Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2020
Secretário de Cultura de Luís Eduardo Magalhães é encontrado morto dentro de carro Foto: Reprodução/TV Bahia

O secretário de Cultura e Turismo da cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, Alexandre Vieira, foi encontrado morto dentro de uma caminhonete, no último sábado (17). O caso é investigado pela Polícia Civil. De acordo com o G1, a polícia acredita que Alexandre, que tinha 53 anos, tenha sido morto com ao menos sete facadas, na madrugada deste sábado. Uma faca foi encontrada perto do local do crime e encaminhada para perícia. A polícia também suspeita que duas pessoas participaram do homicídio e faz buscas na região. os nomes dos suspeitos não foram divulgados. A vítima foi encontrada por moradores do bairro Boa Vista, no começo da manhã. O corpo de Alexandre estava no banco do motorista de um carro que pertencia ao secretário. De acordo com informações da polícia, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde vai ser periciado. Alexandre Vieira nasceu em Minas Gerais, mas morava em Luís Eduardo Magalhães, onde também foi coordenador na Secretaria Municipal de Educação, de janeiro de 2017 a abril de 2020. Ele deixou esposa e dois filhos adolescentes. A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães decretou luto oficial de três dias pela morte do secretário.

Casal é preso pela Cipe Sudoeste com drogas na cidade de Barra da Estiva Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na última quinta-feira (15), em rondas na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, a Cipe Sudoeste dirigiu-se ao Bairro São Félix no intuito de proceder com algumas abordagens. Na localidade, foi avistado pela guarnição um indivíduo entrando em uma residência. A guarnição seguiu até o local e, após ser facultada a entrada pela proprietária, localizou o indivíduo tentando fugir pelo quintal da casa. Ao ser capturado, foi feita a busca pessoal bem como a identificação do mesmo. Com ele, foi encontrada uma bucha de substância similar à maconha. Ele confessou haver mais em seus pertences no quarto de sua companheira, que assumiu ser a verdadeira dona do ilícito. Os dois foram encaminhados à delegacia de Barra da Estiva para serem adotadas as medidas cabíveis. O material apreendido: 01 porção de substância análoga à maconha, 16 petecas de substância semelhante à cocaína, diversos saquinhos plásticos vazios para acondicionar o material ilícito, 3 aparelhos celulares, R$ 24, 2 potes usados para misturar drogas e 1 moto.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

PM promove operação para dispersar aglomerações políticas em Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Na noite da última quinta-feira (15), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou uma operação na Praça João Marques, no centro de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, onde estava acontecendo uma grande aglomeração de pessoas com cunho político partidário. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em consonância com as orientações do Ministério Público Estadual Eleitoral (MPE) e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que vedam esse tipo de manifestação sem a prévia e devida formalização dos órgãos responsáveis, a 46ª CIPM promoveu uma ação de policiamento em toda área do centro da cidade e região periférica, com o fito de dispersar qualquer tipo de aglomeração. A operação contou com a participação de 10 militares e 04 viaturas que realizaram rondas ostensivas pelos principais logradouros da cidade.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Brumado: Secretaria de agricultura reforça campanha de recolhimento de embalagens de produtos agrotóxicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Brumado deu início à campanha de recolhimento de embalagens vazias de produtos agrotóxicos. Ao site Achei Sudoeste, o diretor municipal de agricultura, Márdio David Alves, informou que os agricultores deverão devolver as embalagens no dia 21, de 9h às 15h, em pontos de recebimento instalados na zona rural. O Parque de Exposição também será um dos locais para recolhimento do material. Segundo Márdio, os defensivos agrícolas são muito resistentes e o seu poder residual é grande e cumulativo. “Ao longo de 12 anos, milhares de embalagens já foram devolvidas. Esse é o 13º ano de desenvolvimento da campanha. Essas embalagens não podem ser queimadas e nem expostas ao meio ambiente. É uma educação ambiental”, salientou. 

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Diretoria da CDL visita obras de dois grandes empreendimentos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em visita às obras do condomínio Euroville Londres e da Faculdade de Medicina, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, pode constatar o cenário de desenvolvimento crescente do município. Segundo a CDL, os dois empreendimentos estão sendo capazes de modificar profundamente o setor imobiliário através da estruturação de um amplo projeto de desenvolvimento urbano e comercial. Em sua fase final, a Faculdade de Medicina deverá contar com cerca de 1800 alunos. Diversos terrenos comerciais e industriais já foram comercializados e, em breve, poderá ser vista uma mudança significativa na paisagem da saída para Vitória da Conquista. “Quem ainda não conhece por inteiro vale a pena agendar uma visita, pois temos a certeza que ficarão impressionados. Sendo assim, deixamos aqui os parabéns para todos os parceiros envolvidos nesse investimento tão grandioso. Temos a convicção que esses empreendimentos irão gerar um grande impacto na economia local e serão um marco para o desenvolvimento de todo comércio brumadense”, destacou a diretoria da instituição.

Brumado: Operação pipa é suspensa temporariamente por falta de repasse do recurso do governo federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Operação Pipa foi suspensa na cidade de Brumado, desde a última sexta-feira (16). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Márdio David Alves, explicou que se trata de uma paralisação temporária devido à falta de repasse do recurso para custear a operação no mês de outubro. “Acredito que isso será solucionado o mais rápido possível. Quero deixar claro que foi uma decisão da Secretaria Nacional de Defesa Civil, não é uma posição do Município. Estamos empenhados em reverter essa decisão. Dependemos exclusivamente desse recurso”, destacou. Como se trata de uma suspensão temporária, Márdio pontuou que não haverá prejuízo algum para os moradores que dependem da água da operação. Hoje, no total, 303 comunidades são atendidas pela Operação Pipa na zona rural do município – 260 recebem a água através dos pipeiros mensalmente. 

Brumado confirma o 24º óbito de Covid-19

Neste domingo, 18 de outubro, o município de Brumado registra 2120 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6898. Entre os diagnósticos: 10 internações, 24 óbitos, 250 pacientes em tratamento e 1846 recuperados. No momento, 91 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Eleições 2020: Dois trios elétricos são apreendidos por propaganda irregular em Matina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã deste domingo (18), policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) apreenderam dois trios elétricos por propaganda eleitoral irregular, em virtude de terem sido utilizados em duas carreatas na cidade de Matina, na região sudoeste da Bahia, o que é vedado pela legislação. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o trio elétrico puxado pelo veículo Volvo/VM 310, placa policial, ANN-1379 foi utilizado no sábado passado (11), na carreata organizada pela coligação “Matina feliz de novo” cuja chapa é encabeçada pela candidata a prefeita Olga Gentil de Castro Cardoso (PL). Esse mesmo trio no sábado (17), foi utilizado na carreata da outra coligação denominada “O trabalho não pode parar”, encabeçada pelo candidato a prefeito Otílio de Souza Fernandes (PP). Além do trio acima descrito, foi também utilizado irregularmente outro trio elétrico, puxado pelo veículo Caminhão Volvo/FH 400, placa policial JRR-1694 , no evento organizado pelo candidato Otílio, que ficou estacionado na frente de seu comitê de campanha com o som ligado, como se estivesse realizando uma festa de carnaval, com aglomeração de pessoas acima do permitido pela resolução 030/2020 do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e sem a utilização de máscaras. As duas coligações violaram o disposto no Artigo 39, parágrafo 10 da Lei 9.504/97 (Lei Eleitoral), bem como o Artigo 15, parágrafo 2° da Resolução 23.610/18 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbem a utilização de trios elétricos em campanhas eleitorais, salvo para sonorização de comícios, vedando a utilização em carreatas, passeatas ou outras manifestações político partidárias em época de campanha eleitoral. Os dois trios elétricos foram apreendidos e colocados à disposição da justiça eleitoral para serem periciados.

Brasil não adotará horário de verão pelo segundo ano consecutivo

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o Brasil não terá horário de verão pelo segundo ano consecutivo. O instrumento foi encerrado pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passo após um estudo do próprio ministério apontar que com o fim da mudança o consumidor teria uma economia de R$ 100 milhões. O Brasil teve horário de verão seguidamente entre os anos de 2008 e 2018, com o objetivo de economizar o consumo de energia em 10 estados que registram maior luminosidade entre outubro e fevereiro. No entanto, nos últimos anos, uma redução da economia gerada pela medida começou a percebida a partir de 2017, o que levou ao encerramento do horário de verão.

Vitória da Conquista: Mulher é presa com 45 mil comprimidos da droga usada no golpe 'Boa Noite Cinderela' Foto: Divulgação/PRF

No início da noite deste sábado (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu 45 mil comprimidos do fármaco Triexifenid, anticolinérgico comercializado como Artane (cloridrato de triexifenid ou “aranha”, como é popularmente conhecido), indicado como adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo. O flagrante ocorreu no KM 830 da BR-116, região do município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, quando a equipe de policiais abordou um ônibus interestadual que fazia a rota Rio de Janeiro (RJ) X Fortaleza (CE). Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, durante a fiscalização, os policiais desconfiaram de uma passageira, que teve um comportamento de extremo nervosismo. Ao solicitar que a mulher, de 23 anos, apresentasse seus documentos e abrisse sua bagagem, a passageira indicou a sua mala, que possuía um cadeado com senha. A jovem tentou ludibriar os policiais afirmando não se recordar qual era a numeração do segredo, pois a mala era emprestada e pertencia a sua irmã. Os policiais solicitaram então que a jovem entrasse em contato com a irmã para que informasse a senha, e após uma ligação na qual a passageira demonstrou-se muito ansiosa, finalmente abriu o cadeado, e dentro da mala tinham algumas peças de roupas e 09 sacos plásticos contendo comprimidos brancos, acondicionados dentro de uma caixa com uma etiqueta parcialmente removida, onde estava escrito “Artane 5m”. Ela afirmou ainda que havia pago a quantia de R$ 20 mil pelo produto, para comercializar na capital cearense e que cada comprimido pode ser vendido pelo valor de até R$ 5. A droga é utilizada como adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo, porém, também é usada em festas rave e para o golpe “Boa Noite Cinderela”, pois suas propriedades anticolinérgicas gera indução de estados mentais alterados, como alucinações e delírios. A mulher, que já tinha passagem por tráfico de drogas, foi presa e encaminhada, bem como os comprimidos para a Delegacia de Vitória da Conquista para os procedimentos cabíveis.

Brumado confirma o 23º óbito do novo coronavírus

Neste sábado, 17 de outubro, o município de Brumado registra 2119 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6898. Entre os diagnósticos: 11 internações, 23 óbitos, 250 pacientes em tratamento e 1846 recuperados. No momento, 101 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Eleições 2020: Justiça Eleitoral indefere candidatura de Tõe de Gentil a prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, indeferiu, neste sábado (17), o registro de candidatura de Antônio Coqueiro de Souza (PSDB), o Tõe de Genitl, para a prefeitura de Brumado, nas eleições 2020. Já a candidata a vice, a nutricionista Bianca Porto de Santana (PSDB), teve o seu pedido deferido pela justiça eleitoral. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) que opinava pelo indeferimento do registro de candidatura de Tõe de Gentil. De acordo com a decisão, em 12 de outubro o candidato foi notificado para comparecer ao Cartório Eleitoral e firmar, na presença de servidor, declaração de próprio punho objetivando suprir a prova de alfabetização, conforme previsto no art. 27, par. 5º, da Res. TSE 23.609/19. Ainda de acordo com a publicação, embora notificado, até a presente data o candidato manteve-se inerte, não cumprindo aquela formalidade. “No presente caso o Partido, ao requerer o registro do candidato, juntou declaração manuscrita e supostamente por ele assinada. Ainda que ele saiba ler e escrever, e é provável que sim, pois trata-se de empresário, não lhe é lícito deixar de cumprir a determinação da Justiça Eleitoral, relativamente à comprovação acima mencionada. É possível que ele tenha sido mal orientado, entretanto, “dormientibus non succurrit jus”, já diziam os romanos. Enfim, ao descumprir a formalidade acima mencionada o pretenso candidato deixou de comprovar ser elegível, motivo pelo qual indefiro o pedido de registro de candidatura”, sentenciou Guimarães.

Eleições 2020: Eduardo Vasconcelos tem candidatura a prefeito de Brumado deferida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O atual prefeito de Brumado e candidato a reeleição, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) teve a sua candidatura deferida neste sábado (17) pela justiça eleitoral. A decisão foi do juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a coligação “Um novo tempo para Brumado”, encabeçada pelo candidato Geraldo Leite Azevedo (PP), tentou, mas sem êxito, o indeferimento do registro de Vasconcelos. O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer contrário ao pedido (veja aqui). “Enfim, inexistindo certeza sobre a incidência da referida causa de inelegibilidade, julgo improcedente a impugnação e defiro o pedido, para que o candidato concorra sob o número e opção de nome mencionados nos autos”, sentenciou o magistrado.

Eleições 2020: Justiça Eleitoral indefere candidatura a vereador de Misael Rosa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, indeferiu na última sexta-feira (16) o pedido de registro de candidatura de Misael Rosa de Almeida (PT) para o cargo de vereador nas eleições 2020 em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que afirmava que o candidato encontra-se inelegível porque é Dirigente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância do Estado da Bahia (Sindvigilantes) e foi afastado do seu cargo no dia 12 de agosto de 2020, ou seja, aproximadamente três meses antes do pleito eleitoral, que ocorrerá no dia 15 de novembro. Todavia, conforme o postulado no artigo 1º, inciso II, alínea “g”, da LC 64/90, os que ocupam direção, administração ou representação em entidades representativas de classe, devem se afastar dentro de quatro meses anteriores ao pleito, ou seja, o impugnado deveria ter-se afastado das suas funções sindicais até o dia 14 de julho de 2020. “São inelegíveis os que tenham, dentro dos quatro meses anteriores ao pleito, ocupado cargo ou função de direção, administração ou representação em entidades representativas de classe, mantidas, total ou parcialmente, por contribuições impostas pelo poder Público ou com recursos arrecadados e repassados pela Previdência Social. No presente caso o candidato é dirigente do referido sindicato e não cumpriu a formalidade inerente à desincompatibilização. Portanto, com fundamento no art. 1º, II, “g”, da LC 64/90 – Lei das Inelegibilidades, julgo procedente a impugnação e indefiro o pedido de registro de candidatura de Misael Rosa de Almeida”, sentenciou Genivaldo.

Caturama: Mulher é acusada de esfaquear e matar homem na comunidade de Lagoa da Cruz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Albertino José dos Santos Filho, 48 anos, morreu na noite da última sexta-feira (16), na comunidade de Lagoa da Cruz, zona rural da cidade de Caturama, a 144 km de Brumado. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, o corpo da vítima foi encontrado em decúbito dorsal, aparentando uma lesão provavelmente provocada por golpe de faça na região peitoral. Ainda de acordo com a polícia, próximo do corpo havia uma faca, provavelmente a arma do crime. Albertino foi encontrado em frente a uma residência, que é da suposta autora do crime. Moradores da localidade informaram a polícia que a vítima estava em desentendimento constante com a acusada do crime. A Polícia Militar isolou o local do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Filho foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o crime.

Eleições 2020: Beto Bonelly tem candidatura a vereador indeferida pela Justiça Eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato a vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, teve a sua candidatura indeferida pela justiça eleitoral de Brumado, na noite da última sexta-feira (16). A decisão foi proferida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que opinou pelo indeferimento do registro de Bonelly. O MPE solicitou a impugnação afirmando que o candidato encontra-se inelegível por ser responsável por doação eleitoral em excesso, tida por ilegal em decisão proferida por órgão colegiado na data de 07/05/2014, no bojo do Processo nº 23-66.2013.6.05.0090, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o qual seguiu o rito previsto no art. 22 da LC nº 64/1990. Jesus interpôs agravo ao Tribunal Superior Eleitoral, o qual foi improvido. O MPE sustentou, que em 2012, Elizeu teria apresentado declaração de imposto de renda à Receita Federal informando que auferiu rendimento bruto no valor de R$ 18 mil e fez uma doação para a campanha de Aguiberto Lima Dias (PSL), a prefeitura de Brumado, no valor de R$ 15 mil, sendo que nos termos do art. 23, § 1º, I da Lei nº 9.504/97, o limite de doação a ser observado pelo recorrente seria de R$ 1,8 mil, restando evidente a sua extrapolação. “São inelegíveis, para qualquer cargo, a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, pelo prazo de oito anos após a decisão. Enfim, diante da norma prevista no art. 1º, I, “p”, da Lei Complementar 64/90 – Lei das Inelegibilidades, alternativa não resta senão julgar procedente a impugnação e indeferir o pedido de registro de candidatura de Alberto Eliseu de Jesus”, sentenciou Guimarães.

Casal é preso após ser flagrado arrastando cachorro amarrado em uma motocicleta na BR-410 Foto: Divulgação/PRF

Um flagrante de crueldade e maus-tratos a animal foi registrado por policiais rodoviários federais nesta sexta-feira (16), em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, distante 280 quilômetros de Salvador. Equipe da PRF realizava fiscalização na altura do quilômetro 04 da BR-410, quando visualizaram um casal arrastando um cachorro amarrado em uma moto Honda/Pop na rodovia. Prontamente, a equipe deu ordem de parada ao condutor, porém, o comando não foi atendido. De forma covarde, o homem empreendeu fuga e saiu arrastando o animal pela estrada. Foram feitas várias tentativas de parada e o motoqueiro prosseguia em fuga e em alta velocidade. O animal estava com uma corda no pescoço e foi arrastado por cerca de 300 metros. Vale ressaltar que o dia estava ensolarado e a pista abrasiva. Logo em seguida, os policiais conseguiram interceptar a motocicleta e salvar o cachorro. A primeira providência foi prestar os primeiros socorros. O cachorro apresentava ferimentos expostos e foi levado para atendimento de profissionais. Ele estava bastante assustado, exausto e com semblante de dor. Foi dada voz de flagrante delito ao casal, um homem de 28 anos e uma mulher de 18 anos de. Idade. Eles foram presos e irão responder pelo crime de maus-tratos, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Brumado confirma mais 19 casos da Covid-19 nas últimas 24h

Nesta sexta-feira, 16 de outubro, o município de Brumado registra 2089 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6898. Entre os diagnósticos: 12 internações, 22 óbitos, 223 pacientes em tratamento e 1844 recuperados. No momento, 148 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Caixa Econômica Federal abre neste sábado para saque de auxílio emergencial em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou a abertura de sua agência em Brumado e mais 49 cidades, neste sábado (19) para dar continuidade ao calendário de benefícios emergenciais. Das 8h às 12h, a unidade vai realizar os pagamentos em espécie do auxílio emergencial, para nascidos em janeiro, além do saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para aniversariantes de maio. Ao todo, 9 milhões de pessoas podem ser atendidas, sendo 3,9 milhões para o auxílio emergencial e 5,1 milhões para o saque do Fundo de Garantia. De acordo com nota da Caixa, todas as pessoas que chegarem no horário de funcionamento das agências devem ser atendidas. A proposta, de acordo com o banco, serve para evitar que beneficiários tenham que chegar muito cedo aos locais de saque. Um total de R$ 5,8 bilhões serão liberados entre os benefícios emergenciais.

Eleições 2020: Fabrício Abrantes tem candidatura deferida para disputar prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato Fabrício Abrantes (DEM) teve o seu pedido de registro de candidatura deferido para disputar a prefeitura do município de Brumado. A decisão do juiz Genialdo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, foi publicada na tarde desta sexta-feira (16). Abrantes terá como vice, o médico oftalmologista Aurino Rocha (Podemos). Fabrício é o cabeça de chapa da coligação “Um novo caminho para Brumado”. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o democrata terá um limite de gastos para o pleito majoritário de R$ 333.150,11.

Brumado realiza 'Dia D' das campanhas de vacinação contra a poliomielite e multivacinação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste sábado (17), é o “Dia D” das campanhas de vacinação contra a poliomielite e da multivacinação. A ação tem como objetivo imunizar pessoas que não conseguiram ir aos postos de saúde do município de Brumado durante a semana. As unidades funcionarão das 8h às 17 horas para atender a população. Deverão ser vacinadas contra a poliomielite crianças com menos de cinco anos. Já a multivacinação acontece para que crianças e adolescentes com até 15 anos possam atualizar a caderneta vacinal. Diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis é o principal objetivo das campanhas. A meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 3495 crianças contra a poliomielite em Brumado. É importante que o público-alvo das campanhas compareça aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina pendente. A população deve procurar uma unidade de saúde do seu bairro. Durante a campanha, todas as vacinas previstas no calendário de vacinação estarão disponíveis.

Arquivo