Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador João Vasconcelos (DEM) negou que tenha sido assediado pela atual gestão para conseguir a aprovação dos polêmicos projetos da taxa do lixo e da alteração do Código de Obras e Urbanismo da cidade (veja aqui). Ele garantiu que não houve qualquer articulação da base com essa finalidade. A viagem que o parlamentar faria até Brasília já havia sido marcada com antecedência de 2 meses na Câmara Municipal, conforme ofício apresentado pelo mesmo. Vasconcelos explicou que decidiu desmarcar a viagem, de fundamental importância para contemplar interesses e demandas do povo, com o objetivo de poder dar a sua contribuição diante da sua participação na sessão de votação das propostas. “Não poderia deixar o povo de Brumado na mão. Com a minha ida a Brasília, o prefeito poderia pautar esses projetos maldosos na Câmara. A meu ver, esses projetos só visam prejudicar a população brumadense”, destacou. Para Vasconcelos, em um momento de tamanha crise, em que as pessoas estão passando dificuldades, não dá para incluir mais taxas no orçamento do povo. “Deixo bem claro que o vereador João Vasconcelos vota não. Jamais prejudicaria o povo que me elegeu”, reiterou.
A Bahia Mineração (Bamin) segue a todo vapor realizando as obras de melhorias no canteiro administrativo de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, para receber a visita do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido). O site Achei Sudoeste registrou que a construção do heliponto está em fase final para receber o chefe do executivo nacional, o ministro Tarcísio de Freitas e sua comitiva. Uma enorme tenda é montada no local para abrigar as autoridades, que irão discursar durante o ato da retomada da Fiol no estado da Bahia (veja aqui). Bolsonaro e sua comitiva estarão na cidade no próximo dia 2 de setembro. Segundo apurou a nossa reportagem, uma equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da presidência já está em Tanhaçu, juntamente com agentes da Polícia Federal, preparando a logística da visita de Bolsonaro.
Nesta terça-feira, 24 de agosto, o município de Brumado registra 9738 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 3 internações, 196 óbitos, 160 pacientes em tratamento e 9382 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Na última segunda-feira (23), um homem de 39 anos foi esfaqueado por um amigo em uma área de garimpo no Povoado de Canabrava, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontraram a vítima com uma das mãos decepada e cortes na região da nuca e na parte superior da cabeça. Testemunharam relataram que a tentativa de homicídio foi cometida por um homem de 38 anos após ambos se desentenderem enquanto garimpavam a área. Uma equipe do Samu 192 prestou os primeiros socorros no local e encaminhou a vítima ao Hospital Municipal. Foram realizadas buscas na região, inclusive na residência do possível agressor, porém o mesmo ainda não foi localizado.
Um homem que trabalhava como mototaxista foi preso na noite de segunda-feira (23) enquanto tentava entregar drogas, a domicílio, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Ele foi flagrado com 22 kg de pasta-base de cocaína acondicionados em tabletes. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), equipes da 85ª CIPM interceptaram o suspeito no bairro Jardim Paraíso e encontraram com ele porções de maconha e pouco mais de R$ 3 mil em espécie. Ainda segundo a SSP, o homem informou aos policiais que há cinco meses fazia o serviço de distribuição de drogas e há uma semana recebeu uma mala cheia de entorpecentes prontos para a venda. Os policiais, então, seguiram as informações do suspeito e chegaram até uma área de matagal no bairro Florais Léa II, onde localizaram a mala escondida entre galhos e folhas. Dentro da bagagem estavam tabletes de pasta base de cocaína, seis quilos de maconha, meio tablete de crack, porções de haxixe, uma balança e dois celulares. O homem foi levado par a Delegacia Territorial do município e, durante o depoimento, negou a posse das drogas. Conforme a SSP, ele tem 23 anos e é reincidente na prática de dois crimes na cidade de Irecê, também na Bahia, mas que fica no norte do estado. Desta vez, preso em Luís Eduardo Magalhães, o jovem foi autuado por tráfico de drogas e será encaminhado ao presídio de Barreiras onde irá responder pelos crimes.
Na última quarta-feira (18), um agente de trânsito, que preferiu não se identificar, foi ameaçado por um motociclista após a aplicação de uma multa. O condutor realizou uma manobra de retorno proibida na Avenida Antônio Mourão Guimarães, passando por cima do canteiro central. Segundo o agente, o fato aconteceu por volta de 8h50. “Quando eu me aproximei, ele gesticulou querendo me intimidar. Depois, ele me ameaçou dizendo que se eu fizesse a multa ele me quebraria todo. Ele já veio nervoso pra cima de mim", relatou. Após lavrar o auto de infração, o servidor público registrou uma queixa na delegacia local a fim de resguardar a sua vida.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, rebateu a denúncia de que estaria agindo com descaso no transporte de pacientes para tratamento em Salvador (veja aqui). A prefeitura alega que a atual gestão encontrou uma frota destruída e o ônibus usado para o Transporte Fora do Domicílio (TFD) abandonado em uma oficina. “Diante da impossibilidade de uso destes veículos para a finalidade, a prefeitura leiloará os veículos e já iniciou o processo para aquisição de três ônibus novos”, informou. No entanto, para garantir a continuidade do atendimento dos pacientes em tratamento na capital enquanto os novos veículos não são adquiridos, a prefeitura contratou uma empresa terceirizada, a qual, segundo o Município, oferece os serviços dentro de condições satisfatórias, inclusive, atendendo as exigências sanitárias para prevenção da Covid-19. “Reafirmamos o nosso compromisso de cuidar bem dos munícipes em quaisquer circunstâncias e, especialmente, no que tange ao atendimento à saúde”, finalizou.
Mais um esgoto a céu aberto pelas ruas da cidade Brumado, desta vez na Travessa Edésio José da Silva, tem causado prejuízos à população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Otoniel Magno contou que a vizinhança já entrou com uma ação contra a Embasa e a prefeitura devido ao esgoto estourado na via. “A prefeitura joga pra Embasa; a Embasa joga pra prefeitura. Estamos tentando resolver isso. Eduardo [o prefeito] não quer assinar a concessão e liberar para a Embasa. A cidade toda está sendo prejudicada”, disparou. O contrato de concessão da Embasa venceu no ano de 2017 e não foi renovado pela prefeitura. Para o morador, o gestor está promovendo o sucateamento dos serviços da empresa para forçar a sua privatização. “Como a Embasa vai fazer um serviço sem garantia de receber? Não tem lógica. Ele tem que assinar, pois estamos sofrendo”, frisou. Otoniel relatou ainda que a família também entrou com um processo por danos morais visto que um familiar adoeceu em razão do esgoto. “Temos prova”, citou.
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) determinou que as cidades que concluírem a vacinação de adultos de até 18 anos devolvam as doses sobressalentes. Esses imunizantes serão remanejados para os municípios que ainda não concluíram o calendário das pessoas maiores de idade. A resolução foi aprovada em reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e publicada em Diário Oficial do último sábado (21). Os municípios terão que obedecer o prazo mínimo de entrega de até 10 dias para a data de validade da vacina. Nesta mesma reunião, foi autorizada a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos, com comorbidades. A publicação em Diário Oficial também determina que sejam vacinados todos os trabalhadores da Educação que tenham mais de 18 anos e estejam em atividade, no município de sua área de atuação.
Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Brumado, deflagrou a Operação Tatu em repressão a crimes contra a fauna praticados na área florestal da mineradora RHI Magnesita. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, na ocasião, foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão no Bairro Olhos D’água, na residência de um homem suspeito de matar animais silvestres na região. Ele foi identificado através das redes sociais, onde aparece segurando um tatu morto. Com o suspeito foram encontrados: 01 arma de fogo tipo espingarda, 37 munições, vários apetrechos utilizados na prática de caça, carregadores de munição e carne de animal silvestre (gambá) guardada. Ele foi preso em flagrante delito pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e crime contra a fauna.
O presidente Jair Bolsonaro poderá visitar a cidade de Brumado no dia 2 de setembro para participar da solenidade de assinatura do contrato de concessão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). A informação foi publicada pela Coluna Satélite, do Jornal Correio da Bahia. Ainda segundo a coluna, o presidente teria sido convencido por aliados a participar da cerimônia em razão de a obra ter sido arrastada por governos anteriores, incluindo o PT. Bolsonaro também passará pela cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, conforme já anunciado pelo site Achei Sudoeste (veja aqui).
Oito casos da doença de Haff, também conhecida como a “doença da urina preta”, foram registrados este ano na Bahia, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgadas nesta segunda-feira (23). Ainda segundo a Sesab, as notificações foram feitas nos municípios de Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São João e Salvador. No entanto, dois casos foram descartados e seis permanecem em investigação. De acordo com a diretora da vigilância epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, os alimentos são encaminhados para análise laboratorial em um centro de referência, onde a investigação é aprofundada, pois os pacientes podem apresentar rabdomiólise – degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue – por outras causas. A doença de Haff se caracteriza por ocorrência de extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, além de falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, podendo causar falência renal. Pessoas com a doença apresentam urina na cor de café, causada pela elevação da enzima CPK, associada à ingestão de pescados. Em 2020 foram notificados 45 casos e confirmados 40, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba, segundo dados da Sesab. Já em 2019, não houve notificação de casos. Porém, em dezembro de 2016 e janeiro de 2017 foram registrados 71 casos, nos municípios de Salvador (66), Vera Cruz (1), Dias D’Ávila (1), Camaçari (1), Feira de Santana (1) e Alcobaça (1). A Sesab informou que os casos verificados nos anos de 2016 e 2017 resultaram em dois óbitos, sendo um em paciente de Salvador e outro de Vera Cruz, ambos com comorbidades.
A APLB denunciou ao site Achei Sudoeste que a prefeitura de Brumado não forneceu equipamentos de biossegurança aos servidores da educação por ocasião do retorno às aulas presenciais. Assessor de comunicação do sindicato, Paulo Esdras disse que os servidores não receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a exemplo da máscara e do protetor facial, essenciais para o retorno à sala e a prevenção contra a Covid-19. Esdras também enfatizou que os próprios alunos estão ficando o dia todo nas escolas com apenas uma máscara, sem fazer as trocas necessárias. “Infelizmente, tivemos a confirmação que um aluno do CEEP testou positivo para o vírus. Inclusive, as aulas foram suspensas no turno noturno. Isso mostra o risco que os profissionais da educação, os alunos e os seus familiares estão correndo”, reiterou. Para o assessor, neste momento em que os professores não estão completamente vacinados, as escolas são um ambiente insalubre para toda comunidade.
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a condenação de associação criminosa do ex-ministro e deputado Geddel Vieira Lima e de seu irmão, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima durante julgamento de recurso ação penal. Entretanto, a condenação por lavagem de dinheiro foi mantida e com isso a pena dos irmãos Vieira Lima será reduzida em um ano e meio. Geddel, anteriormente condenado a 14 anos e dez meses, agora cumprirá 13 anos e 4 meses enquanto Lúcio cumprirá nove anos. A votação se referiu ao caso do "bunker" em um imóvel da família em Salvador com R$ 51 milhões em espécie, o que levou à condenação dos dois em outubro de 2019. Um recurso da defesa chamado de "embargos de declaração" foi protocolado pedindo pela absolvição dos irmãos. O relator do processo, o ministro Edson Fachin, foi contra os pedidos da defesa. Já os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques votaram a favor, o que fechou o placar em três a um. No julgamento, Gilmar afirmou que a recusa pela condenação por “associação criminosa” se dá pelo fato dos réus serem irmãos, o que faz com que mantenham vínculos estreitos e por isso “jamais pode ser considerado como prova da permanência da associação criminosa, mas apenas das naturais relações de família, que são inclusive acobertadas e fomentadas pelo ordenamento jurídico”. A condenação de pagamento de multa por danos morais no valor de R$ 52 milhões também foi anulada por falta de “fundamentos suficientes para se fixar o valor do dano moral coletivo no patamar estabelecido”. Com isso, o ministro Fachin reduziu a multa para R$ 51 milhões. Geddel, preso preventivamente em 2017, está atualmente em prisão domiciliar após decisão do ministro Dias Toffoli, durante seu mandato como presidente do STF, que levou em conta o “seu estado de saúde, o risco de morte e a pandemia de Covid-19” para a concessão do benefício.
A indicação, de autoria do vereador Amarildo Bomfim (PSB), para implantação do serviço de odontologia no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto foi aprovada. Segundo o parlamentar, a odontologia hospitalar é de extrema importância, tendo em vista que o profissional da odontologia é responsável por fazer o controle de doenças periodontais, cáries e infecções hospitalares que acontecerem por via oral. “A manutenção da saúde bucal dos pacientes em UTIs é essencial para impedir a proliferação de bactérias e fungos que, além de prejudicar a saúde bucal e o bem-estar do paciente, pode acometer outros órgãos e sistemas, agravando o quadro clínico e estendendo a sua estadia na UTI”, salientou. Para Bomfim, é de grande relevância que o Município promova a inserção de profissionais de odontologia na equipe hospitalar, principalmente na UTI, sala de emergência e clínica médica.
Uma metralhadora calibre 380 e dois revólveres calibre 32 foram apreendidos e um criminoso foi capturado pela 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), no domingo (22), na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Em rondas no bairro de Miro Cairo as equipes foram informadas sobre a presença de um homem que participou de um homicídio, no último sábado (20). Com as informações, as equipes conseguiram chegar até ele que deu a localização de dois comparsas que também participaram do crime. As guarnições foram até o local e, ao chegarem, a dupla atirou contra os policiais. No revide, dois foram atingidos e não resistiram. Com eles as equipes apreenderam, além das armas, munições, meio tablete de maconha, duas balanças e embalagens para guardar drogas.
O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) vem garantindo a agricultores familiares o aumento e a melhoria na produção. É o caso das famílias das comunidades rurais, localizadas no município de Caculé, a 100 km de Brumado, que já estão comercializando o que produzem. O Grupo Produtivo de Bolos e Biscoito 'Mulheres que Transformam', da comunidade de Apostema, e as unidades produtivas de Capivara, vêm sendo atendidas com o serviço de ATER Mulher, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), executado por meio da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf). O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, visitou, no último sábado (21), as localidades, para conhecer o trabalho desenvolvido. “Sou testemunha do esforço feito pela Cootraf para, cada vez mais, qualificar os agricultores no sentido que sua produção possa melhorar, aumentando a renda e ganhando competitividade”. Em Apostema, os produtos das 'Mulheres que Transformam' são vendidos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da prefeitura de Caculé. Por meio da Associação dos Pequenos Produtores de Apostema e Tingui, serão investidos, pelo projeto Bahia Produtiva, R$465,6 mil em uma unidade de beneficiamento de mandioca e equipamentos, potencializando o resultado. Já na comunidade de Capivara, a produção de hortifrútis das Unidades de Produção Familiar, orgânicos, são vendidas para o PAA e na feira livre da região. A ATER Mulher é uma das ações estratégias da Bahiater, de assessoria técnica, que dá apoio diferenciado ao trabalho e à produção das mulheres rurais.
A ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) reservadas para adultos com Covid-19 voltou a cair na Bahia, nesta segunda-feira (23), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A taxa recuou de 38% para 36% nas últimas 24 horas, alcançando o menor percentual registrado desde quando o governo baiano passou a publicar o dado, em 29 de abril de 2020. O número de casos ativos do novo coronavírus também caiu nesta segunda, saindo de 3.508 para 3.274 no período equivalente a um dia. Também nas últimas 24 horas, o estado confirmou 350 novas contaminações pelo novo coronavírus e 11 mortes em decorrência da infecção. No total, desde o início da pandemia, a Bahia já registrou 1.215.040 casos confirmados da Covid-19 e 26.287 óbitos pela doença.
Um esgoto a céu aberto na Rua Miguel Dias, no bairro Centro, tem sido a causa de diversos transtornos à comunidade na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Nilzete Caires relatou que o problema é recorrente. “Conserta e quebra, mas agora quebrou e tem muito tempo que está sem consertar”, disse. Segundo ela, toda vizinhança sofre com a presença de ratos e com o mau cheiro que exala do local. Os moradores estão bastante preocupados com a possibilidade de uma chuva forte causar prejuízos ainda maiores para todos. Eles cobram uma providência urgente do poder público. Inclusive, o caso já foi levado ao conhecimento do Ministério Público. Caires pontuou ainda que a queda de braços entre a Embasa e a prefeitura acerca da responsabilidade por resolver o problema dos esgotos estourados só tem prejudicado a população. “Nós pagamos nossos impostos, então temos o direito a uma rua decente. Isso tem que ser resolvido de uma forma ou de outra. A única coisa que eu quero é que consertem os esgotos estourados porque não é só nessa rua”, afirmou. Na rua, vários acidentes já foram registrados por conta dos buracos abertos na via.
Em conjunto com a Polícia Civil da cidade de Irecê, a Polícia Civil de Brumado cumpriu, na última sexta-feira (20), um mandado de prisão preventiva contra um indivíduo que praticou o crime de homicídio no município de João Dourado. O crime aconteceu em fevereiro deste ano em virtude de guerra entre facções. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado titular da Delegacia Territorial de Brumado, Paulo Henrique, explicou que a Coordenadoria de Polícia de Irecê entrou em contato com a PC de Brumado solicitando o cumprimento do mandado. “O alvo já estava sendo monitorado e o mandado foi cumprido com sucesso”, ressaltou. O delegado destacou ainda que imagens de monitoramento auxiliaram a polícia a identificar o suspeito. “Mais uma vez a tecnologia ajudando a elucidar as investigações”, pontuou.
A população da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, denunciou que a prefeitura está agindo com descaso no que se refere ao transporte de pacientes para tratamento de maior complexidade na capital baiana. São pessoas que não dispõem de recursos financeiros para realizarem o tratamento médico e necessitam do serviço. As viagens são semanais e com retorno no mesmo dia, o que tem causado grande sofrimento, físico e psicólogo, aos pacientes. Segundo informou populares ao site Achei Sudoeste, embora o Município possua um ônibus próprio para esse tipo de translado, o mesmo nunca está disponível: ou encontra-se quebrado ou sendo utilizado para outra finalidade. Por isso, estão sendo usados para o transporte micro-ônibus de empresas terceirizadas. Os veículos não possuem as mínimas condições para realizar viagens de longas distâncias, a começar pelo fato de não dispor de banheiro. Além disso, os pacientes são transportados em veículos lotados, em que não se observam as medidas de prevenção à Covid-19. Para os pacientes assistidos, a prefeitura está sendo desumana e tratando a população sem empatia, sensibilidade e dignidade.
O Ministério da Educação (MEC) estará vistoriando as obras da Faculdade de Medicina em Brumado nos dias 27 e 28 de setembro do corrente ano. O 1º vestibular será realizado no mês de outubro. O site Achei Sudoeste já havia anunciado em primeira mão, a realização do vestibular no segundo semestre deste ano (veja aqui). A nossa reportagem visitou a sede da UniFG, localizada à margem da BA-262, sentido Brumado/Aracatu, nas proximidades do Condomínio Euroville Londres e do Loteamento Cidade Universitária, e pode constatar a conclusão das obras.
O ambiente é sofisticado e com uma estrutura completa, que inclui salas de aulas, laboratórios, consultórios, uma moderna recepção, auditório, refeitório, banheiros e armários individuais para os alunos. A faculdade ofertará aulas teóricas e práticas. Dentre as novidades, robôs programados que simulam o ser humano em suas mais diversas situações de cuidados médicos, hospitalares e emergenciais, e consultas reais na busca de identificar diagnósticos diversos.
A bancada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) não teve a maioria na sessão ordinária da Câmara de Brumado nesta segunda-feira (23) e por isso os projetos de lei complementar nº 041/2021, que visa alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado e lei complementar que atende à Lei Federal nº 14.026/2020, para instituir taxa pela utilização efetiva ou potencial do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, ou seja, a cobrança da taxa de lixo, não entraram na pauta legislativa e seguem sem data definida para votação. Na sessão, os vereadores Verimar Dias da Silva Meira (PT) e Luiz Carlos Caíres da Silva (PP), o Palito, não compareceram em plenário e com isso a bancada governista estava em minoria. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vasconcelos está com dificuldades para convencer a sua bancada para a aprovação dos projetos. De acordo com fontes ouvidas pela nossa reportagem, Verimar não quer que seu voto de minerva seja o diferencial para as aprovações, tendo em vista, o desgaste por conta da reprovação dos projetos pela população de Brumado.
Nesta segunda-feira, 23 de agosto, o município de Brumado registra 9735 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 3 internações, 196 óbitos, 170 pacientes em tratamento e 9369 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Quase onze quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde deste domingo (22), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O flagrante ocorreu durante fiscalização de combate à criminalidade no KM 830 da BR-116. O veículo, que seguia de São Paulo (SP) para Arapiraca (AL), foi parado e os policiais perceberam um nervosismo incomum em um dos passageiros de 19 anos. Durante os procedimentos de fiscalização na bagagem do mesmo, foi encontrada uma bolsa “recheada” com 18 tabletes de maconha, totalizando 10,7 Kg. À polícia, ele confessou ser o responsável pelo transporte da droga. Disse ainda que comprou o ilícito na cidade de São Paulo e pretendia comercializar em Arapiraca (AL). O jovem traficante foi encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.
Com a redução progressiva dos casos de Covid-19, o Hospital do Câncer de Caetité, a 100 km de Brumado, voltará a ser 100% voltado ao atendimento de pacientes oncológicos. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), durante entrevista nesta segunda-feira (23). Inaugurada em novembro do ano passado, durante a pandemia, a unidade passou a atender pacientes com coronavírus por determinação do Governo do Estado. Com 80 leitos, o hospital oferece consultas e exames para acompanhamento, diagnóstico e tratamento do câncer. A unidade também conta com centro cirúrgico e serviço de quimioterapia. 48 municípios da região são atendimentos pelo Hospital do Câncer de Caetité.