Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "07/2013"

30 Jul 2013 - 13:17h

Cinco alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas de Brumado estiveram com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e entregaram diversas reivindicações ao chefe do executivo. Os estudantes Adriano Soares Santos, Axel Ferreira Silva, Thaiane da Silva, Thuane Carol Brito Oliveira e Valdir Rocha de Oliveira Júnior, todos cursando o 3º ano B do turno matutino, cobraram do prefeito melhorias no sistema de iluminação pública da Rua 2 de julho; Bairro Esmeraldas; Bairro Malhada Branca; Bairro Olhos D´água e Travessa Doutor Mourão Guimarães. Aguiberto elogiou a iniciativa dos jovens que demonstraram preocupação com as demandas do município e prometeu que encaminhará as reivindicações para o setor responsável.

30 Jul 2013 - 11:53h

A sede da Associação Divina Providência, localizada na Praça Abias Azevedo, em Brumado, foi arrombada na última segunda-feira (29). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os invasores entraram pelos fundos do prédio, onde anteriormente funcionava a Igreja Santa Rita. O local foi completamente revirado pelos arrombadores, que subtraíram todo o dinheiro referente ao pagamento dos operários que trabalham na construção de cisternas do Programa de Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Uma queixa foi registrada na delegacia, mas ainda não há pista dos bandidos. Atualmente, estão sendo construídas 410 cisternas nas comunidades rurais de Brumado em atendimento ao ASA. A quantia roubada não foi revelada.

30 Jul 2013 - 11:35h

30 Jul 2013 - 11:09h

Cento e cinquenta e dois municípios do semiárido baiano receberam nesta segunda-feira (29) máquinas que serão utilizadas em ações de convivência com a seca. A entrega foi realizada pelo governador Jaques Wagner (PT), no Parque de Exposições de Salvador. Com as 50 restroescavadeiras, 60 motoniveladoras e 42 pás-carregadeiras, as prefeituras poderão realizar obras de construção e limpeza de aguadas e barragens e implantação de estradas vicinais, beneficiando principalmente os pequenos agricultores. A doação, realizada pelo Governo Federal e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Dentre os municípios contemplados estão Sebastião Laranjeiras e Serra do Ramalho, ambos representados pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD). As chaves das máquinas motoniveladoras foram entregues à prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz, e ao prefeito de Serra do Ramalho, Padre Deoclides. “A aquisição dos novos equipamentos proporcionará aos municípios contemplados uma maior possibilidade de desenvolver ações de convivência com a seca”, destacou Ivana Bastos.

30 Jul 2013 - 10:38h

Na tarde da última segunda-feira (29), duas pessoas morreram após se envolverem em um acidente de trânsito que ocorreu na entrada da cidade de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano. Na ocasião, um veículo Strada capotou, arremessando o motorista Josué Vieira Cruz e o passageiro Otacílio Almeida para fora do carro. Em decorrência da gravidade dos ferimentos, os mesmos morreram ainda no local do acidente. Já o passageiro Antônio Dias Gomes foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado com vida para cidade de Vitória da Conquista. De acordo com o Portal Jânio Quadros, os corpos de Josué e Otacílio foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado onde foram necropsiados e liberados.

30 Jul 2013 - 10:06h

Na próxima sexta-feira (02), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) irá receber a visita de diversos prefeitos da região para juntos debaterem a implantação de um aterro sanitário. O município de Brumado foi escolhido como sede para a implantação do consórcio que cuidará do aterro. O convite foi estendido para 16 prefeituras da microrregião, que estão sendo gradativamente confirmadas no projeto. Atualmente, a cidade de Brumado possui um aterro, mas o mesmo não atende as exigências legais de destinação do lixo. A expectativa é de que o novo aterro sanitário comece a ser utilizado até o mês de dezembro deste ano, tendo em vista que a partir de 2014 todos os municípios deverão ter um aterro cumprindo a determinação da lei de proteção ao meio ambiente.

30 Jul 2013 - 09:22h

Os postes onde serão implantados dois faróis semafóricos no cruzamento da Praça Senhor do Bonfim e no cruzamento da Avenida Otávio Mangabeira com a Rua Rio de Contas, em Brumado, foram instalados na tarde da última segunda-feira (29). A expectativa do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) é de que até a próxima sexta-feira (02) os mesmos já estejam em pleno funcionamento. Além dos novos semáforos, o DTTU recebeu um lote com 806 novas placas de sinalização vertical. Segundo o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), ainda faltam 554 placas, pois o lote completo é de 1360. O restante do pacote será entregue na próxima semana. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito disse que a sinalização do trânsito da cidade é uma de suas prioridades de governo que começa a ser atendida. 

Já o diretor de trânsito Alcir Xavier declarou que, após a implantação da nova sinalização, o trabalho mais significativo a ser feito é a reeducação dos motoristas. “Não basta termos a sinalização se está não for obedecida, por isso iremos intensificar os trabalhos de educação e conscientização. Paulatinamente, estamos conseguindo organizar o nosso trânsito, com isso esperamos diminuir os índices de acidentes em nosso município garantindo mais fluidez e menos transtorno no trânsito”, afirmou Xavier. O diretor apontou em seguida que a sinalização vertical depende muito do recapeamento adequado das vias, mas que por enquanto será realizada uma pintura paliativa nos pontos mais críticos da cidade.

30 Jul 2013 - 08:26h

Durante os dias 26, 27 e 28 de julho, o Tiro de Guerra de Brumado promoveu o Acampamento de Instrução Individual Básica na área da Fazenda Arapongas, localizada na zona rural do município. No local, os participantes realizaram diversas atividades como rappel, circuito de progressão individual, camuflagem e pista de tiro rápido. No rappel, a atividade era transposição de obstáculos utilizando técnicas especiais. Já o circuito era progressão em combate, que consistia em andar, correr, rastejar, rolar, engatinhar e deslocamento por lanços. Na pista de tiro rápido, os atiradores tinham que se deslocar e atirar em alvos acionados pelo instrutor. A camuflagem exigiam que cada um dos integrantes se movesse por 20 metros sem ser identificado. O acampamento foi encerrado com uma marcha de 14 km, saindo da zona rural para o Tiro de Guerra.


Fotos: Divulgação/TG

29 Jul 2013 - 18:14h

O Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião - Sindmineradores - empossou na noite do último sábado (27) a sua nova diretoria. Na presidência está o reeleito José Santana, que na ocasião agradeceu o apoio da categoria à sua permanência no cargo. “Nós vamos continuar defendendo os trabalhadores na busca de melhores salários e condições de trabalho”, garantiu Santana, agradecendo ainda todos os integrantes da diretoria, os quais o ajudaram a obter êxito no mandato. Realizada no Clube do Sindicato, a solenidade contou ainda com a presença de Rui Coqueiro, dos Sindbancários; Aroldo Meira do STR de Brumado; Sebastião Bernardino da Associação de Aposentados; Raimundo Oliveira, da Federação dos Servidores Públicos do Estado; os ex-vice-presidente e ex-presidente do Sindminerdores, respectivamente Cleomenes Barreto e Juvêncio Filho; entre outras lideranças sindicais e políticas. Após a posse, o sindicato ofereceu uma festa com show de Wallas e da banda As Solteironas.

29 Jul 2013 - 18:00h

O procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga propôs na última quarta-feira, 24 de julho, representação por propaganda eleitoral antecipada, em Jequié, no sudoeste baiano, contra o deputado federal Roberto Britto (PP). O político pode ser condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) ao pagamento de multa entre 5 mil e 25 mil reais, a depender do significativo alcance do meio utilizado na propaganda. Na representação, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) argumenta que no último dia 13 de junho, o deputado distribuiu lenços de tecido estampados com o seu nome e cargo, associados à imagem de Santo Antônio e anjos, a bordo de um barco à vela, no município de Jequié. A prática tratou-se, na verdade, de propaganda realizada de forma ostensiva, mascarada na forma de lembranças distribuídas aos eleitores. Madruga explica que embora não contemple pedido explícito de voto, a conduta do político revela-se preordenada a alavancar pretensões políticas no pleito de outubro do ano que vem. “Não subsiste, pois, qualquer dúvida acerca do preclaro objetivo eleitoral contido na iniciativa perpetrada por Roberto Britto, que se utilizou do seu cargo de deputado federal, com o nítido e deliberado intuito de promover ostensiva e prematuramente a sua candidatura para as Eleições Gerais de 2014”, afirma.

29 Jul 2013 - 17:35h

A equipe do Posto Meira goleou a Urbis II por 3x0 no último jogo da primeira fase do Campeonato de Futebol de Várzea do Bairro São Félix, ocorrido no domingo, dia 28. O time vencedor da partida ficou em primeiro lugar na fase classificatória, com 14 pontos, seguido de perto pela equipe do São José, que somou 13 pontos. A equipe do Boleiros e o time de Umburanas terminou a fase com 12 pontos na classificação geral. Foram 28 rodadas para definir os quatro melhores colocados para a fase semifinal, que já se inicia no próximo final de semana com o jogo entre Posto Meira e Umburanas no domingo (04). Já no dia 11, jogam São José e Boleiros. Os vencedores desses dois jogos disputarão a grande final no dia 18 de agosto.

29 Jul 2013 - 17:28h

Com o crescimento do MMA e da participação da capoeira nesse estilo de luta, o Grupo Internacional de Capoeira Topázio em Brumado criou a equipe TFB - Topázio Fight Brumado em parceria com a Equipe Aranha Team Jiu-jitsu. E no próximo dia 07 de setembro os atletas brumadenses Hugo Topázio e Iris Dogão, integrantes da TFB, irão fazer sua estreia no MMA. Os atletas vão disputar na data, representando Brumado, o 2º Barra Fighting Championship, em Barra da Estiva. Dogão irá enfrentar o lutador Dilson Karate, de Vitória da Conquista. Já Hugo, que disse estar bastante preparado, irá lutar com Lauro Everton, de Itabuna. “Também estou confiante de que vou trazer essa vitória para Brumado, especialmente para todos capoeiristas brumadenses”, comentou, agradecendo às Topázio Fight e Aranha Team. “Infelizmente estou sem patrocinadores, espero que essa realidade mude até o dia da luta, que eu possa ser patrocinado, podendo assim melhorar minha preparação e trazer esse titulo para nossa terra”, finalizou Topázio.

29 Jul 2013 - 16:40h

Nesta segunda-feira (29), o Papa Francisco fez grandes afirmações ao conversar com jornalistas dentro do avião que o levou de volta para Roma. A primeira delas, que deve chocar muitos, é sobre os homossexuais. O pontífice declarou que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, tal orientação não é pecado, mas os atos homossexuais sim. “Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?”, falou. Para o papa, os homossexuais não devem ser marginalizados por causa disso, mas sim ser integrados à sociedade. “O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, tantos lobbies”, argumentou. Falando sobre o chamado 'lobby gay' do Vaticano, Francisco brincou dizendo que não viu ainda ninguém no Vaticano com um documento de identidade afirmando ser gay. Outro comentário do pontífice foi sobre as mulheres no exercício do sacerdócio, que é uma proibição definitiva da Igreja Católica. 

29 Jul 2013 - 16:30h

Na noite do último sábado (27), um adolescente atropelou um agricultor no povoado do Rosário em Dom Basílio, no sudoeste baiano. Segundo testemunhas, Valdivino Miguel Bonfim, 67 anos, havia acabado de sair de um bar com destino a sua residência quando foi atropelado. O menor estava pilotando uma motocicleta, de modo imprudente, e acertou o homem, fugindo sem prestar socorro à vítima. O choque foi tão violento que o agricultor não resistiu e faleceu no local do acidente. A morte de Valdivino deixou os moradores do povoado revoltados, pois eles já haviam alertado a polícia sobre ações do adolescente com a motocicleta. “Ele praticava diversas peripécias com a moto e acabou matando uma pessoa”, comentou um morador. Agricultor deixou esposa e quatro filhos.

29 Jul 2013 - 11:30h

Uma família, ao sair de uma igreja no Bairro Santa Tereza dentro de um veículo, viveu momentos de terror na noite do último domingo (28) quando passou pela Rua Teodoro Castro Leite. Segundo a queixa registrada na delegacia pelo condutor, um homem pulou na frente de seu carro e, já com uma arma de fogo em punho, atirou no pára-brisa. Logo apareceram mais três comparsas e anunciaram o assalto. O motorista afirmou que estavam voltando da igreja e ninguém tinha dinheiro. Então os assaltantes disseram que iam roubar o carro. Quando todos desceram do veículo, um dos criminosos notou que tinha crianças no local e que um dos membros da família estava sangrando devido ao tiro. Os bandidos começaram a discutir entre si e decidiram liberar a família e o carro para que pudessem socorrer o ferido. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o tiro acertou de raspão a esposa do motorista, a qual estava na poltrona frontal de passageiro. O condutor e sua filha de 13 anos também sofreram algumas escoriações por conta dos estilhaços do pára-brisa. Após a fuga dos assaltantes, a família foi para o Hospital Professor Magalhães Neto, onde receberam atendimento médico, indo na sequência prestar queixa na delegacia. Como o local da tentativa de assalto estava escuro, as vítimas não conseguiram fazer retrato falado dos criminosos.

29 Jul 2013 - 11:20h

Competindo pela primeira vez no mundial de jiu-jitsu, a atleta de Brumado, Alexandra Cardoso Leite conseguiu se destacar entre os mais de cinco mil atletas participantes. Alexandra participou de duas lutas, perdendo de uma carioca e ganhando de uma atleta paraibana, e ganhou a medalha de prata na sua categoria - master peso pena. A competição foi em São Paulo, entre os dias 18 a 21 de julho. “Fiquei muito emocionada em sair de Brumado para São Paulo pela primeira vez para competir no mundial. Tive poucos patrocínios, e fui também com a minha determinação e o amor que tenho pelo esporte”, disse a lutadora ao site Brumado Notícias, agradecendo a todos que a apoiaram. De volta à sua cidade, Alexandra foi graduada pelo seu professor no esporte, César Aranha, com a faixa roxa.

29 Jul 2013 - 11:09h

Após denúncias de que duas mulheres estavam sendo agredidas na noite de ontem, domingo (28), na Rua Antônio Álvaro Dantas, no Bairro Centenário em Brumado, uma guarnição da Polícia Militar se deslocou para o local. Lá chegando, a polícia encontrou um homem ameaçando mãe e filha, que tentavam chegar em casa, com um paralelepípedo. Um policial, ao tentar convencer o homem a parar com a ameaça, foi agredido por ele. Aparentando estar sob efeito de entorpecente, o agressor tentou tomar a arma do militar. Para que o homem não conseguisse pegar a arma e provocar um acidente grave, o policial atirou na perna do agressor. Mas mesmo machucado, o homem continuou agressivo. Depois de ser contido, o homem foi encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, quando for liberado pelos médicos, o agressor será levado para delegacia, podendo ser indiciado pela Lei Maria da Pena - uma das mulheres agredidas é sua ex-companheira, por resistência à prisão e por agressão ao policial militar.

29 Jul 2013 - 10:46h

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, baiana, acusou o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de estar cometendo diversas irregularidades e de desrespeitar orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Alegando ausência de transparência nas ações do TJ-BA, a ministra afirmou que existem funcionários fantasmas no órgão. “Há muitos cargos em comissão nos gabinetes dos desembargadores, enquanto as varas, onde o atendimento é feito, estão vazias”, denunciou. Ela comentou ainda que há um entendimento no TJ de não cumprir o que o CNJ determina. Calmon, em entrevista, assegurou que no Tribunal baiano há a política de domínio pessoal. “Na realidade é uma política para nada. O desembargador Dultra Cinta, que veio para substituir um grupo que era dominado pelo carlismo, terminou exercendo as mesmas práticas de domínio e deixou seguidores. Os desafetos não entram no tribunal. Isso é a prática diuturna de uma gestão viciada”, afirmou. Para ela, a política dentro da Justiça é para as pessoas se sentirem donas do tribunal. Nessa questão, a ministra relatou que existe sempre a ideia de que o tribunal deve estar bem com o governo. “Mas a Constituição de 88 acabou com isso. O Judiciário é fiscal das políticas públicas e pode se insurgir contra o governo quando as políticas não são adequadas. Existe na Bahia uma espécie de pacto onde o TJ está muito alinhado ao governador, o Ministério Público também está alinhado ao governador e todos os poderes vivem tranquilamente dentro deste pacto silencioso que existe entre os poderes”, garantiu. Ela completou dizendo que gostaria que a Justiça fosse independente e que em dois anos a reforma do Judiciário deve acontecer. “A sociedade toda está indignada com a aposentadoria compulsória com proventos integrais de alguém que foi execrado pela Justiça. O que está segurando o grito do povo contra o Judiciário é o julgamento do mensalão por Joaquim Barbosa, mas o povo não está satisfeito com os três poderes. Os magistrados querem reforma, mas sem perder benefícios, que eles chamam de prerrogativas”, declarou. As informações são do Correio.

29 Jul 2013 - 09:36h

Terminou no último sábado (27) o Encontro Sertanejo de Advogados de Rio de Contas que começou na quinta-feira (25). Promovido pela OAB da Bahia, em parceria com a CAAB e a subseção de Brumado, o evento teve como objetivo discutir temas importantes na advocacia baiana e reciclar os profissionais. Mais de 300 pessoas participaram do encontro durante os três dias, que contou com exposição de painéis no Clube Riocontense e oficinas no Teatro São Carlos. Um dos pontos altos do evento foi a conferência realizada pelo ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Jorge Hélio, sobre 'Caminhos para uma justiça eficiente'. “Temos que sair dos lugares comuns, das repetições que viram verdadeiras lendas urbanas. Não podemos achar que se um filho de político for a um hospital público, o hospital funcionará como deve”, comentou o ministro durante a conferência, parabenizando ao final o presidente da OAB da Bahia Luiz Viana Queiroz pela eficiência em sua gestão e pela organização do encontro. Luiz Viana agradeceu a presença de todos os presentes e disse que o evento foi um sucesso. “Fomos acolhidos pela cidade de Rio de Contas de forma extraordinária. Estamos muito felizes com o resultado. Precisamos voltar em breve para Rio de Contas e realizar mais uma edição desse encontro que, além de discutir e apresentar diversos temas da área jurídica, promoveu reencontros de amigos e colegas de trabalho”, destacou Viana.

29 Jul 2013 - 09:16h

Quer ir para o Festival de Inverno Bahia (FIB), em Vitória da Conquista? A Vivo te leva! Habilite um dos planos Vivo Pós na Loja Autorizada e ganhe o seu ingresso. Tenha o plano pós da Vivo que mais combina com você e curta os melhores shows da música brasileira de graça no FIB! Não perca tempo, a promoção já começou e vai até o dia 22 de agosto. A loja autorizada da Vivo em Brumado fica na Praça Armindo Azevedo, 122, Centro, telefone (77) 3441-0993. Estamos esperando por você!