Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2013
fechar

Brumadenses fazem bonito no 2º Desafio Calangos Biker em Conquista Júlio César e Luana Souza garantiram o 5º lugar no desafio. (Foto: Divulgação).

Os atletas brumadenses Luana Souza (categoria Elite) e Júlio César (categoria Sub 30) obtiveram ótimo desempenho durante o 2º Desafio Calangos Biker, circuito de Mountain Bike XCO que ocorreu em Vitória da Conquista no último domingo (10). A prova aconteceu no Circuito Teiú, onde muitos obstáculos elevavam o nível da competição. Além dos brumadenses, diversos atletas de várias partes do país marcaram presença no evento esportivo. Segundo disseram os atletas ao site Brumado Notícias, apesar do crescimento do ciclismo no município, a categoria mountain bike ainda necessita de mais investimentos, pois existem muitos outros atletas na modalidade que, por falta de recursos, deixam de participar das competições. Luana e Júlio César garantiram o 5º lugar no desafio.

Fanfarras: Wagner elogia regente brumadense por projetos desenvolvidos em escolas Antônio Costa, o popular Toinho, trabalha há mais de 20 anos no segmento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pelo menos em três cidades da região por onde o governador Jaques Wagner (PT) passou nos últimos dias houve apresentação de fanfarras, as quais foram comandadas pelo regente brumadense Antônio Costa, o popular Toinho. Surpreso ao ver o regente pela terceira vez na semana, o governador parabenizou o profissional pelo trabalho que vem desenvolvendo em escolas públicas nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. Há 20 anos trabalhando como regente e consagrado bicampeão baiano com a Fanjub em 2001 e 2002 e várias vezes eleito como o melhor regente do estado e em toda região Norte e Nordeste, Toinho continua envolvido em projetos sociais e culturais em escolas públicas. Um dos objetivos, segundo ele, é encontrar novos talentos para renovação e formação de fanfarras. O próximo desafio do regente é se apresentar com a fanfarra da Escola Idalina Azevedo, no dia 1º de dezembro, no Festival de Fanfarras do Sul da Bahia, que acontece em Itabuna. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o regente dividiu os elogios com os integrantes das bandas. “Fico feliz de ter meu trabalho reconhecido, mas eu divido os prêmios e elogios com todos os componentes das fanfarras em que já atuei e tenho atuado, pois eles é que dão o show por onde nos apresentamos”, disse Toinho.

Brumado: Bandidos fazem arrastão em faculdade e polícia recupera um aparelho furtado Um rapaz que foi preso não deu pistas sobre os outros aparelhos furtados e está detido na delegacia local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Cinco notebooks, um micro-ondas, um bebedouro, uma máquina de solda, um compressor e uma extensão foram subtraídos de uma faculdade particular de ensino à distância, em Brumado. O furto aconteceu no último domingo (10), quando elementos ainda não identificados invadiram o local. A faculdade, que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, conta com circuito interno de segurança, mas um dos meliantes danificou a câmara de vigilância do estabelecimento. Nesta terça-feira (12), uma guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar conseguiu recuperar parte do material roubado. Dois notebooks foram encontrados em poder de um jovem que, ao perceber a presença da viatura, arremessou os equipamentos no meio do mato. Desconfiados da atitude do jovem, os policiais que patrulhavam o Bairro Urbis II o abordaram e descobriram os produtos do roubo. O rapaz não deu pistas sobre os outros aparelhos furtados e está detido na delegacia local.

Alunos do Projeto Para a Correção da Distorção Idade-Série recebe a visita do Padre José Silva (Foto: Divulgação).

Na última segunda-feira (11), o padre José Silva visitou os adolescentes, adultos e idosos que fazem parte do Projeto Para Correção da Distorção Idade-Série, que funciona no prédio da Escola Rotary, em Brumado. A convite da coordenadora pedagógica Gicélia Lima de Oliveira e da professora Dolores Gomes, o padre visitou todas as salas de aulas, conversou com os alunos, professores e funcionários e encerrou a sua passagem pelo local incentivando os estudantes a continuarem os estudos. A psicopedagoga responsável pelo projeto, Bárbara Vasconcelos, salientou a importância da visita do representante da Igreja Católica local e também colocou o projeto à disposição de todos que queiram conhecer a metodologia de trabalho e o plano de ação usados com os alunos.

Brumado: Começa contagem regressiva para o II Fempb O Festival de Música Popular de Brumado, que encantou os brumadenses em sua primeira edição, será realizado novamente nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.

O Festival de Música Popular de Brumado, que encantou os brumadenses em sua primeira edição, será realizado novamente nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. Já está quase tudo pronto para a segunda edição do evento, que está sendo bastante aguardado pelos participantes e público da cidade e região. As apresentações acontecem na Praça Coronel Zeca Leite, às 20h, onde os candidatos de todos os cantos do país cantam as suas próprias produções artísticas. Com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o evento é promovido pelo músico Chiquinho Amorim. Se você tem interesse em participar, ainda dá tempo. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro. Acesse o site www.festivaisdobrasil.com.br, confira todas as informações sobre o festival e se inscreva. Faltam apenas 30 dias para o Fempb II.

Brumado: Banco Expresso do Bradesco é assaltado e gerente diz que Estado não tem governo O bandido não se intimidou com as câmeras de segurança e nem tampouco com os clientes que estavam sendo atendidos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após 11 meses, o correspondente bancário expresso do Bradesco, que fica localizado na Praça Armindo Azevedo, em Brumado, voltou a ser assaltado. Em 2012, quatro assaltos foram registrados no local. Nesta quinta ocorrência, registrada na tarde desta terça-feira (12), um homem entrou no recinto e não se intimidou com as câmeras de segurança e nem tampouco com os clientes que estavam sendo atendidos. Segundo testemunhas, ele teria jogado uma sacola para os atendentes do guichê, os ameaçando com uma arma de fogo por debaixo da camisa e exigindo que todo o dinheiro do caixa fosse entregue. À polícia, testemunhas ainda disseram que um comparsa aguardava o elemento em uma moto nas proximidades da agência dos Correios. Após o roubo, ambos fugiram em disparada. O valor roubado não foi divulgado.

Brumado: Banco Expresso do Bradesco é assaltado e gerente diz que Estado não tem governo O assaltante teria jogado uma sacola para os atendentes, os ameaçando com uma arma de fogo e exigindo que todo o dinheiro fosse entregue. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Revoltado, Júnior Bonfim, gerente do correspondente bancário, desabafou ao site Brumado Notícias afirmando que os bandidos têm agido livremente porque o atual governo deixa a polícia inoperante. “A Bahia está em estado caótico, pois estamos sem governador. O estado chora a falta de ACM [Antônio Carlos Magalhães], pois com ACM a polícia tinha moral para conter os vagabundos. A Bahia não tem mais governador, não tem mais nada, esse que está aí tirou a dignidade da polícia e a proteção do cidadão”, criticou o gerente.

Brumado: Projeto visa proibir corte de água e luz em fins de semana e feriados O vereador Weliton Lopes (PR) encaminhou cópia da proposta a órgãos públicos municipais e estaduais para análise. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Weliton Lopes (SDD) encaminhou para órgãos públicos municipais e estaduais um projeto que versa sobre a proibição da interrupção do fornecimento dos serviços de água e luz em dias que antecedem sábados, domingos e feriados. Lopes esclareceu que a situação é bastante prejudicial à população tendo em vista se tratarem de serviços essenciais. Além disso, o parlamentar destacou que em razão de não existir plantão nesses órgãos os usuários ficam longos períodos sem os serviços básicos, sem sequer poder fazer uma reclamação ao setor competente. “Estamos encaminhando cópia do projeto de lei ao Ministério Público, OAB, Coelba, Embasa e Procuradoria Municipal para que possam analisá-lo e desta forma apresentar contribuições para que possamos apresentar à Câmara de Vereadores para apreciação”, disse Lopes, que ressaltou que o projeto não tem o objetivo de incentivar a inadimplência, mas proibir que o consumidor seja constrangido.

Brumado: Exército faz operação para fiscalizar explosivos Além da capital do minério, a Operação Dínamo está sendo promovida em mais 14 municípios da Bahia. (Foto: Reprodução).

Dando início a Operação Dínamo, militares do exército brasileiro estão na cidade de Brumado nesta terça-feira (12) realizando a fiscalização de explosivos e produtos correlatos. Militares vistoriam pessoas jurídicas e físicas, que exercem atividades com esse tipo de material. A operação visa evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas. Segundo o Exército, trata-se da maior operação centralizada de fiscalização de explosivos já realizada no país. Durante as fiscalizações são verificados diversos itens como, por exemplo, se o detentor do material está autorizado pelo Exército; se o material está bem acondicionado; se as quantidades existentes são as estabelecidas na autorização; se o tipo de material é o que está previsto na autorização; se o local possui os requisitos exigidos na área de segurança; se a documentação encontra-se em dia; se há previsão do encarregado de fogo ou blaster e se este está habilitado para o exercício da sua atividade. A operação também está sendo promovida em mais 14 municípios do interior da Bahia, entre os quais Campo Formoso, Carnaíba, Castro Alves, Conceição do Coité, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Jacobina, Pindobaçu, Nordestina, Muniz Ferreira, Santa Luz, Santo Estevão, Rafael Jambeiro e Serrinha.

Brumado: Eleições internas do PT teve um forte clima de disputa Os petistas tiveram de escolher nomes para os Diretórios municipal, estadual e nacional. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo com apenas um candidato a presidente e uma chapa única, o PED em Brumado foi bastante disputado. Isso porque os eleitores petistas que compareceram às urnas no último domingo (10) no município tiveram de escolher entre 6 candidatos a Presidente Nacional, 8 chapas de diretório nacional, 5 candidatos a Presidente Estadual e 5 chapas de diretório estadual. Em Brumado, além de Luiz Frederico Rêgo ter sido escolhido o novo presidente municipal do PT, Ernesto Marques, candidato a presidente estadual da sigla, também levou a melhor no município, com cerca de 54% dos votos válidos, seguido por Everaldo Anunciação, com 42% dos votos válidos. Já a chapa estadual apoiada por Ernesto Marques venceu em Brumado com 50% dos votos válidos e a chapa nacional “Partido é Para Todos, na Luta”, apoiada por Marques e Rui Falcão, também venceu na cidade, com 47,8% dos votos válidos. O candidato a Presidente Nacional do PT pela chapa “Mensagem ao Partido”, deputado Paulo Teixeira, foi o mais votado individualmente, com 57 votos. Rui Falcão, atual presidente do PT Nacional, obteve 53 votos, seguido por Valter Pomar, com 22, e MarkusSokol, com 7 votos. As apurações parciais indicam que Rui Falcão será eleito Presidente Nacional do PT com grande vantagem sobre os demais candidatos, ratificando o favoritismo, na Bahia, da candidatura de Everaldo Anunciação, que reuniu o maior arco de alianças entre as correntes internas do PT baiano.

Maetinga perde um habitante por dia e prefeito tenta reverter o quadro Segundo o prefeito Edcarlos Lima Oliveira (PT), em sete anos, o contingente populacional da cidade diminuiu bastante. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados do IBGE apresentados no final do mês de agosto, o número de habitantes do município baiano de Maetinga, no sudoeste baiano, tem diminuído consideravelmente ao longo dos últimos anos. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que a população da cidade, que era de 7.038 habitantes em 2012 caiu para 5.972 habitantes em 2013 - o equivalente a 1066 habitantes a menos no período de um ano. O índice concede a Maetinga o título de cidade que mais perdeu cidadãos nos últimos anos. Ainda segundo dados do IBGE, em 2006, a população do município era de 16.083 habitantes. Em sete anos, o contingente populacional da cidade diminuiu bastante, mas precisamente houve uma baixa de 10.111 habitantes nesse período. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Edcarlos Lima Oliveira (PT) explicou que a baixa no número de habitantes deve-se principalmente à seca que atinge a região. Famílias inteiras de comunidades rurais migraram para outros estados em busca de melhores condições de vida, segundo ele. O gestor apontou que medidas estão sendo tomadas para conter o êxodo e recuperar o índice populacional.  “Estamos implementando algumas ações para conter esse êxodo que mais acontece na área rural. Contando com o apoio de programas federais, aliado a uma boa gestão, iremos contribuir muito para que os munícipes se mantenham em seus locais de origem. Isso não se resolve da noite para o dia, mas, ao longo do tempo, vamos mudando essa realidade”, garantiu Edcarlos. O prefeito acrescentou que recentemente foi assinado um convênio com o Ministério da Integração Nacional a fim de levar água encanada para 120 famílias, o que poderá ser ampliado com recursos da prefeitura. Além disso, segundo o gestor, ainda está em andamento obras nas áreas de saúde e lazer para atender outras carências da cidade, que podem contribuir para diminuir a migração populacional.

Brumado participou do II Encontro Estadual de Educação Infantil As representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ednéia dos Santos Ataíde e Patrícia Maria dos Santos, participaram do encontro. (Foto: Divulgação).

Entre os dias 04 e 07 de novembro aconteceu em Salvador o II Encontro Estadual de Educação Infantil do Fórum Baiano. O município de Brumado foi contemplado durante o evento pela elaboração e execução do Projeto Proinfância. As representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ednéia dos Santos Ataíde e Patrícia Maria dos Santos, participaram do encontro. Com o projeto, as funcionárias debateram temas de importância na formação educacional das crianças das creches e da pré-escola do município. Os temas formatados para a realização do Fórum objetivaram esclarecer os pedagogos sobre a relevância das discussões e do planejamento entre professores e equipe de articulação pedagógica da Secretaria de Educação de Brumado. Entre os assuntos abordados estão o currículo da/na educação infantil e suas múltiplas linguagens; o brincar como direito e linguagem da criança; avaliação de contexto na educação infantil; a educação infantil no estado da Bahia: um estudo a partir do Proinfância; qual o currículo para os bebês?; e os avanços e os desafios do Proinfância no estado da Bahia.

Dom Basílio: Seca afeta economia e provoca êxodo populacional Segundo o vereador Luiz Eugênio (PDT) a queda na produção da lavoura frutífera é o que tem mais afetado a renda da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O estado de saúde do prefeito de Dom Basílio, Marilton Matias (PSD), e a seca têm afetado negativamente a economia do município. Por recomendação médica, Matias está em repouso e só comparece à prefeitura nos prazos estabelecidos por lei para fazer os despachos administrativos. O secretariado e a Câmara de Vereadores vêm se desdobrando para suprir a ausência do gestor até o seu retorno definitivo. No entanto, o que mais tem afetado a economia da cidade é a queda na produção da lavoura frutífera, principal fonte de renda do município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o professor e vereador Luiz Eugênio (PDT) explicou que ultimamente a água da barragem não tem sido suficiente para atender a demanda das lavouras. Muitos proprietários de terras conseguem manter poços artesianos para o plantio, mas eles são minoria. A situação afeta a produção no campo e gera desemprego. A baixa na economia tem promovido inclusive o êxodo populacional para os grandes centros de colheita de laranja e corte de cana no centro sul do país. No último senso do IBGE, a população de Dom Basílio era de 11.355 habitantes, todavia, com os efeitos da seca, é possível que esse número tenha diminuído consideravelmente. “O lamentável é que em muitos casos alguns não voltam mais. Esse êxodo com certeza será sentido no próximo senso. Nossos conterrâneos saem e outros não chegam, com isso a defasagem da população já é percebida em Dom Basílio”, afirmou o vereador Luiz Eugênio. Ele disse ainda que a situação já afeta a receita do município, cuja economia é baseada na exportação de manga e maracujá.

Marquinho Viana intensifica suas visitas ao município de Brumado O deputado visitou a comunidade de Boa Sorte no último sábado (09). (Foto: Divulgação).

Acompanhado da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), do diretor de Biodiversidade do Inema, Léo Vasconcelos, do presidente da Associação do Bairro Dr. Juracy, Jobson Cruz, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve no povoado de Boa Sorte, no município de Brumado, no último sábado (09). Viana visitou a comunidade, onde foi recebido pelo presidente da Associação local, Joaquim de Jonas, com um almoço em sua residência. Ambos discutiram projetos para o combate à seca na região. Além da visita à comunidade, o deputado também se encontrou com o ex-vereador Osmar Moura, que apoia o seu mandato. “O deputado é sertanejo, como nós brumadenses, e não poderia deixar de apoiar quem conhece de perto os problemas decorrentes da seca e que tem sensibilidade para tentar resolvê-los”, afirmou Moura. Viana agradeceu a receptividade e se comprometeu a trabalhar pelo município, especialmente pelo povo que vive na zona rural.

Marquinho Viana intensifica suas visitas ao município de Brumado Marquinho também esteve com o ex-vereador Osmar Moura. (Foto: Divulgação).
Brumado: Festa Perdidos na Selva relembra grandes clássicos dos anos 80 Faltam só dois dias! Garanta seu ingresso.

No dia 14 de novembro, próxima quinta-feira, você já tem um encontro marcado no Espaço Bruhmet, em Brumado. No local, será realizada a festa Perdidos na Selva - um tributo aos anos 80. Com Bruno Caíres e A Massa e a Banda Sinopse, de Guanambi, você irá se sentir na década de 80 relembrando os grandes clássicos da época. Não perca a chance de entrar no túnel do tempo e voltar a 30 anos para sentir a vibração do período. A festa Perdidos na Selva terá muita música, animação, gente bonita e azaração. Faltam só dois dias! Garanta seu ingresso.

Ibicoara: Lavrador é morto por padrasto a golpe de facão O crime aconteceu na Fazenda Boa Sorte e o assassino está foragido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um crime bárbaro foi registrado na tarde do último domingo (10), na cidade de Ibicoara, no sudoeste baiano. Segundo relatos de familiares da vítima ao site Brumado Notícias, o lavrador Edilson Alves da Silva, 33 anos, teria sido morto a golpes de facão desferidos pelo padrasto, identificado como Jaime, após uma discussão entre eles. O crime aconteceu na Fazenda Boa Sorte, de propriedade de um parente do prefeito de Iramaia, onde a vítima e o padrasto trabalhavam juntos. Os golpes atingiram a cabeça e a nuca do lavrador, que morreu na hora. O assassino está foragido.

Brumado: Fredinho é eleito presidente do PT com 88,82% dos votos A eleição do partido na cidade transcorreu de forma tranquila e não houve bate chapa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Partido dos Trabalhadores do município de Brumado já tem novo presidente. O candidato Luiz Frederico Rêgo foi eleito com 135 votos de um total de 152 votantes. Fredinho ocupava o posto de presidente do PT municipal desde a morte de Washington Fernando Franco, mas agora irá comandar o partido pelos próximos quatro anos. A eleição aconteceu no último domingo (10), na sede do PT. De acordo com Fredinho, a eleição transcorreu de forma tranquila. “O único inconveniente ocorrido ao longo do dia foi a situação de muitos companheiros que verificaram não estar aptos a votar no PED. Infelizmente aconteceu conosco e em várias cidades da Bahia. Há registros de que em Feira de Santana cerca de 600 filiados descobriram nos últimos momentos que não estavam aptos a votar. Mas mesmo essa situação não tirou o brilhantismo e entusiasmo do PED”, declarou o novo presidente eleito ao site Brumado Notícias. Fredinho agradeceu a participação da militância e a dedicação dos filiados que trabalharam no credenciamento dos votos, na apuração do PED 2013 no município e no recolhimento de assinaturas para os projetos de iniciativa popular sobre a reforma política e a democratização da mídia. “O resultado do PED em Brumado deve ser comemorado por todos que querem um partido mais forte, mais inserido na vida política da sociedade brumadense e unido para as disputas que teremos pela frente. Sabemos que muitos queriam e não puderam comparecer pra votar, mas tenho que fazer um agradecimento especial a todos aqueles que compareceram, independente do voto escolhido, porque contribuíram para consolidar um instrumento democrático de escolha de dirigentes que só existe no Partido dos Trabalhadores. Todos os petistas estão de parabéns”, reforçou Luiz Frederico.

Inaugurada a Dalmóbile em Brumado Uma nova tendência em móveis planejados com design moderno. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Acaba de chegar em Brumado a Dalmóbile Ambientes Planejados - uma nova tendência em móveis planejados com design moderno, linha média alta 100% em MDF, para satisfazer os clientes mais exigentes de Brumado e região. Com mais de 35 anos no mercado e mais de 150 lojas inauguradas, a Dalmóbile faz sucesso em todo país. A nova tendência em móveis com vidros espelhados é um dos destaques da loja. Compareça ao local, faça sua consulta e orçamento com um projetista e ainda acompanhe seu pedido online pelo site www.dalmobile.com.br. A Dalmóbile oferece seu planejado com garantia de fabricação de 6 anos. A loja fica localizada na Rua Barão de Vila Velha, no Bairro das Flores. (Veja Fotos).


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Apagão que interrompeu sessão na Câmara de Vereadores pode ter sido sabotagem A tese de sabotagem foi confirmada quando foi detectado que a tampa da chave do contador estava entreaberta e sem o cadeado de proteção. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os vereadores já haviam votado o material do expediente e estavam fazendo as considerações finais durante a sessão legislativa desta segunda-feira (11) quando de repente as luzes da plenária se apagaram. O apagão aconteceu apenas na Câmara e durou cerca de 10 minutos até que, com o auxílio de alguns funcionários, o presidente Alessandro Lôbo (PSL) descobriu que a chave do contador estava desligada. Algumas pessoas que estavam na Praça da Casa Legislativa disseram aos vereadores que ninguém se aproximou do relógio de energia, o que a princípio levou a todos a acreditarem que o episódio não passou de uma sobrecarga de energia que teria desarmado o contador. No entanto, após uma inspeção, os parlamentares constataram que a tampa da chave do contador estava entreaberta e sem o cadeado de proteção. Os indícios apontam para uma possível sabotagem, ou seja, supostamente alguém pode ter desligado a chave de distribuição de energia do Legislativo, provocando o apagão que interrompeu a sessão.

Brumado: Lixo e suposta larva da dengue na fonte da Praça Coronel Zeca Leite O flagrante foi feito no momento em que agentes de endemias do município realizavam um ato de protesto reivindicando melhorias salariais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo com todo o trabalho de limpeza realizado diariamente na fonte luminosa e na Praça Coronel Zeca Leite, o site Brumado Notícias flagrou muito lixo no local na manhã desta segunda-feira (11). Sacolas plásticas, restos de alimentos e garrafas pet estavam espalhados ao longo da fonte e na própria praça. O flagrante foi feito no momento em que agentes de endemias do município realizavam um ato de protesto reivindicando melhorias salariais no local. Na fonte, um dos agentes recolheu uma larva que pode ser do mosquito transmissor da dengue. Diante do episódio, o profissional da saúde deixou um alerta para a população. “Isso aqui é tudo que o mosquito da dengue precisa: água quente e restos orgânicos para se alimentarem. O nosso índice de infestação ainda é alarmante e, se a população não colaborar, teremos uma grande epidemia na cidade este ano”, afirmou o agente. O profissional fez questão de esclarecer que os produtos que são colocados nas caixas d’água nas residências para combater focos do mosquito não podem ser utilizados na fonte para não danificar os equipamentos que mantém a mesma em funcionamento. Um funcionário da limpeza pública que cuida da fonte luminosa disse a nossa reportagem que todos os dias o lixo é retirado do local, mas a fonte já começa a acumular lodo por conta da sujeira.

Brumado: Lixo e suposta larva da dengue na fonte da Praça Coronel Zeca Leite Sacolas plásticas, restos de alimentos e garrafas pet estavam espalhados ao longo da fonte e na própria praça. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Agentes comunitários de saúde protestam por melhorias salariais A paralisação conta com o apoio da secretaria de saúde do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os agentes comunitários de saúde e de endemias de Brumado paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (11) e fizeram uma manifestação na Praça Coronel Zeca Leite. Os profissionais aderiram à paralisação nacional da categoria, que reivindica o cumprimento do piso salarial no valor de R$ 950. A paralisação também acontece na próxima terça-feira (12). Segundo os agentes, estaria havendo uma mobilização política na capital federal contra o Projeto de Lei nº 7495/06, o qual garante o cumprimento do piso nacional aos agentes de saúde. O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, também abraçou a causa e participou do movimento promovido pelos agentes. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário esclareceu que a reivindicação da categoria é justa, vez que o município recebe do Ministério da Saúde uma verba de R$ 950 para pagar encargos sociais, fardamentos, protetor solar e material de trabalho. Para feres, o valor é irrisório e fica aquém das necessidades de trabalho dos agentes de endemias. “A luta da categoria é para que os R$ 950 se torne um piso, além de fazer com que o Ministério da Saúde envie este piso e a prefeitura entre com uma contrapartida já definida. O município apoia essa causa, pois reconhecemos a importância do trabalho dos agentes de saúde e de endemias”, declarou Feres.

Brumado: Castilho Viana cobra início das obras da Unidade Prisional O parlamentar esteve com o governador Jaques Wagner salientando uma melhor estrutura da segurança pública do município. (Foto: Divulgação).

O vereador Castilho Viana (PSB) esteve com o governador Jaques Wagner (PT) na última sexta-feira (08). Viana fez parte da comitiva que recebeu Wagner para inauguração de um ginásio de esportes e de uma Unidade Básica de Saúde no distrito de Suçuarana a convite do prefeito de Tanhaçu João Francisco Santos (PT). Na oportunidade, o vereador aproveitou o encontro com o governador para cobrar a construção da unidade prisional do município de Brumado. Segundo Viana, Wagner não precisou uma data para início das obras, mas afirmou que ele pudesse entrar em contato com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, que também estava presente no evento, para que o mesmo pudesse coletar tais informações. O vereador considera a questão da segurança pública uma urgência para a população brumadense e, por isso, irá buscar uma solução mais rápida para a pendência. Outra cobrança feita por Viana ao governador diz respeito à construção da 2ª etapa da Barragem de Cristalândia e o esgotamento sanitário do município.

Lagoa Real: População pede mais atenção do Derba com relação à BA-940 Moradores cobram a restauração do local e a recuperação da malha asfáltica da rodovia. (Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias).

Em Lagoa Real, os moradores das comunidades de Tapera e Bebedouro, que ficam localizadas nas proximidades da ponte sobre o Rio São João, na BA-940, estão inconformados com a situação da ponte. No local já foram registrados vários acidentes automobilísticos, inclusive com vítimas fatais. Por isso, os moradores pedem que o Derba dê mais atenção à localidade e restaure o trecho. 

Brumado: Audiência Pública sobre dengue será realizada na Câmara de Vereadores De acordo com a 19ª Dires, será debatida formas de prevenção, controle e tratamento da doença.

A 19ª Dires, a Suvisa, a Divep e a Sesab estão promovendo uma Audiência Pública sobre a dengue que será realizada no dia 13 de novembro, às 19h30, na Câmara Municipal de Brumado. O evento tem por finalidade ampliar os conhecimentos e as formas de prevenção contra a doença, que já apresentou inúmeros casos no município. De acordo com a 19ª Dires, os órgãos responsáveis irão debater formas de prevenção, controle e tratamento, onde será um espaço adequado de participação popular para que se possa ouvir as partes, as sensibilidades, as propostas, e assim contribuir com a comunidade. As técnicas da Secretaria de Saúde do Estado, Alcina Marta de Souza Andrade, da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde/Suvisa, e Maria Aparecida Araújo, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Divep, e técnicos da 19ª Dires irão palestrar durante a audiência.

Márcio Moreira continua em defesa do Esgotamento Sanitário e a ampliação da Barragem de Cristalândia O vereador também cobrou do governador Wagner a execução das obras para o município. (Foto: Divulgação).

Durante a visita do governador Jaques Wagner (PT) a cidade de Tanhacu, no sudoeste baiano, o vereador Márcio Moreira (PSB) esteve com o chefe do executivo do estado, ocasião em que cobrou a ele a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a realização do esgotamento sanitário para Brumado. Segundo Moreira, o município necessita dessas duas obras para continuar se desenvolvendo. “Brumado não pode esperar e o povo não deve se calar porque essas são as duas principais obras para que nosso município continue no caminho do desenvolvimento”, reiterou Moreira.

“Ainda tenho tesão pela política de quando tinha 20 anos de idade”, diz Alexandre Brust O presidente do PDT baiano arrancou risos durante no Encontro do partido na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com 76 anos de idade, o presidente estadual do PDT baiano, Alexandre Brust, arrancou risos da plenária na Câmara de Vereadores de Brumado, no último domingo (10), ao dizer que ainda mantém “o mesmo tesão de quando tinha 20 anos de idade”. O pedetista se explicou em seguida, afirmando que mantém o mesmo vigor político da juventude. “É o mesmo tesão pela política, ainda tenho o mesmo impulso dos meus 20 anos de idade”, esclareceu Brust. 

Arquivo