Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2021
fechar

Brumado: 'Problema técnico' adia sessão legislativa que votaria alteração no código de obras e urbanismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A sessão da Câmara de Brumado desta segunda-feira (28), que votaria o Projeto de Lei de nº 041/2021, de autoria do poder executivo, adminsitrado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que altera o código de obras e urbanismo do município, foi adiada para a próxima quarta-feira (30). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um comunicado enviado pela presidência da Casa informou que “problemas técnicos” teriam impossibilitado a realização da sessão legislativa virtual de hoje. Ainda de acordo com o comunicado aos vereadores, a presidência informou que respeitou o prazo mínimo de 48h para a remarcação da sessão. O projeto já havia sido rejeitado pela Câmara de Brumado em 15 de fevereiro de 2021 e está causando dúvidas e diversas incertezas para a população local (veja aqui).

Lázaro Barbosa morre após ser capturado em Goiás, diz polícia militar Foto: Reprodução/Metrópoles

Suspeito de matar uma família no Distrito Federal e balear outras cinco pessoas numa série de assaltos em chácaras na capital do país e em Goiás, Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, foi morto durante confronto com forças policiais na manhã desta segunda-feira (28), numa mata nas imediações da casa da ex-sogra, em Águas Lindas (GO). Mais cedo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), fez o anúncio em suas redes sociais de que o serial killer teia sido preso. Instantes depois, agentes que trabalham na captura confirmaram que ele estaria morto. O corpo foi levado para o Hospital Bom Jesus, em Águas Lindas (veja aqui). Após o confronto no matagal, Lázaro ainda chegou a ser socorrido e levado a uma viatura do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu. O maníaco estava foragido havia 20 dias. Nesse período, invadiu várias propriedades rurais fez reféns, roubou alimentos e impôs terror com violência e ameaças. Durante a madrugada desta segunda, câmeras de segurança flagraram Lázaro andando por uma rua perto da casa da ex-sogra, em Águas Lindas. Nas primeiras horas da manhã, agentes cercaram o local. Após a mobilização de cães farejadores e helicópteros, o psicopata foi localizado, mas não se rendeu e abriu fogo contra a guarnição, que revidou. Pessoas ligadas a Lázaro chegaram a fazer contato com um advogado criminalista para negociar sua rendição. O foragido planejava se entregar à polícia de uma forma que garantisse a sua integridade física. Telefones de familiares, amigos e um aparelho que Lázaro carregava pela mata durante a fuga cinematográfica foram grampeados e monitorados pelas equipes de investigação. As informações facilitaram a prisão do maníaco. As informações são do Metrópoles.

Lázaro Barbosa é preso após 20 dias de buscas em Goiás, diz governador Foto: Divulgação/PC-DF

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), acaba de anunciar que Lázaro Barbosa foi capturado. O criminoso baiano procurado há cerca de 20 dias teria sido preso nesta segunda-feira (28). Em vídeo publicado no Twitter, às 9h29, o gestor diz que foi informado por “todas as forças de segurança que estão ali na região de Cocalzinho”. Com isso, ele cumprimenta a força-tarefa que concretizou a prisão após vários dias de busca. “Meus cumprimentos a todas as forças de segurança que ali interagiram e trabalharam com determinação pra mostrar que a lei está acima de todos”, exaltou o governador. 

Lázaro Barbosa é preso após 20 dias de buscas em Goiás, diz governador Foto: Henrique Ramos/TV Anhanguera

Na legenda, ele ainda complementou: “era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido”, frisou. Natural de Barra do Mendes, no interior baiano, Lázaro já havia sido preso na Bahia por um duplo homicídio cometido em 2008, mas fugiu da prisão. Mais de 10 anos e alguns crimes depois, ele é acusado de cometer um quádruplo homicídio em Ceilândia, no Distrito Federal, no último dia 9. Desde então, foi iniciada a caçada da polícia contra ele, com mais de 200 agentes militares, civis e federais nesta empreitada. Na última semana, um fazendeiro foi preso, suspeito de ajudar o criminoso a fugir.

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Palmas de Monte Alto Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 13 cidades do País por conta de desastres naturais, a maioria por estiagem. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU). Sete municípios da Bahia obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem que atinge o estado. São eles: Canudos, Central, Coribe, Iramaia, Nova Redenção, Palmas de Monte Alto e Pilão Arcado. Em todo o estado, há 111 municípios em situação de emergência, a maioria por estiagem, mas também por causa de chuvas e tempestades. Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Brumado: Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia Foto: Divulgação

Uma fazenda com 400 hectares está sendo vendida no Distrito de Cristalândia, às margens do Rio das Contas, na zona rural de Brumado. Toda cercada, a fazenda possui 33 hectares de irrigação automatizada: sendo 10 hectares de limão taiti, 06 hectares de tangerina, além de mais 17 hectares prontos para plantação.

Brumado: Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia Foto: Divulgação

O local também dispõe de 02 galpões, 02 depósitos, escritório, casa de moradia, 02 tratores, 02 carretas, roçadeira, sulcador, tombador e pulverizador jacto. Com 3 mil metros margeando o Rio das Contas, a fazenda tem transformador próprio de dupla tarifação de energia (linha verde), outorga d’agua e demais licenças ambientais. A estrada de acesso 100% asfaltada. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário do imóvel através do número (77) 99968-1111.

Brumado: Beto Bonelly apoia ampliar tempo de sessão legislativa ou sessão dupla na semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Beto Bonelly (PSB) também apoia a ampliação do tempo das sessões legislativas ou o aumento de sessões para duas durante a semana a fim de permitir que os parlamentares façam o seu trabalho em prol da população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o estabelecimento de limite para apresentação de indicações e requerimentos cerceia o trabalho dos parlamentares. “Temos que trabalhar em harmonia para atuar com excelência em prol da população. Fomos pegos de surpresa na sessão de hoje com esse limite”, pontuou. Bonelly espera que a decisão seja reavaliada, visto que, hoje, o plenário conta com 15 vereadores e o tempo de 1 sessão de 4 horas é curto para todos serem contemplados. “A presidente da casa está limitando o meu trabalho. Isso vai entrar para história da câmara. Isso não existe, não concordo. Espero que seja reavaliado”, destacou.

CDL de Brumado realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Advogado e historiador brumadense fala sobre o holocausto em entrevista na Rádio Metrópole Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No curso de sua entrevista ao radialista Mário Kertész da Rede de Rádio Metrópole, o advogado criminalista, escritor e historiador brumadense Maurício Vasconcelos reconheceu, pela premência do tempo, a falta de algumas informações no contexto da mesma que o site Achei Sudoeste publica com exclusividade. Este texto serve de complemento a entrevista concedida a nível nacional. A verdade é que o livro do Major Waldir Magalhães Pires (não confundir com o ex-governador Waldir Pires), notável integrante das Força Expedicionária Brasileira (FEB) o entrevistado encontrou na Biblioteca do seu tio Rui Lima Vasconcelos, na Cidade de Barra da Estiva, onde morava e foi coletor. Maurício estava na casa deste tio de férias. O livro em princípio não prendia muita a atenção do advogado brumadense, pois, como não poderia deixar de ser, o Major Waldir Pires detinha-se a rotina dos quarteis, das batalhas que participou como Monte Castelo, Castelnuovo, Montese (mais a visão do soldado mesmo que estava no campo de batalha), enquanto o leitor estava mais interessado em entender a Segunda Guerra como um todo, porém, reconhece o mérito do livro do ajor para despertar um interesse que já perdura a vida inteira, pois, nas horas vagas estuda a Segunda Guerra Mundial. Maurício Vasconcelos, como era muito jovem, não se lembra de ter conhecido o Major Waldir Pires. Outro ponto da entrevista que este site esclarece com absoluta exclusividade, foi o papel do “Anjo Bom de Hamburgo”, nome dado a funcionária da Chancelaria brasileira no Consulado do Brasil em Hamburgo, Aracy Carvalho Tess Guimarães Rosa.

Advogado e historiador brumadense fala sobre o holocausto em entrevista na Rádio Metrópole Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (25), Maurício Vasconcelos conversou com Eduardo Tess, filho de Aracy e seu amigo em São Paulo e as coisas ficaram esclarecidas. Só quem podia autorizar a entrada de judeus no Brasil através de vistos era o Cônsul, mais ninguém. Havia uma ordem do Presidente Getúlio Vargas que isto não ocorresse. Hamburgo é e era importante porque uma cidade portuária da Alemanha. Que fazia “O Anjo Bom de Hamburgo”: no meio da papeleta que era muita para o Consul despachar ela emprenhava uma série de vistos autorizando judeus a entrarem no Brasil, com isso salvou muitas vidas cujo destino seria os campos de concentração nazistas. Eram tantos os papéis que o Consul não tinha controle de tudo e viva a vida. Não à toa hoje é heroína do povo judeu. O Consul Geral Adjunto do Brasil em Hamburgo era o poeta e escritor João Guimarães Rosa, autor dentre outras obras, do “Grande Sertão Veredas”, com quem se casou e viveu até a morte dele primeiro e a dela de certo modo recente com mais de cem anos. Outra confusão de pessoas e locais ocorridas na entrevista, ocorreu com o papel do Cardeal Eugênio Paccelli. Este era o Núncio Apostólico do Vaticano na Baviera, Alemanha. (Núncio Apostólico é o nome que se dá a qualquer embaixador da Santa Sé no mundo todo). O Cardeal Paccelli talvez tenha sido o prelado católico que mais conheceu e entendeu a “lógica” dos nazistas que eram oficialmente católicos. Eleito Papa no conclave de 2 de março de 1939, ou seja, as vésperas do início oficial da Segunda Guerra Mundial em 01 de setembro de 1939 com a invasão da Polônia.

Advogado e historiador brumadense fala sobre o holocausto em entrevista na Rádio Metrópole Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O agora Papa Pio XII sabia com quem estava lidando, pois, viveu muito tempo na Alemanha e tinha fundados temores do bombardeio do vaticano. Ainda assim, condenou o holocausto em sucessivas transmissões radiofônicas pelo grande meio de comunicação da época que era a Rádio Vaticano e escondeu judeus em várias igrejas de Roma, apesar da Igreja Católica ter fundado a linha dos ratos que conseguiu vistos de viagem para, dentre outros, Adolf Eichman e Josef Mengele para a América do Sul, assunto abordado na entrevista. Portanto, a referência feita no Rádio por Maurício Vasconcelos a João XXIII (na sua opinião um dos maiores Papas) não faz nenhum sentido, até pelo tempo dos acontecimentos. Quando o entrevistado fala da obrigação de árabes ou muçulmanos que possuam condições econômicas de visitarem o Santuário onde fica a Pedra Caaba no Reino da Arabia Saudita quis dizer uma vez na vida e não todos os anos. Por fim, vários ouvintes e leitores, questionaram a concentração das informações sobre a Hungria e isto possui várias explicações: a primeira de ordem pessoal e emotiva: Budapeste era a terra do pai do meu entrevistador e achei que devia esta deferência ao mesmo; segundo porque já tinha estado na Áustria, França, Holanda (um caso à parte), Itália, Inglaterra, República Tcheca, Alemanha, enfim, nos grandes palcos da Segunda Guerra Mundial; a Hungria perdeu a maior população de judeus entre todos os países, sendo que 700.000 em apenas três meses e, por fim, foi de Budapeste que saí para o meu exílio sanitário no Brasil. Tenho 16 meses que sequer vou a Brasília.

Check-up cardiovascular na Clínica Exame em Brumado

O check-up cardiovascular tem o objetivo de identificar problemas de saúde em estágios iniciais ou que ainda não tenham se manifestado, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento, na cura e na prevenção de complicações futuras. Além da avaliação clínica, ele consiste também na realização exames laboratoriais e de imagem. Algumas condições avaliadas: Hipertensão; Cardiopatia hipertensiva; Dislipidemias (“Colesterol alto”); Diabetes; Doença renal crônica; Arritmias cardíacas; Doenças das válvulas do coração e Doenças da aorta. Além dessas, outras doenças também podem ser avaliadas de acordo com o perfil, a idade e a queixa de cada paciente. Essa avaliação periódica é recomendada principalmente para homens e mulheres a partir dos 40 anos, porém avaliações mais precoces (a partir dos 20 anos), podem ser recomendadas a depender do perfil e dos hábitos de cada paciente (como na presença de obesidade e tabagismo, por exemplo) ou também da presença de histórico familiar algumas doenças, como infarto precoce, morte súbita e hipercolesterolemia familiar. Trago como diferencial o acompanhamento completo e individualizado com total agilidade, priorizando a qualidade e a sua saúde sempre. Você poderá contar com atendimento especializado e renomado, garantindo assim um padrão de excelência em sua consulta. Gostou de saber um pouco melhor sobre essa especialidade médica no dia a dia? Então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). O Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, em Brumado.

Brumado: Homem é golpeado com facão pelo próprio irmão na Rua Padre Anchieta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada da última quinta-feira (24), uma guarnição da polícia militar foi acionada através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para acompanhar o atendimento de uma equipe do Samu a uma suposta ocorrência de violência doméstica. O socorro havia sido chamado até a Rua Padre Anchieta, no Bairro Dr. Juracy. No local, os policiais constataram uma tentativa de homicídio. Segundo a PM, a vítima teria sido golpeada na cabeça com um facão pelo próprio irmão. Após o crime, foram realizadas rondas em toda a cidade na tentativa de localizar o criminoso, porém o mesmo ainda não foi encontrado.

Estado da Bahia cobra na justiça ressarcimento de R$ 250 mil de ex-prefeito de Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Estado da Bahia propôs na justiça execução por dívida não tributária contra o ex-prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Ramon dos Santos. Na ação, o Estado sinalizou que o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) condenou o ex-prefeito a ressarcir ao erário estadual o valor de R$ 252.488,70. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no entanto, o executado não efetuou o pagamento, levando seu montante à inscrição em dívida ativa. “Ante o exposto, requer a Vossa Excelência a citação pessoal do(s) Executado(a)(s) para que, em 05 (cinco) dias, pague(m) o débito ora em cobrança, acrescido(s) de juros e correção monetária, ou então, que sejam penhorados/arrestados tantos bens quantos bastem à sua satisfação, atendendo-se à ordem de preferência insculpida no art. 11, da Lei 6830/80, com o fito de imprimir prosseguimento à execução, na forma da lei de regência”, destacou a Procuradora do Estado da Bahia, Juliana Mendes Simões.

Brumado confirma mais dois casos de coronavírus em 24h

Neste domingo, 27 de junho, o município de Brumado registra 9046 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 21 internações, 181 óbitos, 286 pacientes em tratamento e 8579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Oposição aciona MP para retirar projeto de lei do código de obras e urbanismo da pauta legislativa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A bancada de oposição ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara de Vereadores, acionou neste domingo (27), o Ministério Público Estadual (MPE), para que o Projeto de Lei de nº 041/2021, que altera o código de obras e urbanismo, seja retirado da pauta da sessão legislativa desta segunda-feira (28). De acordo com a representação recebida pelo site Achei Sudoeste, a bancada alegou que o projeto enviado para apreciação em regime de urgência traz graves prejuízos ao direito de propriedade dos cidadãos brumadenses e usurpa competência privativa da União ao pretender legislar sobre serviços essenciais da população, tais como água e energia elétrica. A oposição ainda acusou que a votação é “repentina e imediatamente após feriado de São João”. “Ocorre que o Projeto de Lei não pode ser objeto de votação em regime de urgência na próxima sessão legislativa brumadense, a ocorrer amanhã (28). A tramitação do referido dispositivo está contrariando o regimento interno da Câmara Municipal, a Lei Orgânica deste Município e, também, a Constituição Federal”, diz o documento. A representação ainda diz que a proposta deveria passar pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio, Turismo e do Consumidor. Segundo a bancada de oposição, a referida comissão está irregular, tendo em vista, que a atual presidente do legislativo, Verimar Meira (PT), faz parte do colegiado, o que contraria o artigo 40, §2º do Regimento Interno da Câmara. “Além de ser incluído em pauta de forma irregular (antes da regularização de comissão permanente obrigatória), o projeto também não deve seguir o rito de urgência especial, tendo em vista que “o objeto, por seus objetivos, não exige apreciação pronta, sem o que perderá a oportunidade ou a eficácia”, nos termos dos requisitos do artigo 119, §1º do Regimento Interno Municipal”. Em regime de urgência, a representação solicita a expedição de recomendação à Presidente da Câmara Municipal de Brumado para que o projeto seja retirado de pauta para correção do vício na formação da comissão de Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio, Turismo e do Consumidor e, posteriormente, seja encaminhado para as comissões competentes, especialmente a de Legislação, Justiça e Redação Final para avaliação da constitucionalidade do Projeto, bem como seja oportunizada a marcação de audiência pública virtual para tratar dos impactos do referido dispositivo para toda a população brumadense, especialmente aos seus direitos de propriedade e à utilização dos serviços essenciais.

Brumado: Motociclista de 45 anos morre após ser atingido por um carro no Distrito de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um motociclista de 45 anos, identificado como Adailton Aguiar Batista, morreu na tarde o último sábado (26) após ser atingido por um carro de passeio na estada que liga a BR-030 ao Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Batista morreu na hora. A causa do acidente ainda é desconhecida. Testemunhas disseram ao site Achei Sudoeste que após o acidente, populares detiveram o motorista do veículo, que segundo eles, estavam sob o efeito de bebida alcoólica. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no local do acidente. O corpo de Adailton foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Oxford testa ivermectina como possível tratamento para Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade de Oxford anunciou na terça-feira (23) que está testando o medicamento antiparasitário ivermectina como um tratamento possível para a Covid-19, como parte de um estudo apoiado pelo governo britânico que busca auxiliar a recuperação de pacientes em contextos não hospitalares. Ainda não é possível afirmar concretamente que o fármaco tenha de fato alguma eficiência contra o novo coronavírus. O estudo será feito através da comparação de quadros de pacientes sintomáticos da Covid que tomarem a invermectina para tratamento e daqueles que não tomaram, através do método científico. Os voluntários serão pacientes do sistema público de saúde do Reino Unido. A ivermectina resultou na redução da replicação do vírus em estudos laboratoriais, afirmou a universidade, acrescentando que um pequeno estudo piloto mostrou que administrar o medicamento antecipadamente poderia reduzir a carga viral e a duração dos sintomas em alguns pacientes com quadros leves de Covid-19. Batizado de “Principle”, o estudo britânico também testou os antibióticos azitromicina e doxiciclina, e demonstrou em janeiro que são ineficientes de maneira geral em estágios iniciais da Covid-19. Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) e reguladores europeus e norte-americanos tenham se posicionado contra o uso da ivermectina em pacientes da Covid-19, o medicamento está sendo utilizado de modo “off-label” – método onde o uso não é previsto oficialmente para o tratamento da doença pela bula do medicamento, mas o médico toma a opção de receitar – para tratar a doença em alguns países, incluindo a Índia e o Brasil. Pessoas com condições graves do fígado, ou que tomem o medicamento anticoagulante varfarina, ou ainda outros medicamentos que conhecidamente interajam com a ivermectina, serão excluídos do estudo, acrescentou a universidade. A ivermectina é o sétimo medicamento a ser testado no estudo, e está atualmente sendo avaliado ao lado do remédio antiviral favipiravir, afirmou a universidade. As informações são da CNN.

Brumado: Fabrício Abrantes diz que alteração no código de obras e urbanismo traz graves prejuízos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário e ex-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), através de suas redes sociais, alertou a população e os vereadores sobre o projeto de lei nº 041/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera o código de obras e urbanismo da cidade (veja aqui). De acordo com ele, a proposta traz graves prejuízos para a nossa população e será votada nesta segunda-feira (28), na Câmara de Brumado. “É preciso que os brumadenses, os construtores, os trabalhadores da construção civil, investidores, a sociedade civil organizada e comerciantes em geral se manifestem de forma veemente contra este Projeto e que os Vereadores, legítimos representes do nosso povo, honrem os votos que receberam e não concedam ao Prefeito os ilimitados e “superpoderes” contra Brumado”, disse. Para Fabrício, o projeto é muito duvidoso e gera inúmeras dúvidas e incertezas para a população. “A partir da aprovação deste Projeto, poderia o Prefeito suspender os atuais fornecimentos de água e luz das residências por atraso no IPTU? E o dos comércios por atraso ao IPTU, impostos ou taxas municipais? A Prefeitura Municipal não irá autorizar as ligações de um imóvel quando outro imóvel no nome do proprietário estiver inadimplente com o município?”, questionou. Abrantes espera que o poder legislativo local diga “não” a proposta para que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) não tenha amplo poderes em grave prejuízo a população brumadense. Veja abaixo cinco pontos elencados pelo democrata sobre projeto o de lei.

1) Que toda a população brumadense dependa de autorização do Prefeito para ligar a água e a energia nos seus imóveis ou lotes, sem sequer especificar os documentos que serão exigidos para referida autorização (será que só poderemos ligar energia e água com o IPTU quitado, ou somente com escritura pública registrada? As áreas em discussão judicial ou administrativa terão direito à ligação? E os imóveis objeto de heranças dependerão da conclusão do inventário?).

2) Que as novas construções com mais de uma autonomia (mais de uma moradia) reservem ao menos uma vaga de garagem (se o imóvel ou lote for pequeno seremos obrigados a construir um prédio ou um sobrado).

3) Obrigar os brumadenses que forem construir a, além dos 2,0m (dois metros) de passeio já exigidos, guardarem distância de no mínimo 5,5m do eixo da rua. Se o imóvel estiver situado em cruzamentos (geralmente esquinas) a distância mínima obrigatória será de 7m (sete metros) de (raio) em relação ao meio-fio, o que implicará em perda de terreno de muitos imóveis da população.

4) Burocratizar e dificultar ainda mais a vida da população exigindo, além de todos os outros documentos necessários para construir, a anexação de projetos hidrosanitário e elétrico para liberação de alvará de construção.

5) Alterar o tipo de pavimentação exigida para os próximos loteamentos e até os atuais que foram aprovados sem essa exigência, passando a aceitar apenas a pavimentação em paralelepípedos ou intertravado de concreto, enquanto as cidades vizinhas buscam, cada vez mais, o asfalto para facilitar a locomoção dos cidadãos.

CONTINUE LENDO
Brumado não registra novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Neste sábado, 26 de junho, o município de Brumado registra 9044 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 21 internações, 181 óbitos, 284 pacientes em tratamento e 8579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Lacen-BA identifica 23 linhagens diferentes de Covid-19 e aumento da circulação da variante P1 Foto: Divulgação/Sesab

Equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) identificaram 23 linhagens diferentes do SARS-CoV-2 circulam de forma concomitante no estado da Bahia ao longo do tempo, com predominância de circulação da P1, cepa mais agressiva do ponto de vista da transmissibilidade e possibilidade de agravamento mais rápido da infecção, em 85% das amostras. “Os dados sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do vírus da Covid 19 e das novas variantes, portanto distanciamento social e medida de restrições ainda continuam sendo essenciais para tentarmos minimizar a circulação deste patógeno no Estado e no País", ressaltou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Ainda de acordo com ele, mais esforços de sequenciamento para obtenção de uma maior base de dados sobre a dispersão do vírus no estado, é essencial para frear o contágio. “Enquanto a remessa de vacinas não atinge o ritmo necessário para interromper o ciclo de infecções e reinfecções, medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos ainda são as melhores formas de frear o contágio e a dispersão do vírus, evitando assim que ele se multiplique e se modifique a cada transmissão, evitando o surgimento de novas cepas”, afirmou. O estudo foi feito a partir do sequenciamento de 305 genomas do vírus da Covid-19 provenientes de pacientes com sintomas de infecção até o último dia 19 de junho, dos 9 Núcleos Regionais de Saúde da Bahia: Sul, Leste, Norte, Sudoeste, Oeste, Nordeste, Centro-Norte, Centro-Leste e Extremo Sul com amostras de residentes em 121 municípios.

Médico de 24 anos morre após sofrer acidente de carro na região da Chapada Diamantina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um médico de 24 anos morreu após sofrer um acidente de carro, entre as cidades de Ruy Barbosa e Itaberaba, que ficam na região da Chapada Diamantina. A vítima foi identificada como Hermínio Vitor Amaral de Aguiar. O caso ocorreu na quinta-feira (24). Não há informações sobre as circunstâncias que teriam causado o acidente e nem se outras pessoas ocupavam o veículo. Hermínio era funcionário da Prefeitura de Ibiquera, que divulgou uma nota de pesar nas redes sociais. “Com imensa tristeza comunicamos o falecimento do Dr. Hermínio Vitor. A Prefeitura de Ibiquera manifesta seu apoio e condolências a familiares e amigos(as), bem como agradece a todos os serviços prestados ao município”, publicou.

Chapada Diamantina: Menino de 9 anos é encontrado morto no Rio Paraguaçu Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um menino de 9 anos foi encontrado morto, nesta sexta-feira (25), no Rio Paraguaçu, no povoado Volta do Rio, em Itaberaba, cidade que fica na região da Chapada Diamantina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo do menino foi encontrado por mergulhadores do 13º Grupamento de Bombeiros (13ºGBM/Gmar) em conjunto com bombeiros do 11ºGBM/Itaberaba. As buscas foram iniciadas na tarde de quinta-feira (24), quando o 11ºGBM foi acionado através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom). No início da noite as buscas foram encerradas, sendo retomadas no início da manhã desta sexta-feira. Por volta das 9h os mergulhadores localizaram o corpo do garoto, que foi reconhecido por familiares. Não há mais detalhes sobre as circunstâncias da morte. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para os demais procedimentos legais.

Prefeito envia projeto já rejeitado pela Câmara de Brumado e gera incertezas para a população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De autoria do poder executivo, o projeto de lei complementar nº 041/2021, que altera a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, foi encaminhado à Câmara de Vereadores para ser votado em regime de urgência especial na próxima segunda-feira (28). Em sua justificativa, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) pontuou que, após a aplicação da referida, foram observados alguns dispositivos que necessitam ser alterados e outros que devem ser inseridos para adequar a sua aplicabilidade à realidade das normas edilícias vigentes, bem como à dinâmica da construção civil no município. “Como se pode observar do contexto do projeto, alguns dispositivos facilitam o ajuste das construções, outros podem exigir um pouco mais de adequação, porém, em tudo isso, vislumbra-se obedecer aos ditames das normas edilícias, para que as construções possam oferecer as melhores condições possíveis de habitabilidade e de prática comercial, tanto em respeito aos limites legais, bem como às condições e ambientais peculiares à cidade de Brumado”, argumentou.

Prefeito envia projeto já rejeitado pela Câmara de Brumado e gera incertezas para a população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para o vereador Amarildo Bomfim (PSB), o artigo 457 da proposta diz que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionarias em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Ainda segundo o parlamentar, no parágrafo único: “somente com a apresentação por parte do requerente do parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação”. De acordo com Bomfim, a proposta já foi derrubada no dia 15 de fevereiro de 2021 (veja aqui). “A prefeitura quer obrigar as pessoas de nossa cidade, agora a consultar primeiro a secretaria de infraestrutura, se ela pode ligar a água e energia. Isso é um absurdo. Nós não precisamos de projetos que venha burocratizar mais a vida das pessoas”, disse. Para ele, o projeto não deixa claro a documentação necessária para a ligação de serviços essenciais e não tem prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. O vereador ainda condenou o artigo que trata das construções com mais de uma unidade autônoma devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos deve suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. “Você que tem uma casa no cruzamento ou um terreno e você for fazer uma nova construção, além dos 2 metros que deixa do passeio, deverá deixar 5 metros para se fazer o cruzamento”.

Brumado confirma mais uma morte de coronavírus

Nesta sexta-feira, 25 de junho, o município de Brumado registra 9044 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 20 internações, 181 óbitos, 284 pacientes em tratamento e 8579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Sistema de Gestão Escolar Bravo passa a integrar a Associação Brasileira de Empresas de Software

Em convenção realizado no último dia 21, o Sistema de Gestão Escolar Bravo foi aceito pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES). Esta é mais uma conquista da plataforma, que está participando da grande mudança que a pandemia causou na educação brasileira. A ABES atua desde setembro de 1986, sendo referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Com a aprovação, o Sistema Bravo passa a integrar o grupo de aproximadamente 2 mil empresas afiliadas à ABES no Brasil, reconhecendo a importância dos cinco pilares que sustentam a associação: inovação, ética, dinamismo, sustentabilidade e competitividade. É com esse pensamento que a diretoria do Sistema de Gestão Escolar Bravo tem se colocado a favor da satisfação dos clientes como meta fundamental do seu trabalho.

Boquira: Polícia apreende 1,5 kg de drogas durante abordagem a ônibus na BA-156 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em rondas pela BA-156, nesta quinta-feira (24), a polícia realizou uma abordagem a um ônibus, cujo itinerário era São Paulo-Boquira. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, durante a abordagem, foi encontrada em uma bolsa de um dos passageiros uma quantidade de materiais análogos à maconha e à cocaína. No total, 1.425 kg de substância análoga à maconha e 128 unidades de substância análoga à cocaína. De acordo com o major Paulo Vinícius Rego, comandante da unidade, a droga seria comercializada na região que abrange os municípios de Boquira, Macaúbas e Ibipitanga. O passageiro dono da bolsa foi conduzido para a Polícia Judiciária, juntamente com todo material apreendido, para que serem tomadas as medidas cabíveis.

Após início do inverno, PM distribui cobertores em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Para aquecer e alimentar famílias carentes de Vitória da Conquista, a Patrulha Solidária do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste distribuiu cobertores e cestas básicas, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os donativos foram arrecadados durante a campanha ‘São João Solidário’.  Duzentas cestas de alimentos e 200 cobertores foram entregues às famílias do bairro de Pedrinhas pelos policiais da unidade. A coordenadora da Patrulha Solidária, tenente Maria Alice de Santana, lembrou que o “Drive Trhu Solidário” aconteceu, na última semana e arrecadou 10 toneladas de alimentos. “Todos os alimentos arrecadados durante a campanha e os cobertores serão destinados às famílias em situação de extrema vulnerabilidade, integrantes dos quilombos e pessoas em situação de rua”, falou a policial. O Comandante do CPRSO, coronel Ivanildo da Silva, salientou que as parcerias realizadas com os diversos segmentos sociais têm permitido amenizar as consequências da pandemia na vida de pessoas que já viviam em vulnerabilidade. A Polícia Militar continuará estabelecendo parcerias para acolher todos aqueles que necessitam de uma mão amiga nesse momento delicado.

Arquivo