Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2021
Brumado: Moradores arrancam placa da prefeitura e fixam protesto contra os buracos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Travessa Mário Rodrigues, em Brumado, os moradores arrancaram a placa que havia sido fixada pela prefeitura para orientar sobre a responsabilidade da Embasa por consertar o buraco na via. No lugar, colocaram um cartaz com os dizeres: “Cuidado com os tonéis de concreto. Se você se acidentar foi simulação. Cuidado, você está em uma cidade esburacada. Se você cair, a culpa é sua”. 

Brumado: Moradores arrancam placa da prefeitura e fixam protesto contra os buracos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Francisco Leite criticou o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos por se eximir de sua responsabilidade e colocar a culpa na população. Em uma carta de protesto, o morador ainda fez diversas críticas ao gestor. “Se o buraco fosse em sua porta, prefeito, o senhor mandaria consertar ou esperaria pela Embasa? Com certeza, ele mandaria tapar”, disparou.

'Quem tem só uma dose tem que ter toda a cautela', alerta Sesab sobre a variante Delta de Covid-19 Foto: Divulgação/Sesab

A Bahia já possui 72 casos registrados da variante Delta do coronavírus, com dois óbitos (veja aqui). As confirmações foram feitas após sequenciamento genético realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA). A cidade de Brumado também já possui casos confirmados da variante. A secretária estadual de saúde, Tereza Paim, afirma que já se nota uma infecção comunitária da variante na Bahia e que isso é um sinal de alerta, já que a Delta se espalha muito rápido. "Quem tem só uma dose tem que ter toda a cautela. Uma dose só não dá proteção para o óbito ou adoecimento mais grave", disse, chamando a atenção da população para a importância da segunda dose e da dose de reforço da vacina para os idosos e pessoas com doenças imunossupressoras.

Brumado: Ponte João Ribeiro é interditada após fissuras que comprometem sua estrutura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (25), a ponte João Ribeiro, que liga o Bairro São Félix ao centro da cidade de Brumado, foi interditada para veículos grandes. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou a interdição após a Secretaria Municipal de Infraestrutura detectar fissuras na base de sustentação da ponte. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, explicou que a estrutura da ponte está comprometida e, por isso, o tráfico de veículos de grande porte está restrito. “Ela pode desabar. Não sei até que ponto a sustentação está garantida. Agentes de trânsito foram deslocados para o local para garantir esse bloqueio”, disse.

Brumado: Ponte João Ribeiro é interditada após fissuras que comprometem sua estrutura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo o coordenador, engenheiros estiveram no local e uma empresa será contratada pelo Município para fazer a recuperação da ponte. Uma máquina retroescavadeira está realizando o desassoreamento no leito do Rio do Antônio, na base da ponte, onde foram detectadas as fissuras. Ricardo alerta à população para necessidade de obediência do isolamento do equipamento, uma vez que o mesmo apresenta risco de desabamento.

TRE-BA anuncia uso do PIX para pagamento de multas eleitorais Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou, nesta segunda-feira (27), a possibilidade de uso do PIX ou cartão de crédito para o pagamento de multas eleitorais. A possibilidade é decorrente da aderência do TRE da Bahia ao PagTesouro. De acordo com o TRE-BA, o objetivo é facilitar a regularização cadastral junto ao órgão. A Bahia possui 1.576.023 eleitores com títulos cancelados, segundo levantamento divulgado pelo TRE no começo deste mês. O atendimento para regularização da situação cadastral pode ser feito no Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), com o auxílio do Chatbot Maia, no site do TRE-BA ou através do telefone (71) 3373-7000. Além das multas eleitorais, após adesão do TRE ao PagTesouro, também é possível quitar multas aplicadas nos contratos administrativos e as oriundas de processos judiciais, além da devolução de diárias e outras receitas da União. O serviço funciona diariamente, 24 horas, permitindo a quitação de valores devidos aos órgãos públicos federais por meio de cartão de crédito, Pix e Guia de Recolhimento da União Simples.

Riacho de Santana: Jovem de 21 anos morre ao colidir moto contra poste Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último domingo (26), um jovem de 21 anos morreu em um grave acidente de moto na estrada vicinal que liga a localidade de Agreste ao município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. No local, Rodrigo da Silva e Silva perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste às margens da estrada. Ele voltava de uma festa que acontecia no Agreste. Com o impacto, Rodrigo fraturou o pescoço e morreu na hora. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa. A PM registrou a ocorrência.

Suspeito de matar pediatra dentro de clínica é preso no norte da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem suspeito de matar o médico Júlio César de Queiroz Teixeira, 44 anos, dentro da clínica onde ele trabalhava (veja aqui), foi preso na tarde desta segunda-feira (27), na cidade de Barra, no oeste da Bahia, segundo a polícia. O cúmplice que levou o homem que atirou no médico até a clínica também já foi localizado, de acordo com o delegado, Jenivaldo Rodrigues. De acordo como G1, também segundo a polícia, a motocicleta e o capacete utilizados no dia crime foram apreendidos com o suspeito. No dia do crime, o homem entrou na clínica ainda de capacete. Inicialmente o delegado disse que o cúmplice, que levou o atirador ao local em uma moto e auxiliou na fuga no mesmo veículo, tinha sido preso. No entanto, o policial revelou que o homem foi localizado no Tocantins.

Carta de munícipe retrata exaustão com esgotos estourados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Indignado com o rio de lama que corre em frente a sua residência na Travessa Mário Rodrigues, em Brumado, o morador Francisco Leite escreveu uma carta de protesto com relação ao posicionamento da prefeitura em não promover o conserto dos buracos nas vias públicas. Na carta, o morador cobra da prefeitura a resolução do problema. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o prefeito quer se eximir da culpa. “Sei que quando pagamos a conta de água vem lá a taxa de esgoto. Mas pergunto: quem contratou a Embasa para executar esse serviço? a quem cabe a saúde do município? Se o prefeito diz que a responsabilidade é da Embasa, cabe a ele se dirigir a empresa, como autoridade que é, e obriga-la a cumprir os seus deveres e não deixar o cidadão brumadense passar por esse vexame”, cobrou. Para o morador, mas do que uma questão de manutenção das vias, trata-se de um problema de saúde pública, visto que o esgoto a céu aberto na rua expõe a comunidade a diversos riscos. “Estamos vivendo em uma cidade cheia de buracos. Um verdadeiro absurdo. A minha paciência, a dos vizinhos e a de quem passa por aqui já se esgotou. Não podemos mais esperar”, completou.

Caetité: Justiça suspende contrato de fornecimento de refeições por indícios de irregularidades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz José Eduardo das Neves Brito suspendeu um contrato de fornecimento de refeições no município de Caetité, a 100 km de Brumado, devido a indícios de irregularidades. A empresa Hugo Fagundes Carneiro - ME impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar, contra o prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT), e o pregoeiro oficial do Município, Fausto José Prisco, alegando, em síntese, que participou do Pregão Eletrônico nº 126/2021, no dia 08 de setembro, que teve objeto o registro de preços para a contratação de empresa para fornecimento de refeições destinadas à Secretaria Municipal de Saúde. A licitação foi realizada virtualmente, tendo comparecido duas empresas, a impetrante e Sebastiana de Farias - ME. De acordo com a decisão recebida pelo site Achei Sudoeste, embora tenha ofertado menor preço, o impetrante teve a sua proposta rejeitada pelo pregoeiro, que apontou incompatibilidade do Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da empresa com o objeto da licitação. Contudo, para a impetrante, os CNAE’s da empresa são plenamente compatíveis com o objeto da licitação, pois atua no ramo alimentício há mais de uma década, sendo amplamente reconhecida como apta por várias empresas da cidade. Em sua decisão, o magistrado destacou que o ato caracterizou-se como abusivo praticado pela Administração, uma vez que excessivamente rigorosa. “É desarrazoado que um equívoco formal, que não compromete o processo licitatório, seja causa de inabilitação de uma licitante”, escreveu. Ademais, o magistrado salientou que a ausência de um específico CNAE não deve, sozinho, constituir motivo para a inabilitação em processo licitatório, considerando a possibilidade de comprovação por outros meios, o que foi devidamente atestado pela empresa. “Isso posto, tendo tudo por visto, ponderado e examinado, concedo a liminar pleiteada, e assim o faço para determinar a suspensão dos atos apontados como ilegais via a suspensão do processo de contratação da empresa Sebastiana de Farias - Me relativamente ao Pregão Eletrônico no 126/2021. Intimem-se os impetrados para imediatamente cumprirem a medida liminar pleiteada, sob pena de multa diária no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), até o limite de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), sem prejuízo das demais cominações previstas para eventual ato de desobediência”, decidiu o magistrado.

Brumado adotará mais medidas de convivência com a seca por conta da falta de água na zona rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diretor de Recursos Hídricos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Márdio Davi Alves relatou que a situação hídrica na zona rural de Brumado é grave e de calamidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que as comunidades rurais estão reféns da Operação Pipa, visto que, sem previsão de chuva, as aguadas estão desabastecidas. “A Operação Pipa é para minimizar, não é pra suprir as necessidades. Porém, a quantidade de pessoas que está precisando é tão grande que a operação torna-se mínima”, afirmou. Segundo Márdio, das 308 comunidades atendidas pela operação no município, no último mês, muitas ficaram sem água em razão da gravidade da seca. “Isso acaba causando mais problemas”, pontuou. O diretor adiantou que o Município incrementará a Operação Pipa a fim de atender com maior amplitude as necessidades de abastecimento na zona rural. “Estamos correndo atrás para não ficar dependendo apenas do Exército. Já fizemos as planilhas para atender 76 comunidades, além do Exército, por 90 dias. Estamos firmando hoje esse contrato. Aguardamos apenas o parecer final para darmos uma ajuda a mais a essas pessoas”.

Brumado: 32 pessoas cumprem isolamento domiciliar em tratamento da Covid-19

Nesta segunda-feira, 27 de setembro, o município de Brumado registra 9834 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 32 pacientes em tratamento e 9605 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Caetité: PRE apreende produtos eletroeletrônicos sem nota fiscal na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), apreendeu no último domingo (26), 1766 produtos eletroeletrônicos sem nota fiscal, na BR-030, em Caetité, a 100 km de Brumado. A informou foi divulgada nesta segunda-feira (27) pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste. De acordo com a PRE, os produtos foram localizados em um ônibus de turismos, que fazia o trajeto de São Paulo (SP) a Caruaru (PE). A abordagem da polícia aconteceu no KM 251 da referida rodovia. Os produtos estavam em seis caixas de papelão. O condutor e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Caetité.

Dupla é presa em operação contra cartel que presta serviços ao Detran-BA Foto: Divulgação/MPBA

A dupla Adriano Muniz Décia e Catiúcia de Souza Dias foi presa novamente durante uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que investiga um cartel de empresas que prestam serviços ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Os dois são apontados como líder e gerente operacional do grupo criminoso que articulava o esquema fraudulento. Ambos foram detidos em fevereiro deste ano (veja aqui), soltos no mesmo mês, e agora foram presos por mandado de prisão preventiva. De acordo com o G1, as fraudes foram identificadas na prestação de serviços de estampamento de placas dos veículos. As prisões de Adriano e Catiúcia foram restabelecidas com base em uma nova denúncia do MP-BA. Nessa nova denúncia, eles são suspeitos dos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público apontou crimes há um conjunto robusto de provas, e a prisão foi determinada por causa do “risco iminente de dano irreparável à ordem econômica e à ordem pública”. A prisão da dupla foi determinada pela desembargadora Ivete Caldas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), atendendo a pedido do MP-BA, por meio do Gaeco.

Polícia Militar promove Operação Distrito na cidade de Ibipitanga Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (25), a Policia Militar realizou a Operação Distrito na cidade de Ibipitanga, a 235 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia, reforçando o policiamento, efetuando rondas, abordagens e orientações. Segundo informou a 4ª Companhia Independente te Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a ação também teve como objetivo orientar os populares sobre o atual cenário da pandemia, salientando sobre prevenção e cuidados contra a Covid-19. Foram realizadas 18 abordagens a veículos de duas e quatro rodas, sendo apenas 1 veículo notificado. Três estabelecimentos comerciais também foram abordados. No total, 35 pessoas foram abordadas e devidamente orientadas.

Passeata cobra justiça em feminicídio que vitimou jovem de 19 anos em Conquista Foto: Reprodução/TV Bahia

Familiares e amigos de Sashira Camilly Cunha Silva, de 19 anos, protestaram neste domingo (26) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A jovem foi assassinada pelo ex-namorado e dois comparsas no dia 15 de setembro (veja aqui). O corpo dela foi encontrado um dia depois. O ato cobrava justiça ao caso. Segundo a TV Bahia, o grupo usava camisas com o rosto da vítima e trazia cartazes com menção à Justiça. Os três acusados seguem presos. Um deles é o ex-namorado Rafael Souza, que tramou e confessou o crime. Os outros dois suspeitos foram delatados por Rafael e foram identificados como Marcos Vinícius Fernandes e o Felipe Gusmão. À polícia, Rafael disse que dopou Sashira com um remédio de uso controlado e a esfaqueou no pescoço e no rosto. No entanto, ele não teve coragem para matá-la e contou com a ajuda de outro suspeito, que pegou o carro da vítima e terminou de matá-la. Já o terceiro envolvido teria sido o ele entre Rafael e o segundo suspeito, que não eram próximos. Em depoimento, os dois envolvidos alegaram que não sabiam que a vítima seria Sashira. Antes do crime, Rafael já tinha agredido Sashira. O fato ocorreu quando a jovem tinha 17 anos.

PM e PF assinam Termo de Anuência para atuação no aeroporto de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta feira (24), a Polícia Federal e o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) assinaram um Termo de Anuência para atuação dos policiais militares no Aeroporto Isaac Moura Rocha em Guanambi.  A atribuição institucional para atuação em áreas aeroportuárias é de responsabilidade da Polícia Federal, porém, nas localidades onde não existem prepostos da PF, a Polícia Militar atua de maneira supletiva, assumindo as funções da instituição. Com a inauguração do voo comercial da Azul Linhas Aéreas entre Guanambi e Belo Horizonte, o 17° BPM irá atuar no aeroporto com poder de polícia podendo realizar busca pessoal, auxílio em situações de crises, retirada de passageiros de aeronaves em caso de perturbação e autorização para embarque de passageiros que tenham porte de arma de fogo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, para essa atuação supletiva, 15 policiais foram cadastrados e receberam instruções da Polícia Federal.

Com alta tecnologia, Laboratório Exame garante resultados confiáveis e seguros

Temos o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e personalizado proporcionando-lhe maior satisfação aos nossos clientes e colaboradores, disponibilizando equipamentos de alta tecnologia na realização de exames laboratoriais de qualidade com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida de toda população e região. Realizamos seus exames laboratoriais com excelência e qualidade. Atendemos com humanização nossos clientes, sustentabilidade e responsabilidade social. Nosso compromisso é com a vida; visando a confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização para vocês clientes. Não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp). O Laboratório e Clínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Parentes de detentos cobram inauguração do presídio de Brumado prometida pelo governador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Parentes de detentos da cidade de Brumado, que hoje se encontram em presídios fora do domicílio, voltaram a cobrar do Governo do Estado a inauguração da unidade prisional do município. Um manifesto já havia sido realizado em abril de 2020 (veja aqui). Durante sua visita a capital do minério, em julho deste ano, o governador Rui Costa (PT) anunciou que o presídio estaria em funcionamento no último mês de agosto, o que, até o momento, não aconteceu (veja aqui). O equipamento de segurança está pronto há mais de quatro anos, porém ainda não foi entregue à comunidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, uma das manifestantes, que preferiu não se identificar, disse que é um transtorno para a família ter que se deslocar para outras cidades para visitar os parentes detidos. “Independente de qualquer coisa, Brumado tem presídio para acolher todos os filhos da cidade. O que a gente quer é que inaugurem o presídio. Gastou-se muito dinheiro aqui. Pra que construíram o presídio se não vai inaugurar?”, questionou. A unidade prisional de Brumado conta com mais de 500 vagas e custou R$ 21 milhões.

Brumado: Atividades do Centro Covid devem ser encerradas no próximo mês de outubro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em vídeo nas redes sociais, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), adiantou que o Centro Covid deverá encerrar as suas atividades no próximo mês devido à queda significativa no número de internações. Entre fevereiro e março deste ano, houve um pico de atendimentos na unidade, porém, atualmente, segundo o coordenador do Centro Covid, Anderson Cardoso, o cenário é de tranquilidade. Em média, hoje, o centro atende entre 15 e 20 pacientes por dia com sintomas gripais. “Hoje não temos mais pacientes com sintomas graves e isso é uma vitória. A vacina contribuiu demais para esta evolução”, destacou. No total, foram registrados 13.828 atendimentos na unidade, dos quais 54 pacientes evoluíram para óbito. Com o encerramento das atividades, Cardoso espera que o centro volte a atender a comunidade por meio da UPA. Para isso, segundo frisou, é necessário que os 21 municípios da região de saúde façam um acordo com o Governo do Estado. A secretaria municipal de saúde já estaria viabilizando essa mudança.

Pai mantém filhos de 4 e 12 anos reféns por mais de seis horas e atira em ex-mulher Foto: PJC/MT

Um homem de 39 anos manteve refém os dois filhos dele, de 4 e 12 anos, por mais de seis horas e atirou contra a ex-mulher, em uma casa em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (24). No total, quatro pessoas foram mantidas em cárcere privado. De acordo com o G1, a ex-mulher está hospitalizada em estado grave esperando a transferência para um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em alguma cidade vizinha. O filho de 12 anos ficou por horas sob a mira da arma de fogo. De acordo com a Polícia Civil, por volta de 9h30 dessa sexta-feira, a Divisão de Investigação de Violência Doméstica e Abusos Sexuais da Delegacia de Alta Floresta foi acionada para atender uma ocorrência sobre descumprimento de medidas protetivas envolvendo supostamente uma adolescente de 15 anos e tendo como suspeito seu pai. Ao chegar à residência, localizada no bairro Jardim Imperial, os investigadores foram surpreendidos com gritos e três disparos de arma de fogo vindos do interior da residência. Os policiais avistaram o suspeito agredindo a ex-mulher, de 39 anos. Para impedir a continuidade da agressão, os policiais fizeram dois disparos, o que fez com que o homem se desvencilhasse da vítima. Ela conseguiu sair do interior da casa junto com uma criança, que é seu sobrinho, e foi socorrida pela equipe policial. A mulher foi encaminhada imediatamente ao Hospital Regional de Alta Floresta, atingida gravemente com um disparo no rosto. O suspeito permaneceu dentro da casa e tomou como reféns seus dois filhos menores, de 4 e 12 anos, os trancou na residência e fechou o portão eletrônico. A partir deste momento, os investigadores isolaram o perímetro e solicitaram reforços de equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Após descaso, prefeitura de Guanambi contrata ônibus com banheiro para transporte de pacientes Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Após reportagem pelo site Achei Sudoeste sobre as queixas da população com relação ao transporte de pacientes para tratamento de maior complexidade na capital baiana (veja aqui), a prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, disponibilizou um ônibus com banheiro para atendimento do programa Transporte Fora do Domicílio (TFD). Em agosto deste ano, através de denúncia, a população relatou que a prefeitura estaria agindo com descaso ao oferecer ônibus sem as mínimas condições de realizar viagens de longas distâncias, causando ainda mais sofrimento a pacientes já bastante debilitados. “Graças ao site Achei Sudoeste colocaram um ônibus melhor e com banheiro. Parabéns por ter ajudado a nossa comunidade”, disse um morador da cidade.

Ativa Soluções em Energia: Como utilizar a sua eletricidade de forma mais eficiente e econômica

Utilizar a energia elétrica de forma mais eficiente é uma grande preocupação de todos os brasileiros, ainda mais diante dos aumentos sofridos na conta de luz todos os meses. A Ativa Soluções em Energia dará algumas dicas para que você consiga economizar e utilizar a sua eletricidade da melhor forma possível. Dica 01: utilizar lâmpadas de LED, elas são mais eficientes e utilizam menos energia elétrica. Dica 02: desligar o chuveiro elétrico enquanto se ensaboa no banho; o chuveiro é um dos maiores vilões da conta de energia. 15 min de banho todos os dias em um chuveiro de 4500W gera um impacto de 34 kWh no mês, o que, em valores atuais, equivale a R$ 30,38. Dica 03: substituir o ar condicionado antigo por um mais moderno, de tecnologia dual inverter. Dica 04: acumular roupas para a lavagem, centralizando preferencialmente em um dia da semana. Dica 05: investir em energia solar! Com a energia solar você supre sua necessidade de energia, utilizando uma fonte primária que é o sol. O custo do investimento tem um retorno muito rápido e você fica livre dos aumentos na sua conta de luz. A empresa fica localizada na Avenida Centenário, 131. Para maiores informações, ligue: (77) 99824-2640 (WhatsApp).

Projeto levará água para 32 mil habitantes da região de Caetité Foto: Divulgação/SDR

O Governo do Estado, por meio do Projeto Bahia Produtiva, implantou a Central de Associações Comunitárias no município de Caetité com o objetivo de avançar na gestão dos sistemas de abastecimento de água potável em comunidades rurais. Inicialmente, o projeto vai atender uma população aproximada de 32 mil habitantes. Serão implantados 63 sistemas de abastecimento de água, com cerca de 10 mil novas ligações domiciliares, até dezembro de 2022. No total, 198 comunidades na região serão beneficiadas. Através da iniciativa, o Governo do Estado financia a implantação de sistema de abastecimento e de sanitários, enquanto a Central de Associações Comunitárias garante a gestão, operação e manutenção.

Revele suas fotos na Criative Fotografia em Brumado

Não deixe suas melhores lembranças apenas na memória. Materialize-as através de revelações. Na Criative Fotografia, as revelações custam a partir de R$ 0,60 centavos. Venha visitar a nossa loja na Rua Oflávio Silveira Torres, nº 27 (ladeira do antigo cinema) ou entre em contato conosco através do WhatsApp (77) 99942- 0844.

Blitz educativa flagra várias irregularidades na condução de veículos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (24), uma blitz educativa realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães flagrou várias irregularidades no trânsito, bem no centro da cidade de Brumado. Em entrevista aos ite Achei Sudoeste, o superintendente Diego Evangelista informou que foram abordados, durante a ação, cerca de 280 veículos. “Percebemos muitas irregularidades, capacete sem a jugular fechada, calçados inadequados e até pessoas sem cinto de segurança. Como foi uma blitz educativa apenas para orientar e educar a todos, não fizemos nenhuma autuação”, explicou. Evangelista adiantou que as próximas blitzs que farão parte da Semana Nacional de Trânsito terão caráter ostensivo e os condutores serão multados em caso de infração. O objetivo, conforme frisou, é garantir um trânsito seguro e preservar vidas.

Arquivo