Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2021
Brumado: Servidores do grupo de risco voltarão ao trabalho após imunização da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Portaria nº 394, publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (23), determina o retorno gradual dos servidores públicos do município de Brumado, afastados em razão do enquadramento em grupo de risco da Covid-19, ante o avanço do plano de vacinação operacionalizado na cidade. Segundo o documento, os servidores do grupo de risco executarão suas atividades presencialmente após completarem o esquema vacinal. Fica excepcionado do retorno ao trabalho aqueles servidores públicos que mantém provimento judicial favorável ao afastamento em razão de comorbidade, bem como servidoras gestantes. Os servidores que não retornarem no prazo estabelecido terão os dias de trabalho computados como faltas injustificadas e poderão incorrer em abandono de cargo. 

Detran-BA divulga novos prazos de renovação da CNH e outros serviços Foto: Murillo Velasco/G1

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) divulgou novo calendário de prazos e procedimentos para condutores, registro de veículos novos e transferência de propriedade de veículos em todos os municípios baianos. Segundo o Detran-BA, o calendário passa a valer a partir da próxima segunda-feira (2). O Detran-BA informou que, segundo a Deliberação 230 do Contran, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, passa a seguir novo cronograma. A norma também trata do registro de veículos. Os carros zero quilômetro adquiridos entre 12 de fevereiro de 2021 e 1º de agosto de 2021 deverão ser registrados e licenciados até 31 de agosto de 2021. Para a transferência de propriedade de veículos seminovos adquiridos entre 28 de janeiro de 2021 e 1º de agosto de 2021, o prazo é até 30 de setembro. Ainda de acordo com o Detran-BA, o Contran estabelece ainda novos prazos relativos às notificações de trânsito e penalidades já expedidas. O período de apresentação de defesa prévia e indicação do condutor infrator, para as notificações expedidas até 26 de fevereiro de 2021, fica estabelecido de 2 a 31 de agosto de 2021. A regularização pode ser efetuada através do portal, mediante agendamento, e pelo aplicativo SAC Digital.

Brumado: PM atende ocorrências de violência doméstica nos bairros Urbis III e São José Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Somente no domingo (25), a Polícia Militar atendeu a duas ocorrências de violência doméstica na cidade de Brumado. Na primeira delas, os policiais estiveram na Rua B, no Bairro Urbis III, onde o autor das agressões, um homem de 33 anos, e a vítima, uma jovem de 27 anos, foram encontrados bastante exaltados. As janelas da residência do casal estavam quebradas e a jovem com sinais de violência física. Ambos foram conduzidos e apresentados na 20ª Coorpin para adoção das medidas cabíveis. Na segunda ocorrência, no Bairro São José (Urbis I), os envolvidos também estavam bastante exaltados. O agressor, um homem de 34 anos, e a vítima, uma mulher de 38 anos, foram conduzidos até o hospital municipal para realização do exame de corpo de delito e, em seguida, à sede da 20ª Coorpin para registro do caso e adoção das medidas cabíveis.

Com o cartão GRNCRED você tem crédito fácil e confiável!

O GRNCRED firmou uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) na qual injetará mais de 1 milhão de reais em crédito no comércio local (veja aqui). Esse investimento possibilitará o aquecimento de toda economia de Brumado, através dos estabelecimentos parceiros. Mais afinal o que é o GRNCRED? O GRNCRED é um cartão de crédito, lançado pelo Grupo Róbinson Nunes, aceito em toda a rede de postos de combustíveis do grupo e em estabelecimentos comerciais credenciados, tais como supermercados, padarias, açougues, farmácias e outros, principalmente nas regiões sudeste, centro-sul e extremo oeste da Bahia. Quais as vantagens ser GRNCRED? Descontos exclusivos; até 40 dias para pagar; parcelamento da troca de óleo na rede postos do Grupo Róbinson Nunes em até 4x sem juros; programa de fidelidade: o cliente acumula pontos e pode troca-los por diversos prêmios. Aproveite essa oportunidade e faça já ou seu GRNCRED, nos pontos de venda: Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) e Posto Sabrina II, na Rua Ernesto Carneiro Nº 09. Saiba mais pelo site www.grncred.com.br ou pela nossa central telefônica 0800 591 8705, e ainda, se preferir, nos chame pelo WhatsApp (77) 99999-3007.

Marido é acusado de agredir esposa e colocar fogo em sua própria residência em Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite do último domingo (25), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para atender uma ocorrência de agressão no Distrito de Cascavel, em Ibicoara, a 177 km de Brumado. Segundo a denúncia, uma mulher de 48 anos estaria sendo agredida pelo marido. No local, a polícia encontrou a vítima e dezenas de pessoas tentando conter um incêndio no imóvel. Testemunhas relataram que o fogo teria sido provocado pelo autor das agressões. Depois de conter as chamas, a vítima foi encaminhada ao posto de saúde, onde recebeu cuidados médicos. A polícia realizou rondas na região, porém o agressor ainda não foi localizado.

Dom Odontologia Premium explica a relação entre doença periodontal e cardiovascular

É bastante comum ouvir que a saúde bucal é vital para a saúde geral. Algumas pesquisas realizadas mostraram que uma boa parte da população, por exemplo, vive com problema periodontal ou gengival que muitas vezes não é diagnosticado. Isso se deve ao fato de o paciente não ir ao dentista com a frequência que deveria e de não realizar uma boa higiene bucal. E essas doenças gengivais são perigosas, muitas vezes apresentam-se de maneira silenciosa e indolor. Quando o indivíduo descobre o problema muitas vezes já tem alguns elementos perdidos na boca. Além da perda do dente doenças gengivais podem causar muitos outros problemas, um deles está relacionado a doença no coração. Há evidências de dois fatores específicos entre saúde bucal e doença cardíaca. Primeiro, estudos recentes mostram que se você possui doença periodontal em estágio moderado, você corre mais riscos do que alguém que possua gengiva saudável. Segundo a saúde bucal fornece sinais de advertência aos médicos para uma gama de problemas e doenças, incluindo doença cardíaca.

Por que esses dois fatores estão relacionados?

A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias - e outros germes - a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isto pode resultar em doença como a endocardite; uma infecção do revestimento do coração. Outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com o American Heart Association, associação cardíaca dos Estados Unidos.

Quem corre risco?

Pacientes com problemas crônicos como gengivite ou doença periodontal avançada têm maior risco de desenvolver doença cardíaca causada por saúde bucal precária, principalmente se ela não for diagnosticada e não for tratada. As bactérias associadas com a periodontite estão na boca e podem entrar na corrente sanguínea onde se fixam aos vasos sanguíneos e aumentam o risco de doença cardiovascular. Mesmo que você não tenha inflamação aparente na gengiva, a higiene bucal inadequada e a placa acumulada podem resultar em doença periodontal. A bactéria também pode migrar para a corrente sanguínea aumentando o nível de proteína C reativa, que é indicadora de inflamação dos vasos sanguíneos. Isto pode aumentar o risco de doença cardíaca e AVC.

Sintomas e sinais de advertência

De acordo com a American Association of Periodontology (AAP) (Associação Americana de Periodontologia), você pode ter doença periodontal, mesmo em seus estágios iniciais, se:

• Sua gengiva está vermelha, inchada ou dolorida ao toque.

• Sua gengiva sangra quando você come, escova ou usa o fio dental.

• Você enxergar pus ou outros sinais de infecção em volta da gengiva e dos dentes.

• Sua gengiva parecer estar se afastando dos dentes.

• Você tiver mau hálito frequentemente ou notar um gosto ruim na boca.

• Algum dente estiver mole ou se você notar que ele está se afastando dos outros dentes.

Medidas de prevenção

Uma boa higiene bucal e exames regulares são a melhor maneira de proteção contra o desenvolvimento da doença periodontal. Recomenda-se escovar os dentes três vezes por dia com escova de cerdas macias e cabeça pequena para que alcance todas as superfícies dentárias adequadamente, bem como utilizar o fio dental. Assim com essas simples medidas você consegue se proteger e manter sua saúde bucal e geral.

CONTINUE LENDO
Jovem de 35 anos morre em acidente de moto na cidade de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último domingo (25), um acidente de moto terminou com uma vítima fatal nas proximidades do cemitério, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O Samu 192 atendeu a ocorrência e constatou o óbito de Fabrício Lima dos Santos, de 35 anos, residente na Aurerino José de Oliveira, no município de Candiba. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, equipes do Departamento de Polícia Técnica e da Polícia Militar também estiveram na cena do acidente para os procedimentos de praxe. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi.

Brumado: Há duas semanas, idosa de 84 anos aguarda cirurgia do fêmur e família aciona MP Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após cair em casa, uma idosa de 84 anos, identificada como Judith Araújo de Almeida, fraturou o fêmur e o braço esquerdo. Internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), a idosa aguarda há duas semanas para realizar uma cirurgia ortopédica. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Stefani Cris de Almeida relatou que a cirurgia chegou a ser marcada três vezes, porém foi desmarcada porque acidentados mais jovens ocuparam a vaga de sua avó. “Na sexta-feira passada marcou mais uma vez, mas foi novamente desmarcada porque chegou outro acidentado mais jovem. Ontem, os médicos sinalizaram que a cirurgia seria realizada. Estava tudo preparado, ela estava em jejum. Quando foi à tarde avisaram de novo que a cirurgia não seria realizada”, contou. Devido à idade, a idosa precisa dispor de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que dificulta mais ainda o processo de sua cirurgia. Stefani cobrou que o direito à saúde é de todos e que sua avó não pode ficar agonizando em um leito de hospital da forma como está. “Ela vai morrer daquele jeito. Está ficando muito exposta e sofrendo com muita dor”, salientou. A família já acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para agilizar a cirurgia da idosa. Vale lembrar que o Hospital Municipal é referência na área de ortopedia.

Antes de apostar com Bitcoin em cassinos online, certifique-se de ler nosso guia para algumas coisas importantes que você precisa saber. Todos nós gostaríamos de pensar que apostar com criptomoedas em cassinos online é uma experiência incrível. Se acontecer de você se inscrever para jogar nos melhores sites do ramo, será. No entanto, existem alguns sinais de aviso de que você precisa saber se quiser evitar as armadilhas de apostar online no Bitcoin e em outros cassinos que aceitam criptomoedas. Vamos examinar alguns deles brevemente nas próximas seções.

Nem todos os cassinos criptomoeda são seguros

Nem todos os cassinos criptomoeda podem ser considerados seguros para jogar. Existem cassinos desonestos e sites na lista negra por aí, e eles não jogam de acordo com as regras. No entanto, desde que você opte por jogar em um dos cassinos mais reconhecíveis, confiáveis e bem licenciados, como o respeitável BitcoinCasino.io, você estará se dando uma grande vantagem em termos de segurança e proteção.

Sem assistência formal

Não há banco central ou autoridades que possam ajudá-lo quando você aposta com Bitcoin. Como o Bitcoin e outras criptomoedas são centralizadas, você geralmente está sozinho. Existem algumas opções de suporte moderadas abertas para você (geralmente do fornecedor da carteira e talvez até mesmo dos cripto cassinos em que você joga), mas nada substancial. Além disso, eles não controlam o blockchain e só podem ajudá-lo muito.

Sem reversões

Uma vez que uma transação de Bitcoin foi feita em um cassino online, ela não pode ser cancelada. Ao sacar com opções de moeda FIAT, geralmente há um período pendente em que você pode reverter um saque. Você não terá esse luxo ao jogar com criptomoedas. Uma vez que uma transação foi compensada, ela é gravada em pedra e parte do blockchain. Portanto, você precisa ser extremamente cuidadoso para garantir que entende o que está fazendo ao efetuar um pagamento.

Natureza altamente volátil

Criptomoedas, como temos certeza de que você sabe, são altamente voláteis. Podem valer amendoins em uma semana, milhares na próxima e cair novamente dentro de duas semanas. Se você deseja ter certeza de obter valor pelo dinheiro com as apostas em criptomoedas, precisa entender os mercados e prestar atenção especial às notícias, pois isso pode afetar a volatilidade das criptomoedas.

100% de anonimato não é garantido

Não existe uma criptomoeda que lhe ofereça 100% de anonimato. Sempre há um registro (o blockchain), e os bisbilhoteiros mais determinados podem seguir as migalhas de pão para descobrir exatamente de onde a transação veio e para onde foi. Isso não significa necessariamente que eles possam descobrir sobre sua história, mas há pelo menos um registro de tudo.

Antes de jogar em qualquer cassino criptomoeda, você deve se certificar de que entende os cinco pontos listados acima perfeitamente. Isso pode garantir que você esteja bem preparado para fazer apostas em jogos de cassino com Bitcoin e altcoins.

CONTINUE LENDO
Secretaria de Educação de Brumado faz avaliação positiva do retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cerca de 20% dos alunos retornaram para as salas de aula nesta segunda-feira (26), na rede municipal de ensino de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, fez uma avaliação positiva desse primeiro dia de retomada das aulas presenciais nas escolas. “Estamos surpresos e muito contentes porque o retorno está muito além das nossas expectativas. Ainda estou concluindo o balanço, mas já tenho a estimativa de que voltaram para as escolas 920 alunos. Após 1 ano e meio parado, retomamos as aulas hoje e muitos pais justificaram que não tinham comprado a farda, material. É muito gratificante e uma vitória para a administração”, salientou. Nolasco afirmou que, ao longo dos próximos dias, o número deve aumentar em razão da confiança dos pais nos protocolos de segurança estabelecidos nas escolas. “Nessas duas semanas, iremos acompanhar e monitorar diariamente a quantidade de alunos. Vai ser um teste para, a partir da terceira semana, voltarmos em tempo integral”, completou.

Brumado chega a 190ª morte de Covid-19

Nesta segunda-feira, 26 de julho, o município de Brumado registra 9488 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 08 internações, 190 óbitos, 205 pacientes em tratamento e 9093 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Secretário de Saúde anuncia chegada de mais de 610 mil doses de vacinas na Bahia Foto: Reprodução/Redes Sociais

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou a chegada de 613.060 doses de vacina contra a Covid-19. Divididos entre primeira e segunda aplicações, os imunizantes começarão a chegar a partir das 7h20 de terça-feira (27). Segundo o secretário, a chegada dos imunizantes está distribuída da seguinte forma: Oxford/AstraZeneca (Covax): 63.600 imunizantes (destinados à segunda dose) – previsão de chegada às 7h20 de terça; CoronaVac: 250.600 imunizantes (para serem divididos entre primeira e segunda doses) – previsão de chegada às 7h20 de terça; CoronaVac (Butantan monodose): 4.700 imunizantes (para serem divididos entre primeira e segunda doses) – previsão de chegada às 7h20 de terça; Oxford/AstraZeneca (Fiocruz): 150.250 imunizantes (destinados à segunda dose) – previsão de chegada às 19h15 de terça; Pfizer (BioNTech): 143.910 imunizantes (para serem divididos entre primeira e segunda doses) – previsão de chegada às15h de quarta-feira (28). As vacinas devem desembarcar no aeroporto de Salvador e depois de conferidas serão encaminhadas para os municípios da Bahia, conforme determinação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que estabelece o envio para as cidades que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Com estas novas remessas, a Bahia chegará ao total de 10.835.440 doses de vacinas recebidas, sendo 3.809.700 da Coronavac, 5.586.900 da Oxford/AstraZeneca, 1.184.040 da Pfizer e 254.800 da Janssen.

Prefeitura de Brumado dificulta vacinação dos bancários, diz sindicato Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após contato de bancárias e bancários da cidade de Brumado denunciando as dificuldades para vacinação contra a Covid-19, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região retornou à cidade, na última sexta-feira (23), para mais uma tentativa de reunião com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e o secretário de saúde Cláudio Soares Feres e mais uma vez não foram recebidos. Esta foi a segunda tentativa de reunião no município só neste mês de julho. A outra tentativa foi no último dia 1º, quando estiveram na cidade para realização da manifestação que teve como objetivo denunciar os sete casos de contaminação apenas na agência do Banco do Brasil (veja aqui). Na oportunidade a diretoria solicitou o agendamento de uma reunião e até o momento a prefeitura não disponibilizou uma data para o encontro. “Estamos com um sentimento de muita frustração entre os Bancários e demais categorias de trabalhadores convocados para serem vacinados na última sexta-feira (23). Não foram disponibilizadas doses suficientes para todos, aliás não chegou a vacinar nem mesmo 5% dos aptos. Isso nos causa revolta e indignação, a Secretaria de Saúde de Brumado criou essa expectativa positiva e feliz entre os trabalhadores e em pouco tempo, pois acreditamos que assim como aconteceu em muitos outros municípios, seria nossa vez”, aponta Gabriel Caires, Delegado Sindical e bancário do Banco do Brasil. Na cidade a vacinação tem ocorrido a partir de distribuição de senhas no dia anterior. Com isso, na quinta-feira, bancários e bancários estiveram atentos ao horário para solicitação de senha. Com início de distribuição prevista para 17h, alguns trabalhadores relataram que no mesmo horário já não havia senha. Com isso nenhum bancário na cidade conseguiu ser vacinado.

Homem é preso ao levar 'namorada' de 12 anos para dar à luz em hospital nos EUA Foto: Reprodução/Daily Mail

Um homem ficou perplexo quando a polícia o prendeu em um hospital dos Estados Unidos enquanto sua "namorada" dava à luz filho do casal. Segundo a polícia de Oklahoma, ele informou na recepção que a menina, que estava gestante, tinha apenas 12 anos. Juan Miranda-Jara, 24 anos, foi acusado de estupro de primeiro grau quando a menina deu à luz um bebê saudável em um hospital de Tulsa, informou a Fox 23. A polícia disse ao canal de notícias que Miranda-Jara apareceu na quarta-feira (14), com a gestante, alegando ser o pai. Ele acabou sendo levado sob custódia. O casal já havia até posado junto no que parecia ser um chá de bebê, sugerindo que suas famílias estavam bem com a situação, disse a polícia. “Eles entraram como qualquer outro casal animado para dar à luz seu filho”, disse Danny Bean, policial de Tulsa. No entanto, os médicos chamaram as autoridades quando perceberam a idade da mãe. Quando os policiais chegaram, Miranda-Jara até disse com orgulho que ele era o pai do bebê. Ele não sabia por que a polícia havia sido chamada. Os policiais acreditam que Miranda-Jara esperava ir para casa com a menina e seu bebê recém-nascido mais tarde naquele dia, como se tudo fosse perfeitamente legal, informou o canal. A idade de consentimento em Oklahoma é 16 anos. “Não recebemos esse tipo de ligação todos os dias. Certamente foi uma surpresa para todos os envolvidos", admitiu o policial. A suspeita é de que a jovem mãe não fez os exames médicos habituais durante a gravidez, o que significa que nenhum profissional de saúde sabia sobre o bebê até que o casal apareceu para dar à luz.  O homem será levado a julgamento no dia 26 de agosto. Enquanto isso, ele continua detido sob uma fiança de US $ 50 mil (cerca de R$ 260 mil).

Guanambi garante retorno às aulas somente após imunização completa dos professores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 e do Comitê de Educação Municipal com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISPUMUR), ficou definido que as aulas só serão retomadas em Guanambi em outubro depois da imunização completa dos profissionais de educação. Segundo a secretária municipal de educação, Lajucy Donato, o município garantiu ao sindicato que o retorno às aulas em sistema híbrido somente ocorrerá depois de os professores e servidores da educação estarem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19. “Nós estamos alinhados com os professores, pais e alunos e garantimos a todos que esse retorno só será realizado quando os professores estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid”, reiterou Lajucy. Enquanto isso não acontece, equipes das Secretarias de Educação, Saúde e Infraestrutura estão se preparando diante da organização administrativa e logística com equipes gestoras e pedagógicas, adequação físicas das escolas e do transporte escolar; e treinamento de sanitização e desinfecção às equipes de limpeza. Além disso, o Município disponibilizou gratuitamente atendimento psicológico aos profissionais da educação.

Brasil regrediu 20 anos na educação com pandemia, diz secretário dos Direitos da Criança e do Adolescente Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, defendeu a volta das crianças ao ensino presencial, sobretudo nas escolas públicas. De acordo com ele, mais de 3 milhões de crianças brasileiras não tem acesso ao ensino remoto. “Com a pandemia, regredimos 20 anos na educação brasileira”, disse ele. Além disso, fora da escola, essas crianças estão convivendo com problemas nutricionais (muitos tinham a merenda como única refeição do dia), psicológicos, de violência (os professores são uns dos principais denunciantes de violências domésticas praticadas contra crianças) e de socialização. O secretário disse, inclusive, que no retorno às aulas presenciais a equipe escolar deverá estar mais preocupada com o acolhimento dessas crianças do que com a administração de conteúdo didático. “Nesse momento o apelo é que as crianças tenham acesso à educação presencial de uma forma planejada, escalonada, respeitando os protocolos de saúde, respeitando as escolhas das famílias, mas que não se prive as crianças desse direito”, disse. Na conversa, o secretário também abordou sobre os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemorados neste mês. Segundo ele, o ECA foi um marco na legislação que trata desse público com a inauguração da doutrina da proteção integral, na qual a criança passa a ser vista como sujeito de direitos e não apenas objeto de intervenção. O estatuto também trouxe o conceito da criança em especial situação de desenvolvimento: ela tem de ser protegida e amada. “A criança não é um pequeno adulto. Ela não tem de ser submetida às regras do mercado de trabalho. Ela tem de estudar, ser protegida e brincar. Temos de semear para que ela floresça na vida adulta”, disse.

Técnico em contabilidade recupera moto furtada depois de cinco anos em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Há cerca de cinco anos, no dia 29 de julho de 2016, o técnico em contabilidade Denisvaldo Silva de Araújo teve a sua motocicleta furtada na região da Feira Livre, em Brumado. Na época, ele parou o veículo em frente a um bar no local para tomar cerveja com amigos e, quando voltou uma hora depois, não o encontrou mais. No mesmo dia, Denisvaldo registrou um boletim de ocorrência na delegacia. Na quarta-feira (21), ao circular pelas ruas do centro da cidade, para sua surpresa, ele localizou a moto em uma oficina mecânica. “Eu iria ao SAC e passei de frente a esta oficina, lá dentro eu percebi que tinha uma moto idêntica a minha. Me aproximei, vi a placa igual, olhei mais, vi as características, chamei o dono da oficina e disse a ele: 'essa moto é minha'”, relatou. Em seguida, o proprietário da loja acionou o suposto dono, que afirmou que comprou a moto no município de Aracatu pelo valor de R$ 3.500. Todos foram parar na delegacia, onde a polícia confirmou que a moto pertencia a Araújo. Em depoimento, o suposto dono caiu em contradição. A Polícia Civil abriu um inquérito e apreendeu os documentos falsos que estavam com o suposto comprador.

Homem é preso por estupro de vulnerável em Riacho de Santana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 48 anos foi preso na última sexta-feira (23), na cidade de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, acusado de estuprar uma menina de 11 anos. A polícia cumpriu o mandado de prisão expedido pelo juiz da comarca local. De acordo com o jornalista Vilson Nunes, o crime teria sido praticado no dia 12 de julho, quando o acusado ofereceu R$ 100 à vítima para cometer os abusos. Ao ser detido, o homem confessou o crime, mas alegou que estava embriagado.

Criative Fotografia dispõe de máquina com melhor qualidade e revelação em Brumado

Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa máquina possui a maior tecnologia e qualidade em revelação de fotos do mercado. Além disso, possui capacidade de produção de até? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90. Ela utiliza tecnologia a laser para colorac?a?o das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de até? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, 27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado as imagens pelo WhatsApp (77) 99942-0844.

Brumado: Senhas para vacinação contra Covid-19 serão geradas através de página da web

Agora, a senha de vacinação contra a Covid-19 também poderá ser gerada pela página www.brumadosenhas.com. Ao acessar o endereço, o usuário irá preencher um cadastro caso faça parte do respectivo grupo de vacinação, conforme calendário divulgado previamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Para o formulário é necessário informar nome completo, idade e CPF. Ao se cadastrar, o usuário irá receber a senha eletrônica e o local da imunização. Vale lembrar que no posto de vacinação será conferida a documentação do usuário e se o mesmo realmente faz parte do grupo que será imunizado naquele dia.

Proativa Contabilidade comemora 15 anos de excelentes serviços prestados em Brumado

A Proativa está debutando! Fundada em 01 de agosto de 2006, há 15 anos, a Proativa Contabilidade nascia na cidade de Brumado. Empresa pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos seus clientes. “Por esses 15 anos precisamos agradecer a todos que escreveram e escrevem essa história: Deus, familiares, clientes, servidores públicos e privados, fornecedores e a nossa competente equipe de funcionários. Não conseguiríamos chegar até aqui sem vocês. Nosso muito obrigado!”, disse a direção da empresa.

Poucos alunos voltam aos colégios estaduais em Brumado no 1º dia de retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (26), o site Achei Sudoeste esteve no Colégio Estadual de Brumado (CEB) para acompanhar o retorno às aulas. Na unidade, poucos alunos compareceram nesse primeiro dia de retomada das aulas. Mãe de aluna, Andreia Ribeiro definiu que, apesar do medo, a vida precisa continuar. “Uma hora a gente tinha que voltar. A gente fica com medo, mas a vida precisa continuar. Vamos aguardar pra vê se vai pra frente. A vice-diretora me deixou muito tranquila com relação ao protocolo de segurança”, salientou. Ribeiro transmitiu todas as recomendações para a filha, que ainda se sente amedrontada e insegura com a volta às aulas. “Espero que tudo dê certo”, salientou. Ela espera que os adolescentes possam ser inclusos o quanto antes no plano municipal de vacinação. De modo geral, o pai de aluno Agnaldo Cardoso disse que o sentimento é de insegurança e medo nessa retomada, porém é preciso dar um voto de confiança na administração. No colégio, há o dispositivo de álcool gel na entrada e os servidores orientando os alunos com relação ao protocolo de segurança para evitar a disseminação da Covid-19.

Unopar de Brumado apresenta o Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia

A Unopar de Brumado apresenta uma grande novidade: o Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia. A graduação visa formar profissionais capazes de atuar na participação em grupos de saúde, sanitarismo, educação e equipes multiprofissionais que buscam melhorar, adaptar e inovar os serviços de atenção ao idoso. Faça já a sua matrícula e garanta o seu crescimento profissional. A unidade fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, nº 55, no Bairro do Hospital. Entre em contato para conhecer nossos descontos e formas de pagamento por meio do WhatsApp: (77)99806-8684 e (77)99981-3731.

Brumado: Escolas seguindo protocolos, pais temerosos e alunos ansiosos no 1º dia de aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (26), os alunos estão retornando às salas de aula na cidade de Brumado. O site Achei Sudoeste esteve em algumas unidades de ensino acompanhando esse retorno. Na Escola Municipal Professora Clarice Moraes, a dona Marizete Santana disse que ainda não se sente segura com a decisão de mandar a filha para a escola. “É um sentimento doído porque não estou com segurança. A doença ainda está aí. Os professores foram todos vacinados? O pessoal da secretaria, da limpeza? Tenho medo”, destacou. A dona de casa recomendou à filha o uso da máscara e do álcool gel, mas definiu que o sentimento é de medo. “O coração está na mão”, completou. 

Brumado: Escolas seguindo protocolos, pais temerosos e alunos ansiosos no 1º dia de aulas presenciais Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já José Ribeiro, pai de aluno, está confiante no retorno às aulas no município. “Se Deus quiser vai dar tudo certo”, salientou. A diretora da escola, Simone Correia, declarou que, de modo geral, os pais e alunos estão mais seguros de retornar às aulas neste momento. “Esperamos que tudo volte à normalidade”, pontuou. Na entrada da unidade, duas servidoras aferiam a temperatura e passavam álcool gel nas mãos de cada aluno. Antes de entrar na sala de aula, os alunos ainda passam por um tapete higienizante a fim de garantir máxima segurança.

Brumado: CDL realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Arquivo