Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2022
fechar

Conta de luz pode ficar mais cara na Bahia Foto: iStockphoto/Getty Images

Os consumidores baianos poderão voltar a pagar mais caro pela energia elétrica. Após perdas de receita causadas pela pandemia da Covid-19, a Neoenergia Coelba e mais seis companhias elétricas espalhadas pelo país pediram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomposição do equilíbrio econômico-financeiro. De acordo com o Tribuna da Bahia, a agência abriu processo neste mês para analisar se concede o aumento nas tarifas dessas distribuidoras. O mérito do pedido será analisado pela área técnica, por consulta pública e, depois, será votado pela diretoria colegiada da agência. A Coelba e as empresas apontam, por exemplo, perda de faturamento por redução de mercado e aumento da inadimplência dos consumidores como motivo da queda de receita. No último dia 14, a Aneel reconheceu a admissibilidade dos pedidos. Agora, vai analisar o mérito – ou seja, se os contratos devem ser reajustados para recompor perdas causadas pela pandemia. A possibilidade de revisão dos contratos por perdas de receita causadas pela pandemia foi prevista no decreto que criou a “Conta-Covid”, um empréstimo feito ao setor elétrico para socorrer as companhias dos impactos causados pela pandemia. “A Neoenergia Coelba registrou uma inadimplência de 1,54% no primeiro trimestre deste ano. No mesmo período de 2021, o percentual foi de 1,41%. Nos primeiros três meses deste ano foram realizadas, aproximadamente, 70 mil negociações de débitos. Esse número representa um crescimento de 16,82%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior”, informou a companhia baiana ao esclarecer que o índice de inadimplência se refere ao faturamento da empresa a cada trimestre.

Comandante do 17º BPM é homenageado com o Título de Cidadão Guanambiense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 27 de julho de 2018, o Major Arthur Mascarenhas foi nomeado comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sediado em Guanambi, a 141 km de Brumado, um dos maiores desafios de sua vida profissional. Como objetivo, ele tinha que traçar estratégias junto à equipe de policiais para proporcionar à comunidade do Território de Identidade do Sertão Produtivo uma segurança mais efetiva e que pudesse ser referência no Estado da Bahia. Mascarenhas destacou que, ao longo dos últimos 4 anos, foram diversos desafios, muitas conquistas e algumas derrotas. “Tanto as conquistas como as derrotas serviram para avaliar os rumos a serem tomados diariamente até chegarmos a um serviço de excelência na prestação da árdua, porém gratificante missão de proporcionar segurança e bem-estar a esse povo sertanejo, ordeiro, acolhedor e gentil”, declarou. Nessa jornada, o comandante fez questão de louvar os diversos atores que, juntos com o 17º Batalhão, contribuíram para a elevação dos níveis de segurança nos 10 municípios da área de abrangência, como a Polícia Civil, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, a Justiça, os poderes executivo e legislativo municipais, a imprensa e a sociedade. “Sem essa parceria não conseguiríamos atingir esses níveis de segurança que hoje são efetivamente referência em todo o Estado da Bahia, com a redução significativa de todos os crimes contra o patrimônio e contra a vida”, completou. Para celebrar a importância do trabalho desempenhado à frente do Batalhão, o Major recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Guanambiense.

Policiais militares recuperam mais de 140 pneus roubados em Manoel Vitorino Foto: Divulgação/PM

Nesta terça-feira (26), uma carga de 146 pneus foi apreendida por policiais militares do 19º BPM em Manoel Vitorino, no sudoeste da Bahia. A carga teria sido roubada no dia anterior, na BR-116. Através de denúncia anônima pelo telefone da unidade, os militares conseguiram identificar o veículo com as características semelhantes ao que tinha sido roubado anteriormente. Quando a equipe policial se aproximou, o motorista fugiu para um matagal próximo, ele conduzia o caminhão com a carga roubada, pneus da marca bridgestone 225/50R18. O material apreendido foi encaminhado para a delegacia de Manoel Vitorino para o registro da ocorrência. O fugitivo não foi encontrado.

Curso de capacitação para condutores de transporte escolar será oferecido em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Sest Senat), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciará mais um curso de capacitação com habilitação específica para condutores de veículos do transporte escolar em Brumado. As aulas serão ministradas na modalidade de ensino à distância. Segundo o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, a habilitação é obrigatória para os interessados em a atuar no segmento no município. Os interessados em participar da nova turma devem procurar o departamento para apresentação da documentação exigida ou ligar no número 156 para esclarecimento de eventuais dúvidas. As aulas terão início no início do mês de agosto.

Em três anos e meio, Rui Costa cumpriu 54 das 144 promessas de campanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em três anos e meio do segundo mandato à frente do governo da Bahia, Rui Costa (PT), cumpriu totalmente 54 das 144 promessas feitas durante a campanha eleitoral, em 2018, o que corresponde a 37,5% do total. Além disso, o governador do estado cumpriu parcialmente 34 promessas, o equivalente a 23,61%. Os compromissos são monitorados desde a posse. Faltando seis meses para concluir a segunda passagem como titular do Poder Executivo na Bahia, Rui Costa ainda não cumpriu 56 promessas, o que representa 38,88% do que foi prometido. Trata-se de um acompanhamento durante a gestão. A avaliação final será feita ao término do mandato. O levantamento, exclusivo do G1, monitora o que foi prometido pelo governador do estado, tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação de Rui. Direitos Humanos e Sociais e Meio Ambiente e Agronegócio são algumas das áreas que tiveram os maiores percentuais de promessas cumpridas. Já Mobilidade Urbana e Economia estão entre as áreas mais atrasadas.

Caetité: Festa de Sant'Ana tem edição mais pacífica dos últimos anos, diz Polícia Militar Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Padre Alessandro Campos encerrou as comemorações dos Festejos de Senhora Sant'Ana em Caetité, a 100 km de Brumado. Foram nove dias de atos religiosos, culturais e festa popular que atraíram pessoas das cidades próximas e de lugares mais distantes. Momentos incríveis marcaram a festa, como o desfile de carros de boi, o Cortejo de São Cristóvão e a Procissão de Santana pelas ruas da cidade. Nas festas populares, atrações do porte de Roberta Miranda, Biquini Cavadão, João Gomes e o próprio Padre Alessandro Campos marcaram mentes e corações dos mais de 60 mil presentes na Praça da Catedral. A Polícia Militar se fez presente em todos os momentos. O esquema de segurança implementado pela 94ª Companhia Independente da Polícia militar (CIPM) proporcionou a Festa de Santana mais pacífica dos últimos tempos. Foram mais de 50 policiais por dia, 07 viaturas e reforço das Rondas Especiais (Rondesp) do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, que trabalharam diuturnamente para o evento. No circuito da festa não foram registrados roubos ou furtos de veículos, agressões, vias de fato ou ocorrência de grande vulto. As intervenções policiais foram pontuais. Segundo o Major Vidal, comandante da 94ª CIPM, a chave do sucesso consistiu na união e fortalecimento entre os principais atores da festa: a Polícia Militar, a Prefeitura Municipal e a Diocese de Caetité.

Fuzis russos são achados em porta-malas de carro na cidade de Barreiras Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois fuzis russos modelo AK-47 foram apreendidos após serem achados no porta-malas de um carro na tarde desta terça-feira (26), na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o motorista do veículo foi preso e encaminhado para a delegacia do município. A apreensão foi realizada pela Rondesp Oeste da Polícia Militar, durante a Operação Poder Marrom. Além das armas, cerca de 1,6 kg de drogas foi apreendido. De acordo com a polícia, uma denúncia sobre um carro branco, com placa clonada, levou as equipes até o bairro de Mimoso, em Barreiras. O automóvel foi localizado e interceptado pelos militares. Diante do nervosismo apresentado pelo condutor, os PMs realizaram uma fiscalização no veículo e encontraram, no porta-malas, os dois fuzis de fabricação, nove carregadores para fuzis e pistolas, pouco mais de 400 munições para fuzil, espingarda e pistola, 735 gramas de cocaína e 900 gramas de crack. O motorista, o veículo, as armas e as drogas foram apresentados na delegacia de Barreiras. O homem que dirigia o carro possui passagens pela polícia e é suspeito de liderar uma organização criminosa que atua na região oeste da Bahia, informou a SSP-BA.

Brumado: Aloma Gomes é transferida em UTI aérea e inicia tratamento em Salvador Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após campanha realizada pelo site Achei Sudoeste, a influenciadora digital Aloma Gomes Santos, 24 anos, conseguiu vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) avançada para tratamento de saúde (veja aqui). A vaga foi disponibilizada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. A transferência da influenciadora digital aconteceu na noite desta terça-feira (26). Devido à falta de sinalização luminosa no Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, Aloma precisou ser conduzida até o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, para seguir viagem até Salvador em uma UTI aérea disponibilizada pelo Estado da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o voo que conduziu Aloma foi tranquilo e a paciente não apresentou nenhuma intercorrência. Ela deu entrada na UTI cardiovascular do HGRS no final da noite de ontem (26) e já iniciou o tratamento.

Brumado: Família na torcida por Vanderlan, lateral esquerdo que é destaque no Palmeiras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O jovem brumadense Vanderlan, de 19 anos, foi o grande destaque do Palmeiras na última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol (veja aqui). O lateral esquerdo seguiu os mesmos passos do pai, Vanderlei Barbosa da Silva, no futebol. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vanderlei contou que o filho o acompanhava desde pequeno nos jogos. “Sempre o incentivei desde pequeno. Aos 4 anos, botei ele numa escolinha de futebol e, com isso, ele foi crescendo”, relatou. Mesmo diante das condições difíceis vivendo em um bairro periférico na cidade, Seu Vanderlei sempre acreditou que o filho poderia se tornar atleta profissional, visto que era muito dedicado e esforçado. “Sempre falei: esse menino vai longe e, graças a Deus, hoje, estamos tendo esse retorno. Glória que ele tá explodindo no mundo todo”, comemorou. A mãe do jovem, Valquíria Alves da Silva, contou que o filho saiu de casa com 13 anos para tentar a carreira no futebol. “Foi muito difícil. Por ser o filho caçula, ele era muito apegado comigo. Quando viajou pela primeira vez quase morri de tanto chorar. Acreditei nele e em Deus. Ele está conduzindo seus passos e ele ainda vai longe”, falou.

Banco Central lança moedas comemorativas dos 200 anos da Independência Foto: Reprodução/Banco Central

O Banco Central (BC) lançou nesta terça-feira (26) duas moedas comemorativas alusivas aos 200 anos da Independência do Brasil. Uma das moedas é de prata e a outra é de cuproníquel (liga de cobre e de níquel). Segundo o BC, a moeda de R$ 2, feita em cuproníquel, é a primeira da história a conter detalhes coloridos em um dos lados. O reverso da moeda exibe uma faixa verde-amarela e a primeira estrofe do Hino da Independência, escrito por Evaristo da Veiga. As moedas, destinadas a colecionadores, serão produzidas pela Casa da Moeda e vendidas exclusivamente pelo site Clube da Medalha – a venda deve começar ainda nesta terça. A moeda de prata custará R$ 420 e a de cuproníquel, R$ 34. “As duas moedas que lançamos hoje retratam esse momento histórico que trouxe como desfecho a independência do nosso país”, afirmou o presidente do BC, Roberto Campos Neto. O lançamento das moedas foi aprovado em setembro do ano passado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A homenagem está sendo coordenada pela Comissão Interministerial Brasil 200 Anos, chefiada pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo. O Banco Central já lançou diversas moedas comemorativas ao longo da história. Entre elas, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do centenário da Imigração Japonesa no Brasil e em homenagem ao piloto Ayrton Senna.

Brumado: Coordenador de A Seara denuncia abuso de autoridade e truculência de PM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em contato com o site Achei Sudoeste, o coordenador da associação beneficente A Seara, Alexandre Wagner, denunciou que teria sofrido abuso de autoridade por parte de um policial militar em Brumado. O caso ocorreu no dia 28 de junho, durante busca a um de seus assistidos. Segundo Wagner, na Avenida Centenário, o policial que atendeu a ocorrência o chamou de “acoitador de bandido” sem motivo algum. “Ao tentar responder, ele me deu três tapas nas costas. Disse a ele que ele estava praticando abuso de autoridade contra uma pessoa diagnosticada com câncer, o que é um agravante”, contou. O coordenador compareceu à delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Porém, no local, teria sido novamente abordado pelo mesmo policial. Wagner relatou que o militar foi truculento ao tentar impedir que ele fizesse a queixa. “Ele tentou me derrubar da cadeira onde eu estava prestando a ocorrência contra a pessoa dele. Tentou me tirar de lá de todas as formas”, acusou. Outra violação apontada pelo coordenador foi a apreensão irregular da motocicleta da entidade. O veículo teria sido guinchado na porta da delegacia sem que houvesse qualquer irregularidade. “É injusto e ilegal”, garantiu. O comando da Polícia Militar disse que o caso está sendo investigado.

Sesab confirma 1º caso da varíola dos macacos no interior do estado Foto: Divulgação/OMS

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, nesta terça-feira (26), o primeiro caso da varíola dos macacos no interior do estado. O registro ocorreu em Ilhéus, em um paciente com histórico de viagem à Europa. Com esta nova notificação, a Bahia soma atualmente seis casos confirmados da doença causada pelo vírus Monkeypox, sendo cinco deles em Salvador. Segundo a Sesab, ainda são investigados outros 31 casos suspeitos nos municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (15), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).

Operação fiscaliza postos de combustíveis em Brumado, Caetité e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante os dias 18 e 22 de julho, a Operação Posto Legal fiscalizou 25 postos de combustíveis nos municípios de Brumado, Caetité e Guanambi, na região sudoeste da Bahia. O objetivo é aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano, entre outros tópicos. Na ação, o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro) interditou dois bicos de combustíveis por apresentarem problemas de vazão. Pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), foram identificados postos com produtos expostos sem preços, fora do prazo de validade ou sem a data de vencimento, erros no preenchimento da placa de razão, ausência da tabela de tributos, exposição errônea dos preços dos produtos e ausência do Código de Defesa do Consumidor em local visível. Já a Secretaria da Fazendo do Estado identificou o uso irregular de máquina de cartão de crédito em quatro postos. Além disso, 15 estabelecimentos estavam inadimplentes com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). As infrações encontradas são passíveis de notificação, autuação, processo administrativo ou multa, a depender da situação.

IPVA dos veículos com placas de finais 9 e 0 pode ser quitado com 10% de desconto até o final deste mês Foto: German Maldonado/TV Bahia

Os contribuintes que possuem veículos com placas de finais 9 e 0 podem quitar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10% até o final deste mês. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o desconto no pagamento é válido até quinta-feira (28) para quem tem veículo com final da placa 9 e até sexta (29), para os contribuintes com placa 0. Para realizar o pagamento, é necessário ir a uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas informar o número do Renavam. Os proprietários de veículos têm também a opção de parcelar o imposto em cinco vezes, sem o desconto. Para isso, é necessário pagar a primeira cota na mesma data em que ocorre o vencimento do desconto de 10%, ou seja, quinta-feira para placas de final 9 e sexta, para placas de final 0.

Brumado: Município fará pavimentação do acesso ao presídio, mas depende da data de inauguração Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, garantiu que o Município de Brumado fará a pavimentação asfáltica nas vias de acesso ao presídio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o prefeito já autorizou o início das obras. O secretário pontuou que o começo dos trabalhos está vinculado à data de inauguração da unidade, a qual ainda não foi confirmada. “Vamos entrar em contato novamente com o secretário de ressocialização para falarmos a respeito da data de inauguração do presídio. Em seguida, vamos cobrar da empresa responsável o dia que seria feito, realmente, esse acesso”, declarou. Após iniciadas, as obras devem ser finalizadas no período de uma semana.

Bahia registra 2.161 casos de Covid-19 nas últimas 24h e 19 mortes pela doença

A Bahia registrou 2.161 casos de Covid-19 e 19 mortes pela doença nas últimas 24h, segundo o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (26). Além disso, 7.487 casos estão ativos. Dos 1.651.794 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.614.006 são considerados recuperados e 30.301 tiveram óbito confirmado. No entanto, os dados ainda podem sofrer alterações, conforme alertou o órgão estadual. O boletim também traz dados com 1.945.872 casos descartados e 357.083 em investigação. O estado contabilizou 67.358 profissionais da saúde que testaram positivo Covid-19. Os dados mostram ainda as taxas de ocupação de leitos. A taxa de ocupação das UTIs adulto no estado é de 54%. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta terça-feira.

Conquista: PRF recupera veículo roubado e comprado por valor bem abaixo do mercado Foto: Divulgação/PRF

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um Hyundai/Hb20 com registro de roubo. A ação ocorreu nesta terça-feira (26), na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os soldados faziam fiscalizações na altura do quilômetro 825 quando abordaram o veículo, conduzido por um homem de 32 anos. Durante a fiscalização, os policiais desconfiaram de alguns sinais de identificação e, após consultas, constataram que se tratava de um clone. Além disso, havia um registro de roubo para o veículo original. O motorista afirmou para a equipe que comprou o carro junto com seu sócio por R$ 18 mil, na cidade de Santo Antônio de Jesus. Diante dos fatos, a PRF deu voz de prisão ao motorista e apresentou a ocorrência na Delegacia de Polícia Judiciária para lavratura do flagrante por crime de receptação (art. 180 CP).

Mulher acusada de estelionato é detida após reconhecimento facial em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceria com o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deteve uma mulher acusada de estelionato. A mesma foi localizada na rodoviária do município através do sistema de reconhecimento facial do Cicom. As câmeras apontaram 96% de compatibilidade no reconhecimento da face da mulher. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª CIPM, explicou que as câmeras de identificação facial são conectadas ao sistema de Salvador. “Quando esses elementos que têm alguma pendência com a justiça passam pelas imagens das câmeras, automaticamente, o sistema de Salvador é acionado. Foi o que aconteceu. Esse alarme foi acionado no Cicom, que entrou em contato com a 34ª CIPM. Uma guarnição de imediato se deslocou ao local e conduziu a mulher à delegacia”, relatou. Na unidade, segundo a Major, foi constatado que a mulher tem um mandado de prisão em aberto. O caso ainda está sendo investigado. A suspeita estava acompanhada dos filhos menores de idade e o Conselho Tutelar foi acionado para participar da ocorrência.

Governador da Bahia processa prefeito de Brumado e pede R$ 120 mil de indenização Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa dos Santos (PT), ingressou com uma ação indenizatória contra o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), no último dia 13 de julho. O gestor da capital do minério ainda não foi intimado. Rui já havia anunciado que protocolaria processos contra Eduardo (veja aqui). De acordo com a ação obtida com exclusividade pelo site Achei Sudoeste, os advogados de Costa escreveram que vídeos foram e estão sendo divulgados com calúnias, injúrias e difamações que buscam atingir o chefe de estado e que, por óbvio, acabam também por atingir a sua honra e moral. Nos autos do processo, os advogados do governador baiano apresentam as gravações feitas por Lima em suas lives transmitidas através das redes sociais, como Facebook e Instagram. Segundo a peça, Lima imputa falsas acusações contra Santos. Em lives, o prefeito acusa o governador de fazer pronunciamento criminoso ao defender o narcotráfico, além de afirmar que o petista incentiva o delivery de drogas na Bahia. “Registra-se, por oportuno, que o réu, o prefeito/líder do executivo da cidade de Brumado/Bahia, é conhecido por declarações proferidas sem qualquer cuidado ou observação aos direitos de terceiros por ele envolvidos nas suas infelizes declarações”. A peça ainda relata que as acusações realizadas pelo réu ocorreram após as tratativas sobre a licitação para privatização do sistema sanitário da cidade de Brumado, durante as quais o réu tentou convencer que o autor direcionasse a licitação da obra a uma empresa específica e concordasse com a privatização. “Da simples análise do quanto gravado e divulgado extrai-se que a forma de abordagem utilizada foi realizada com o intuito de caluniar e difamar o autor! Vingança política!”, disseram os advogados do chefe do executivo baiano, que descartaram audiência de conciliação. O petista pede na ação indenização de R$ 120 mil, recolhimento das custas processuais, além de exclusão das lives do gestor brumadense das plataformas digitais.

Crea realiza Congresso Estadual de Profissionais da engenharia em Brumado

Com objetivo de levantar propostas, políticas, estratégias e programas de integração do Sistema Confea/Crea com a sociedade, a etapa microrregional do 11º Congresso Estadual de Profissionais ocorrerá no dia 27 de julho, a partir das 18h30, na Escola Antônio Carlos Magalhães, em Brumado. Os profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências da região que se posicionarem no evento poderão ter suas demandas pautadas na etapa estadual do Congresso, cujas temáticas são Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional. O Inspetor Chefe em Brumado, o Engenheiro Agrônomo Sinval Xavier de Aguiar, ressalta como o evento será uma oportunidade para os profissionais levarem suas dúvidas, com a intenção de assim melhorar suas participações no sistema. Sobre as pautas a serem discutidas na ocasião, considera mais relevantes as questões da fiscalização sobre arquitetos realizando funções de engenheiros, da demanda de aumento de carga horária para responsabilidade das lojas agrícolas, e sobre melhor divulgação do Crea no sistema profissional. A Inspetoria de Brumado foi instalada em agosto de 1997, é composta por seis inspetores, e está hoje localizada na Praça Coronel Zeca Leite, número 460, no centro da cidade. O sistema Confea conta com 1.868 profissionais e 694 empresas cadastradas na região, principalmente nas áreas de Mineração e Construção Civil.

Dia 7 de agosto tem a III Maratona do Terrão em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Terceira Edição da Meia Maratona do Terrão está se aproximando. Já está tudo sendo preparado para, no próximo dia 7 de agosto, a tradicional corrida ser realizada em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o atleta e organizador do evento, Serginho Pinheiro, disse que está muito feliz com tudo que está se desenvolvendo. Para esta edição, segundo explicou, serão promovidas: uma caminhada, uma corrida kids e a meia maratona. Esta última é composta por três etapas: 5 km, 10 km e 21 km. “Já estamos chegando a 100 inscrições só na corrida dos adultos, mas temos quase 56 inscritos na caminhada e mais 70 crianças. Todos, pra mim, são atletas. No total, são 200 camisas”, informou. Até o momento, 19 cidades e 3 estados marcam presença no evento. Os interessados podem se inscrever através do Instagram @corrida_terra ou do número (77) 99960-1781. As inscrições para a meia maratona custam R$ 110. Os fundos arrecadados serão revertidos para o projeto social Correndo com Atitude.

Covid-19 matou mais crianças pequenas do que 14 doenças em 10 anos Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Saúde

Desde março de 2020, quando a covid-19 começou a se disseminar no Brasil, a doença causou no país a morte de 539 crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Esse número, atingido em pouco mais de dois anos de pandemia, é mais que o triplo do total de mortes que outras 14 enfermidades causaram juntas em um período de 10 anos. De acordo com a Agência Brasil, entre 2012 e 2021, neurotuberculose, tuberculose miliar, tétano neonatal, tétano, difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, rubéola, hepatite B, caxumba, rubéola congênita, hepatite viral congênita e meningite meningocócica do tipo B tiraram a vida de 144 crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Embora sejam enfermidades capazes de matar, todas elas podem ser prevenidas por vacinas. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (25), foi realizado por pesquisadores do Observatório de Saúde na Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Eles fizeram a comparação a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. As 14 doenças consideradas no levantamento fazem parte da Lista Brasileira de Mortes Evitáveis para menores de 5 anos. Trata-se de uma relação criada por especialistas da saúde infantil sob a coordenação do Ministério da Saúde. Algumas dessas enfermidades não causaram nenhuma morte infantil nos últimos 10 anos. Um exemplo é a poliomielite, erradicada no país desde 1994. Diferente das 14 doenças, não há ainda um imunizante contra a covid-19 aprovado para a faixa etária estudada. Há duas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina CoronaVac em crianças entre 3 e 5 anos de idade. Aquelas com mais de 5 anos já estavam sendo atendidas no Plano Nacional de Imunização (PNI) desde janeiro.

Há três anos, buracos deixam Ladeira dos Parentes intransitável em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a popular Ladeiras dos Parentes, na Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, está intransitável. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a mototaxista Jaqueline Moreira disse que os motoristas estão correndo risco ao circular no local. “É triste viver dessa forma. O desvio que tem ali é praticamente intransitável. A gente faz motocross literalmente”, afirmou. Há mais de 1 ano a via está cheia de buracos e o Poder Público tem conhecimento da situação. Segundo Jaqueline, a prefeitura realiza a pavimentação da rua com areia e paralelepípedo e, por isso, as pedras acabam se soltando. Moreira relatou ainda que são muitos os prejuízos causados pela precariedade da via. “O pessoal bate na pedra, fura pneu, amortecedor não tem condições de ficar”, criticou.

Brumado: CDL anuncia vagas de estágio para auxiliar administrativo, atendimento e estoquista

Em Brumado, são muitas as vagas de estágio anunciadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Tem vaga disponível para auxiliar administrativo, cujas atribuições incluem contas a pagar e receber, atendimento a clientes e fornecedores e lançamentos em sistema e planilha. A bolsa estágio é de: R$ 600,00 a R$ 660,00. Também tem vaga para atendimento e vendas, cujas atividades consistem em atender pacientes, marcação de consultas e recebimento de exames médicos. A bolsa estágio é de: R$ 600,00 a R$ 660,00. Por último, tem vaga para estoquista/repositor, cujas atribuições são: controle e recebimento de mercadorias, organização de mercadorias e lançamento em planilhas e sistemas. A bolsa estágio é de: R$ 500,00 a R$ 550,00. Os requisitos mínimos para concorrer às vagas são: estar cursando o ensino médio, técnico ou superior, ter conhecimento básico de informática (office), responsabilidade, boa comunicação e gostar de trabalho em equipe. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] com o assunto “vagas de estágio”. Mais informações podem ser obtidas pelo número (77) 99864-5069. 

Arquivo