Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2019
Guanambi: Irmãs invadem Hospital Regional e desligam aparelhos que mantinham o irmão vivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última sexta-feira (25), o paciente Almiro Pereira Neves, de 43 anos, morreu na emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG) após as irmãs, Zelita Pereira Neves, 32 anos e Marliete Pereira Neves, 41 anos, invadirem o local e desligarem os aparelhos que o mantinham vivo. Almiro deu entrada na unidade depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Funcionários do HRG acionaram a Polícia Militar e as duas mulheres e um homem foram conduzidos à delegacia. Segundo informações da 22ª Coorpin, na manhã de sábado (26), as duas irmãs foram autuadas em flagrante por homicídio qualificado. O outro irmão, identificado como Márcio Pereira Neves, foi ouvido e liberado na condição de testemunha. De acordo com o delegado Adir Pinheiro Júnior, responsável pelo caso, a enfermeira de plantão encontrou Zelita esmurrando o tórax de Almiro, enquanto Marliete segurava a sua cabeça. Outras informações dão conta de que, antes da invasão, as irmãs estavam orando na parte externa do hospital, na companhia de um pastor, ainda não identificado. O mesmo foi quem teria ordenado o desligamento dos aparelhos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Permacultura e exploração eficiente de energias são debatidas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O equatoriano Davi Borca, que faz parte do núcleo de permacultura de Rio de Contas e do instituto de permacultura do estado da Bahia, participou da Semana de Ciências e Tecnologia que está sendo realizada no Ifba, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Borca explicou que a permacultura propõe a criação de sistemas humanos sustentáveis. Segundo ele, o processo do plantio e consumo é pensado aproveitando-se os recursos locais e com o menor gasto de energia possível. “A gente sabe que dá para aproveitar, reciclar e reduzir o consumo de lixo. A gente propõe que as pessoas, nesse consumo local, consumam produtos menos processados. É uma proposta de vida aonde a gente repensa o consumo e a nossa posição na terra”, afirmou. Para Borca, as pessoas devem ser o que são e não o que o sistema impõe, estando mais conscientes do seu consumo energético dentro de casa, contribuindo com um ambiente sustentável. Por fim, ele resumiu que a permacultura propõe um estilo de vida mais simples, pensando no impacto que as suas escolhas têm no meio externo. “Viver bem harmonicamente entre todos os seres”, finalizou.

CDL destaca resposta positiva da segunda edição da Feira do Empreendedor em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A segunda edição da Feira do Empreendedor aconteceu na última sexta-feira (25) e sábado (26), no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. A iniciativa foi uma realização da prefeitura municipal, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Sala do Empreendedor e CredAmigo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da CDL, Manoel Messias, ressaltou que o evento foi pensado para atrair o público e mostrar o potencial do segmento em Brumado e região. 

CDL destaca resposta positiva da segunda edição da Feira do Empreendedor em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Tivemos uma resposta bastante positiva, com o público visitante, diante dos elogios que recebemos. A Feira do Empreendedor veio para matar a saudade da Feira de Negócios de Brumado (Fenb), que não está sendo realizada por uma questão de recursos”, afirmou. Messias ainda citou o engajamento dos órgãos parceiros na promoção do evento, que se uniram para oferecer, além de informação, uma possibilidade de lazer e entretenimento aos munícipes. “Trouxemos o melhor para o público brumadense”, avaliou.

Conta de luz vai ficar mais cara no mês de novembro Foto: iStockphoto/Getty Images

As contas de luz terão cobrança adicional em novembro, quando será acionada a bandeira tarifária vermelha nível 1 para as tarifas, devido à expectativa de menor produção nas hidrelétricas, principal fonte de geração de energia elétrica no Brasil, informou nesta sexta-feira, 25, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As bandeiras resultam em cobranças adicionais para os consumidores quando saem do patamar verde para o amarelo ou para o vermelho. Com isso, a taxa extra nas tarifas será de 4,169 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh). Em outubro, vigorou a bandeira amarela, com taxa de 1,50 reais a cada 100 kWh consumidos. “Novembro normalmente se caracteriza pelo início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. Todavia, o regime de chuvas regulares nessas regiões tem se revelado significativamente abaixo do padrão histórico”, informou a Aneel. As vazões abaixo da média histórica nos reservatórios deverão exigir maior acionamento do parque de termelétricas, que têm custo de geração superior, informou a agência. As bandeiras passaram a ser aplicadas pela Aneel nas contas de luz a partir de 2015, com o objetivo de sinalizar aos consumidores a oferta de energia e repassar de imediato às tarifas alguns custos que eram carregados pelas distribuidoras e repassados posteriormente aos clientes, no momento de reajustes tarifários anuais. A bandeira tarifária que vai vigorar em dezembro será divulgada pela Aneel no dia 29 de novembro.

1º curso de formação em Direitos Humanos para educadores é iniciado em Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O 1º Curso de Formação em Direitos Humanos para Educadores é iniciado com sucesso em Brumado. O Projeto de Educação em Direitos Humanos (PEDH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, teve início o último dia 22, na sede da Universidade. Os debates foram conduzidos pelo coordenador do PEDH/Uneb, professor Alexandre Garcia Araújo, que abordou a teoria geral dos Direitos Humanos e ressaltou a necessidade de se debater a temática nas mais diversas disciplinas que compõem a educação básica. O primeiro curso de formação em Direitos Humanos para educadores continuará com os módulos e mais quatro encontros, exclusivos para inscritos.

Estudantes de Santo Antônio de Jesus criam sapato capaz de gerar energia limpa Foto: Divulgação

Estudantes do ensino médio de Santo Antônio de Jesus, cidade no recôncavo baiano, desenvolveram um projeto que concilia saúde, meio ambiente e tecnologia e criaram um tênis capaz de gerar energia elétrica. O calçado, intitulado EletroTênis, produz energia limpa enquanto o usuário pisa no chão. O trabalho surgiu em uma feira de ciências do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, o município. De acordo com o professor de física e coorientador do trabalho, Oziel Silva, a eficácia do produto já foi testada o tênis. Conforme explicou, a energia é produzida em um circuito montado no calçado que é suficiente para acender dispositivos com LED. Ele ainda conta que a energia do EletroTênis é limpa e pode ser utilizada de várias maneiras, inclusive com armazenamento ou para carregar um celular imediatamente via entrada USB. O circuito de energia funciona por meio de um sistema de pastilhas piezoeléctricas acopladas no tênis, que geram energia quando são apertadas ou pressionadas.

Estudantes de Santo Antônio de Jesus criam sapato capaz de gerar energia limpa Foto: Divulgação

De acordo com o professor o produto é seguro. “Isolamos o circuito em fita isolante, justamente para evitar defeitos que pudessem dar curto no sistema”, explicou. Segundo o orientador, o trabalho funciona como esperado e passa por modificações para ser aprimorado. Recentemente, o grupo, composto pelos alunos Cauan Sampaio, Gustavo Pereira, Luís Fernando, Matheus Cabral e Zidane Victor, foi selecionado para participar da feira de ciências de Porto Alegre. Em uma projeção no futuro, os estudantes esperam que o EletroTênis possibilite uma diminuição no uso de tomadas, resultando na eficiência energética. A iniciativa, orientada também pelo professor Davi Barreto, recebeu apoio dos alunos Gabriela Cardoso, Eduardo de Jesus, Debora Escolástico e Vagner Santos.

Mototaxistas baianos utilizam aplicativo de transporte de passageiros criado por brumadense Foto: Reprodução/Record TV

Mototaxistas de sete municípios baianos estão cadastrados para fazer transporte de passageiros por meio de aplicativo Giros, criado pelo brumadense Felipe Martins. Em entrevista ao Programa Balanço Geral, Record TV, Martins afirmou que a ideia surgiu diante da insatisfação com a qualidade do serviço de mototaxista que é prestado no município. Através do Giros, o passageiro pode solicitar o serviço de qualquer lugar, escolher a forma de pagamento e ter informações sobre o condutor. Para se cadastrar no aplicativo, é necessário que o mototaxista atenda aos seguintes requisitos: ter dois anos de categoria A, CNH atualizada, além de documento do veículo regular e sem antecedentes criminais.

Contendas do Sincorá: Presidente da Câmara é multado em R$ 1,5 mil

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), multou o presidente da Câmara de Contendas do Sincorá, Lamar Silva Reis (PSB), em R$ 1,5 mil, pelas irregularidades identificadas na prestação das contas do exercício financeiro de 2018. O relator do parecer foi o conselheiro José Alfredo Rocha Dias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relatório técnico apontou irregularidades na contratação direta, por inexigibilidade de licitação, de serviços nas áreas contábil, administrativa e jurídica, no valor total de R$ 97 mil. O gestor foi advertido a observar o preenchimento dos requisitos legais exigidos para a utilização da inexigibilidade como forma de evitar a reincidência da irregularidade. Também foi registrado o encaminhamento de documentos através do sistema SIGA, inclusiva com a não inserção de elementos indispensáveis à apreciação das contas, e imperfeições em contratos. A Câmara recebeu, a título de duodécimo, o montante de R$ 782.409,89 e realizou despesa no total de R$ 781.894,72. O gasto com folha de pagamento representou 65,64% dos recursos transferidos, o que representa o valor de R$ 513.611,71, observando o limite de 70% previsto na Constituição Federal. As despesas com pessoal alcançaram o montante de R$ 694.575,86, correspondendo a 4,26% da receita corrente líquida, dentro dos limites de 6% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Cabe recurso da decisão.

Marcos Valério cita Lula como um dos mandantes do assassinato de Celso Daniel Foto: Reprodução

O empresário Marcos Valério, acusado de desviar recursos públicos para alimentar caixas eleitorais na década de 1990, teria afirmado, em depoimento concedido ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos mandantes da morte de Celso Daniel, ex-prefeito petista de Santo André. O depoimento foi obtido pela revista Veja. O ex-prefeito de Santo André foi morto há 17 anos, e o caso permanece sem solução. Celso Daniel foi sequestrado em 18 de janeiro de 2002, após sair de um restaurante em São Paulo acompanhado do empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra. O corpo foi achado dois dias depois, com 11 tiros. Na ocasião, a Polícia Civil de São Paulo concluiu que o petista foi vítima de um crime comum. O Ministério Público, porém, sustentou que houve motivação política. Celso Daniel teria sido assassinado porque havia decidido acabar com o esquema de propina no transporte, cuja finalidade seria abastecer o caixa dois do PT. O partido sempre negou as acusações.

Um homem foi morto a tiros após ficar na frente do filho, que seria alvo dos disparos, dentro de um bar, na noite de quinta-feira (24), na cidade de Poções, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Militar, o jovem também foi atingido e está internado em uma unidade médica. Segundo informações da Polícia Militar, José Silva Nascimento conversava com o filho, que não teve a identidade revelada, dentro de um bar, quando um homem invadiu o local e atirou no jovem. A vítima tentou impedir os disparos e se jogou na frente do rapaz. De acordo com a PM, o suspeito de cometer o crime fugiu do local e, até a última atualização desta reportagem, ele não havia sido encontrado. José Silva foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil informou que o filho da vítima tem envolvimento com o tráfico de drogas. Ele também foi levado para a UPA e se recupera dos ferimentos. Segundo o G1, o corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

TCM multa presidente da Câmara de Paramirim por irregularidades nas contas de 2018

Na sessão da última quarta-feira (23), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), multou Antônio Maria Souza Ramos Vianna (PSD), o Tõe de Geralda, em R$ 1,5 mil pelas irregularidades identificadas durante o exame das contas do exercício financeiro de 2018. Apesar da penalidade, a corte aprovou as contas com ressalvas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator foi o conselheiro Francisco Netto. O legislativo recebeu a quantia de R$1.696.888,19, enquanto a despesa orçamentária realizada alcançou o valor de R$1.621.247,52, respeitando o limite de R$1.696.886,42, previsto no art. 29-A da Constituição Federal. A despesa total com pessoal alcançou o valor de R$1.349.742,87, que correspondeu a 2,81% da receita corrente líquida municipal de R$514.423.171,32. A relatoria apontou como ressalvas a insuficiência do Portal da Transparência Pública. Além disso, foram registradas irregularidades na contratação por inexigibilidade licitatória nº01/2018, do profissional José Washington dos Santos, objetivando a contratação de serviços técnicos de consultoria patrimonial, parlamentar e legislativa no valor expressivo de R$110.386,80. O relator ressaltou que a contratação fere os princípios da razoabilidade e economicidade. Cabe recurso da decisão.

Cartório de Riacho de Santana poderá cancelar mais de 9 mil títulos eleitorais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 9 mil eleitores da 113ª Zona Eleitoral poderão perder seus títulos e, consequentemente, enfrentar uma série de prejuízos previstos pelo Código Eleitoral. O dado, apresentado pelo TRE-BA, refere-se aos cidadãos de Riacho de Santana e Matina que ainda não responderam a convocação da Justiça Eleitoral. Os municípios encerrarão a revisão biométrica na próxima quinta-feira (31/10). Para atender a esse público, cartórios eleitorais realizarão, neste fim de semana (26 e 27/10), o último plantão antes da data limite. Detalhe sobre o percentual do eleitorado de cada município que ainda corre o risco de ter o título cancelado pode ser consultado no BioMaps (biomaps.tre-ba.jus.br), aplicativo da JE para acompanhamento da biometria. Para ser atendido, o eleitor deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar. Os cidadãos dos municípios em fase de revisão cadastral que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral terão o título cancelado. Conforme o Código Eleitoral, o cancelamento do título implica ainda em uma série de prejuízos, tais como: impossibilidade de obtenção de empréstimos em instituições públicas, dificuldade para tirar ou renovar o passaporte, não tomar posse em cargo / concurso público, ser impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros.

Crise política em Caetité: Prefeito Aldo Gondim demite todos os secretários de governo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A crise política, administrativa e financeira na prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, ganhou novos contornos nesta sexta-feira (25). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB), demitiu todos os dez secretários de governo. Até o momento, todas as pastas do município estão sem titular, o que deve afetar os serviços prestados à população local. De acordo com uma fonte ouvida por nossa reportagem, Gondim não conseguiu convencer a sua base aliada, principalmente os vereadores, e teve que demitir os secretários para fazer uma ampla reforma administrativa. Um vereador situacionista revelou que o município vem atravessando uma forte crise financeira, o que segundo ele, se deve a má gestão do socialista. A prefeitura está com dificuldades para pagar a folha, bem como os seus fornecedores. Uma liderança caetiteense afirmou que governo possui cerca de 1200 servidores contratos, além de concursados e cargos de comissão. Os exonerados foram: Cleômenes Silveira Junqueira Júnior (Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças); Cynthia Lopes Abreu Marques (Secretária Municipal de Saúde); Herbert de Carvalho Castro (Secretário Municipal de Relações Institucionais); Iamara Junqueira Sousa Carvalho (Secretária Municipal de Educação); Italva Nery Rodrigues da Cunha das Mercês (Secretária Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública); Jaquele Fraga Teixeira (Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo); Mara Rebouças Almeida de Azevedo (Secretária Municipal de Desenvolvimento Social); Nilo Joaquim de Azevedo (Secretário Municipal de Recursos Hídricos); Rodrigo Júnior Lima Gondim (Secretário Municipal de Serviços Públicos); Rosival de Almeida Silva (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico).

Homem é encontrado sem sinais vitais em estrada vicinal no distrito de Cascavel em Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (24), um homem identificado como Maciel Ribeiro de Souza foi encontrado pelo cunhado Nilton Alves Oliveira em uma estrada vicinal no distrito de Cascavel, em Ibicoara, a 164 km de Brumado, sem sinais vitais. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o cunhado acionou a polícia, que compareceu de imediato ao local, na Fazenda de Mineiro. Após verificação do corpo, os policiais não constataram nenhum indício aparente de violência. O corpo foi então encaminhado até um hospital em Barra da Estiva, onde o médico plantonista declarou o óbito.

Curso de tiro desportivo será realizado em Brumado no mês de dezembro

Um curso de tiro desportivo será realizado no Clube Elite de Brumado, no dia 7 de dezembro. O curso visa a aquisição da Certidão de Registro (CR). O evento contará com a presença de instrutor, despachante e psicólogo. Os interessados devem entrar em contato com Gilmar Flores através do telefone (77) 99820-4392.

Brumado: Defesa de Márcio Moreira diz que não aguardava julgamento imparcial e recorrerá ao TRE-BA Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A defesa do ex-candidato a deputado estadual e empresário, Márcio Moreira da Silva (Patri), que foi condenado a prisão pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, em Brumado, enviou nota ao site Achei Sudoeste, nesta sexta-feira (25). A Maurício Vasconcelos Advogados e Consultores, ressaltou na nota, que não aguardava um julgamento imparcial por parte do juízo eleitoral local. O escritório de advocacia ainda lembrou do pedido de exceção de suspeição, já ajuizado em desfavor do magistrado. “A defesa técnica de Márcio Moreira, aliás como já o fez antes em sede processual adequada (Exceção de Suspeição), não aguardava nenhum julgamento imparcial por parte do Juízo da 90a Zona Eleitoral, com sede em Brumado”, disse. A defesa ainda confirmou, que dentro do prazo hábil, irá interpor o necessário recurso para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Substância do ipê-roxo é testada em novo remédio contra câncer de próstata Foto: Reprodução/Flickr

O ipê-roxo, árvore comum na mata atlântica brasileira, está no centro de pesquisas que investigam um novo tratamento para o câncer de próstata. O projeto, feito em parceria entre pesquisadores da UFC (Universidade Federal do Ceará) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), criou uma substância análoga à beta-lapachona, encontrada nas árvores com menor toxicidade.  A pesquisa foi finalista na categoria inovação tecnológica em oncologia da edição 2019 do prêmio Octavio Frias de Oliveira, uma iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em parceria com o Grupo Folha. A patente foi registrada nos EUA com ajuda da Universidade do Texas. Segundo uma das autoras da pesquisa, Cláudia do Ó Pessoa, da UFC, os medicamentos hoje no mercado enfrentam dois problemas: a resistência que as células tumorais desenvolvem ao longo do tratamento e os efeitos colaterais, que muitas vezes impedem a pessoa de continuar recebendo a terapia. As pesquisas com plantas da biodiversidade brasileira visam encontrar soluções para esses dois problemas. A toxicidade da beta-lapachona e, consequentemente, os efeitos colaterais que ela pode causar foram dribladas com a associação do selênio, que ajudou a poupar as células normais e atingir apenas as células tumorais. Os testes foram feitos in vitro e ainda precisam ser validados em animais. Na UFMG, a pesquisa foi liderada por Eufrânio Nunes Silva Júnior. Também participam Eduardo Henrique Guimarães Cruz, da Universidade Federal de Santa Catarina, e David A. Boothman e Molly Silvers, da Universidade do Texas.

Brumado: Setaf convoca produtores rurais a recolherem seus boletos do Garantia Safra 2019/2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), em Brumado, José Luiz Alves Ataíde, comunicou aos presidentes de associações e também aos agricultores que fizeram as inscrições do Garantia Safra fora das associações que podem se dirigir ao órgão a fim de buscarem os seus boletos, referente ao período 2019/2020. O prazo para pagamento é até o dia 31 de outubro de 2019. “Gostaria que o pessoal viesse o quanto antes possível para não perder esse prazo. Pelo conhecimento que eu tive, não vai haver prorrogação para pagamento dos boletos”, ressaltou. Ataíde esclareceu que os boletos se referem ao cadastramento do benefício 2019/2020 para recebimento do Garantia Safra no próximo ano. O benefício referente ao período 2017/2018 encontra-se parcialmente atrasado. Segundo o coordenador, os produtores receberam duas parcelas e as três restantes foram suspensas em razão de um impasse com o IBGE. O órgão aguarda a resolução do problema e a liberação do pagamento aos ruralistas no município.

Bahia é quarto estado mais caro para morrer, revela estudo Foto: Reprodução/Getty Images

A Bahia está entre os estados em que se precisa trabalhar mais dias para pagar um enterro, de acordo com um levantamento divulgado nesta semana. O estudo mostra que o brasileiro deve trabalhar, em média, 39 dias para arcar com os custos de um enterro completo. A depender do rendimento médio no estado, a quantidade de dias varia. Na Bahia, os dados apontam ser necessário trabalhar 54 dias para custear as despesas. A Bahia está atrás apenas do Maranhão (64 dias), Alagoas (56) e Piauí (55). O Distrito Federal foi apontado como a localidade em que se trabalha menos para pagar o enterro: 19 dias. De acordo com o Bahia Notícias, dados da Associação Brasileira de Empresas Funerárias e Administraras de Planos Funerários (Abredif) indicam que o custo médio de um enterro no Brasil é de R$ 2,5 mil. A entidade também apontou o custo médio de vários componentes de um enterro: caixão (28%) R$ 894,54; transporte (28%) R$ 898,45; velório (15%) R$ 472,46; sepultamento (14%) R$ 433,42; decorações (12%) R$ 369,54; outros (3%) R$ 106,96.

Guarda Municipal de Brumado marca presença no 29º Congresso Nacional da categoria no Rio de Janeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Guardas Municipais de Brumado estão participando do 29º Congresso Nacional das Guardas Municipais, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da GCM, Jerry Adriano, destacou que os guardas representam o município no evento, que teve início na quarta-feira (23) e será encerrado nesta sexta-feira (25). Diversos temas serão debatidos no congresso, entre os quais segurança pública e Lei Maria da Penha. Palestrantes de renome nacional, inclusive o ministro da segurança pública, marcam presença no evento. “Estamos buscando conhecimento para levar para nossa cidade”, afirmou Adriano.

Atletas brumadenses selecionadas para atuar no Estrelas deixam o clube devido à dificuldades financeiras Foto: Reprodução/TV Globo

A Federação Paulista de Futebol realizou pela primeira vez uma peneira de futebol para meninas de 14 a 17 anos. O evento recebeu olheiros de 18 clubes para avaliar 400 garotas de 15 estados. Os repórteres Sara Pavani e Erik Von Poser, do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, conversaram com familiares das meninas. A dona de casa Sônia Aparecida da Silva viajou de Brumado, na Bahia, até São Paulo para acompanhar a filha e as amigas nos testes. “O custo foi todo nosso, da família, uns R$ 1,5 mil”, disse. Quem também se deslocou até São Paulo foi a técnica das meninas, Edna Cruz da Silva. Além da filha de Sônia, outras cinco meninas de Brumado foram até São Paulo em busca do sonho de jogar futebol, mas apenas três foram chamadas por um olheiro para uma nova etapa no time Estrela de Guarulhos. São elas: Kauane Dias de Aguiar, Thainara Leite Gomes e Maisa Gomes Ferreira - as três foram aprovadas e atuariam pelo clube com a promessa de que teriam um alojamento para ficar e alimentação. Porém, após o retorno para a Bahia, algumas promessas do clube mudaram. Em conversa com o diretor do clube, Guilherme dos Santos, elas ficaram sabendo que não haveria alojamento e nem alimentação fornecida pelo clube, como prometido. Um mês após a chegada à cidade de São Paulo, as meninas finalmente fizeram o primeiro jogo pelo Estrela de Guarulhos. No mês seguinte, Thainara e Maisa entraram em contato com a equipe do programa para contar que não continuariam no clube devido às dificuldades financeiras. Das três meninas, apenas Kauane continuou jogando pelo Estrela. Na semana passada, a Federação Paulista de Futebol (FPF) enviou uma nota ao programa dizendo que a comissão de ética da entidade investigaria a conduta do clube. Já nesta terça-feira (22), o time foi suspenso em competições organizadas pela entidade por prazo indeterminado.

Com leve expansão, arrecadação é maior para setembro em 5 anos Foto: Reprodução

A arrecadação das receitas federais somou R$ 113,933 bilhões, em setembro de 2019, informou a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Economia. O resultado ficou praticamente estável em relação ao mesmo mês do ano passado, com crescimento de 0,06% (descontada a inflação). Apesar da leve expansão, é o melhor resultado para o mês desde 2014, quando chegou a R$ 118,829 bilhões. Segundo o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, Claudemir Malaquias, a estabilidade da arrecadação em setembro é pontual. “Só pode dizer que é desaceleração quando há repetidos movimentos na mesma direção”, disse Malaquias. Em setembro, a Receita destacou a arrecadação com o Imposto de Renda Retido na Fonte sobre o Trabalho. A arrecadação desse imposto em setembro de 2019 foi R$ 9, 817 bilhões, com crescimento real de 7,89% em comparação ao mesmo período do ano anterior. “Tal resultado reflete o crescimento do item Participação nos Lucros ou Resultados e dos rendimentos do trabalho assalariado e de aposentadoria dos setores público e privado”, diz o órgão. O Imposto sobre Operações Financeiras teve arrecadação de R$ 3,452 bilhões, apresentando crescimento real de 8,44%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a Receita, o resultado “reflete, principalmente, o bom desempenho na concessão de créditos. Outro destaque apontado pela receita foi o Imposto de Importação/IPI-Vinculado. A arrecadação relativa ao mês de setembro de 2019, para ambos os impostos, somou R$ 5,551 bilhões, com crescimento real de 3,85%, em comparação ao mesmo período de 2018. De acordo com a Receita, esse aumento é resultado do crescimento de “11,72% no valor em dólares das importações, combinado a fatores relativos a taxa de câmbio e alíquotas médias efetivas”, afirma a Receita.

Bioeconomia é a temática da semana de ciências e tecnologia no Ifba de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (23), foi realizada a abertura da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Ifba, em Brumado, cujo tema é a “Bioeconomia - diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, proposto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Marcelo Leite, que faz parte da coordenação do evento, informou que o governo federal promove a semana de ciências há 16 anos, porém o campus brumadense aderiu à iniciativa há 8 anos. “Bioeconomia é qualquer tipo de tecnologia que envolva a matéria orgânica. Isso pode ser desde o agronegócio até a agricultura familiar. Aqui vamos tentar debater as possibilidades quase infinitas e os limites desse tipo de economia. Vamos discutir também o que é essa sustentabilidade a partir da bioeconomia”, explicou. Durante a semana, serão apresentadas e discutidas diversas tecnologias sustentáveis, produzidas pelo instituto e por pequenos agricultores do município, como é o caso do biodigestor residencial, da irrigação automatizada e dos materiais de construção sustentáveis. O professor convidou a comunidade para visitar o campus e os estandes confeccionados pelos alunos.

Arquivo