Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2020"

29 Out 2020 - 11:00h

No dia 16 de outubro, o Tiro de Guerra de Brumado compareceu ao estande de tiro do 35º Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana, para realização do Tiro de Instrução Básico (TIB) com a finalidade de cumprir com o Programa Padrão de Instrução. Foram executados os tiros na posição deitado, deitado com apoio, de joelhos e de pé. Os atiradores obtiveram uma menção satisfatória e foram considerados aptos no tiro com o Fuzil Automático Leve (FAL) 7,62. A realização do curso é uma das principais atividades de instrução do período de formação dos atiradores e tem por finalidade habilitar o atirador a manusear de maneira correta e responsável o FAL 7,62.

29 Out 2020 - 10:30h

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (28) em rede social que revogou o decreto que autorizava o Ministério da Economia a realizar estudos sobre a inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). Na postagem, Bolsonaro fala em decreto “já revogado”. Até o horário da publicação, no entanto, a anulação do documento ainda não tinha sido publicada no “Diário Oficial da União”. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a divulgação ocorrerá ainda nesta quarta. “Temos atualmente mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas. Faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal”, diz Bolsonaro na postagem. “O espírito do Decreto 10.530, já revogado, visava o término dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União”, prossegue. Meia hora depois, Bolsonaro editou a publicação e adicionou mais um trecho, em que fala de uma possível reedição do decreto. “A simples leitura do Decreto em momento algum sinalizava para a privatização do SUS. Em havendo entendimento futuro dos benefícios propostos pelo Decreto o mesmo poderá ser reeditado”, escreveu.

29 Out 2020 - 10:00h

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) foi instituída em 2004 com objetivo de popularizar a ciência junto às comunidades, principalmente entre jovens e crianças. Desde então, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estabelece, anualmente, os temas de relevância social para que as diversas instituições construam atividades que reflitam criticamente sobre o tema.  Este ano, o tema é “Inteligência Artificial: nova fronteira da ciência”. Em Brumado, o Ifba promoverá o evento nos dias 29 e 30 de outubro, em formato webinar, com transmissão online pelo canal do youtube “TV IFBA Brumado”. Ao site Achei Sudoeste, a professora e organizadora do evento no município, Viviane Nascimento, adiantou que serão realizados durante a semana palestras, minicursos e mostra virtual. “A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é um momento que a gente culmina em todo país a produção de conhecimento que existe nas universidades, nos institutos federais e nas escolas. Isso traz uma popularização do conhecimento, que, muitas vezes, está restrito aos livros. Para acompanhar a programação, é interessante as pessoas seguirem as nossas redes sociais (@campusbrumado). Lá, a gente coloca a programação completa e as exibições”, afirmou.

29 Out 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

29 Out 2020 - 08:30h

A pediatria é a área da medicina destinada ao acompanhamento da criança desde o seu nascimento até a adolescência. Este acompanhamento pode ser iniciado ainda na gestação com o objetivo de avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança em todas as fases da sua vida. A pediatra Isabela Franco, que integra o quadro de especialistas do Laboratório e Policlínica Exame, salienta que tirar as dúvidas e receber todas as informações e orientações para chegada do seu filho é de muita importância. Conheça um pouco do seu currículo: Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz, residência médica pelo Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce, título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, qualificação em Suporte Avançado de Vida em Pediatria pela American Heart Association, especializando em Consultoria de Amamentação pela Unimaterna. Agende a sua consulta através do telefone: (77) 3441-9286.

29 Out 2020 - 08:00h

Os candidatos e coligações devem comunicar, com antecedência mínima de 10 dias, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado acerca da realização de eventos de campanha em via pública. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo explicou que há uma normativa no órgão ressaltando que qualquer evento que cause a interdição da via deve ser reportado para fins de autorização e controle do tráfego. “Para que a gente possa fazer toda uma logística, colocar agentes e sinalizar com cones, para garantir a segurança viária”, frisou.

29 Out 2020 - 07:30h

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

29 Out 2020 - 07:00h

Na última segunda-feira (26), por meio de videoconferência, o presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e os demais integrantes do consórcio, acordaram que a Fundação Cefet irá realizar o processo seletivo para contratação de empregados públicos da Policlínica Regional de Saúde. Em entrevista Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que a previsão é de que a unidade esteja em plena atividade ainda no primeiro semestre de 2021. “A ideia é que em novembro ou dezembro a instituição Cefet publique o edital para realização do processo seletivo. São 21 municípios consorciados e em torno de 440 mil habitantes que serão beneficiados através da policlínica. Acredito que cerca de 50 profissionais irão atuar na unidade”, destacou. O equipamento, localizado no Bairro São José, ampliará os serviços de média e alta complexidade na rede de saúde de Brumado, assim como o acesso ambulatorial a inúmeras especialidades médicas e exames diversos. 

29 Out 2020 - 00:00h

O Ifba está realizando uma pesquisa virtual a fim de avaliar a demanda e a viabilidade para implantação de um curso de Engenharia Civil no campus de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Izar Matchelo, presidente da comissão para viabilização do curso, disse que o estudo para saber a opinião da comunidade de Brumado e região faz parte do protocolo adotado pelo instituto nesses casos. “Primeiro, precisamos concluir esse estudo de viabilidade. Uma vez concluído o documento, com todos os dados estatísticos, ele será apresentado à direção geral e ao conselho de campus no município. Se ele for aprovado, segue para Salvador para seguir uma série de procedimentos. A decisão final cabe à reitoria”, explicou. A estimativa, segundo o professor, é de que sejam oferecidas 40 vagas. “Será feita uma ampla análise de estrutura física e recursos humanos”, pontuou. A pesquisa, aberta a toda população, está disponível no site do Ifba até o início do mês de dezembro. A decisão final de implantação do curso deverá ser publicada em meados de 2021. Se aprovado, o vestibular está previsto para o primeiro semestre de 2022. "É muito importante que a gente tenha a participação da comunidade. Em menos de 24 horas, tivemos mais de 715 respostas. O ideal é que tenhamos 100% de participação para realização de um estudo robusto", salientou Matchelo.

28 Out 2020 - 22:20h

Um homem, identificado como Anderson Kennedy Fernandes Martins, de 33 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (26), durante confronto com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializada (Cipe Sudoeste), na zona rural do município de Candiba, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, a guarnição realizava patrulhamento rural na região, quando se deparou com 02 veículos parados na margem da pista - um deles evadiu-se em alta velocidade ao perceber a aproximação dos policiais. Em seguida, a guarnição deu voz de abordagem ao veículo que permaneceu parado. Um indivíduo desembarcou bruscamente e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, sendo necessário o revide. O mesmo foi atingido e socorrido ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, a polícia apreendeu um revólver e um 01 veículo, os quais foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil. Anderson tem participação confirmada no assalto ao banco de Senador Firmino, no estado de Minas Gerais, além de várias passagens por roubo, homicídio, receptação e porte ilegal de arma. 

28 Out 2020 - 20:25h

Nesta quarta-feira, 28 de outubro, o município de Brumado registra 2361 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7538. Entre os diagnósticos: 09 internações, 28 óbitos, 237 pacientes em tratamento e 2096 recuperados. No momento, 119 ainda aguardam resultado laboratorial e 4571 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

28 Out 2020 - 15:50h

Uma adolescente de Iaçu, no Piemonte do Paraguaçu, teve uma medida protetiva autorizada pela Justiça nesta quarta-feira (28). A jovem, de 16 anos, tinha sido ferida por um paralelepípedo arremessado pelo ex-namorado, de 17 anos. Ao G1, o delegado Ítallo Bruno Araújo, que apura o caso, disse que caso o acusado desobedeça à medida, haverá uso da força policial, em caso de necessidade, e internação provisória do adolescente. Com prazo de seis meses, podendo ser estendida, a medida protetiva proíbe o contato do adolescente com a vítima e familiares por qualquer meio, ainda que por terceiras pessoas; Também veta a aproximação com a vítima e às testemunhas do caso no limite mínimo de 100 metros; além de impedir que o adolescente frequente as proximidades da residência da vítima, casa religiosa ou qualquer outro lugar que ela frequente habitualmente. A agressão ocorreu no dia 17 de outubro. A vítima disse que saiu com um grupo de amigos para uma pizzaria e, na volta para casa, o ex-namorado apareceu e cometeu a agressão. O golpe feriu queixo e ombro da menina.

28 Out 2020 - 15:35h

O candidato a vereador Milton Pereira dos Santos (PDT), o Zé Everaldo, teve o pedido de candidatura deferido pelo juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães após sanar irregularidades verificadas no pedido, entre as quais substituir a fotografia em que ele aparece usando boina e manifestar-se sobre a ausência de quitação eleitoral por falta de prestação de contas relativas à campanha de 2008 (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o candidato recorreu, destacando que, em relação à inelegibilidade por ausência de prestação de contas, em 2008, aplicou-se a Resolução nº 22.715/2008 do TSE, e esclareceu ter juntado nova fotografia. “Está demonstrada a juntada de nova fotografia, sem boina, e que atende aos demais requisitos. Em relação à ausência de quitação eleitoral por falta de prestação de contas, curiosamente, em 2008 vigorava a mencionada Resolução, que, ao contrário das posteriores, impedia a quitação eleitoral, por ausência de prestação de contas, somente durante o curso do mandato ao qual concorreu, ou seja, até 31 de dezembro de 2012. Considerando-se o princípio tempus regit actum, forçoso reconhecer que desapareceu a causa de inelegibilidade. (...) Enfim, estando sanadas as pendências, exerço o juízo de retratação e defiro o requerimento de registro de candidatura”, sentenciou o magistrado.

28 Out 2020 - 14:30h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na terça-feira (27), determinar, por unanimidade, a cassação do deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) e sua inelegibilidade pelo prazo de oito anos, contados a partir das Eleições de 2018, quando ele se reelegeu para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Segundo informações do TSE, o Colegiado também determinou a anulação e a retotalização dos votos obtidos pelo parlamentar, além da execução imediata da decisão, independentemente da publicação do acordão. De acordo com o G1, o julgamento desta terça reverteu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que havia absolvido o parlamentar das acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2018. O Ministério Público Eleitoral (MPE) moveu uma ação contra o deputado por abuso do poder econômico e propaganda eleitoral antecipada após a realização de atendimento veterinário gratuito (vacinação e castração) em vários municípios do estado. De acordo com o órgão, as campanhas tinham forte apelo visual da imagem do deputado em banners e cartazes, amplos gastos materiais e farta distribuição de panfletos e de carteiras de vacinação com logomarca do deputado. Além disso, segundo a denúncia feita ao MPE, o serviço com as imagens era divulgado frequentemente no perfil do deputado nas redes sociais. Na terça, o Plenário do TSE concluiu que ficou configurado nos autos o abuso do poder econômico com gravidade suficiente para afetar o bem-estar do processo eleitoral.

28 Out 2020 - 14:00h

De acordo com a Embasa, o funcionamento do Sistema Integrado de Abastecimento Água de Brumado, que também atende a cidade de Malhada de Pedras, está interrompido devido à falta de energia elétrica na captação da Barragem de Cristalândia desde a noite de ontem (27). As falhas no fornecimento de energia afetaram o pleno funcionamento dos equipamentos elétricos e impossibilitaram tratar e distribuir o volume de água necessário para atender as duas cidades. A Coelba foi acionada para realizar a manutenção emergencial, mas ainda não há previsão para conclusão do serviço. O funcionamento do sistema de abastecimento será restabelecido somente após a realização deste serviço e o fornecimento de água será regularizado gradativamente após 48 horas. 

28 Out 2020 - 10:30h

“Senhor ladrão, peço humildemente que devolva meu computador, minha máquina de solda e minhas baterias”. O apelo, estampado numa faixa de pano na entrada de uma oficina mecânica, chama a atenção de quem passa pela esquina da rua Domingos Vieira com avenida Brasil, ponto movimentado no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. “Coloquei esta faixa para ver se o malandro se sensibiliza. Vai que um dia eu chego e meus produtos estão todos lá na porta, né?”, disse Welton Borges Rego ao G1. Welton, de 50 anos, é o proprietário da oficina. Em 35 anos trabalhando no mesmo ponto, esta foi a primeira vez que ele foi assaltado. O crime aconteceu há cerca de um mês, quando bandidos aproveitaram a madrugada para pular o muro e levar os equipamentos da oficina. “Quando fui trabalhar no sábado de manhã, percebi que as coisas tinham sido modificadas. O portão não foi arrombado, mas as portas do escritório foram. Neste tempo todo que estou aqui, nunca passei por nada desta gravidade. Já lidei com 'ladrões de galinha'. Como o lote é todo cercado, tem escola, casas, prédio, a gente nunca imaginou que alguém fosse se atrever a pular o portão e a roubar”, contou. O prejuízo estimado é de R$ 15 mil. Depois do assalto, Welton teve que gastar com serralheiro para incrementar a segurança das grades da oficina. Mas preferiu não colocar câmeras. “É uma sensação de impotência, misturado com incapacidade, sei lá. E uma sensação que a gente, como ser humano, não está valendo muita coisa. As pessoas arrombam, invadem, é uma agressão”.

28 Out 2020 - 10:00h

A Secretaria de Saúde de Macaúbas, a 199 km de Brumado, confirmou, na noite da última terça-feira (27), a primeira morte por Covid-19 na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de uma paciente de 52 anos que havia dado entrada na UPA 24 Horas no dia 21 de outubro com sintomas da doença. O resultado positivo do teste saiu no último domingo (25) e a vaga em leito de UTI autorizada na tarde desta segunda-feira (26). A paciente chegou a ser transferida para a unidade no Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu. A mulher deixa esposo e 2 filhos.

28 Out 2020 - 09:30h

Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão relatando dificuldades para receber apoio financeiro anunciado pela instituição para inclusão digital. Isso porque as atividades voltaram na instituição neste mês, mas de forma remota. O benefício é para que os alunos consigam, entre outras coisas, comprar os equipamentos. De acordo com o G1, as aulas voltaram na instituição no dia 19 deste mês. O reitor da Uesb, Luís Otávio Magalhães, explicou que a universidade elaborou um plano para retomada das atividades de forma online. Por conta disso, também foi publicado um edital que prevê um auxílio para inclusão digital para estudantes que não tem computadores ou acesso à internet para acompanhar aulas virtuais. O benefício é para alunos matriculados em cursos de graduação que se enquadram nos pré-requisitos: tem renda familiar menor que um salário mínimo, comprovaram vulnerabilidade socioeconômica e declararam que não tem acesso aos meios tecnológicos para ensino remoto. São dois tipos de auxílios: um para pagamento de serviço de internet, no valor de R$ 150, e outro para compra de um equipamento, no valor de R$ 800. Até o momento, 980 estudantes foram aprovados para receber o benefício. Mas após uma semana que as aulas começaram, no dia 19 de outubro, muitos alunos ainda não receberam o dinheiro. O reitor da universidade explicou porque nem todos receberam o dinheiro até agora. Ele afirmou que a previsão de pagamento para todos os estudantes que já entregaram toda documentação é de até o final da segunda semana de aula. Ainda segundo o reitor, professores e demais alunos terão que fazer acordos para não prejudicar os colegas que ainda não estão conseguindo assistir as aulas.

28 Out 2020 - 09:00h

Na madrugada da última terça-feira (27), um vigilante de um posto de combustíveis em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, levou uma facada enquanto trabalhava. Um jovem de 18 anos chegou ao local por volta de 02h30 anunciando o assalto. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, um frentista do posto se escondeu no escritório enquanto o vigilante teria se escondido atrás de um veículo. Porém, o indivíduo acabou entrando em luta corporal com o vigia, chegando a esfaqueá-lo. A Polícia Militar e o Samu 192 foram acionados e a vítima, de 56 anos, encaminhada à UPA 24 horas. Em rondas nas proximidades, o agressor não foi localizado. No entanto, já no início da manhã, o jovem ligou para a polícia confessando ser o autor da tentativa de homicídio. Com base nos dados do endereço enviados pelo Centro Integrado de Comunicação, a guarnição de serviço deslocou-se até o local de residência do autor do crime e o mesmo foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para serem tomadas as medidas cabíveis.

28 Out 2020 - 08:30h

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, informou que a partir de 1º de novembro, próximo domingo, entram em vigor os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques definidos pela Resolução Nº 798, publicado no Diário Oficial da União em setembro. De acordo com o Auto Esporte, o principal ponto em relação às novas regras e critérios fica por conta da instalação e uso de radares, fixos ou móveis. A partir do mês que vem, qualquer radar deverá estar o mais visível possível, e os guardas que realizam a operação dos chamados radares móveis não poderão ficar escondidos ou fora do campo de visão dos motoristas. De acordo com o presidente do Contran e diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, o objetivo das mudanças é trazer um caráter educativo e fazer com que o condutor seja alertado do limite de velocidade da via, perceba os riscos, reduza a velocidade do veículo e, com isso, reduza as chances de sofrer acidentes.