Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2020
Brumado: Com as famílias em casa por causa da pandemia, aumenta procura pelas fogueiras para os festejos juninos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há cinco anos, o brumadense Marcos Schettini, o popular Maricota, comercializa fogueiras na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que, apesar da pandemia, a venda de fogueiras aumentou nesse período junino. “As pessoas querem ficar em casa. Não quer fazer festa convidando ninguém. Quer comemorar com a sua família, em casa. Com esse negócio do coronavírus, muita gente quer fazer a sua festa em casa pra não perder a tradição”, relatou. Esse ano, o vendedor comercializou 58 fogueiras; já no ano passado, foram 36, um aumento bastante significativo. “As vendas estão boas. Restam só 5 fogueiras pra vender a R$ 50 reais. Entrego a fogueira montada”.

Procura por carne suína aumentou nesse período do São João em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Mercado de Carnes, em Brumado, aumentou bastante a procura por peças de carne de porco nesse período junino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o açougueiro Valério Meira relatou que as expectativas de venda da carne suína foram superadas. “Achamos que não ia sair o tanto que saiu. O pessoal está procurando e não tem mais. Já foram tudo vendidas. Não está dando pra quem quer”, disse. A carne está sendo vendida a R$ 15 o quilo no local. Apesar do momento delicado vivido por conta da pandemia, o feirante afirmou que as vendas se mantiveram tão boas quanto no mesmo período do ano passado.

Brumado: Feira livre registra aumento considerável de consumidores na véspera do feriado de São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O movimento na Feira Livre de Brumado foi bastante intenso na manhã desta terça-feira (23), véspera do feriado de São João. Ao Achei Sudoeste, o administrador do Mercado Municipal, Manoel Gonçalves, disse que a movimentação no local hoje lembrou as sextas-feiras, quando a circulação de pessoas no mercado é grande. “Com essa pandemia, esse vai ser um dos melhores São João. Todo mundo vai ficar em casa. O todo mundo fique em casa vai dar certo nesse São João”, avaliou.

Brumado: Aumenta procura pelas iguarias típicas do São João com famílias festejando em casa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta sexta-feira (23), o site Achei Sudoeste esteve na Feira livre acompanhando o movimento no local nessa véspera do feriado do São João. A nossa reportagem, um feirante disse que a movimentação está sendo normal, assim como no mesmo período dos anos anteriores. “Acho que o pessoal vai fazer aquela festa tradicional, em casa, para reunir a família. Graças a Deus, estamos vendendo bastante as comidas típicas do São João, aipim, amendoim, batata doce”, contou. Mesmo com o momento delicado que vivemos, os consumidores estão animados para preparar uma mesa farta para a família. “Com tudo organizado, dá pra fazer uma festa”, disse um dos consumidores no local.

Iramaia: Criança de 1 ano é a primeira morte por Covid-19 Foto: Reprodução

Uma criança de um ano de idade foi o primeiro óbito por Covid-19 registrado no município de Iramaia, na Chapada Diamantina. A informação foi confirmada pela prefeitura neste sábado (20), através das redes sociais, e ainda não foi contabilizada no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Residente em Iramaia, a criança possuía Síndrome Mielodisplásica estava internada, fazendo tratamento em um hospital de referência em Salvador há 46 dias, quando foi contaminada. Trata-se, portanto, de um caso importado. A criança não resistiu aos sintomas da Covid-19 e foi a óbito na última sexta-feira (19). Iramaia possui três casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, sendo um caso ativo e um recuperado da doença, conforme último boletim epidemiológico municipal. Um total de 78 moradores do município está sendo monitorado pela equipe de saúde da prefeitura.

Brumado: Pandemia provoca queda na venda de fogos, mas resgata tradição de São João das famílias, diz vendedor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar do momento delicado vivido no país e no município em razão da pandemia, os vendedores de fogos de artifício instalaram, como é tradição, suas barracas nos fundos do Mercado de Artes, na Praça Armindo Azevedo, em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o vendedor Ednaldo Meira relatou que, comparado aos anos anteriores, as vendas caíram quase 50%. “As pessoas encomendam as mercadorias por telefone. A gente separa e eles só vêm buscar. Outros já vêm aqui e faz o seu distanciamento por conta própria”, afirmou. O vendedor espera que entre hoje e amanhã o volume de vendas aumente, em razão da proximidade do feriado. Mesmo com a queda nas vendas, Ednaldo acredita que esse será uma das melhores festas de São João devido à união das famílias. “A pandemia vai resgatar a união das famílias no São João. Os filhos não vão viajar e passar cada um em um canto. Precisamos nos resguardar e se conscientizar”.

Brumado: Sesau recomenda que população não acenda fogueiras e nem solte fogos nesse São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, recomendou que a população evite acender fogueiras e soltar fogos de artifício nesse período junino a fim de preservar a saúde dos pacientes infectados com o novo coronavírus, a Covid-19. “Esse ano é atípico. Podemos comer a nossa leitoa em casa, em família. Sem acender fogueiras ou soltar fogos de artifício porque a fumaça gerada acaba afetando e agravando os sintomas dos pacientes infectados. Essa é a recomendação da secretaria municipal de saúde”, salientou. Apesar de ser uma festa muito importante para o nordestino, o secretário pediu cautela dos munícipes durante as comemorações, especialmente nesse momento delicado de enfrentamento à pandemia. O Município não baixou decreto estabelecendo a referida proibição; se trata apenas de uma recomendação. "Vai da consciência de cada cidadão", finalizou.

Mulher morre em acidente na BA-152 na cidade de Paramirim Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (22), um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na BA-152, próximo ao local conhecido como aeroporto, na cidade de Paramirim, a 123 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, a polícia atestou que ocorreu uma colisão lateral entre a motocicleta XRE-190, conduzida por uma mulher que levava a mãe na garupa, e um Chevrolet Celta DMK- 7826, conduzido por um homem. Segundo informações da polícia, a senhora que estava na garupa da moto morreu, enquanto sua filha e o condutor do carro foram conduzidos pelo Samu 192 ao hospital municipal. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local. A área foi isolada e o fluxo veicular controlado na rodovia.

Brumado: Comércio estará fechado durante a quarta-feira de São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo recomendação do Governo do Estado, o Município de Brumado antecipou o feriado de São João para o dia 26 de maio. No entanto, a Câmara de Vereadores não aceitou a proposta e manteve a tradicional folga para o dia 24 de junho, na próxima quarta-feira. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, informou que, apesar do impasse, o órgão acatará a decisão do legislativo e o comércio será fechado na quarta. “Com a experiência que eu tenho no comércio, o dia 24 seria praticamente um dia morto mesmo. Não valeria nem a pena abrir as portas, com toda despesa de energia e folha de pagamento. De qualquer forma, o feriado iria existir naturalmente”, afirmou. Gomes alertou a população para que continue se prevenindo, tendo em vista que a pandemia não acabou e o vírus continua circulando. “Nossa preocupação é não estimular as aglomerações. Faça o seu São João na sua casa, só com a sua família”.

Covid-19: Pesquisa associa proteínas do sangue à gravidade da infecção Foto: Reprodução/Getty Images

Muito ainda não se sabe sobre o novo coronavírus. Mas talvez uma das maiores dúvidas seja essa: por que a doença afeta de maneira tão grave algumas pessoas e outras sequer apresentam sintomas? As pessoas do chamado “grupo de risco” são mais propensas a desenvolver a doença de forma mais grave. Os pacientes acima de 60 anos e aqueles que já tinham uma condição fragilizada por conta de outras doenças, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e no pulmão e obesidade, estão entre elas. Mas a busca dos pesquisadores é encontrar uma razão que esteja veiculada a fatores do organismo de cada indivíduo. Pois agora um grande avanço foi feito por cientistas do Instituto de Saúde Nacional dos Estados Unidos. Os pesquisadores desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial que separava o sangue de pacientes com Covid-19 e encontrou 22 proteínas que apareciam constantemente entre os casos mais graves. Isso indica que se o sangue for analisado no início da doença, os médicos podem identificar quais são os pacientes mais vulneráveis. O tipo sanguíneo também pode ter uma relação direta com os infectados mais graves. Um estudo feito por várias instituições de saúde europeias – publicado online e ainda sem revisão de outros membros da comunidade científica – encontrou fortes relações entre dois lugares do genoma e o aparecimento de insuficiência respiratória em pacientes da Itália e da Espanha. Um deles é o sistema ABO, que determina o tipo sanguíneo. De acordo com o estudo, pacientes com sangue tipo A tinham 50% mais riscos de precisar dos respiradores no tratamento, além de desenvolverem mais coágulos, enquanto o tipo O parecia ter um efeito de proteção maior – pessoas com esse tipo sanguíneo têm 9% a 18% menos chances de testar positivo para o vírus. A importância do gene no processo ainda é desconhecida, mas os autores acreditam que a variante genética pode estar associada à inflamação. Estudos sobre variações genéticas do vírus ainda não encontraram evidências científicas de que seja um fator importante para a gravidade dos casos. Uma preocupação mais crítica é a relação com o hospedeiro, a pessoa que carrega o vírus. O sistema imunológico de cada indivíduo responde de uma forma diferente à Covid-19. Algumas podem ter um sistema imunológico mais preparado por já ter tido contado com outras formas de coronavírus existentes. O problema maior aparece quando a reação de defesa do organismo causa a “tempestade de citocinas”. A Covid-19 gera uma resposta do sistema imunológico para que haja o combate contra a doença: a produção de citocinas. Só que, nos casos mais graves, o corpo envia um exército grande demais e as próprias células de defesa acabam agravando o problema, com o aparecimento de infecções em vários órgãos.

Ministério Público Estadual recomenda que Câmara de Brumado implemente ponto biométrico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O promotor de Justiça Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, recomendou a Presidente da Câmara de Vereadores que determine medidas para que, no prazo de 30 dias, seja implementado, em caráter obrigatório, o controle de jornada e frequência de todos os servidores da casa legislativa, preferencialmente mediante registro de ponto biométrico. O presidente do legislativo também deve ordenar procedimento para, no mesmo prazo, haver validação da folha mensal de pontos, em que deverão constar as assinaturas do vereador, caso o servidor esteja vinculado a um gabinete, ou, se de outras atividades, do Diretor Geral da Casa ou cargo equivalente, ficando os chefes de setores responsáveis por validar os casos de atraso ou saída prévia ao horário de trabalho. “Há indícios de que o controle de frequência dos assessores, feito pelos vereadores a que estão subordinados, tem-se mostrado ineficiente, pois atualmente tramitam nesta Promotoria de Justiça três procedimentos investigatórios baseados em denúncias de servidores fantasmas no Legislativo Municipal de Brumado”, afirmou o promotor.

Sérgio Moro desponta como principal adversário de Jair Bolsonaro em 2022 Foto: Carolina Antunes/PR

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro é hoje o principal adversário de Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2022, segundo levantamento da Quaest Consultoria e Pesquisa. Na sondagem, feita entre os dias 14 e 17 de junho, com 1000 entrevistados distribuídos pelas 27 unidades da federação, Moro aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 22%. O ex-juiz da Operação Lava-Jato supera seu antigo chefe em alguns segmentos, como entre pessoas com mais de 60 anos (24% a 22%) e com renda mensal superior a cinco salários mínimos (24% a 15%). Moro também está à frente de Bolsonaro nas regiões sudeste (24% a 21%) e sul (20% a 18%). Na terceira e na quarta colocações, estão nomes da esquerda. Derrotado no segundo turno em 2018, Fernando Haddad, do PT, tem 13%. Já Ciro Gomes, do PDT, registra 12%. A acirrada rivalidade entre eles não é apenas numérica. Ciro tenta tomar de Lula, o padrinho de Haddad, o papel de líder entre os esquerdistas. Uma de suas estratégias é dialogar com diferentes setores da sociedade, o que inclui antigo rivais, enquanto o ex-presidente insiste em falar apenas aos convertidos. Em quinto e sexto lugares, muito distantes dos dois primeiros pelotões, estão o apresentador Luciano Huck (5%) e Guilherme Boulos (3%), do Psol. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registra apenas 2%. Faltando mais de dois anos para a votação, outro dado chama a atenção: 23% dos entrevistados dizem não ter candidato. A Quaest terminou o levantamento um dia antes de o policial aposentado Fabrício Queiroz, suspeito de coordenar um esquema de rachadinha que teria beneficiado o senador Flávio Bolsonaro, ser preso. Não mediu, portanto, o impacto dessa notícia. Já os efeitos da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 50 000 pessoas no Brasil, foi devidamente registrado. Os dados não são nada bons para Bolsonaro, que desdenhou da doença. De acordo com a pesquisa, a desaprovação ao trabalho do presidente no combate ao novo coronavírus subiu de 47%, em abril, para 59%, em junho. Na média, a desaprovação aos governadores também aumentou, de 16% para 24%. A média só caiu no caso dos governadores da região Sul. No Sudeste, onde despacham dois chefes do Executivo que já anunciaram o desejo de disputar a Presidência (Doria e Wilson Witzel, do Rio), a desaprovação média passou de 19% para 30%. Mesmo assim, Rio e São Paulo estão abrandando o isolamento social. “O crescimento da avaliação negativa de Bolsonaro se deu, inclusive, no seu núcleo de eleitores. Entre os que votaram em Bolsonaro em 2018, cresceu de 19% para 31% os brasileiros que rejeitam a forma como o presidente conduz a crise”, diz a Quaest. E acrescenta: “O auxílio emergencial diminui, mas não estanca a crise de imagem do presidente. Entre os brasileiros que associam o benefício ao presidente, 37% avaliam mal a forma como Bolsonaro enfrenta a pandemia de coronavírus e 35% avaliam bem.” Segundo a pesquisa, o Congresso (50%), e não o presidente (37%), é o principal responsável pelo auxilio emergencial.

Tanhaçu: Carga de cerveja sem nota fiscal avaliada em R$ 250 mil é apreendida na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em uma fiscalização de rotina no posto rodoviário da BR-030, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu cerca de 63.360 latas de 473 ml e 2.280 garrafas de 1 litro de cerveja sem nota fiscal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, aos policiais, o condutor da carreta disse que a carga saiu de Salvador com destino ao estado de Goiás. Ao todo, a mercadoria está avaliada em quase R$ 250 mil. De acordo com a PRE, o motorista relatou que a mercadoria era do mesmo dono do caminhão. A ação aconteceu na tarde da última sexta-feira (19) e os itens apreendidos ficaram apreendidos no posto fiscal.

Justiça determina bloqueio de R$ 151,5 mil em bens do senador Jaques Wagner Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça da Bahia determinou o bloqueio de R$ 151.507,07 em bens do senador Jaques Wagner (PT), em ação impetrada por improbidade administrativa. A determinação ocorreu na sexta-feira (19) e foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico deste segunda-feira (22). A ação, impetrada em dezembro de 2019 pelo Ministério público da Bahia (MP-BA), apura suposto enriquecimento ilícito. Na decisão, o juiz Glauco Dainese de Campos ainda determina que o processo siga em sigilo. Em nota, a assessoria de Jaques Wagner informou que o senador recebeu com surpresa a decisão de bloqueio parcial de valores. “Causa estranheza o fato de o processo, que estava mantido sob sigilo, tenha sido divulgado antes de ouvir o maior interessado, que é o senador. Trata-se de matéria requentada, uma vez que processo criminal sobre o tema já foi arquivado e o eleitoral segue em curso. Mesmo assim, determinaram um bloqueio de valores fruto de um processo ajuizado há seis meses sobre supostos fatos de seis anos atrás”, diz a nota. O documento destaca ainda que a defesa do senador entrará com recurso e que o senador permanecerá, como sempre esteve, à disposição para os esclarecimentos que forem necessários.

Brumado: Omesb une forças com a prefeitura e a CDL no intuito de reverter decisão de fechamento do comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Ordem dos Ministros Eclesiastes de Brumado e Região (Omesb), Clóvis Fraga, disse que recebeu com tristeza a notícia da possibilidade de um novo fechamento do comércio na cidade de Brumado. Isso porque a decisão afeta também a realização dos cultos, que já estão permitidos no município, desde que seguidas uma série de medidas preventivas. “A nossa programação estava andando muito bem, as pessoas mantendo o distanciamento com todo aparato necessário. Estamos fazendo tudo com a maior segurança. Tem sido muito tranquilo”, afirmou. As denominações têm apostado, segundo Fraga, na alta rotatividade e em cultos com menor número de pessoas. O pastor ressaltou que, em um momento tão delicado, as pessoas precisam de um tratamento espiritual e de palavras de ânimo e de estímulo proferidas através dos líderes da Igreja. “Creio que a situação está sob controle em Brumado”. A Osmeb está se mobilizando, juntamente com a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a fim de tentar reverter a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Deslizamento de rochas assusta moradores do município de Guaratinga Foto: Reprodução/TV Bahia

Um deslizamento de rochas assustou moradores do município de Guaratinga, no sul da Bahia, na noite de domingo (21). Um vídeo gravado por um morador flagrou plantações de cacau e bananas destruídas. De acordo com o G1, ninguém ficou ferido. Segundo os moradores, as rochas cederam por volta das 19h40, no povoado de São João do Sul. A montanha de pedras que fica no local tem cerca de 400 metros. De acordo com o engenheiro civil Luiz Edmundo Campos, o deslizamento pode ter sido causado pela chuva, porque pode ocorrer infiltração de água na fissura da rocha quando o local não tem serviços para retiradas de pedras e construções de estradas. A Defesa Civil de Guaratinga foi até o local na tarde desta segunda-feira (22) e isolou a área.

Brumado: Fechamento do comércio acarretará onda de desempregos e falência de lojas, alerta a CDL Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A possibilidade de um novo fechamento do comércio na cidade de Brumado pode acarretar uma onda de desempregos e falência de lojas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fernando Coelho, informou que a maior parte dos comerciantes no município está trabalhando com uma margem de venda infinitamente inferior ao normal. “O pessoal está trabalhando com uma vendagem de 40% do potencial. Isso praticamente permite apenas a sobrevivência do negócio, com o pagamento das despesas principais. O mínimo do mínimo”, ressaltou. Em sua avaliação, um segundo fechamento trará prejuízos ainda maiores para a economia local, tendo em vista que os comerciantes não têm mais tantos artifícios para incrementar ou manter as vendas, bem como para honrar as despesas com folha de pagamento, entre outras.

Comércio registra queda de 60% nas vendas durante a pandemia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fernando Coelho, que faz parte da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, disse que o órgão recebeu com bastante apreensão a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinando a suspensão do funcionamento dos serviços não essenciais na cidade. Segundo ele, o fechamento do comércio no início da pandemia causou desgaste significativo para o setor. “Está comprovado em Brumado o impacto que isso causou, principalmente no mês de abril. Houve, no período, 163 admissões e 340 demissões. Ficou um número negativo de 177 empregos na cidade, ou seja, 177 pessoas desempregadas a mais”, reportou. No mesmo período, no ano de 2019, o diretor informou que foi registrado um saldo positivo de 156 empregos. Para ele, o fechamento do comércio novamente impactará de forma muito negativa a economia local. Em números totais, o comércio registrou uma queda de cerca de 30% referente ao período que antecedeu o dia das mães na cidade.

Brumado: Presidente da CDL diz que liminar do TJ-BA determinando o fechamento do comércio é injusta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (22), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, disse que a liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinando o fechamento dos serviços não essenciais na cidade é injusta. Segundo ele, a reabertura do comércio foi feita de forma gradual e responsável, levando em consideração dados da Secretaria Municipal de Saúde. “O nosso comércio se adequou. Ele funciona com todas as medidas preventivas indicadas pelos decretos de flexibilizações. Buscamos mostrar para o Tribunal de Justiça que o comércio funcionando não é o motivo para o aumento do contágio aqui no município”, frisou ao site Achei Sudoeste. Até que a liminar seja suspensa, o Município deverá emitir um decreto ainda nesta semana determinando o fechamento do comércio. Messias salientou que a CDL e o Município estão fazendo todo possível para reverter a decisão, visto que a economia local não pode ser mais prejudicada. “Estamos preocupados com a saúde das pessoas, mas também muito preocupados com a saúde da nossa economia”.

Brumado tem 87 pacientes curados da Covid-19

Nesta segunda-feira (22), o município de Brumado registra 137 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 7,62% do total de 1.796 notificações. Entre os diagnósticos: 1 internação, 3 óbitos, 47 pacientes em tratamento e 87 recuperados. No momento, 50 ainda aguardam resultado laboratorial e 535 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Duas mulheres são flagradas com drogas presas ao corpo como espécie de cinta em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Duas mulheres foram flagradas com cerca de 4 kg de haxixe presos ao corpo durante abordagem a ônibus em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a dupla foi presa. Os agentes federais desconfiaram do comportamento das duas passageiras, que seguiam viagem na rota São Paulo (SP) x Fortaleza (CE), na tarde de sábado (20). As mulheres apresentaram informações contraditórias em relação ao destino e motivo da viagem, o que levantou suspeita dos policiais. Ao realizar a revista pessoal, os agentes encontraram a droga acondicionada em envelopes envolvidos em fita adesiva, formando uma espécie de cinta no abdômen. Uma delas disse que foi procurada na cidade de São Paulo (SP) com a oferta de R$ 2 mil para realizar o transporte da droga até Feira de Santana. Já a outra relatou que aceitou fazer o serviço, pois, foi ameaçada por um presidiário que está preso em uma penitenciária em Feira de Santana. As duas foram conduzidas para a delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência e encaminhamento à Justiça. Inicialmente, elas responderão pelo crime previsto de tráfico de drogas.

Homem é preso por suspeito de abusar sexualmente de menor de 12 anos em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem 36 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso em Caculé, a 100 km de Brumado, na última sexta-feira (19), por suspeita de abusar sexualmente de uma adolescente de 12 anos. O crime teria ocorrido na residência da vítima. De acordo com o Informe Cidade, o homem teria vínculo de parentesco com a menor. O Conselho Tutelar foi acionado após denúncia anônima e, com o apoio da Polícia Militar, conseguiu localizar o homem por volta de 19h. Ele foi ouvido na Delegacia Policial de Caetité e, depois, liberado. O Conselho Tutelar aplicará as medidas de proteção cabíveis ao caso e apresentará os fatos ao Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caculé, bem como ao Ministério Público.

Vitória da Conquista: Foragido é preso após ser flagrado com documentação falsa na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um homem com mandado de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção ativa foi preso após ser flagrado com documentação falsa dentro de um ônibus, na BR-116, altura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na madrugada de domingo (21). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele confessou, durante a prisão, que fugiu de um presídio. De acordo com a polícia, o flagrante ocorreu no Km 830, dentro de um ônibus que seguia de São Paulo (SP) para Petrolina (PE). Os agentes entraram no veículo, durante as rondas, e pediram a documentação dos passageiros, quando o homem apresentou um RG com indícios de falsificação. A PRF disse ainda que o documento estava no nome de outra pessoa. Foi depois das consultas aos sistemas que a polícia identificou que ele possuía mandado de prisão em aberto pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico e corrupção ativa. Foi nesse momento também que ele confessou que é foragido do sistema prisional do estado do Pernambuco. Ainda conforme a polícia, o homem confessou também que conseguiu a documentação falsa em SP por R$1 mil. Ele foi preso e levado para delegacia da cidade.

Rio de Contas: Motorista morre após pular de cabine de caçamba na BA-148 e bater a cabeça na pista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Leônidas Correia, popular Noninha, morreu após sofrer um acidente na tarde da última sexta-feira (19), na BA-148, entre o Distrito de Marcolino Moura e a cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima teria pulado da cabine da caçamba que conduzia após o veículo, possivelmente, ter apresentado problemas mecânicos. Leônidas caiu na pista e bateu a cabeça, sofrendo graves ferimentos. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu 192 e encaminhado ao Hospital Municipal de Rio de Contas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu depois de dar entrada na unidade. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Natural do Distrito de Itanagé, Leônidas era casado com a psicóloga Apoane Andrade, com quem tem uma filha recém-nascida.

Arquivo