste mês, às 16h, o Ministério Público Estadual (MPE), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) vão realizar uma audiência pública para discutir a manutenção de instituições de caridade no município de Guanambi, a 141 km de Brumado, especialmente: a Associação Benemérita de Caridade Lar dos Velhinhos, Casa do Bom Samaritano e Casa de Acolhida Madre Ippolita. Na oportunidade, serão debatidas as dificuldades enfrentadas pelas associações e organizações civis sem fins lucrativos. Segundo a promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, que presidirá a audiência, a audiência será uma oportunidade para avaliar e aprimorar a participação da sociedade na definição de estratégias para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Check-up cardiovascular na Clínica Exame em Brumado

O check-up cardiovascular tem o objetivo de identificar problemas de saúde em estágios iniciais ou que ainda não tenham se manifestado, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento, na cura e na prevenção de complicações futuras. Além da avaliação clínica, ele consiste também na realização exames laboratoriais e de imagem. Algumas condições avaliadas: Hipertensão; Cardiopatia hipertensiva; Dislipidemias (“Colesterol alto”); Diabetes; Doença renal crônica; Arritmias cardíacas; Doenças das válvulas do coração; Doenças da aorta. Além dessas, outras doenças também podem ser avaliadas de acordo com o perfil, a idade e a queixa de cada paciente. Essa avaliação periódica é recomendada principalmente para homens e mulheres a partir dos 40 anos, porém avaliações mais precoces (a partir dos 20 anos), podem ser recomendadas a depender do perfil e dos hábitos de cada paciente (como na presença de obesidade e tabagismo, por exemplo) ou também da presença de histórico familiar algumas doenças, como infarto precoce, morte súbita e hipercolesterolemia familiar. Trago como diferencial o acompanhamento completo e individualizado com total agilidade, priorizando a qualidade e a sua saúde sempre. Você poderá contar com atendimento especializado e renomado, garantindo assim um padrão de excelência em sua consulta. Gostou de saber um pouco melhor sobre essa especialidade médica no dia a dia? Então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). O Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655.

Brumado: Pacientes denunciam precariedade e abandono médico nos atendimentos na clínica de hemodiálise Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Paciente da Clínica de Hemodiálise de Brumado, Maria Edna da Silva Lima, denunciou ao site Achei Sudoeste que a unidade está defasada e em estado precário de atendimento. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, Edna relatou que tem dias que faltam insumos básicos para tratamento dos pacientes, como capilares, heparina e soro. “Negligência total. Não aguentei. A gente teve que fazer denúncias. Graças a Deus, o Ministério Público tomou providências e a clínica já foi vendida. Ficamos sabendo que, no dia 1º, o novo dono vai receber a clínica”, afirmou. Segundo a denunciante, alguns pacientes estão sofrendo com a falta do tratamento devido, inclusive necessitando de atendimento suplementar no hospital em razão das consequências da hemodiálise feita de forma inadequada, sem o soro. “Hoje pela manhã várias pessoas não dialisaram porque eles estão fazendo uma mistura de vitamina C com antibiótico. Aí tem gente que não reage, o sangue coagula”, contou. Maria Edna denunciou ainda que o antigo dono abandonou a clínica de hemodiálise sem nenhum suporte. “Lá só tem a enfermeira, as técnicas de enfermagem e o rapaz que trabalha no almoxarifado. Não tem médico nefrologista, não tem coordenadora, não tem secretário. Não tem nada. Sem condições. Nos deixaram abandonados. Uma pouca vergonha”, lamentou.

Brumado: Envolvidos em atos homofóbicos são autuados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O autor de ataques homofóbicos, cometidos em uma rede social, contra uma pessoa de identidade preservada, foi localizado na sexta-feira (22), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Brumado. A vítima, que está sobre proteção da Polícia Civil, sofreu os ataques na internet a respeito da sua orientação sexual.  O delegado titular da DT de Brumado, Fabio Lago, informou que outras pessoas, que fizeram comentários com o mesmo teor homofóbico, também irão responder. “A vítima registrou a ocorrência de posse de todas as informações, imediatamente tomamos as providências necessárias. Os autores foram indiciados na Lei nº 7.716/89, sobre praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, disse. Ainda segundo o delegado, os autores podem passar por centros educacionais. “Representei para eles participem de programas e campanhas de enfrentamento da violência contra a comunidade LGBTQIA+ em centros de educação”, finalizou.

Atlético de Alagoinhas conquista Campeonato Baiano pela primeira vez na história Foto: Divulgação

Depois de empatar por 2 a 2 em casa, no estádio Carneirão, o Carcará derrubou o Bahia de Feira na grama sintética da Arena Cajueiro por 3 a 2, neste domingo, para se sagrar campeão baiano pela primeira vez em sua história de 51 anos. Com uma campanha segura, o Atlético de Alagoinhas chegou à última rodada da primeira fase já classificado, com 13 pontos conquistados: quatro vitórias, quatro derrotas e um empate. Já garantido na fase seguinte, a equipe relaxou e foi derrotada pelo Vitória da Conquista, caindo da vice-liderança para a 4ª posição, fator que lhe tirou o direito de decidir semifinais e finais dentro de casa. Só que o Carcará mostrou sua força na semifinal ao derrubar o Juazeirense, equipe de melhor campanha na competição. O time de Alagoinhas venceu o jogo de ida por 2 a 1, perdeu a volta por 1 a 0, mas garantiu a vaga na final nos pênaltis, em uma atuação iluminada do goleiro Fábio, que defendeu três cobranças. Na decisão contra o Bahia de Feira, surgiu outro herói: Ronan. Sai dos seus pés do atacante os dois gols do Carcará que garantiram o empate no jogo de ida, fundamental para manter a equipe viva. O segundo deles, no último minuto de jogo, foi uma pintura: ele saiu driblando desde o meio-campo e acertou um belo chute no ângulo. E mais estava por vir. Na partida de volta, na Arena Cajueiro, o time não se abateu com o gol contra de Iran. Tampouco o zagueiro, que pouco tempo depois se redimiu e empatou. Depois, Ronan brilhou mais uma vez em cobrança de pênalti. Por sinal, gol que deu ao atacante o topo da artilharia do campeonato, com cinco gols marcados, três deles nos dois jogos das finais. Mais tarde, Dionísio fez o gol do título. O vice-campeonato estadual de 2020 foi doloroso para o Atlético de Alagoinhas, que fez dois jogos duríssimos diante do Bahia e só foi derrotado nos pênaltis. Mas, no fim, pareceu uma etapa para o título que estava por vir. Em 2021, o Carcará se mostrou pronto e seguro diante de todas adversidades que vieram. E foram muitas. Com justiça, campeão Baiano 2021.

Governo prorroga toque de recolher até 1º de junho em toda a Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado decidiu manter a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 1º de junho. Nas regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul, as medidas de restrição de locomoção tem validade das 20h às 5h. Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. O funcionamento de bares e restaurantes deve ficar limitado às 19h todos os dias, até 1º de junho. No final de semana, o funcionamento dos bares e restaurantes deve estar restrito à comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas, pois das 18h de 28 maio até as 5h de 31 de maio, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), com exceção apenas para as regiões de saúde que alcancem a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, durante cinco dias consecutivos. A circulação das lanchinhas deve ser suspensa das 22h30 às 5h, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação durante o fim de semana.

Governo prorroga toque de recolher até 1º de junho em toda a Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos, até 1º de junho. A atualização do decreto determina ainda a permissão de eventos profissionais e científicos com até 50 pessoas; além de atos religiosos litúrgicos desde que esses ocorram com 25% da ocupação dos espaços. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a 50% da capacidade.

Mulher é detida em Vitória da Conquista por uso ilegítimo de uniforme da PM Foto: Divulgação/PM

Uma mulher de 24 anos, utilizando a farda completa da Academia de Polícia Militar da Bahia, foi detida em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, por uso ilegítimo de uniforme da corporação no sábado (22). De acordo com informações da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a mulher foi encaminhada ao batalhão do município após ter sido abordada no Terminal Rodoviário de Vitória da Conquista.  No local, ela havia se identificado como aluna da academia. Segundo a 78ª CIPM, a suspeita chegou a dizer que estava em uma missão da Academia de Polícia Militar, tendo sido designada para fazer uma apresentação sobre o início das aulas da instituição. Em virtude da desconfiança, a mulher foi conduzida ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO) onde a guarnição continuou com as investigações sobre o fato, até confirmar que ela não pertencia ao quadro da PM baiana. Após ser questionada sobre o fato, a moça admitiu que não era policial e disse que havia agido daquela forma para dar orgulho a família. Diante do fato, a civil foi conduzida ao Distrito Integrado De Segurança Pública (DISEP). No local, ela foi enquadrada na contravenção penal de uso ilegítimo de uniforme ou distintivo. Com ela, foi apreendido um saiote da PM-BA, uma calça da PM-BA, uma tarjeta com o nome da mulher, luvas de ALOF 1º ano, uma camisa branca bordada com o nome, uma máscara o brasão da PM, um Gorro de pala da PM e um cinto de guarnição.

Banco do Brasil desativa agências de 26 cidades baianas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Banco do Brasil desativou agências de 26 cidades baianas por causa de um plano de organização de ganhos de eficiência operacional. Segundo informações do Sindicato dos Bancários da Bahia, as agências foram fechadas entre janeiro e maio deste ano. Já são 127 desativações no estado, nos últimos três anos. De acordo com o G1, o Banco do Brasil informou que ativou a intenção de fechamento de 46 agências na Bahia. Dessas, algumas como Filadélfia e Retirolândia, entraram na justiça. A instituição afirmou que recorreu da decisão e aguarda a intimação para o cumprimento das medidas cabíveis sobre a ação movida pela prefeitura da cidade de Barrocas, que também entrou na justiça pedindo a reabertura do posto de atendimento, que está fechado desde o dia 17 de maio. Em decisão dada na última terça-feira (18), a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Regina Helena Santos e Silva, determinou que atendimento na agência de Barrocas fosse mantido pelo Banco do Brasil enquanto durar o enfrentamento contra a Covid-19. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 1 mil por dia. Entretanto, mesmo com a decisão, a agência da cidade foi fechada.

Bahia lidera geração de empregos no Nordeste em março Foto: Reprodução/TV Bahia

A Bahia foi o estado da região Nordeste que mais gerou empregos em março de 2021. Ao todo, foram 9.820 postos com carteira assinada, segundo dados do Ministério da Economia, sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A área da Administração Pública lidera o ranking das contratações no estado, com 4.273 postos de trabalho. O setor foi impulsionado por empregos gerados na área da saúde, em função da pandemia. De acordo com o G1, outros setores que tiveram destaque foram Indústria em geral (2.719 postos), Informação, Comunicação e outras atividades (1.536 postos), além da Construção Civil (1.478 postos). Muita gente não só conseguiu uma colocação no mercado de trabalho, mudou de emprego, mas também ingressou em áreas profissionais que nunca tinha atuado.

15 brumadenses estão hospitalizados em tratamento da Covid-19

Neste sábado, 22 de maio, o município de Brumado registra 8473 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19529. Entre os diagnósticos: 15 internações, 171 óbitos, 261 pacientes em tratamento e 8041 recuperados. No momento, 65 ainda aguardam resultado laboratorial e 10623 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Bolsonaro é autuado por andar sem máscara e causar aglomeração no Maranhão Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi autuado pela secretaria de Saúde do Maranhão por descumprimento de normas sanitárias durante visita ao estado nesta sexta-feira (21). O registrou do auto de infração foi feito às 11h10 em São Luís, capital do estado.  Segundo as autoridades estaduais, Bolsonaro deixou de usar máscara e causou aglomeração com mais de 100 pessoas na cidade de Açailândia.? “Descumprimento da obrigação do uso de máscara de proteção como medida destinada a contribuir para a contenção e prevenção da Covid-19 em locais de uso coletivo, ainda que privado. Promover em evento da presidência da República aglomerações sem controle sanitário com mais de 100 pessoas”, diz trecho do auto de infração ao qual o Painel teve acesso. O presidente será notificado no Palácio do Planalto e terá 15 dias para se defender. As multas por essas infrações variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Lula diz que voltará a viajar pelo país: 'Estou livre, leve e solto' Foto: Ricardo Stuckert

Em uma publicação no Twitter na sexta-feira, 21, o ex-presidente Lula (PT) afirmou que voltará a percorrer o Brasil. “Tô livre, leve e solto pra viajar esse país e dizer ao povo que é possível o Brasil voltar a ser grande”, tuitou. A declaração foi um dia após a repercussão da sua entrevista à revista francesa Paris Match, onde afirmou, pela primeira vez, que será candidato a presidente da República nas eleições de 2022 “contra Bolsonaro”. “Quem vai derrotar o Bolsonaro não é o Lula. É o povo brasileiro. O brasileiro é generoso e não pode ter um presidente como Bolsonaro”, escreveu. Na quinta-feira, 20, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que poderá apoiar o petista em um eventual segundo turno contra Bolsonaro. Em 2018, FHC disse que anulou o seu voto para presidente no segundo turno do pleito presidencial, mas defendeu que Lula tem uma visão sobre o país melhor do que Bolsonaro. Em sua live semanal ontem, o presidente Bolsonaro não gostou da declaração do presidente de honra do PSDB e chamou FHC de “cara de pau”. “Dá vontade de soltar um dinheirinho para o MST da região da fazenda do FHC para invadirem de novo lá. Quem sabe ele aprenda”, disse o mandatário brasileiro.

Mais de 140 porções de maconha prontas para venda são apreendidas em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

A 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreendeu drogas e dinheiro, na sexta-feira (21), com um suspeito de tráfico de entorpecentes, no bairro de Alto Maron, município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Uma denúncia anônima levou os policiais até um imóvel, usado como ponto de tráfico de drogas. O forte cheiro de maconha chamou a atenção dos PMs, que fizeram uma revista e encontraram o material ilicíto. “Verificamos que um criminoso estava tentando fugir com o entorpecente e com um caderno de anotações”, declarou o tenente Ernani Régis Schettini, lotado na 77ª CIPM. Foram encontrados três tabletes de maconha, 142 porções da erva prontas para o comércio, uma balança, embalagens para armazenar drogas, um celular e R$ 177. Segundo o PM, o suspeito já tinha passagens por tráfico e por roubo. Ele e todo o material foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

253 pacientes estão em tratamento do novo coronavírus em Brumado

Nesta sexta-feira, 21 de maio, o município de Brumado registra 8465 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19529. Entre os diagnósticos: 15 internações, 171 óbitos, 253 pacientes em tratamento e 8041 recuperados. No momento, 82 ainda aguardam resultado laboratorial e 10623 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Covid-19: Bahia amplia vacinação para mães lactantes de bebês com até 12 meses Foto: Divulgação

As mães lactantes, com bebês de até 12 meses, podem ser vacinadas na Bahia a partir desta sexta-feira (21). A decisão foi divulgada pelo governo da Bahia, na manhã desta sexta-feira (21), e se estende para lactantes com ou sem comorbidades. Inicialmente, somente mães lactantes com comorbidades estavam sendo imunizadas. Depois a imunização se estendeu para grupos de mulheres com bebês de até seis meses de idade e, agora, o público foi ampliado novamente, para incluir lactantes com filhos de até 12 meses. A mudança veio a partir da mobilização do movimento “Lactantes pela Vacina”, que buscou ampliar o grupo e agora busca que as mães com crianças de até dois anos sejam incluídas. Segundo texto do grupo em carta ao governo da Bahia, o Brasil está entre os países com mais mortes de bebês por Covid-19 no mundo.

Macaúbas: Feminicídio possui qualificadoras de crime bárbaro, diz comandante da 4ª CIPM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No dia 1º de janeiro deste ano, um indivíduo matou a sua companheira após discutirem por ciúmes em um bar na localidade de Cana Brava, na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Nesta semana, o Setor de Inteligência da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Delegacia Territorial de Macaúbas, o Núcleo de Inteligência da 24ª Coorpin de Bom Jesus da Lapa/BA e a Polícia Militar de Serra Talhada/PE deflagraram uma operação para prender o autor do feminicídio, que estava na casa de familiares na cidade de Serra Talhada, no Pernambuco (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 4ª CIPM, Major Paulo, informou que o feminicídio possui qualificadoras de crime bárbaro. “No dia do fato, a gente diligenciou no sentido de tentar prendê-lo em flagrante, mas o indivíduo conseguiu fugir. Depois, foi um trabalho de investigação da Polícia Civil colhendo depoimentos no inquérito policial. Conseguimos um mandado de prisão preventiva e trabalhamos para achar o seu paradeiro”, relatou. O comandante frisou que a polícia atuou no sentido de fazer justiça diante de um crime hediondo. “A região ficou chocada com o fato devido à tamanha brutalidade. Fizemos o máximo possível para localizá-lo. Foi um trabalho conjunto”, destacou. O indivíduo se encontra preso na delegacia de Pernambuco, mas deverá ser recambiado para Macaúbas nos próximos dias.

Incêndios atingem áreas de vegetação em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

A cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, registrou dois incêndios em áreas de mata, na quinta-feira (20) As chamas destruíram parte da vegetação próximas ao antigo aeroporto e ao Estádio Municipal Lomanto Júnior. Não houve feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram provocadas por moradores que queimaram lixo nos locais, para tentar fazer a limpeza de terrenos. Um dos locais atingidos é uma área de preservação ambiental, no bairro Recreio, próximo a uma área residencial. De acordo com moradores da região, a intensidade do fogo chegou a assustar por causa da altura e extensão alcançada pelas chamas. Os bombeiros foram acionados por volta das 14h30 e conseguiram controlar o incêndio às 18h. O outro incêndio, próximo ao antigo aeroporto, ocorreu entre os bairros Cadija e Cidade Modelo. O fogo também teve início por volta das 14h30 e os bombeiros demoraram pouco mais de duas horas para controlar as chamas.

Bahia chega ao limite e secretário fala em reavaliar restrições para conter avanço da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em avaliação das taxas de contaminação pela covid-19 na Bahia, o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que essa semana foi “extremamente difícil” com os índices de ocupação de leitos de UTI chegando a 85%. O gestor afirma que a partir de um trabalho intenso dos chefes das UTIs e diretores dos hospitais as taxas reduziram para 83%. O secretário alerta que mesmo com o aumento do número de leitos nos últimos meses, chegando agora a quase mil e seiscentas vagas, o estado chegou ao limite de crescimento da rede de saúde dedicada exclusivamente para o tratamento de pacientes com coronavírus. O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, afirma que o estado vem monitorando as regiões da Bahia e irá reavaliar na próxima semana a necessidade da adoção de medidas restritivas com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. Ele afirma que a taxa de ocupação de leitos de UTI e o número de pessoas que aguardam mais de 24 horas nas emergências por vagas de internamento serão os principais indicadores levados em conta.

Filho é suspeito de matar a mãe e enterrar corpo no quintal de casa Foto: Divulgação/PCMG

A Polícia Militar encontrou, na tarde desta quinta-feira (20), o corpo de uma mulher desaparecida há mais de dois meses em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte. O filho dela é o principal suspeito do assassinato. Ronalda dos Passos Carvalho, de 57 anos, era procurada desde o dia 14 de março. O cadáver da mulher foi encontrado enterrado dentro da casa em que vivia, no bairro Jequitibá. Segundo informações da Record TV Minas, uma das filhas de Ronalda contratou uma equipe de investigação particular para procurar pela mãe. Vizinhos da família teriam relatado para os detetives um forte mau cheiro vindo da residência. O filho da vítima e suspeito do crime seria esquizofrênico e usuário de drogas, segundo testemunhas. De acordo com o delegado Edmar Cardoso, a mulher pode ter sido enterrada viva. “Ela teria sido agredida e jogada no buraco para ser enterrada. Precisamos aguardar o laudo da perícia, mas, até o momento, esta é a possibilidade mais forte”. Segundo o investigador, o suspeito teria uma relação conturbada com a mãe e teria um histórico de comportamento violento. Durante o primeiro depoimento, ele teria confessado o crime e afirmado que estava “alto” no momento do assassinato. A Polícia Civil acredita que isso significa que ele estava sob o efeito de drogas.

Rui Costa diz que 2ª onda da Covid-19 ainda não acabou na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) afirmou, que a Bahia ainda vive os efeitos da segunda onda de contaminação do novo coronavírus. O gestor estadual respondia um internauta que questionava sobre uma suposta terceira onda. “Por enquanto, nós não estamos enfrentando uma terceira onda na Bahia. Como o estado da Bahia é muito grande, aquele pico da pandemia - que aconteceu em muitas regiões e capital em março - está acontecendo agora, por exemplo, no oeste da Bahia”, explicou o governador. “O oeste em março estava com números muito baixos de casos. E, hoje, o oeste está com uma situação muito crítica, com todo o comércio não essencial fechado, porque os números estão elevadíssimos, com quase 100% de taxa de ocupação. Isso não significa uma terceira onda. Mas significa que a segunda onda não acabou ainda”, comentou Rui. O governador ainda comentou com base nos números de casos ativos da Covid-19 no estado. Segundo ele, a meta é voltar ao patamar de contaminados registrado em fevereiro, para dar uma maior segurança à retomada econômica na Bahia. “Em fevereiro, nós tínhamos menos de 10 mil casos ativos. Quando chegou em março, pulou para 22 mil casos e nós vivemos aquele momento difícil. O pior momento da pandemia. Depois disso, nós conseguimos reduzir, mas não conseguimos reduzir muito, infelizmente”, disse. “Estamos há mais de 30 dias com um patamar de 15 mil contaminados na Bahia. É um número extremamente elevado. Precisamos reduzir esse número, no mínimo, ao que nós tínhamos em fevereiro. Menos de 10 mil contaminados para ter algum nível de segurança no retorno das atividades”, finalizou Rui.

Brumado: Beto Bonelly mobilizará Câmara Municipal para apurar favorecimento da prefeitura com a Área Azul Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Diante dos efeitos da crise provocados pela pandemia da Covid-19, a prefeitura de Brumado suspendeu pelo período de 1 ano o repasse no valor percentual de 22,5% sobre a receita bruta auferida pela Zadar, responsável pela gestão da Área Azul na cidade. O Município também aumentou os valores das tarifas para estacionamento de carro, que passou a R$ 2,15, e de motos, que passou a R$ 0,65, a cada 60 minutos (veja aqui). Questionado pelo site Achei Sudoeste sobre a questão, o vereador Beto Bonelly (PSB) disse que está estudando o assunto juntamente com o setor jurídico do seu gabinete. “Estamos analisando de qual forma vamos provocar a Câmara de Vereadores, haja vista que estamos em um momento de pandemia em que a nossa população vem enfrentando um desastre financeiro. O que mais me deixou curioso foi a prefeitura abrir mão de uma arrecadação e aumentar o valor [da tarifa]. Ou seja, quem vai pagar a conta somos nós trabalhadores”, afirmou. O parlamentar disse ainda que a situação é um “tapa na cara” da população, visto que a prefeitura está abrindo mão de arrecadar sobre a empresa e descontando no povo através do aumento da tarifa de cobrança para estacionamento rotativo. “Estamos buscando os meios jurídicos para ajudar a população nesse momento”, garantiu. Em Brumado, a zona azul abrange uma das maiores áreas de estacionamento e possui um dos valores mais caros da região.

Bahia mantém alta de novos casos de Covid-19 e tem maior número desde março Foto: Marina Silva/Correio

A Bahia registrou, nesta quinta-feira (20), um aumento das novas contaminações pelo novo coronavírus e, consequentemente, dos casos ativos da doença, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Os números retornaram ao patamar alcançado na segunda semana de março, quando o estado sofria com o ápice da segunda onda da pandemia de Covid-19. Nas últimas 24 horas, a Bahia confirmou 5.182 novas contaminações, o maior número desde o dia 10 de março, quando 5.499 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. No mesmo período, o estado registrou 74 mortes em decorrência da doença. Com isso, são 971.450 casos confirmados e 20.205 óbitos desde o início da pandemia. A quantidade de casos ativos do novo coronavírus subiu de 17.637 na quarta-feira (19) para 18.558 nesta quinta-feira (20), o maior número registrado na Bahia desde o dia 14 de março, quando a Sesab identificava 20.474 pessoas contaminadas no estado. O único dado que diminuiu nas últimas 24 horas foi o de internados com casos graves da doença. No total, 1.353 pacientes infectados estão sendo tratados em unidades de terapia intensiva (UTIs) na Bahia. São 25 a menos do que o registrado no dia anterior. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos caiu de 85% para 83%.

Brumado: Hospital Professor Magalhães Neto homenageia profissionais na semana da enfermagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na semana da enfermagem, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto homenageou todos os profissionais da área que atuam na unidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor do hospital, Gleisson Ferreira, fez questão de parabenizar e agradecer a todos os colaboradores da unidade de saúde. “Sou enfermeiro com muito orgulho e, nesses anos de formado, venho tentando dar o máximo para população, que confia muito na gente. Quero agradecer a todos os colaboradores do hospital. Hoje, temos 80 técnicos de enfermagem, 27 enfermeiros e 06 instrumentadores cirúrgicos. Quero deixar meu abraço a todos eles, agradecer pelos serviços prestados. Confio em cada um deles”, salientou. O diretor também estendeu as suas homenagens a todos os trabalhadores da enfermagem de todas as unidades de saúde do município. “A enfermagem é a arte do cuidar. Estamos aqui para tratar a todos de maneira igualitária, com amor, carinho e afeto. Enfermagem é afeto. Os profissionais da enfermagem merecem todo nosso respeito", concluiu.

Arquivo