Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2020
Brumado tem nove pacientes hospitalizados por conta do novo coronavírus

Neste sábado, 29 de agosto, o município de Brumado registra 867 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 23,31% do total de 3721 notificações. Entre os diagnósticos: 9 internações, 9 óbitos, 78 pacientes em tratamento e 780 recuperados. No momento, 55 ainda aguardam resultado laboratorial e 1417 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Rio de Contas: Incêndio em vegetação é debelado e área destruída é de aproximadamente 118 hectares Foto: Divulgação

O incêndio que atingiu parte de uma área de vegetação de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, (veja aqui) foi debelado na quinta-feira (27), segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente da cidade. De acordo com o G1, a secretaria estima que aproximadamente 118 hectares da vegetação foram destruídos. A área tomada pelas chamas corresponde a cerca de 1,18 milhão de metros quadrados. O incêndio foi notado na quarta-feira (26). Brigadistas voluntários, com apoio da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) e da Secretaria do Meio Ambiente, combateram o fogo que só foi debelado no final da manhã de quinta-feira. Não há detalhes do que tenha provocado as chamas. Na quarta, a ação de combate às chamas ocorreu em uma linha de cerca de 2 km de fogo próximo ao Caiambola, povoado do município. As ações possibilitaram a preservação de áreas importantes do ponto de vista hídrico e ecológico. O combate evitou que os incêndios tomassem proporções maiores e consequências ao meio ambiente. Além disso, a área incendiada fica perto de um dos pontos turísticos da região: o Pico do Itobira. A secretaria informa ainda que nos dias 21 e 22 de agosto, ocorreu outro incêndio na área de proteção que não se alastrou. Os brigadistas fizeram o monitoramento da área, mas não precisaram atuar, já que houve uma neblina no local e o fogo extinguiu-se. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a que 50% da Área de Proteção Ambiental fica em Rio de Contas, e o restante em outros cinco municípios da região: Rio do Pires, Piatã, Abaíra, Jussiape e Érico Cardoso. Os brigadistas seguem atentos aos possíveis incêndios florestais já que o período é de diminuição das chuvas.

Caculeenses mortos em acidente na BA-156 em Mortugaba serão sepultados neste sábado (29) Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

As três vítimas fatais de um acidente que aconteceu na última quinta-feira (27), na BA-156, na saída da cidade de Mortugaba (veja aqui), serão sepultadas neste sábado (29), no cemitério municipal de Caculé, a 100 km de Brumado. O velório está acontecendo na comunidade do Periperi da Tapera. As vítimas foram identificadas como Sebastião de Jesus Pinheiro, 50 anos, Francisco de Jesus Pinheiro, 55 anos e Nemias Pinheiro Guimarães, 26 anos, todos de uma mesma família. Os corpos das vítimas ficaram presos às ferragens. A Prefeitura de Caculé decretou luto oficial de três dias.

Paramirim: Homem que tentou matar o próprio irmão no Povoado do Gama é preso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar prendeu na última sexta-feira (28) um homem suspeito de tentar matar o próprio irmão no Povoado do Gama, na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado por volta das 09h10. A motivação do crime se deu em decorrência da vítima ter ajudado a sua irmã a retirar algumas mobílias da casa de sua mãe. Após o fato, o autor esfaqueou o seu irmão com golpes na região do abdômen. As mobílias foram danificadas com um machado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a vítima foi encaminhado para o Hospital de Paramirim. A unidade de saúde ainda não divulgou um boletim sobre seu estado de saúde. O autor do crime, que confessou as agressões, foi detido pela polícia militar e está preso à disposição da justiça.

Guanambi: Após incêndio na casa da avó, criança de dois anos morre após ter 90% do corpo queimado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Enzo Micael Pedroso de Jesus, 2 anos, morreu na noite da última sexta-feira (28), no Hospital Geral de Guanambi (HGG), após ter 90% de seu corpo queimado em um incêndio na residência da casa da avó, no bairro Alto Caiçara, em Guanambi. De acordo com a polícia de Guanambi, a criança brincava em um quarto, quando o incêndio iniciou, provavelmente por conta de um curto circuito. Jesus foi socorrido e encaminhado para a unidade de saúde, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estava internado em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

72 pacientes estão em tratamento da Covid-19 em Brumado

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, o município de Brumado registra 840 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 22,73% do total de 3698 notificações. Entre os diagnósticos: 8 internações, 9 óbitos, 72 pacientes em tratamento e 759 recuperados. No momento, 105 ainda aguardam resultado laboratorial e 1379 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Homem é alvejado e morto depois de tentar esfaquear policial em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi alvejado e morto depois de tentar atacar um policial civil com uma faca. O incidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações da polícia, o homem ameaçava um familiar no Bairro Recreio, quando o policial civil tentou intervir. Descontrolado, o homem atacou o policial, que revidou disparando um tiro contra o agressor. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu. O agressor possuía várias passagens por diferentes delitos, inclusive já havia tentado contra a vida de outros policiais. A suspeita é de que ele tinha problemas psicológicos. 

Médico é indiciado por estupro contra criança de 10 anos em Santa Inês Foto: Getty Images

Um médico foi indiciado por estupro contra uma criança de 10 anos, na cidade de Santa Inês, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o registro da ocorrência na delegacia da cidade ocorreu no dia 17 de agosto. O inquérito foi concluído na quinta-feira (27) e encaminhado para a Justiça da Bahia. Segundo o G1, no registro da ocorrência na delegacia, foi notificado um estupro de vulnerável que teve como autor um médico que reside na cidade. Após o registro, a polícia pediu perícia do abuso da criança, tomou o depoimento da vítima e de testemunhas e interrogou o médico. Não há informações sobre se o homem chegou a ser preso, nem o teor dos depoimentos. De acordo com o artigo 217-A do Código Penal, que embasa o indiciamento do médico, a pessoa que mantiver relação sexual ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos incorrerá na prática do crime de estupro. A pena prevista para o crime é de oito a 15 anos de prisão, independente de ter agido com culpa ou dolo.

Rio de Janeiro: STJ afasta governador Wilson Witzel por 180 dias Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A pedido da Procuradoria-Geral da República, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador Wilson Witzel (PSC) do governo do Rio de Janeiro por conta de supostas irregularidades na saúde. Com a ordem expedida nesta sexta-feira (28), o vice, Cláudio Castro, deve assumir o posto. Segundo informações do G1, por volta das 6h20, carros da Polícia Federal (PF) chegaram ao Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, para notificá-lo. No âmbito da operação batizada como "Tris in Idem", o STJ expediu também mandados de prisão contra Pastor Everaldo, presidente do PSC; Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do estado; e Sebastião Gothardo Netto, médico e ex-prefeito de Volta Redonda. Os alvos dos mandados de busca e apreensão foram a primeira-dama, Helena Witzel; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT); e o Palácio Guanabara, sede do governo. Expedidos pelo ministro Benedito Gonçalves, os mandados são decorrentes de duas operações: Favorito e Placebo. A primeira foi a Favorito, deflagrada no dia 14 de maio. Desdobramento da Lava Jato, a operação prendeu o ex-deputado estadual Paulo Melo, o empresário Mário Peixoto e outras três pessoas. Conforme publicado pelo G1 na época, os dois foram presos por suspeita de que o grupo do empresário estava envolvido em irregularidades ligadas à construção de hospitais de campanha no Rio de Janeiro.

Bahia é o 4º estado com mais registros de denúncias de violência contra crianças Foto: Reprodução/TV Bahia

A Bahia foi o quarto estado em número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2019 feitas pelo Disque 100. Segundo o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Feira de Santana, está entre as 20 cidades do país com maior número de internações por causa de aborto e violência sexual. De acordo com o conselho, na Bahia, seis crianças ou adolescentes sofreram por dia, entre 2011 e o primeiro semestre de 2018, algum tipo de violência sexual. O estado registrou 16.175 casos no Dique 100. Segundo o G1, só no primeiro semestre deste ano, o estado já registrou 454 denúncias, o que faz com que o estado ocupe o quarto lugar com maior o número absoluto de denúncias feitas pelo disque 100, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre as 20 cidades que mais registraram internações em decorrência de aborto e violência sexual, 17 são capitais e, entre as outras três cidades, está Feira de Santana.

Incêndio atinge área de vegetação em Rio de Contas Foto: Divulgação

Um incêndio atingiu parte de uma área de vegetação do município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. A área fica perto de um dos pontos turísticos da região: o Pico do Itobira. Os brigadistas voluntários, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente da cidade, tentaram controlar o fogo que começou no último fim de semana e se alastrou rapidamente. Na quarta-feira (26), a ação ocorreu em uma linha de cerca de 2 km de fogo próximo ao Caiambola, povoado do município. As ações possibilitaram a preservação de áreas importantes do ponto de vista hídrico e ecológico. O combate evitou que os incêndios tomassem proporções maiores e consequências ao meio ambiente. A Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas informou que, com a diminuição das chuvas, o tempo está mais propício para o aumento dos incêndios florestais.

Vitória da Conquista: Passageira de ônibus tenta transportar 7 kg de crack e é presa na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Uma jovem de 22 anos foi presa após ser flagrada com sete tabletes de crack em um ônibus interestadual que passava pelo KM 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, durante fiscalizações um ônibus que saiu de Uberlândia (MG) e iria para Maceió (AL), os agentes observaram desconforto e nervosismo em uma das passageiras, que apresentou discurso extremamente contraditório. A situação levou os policiais realizarem uma revista detalhada na bagagem da jovem que estava na cabine de passageiro, embaixo da poltrona. Na mochila da passageira os policiais encontraram os sete tabletes de crack, cada um com 1 kg da droga. Ao ser questionada, ela declarou que havia recebido o entorpecente na cidade de Uberlândia (MG) e receberia R$ 3 mil pelo transporte. A passageira presa foi encaminhada junto com a droga para a delegacia de Polícia Civil local para as demais medidas cabíveis. Um aparelho celular e a quantia de R$ 254, em espécie, também foram apreendidos.

Brumado: SMTT cobra maior atuação da Agerba na fiscalização contra o transporte clandestino de passageiros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado cobra da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) uma fiscalização mais ampla no sentido de combater o transporte clandestino de passageiros nas rodovias de acesso a Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo criticou a falta de diálogo com a Agerba. “Há uma carência muito grande dessa fiscalização por parte da Agerba aqui no nosso município. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Militar (PM) sempre nos dão apoio, mas o contato com a Agerba é quase inexistente e tem coisas que são atribuições da agência. A gente fica refém dessa situação”, criticou. Segundo ele, as denúncias com relação ao transporte clandestino de passageiros são quase diárias na SMTT e o departamento precisa do apoio da agência fiscalizadora para combater a prática ilegal. “Essa parceria entre a SMTT, a Agerba, a PRE e a PM é muito importante para alcançarmos a excelência no serviço”, completou.  

Covid-19: Bahia já teve 20,2 mil casos em profissionais de saúde Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 2.832 novos casos de covid-19 (taxa de crescimento de +1,2%) e 3.147 curados (+1,4%). O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) desta quinta-feira (27) contabiliza ainda 62 mortes pela doença causada pelo coronavírus. Outro dado preocupante é que o estado já ultrapassa dos 20 mil casos de covid-19 entre profissionais de saúde: 20.217 já tiveram a doença, segundo a Sesab. Dos 247.853 casos confirmados desde o início da pandemia, 231.153 já são considerados curados e 11.522 encontram-se ativos. O número total de óbitos por covid-19 no estado é de 5.178, representando uma letalidade de 2,09%. Os casos confirmados ocorreram em 415 municípios baianos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 459.780 casos descartados e 86.555 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta-feira (27).

IBGE: Baianos que perderam empregos durante a pandemia não buscaram novos postos de trabalho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Bahia, das 269 mil pessoas que perderam os seus postos de trabalho, boa parte não voltou a buscar novos empregos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Mariana Viveiros, supervisora de disseminação de informações do IBGE no estado, explicou que a situação se deve à crise de saúde pública deflagrada pela pandemia do novo coronavírus. “A gente tem um mercado de trabalho demitindo e sem ainda oferecer oportunidades para uma recolocação”, pontuou. Justamente devido a essa falta de opção para reinserção desses profissionais que perderam o emprego, a supervisora informou que a informalidade tem crescido. “O mercado informal acaba se tornando a única opção para quem perdeu o emprego. A taxa de informalidade é muito importante no Estado. Os informais representam quase metade das pessoas que trabalhavam na Bahia em julho, 48%”, completou. 

A população brasileira foi estimada em 211.755.692 habitantes em 5.570 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa com o total de habitantes dos estados e dos municípios se refere a 1° de julho de 2020 e foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (27). O número representa um aumento de 0,77% na comparação com a população estimada do ano passado. Em 2019, o IBGE estimou um total de 210,1 milhões de pessoas.

Relatório aponta alto índice de contaminação de estudantes na rede estadual de ensino na região sul da Bahia Foto: Divulgação

Levantamento realizado pelo Governo da Bahia mostra que, na rede estadual de ensino, 22% dos estudantes de Itabuna e 24% dos estudantes de Ilhéus testaram positivo para o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT) durante o programa Papo Correria, nesta quarta-feira (26). Segundo ele, considerando que ainda não se chegou a 12% da população da região sul da Bahia contaminada, o número é bastante alto. Na oportunidade, apesar de afirmar que o plano de retorno das aulas presenciais está pronto, o governador não falou sobre uma data definida para essa retomada. 

Catadores de lixo encontram R$ 35 mil em cofre descartado pela polícia no interior de São Paulo Foto: Arquivo Pessoal

A Associação de Coletores de Recicláveis de Araçatuba (Acrepom) encontrou mais de R$ 35 mil em dinheiro em um cofre descartado pela Polícia Civil. O caso aconteceu nesta quinta-feira (27). De acordo com a associação, catadores desmontaram o cofre para ser vendido como sucata após o objeto ter sido deixado pela polícia no local, quando encontraram a quantia em um fundo falso. A Acrepom chamou a polícia para devolver o montante. A Polícia Civil não soube informar de qual ocorrência esse cofre pertence. O objeto e o dinheiro foram levados para a delegacia, que vai investigar o caso. O cofre vai passar por perícia para analisar também se esse fundo falso era fácil de ser identificado ou não — o intuito é saber se houve negligência da polícia ao entregar o objeto para a associação. O dinheiro ficará em juízo.

TCM vê falhas em edital de licitação em Guajeru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente denúncia formulada contra o prefeito de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PDT), o Gil Rocha, em razão de irregularidades em processo licitatório realizado para a aquisição de pneus, materiais elétricos e serviços de manutenção para veículos e máquinas pesadas do município, no exercício de 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator da denúncia, determinou que o gestor busque, no edital relativo ao presente certame ou em outro que venha a substituí-lo, especificar mais adequadamente os critérios técnicos e objetivos que fundamentam as divisões dos lotes, considerando, inclusive, a adoção de Sistema de Registro de Preços, em que a subdivisão de lotes pode ser mais adequada e conveniente. A decisão, que foi proferida na sessão de quarta-feira (26), realizada por meio eletrônico, também advertiu o prefeito que a utilização do pregão presencial neste caso contraria a Instrução TCM/BA nº 001/2015, que orienta a utilização preferencial do pregão eletrônico, o qual amplia a concorrência e possibilita maior vantagem à administração pública. Para o conselheiro José Alfredo, a divisão do objeto do Pregão Presencial nº 017/2020 não foi devida e adequadamente justificada em relação a todos os lotes, o que representa ofensa aos artigos 15, inciso IV, e 23, § 1º da Lei de Licitações, não havendo no processo suficiente demonstração de critérios técnicos para a aglutinação observada nos lotes 02 e 04 apresentados no edital. Cabe recurso da decisão.

Lençóis: Turismo é autorizada e visitantes terão que mostrar teste de coronavírus Foto: Reprodução/TV Bahia

A prefeitura da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, uma das regiões mais visitadas do estado, decidiu retomar as atividades turísticas a partir do dia 1° de setembro. A decisão tem causado polêmica, já que um dos pontos do decreto, obriga a apresentação do resultado do teste para Covid-19 para que visitantes possam entrar no município. Segundo o decreto da prefeitura, o exame deve ter o máximo de 72 horas da realização. Outra obrigatoriedade é a apresentação da confirmação de reserva de hospedagem feita em um estabelecimento autorizado pelo município, tanto na barreira sanitária como no check in. Também consta no documento que todos os estabelecimentos precisam passar por vistoria da Vigilância Sanitária, além de aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e outros itens. A Associação Comercial do município, que entrou com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA), afirma que a obrigatoriedade da apresentação do exame prejudica o comércio de Lençóis, já que os turistas podem acabar preferindo ir para outras cidades.

Brumado: Ibar deve cumprir recomendações para garantir meio ambiente seguro na Lagoa Funda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo representação da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa Funda e Adjacências, a empresa Ibar Nordeste S.A., localizada na Lagoa Funda, em Brumado, possui fornos para calcinação e sintetização de minério sem filtragem adequada, o que gera poluição do ar e risco de doenças respiratórias. Em apreciação à representação, a 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, através do promotor Millen Castro, recomendou à Ibar, a fim de evitar a judicialização da situação, que: cumpra as condicionantes ambientais impostas pelo órgão ambiental competente; elabore relatórios de atendimento das condicionantes de licença, detalhando as ações implantadas; inclua a avaliação dos parâmetros críticos de qualidade do ar relacionados ao empreendimento na rotina de monitoramento em pontos representativos na comunidade no entorno; inclua nos relatórios de medições as condições de operação do processo, incluindo os tipos e quantidades de combustível e/ou insumos usados; e mantenha disponíveis as comprovações de manutenção periódica dos equipamentos de atenuação de poluentes atmosféricos. A empresa dispõe do prazo de 30 (trinta) dias para informar a esta Promotoria de Justiça a respeito do acatamento da recomendação.

Vitória da Conquista: Homem é preso suspeito de aplicar golpes em seguradoras de veículos Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem foi preso em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, suspeito de estelionato. A prisão ocorreu na última terça-feira (25) e de acordo com a Polícia Civil da cidade, ele estaria aplicando golpes em seguradoras de veículos. Segundo a polícia, o homem queria receber dois seguros do roubo de um carro, que não aconteceu. Para ter acesso ao seguro e receber o dinheiro, segundo a Polícia Civil, o homem registrou um boletim de ocorrências em Itabuna, no sul do estado. De acordo com o G1, no documento, que é do roubo de um carro, foi informado que dois suspeitos em uma motocicleta renderam o motorista e levaram o veículo. Com esse boletim de ocorrências, o homem recebeu os mais de R$ 34 mil reais de uma das seguradoras alvo do golpe. Mesmo assim, ele tentou receber dinheiro de outra seguradora, por meio de uma associação de proteção veicular, em Vitória da Conquista. A situação causou desconfianças. “Porque que uma pessoa tem duas proteções no mesmo veículo? Até aí tudo bem, mas ele não poderia receber das duas proteções do mesmo veículo. Foi nesse momento que comunicamos a Polícia Civil, quando ele recebeu os valores, o cheque, tudo, aí a Polícia Civil efetuou o flagrante por crime de estelionato”, explica o advogado da seguradora, Celso Pasquali. Segundo a Polícia Civil, o boletim de ocorrências do roubo do carro não tem validade, já que o próprio estelionatário disse que não esteve em Itabuna. “Ele responde pelo crime de estelionato, foi flagranteado com estelionato, conduzido ao presídio e responderá também e Itabuna por falsa comunicação de crime”, diz o delegado Ney Brito, que investiga o caso.

Bahia registra segunda maior redução no mercado de trabalho no país com impactos da Covid-19, aponta IBGE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia registrou uma redução importante no número de pessoas empregadas devido à pandemia do coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Mariana Viveiros, supervisora de disseminação de informações do IBGE na Bahia, informou que, entre junho e julho, 269 mil pessoas perderam os seus postos de trabalho. “Foi uma redução bastante expressiva, foi a segunda maior redução em termos absolutos no país. Só ficou abaixo do que aconteceu em São Paulo. Isso reflete os efeitos dos ajustes que o mercado de trabalho começa a fazer por conta da pandemia”, afirmou. Segundo a supervisora, a produção da indústria e o volume de vendas do comércio e do setor de serviços estão em franca crise e isso acaba refletindo, obviamente, no número de demissões no mercado. 

Malhada de Pedras aumenta restrições ao comércio e atividades religiosas após aumento de ocorrências da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, registrou um aumento no número de notificações do novo coronavírus e a prefeitura decidiu aumentar as restrições para conter o avanço da doença. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, são 37 casos confirmados, 21 ativos e 16 curados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Felipe Galdeia, secretário de saúde de Malhada de Pedras, relatou que mais uma barreira sanitária foi instalada na saída para Jânio Quadros. O decreto de contenção publicado na última segunda-feira (25), no Diário Oficial, também estabeleceu o fechamento parcial de todo comércio não essencial - os estabelecimentos só podem funcionar de segunda a sexta, até às 18h e, aos sábados, até 13h. As atividades religiosas também seguem a mesma determinação. A intenção, segundo o secretário, é minimizar a disseminação do vírus no município.

Arquivo