Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em apoio à Vigilância Sanitária, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atua na força-tarefa para intensificar as fiscalizações no comércio, evitando descumprimentos aos decretos municipais de flexibilizações. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª CIPM, destacou que é necessário, na abordagem da polícia, a presença dos fiscais da prefeitura a fim de garantir a efetividade da ação. A PM também vem atuando com rigor nas abordagens para impedir a formação de aglomerações, especialmente em bares e nos babas de final de semana. O Major afirmou que, os fiscais da prefeitura também estão presentes nessas ações para tomar as providências cabíveis no caso, por exemplo, de ser necessário cassar o alvará de algum estabelecimento que esteja descumprindo os decretos municipais.
Com unidade em Brumado, o Laboratório Exame está realizando teste de sorologia para Covid-19. Vale salientar que a coleta é feita apenas por meio de agendamento através dos telefones (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757. O exame detecta a presença de Anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. A pesquisa deve ser realizada após o décimo dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade maior. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA), que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis dos anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue venoso do paciente e apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, requereu da presidência da Câmara Municipal de Brumado a destinação do valor total de R$ 790.079,13 para o Município de Brumado intensificar o combate ao novo coronavírus através da instalação de barreiras sanitárias. O recurso é oriundo de contratos cancelados pelo legislativo, conforme especificado em ofício encaminhado ao presidente da casa legislativa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM). Em sua justificativa, Pessoa destacou que o município teve expressiva queda de receita por conta da crise provocada pela doença em todo país. “O Município de Brumado vem passando por grande queda nos recursos devido à crise econômica vivenciada no atual momento e, tendo em vista que o duodécimo da Câmara Municipal não sofreu nenhuma queda, é hora de somarmos forças”, frisou, solicitando a aprovação dos demais colegas parlamentares.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Durante reunião da comissão de enfrentamento a coronavírus, realizada nesta sexta-feira (29) (veja aqui), na sala de treinamento da prefeitura de Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) declarou que teme não haver tempo hábil para o retorno das aulas neste ano letivo de 2020. O gestor declarou que, a princípio, sonhava em retomar aulas no dia primeiro de junho, o que foi adiado para o dia 15 de junho. “Na pior das hipóteses, o prazo máximo é o dia 07 de julho, porém, se passarmos dessa data, aí não teremos mais o que pensar”, disse, desanimado ao site Achei Sudoeste. Tendo a educação como carro chefe da sua administração, o prefeito lamentou o momento vivido diante da possibilidade de cancelamento do ano letivo.
Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia A Polícia Civil realiza na manhã desta segunda-feira (1º), uma operação contra a empresa que vendeu e não entregou respiradores ao Consórcio do Nordeste. Mandados de prisão e de busca e apreensão serão cumpridos em Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o G1, a empresa recebe R$ 48 milhões por um conjunto de respiradores, não os entregou e se recusa a devolver o recurso.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na última sexta-feira (29), foi realizada mais uma reunião da comissão de enfrentamento ao coronavírus na cidade de Brumado. Estiveram presentes no evento o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Mário Cabral, a assessoria jurídica da prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes das igrejas católica e evangélica, bem como representantes de diversos setores do comércio. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a reunião contou ainda com a participação, por meio de videoconferência, da defensora pública Maiara Pereira e do promotor público Millen Castro. Ambos cobraram uma fiscalização mais rigorosa, por parte do sistema de vigilância de saúde da prefeitura, no intuito de punir com as pessoas ou comerciantes que estiverem descumprindo os decretos municipais. Em sua justificativa, os dois frisaram que há uma grande preocupação dos órgãos de defesa no que diz respeito ao aumento do número de casos confirmados na cidade. “O que pedimos é que haja mais rigor na fiscalização e para que sejam tomadas medidas mais punitivas a quem estiver descumprindo os decretos municipais”, salientou o promotor público. Diante do apelo, o secretário de saúde assegurou que já começou a tomar medidas nesse sentido, uma vez que foi criada uma força tarefa para atuar, principalmente, atendendo as denúncias da população nos locais que descumprirem as determinações do município. De sua parte, o Major Cabral garantiu que a polícia dará todo apoio a administração. Por fim, o prefeito Eduardo Vasconcelos pediu a compreensão da defensora pública e do promotor público para que mais uma semana de observação do comércio. Segundo ele, caso haja muitas irregularidades, a prefeitura poderá retroagir nas flexibilizações a partir da reunião da próxima semana.