No último sábado (15), a Polícia Militar apreendeu sete veículos por ausência de documentos - seis motocicletas e um carro - no Distrito de Mato Grosso, na zona rural de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a apreensão aconteceu durante fiscalização de policiamento contra ações delituosas e o cumprimento do decreto estadual que restringe aglomerações de pessoas em festas clandestinas e estabelecimentos comerciais. Os veículos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Polícia de Livramento de Nossa Senhora. A Operação Argos, coordenada pela 46ª CIPM, teve o apoio da Cipe Sudoeste e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Além das apreensões veiculares, a ação resultou na autuação de um homem por embriaguez ao volante. No final de semana anterior, a PM precisou usar bomba de efeito moral para dispersar uma aglomeração que acontecia na mesma localidade
O governador Rui Costa (PT) prevê um aumento do número de mortes decorrentes da Covid-19, tendo em vista as aglomerações registradas durante o final de semana em toda Bahia. Diante do crescimento de casos ativos da doença, o governador lamentou a falta de conscientização das pessoas. “Eu fico chocado com a insensibilidade de algumas pessoas que, mesmo com mais de 430 mil brasileiros mortos, fazem festas, aglomeração com 800, 300 pessoas... É muito triste ver isso, ver jovens que deveriam estar dando exemplo de consciência e comportamento, mas que estão contribuindo”, declarou. Costa salientou que o desrespeito às medidas sanitárias explica por que o estado não consegue diminuir o número de contaminados, cerca de 15 mil no momento. “O vírus continua se reproduzindo nessas festas clandestinas, em bares às vezes com a porta fechada”, lamentou.
Em Rio do Pires, a 181 km de Brumado, um servidor público municipal foi atacado por um colega dentro da secretaria de saúde após uma discussão sobre política. O idoso ficou bastante ferido e o fato só não culminou em uma tragédia porque colegas afastaram o agressor. A discussão aconteceu dentro da prefeitura, na última quinta-feira (13). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vítima, Manoel Neto dos Santos, 64 anos, relatou que o colega se alterou durante uma discussão sobre Jair Bolsonaro (Sem Partido) e Luís Inácio Lula da Silva (PT). “Entramos em uma discussão sobre Bolsonaro e Lula. Conversa vai, conversa vem eu citei uma palavra que ele não gostou. Ele chamou Lula de ladrão e eu falei que isso já está no sangue do político. Quando eu falei isso ele se alterou”, afirmou.
Seu Manoel disse que chegou a pedir desculpas quando viu que o colega ficou muito nervoso, mas o mesmo não se conteve. “Quando eu tentei sair, ele me pegou pela gola da camisa e me deu vários golpes: chutes, pontapés. Não sei por que razão. Até agora não conseguir entender”, acrescentou. O servidor já realizou corpo de delito e irá registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia local. “Irei ingressar na justiça também. Quero que ele pague. Tem que doer no bolso. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer porque sou uma pessoa de bem. Foi uma violência do nada”, declarou. O agressor já foi afastado pelo prefeito Gilvanio Antônio dos Santos (PP), o Vânio de Gildásio, que também abriu processo administrativo disciplinar para apurar o caso. Consta que o servidor possui histórico de outras atitudes desse tipo na cidade.
Nesta segunda-feira, 17 de maio, o município de Brumado registra 8375 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19359. Entre os diagnósticos: 13 internações, 171 óbitos, 238 pacientes em tratamento e 7966 recuperados. No momento, 84 ainda aguardam resultado laboratorial e 10535 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O governador Rui Costa anunciou nesta segunda-feira (17) que o transporte intermunicipal será suspenso pelo segundo ano consecutivo no período do São João a São Pedro, para evitar que as pessoas viajem nas datas festivas de junho. “O que nós vamos fazer novamente, e eu já posso anunciar desde já, é suspender o transporte intermunicipal no período do São João e do São Pedro, que será feito para evitar que as pessoas viagem. A gente não consegue impedir que todas as pessoas se desloquem, mas pelo menos a gente consegue diminuir a quantidade de pessoas que viajam, e isso nós vamos fazer, porque não é possível gerar aglomeração”, disse Rui. O governador também adiantou que nenhuma festa junina será permitida na Bahia, independentemente do número de público. A medida foi tomada para frear o avanço da segunda onda da Covid-19 no estado. “Nós não permitiremos qualquer festa de São João em nenhuma região, em nenhuma cidade, independentemente de público. Não será permitida nenhuma comemoração no São João. Nós temos que ter responsabilidade e eu chamo atenção das pessoas. Fazer festa, fazer aglomeração nesse momento é desrespeitar completamente a vida humana e aquelas famílias que estão com parentes internados ou perdendo parentes”.
A jovem Clara Mascarenhas, 22 anos, filha do músico Canindé, morreu, nesse domingo, 16, vítima da Covid-19, no Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina. Ela fazia graduação em Música, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e integrava o Grupo de Violoncelos da instituição. Clara Mascarenhas fez participação no DVD gravado pelo pai em 2020, tocando violoncelo. A direção da Escola de Música a definiu como “talentosa musicista, dona de uma simpatia enorme e de uma personalidade acolhedora”. Em nota, a gestão municipal manifestou pesar e solidariedade aos familiares e amigos da jovem. “A Prefeitura de Jacobina, em nome do prefeito Tiago Dias e da vice-prefeita Kátia da Saúde, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Clara Mascarenhas, aos 22 anos. Clara é filha de Canindé, um dos artistas mais proeminentes da nossa terra, e foi uma jovem alegre, ativa nas redes sociais e que tinha um futuro brilhante pela frente. Infelizmente, Clara foi mais uma vítima da Covid-19”, diz trecho da nota. A mãe de Clara, a empresária Luciana Mascarenhas, também contraiu a doença, mas recebeu alta na segunda-feira passada.
O idoso de 75 anos que teve o pescoço cortado por bandidos que invadiram a sua residência no Distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado, não resistiu e morreu no último sábado (15). José Pereira da Silva foi encontrado por populares com ferimentos provocados por um objeto cortante (veja aqui). O idoso estava na rua, mas, quando retornou para casa, foi surpreendido pelos bandidos. O caso aconteceu no dia 11 deste mês, causando grande comoção na comunidade pela crueldade dos criminosos. O corpo foi velado e sepultado no distrito no sábado. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o crime.
Após retirar da página oficial do Ministério da Saúde orientações sobre uso da cloroquina, azitromicina e ivermectina no tratamento da Covid cerca de uma semana atrás, a pasta elaborou um novo documento contraindicando o uso desses medicamentos em pacientes hospitalizados com a infecção. Noticiado pela Folha de S. Paulo e obtido pela TV Globo, o documento também aborda outros medicamentos até então defendidos pelo governo e pelo presidente Jair Bolsonaro, como a hidroxicloroquina e o remdesivir. Chamado de “Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19”, o documento será colocado para consulta pública pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando desde o segundo semestre do ano passado que a cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina não tem eficácia comprovada contra a Covid-19 e podem provocar efeitos colaterais. Esta é a primeira vez, em mais de um ano de pandemia, que o Ministério da Saúde elabora documento desaconselhando tais drogas para tratar a Covid-19.
Neste domingo (16), por volta de 16h, após receberem informações sobre intenso tráfico de drogas na Rua Cel. Carlos Souto, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, guarnições da Cipe Sudoeste apreenderam as pessoas envolvidas, duas armas longas e farto material entorpecente e de acondicionamento para comércio da droga. Oito indivíduos, sendo 4 homens e 3 mulheres, foram conduzidos à delegacia de Livramento de Nossa Senhora para as medidas cabíveis. Na ação, foram apreendidos: 44 porções médias e uma porção grande de substância análoga a maconha, com peso aproximado de 771 gramas; 09 tabeltes de substância análoga a maconha, com peso aproximado de 8 kg; 10 papelotes de substância análoga a cocaína, com peso aproximado de 11 g; 11 gramas de sementes, de substância análoga a maconha, com peso de 11 gramas; 01 espingarda cal. 12; 01 espingarda cal. 24; 43 munições intactas, cal. 40; 14 munições intactas, cal. 38; 21 munições intactas, cal. 380; 23 munições intactas, cal. 12; 06 munições intactas, cal. 24; 02 cápsulas deflagrada, cal. 38; 01 balança de precisão, marca bestfer; 05 gandolas camufladas do Exército Brasileiro; 02 calças camufladas do Exército Brasileiro; 02 camisas internas camufladas do Exército Brasileiro; 02 toucas ninja; 02 pares de botas cano curto; material próprio para acondicionamento, distribuição e comercialização de entorpecentes; R$ 224,45 em moedas; R$ 5.455,00 em espécie; e 05 celulares de diversas marcas.
O funkeiro MC Kevin, de 23 anos, faleceu na noite deste domingo (16), no Rio de Janeiro. Ele veio a óbito após cair do 11º andar de um hotel na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital. A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Rio horas após a queda. Segundo o G1, o Corpo de Bombeiros disse ter sido acionado para atender a ocorrência por volta das 18h13, quando o levaram para o hospital Miguel Couto em estado considerado muito grave. Agora, a Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte. No momento, MC Kevin estava acompanhado de sua esposa, a advogada Deolane Bezerra, com quem havia se casado há duas semanas, no México. Ela prestou uma homenagem a ele, com uma postagem no Instagram. “Você é e sempre será o amor da minha vida, o amor mais lindo que tive, o homem que mais me amou e me admirou! Vai com Deus, meu menino, eu sempre vou te amar!!!”, compartilhou.
Na última quinta-feira (13), a polícia militar fazia rondas na comunidade de Mandacarú, zona rural da cidade de Boquira, a 225 km de Brumado, quando avistou uma movimentação estranha em uma mata na região. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ao se aproximar, os indivíduos que por ali estavam conseguiram fugir. No local foram encontradas 5 espingardas de fabricação artesanal. Todo o material foi apresentado na delegacia local para serem tomadas as medidas cabíveis.
Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, o prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, cancelou o processo licitatório para aquisição de gêneros da agricultura familiar para a merenda escolar. A chamada pública nº 01/2001 previa, entre outros, a compra de 40 mil maçãs, 8 mil abacaxis, 15 mil dúzias de banana, 12 mil dúzias de laranja, 7 mil quilos de melancia, 6 mil quilos de maracujá, 6 mil quilos de manga, 5.500 quilos de goiaba, 800 quilos de mamão papaia, 4 mil quilos de abóbora, 3 mil quilos de aipim, 15 mil quilos de batata doce, 1500 quilos de beterraba e 15 mil quilos de cebola. O valor total da licitação era de R$ 622.780,00. Vale lembrar que as escolas estão fechadas em virtude da pandemia. Segundo o prefeito, o cancelamento foi feito para reformular atos administrativos na licitação.
A Polícia Civil encontrou uma escavação que ligava duas celas na Penitenciária Lemos Brito, que fica no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Sete celulares e duas facas foram apreendidos. A passagem foi encontrada na quinta-feira (13), durante buscas com mandados judiciais, feitas por equipes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). Carregadores e um caderno de anotações também foram apreendidos na ação. O material, que segundo a polícia pertencia a um dos custodiados, foi levado para ser periciado. Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do caso. A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) prestou apoio no cumprimento dos mandados.
No dia 5 de abril deste ano, a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, comunicou a suspensão do Programa de Atenção aos Estudantes do Ensino Superior (PAEES), auxílio pago aos universitários que estudam em outras cidades (veja aqui). O vereador Beto Bonelly (PSB) entrou com uma ação no Ministério Público para que o programa seja retomado no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele pontuou que vários estudantes ficaram desamparados diante da suspensão do auxílio. “Entramos no Ministério Público contra essa ação absurda da Secretaria Municipal de Educação neste momento de pandemia, quando os estudantes mais precisam de apoio para continuar seus estudos. Os estudantes precisam dessa ajuda para custear seus estudos, que, mesmo sendo EAD, ficaram elevados. Há gastos com equipamentos, internet”, defendeu. O parlamentar se disse surpreso com a atitude deliberada da gestão municipal, cujo slogan é “educar para libertar”, em prejudicar os estudantes universitários, deixando-os desassistidos. “Como vereador, vou estar acompanhando essa situação. Pode ter certeza que ficarei do lado dos estudantes. Precisamos fortalece-lo”, destacou.
Uma quadrilha suspeita de invadir e furtar apartamentos de alto padrão foi presa na BR-116, no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Policial (PRF) na sexta-feira (15). A quantidade de suspeitos, no entanto, não foi detalhada. De acordo com a polícia, os suspeitos são de São Paulo, mas tinham atuações confirmadas nos estados de Espírito Santo, Pernambuco e Maranhão. Por causa disso, o grupo já estava sendo monitorado pela polícia. Ainda segundo a polícia, três deles foram soltos, no entanto, um segue preso, pois havia um mandado de prisão em aberto no nome dele. A polícia ainda informou que os suspeitos foram encaminhados para a delegacia, porém, a quadrilha não estava com objetivos obtidos através dos crimes.
O retorno integral de consultas da Policlínica de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi discutido durante reunião do Consórcio Público de Saúde do Alto Sertão. Participaram do encontro o presidente do consórcio, Reinaldo Góes, os secretários municipais de saúde, a Diretoria Executiva do Centro Integrado de Saúde (CIS) e a Diretoria da Policlínica Regional. Na oportunidade, foi instalado o Conselho Consultivo de Apoio a Gestão do CIS, cuja função é oferecer suporte às discussões técnicas para implantação de serviços de saúde nos munícipios consorciados. Desde o início da pandemia, a Policlínica Regional de Saúde esteve fechada ou com atendimento parcial, como ocorre atualmente. O equipamento é uma Unidade Especializada de Apoio Diagnóstico com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem, que potencializa o cuidado e atenção à saúde da população de forma humanizada. A Policlínica possui 2.848,32m² de área construída com 12 consultórios. O consórcio é responsável por gerenciar a Policlínica Regional de Saúde.
Um boletim divulgado na sexta-feira (14) pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) confirmou a predominância das variantes mais agressivas da Covid-19 no estado, sobretudo a P.1, de Manaus. O sequenciamento dos genomas completos do Sars-CoV-2 detectou 21 linhagens do coronavírus em circulação na Bahia, entre elas oito cepas e três variantes de atenção apontadas pelo Ministério da Saúde: a P.1 (Manaus), a P.2 (Rio) e a B.1.1.7 (Reino Unido). Segundo o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a análise revela que existe um risco aumentado para a internação e rápido agravamento do quadro clínico. Portanto, o uso de máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos continuam sendo as medidas orientadas para evitar a disseminação do vírus.
Na noite do último sábado (15), policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) interromperam uma festa com mais de 100 pessoas, entre as quais menores de idade, na Fazenda Furado dos Veados, na zona rural de Brumado. No local, os participantes se aglomeravam e não usavam a máscara protetiva em descumprimento ao decreto estadual que proíbe a realização de eventos como forma de prevenção à Covid-19.
Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a polícia foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) por volta de 22h para averiguar a denúncia. Ao chegar ao lugar, os policiais encontraram um paredão de som com volume ensurdecedor, porção de cocaína e muita bebida alcoólica. Na festa também foram localizados frascos de acondicionamento de lança perfume, popularmente conhecido como “Loló”.
O portador da substância entorpecente e o proprietário do local foram conduzidos à delegacia. Além disso, um homem se apresentou voluntariamente às autoridades se identificando como o contratante do espaço.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.
A cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, registrou dois homicídios em 24h, no último final de semana. O primeiro foi registrado no Povoado de Telha (veja aqui). O segundo caso foi registrado na noite do último sábado (15), na Rua N, no bairro Benito Gama, segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste. De acordo com a polícia, a vítima identificada como Cleiton Santana Moura, foi morta a tiros no local. A causa e a autoria do crime são desconhecidas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo de Cleiton para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora já instaurou um inquérito e investiga o caso.
O urologista é responsável, por cuidar do trato urinário, de homens, mulheres e crianças. O especialista Marcos Moura, urologista do Laboratório e Policlínica Exame, é o especialista responsável por tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário, trata a saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres, também, diagnostica e trata doenças relativas às adrenais ou glândulas suprarrenais. Essas glândulas estão localizadas acima dos rins e são responsáveis por produzir os hormônios cortisol e adrenalina. Além disso, o médico cuida do sistema reprodutor masculino, que compreende o pênis, testículos, próstata, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos. Embora seja fundamental visitar regularmente um urologista, alguns sinais indicam que essa consulta deve ser antecipada. Conheça alguns sinais que sugerem que você deve procurar imediatamente um urologista: dores; sintomas urinários e sintomas dos órgãos reprodutores masculinos. Os hábitos preventivos são importantes para tratar doenças e, até mesmo, evitá-las. Por isso, ao identificar qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um urologista e faça uma investigação com o profissional para compreender de onde vem o desconforto. Agende sua consulta conosco pelo telefone: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.
Um homem de 37 anos, identificado como Gilcimar Oliveira Sousa, foi morto a tiros no Povoado de Telha, zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na noite da última sexta-feira (14). A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, mas familiares da vítima conduziram a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). A equipe médica da unidade informou que Gilcimar já deu entrada sem sinais vitais. De acordo com a PM, Oliveira estava com perfurações de aproximadamente 12 disparos de calibres não identificados. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.
Durante entrevista ao programa Achei Sudoeste no Ar, transmitido pela Rádio Alternativa FM de Brumado, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que todos as pessoas acima de 60 anos já foram vacinadas contra a Covid-19 no município. O secretário salientou que apenas uma pequena minoria que não acredita na vacina não foi imunizada, visto que decidiu, por conta própria, não receber as doses dos imunizantes disponibilizados para o município. “No geral, a adesão das pessoas cadastradas no sistema foi muito positiva”, pontuou. Feres frisou que a vacina é fator preponderante para a queda significativa da taxa de contágio, de casos ativos, mortalidade e ocupação de leitos hospitalares. “A notícia é boa, porém não podemos relaxar, pois ainda estamos no enfrentamento à pandemia. Vamos nos precaver com as medidas pessoais já adotadas”, alertou.
O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 25 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada em decreto neste domingo (16), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Nas regiões de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista, por exemplo, o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h. A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 21 maio até as 5h de 24 de maio. Para a comercialização de bebida alcoólica aos fins de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, por cinco dias consecutivos. Por isso, em Salvador, segue permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o fim de semana. As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Para Salvador, o Governo do Estado já havia autorizado o retorno das aulas, respeitando tais critérios. Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todos os municípios baianos, até 25 de maio.
Em mais uma ação firme de fiscalização contra o descumprimento do Decreto Municipal que proíbe a realização de eventos e aglomerações, como forma de prevenção à Covid-19 na cidade, a Polícia Militar de Guanambi, a 141 km de Brumado, interrompeu uma festa com mais de 100 participantes na noite deste sábado (15), em sua maioria jovens, que promoviam aglomeração, sem uso de máscara e fazendo uso de bebida alcoólica. Esta é a segunda ação semelhante no mesmo final de semana. Na noite de sexta (14), em ação conjunta, a Vigilância Sanitária e a PM interromperam uma outra festa clandestina, também com cerca de 100 pessoas, no centro da cidade (veja aqui). O local foi interditado e o responsável responderá judicialmente. Nesta ação, 28 pessoas foram conduzidas para a Delegacia Territorial de Guanambi por descumprirem a orientação da PM. Em razão do ocorrido, a Vigilância Sanitária compareceu no estabelecimento e notificou o proprietário da casa de eventos, para fins de aplicação das penalidades contidas na lei, conforme consta no Decreto Municipal 243/2021.
As ações de fiscalização da Vigilância Sanitária com o apoio da PM mantêm intensificadas em bares e restaurantes, através de Ronda Noturna, para conferir o cumprimento de Protocolos Sanitários em decorrência da Covid-19. Os estabelecimentos flagrados em descumprimento do Decreto Municipal e Portaria Municipal número 15 de 29/04/2021 e que já tenham sido notificados em fiscalizações anteriores, poderão sofrer punições que vão desde multa até interdição. O cidadão pode colaborar, denunciando aglomerações, festas clandestinas e o descumprimento dos decretos municipais, ligando para a Polícia Militar no 190, ou para a Vigilância Sanitária em horário comercial de segunda à sexta no 3451-4261 ou no plantão nos finais de semana: (77) 99961-4362 / (77) 99976-2072. A identidade do denunciante será preservada.
Morreu neste domingo (16) o prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). O gestor tinha 41 anos e lutava desde 2019 contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. Covas estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo, desde 2 de maio. Na sexta-feira (14), ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que seu quadro havia se tornado irreversível e que trabalhavam para que ele ficasse confortável. Covas estava recebendo sedativos e analgésicos para não sentir dores.