Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

27 Ago 2019 - 17:00h

Duas leis que alteram o quadro do Ministério Público da Bahia (MP-BA), bem como reforçam o trabalho desenvolvido no interior do estado, foram sancionadas pelo governador Rui Costa (PT). De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado, a lei 14.100/2019 extingue Promotorias de Justiça desativadas, transforma seus cargos e cria novas Promotorias de entrância intermediária e final. Já a lei 14.111/2019 altera cargos de promotor de Justiça vinculados a Promotorias de Justiça Especializada em Combate à Sonegação Fiscal, de âmbito regional, para seis novas Promotorias de Justiça de entrância final. Com as leis, a Promotoria de Justiça de Brumado foi elevada para Entrância Final. As mudanças permitirão que 36 comarcas passem a contar com mais uma Promotoria de Justiça. Em razão da desativação de comarcas pelo Tribunal de Justiça da Bahia, foram extintas as Promotorias de Justiça sediadas nas comarcas de Boquira e Rio de Contas.

27 Ago 2019 - 16:30h

Um homem, cuja identidade não foi revelada, morreu após desenvolver uma grave doença respiratória associada ao uso de cigarro eletrônico. Esse foi o primeiro caso do tipo registrado nos Estados Unidos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o CDC, 193 pessoas apresentaram sinais de uma doença pulmonar depois do uso do dispositivo. As autoridades de saúde ainda investigam o que levou ao surgimento da doença. Os pacientes relataram um início gradual dos sintomas respiratórios, como falta de ar e dor no peito. Além disso, alguns doentes também apresentaram vômitos, diarreia e fadiga. Muitos dos usuários contaram aos médicos que usaram os vapers para consumir produtos contendo tetra-hidrocanabinol (THC), o principal composto ativo da maconha. Até agora, nenhum produto específico foi identificado em todos os casos. “Embora os casos pareçam semelhantes, não está claro se esses casos têm uma causa comum ou se são doenças diferentes com apresentações semelhantes”, afirmou o CDC, em nota. De acordo com a Veja, os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapers”, surgiram na última década como uma tentativa de substituir os cigarros convencionais. Os defensores dos aparelhos afirmam que o produto é menos nocivo que os bastões de tabaco, já que produzem vapor de água em vez de fumaça. A venda de dispositivos desse tipo foi proibida no Brasil em 2009. O uso pessoal não é vetado, de modo que o consumidor pode trazê-lo do exterior e consumi-lo no Brasil.

27 Ago 2019 - 16:00h

O 36º Congresso Estadual do Comércio Lojista aconteceu em Sauípe, entre os dias 22 e 25 deste mês, com a participação de diversas lideranças do Movimento Lojista Nacional e figuras importantes no cenário político estadual e nacional, como o Secretário da Previdência Rogério Marinho. Este ministrou uma palestra ressaltando os grandes avanços do Governo Federal e como estes devem impactar positivamente na economia. Bruno Dauster, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, destacou importantes investimentos que serão realizados nos próximos anos, principalmente na produção de energias renováveis. O Presidente da Confederação Nacional do Movimento Lojista, José César da Costa, falou sobre a atuação do movimento na aprovação da MP da Liberdade Econômica, que busca a redução da burocracia e facilitará a abertura de novas empresas. O renomado palestrante Leandro Karnal foi responsável pela abertura do evento, que também contou com a presença do presidente da CDL de Brumado, Manoel Messias, bem como de comerciantes locais.

27 Ago 2019 - 15:30h

A companhia aérea de baixo custo JetSmart, controlada pelo fundo americano Índigo Partners, pediu para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para atuar no mercado brasileiro. A empresa quer operar rotas partindo da Argentina e do Chile para o país. Segundo a agência, três empresas low cost (baixo custo) já tinham pedido autorização para voar no país. A chegada dessas companhias se deu após a desregulamentação da franquia de bagagens, que permitiu às empresas cobrar pelo despacho de malas, de acordo com a agência. As três empresas estrangeiras de baixo custo que já atuam no mercado local são: a europeia Norwegian, a chilena Sky Airlines e a argentina Flybondi. Pela regra atual, os passageiros podem levar até 10 quilos como bagagem de mão. A volta da franquia de bagagens chegou a ser aprovada pelo Congresso Nacional, mas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a Veja, nesta terça-feira, 27, o Congresso Nacional realiza sessão que deve analisar diversos vetos presidenciais, entre os quais o veto ao trecho que recriou a franquia de bagagens, determinando o limite de 23 quilos como despacho gratuito de bagagem para aviões com capacidade de mais de 31 lugares.

27 Ago 2019 - 15:00h

O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, rebateu as críticas que estão sendo feitas contra a zona azul. Segundo ele, as mesmas são totalmente infundadas. “Estão tentando colocar na cabeça das pessoas dados e números sem um mínimo de comprovação científica, sem uma relação de impacto efetivamente relacionada ao estacionamento rotativo”, afirmou, acrescentando que a mudança é uma evolução. O superintendente ainda destacou que medidas de melhorias estão sendo elaboradas após contato com a sociedade, comerciantes e instituições. “O que não pode é o brumadense ser usado como instrumento de manobra para pessoas que já se declararam pré-candidatos a cargos políticos em 2020, os quais estariam usando este assunto para fazer um sensacionalismo barato, sem o mínimo de bom senso e conhecimento profundo dos fatos”, finalizou.

27 Ago 2019 - 14:30h

Duas pessoas ficaram feridas após serem atacadas com golpes de faca e espancadas no distrito de São João da Vitória, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso ocorreu na noite de domingo (25). De acordo com a Polícia Militar da região, as vítimas foram identificadas como Darlan Caires de Oliveira e Jeslan Santos Silva. Conforme foi informado à polícia, por testemunhas, foi realizada uma partida de futebol, seguida de um bingo beneficente e, durante o evento, houve uma briga. Não há detalhes do que causou a confusão. Segundo o G1, Darlan e Jeslan foram socorridos para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Darlan está em estado grave e Jeslan está consciente. Ninguém foi preso. Autoria e a motivação do crime serão apuradas pela Polícia Civil.

27 Ago 2019 - 14:00h

O vereador Elias Pereira (PV), o Piau, cumpriu agenda na última semana, em Salvador, em busca de novos investimentos para o município de Brumado. De acordo com o parlamentar, novas demandas foram protocoladas na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e na Superintendência de Transportes da Bahia (SIT). Na Conder, Elias reforçou o pedido para a construção de uma praça no Bairro Baraúnas, uma das principais demandas de seu mandato parlamentar, para atender a uma antiga reivindicação dos moradores.

Na Embasa, Pereira busca a melhoria no sistema de abastecimento de água, bem como a ampliação da oferta de água para novas famílias do Distrito de Itaquaraí. Na SIT, uma nova demanda de Itaquaraí foi debatida, que é o recapeamento da estrada que dá acesso à localidade. “Estamos cobrando e reivindicando melhorias para a nossa população. Como vereador, estou fazendo a minha parte e continuarei em defesa dos interesses de Brumado. Não descansarei enquanto os nossos pleitos não forem atendidos”, disse.

27 Ago 2019 - 12:00h

O trabalho de fiscalização que vem sendo feito pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na região tem causado insatisfação em alguns segmentos. É o que disse o veterinário e fiscal da Adab, Clemente Fernandes, ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, “a coisa é tão escandalosa” que chegaram a tentar transferi-lo a fim de barrar as ações de fiscalização da agência. “A coisa é tão horrível, tão feia, imunda e revoltante que chegamos ao ponto de sermos desafiados por vereadores e prefeitos que prefiro nem nomear porque isso é uma vergonha de todo tamanho”, disse. Ele se disse triste com o quadro, que se trata de uma questão de saúde pública.

27 Ago 2019 - 11:30h

Se você precisa tirar dinheiro no caixa eletrônico, você vai lá, enfia o cartão na máquina e tira. Se quer sair do banheiro do shopping, baixa a maçaneta da porta e sai. Se quer subir a escada da repartição, sobe. Se quer falar com a atendente atrás do balcão da loja, fala. Mas, definitivamente, o mundo não foi feito para Meire Joyce Souza Figueiredo, 37 anos. Para realizar tarefas simples como essas, Meirinha tem dificuldades todos os dias. Tudo é alto demais para ela. Tudo é difícil de alcançar, exceto o seu sonho de mudar o mundo e ajudar as pessoas. No alto dos seus 98 centímetros “muito bem distribuídos em 24 kg”, a mulher que tem problemas até para alcançar o assento de uma cadeira se tornou vereadora. A menor vereadora do Brasil é mais do que uma pequena grande mulher. É um mulherão da porra!  Portadora da síndrome de nanismo, eleita em 2016 para a Câmara de Vereadores de Irecê, Centro-norte da Bahia, é considerada uma gigante na defesa dos direitos de quem, por algum motivo, é excluído do mundo dito “normal”. A história do caixa do banco é tão real que, em 2017, discursou em uma audiência no Congresso Nacional, na Câmara Federal, em Brasília, sobre o assunto. Durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), cobrou por políticas públicas de acessibilidade. Em Irecê, conseguiu transformar em lei municipal a adaptação dos caixas eletrônicos pelas agências bancárias, que são obrigadas a disponibilizar caixas alcançáveis para anãos, mas não o fazem. “Infelizmente, isso ainda não tem sido respeitado. Mesmo os caixas adaptados para cadeirantes eu não alcanço. Os bancos são instituições privadas que insistem em não cumprir a lei”, critica a vereadora, que, enquanto falava dos seus projetos e realizações, relatou diversos outros episódios constrangedores do dia a dia em que seu mandato de vereadora para nada serviu.  A luta de Meirinha contra um mundo que insiste em ser apenas grande, na verdade, vem desde 1995. Aos 12 anos, ela distribuiu ofícios junto aos órgãos públicos e instituições financeiras da cidade para que instalassem orelhões adaptados. As informações são do Correio.

27 Ago 2019 - 11:00h

A Câmara Municipal de Guanambi, localizada a 141 km de Brumado, aprovou nesta segunda-feira (26) o projeto de lei, de autoria do vereador Belonizio Nunes Araujo (PSD), o Tião Nunes, que acaba com a reeleição para a mesa diretora do legislativo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a emenda à Lei Orgânica excluiu o processo de reeleição na Câmara de Vereadores. A população de Guanambi aprovou a proposta, tendo em vista a necessidade de maior alternância de poder no parlamento local.

27 Ago 2019 - 10:30h

Mais da metade da população desaprova o desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro. É o que mostra a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira. O índice de desaprovação aumentou significativamente, chegando a 53,7%, ante 28,2% de fevereiro. No início do ano, 57,5% diziam aprovar o desempenho do presidente, mas esse índice caiu agora para 41%. Não quiseram ou não souberam responder 5,3% dos entrevistados. Com relação ao governo de Jair Bolsonaro, também aumentou a reprovação em 20 pontos percentuais. A avaliação negativa do governo passou de 19% em fevereiro para 39,5% em agosto. A avaliação positiva diminuiu, passando de 38,9% em fevereiro para 29,4% agora. A avaliação regular do governo é de 29,1% e 2% não souberam responder. Foram realizadas 2.002 entrevistas, entre os dias 22 e 25 de agosto, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

27 Ago 2019 - 10:00h

Em sessão na última semana, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto de lei nº 026/2019, de autoria do Executivo, que revoga o direito de escolha dos diretores das escolas municipais por meio de votação, dando ao prefeito o poder da indicação. Para a professora e diretora da APLB/Brumado, Vanuzia Lobo, os vereadores sequer leram o material e estão agindo em razão de politicagens. Para a líder sindical, embora a comunidade esteja sinalizando para insatisfação com a atuação do Legislativo, ele insiste em se alinhar à vontade do gestor, até mesmo ignorando direitos. O projeto, segundo Lobo, não dá autonomia aos diretores, que têm de seguir um projeto único determinado pela secretaria de educação, sob ordem da administração. “O diretor não pode pensar diferente. Se ele ouvir os professores ou a comunidade escolar, está indo contra a vontade que a gestão atual determina”, afirmou ao site Achei Sudoeste.

27 Ago 2019 - 09:30h

O Brasil registrou em julho déficit em transações correntes de 9 bilhões de dólares, pior dado para o mês em cinco anos, segundo divulgou nesta segunda-feira, 26, o Banco Central. De acordo com a instituição, o desempenho é fruto de uma balança comercial mais fraca e do aumento das remessas líquidas de lucros e dividendos para fora do país. Em julho de 2018, foi registrado 4,4 bilhões de dólares. Nos doze meses encerrados em julho, o déficit em transações correntes somou 24,4 bilhões de dólares, cerca de 1,31% do Produto Interno Bruto (PIB); até junho, o valor era de 19,8 bilhões de dólares (1,06% do PIB). Segundo a Veja, as chamadas transações correntes são compostas pela balança comercial (bens), serviços, renda primária e secundária. Basicamente, elas mostram a diferença entre o montante que entrou e saiu do país em determinado período.

27 Ago 2019 - 09:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o veterinário e fiscal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Clemente Fernandes, informou que o Mercado Municipal de Livramento de Nossa Senhora não oferece condições estruturais adequadas para comercialização de carne. Segundo Fernandes, o poder público já tentou fechar o mercado para realização de uma reforma, porém os feirantes não aceitam. “Não podemos aceitar de jeito nenhum o que estamos acompanhando”, afirmou, se referindo à apreensão de carne em condições de comercialização irregulares no local. Fernandes elogiou o trabalho de apoio da polícia militar e da vigilância sanitária nas ações da entidade na cidade, porém afirmou que o poder público tem sido omisso em sua atuação. “Infelizmente, o poder público fica castrado. Ele quer fazer, mas ao mesmo tempo tem medo”, destacou. Nesse aspecto, Fernandes chamou a atenção para o fato de que a problemática está saindo da esfera sanitária para a esfera corretiva, inclusive com a presença do Ministério Público.

27 Ago 2019 - 08:30h

Na semana em que o IBGE divulga o resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre, economistas consultados pelo Banco Central voltaram a rebaixar a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano. O PIB, de acordo com a projeção, deve terminar o ano em 0,80%. Na semana passada, a projeção estava em 0,83%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 26, no Boletim Focus. Os analistas do mercado também baixaram novamente a previsão para a inflação oficial: de 3,71% na semana anterior para 3,65%. De acordo com a Veja, caso se mantenha neste patamar, o PIB será menor que nos dois anos anteriores, quando a taxa de crescimento da economia foi de 1,1%. Os economistas começaram o ano otimistas com o desenvolvimento de investimentos e o setor produtivo, chegando a prever o PIB a 2,57%. Mas, sem a retomada esperada, a previsão virou de “pibinho” depois de cinco meses de reajuste para baixo da taxa. O PIB é soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Na quinta-feira, o IBGE divulga o resultado oficial para o período. Caso venha negativo, como no primeiro trimestre (-0,2%), o país entra em recessão técnica. A previsão do PIB para 2020 também foi revista pelos economistas na edição do Focus. O crescimento da economia deve ser de 2,10%. Na semana passada, a projeção era de 2,20%. Para 2021 e 2022, a projeção se mantém em 2,5%. 

27 Ago 2019 - 08:00h

O Pedal na Roça desta semana esteve na comunidade conhecida como Confinamento Avalon, na região do Campo Seco I, na zona rural de Brumado. Na propriedade, há um criatório de cordeiro, cuja produção de carne nobre é fornecida para diversas partes do país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o produtor Gustavo Costa disse que, depois de muitos anos trabalhando em redações na cidade grande, ele quis fazer algo diferente. “Surgiu uma oportunidade para a família residir em Brumado há uns três anos e, estudando algumas possibilidades, decidimos mexer com cordeiros”, contou. Segundo ele, os animais conseguiram se adaptar às dificuldades do semiárido e o manejo é voltado para produção de carne de cordeiro de qualidade, mais macia e saborosa. “Temos conseguido índices produtivos bem interessantes. A propriedade é muito pequena, com baixa oferta de água como boa parte das propriedades do semiárido e, ainda assim, a gente consegue produzir carne de qualidade para os mercados mais exigentes”, declarou, lamentando que boa parte do mercado local seja atendido pelo abate clandestino. Diante da situação, é inviável e desleal, segundo ele, concorrer com esse tipo de mercado precário. Para o produtor, a exploração do segmento tem sido exitosa nos mercados externos, o que coloca Brumado na rota dos fornecedores de carnes nobres do país.

27 Ago 2019 - 07:30h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin negou conceder liberdade ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), preso desde setembro de 2017 no presídio da Papuda, em Brasília. Geddel foi para a cadeia por conta das suspeitas no caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro em um apartamento em Salvador (BA) em 2017, em um desdobramento da Operação Lava Jato. De acordo com o G1, Fachin não viu ilegalidades na prisão e negou soltar ou conceder medidas cautelares, como prisão domiciliar, porque Geddel não preenche os requisitos para ficar preso em casa (idade avançada ou portador de doença grave, por exemplo). “As hipo?teses taxativas de colocac?a?o do preso proviso?rio em prisa?o domiciliar sa?o previstas no art. 318 do Co?digo de Processo Penal, sendo certo que a situac?a?o fa?tica do requerente na?o se amolda a estas, cuja configurac?a?o enseja, ademais, prova ido?nea de sua ocorre?ncia”, afirmou Fachin.

27 Ago 2019 - 07:00h

O projeto nº 026/2019, de autoria da prefeitura de Brumado, revoga o direito de escolha dos diretores das escolas municipais por meio de votação, dando ao prefeito o poder da indicação. A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores, em sessão na última semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a professora e diretora da APLB/Brumado, Vanuzia Lobo, disse que o prefeito quer ter o poder de nomear os diretores, tendo em vista o grande poder de articulação social das escolas. “O que o prefeito entende quando não se permite democratizar, ele ainda tem a leitura do voto de cabresto e curral eleitoral. Ele sabe que, dentro das indicações, ele não consegue só o voto do diretor e vice-diretor, consegue muito mais”, avaliou. Com o governo arranhado e desgastado, principalmente, na área da educação, Lobo afirmou que, se o prefeito permitir a eleição nas escolas, irá perder muito.

27 Ago 2019 - 00:00h

No final da última sexta-feira (23), uma operação conjunta realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Vigilância Sanitária e 46ª CIPM resultou na apreensão de carne em condições de comercialização irregulares, bem como de abate clandestino, no Mercado Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o veterinário e inspetor da Adab, Clemente Fernandes, disse que o órgão está tentando fazer com que a justiça prevaleça. “Não é justo o cara estar ganhando o dinheiro dele e em cima disso prejudicando a saúde do próximo. É uma verdadeira afronta à saúde pública. É terminantemente proibido o abate clandestino. Em hipótese nenhuma podemos vender carne em feiras livres, a carne tem de estar refrigerada”, explicou. O fiscal relatou que, no mercado municipal, alguns feirantes vendem as carnes em condições totalmente inapropriadas, penduradas em ganchos sujos. Além disso, os próprios comerciantes não se apresentam da forma adequada para manipulação das carnes, muitas vezes trabalhando apenas de calção. “Não vamos aceitar que pessoas indecentes e indecorosas tragam doenças para nosso povo como já vem acontecendo”, resumiu.

26 Ago 2019 - 17:00h

Duas ocorrências de violência doméstica foram registradas na cidade de Brumado, neste domingo (25). Segundo informações da polícia, na Rua Aparecida, no Bairro São Félix, por volta de meia noite e meia, um indivíduo foi flagrado puxando os cabelos de sua companheira. Os policiais interviram para cessar a agressão. A vítima teve algumas lesões e o agressor não resistiu ao ser conduzido à delegacia, onde o flagrante foi lavrado. Já por volta de 23h, em ronda na Praça Hélio Cotrim, a pracinha do fogo, a polícia foi acionada por uma mulher que disse ter sido agredida e ameaçada pelo ex-companheiro. O indivíduo estava aparentemente alcoolizado e conduzindo uma motocicleta. A vítima e o autor foram conduzidos para delegacia, juntamente com o veículo. Os fatos foram registrados e o agressor ficou detido à disposição da justiça.