Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2021
fechar

Brumado: Amarildo Bomfim quer disponibilizar serviço de implante dentário através do SUS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Amarildo Bomfim (PSB) teve a sua indicação para disponibilização do serviço de implante dentário através do Sistema Único de Saúde (SUS) aprovada. O parlamentar destacou que, embora o Município já participe do Programa Brasil Sorridente, que garante acesso a uma série de serviços odontológicos pelo SUS, o serviço de implante dentário ainda não havia sido incluso entre os tratamentos dentários oferecidos na rede pública de saúde. Segundo Bomfim, o implante melhora a autoestima, a mastigação e a segurança na hora da fala, trazendo maior conforto e estabilidade em comparação ao uso da dentadura. “Através do Programa Brasil Sorridente é possível tornar essa cirurgia mais acessível para toda a população brumadense, contribuindo para ações de prevenção e promoção da saúde bucal”, afirmou.

Juazeiro: Homem mata companheira na frente do filho de três anos Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem acusado de matar sua companheira, Léa Silva Menezes, na frente do filho de 3 anos do casal, em Juazeiro, no Sertão do São Francisco, foi preso nesta terça-feira (24), por policiais da Delegacia de Homicídios de Juazeiro e da Polícia Militar de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil (PC-BA), a vítima estava deitada de bruços, na cama, com o filho, quando foi atingida pelos disparos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o homicida matou a mulher porque não gostou que a esposa viajasse a trabalho, foi localizado no município de Igarassu, para onde fugiu logo após o crime, que ocorreu em 2006. “Antes de morrer, a vítima afirmou a sua mãe que ele efetuou os disparos. A perícia constata que a mulher também sofreu agressão física, pois estava com o pescoço roxo e um hematoma na boca”, relatou a coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegada Lígia Nunes de Sá. Ainda de acordo com a pasta, o mandado de prisão por homicídio tem três qualificadoras: motivo torpe, impossibilidade de defesa e feminicídio. Além disso, ele ainda responderá pelo crime com aumento de pena, pelo fato de a ação ter ocorrido na frente do filho deles. O homem segue preso no Estado de Pernambuco e posteriormente será recambiado para Juazeiro.

Brumado: Alistamento na Junta Militar vai até o dia 31 de agosto com seleção de turma em setembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prazo para alistamento na Junta Militar se encerra no próximo dia 31 de agosto. Ao site Achei Sudoeste, o Subtenente do Tiro de Guerra 06/024, Douglas Pelisare, informou que o jovem que atinge a maioridade neste ano pode fazer esse alistamento on-line, através do Portal do Cidadão, ou presencialmente na 18ª Junta de Serviço Militar, que fica localizada dentro do TG em Brumado. A partir do dia 2 de setembro, começará o processo de seleção dos alistados. “Os jovens vão preencher um questionário, passar por uma vistoria de saúde e assim vamos começar a montar o nosso efetivo de 50 atiradores para o ano de 2022”, declarou.

Igreja Batista Unida é homenageada pelos 38 anos de evangelho em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pastor Orlando Antunes dos Santos foi homenageado na Câmara de Vereadores de Brumado com uma Moção de Aplausos, indicada pelo vereador Amarildo Bomfim (PSB), pelos trabalhos realizados à frente da Igreja Batista Unida na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor destacou que já são 38 anos de evangelho no município. “Começamos em 1983 com o Pastor José de Arimateia. Foi um tempo muito especial e importante pra nós como Igreja. Tenho a alegria de ser pastor na igreja onde nasci e me converti”, afirmou. Antunes disse que é o sétimo pastor da Batista Unida, já há 9 anos. “Desenvolvemos não apenas um trabalho espiritual, mas também social. Estamos sempre em oração por nossa cidade fazendo o papel que Deus nos confiou”, acrescentou.

Ativa Soluções em Energia: Investir em sistema solar é a sua melhor opção

A energia elétrica está cada vez mais cara no Brasil e muitos dos aumentos ocorrem devido a reajustes inflacionários e baixas nos reservatórios das grandes hidrelétricas, que são a principal fonte de energia que abastece o país. Segundo a Aneel, a bandeira vermelha nível 2 poderá aumentar para até R$ 11,50 a cada 100 kWh. Por isso, a energia solar é um excelente investimento. Ela garante economia na conta de luz: com a energia solar é possível reduzir em até 95% a sua conta de energia. Economia no seu bolso: com a evolução da energia solar o custo para adquirir o seu gerador nunca esteve tão atrativo. Hoje, conta-se com placas muito mais potentes e inversores cada vez mais eficientes. O retorno do investimento acontece em até 4 anos. Além disso, imóveis com energia solar se valorizam em até 10%. Em Brumado, a Ativa Soluções em Energia garante a instalação do seu projeto com qualidade e segurança. A empresa fica localizada na Avenida Centenário, 131. Para maiores informações, ligue: (77) 99824-2640 (WhatsApp).

Brumado: Movimento pró-Bolsonaro fará manifestação pela liberdade de expressão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em adesão ao movimento nacional, uma manifestação pró-Bolsonaro acontecerá na cidade de Brumado, no dia 07 de setembro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Camila Cabaleiro explicou que o movimento sairá às ruas em favor da liberdade de expressão. “A nossa mobilização será em favor do presidente e do voto impresso aditável. Nada contra o Supremo Tribunal Federal (STF)”, explicou. A programação da mobilização ainda está sendo discutida entre os seus participantes. “Será um ato pacífico semelhante ao que já realizamos”, afirmou.

Dom Odontologia Premium estará realizando semana do implante em Brumado

A ausência de dentes pode gerar um desequilíbrio na boca bem como problemas funcionais que vão além do comprometimento estético. Próteses removíveis conhecidas popularmente como roachs e dentaduras incomodam e não proporcionam a segurança necessária para comer, sorrir e falar. A Dom odontologia Premium estará realizando entre os dias 30 de agosto a 04 de setembro, a semana do implante, sua chance para realizar o grande sonho de se livrar das desconfortáveis dentaduras e roachs, e voltar a sorrir e viver com mais segurança.  Agende sua avaliação pelo nosso WhatsApp (77) 98108-3480. A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar.

TCM suspende licitação para a contratação de empresa de limpeza urbana em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deferiu o pedido feito pela empresa Bioservice Soluções Ambientais Eireli e suspendeu o Pregão Eletrônico nº 016/2021, promovido pela prefeitura de Brumado, até o julgamento do mérito definitivo da denúncia. O pregão tinha por objetivo a contratação de empresa especializada para prestação de serviços continuados de limpeza urbana. Segundo apurou o site Achei Sudoete, no pedido de medida cautelar, a Bioservice apontou irregularidades no edital do referido pregão. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), bem como a pregoeira responsável, deverão apresentar, no prazo de 20 dias, a sua defesa. “Ante exposto, defiro o pedido cautelar formulado pela empresa denunciante para suspender o pregão eletrônico nº 016/2021, promovido pela prefeitura de Brumado, até o julgamento definitivo do mérito da denúncia”, sentenciou o conselheiro Antônio Emanuel de Souza. A licitação que seria realizada na última terça-feira (24), havia sido prorrogada para a próxima segunda-feira (30).

Criative Fotografia dispõe de máquina com melhor qualidade e revelação em Brumado

Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa máquina possui a maior tecnologia e qualidade em revelação de fotos do mercado. Ale?m disso, possui capacidade de produção de ate? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90 Ela utiliza tecnologia a laser para coloração das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de ate? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres,27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado suas fotos pelo WhatsApp (77) 99942-0844.

Homem é preso com armas e munições na zona rural da cidade de Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na terça-feira (24), em apoio à Polícia Civil, uma guarnição da Polícia Militar foi solicitada para cumprimento de um mandado de prisão. A polícia deslocou-se ao Povoado Desterro, na zona rural de Macaúbas, a 199 km de Brumado, onde um indivíduo foi encontrado com duas armas de fogo e 11 munições. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, dada a voz de prisão em flagrante delito, o autor foi conduzido até a Polícia Judiciária para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Brumado: Dia do Soldado é lembrado com solenidade de formação dos novos atiradores no TG Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado. Em Brumado, a data foi lembrada com a solenidade de formação dos novos atiradores do Tiro Guerra 06/024. Ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Douglas Pelisare relatou que cerimônia de formatura contou apenas com o público interno, respeitando as medidas de prevenção à Covid-19. “A abertura ao público ainda se encontra proibida. O TG incorporou 50 atiradores no dia 1º de março deste ano e, desde então, a gente somente faz formaturas com o público interno”, ressaltou.

Clínica Exame: Cuidar da alimentação é um dos passos importantes para ter uma vida saudável

Você já deve ter ouvido a frase “Você é o que você come”, essa máxima já resume bem o conteúdo de hoje. Nossa alimentação está diretamente ligada ao funcionamento do organismo como também a nossa qualidade de vida. Quando consumimos os alimentos corretos, nosso corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter um ótimo funcionamento, inclusive prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabetes e tantas outras. Você sabe quando procurar um nutricionista? Antes de mais nada, é importante salientar que uma pessoa nunca deve seguir uma dieta por conta própria, só porque pesquisou por ela na Internet, porque deu resultado para alguma celebridade, ou porque um amigo fez e emagreceu. Isso é colocar em risco a própria saúde! Agora que isso ficou claro, veja alguns exemplos de pessoas que serão beneficiadas pela consulta com um nutricionista: Quem sofre de diabetes, tem pressão alta ou problemas cardiovasculares; Quem tem problemas digestivos; Quem passou ou vai passar por uma cirurgia bariátrica (redução de estômago); Mulheres grávidas ou que querem engravidar; Mães que estão amamentando; Adolescentes que apresentam distúrbios alimentares; Qualquer pessoa com excesso de peso, principalmente as crianças; Idosos ou cuidadores de idosos que necessitem de orientação;  Atletas interessados em melhorar o desempenho; Qualquer pessoa interessada em ter uma alimentação balanceada e saudável. Agende sua consulta conosco pelo telefone: (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757 (WhatsApp). A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Brumado: Rejeição de emenda ao projeto do Fundeb é ensaio da taxa do lixo, dispara Beto Bonelly Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (25), a base de oposição apresentou uma emenda incluindo um representante do legislativo no Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACSFUNDEB). O projeto de lei federal que propõe a reestruturação do conselho foi aprovado, porém a base do prefeito na Câmara Municipal rejeitou a referida emenda (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Beto Bonelly (PSB) lamentou que a proposta de inclusão de um membro do legislativo no conselho tenha sido reprovada, tendo em vista que o mesmo iria lutar por maiores benefícios para educação em sua representação. A base do governo alegou, na oportunidade, que um projeto de lei federal não pode ser modificado. A tese, segundo Bonelly, já representa uma prévia do que será a votação do projeto da taxa do lixo, que também vem do Governo Federal. “Então, pra quê o projeto vem pra Câmara de Vereadores? Enxerguei isso como um ensaio. Estamos atentos”, afirmou.

Presidente da Câmara de Brumado está indecisa sobre retorno dos projetos do lixo e urbanismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após ser curada da Covid-19, a vereadora Verimar Meira (PT) presidiu a sessão extra que aconteceu na última quarta-feira (25), na qual foi votado o projeto de lei federal que dispõe sobre a reestruturação do conselho que fiscaliza o Fundeb no município. A proposta foi aprovada por unanimidade. No entanto, a emenda da base de oposição que pedia a inclusão de um membro da comissão de educação da Câmara no conselho foi desempatada com o voto de minerva da presidente, que rejeitou a mesma (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela disse que, mesmo com sequelas da doença, conseguiu presidir a sessão extraordinária, dada a importância de votar o referido projeto. “É um projeto que restitui o conselho para que as escolas consigam o recurso diretamente. Tivemos alguns contratempos, o que é normal em uma democracia”, declarou. Para Meira, incluir um representante do legislativo no conselho seria infringir a lei federal. Questionada sobre em que momento os projetos da taxa do lixo e do código de obras e urbanismo voltarão à pauta, a presidente disse que ainda não há uma data exata, tendo em vista que não está 100% recuperada das sequelas da doença. “Deus proverá sobre o nosso retorno definitivo”, respondeu.

Brumado confirma 6 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Nesta quarta-feira, 25 de agosto, o município de Brumado registra 9744 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 3 internações, 196 óbitos, 159 pacientes em tratamento e 9389 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

'A gasolina tá barata, o gás de cozinha tá barato', afirma Bolsonaro Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em conversa com apoiadores, em Brasília, pediu compreensão da sociedade acerca dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha no Brasil. “A gasolina tá barata, o gás de cozinha tá barato. O pessoal tem que entender a composição do preço. Acabam me culpando por tudo o que acontece no Brasil”, disse Bolsonaro. Ao decorrer de 2021, a gasolina subiu 51%, segundo a CNN Brasil. Conforme economistas, o aumento tem sido puxado pelo crescimento do preço internacional do petróleo e pelo dólar alto, alimentado ainda pela política da Petrobras de repassar os custos para o mercado brasileiro.

Defensoria Pública da Bahia tenta amenizar conflito entre ciganos e policiais em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/DPE-BA

Com o propósito de conter a violência entre a polícia e a comunidade cigana, após inúmeras mortes no sudoeste baiano, a Defensoria Pública do Estado (DPE) fez visita técnica aos moradores no Distrito de José Gonçalves, na zona rural de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado e à sede do comando da Polícia Militar da região. A preocupação da DPE em ouvir a comunidade se deu após relatos de violação de direitos, que envolvem violência policial e cerceamento do direito de ir e vir. No total, oito ciganos da mesma família morreram, após dois policiais serem mortos a tiros. O tenente Luciano Libarino Neves, de 34 anos, e o soldado da Polícia Militar Robson Brito de Matos, de 30, foram atingidos a tiros no dia 13 de julho quanto trabalhavam no distrito de José Gonçalves (veja aqui). Desde então, dezenas de ciganos denunciam perseguição em cidades vizinhas, como o Itambé. As abordagens violentas se concentraram no período de perseguição aos acusados de matar os policiais, no entanto existem consequências ainda no dia a dia desta população. A visita contou com as presenças do defensor público e coordenador da 2ª Regional da DPE-BA, José Raimundo Campos, e a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Integração, Cristina Ulm, além da ouvidora-geral da DPE, Sirlene Assis, e de Maíra Vida, coordenadora do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (SEPROMI).

Rio do Antônio: Jovem atira contra carro de ex-namorada em tentativa de feminicídio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 21h50 desta terça-feira (24), a Polícia Militar, no Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, a 50 km de Brumado, foi solicitada por uma jovem de 32 anos que relatou ter sofrido tentativa de feminicídio. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, de imediato, os militares deslocaram-se até o local informado e, conforme relato da jovem, o seu ex-namorado, um rapaz de 33 anos, atirou em seu veículo na tentativa de lhe ferir. A vítima disse que não sofreu nenhum ferimento e que os disparos de arma de fogo atingiram apenas a parte externa do automóvel. Foram feitas diversas rondas pela localidade, porém, até o presente momento, o autor do crime não foi localizado. A vítima foi acompanhada até a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, para adoção das medidas cabíveis.

Ministro Marcelo Queiroga anuncia aplicação de terceira dose a partir do dia 15 de setembro Foto: Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira, 25, que o Brasil irá iniciar a aplicação de doses de reforço em pessoas completamente vacinadas a partir do dia 15 de setembro. O primeiro público-alvo serão os idosos com mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidas (transplantadas recentemente, com câncer, queimaduras graves, etc) que tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses. De acordo com Queiroga, esta foi a data escolhida após uma avaliação do Ministério da Saúde apontar que será quando toda a população brasileira acima de 18 anos já terá sido vacinada com pelo menos uma dose. O Ministério da Saúde ainda detalhou que a imunização deverá ser feito, preferencialmente, com uma dose de Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da Astrazeneca. Atualmente no Brasil, são realizados estudos para descobrir a melhor estratégia na aplicação da terceira dose, se segue com a mesma que a pessoa foi vacinada, ou com alguma de tecnologia diferente. Além disso, Queiroga ressaltou que a aplicação da dose de reforço, não irá atrapalhar a segunda dose que restam ser aplicadas em todo o país. “Não tinha sentido eu avançar no reforço, se não tivesse a D2 assegurada, então a D2 seguirá”, disse o ministro. Como já havia comunicado há algumas semanas, Queiroga também oficializou a diminuição do intervalo entre a primeira e a segunda dose dos imunizantes da Pfizer/BioNtech e Oxford/Astrazeneca, que passará de 12 semanas para 8 semanas.

Brumado: Base do prefeito rejeita emenda que incluiria legislativo na vacância do CACSFUNDEB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A bancada de oposição apresentou na sessão legislativa extraordinária desta quarta-feira (25), uma emenda incluindo um representante do legislativo no Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACSFUNDEB). Na oportunidade, foi debatida a lei federal que dispõe sobre a reestruturação do órgão. No entanto, a base do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) na Câmara Municipal rejeitou a proposta, com o voto de minerva da presidente Verimar Meira (PT). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, considerou um erro a não aprovação da emenda. “Eles alegaram que o projeto vem do Governo Federal e não poderia ser modificado. Vou provar para população que os projetos podem ser modificados sim. O legislativo poderia mudar. Esse é o papel do vereador”, argumentou. Vereador de situação, José da Silva Santos (PSB), o Santinho, votou contrário à proposta. Em sua visão, a Câmara já está representada no Conselho através da Comissão de Educação da Casa Legislativa. “No projeto já consta toda sua representação. A emenda modificativa muda toda essência do projeto. Não teríamos tempo hábil de discutir e sancionar essa emenda”, explicou.

Suspeito de matar cadela com amortecedor de carro é preso no interior da Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante suspeito de matar uma cadela no município de Santaluz, no interior da Bahia, na terça-feira (24). Segundo a Polícia Civil, o suspeito teria usado um amortecedor de carro para atacar o animal. De acordo com a polícia, o homem, que é carroceiro, se revoltou porque o animal latiu e correu atrás da carroça, enquanto ele recolhia entulhos, e desferiu golpes na cabeça da cadela. A cadela pertencia a uma mulher que mora em Santaluz. A vítima foi encaminhada para uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos. O homem foi autuado em flagrante por maus tratos a animais e encaminhado para a Delegacia Territorial de Santaluz. Foram expedidas guias de perícia no instrumento utilizado para cometer o crime.

Brumado: Em andamento na sede, campanha de vacinação antirrábica será iniciada na zona rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A campanha de vacinação antirrábica foi iniciada no município de Brumado, no último dia 20 de agosto. Na sede, os proprietários de cães e gatos podem levar seus animais de estimação para imunização na Vigilância Epidemiológica Municipal, localizada ao lado do Samu 192. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Francislei Alves, supervisor de endemias, informou que a vacinação antirrábica começará nas localidades rurais na próxima quinta-feira (26). Cada comunidade contará com um ponto fixo para parada do carro volante da vigilância. “O carro para nesse ponto fixo, faz a vacinação e partimos para outro ponto. A população deve esperar a gente no ponto”, salientou. A meta do órgão é imunizar cerca de 12 mil animais, entre cachorros e gatos. A campanha será encerrada no dia 30 de setembro.

Brumado: Moradores de Cristalândia cobram praça esportiva, limpeza pública e ponte a Umburanas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores do Distrito de Cristalândia cobram um local adequado para prática de esportes na localidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Welton Pereira disse que, há cerca de 5 anos, a quadra da comunidade foi derrubada, mas nenhuma outra foi construída em substituição no distrito. “Os desportistas ou jovens que praticam esportes têm que sair para outras localidades, às vezes tarde da noite. Queremos uma quadra”, reivindicou. O morador também manifestou que as ruas do distrito estão muito sujas, necessitando de uma limpeza pública. “Quando chega na época da política, pintam tudo bonitinho. Quando passa, ficamos a Deus dará”, criticou. Por fim, Pereira cobrou a conclusão da construção da ponte de acesso ao distrito de Umburanas. Há um ano, a obra está parada, dificultando o dia a dia dos moradores.

Andaraí: Frigorífico vai gerar quase 3 mil postos de trabalho na Chapada Diamantina Foto: Divulgação

O município baiano de Andaraí, vai abrigar um empreendimento agroindustrial com potencial para impactar a economia na região da Chapada Diamantina. Após quatro anos em implantação, o Frigorífico da Chapada será inaugurado oficialmente no próximo dia 27, com a expectativa de gerar cerca de 3 mil postos de trabalho quando estiver operando à plena carga. A estrutura terá capacidade para processar 168 tipos produtos, de embutidos aos cortes mais sofisticados. De acordo com o Correio, a previsão da empresa é que a operação será responsável por gerar 230 empregos diretos, outros 690 indiretos, além de outros 2 mil postos de trabalho no decorrer da cadeia produtiva, que vai envolver pequenos produtores rurais. O complexo de produção – numa área total de 180 mil metros quadrados (m²), sendo 15 mil m² de área construída – abriga cinco fábricas, que serão responsáveis por processos que irão do abate à desossa, passando pela industrialização, salga e beneficiamento de produtos não comestíveis. Na inauguração, programada para a próxima sexta-feira (27), estão previstas as presenças de pecuaristas, representantes de setores econômicos e autoridades públicas. Na ocasião, o frigorífico deverá estar funcionando com 25% da sua capacidade. Este número deve crescer paulatinamente até atingir 50% de uso da capacidade instalada dentro de 120 dias.   Segundo o empresário Wilson Cardoso, responsável pela empresa e atual prefeito de Andaraí, o frigorífico irá trabalhar com a produção de carne bovina, suína, ovina e caprina. Ele conta que construiu o novo complexo durante os últimos quatro anos, “sem pressa”, pelo desejo de apresentar uma estrutura com o que existe de mais moderno em equipamentos e adequada às demandas de sustentabilidade. “A Chapada Diamantina é uma marca muito forte, associada à ecologia, com um povo que sonha com um futuro melhor e um enorme potencial para crescer. Tem um turismo muito forte e uma produção tradicional de proteína animal, além da agricultura familiar”, explica. Wilson Cardoso destacou a necessidade de levar para a região um negócio com essa visão. Um dos aspectos destacados por ele é o aproveitamento de todas as partes dos animais, mesmo as que não são utilizadas para o consumo humano. Algumas delas serão beneficiadas no próprio frigorífico para uso como ração animal, ou na indústria de cosméticos e de biocombustíveis. “Não iremos despejar nada na natureza”, diz. 

Arquivo