Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2014"

25 Set 2014 - 16:00h

Com as notícias da seca que castiga a região sudeste do Brasil e mais recentemente a região da nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, os brumadenses estão em alerta. A cidade vive há mais de 10 anos em estado de emergência e a estiagem afeta as comunidades rurais da região. Quem mora na sede do município é abastecido pela Barragem de Cristalândia e, por conta disso, nos últimos dez anos não sofreram com a estiagem prolongada. Mesmo assim, surgiram rumores de que o nível da barragem estaria abaixo do normal, o que poderia afetar o abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras, inclusive com possibilidade de racionamento até o final do ano.

O site Brumado Notícias manteve contato com um técnico de abastecimento da Embasa e o mesmo descartou a informação. Preferindo não se identificar, o técnico foi enfático ao dizer que a barragem está em sua capacidade normal e que a queda do nível de 1,70 metros está dentro da margem de segurança esperada pela Embasa. Segundo o técnico, o nível da barragem está em 17,9 bilhões de metros cúbicos de água e o consumo anual entre os dois municípios assistidos chega a 3,5 bilhões de metros cúbicos de água. “Temos água para cinco anos de seca”, disse o técnico.

CONTINUE LENDO

25 Set 2014 - 15:30h

Na última segunda-feira (22), uma forte ventania provocou apagões em diversos pontos da cidade de Brumado. A Coelba informou em nota enviada ao site Brumado Notícias que em razão do aumento no número de ocorrências de interrupção no fornecimento de energia em trechos de alguns bairros do município, o tempo médio de atendimento às solicitações também aumentou. Segundo a empresa, a maioria das ocorrências foi causada por galhos de árvore e objetos lançados pelos ventos sobre a rede elétrica. Nesses casos, são priorizados os atendimentos que envolvam a segurança da população e as ocorrências que envolvam um número elevado de consumidores. “Ressaltamos que, desde o início das ocorrências, técnicos da Coelba foram acionados e trabalharam ininterruptamente para regularizar a situação”, declarou a gerência da Coelba.

25 Set 2014 - 15:00h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Weliton Lopes (SDD) disse que o povo de Brumado vai votar “em massa” no candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM). De acordo com o parlamentar, Souto construiu a Barragem de Cristalândia e a adutora que trouxe água de boa qualidade para Brumado e Malhada de Pedras. Segundo Lopes, o atual governador, Jaques Wagner (PT), prometeu a construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia e a instalação do esgotamento sanitário da cidade, mas até o momento não cumpriu o prometido. A falta de comprometimento dele com o município se reflete no seu candidato à sucessão, Rui Costa (PT), segundo o parlamentar. Para Lopes, na avaliação dos candidatos, por gratidão e reconhecimento aos serviços já prestados na cidade, os brumadenses votarão em Souto.

25 Set 2014 - 14:30h

Através de denúncias de moradores da Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro das Flores, em Brumado, a polícia militar fechou nesta quinta-feira (25) uma feira de animais que funcionava no município desde a última semana. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Paulo Esdras, presidente da Associação Protetora dos Animais de Brumado, informou que a feira funcionava de forma clandestina, pois não possuía alvará para comercialização de animais e o local não oferecia condições adequadas para abrigar os bichos. Segundo Esdras, foi constatado pelos membros da associação protetora que não havia no local registros de vacinas. 

Além disso, um cão foi encontrado com uma pata quebrada sendo levado pela Ong para tratamento. Também foi apurado que os animais dormiam em cima de papelão. Além de cães, existiam na feira animais exóticos não nativos da região, que deveriam ter liberação ambiental para comercialização. Os moradores da localidade endossaram as informações alegando que o prédio exalava mau cheiro e que, no período da noite, os filhotes faziam muito barulho. 

Esdras disse que um homem que trabalhava no lugar apresentou informações desencontradas quanto à procedência da feira e a polícia está investigando a veracidade dos fatos. Com apoio de outras Ong’s, os representantes da associação se deslocaram até a delegacia acompanhando a polícia e levando alguns filhotes de cachorros recolhidos. No local, prestaram queixa de crime ambiental e maus tratos a animais, além de cobrarem autuação por clandestinidade já que não foi apresentado alvará de licença para comercialização.  

25 Set 2014 - 12:00h

Já está disponível a relação de candidatos da comunidade externa selecionados para a isenção no pagamento da taxa de inscrição do vestibular Uneb 2015. Segundo a Universidade, os candidatos selecionados deverão comparecer à Uneb até o dia 26 de setembro, das 08h às 12h ou das 13h às 17h, com originais e cópias do RG e históricos escolares dos Ensinos Fundamental e Médio oriundos de escolas públicas para análise e validação das notas no sistema. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, entre em contato com a Coordenação Local do Processo Seletivo/Vestibular 2015 através do telefone (77) 3441-3278/2387.

25 Set 2014 - 11:40h

A taxa de desemprego em agosto deste ano ficou em 5%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), anunciada hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A entidade também divulgou hoje as taxas médias completas de julho (4,9%), junho (4,8%) e maio (4,9%), que haviam sido informadas anteriormente sem os dados de todas as regiões metropolitanas, devido à greve dos servidores do instituto, que terminou em agosto. Normalmente, a PME é feita em seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. No entanto, devido paralisação, os números divulgados em maio, junho e julho não incluíam as taxas de Salvador e Porto Alegre. Sem os dados das seis capitais, o IBGE não pôde divulgar uma média nacional. A taxa de desocupação de 5% é o menor índice para meses de agosto desde o início da série histórica, em 2002. Em agosto do ano passado, a taxa havia sido de 5,3%. Em agosto deste ano, a população desocupada - 1,2 milhão de pessoas, ficou estável nas comparações com julho deste ano e com agosto do ano passado. Já o contingente de ocupados - 23,1 milhões, cresceu 0,8% em relação a julho e manteve-se estável na comparação com agosto de 2013. O número de trabalhadores com carteira assinada (11,8 milhões) ficou estável em ambas as comparações. Entre os grupamentos de atividades, na comparação com julho, apenas o ramo da construção teve aumento da população ocupada (5,1%). Os serviços domésticos tiveram queda (-3,9%) e as demais atividades mantiveram-se estáveis. Já na comparação com agosto do ano passado, os serviços domésticos tiveram queda de 7,2%, enquanto as demais atividades mantiveram-se estáveis. As informações são da Agência Brasil.

25 Set 2014 - 11:20h

Parte do projeto Caminhos do Cuidado, um Curso de Formação em Saúde Mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas foi ministrado a agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem das equipes de saúde da família de Caculé. O curso visa transmitir informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas. Segundo a agente comunitária de saúde, Eugênia, o curso é uma ótima estratégia para sair da rotina e adquirir conhecimento e novas experiências através das apresentações abordadas em sala. Já o projeto Caminhos do Cuidado objetiva melhorar a atenção ao usuário e seus familiares por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. A ação se insere no eixo do cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.

25 Set 2014 - 11:00h

Em contato com o site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) informou que a área de estacionamento da Cesta do Povo será entregue à comunidade na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro. A urbanização da área foi uma articulação do mandato do parlamentar, que garantiu os recursos da ordem de R$ 630.000,00. A prefeitura municipal elaborou o projeto. Segundo o vereador, o atraso da inauguração ocorreu em função da tentativa de que o governador Jaques Wagner (PT) fizesse a entrega da praça, o que não será possível por falta de agenda. Estarão presentes na inauguração representantes do estado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), vereadores, e autoridades. “Aproveito para convidar a população brumadense para este grande ato de inauguração, pois esta obra é um presente do nosso mandado para Brumado, especialmente para os legistas, feirantes e comerciantes da região”, finalizou Pereira.

25 Set 2014 - 10:00h

Duas brigadas do município de Rio de Contas e voluntários sob a liderança da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do INEMA/APA Serra do Barbado conseguiram controlar o incêndio que atingia a Serra das almas, Estrada Real e o Sítio Bonito, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, no sudoeste baiano. O fogo atingia a região desde o último dia 13 e já ameaçava se alastrar para as casas vizinhas. 

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a situação se agravou e o Corpo de Bombeiros foi acionado. No total, a operação contou com 20 profissionais, os oficiais e duas aeronaves. A Prefeitura de Rio de Contas, em parceria com o governo estadual, forneceu carro pipa, colchões e outros itens de infraestrutura para acomodação dos bombeiros e apoio aos brigadistas. O secretário municipal de Meio Ambiente disse que estão sendo feitas investigações a fim de apurar as causas do incêndio.

25 Set 2014 - 09:30h

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR) informa que na última quarta-feira (24) uma guarnição do T.O.R aprendeu diversos produtos sem nota fiscal. O material estava no porta-malas de um ônibus de uma empresa regular de transporte de passageiros, abordado na BR-030, no trecho entre Caetité e Guanambi, no sudoeste baiano. O motorista, as mercadorias e o veículo foram apresentados na delegacia de polícia civil de Caetité para as providências de praxe. O crime é caracterizado como contrabando.

25 Set 2014 - 09:00h

Segundo informações do G1, a prefeitura da cidade de Pimenteiras, no Piauí, abriu uma licitação para construção de 38 cemitérios, gerando um gasto de quase R$ 1 milhão, valor previsto no edital. Levando em consideração os 11,7 mil habitantes, a cidade teria em média um cemitério para cada grupo de 300 pessoas. A capital Teresina, que possui quase 830 mil habitantes, dispõe de apenas 20 cemitérios. A licitação chamou a atenção do Ministério Público, que solicitou a suspensão do processo. De acordo com Sinobilino Pinheiro, promotor de justiça da 2ª promotoria de Valença, responsável por Pimenteiras, a medida é desproporcional e fere o princípio da razoabilidade na administração pública. O secretário de governo e presidente da comissão de Licitação, Alex Lacerda, explicou que os recursos serão utilizados para elevar muros nos cemitérios que já existem na cidade. Entretanto, conforme um levantamento feito pelo G1 no Diário dos Municípios, em nenhum momento a prefeitura menciona a palavra 'muros' no processo licitatório.

25 Set 2014 - 08:30h

Uma antiga reivindicação das comunidades de Ubiraçaba e Lagoa Funda, a instalação do sistema de telefonia móvel, começa a ser concretizada. A conquista só foi possível em razão de solicitações do ex-deputado estadual João Bonfim junto à Secretaria De Ciência e Tecnologia (SECTI). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, nos próximos dias, a empresa responsável pela instalação dos equipamentos estará em Brumado para dar início aos trabalhos. Após a conclusão dos mesmos, o sinal será liberado. O Diretor do Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brumado, Milton Caíres, destacou a importância da parceria entre o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e o ex-deputado João Bonfim, responsáveis pelo atendimento da demanda. O gestor comemorou a notícia e adiantou que em breve as localidades de Itaquaraí e Cristalândia também serão beneficiadas.

25 Set 2014 - 08:00h

Recentemente, o site Brumado Notícias informou sobre a possibilidade de fechamento da delegacia da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. A Assessoria de Comunicação da Polícia Civil da Bahia emitiu nota apontando que tudo não passava de rumores. A nossa reportagem conseguiu contato com o prefeito da cidade, Valdecir Bezerra (PT), o Ceará, e o mesmo confirmou que o proprietário da casa onde atualmente funciona a delegacia solicitou a entrega do imóvel. Ceará conseguiu um prazo de 60 dias até que a prefeitura, responsável pelo pagamento do aluguel e funcionamento da delegacia, possa adquirir um novo local. “Até a mudança, a delegacia continua funcionando normalmente no mesmo lugar”, garantiu o prefeito.

24 Set 2014 - 20:10h

Dados da nova pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (24) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. Geddel Vieira Lima (PMDB) mantém a liderança com 33%, seguido por Otto Alencar (PSD) com 29%. Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

24 Set 2014 - 19:15h

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (24), Paulo Souto (DEM), continua na liderança na disputa ao cargo de governador do estado com 43% das intenções de voto. Em seguida aparecem Rui Costa (PT), com 27% e Lídice da Mata (PSB) 7%. Renata Mallet (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL) obtiveram 1% cada um. Da Luz (PRTB) que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos são de 10%, assim como os indecisos, em 11%. Os que não rejeitaram nenhum dos candidatos foram 13% e os que não souberam ou não opinaram foram 22%. O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa e os resultados são favoráveis à Souto, que tem 46%. Rui Costa tem 31%, brancos e nulos, 11%, e os que não sabem ou não responderam são 12%. Além disso, o levantamento indicou que 4% do eleitorado considera o governo de Jaques Wagner como ótimo, enquanto que para 25% é bom. 41% creditam como regular, 12% como ruim e outros 14% como péssimo. 3% não souberam ou não opinaram. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

24 Set 2014 - 19:00h

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

24 Set 2014 - 18:00h

Desde 1998, a Refri-car atua no mercado brumadense no ramo de ar-condicionado automotivo. Uma equipe de profissionais altamente qualificados trabalha na empresa instalando kits, desenvolvendo projetos, confeccionando peças em sistemas especiais, alterando aparelhos com defeitos de fabricação, recuperando compressores, retíficas, peças e componentes, higienização completa do aparelho, recargas de gás refrigerantes ecológico com cadastro e certificado autorizado pelo Ibama, soldas especiais em todas as ligas, e detecção de vazamentos. Além disso, a Refri-car possui um amplo estoque de peças e uma oficina equipada para receber qualquer tipo de veículo. Visando melhor atender o cliente, a empresa também trabalha com uma oficina móvel equipada para atendimentos em trechos de obras e empresas de mineração. A Refri-car promete garantia completa no serviço realizado. Conheça a empresa, que fica localizada na Avenida Centenário, 1310, ou ligue (77) 3441-7378, (77) 9997-8491, e (77) 8849-7274.

24 Set 2014 - 17:30h

Inaugurada na cidade de Barra da Estiva, na última sexta-feira (19), a loja Elétrica Luz tem tudo em material elétrico e em iluminação. No local, você encontra todos os itens necessários para modernizar o seu projeto. A Elétrica Luz trabalha com as melhores marcas, os menores preços e ótimo atendimento. Luminárias decorativas e comerciais, tomadas, lâmpadas, disjuntores, fios em geral e demais produtos elétricos para sua reforma ou construção. A loja atende em toda região. A unidade fica localizada na Rua São Bento, 118, Centro. Para informações sobre produtos e quantidade em estoque, ligue (77) 3450-1493/9968-9108/9995.

24 Set 2014 - 17:00h

Com o objetivo de reconhecer o desempenho e esforço dos estudantes, além de estimular a participação das famílias, as escolas Professora Maria Sônia e Professora Sá Teles e a Magnesita deram início ao projeto “Com nossas mãos construímos nosso futuro”. O projeto visa promover o nivelamento de aprendizagem dos alunos, fortalecer a parceria entre escola e comunidade e premiar os estudantes de melhor desempenho. Na II unidade, foram premiados os alunos: Alessa dos Santos Souza, 9º ano (melhor desempenho, 01 tablet); Zilene Barbosa Meira, 8º ano (melhor avanço, 01 tablet); Gabrielle Alves Gomes, 4º ano (melhor desempenho, 01 micro system) e Doriel Gonçalves Meira (melhor avanço, 01 micro system).