Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2020
Fornecimento de água será interrompido em Brumado e Malhada de Pedras, diz Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com comunicado da Embasa, para possibilitar a realização de testes operacionais em novos equipamentos instalados na Barragem de Cristalândia, o fornecimento de água será temporariamente interrompido em Brumado e Malhada de Pedras, nesta sexta-feira (14), a partir de 8h. O serviço deverá ser concluído às 17h, quando o fornecimento de água começará a ser retomado gradativamente, com previsão de completa regularização em 48 horas após a sua finalização. O trabalho visa garantir maior segurança operacional do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado.

Três presos na delegacia da cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia, foram diagnosticados com coronavírus. Eles foram colocados em uma cela separada dos demais detentos e estão sendo monitorados nesta quinta-feira (13). Os detentos têm idades entre 18 e 21 anos e tiveram material colhido na última quinta-feira (6), depois de apresentarem sintomas leves da doença. O resultado saiu na segunda-feira (10), mas a situação só foi divulgada nesta quinta. De acordo com a delegacia da cidade, a Vigilância Sanitária esteve no local e passou informações sobre medidas a serem tomadas, para evitar a proliferação da doença na unidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Itambé também informou que profissionais de segurança pública do município passam regularmente por testagem. Como medida de controle e prevenção do vírus, foi elaborado cronograma de limpeza e sanitização da delegacia. A cidade de Itambé registra, até o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) 106 casos confirmados da doença.

Homem resiste à prisão e é morto em confronto com a Cipe Sudoeste em Jacaraci Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na quarta-feira (12), a Cipe Sudoeste realizou rondas no município de Jacaraci, a 172 km de Brumado, visando reprimir as ações de assalto e roubo a gado recorrentes na região. Tendo conhecimento de uma tentativa de assalto na madrugada, a guarnição se deslocava pela estrada da Fazenda Patos, quando, em sentido contrário, verificou em deslocamento uma motocicleta conduzida por pessoa até então não identificada, com uma arma de fogo tipo espingarda em sua bandoleira. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, não obedecendo a ordem de parada, o indivíduo sacou a arma e empreendeu vários disparos durante a fuga. Os policiais revidaram e conseguiram alvejar o homem, que portava um revólver cal 32. De pronto, a Cipe Sudoeste conduziu o mesmo ao atendimento no Hospital de Jacaraci, onde o médico de plantão constatou o óbito. Posteriormente, o indivíduo foi identificado como responsável por diversos crimes de roubo, receptação, formação de quadrilha, ameaça e homicídio.

Brumado: Secretário de planejamento defende eleições unificadas, 'processo intercalado prejudica municípios' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento, André Cardoso, defendeu eleições unificadas, tendo em vista que o ano eleitoral, de certa forma, prejudica o andamento das obras na cidade. “Se fosse um ano normal, já estaria tudo praticamente paralisado. Não poderia fazer inauguração, nenhum investimento a mais na cidade. Esse é o grande problema das eleições intercaladas. Ano sim e ano não”, avaliou. 

Padre é diagnosticado com Covid-19 em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O padre Valmir Neves Silva, pároco da paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi diagnosticado com a Covid-19. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12), pelo G1. Padre Valmir está internado no Hospital Samur para um melhor monitoramento do estado clínico. A arquidiocese informou que as pessoas que tiveram contato com o pároco nos últimos dias estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde do Município.

Brumado: Diretor está esperançoso de retorno das aulas presenciais ainda esse ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Escola Municipal Aryton Viana, localizada no Bairro Baraúnas, em Brumado, Joenilton Caires, o popular Jota, disse que tem sentido um grande vazio desde a suspensão das aulas, no dia 18 de março, em razão da pandemia. “Os alunos fazem uma falta muito grande. Temos um carinho imenso por esses meninos aqui”, destacou, emocionado. Apesar do momento delicado, ele acredita no retorno das aulas na rede municipal de ensino ainda neste ano.  Em sua visão, a Secretaria Municipal de Educação – Semec adotará um protocolo de segurança adequado para a retomada das atividades escolares.  “Com fé em Deus, tudo isso vai passar”.

Com constantes melhorias, SGE Bravo muda o cotodiano da comunidade escolar no interior baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Sistema de Gestão Escolar Bravo!, desenvolvido pela WSouza Sistemas, tem mudado o cotidiano da comunidade escolar em diversas cidades da Bahia. Segundo a empresa, isso se deve às constantes melhorias e atualizações que acontecem semanalmente com o objetivo de trazer mais praticidade e autonomia para alunos, professores, pais e coordenadores. “O Sistema de Gestão Escolar Bravo! está, diariamente, em atualização, seja ela pequena ou grande. Nosso principal foco é trazer novas ferramentas e melhorias para facilitar a vida de quem utiliza o sistema e assim poder contribuir ainda mais com o avanço grande que a comunidade está tendo com o nosso sistema”, destacou o diretor Willians Souza. O SGE Bravo! está na versão 4.3, com as seguintes atualizações: opção para exclusão de pasta em mídias; devolutiva em questões descritivas e anexos; possibilidade de o aluno visualizar avaliações pendentes; possibilidade de o aluno visualizar o gabarito após o encerramento da avaliação; atualização no status de esperar de provas futuras e melhorias no campo de mensagem; cachê de atualizações.

Vitória da Conquista: Polícia desmonta esquema de tráfico de drogas que funcionava via Sedex Foto: Divulgação/SSP-BA

Na terça-feira (11), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, desarticulou um esquema de recebimento de drogas, através do serviço de Sedex dos Correios. Um traficante acabou preso em flagrante e pacotes com 5 kg de maconha foram apreendidos. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Investigadores da DTE/Conquista, com o apoio dos Correios, receberam a denúncia e passaram a monitorar a quadrilha. O criminoso, morador do Bairro Vila Serrana, confessou que recebia, há pelo menos cinco meses, os entorpecentes, enviados de Curitiba (PR). O titular da DTE/Vitória da Conquista, delegado Neuberto Costa Souza, disse que a polícia está trabalhando para identificar outros criminosos que atuam através do mesmo esquema. 

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Secretário de saúde esclarece aumento nas mortes por Covid-19 na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, explicou que o aumento no número de óbitos por Covid-19 na Bahia se deve à interiorização da doença. Segundo ele, em muitos municípios de pequeno porte, as pessoas têm dificuldade de acesso ao sistema de saúde. “Tivemos casos de pessoas que faleceram no domicílio”, citou. Villas Boas ressaltou que tem mantido contato com prefeitos e secretários municipais para que incentivem a população a procurar os serviços de saúde assim que tiverem suspeita da doença. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) também iniciou um mutirão junto a outros órgãos para treinar as equipes dos municípios no registro de casos confirmados e de óbitos, tendo em vista que há demora em lançar os números nos registros oficiais. “É importante, em um momento como esse, onde começa haver uma mudança no padrão da pandemia, que observemos também a data efetiva da ocorrência do óbito”, pontuou. A média móvel de óbitos registrados pelo novo coronavírus segue estável na Bahia, com cerca de cinquenta mortes por dia. 

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Brumado: Após um ano, André Cardoso retorna ao setor administrativo como secretário de planejamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após 1 ano afastado para se dedicar a atividades particulares, André Cardoso retornou ao setor administrativo municipal como secretário de planejamento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que ainda está se inteirando do que tem acontecido na pasta. Quanto às obras da Faculdade de Medicina e da Policlínica Regional de Saúde, o secretário destacou que tem acompanhado o prefeito nas visitas ao canteiro de obras para ver de perto o andamento dos trabalhos. “A previsão é de que o vestibular aconteça em janeiro. Ou seja, temos menos de quatro meses para concluir a obra da Faculdade de Medicina. Só falta fechar o fechamento, não é uma obra difícil. A mesma coisa na Policlínica, onde já estão colocando a estrutura do telhado. Acredito que em sete meses a obra seja concluída”, salientou. Cardoso também pontuou os investimentos feitos pela administração em obras de mobilidade urbana, a exemplo da duplicação da ponte do Bairro São Jorge e da pavimentação no Bairro Cidade das Esmeraldas.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Brumado: Major destaca importância do videomonitoramento e pede apoio para novos equipamentos ao Cicom Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta quarta-feira (12), a polícia flagrou um indivíduo que havia invadido uma clínica na cidade de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, disse que o flagrante só foi possível graças ao sistema de videomonitoramento instalado no local. “A abordagem foi feita e o indivíduo preso. Ele já tem passagens pela polícia, é especializado em arrombamentos. Tinha passado um tempo fora da cidade. O que flagrou mesmo foram as câmeras, visto que o alarme não tocou”, relatou. Nesse sentido, o Major enfatizou a importância da vigilância através do videomonitoramento. Segundo ele, seis câmeras foram doadas pela prefeitura ao Centro Integrado de Comunicação (Cicom), as quais serão instaladas em pontos estratégicos da cidade. “São câmeras de longo alcance com lentes potentes. Com elas, iremos melhorar a segurança pública. Atualmente, o problema maior é a manutenção desses equipamentos. Juntamente com o Conselho Municipal de Segurança, buscamos fazer parcerias para manter essa aparelhagem”, citou. 

Brumado: Alunos que não têm acesso às aulas remotas recebem atividades escolares impresso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Brumado adotou o modelo de aulas remotas até que as atividades normais nas escolas sejam retomadas. No entanto, aqueles alunos que não têm acesso à internet, podem buscar as atividades impressas nas unidades de ensino. Na Escola Municipal Aryton Viana, localizada no Bairro Baraúnas, o diretor Joenilton Caires, o popular Jota, disse ao site Achei Sudoeste que o material impresso é distribuído na unidade todas as segundas-feiras. “Na outra segunda, os pais devolvem o que pegaram na segunda passada e leva o outro material. Essa devolução é colocada em um espaço reservado para cada série e o professor fará as devidas correções. Depois, é devolvido aos pais novamente. O material fica em quarentena durante um período, antes de ser entregue aos professores”, salientou. O modelo adotado pela Semec, segundo o diretor, visa proporcionar segurança e acesso à educação para alunos, funcionários e professores.

Macaúbas: Homem morre após cair de prédio no centro da cidade Foto: Macaubense Life

Na manhã desta quarta-feira (12), um homem morreu depois de cair de um prédio localizado na Rua Castro Alves, no centro da cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Ele fazia um reparo em uma caixa d'água, que fica acima do telhado, em sua residência. Segundo o Macaubense Life, a vítima caiu de uma altura de, aproximadamente, 9 metros. O Samu 192 chegou a ser acionado, mas o homem morreu ainda no local devido aos traumas sofridos. A polícia realizou perícia no local. 

Número de casos ativos de Covid-19 continua caindo em Brumado

Nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2020, o município de Brumado registra 599 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 19,33% do total de 3.098 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 6 óbitos, 37 pacientes em tratamento e 556 recuperados. No momento, 50 ainda aguardam resultado laboratorial e 1146 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

BR-101: Motorista morre após perder controle da direção e caminhão cair de penhasco Foto: Divulgação

Um motorista de caminhão morreu o veículo cair de um penhasco às margens da BR-101, em trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem teria perdido controle da direção do veículo. O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira (10), mas só foi divulgado na terça (11). De acordo com o G1, os bombeiros foram acionados e estiveram no local, para tentar resgatar a vítima que havia ficado presa às ferragens e estava gravemente ferida. Ainda de acordo com os bombeiros, o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, onde passou por perícia. Ainda não há informações sobre o que fez o motorista perder o controle da direção. Ele estava sozinho no veículo.

Homem é preso em ônibus após romper tornozeleira eletrônica e tentar fugir em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 29 anos foi preso dentro de um ônibus, no Km-830 da BR-116, trecho da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, por romper a tornozeleira eletrônica que usava, violar a condicional e fugir, na tarde de terça-feira (11). Ele estava com uma carteira de identidade falsa. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a situação aconteceu por volta das 16h20, enquanto os agentes faziam fiscalização no ônibus. Eles solicitaram documentos dos ocupantes para consultar no sistema da PRF, quando perceberam o nervosismo do homem. Durante a checagem de documentos, os policiais rodoviários identificaram que a carteira de identidade dele era falsa, com a foto dele mas com nome de outra pessoa. Ao ser questionado pelos agentes, ele confessou que usava documentação falsa porque “temia pela própria vida”. Ainda segundo a PRF, o homem disse que ele havia sido condenado por homicídio e chegou a cumprir nove meses de prisão, quando recebeu o benefício da saída com o uso obrigatório da tornozeleira eletrônica. Ele disse ter rompido o aparelho por medo de ser morto e fugiu. O homem também disse que comprou os documentos falsos em São Paulo e que pagou R$ 120. Com ele a polícia apreendeu um CPF e uma CNH, que também tinham indícios de falsificação. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Judiciária e também deverá responder por uso documento falso e falsidade ideológica.

A estimativa de julho para a safra baiana de grãos em 2020 prevê uma produção recorde de 9.534.331 toneladas - a maior da série histórica do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1972. Segundo informações do IBGE, a safra de grãos na Bahia deve ficar 15% acima (ou mais 1.250.671 toneladas) em relação à safra de 2019 (8.283.660 toneladas). A previsão de julho ficou 1,9% maior que a de junho, quando a estimativa era de uma safra de 9.359.331 toneladas de grãos em 2020, no estado. Isso ocorreu por conta da revisão para cima na estimativa de produção baiana de milho, que ficou em 1.800.200 toneladas em julho, 31,8% maior que a de 2019 (1,365 milhão de toneladas). De acordo com o IBGE, o aumento na previsão de safra de milho na Bahia se deu em razão ao ganho de produtividade, uma vez que a área plantada com a cultura se manteve estável entre junho e julho, em 363.500 hectares. O IBGE afirma que há aumento na previsão de safra de soja, também, por causa da expectativa de crescimento na área plantada, de 1,600 milhão para 1,620 milhão de hectares, na passagem de maio para junho (+1,2%). Com isso, a produção do grão neste ano (6,027 milhões de toneladas) deve ficar 13,5% maior que a de 2019 (5,309 milhões de toneladas).

Motorista fica ferido após caminhão pipa tombar na BA-148 em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um caminhão pipa tombou na tarde da última terça-feira (11), na BA-148, no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o motorista que sofreu escoriações pelo corpo, teria perdido o controle da direção, quando o veículo tombou. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Livramento.

Professores aposentados de Juazeiro, no norte da Bahia, denunciaram golpe aplicado por falsos advogados, que pedem dinheiro para dar prosseguimento a processos judiciais que estão em andamento. Contudo, o valor das causas, que estariam ganhas, não caiu nas contas das vítimas. Uma professora de Juazeiro, que preferiu não se identificar, conta com detalhes como ela foi procurada e o que foi oferecido a ela. De acordo com o relato da vítima, um advogado que dizia ser do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) a procurou com a promessa de receber quase R$ 100 mil. “Quando eu atendi, ele falou o seguinte: 'É do sindicato, da APBL. Eu disse: 'Com quem estou falando?' Com o doutor Eraldo da Silva Brandão. Aí eu digo: 'Qual é o assunto?'. É sobre a reclassificação dos aposentados de 99 até 2002, e estou comunicando a senhora que a senhora já foi contemplada no primeiro lote e tem a despesa dos advogados”, relembra. Em Juazeiro, pelo menos outros cinco professores aposentados foram vítimas deste mesmo golpe. Segundo a APLB, em nenhum processo movido pela instituição na justiça ocorre o pagamento direto de dinheiro para os advogados. “Existe um golpe na praça, usando o nome da entidade, da APLB sindicato. Nenhum advogado da APLB ligou pra nenhuma pessoa, nenhum trabalhadora, pedindo depósito nas contas da APLB e nem conta pessoal dele. Então abra o boletim de ocorrência, traga esse boletim pra APLB, pra gente levantar quantas pessoas caíram nesse golpe aqui no estado da Bahia”, disse Antônio Amorim, representante da APLB em Juazeiro. No total, o prejuízo da professora que preferiu não se identificar foi de R$ 5 mil, valor que foi dividido em quatro depósitos bancários. Segundo a aposentada, ela só percebeu que se tratava de um golpe quando o dinheiro prometido não caiu na conta, e as conversas em um aplicativo de troca de mensagens pararam. Até então, os golpistas tinham todas as informações do processo.

Brumado: Coordenador da SMTT abre queixa-crime por ameaça contra presidente da Aucib Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (11), o coordenador de fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), João Paulo, abriu uma queixa-crime na delegacia local, visto que estaria se sentindo ameaçado pelo presidente da Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), Genivaldo Azevedo. A confusão teve início quando Genivaldo, que é servidor da justiça, foi multado por estacionar irregularmente na área azul. O coordenador da SMTT explicou que o Juizado Especial, assim como outros órgãos, tem direito a uma vaga na área azul, só que os veículos devem estar devidamente cadastrados. “O carro que estava estacionado não tinha a autorização para o estacionamento gratuito. Diante disso, o agente procedeu de forma correta, já que a irregularidade era flagrante, não importando se o servidor em questão estava de plantão ou não”, salientou.

Brumado: Coordenador da SMTT abre queixa-crime por ameaça contra presidente da Aucib Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No entanto, o que agravou a situação foram as mensagens enviadas pelo fundador da Aucib a um agente de trânsito. Nelas, Azevedo diz que o coordenador estaria se arriscando e que o agente teria sido obrigado a multá-lo a mando de João Paulo. “Tenho em mãos um print no qual ele me ameaça dizendo que eu estaria me arriscando e que o agente teria informado a ele que foi obrigado a lavrar a multa sob ordens minhas, o que não tem a mínima procedência. Registrei um boletim de ocorrência, pois me senti ameaçado. Ele agora vai ter que explicar porque eu estaria correndo riscos", questionou. 

Livramento de Nossa Senhora: 46ªCIPM inaugura alojamento com apoio da iniciativa pública e privada Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, inaugurou nesta terça-feira (11) seis alojamentos para acomodação dos soldados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da 46ª CIPM, disse que a obra era um sonho antigo da corporação. “A unidade existe há 18 anos. De lá pra cá, nós só nos estabelecemos em imóveis alugados. Há 1 ano, estamos nas instalações do antigo Cetep, que era um centro profissionalizante. Nos faltava os alojamentos dos policiais militares, visto que a maioria dos nossos soldados são de cidades longínquas”, destacou. Com a inauguração do espaço, segundo a Major, os policiais terão acomodações mais confortáveis e dignas para permanecer durante o período de atuação na companhia. A obra foi viabilizada com a colaboração de diversos segmentos, da iniciativa pública e privada, das nove cidades de abrangência da 46ª CIPM.

Bahia é vice-líder na geração de energia eólica do país e Nordeste tem produção recorde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a Bahia na vice-liderança na geração de energia eólica do país, o Nordeste bateu novo recorde de produção neste mês de agosto. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia produzida na região seria suficiente para atender 93,8% da demanda do Nordeste durante 30 dias. De acordo com o G1, no período de uma semana, foram registrados quatro recordes de geração média da energia e, na sexta-feira (7), mais um, quando os sistemas apontaram que os ventos chegaram a produzir 9.098 megawatts e fator de capacidade de aproximadamente 71,6%, conforme registrou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Além de sexta, foram registrados recordes no dia 2 de agosto, com 8.780 megawatts, no dia 5, com 8.854 megawatts, e no dia 6, com 9.049 megawatts de geração média, equivalente a 94% de toda a carga de todo o Nordeste. Oitos estados do Brasil produzem energia eólica, cinco estão no Nordeste, conforme aponta o ONS. Os fortes ventos de agosto foram suficientes para atender quase toda a demanda energética da região, e ventos da Bahia mostraram força mais uma vez. Nos primeiros meses deste ano, a Bahia gerou 31% de energia eólica do país e assumiu a liderança do segmento de energias renováveis, ultrapassando o Rio Grande do Norte na geração de energia eólica. De acordo com o ONS, a Bahia e o Rio Grande do Norte estão sempre disputando o topo e a diferença de produção entre elas é mínima. Em dez anos, a participação da Bahia na geração eólica, na matriz elétrica no Brasil, cresceu 1.600%. Em 2010 era 0,5%. Este ano passou para 9,4%. São 171 parques eólicos em operação e mais de 1.300 aerogeradores instalados por toda a Bahia. Além do centro-sul baiano, os cata-ventos gigantescos se concentram nas regiões do centro-norte e Vale do São Francisco, responsáveis por 66% da geração de energia eólica no estado.

Arquivo