Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2013"

29 Nov 2013 - 15:40h

Dados divulgados pelo IBGE apontam que, apesar da elevada desigualdade social e do aumento no número de empregos informais, entre 2002 e 2012, o Brasil avançou nos setores de educação, proteção social e saúde. Segundo o levantamento, o percentual de pessoas sem completar 8 anos de estudo caiu de 38,5% em 2002 para 30,6% em 2012. Já o total de pessoas excluídas do sistema de proteção social recuou de 23,2% para 11,3%. O contingente de pessoas sem acesso a serviços básicos diminuiu de 39,9% para 31,6% no período. Para a presidente do Ibge, Wasmália Bivar, o país teve um avanço significativo nos últimos anos, mas é preciso criar estímulos para manter os adolescentes na escola e fora do mercado de trabalho informal. Na faixa de idade entre 15 e 17 anos, a taxa de matrícula cresceu de 81,5% para 84,2%, mas o assédio da informalidade é grande. O ponto negativo do estudo é o saneamento, que demanda pesados investimentos, de acordo com a presidente do instituto. A melhora em saneamento e distribuição da renda foi lenta.

29 Nov 2013 - 12:10h

O brumadense João Isidório Almeida, atleta do Corinthians ao lado de Anderson Silva e Júnior Cigano, entrará no octógono na noite desta sexta-feira (29) para uma das maiores lutas da carreira, que será disputada contra o número do ranking nacional, Edson Conterrâneo. A luta acontece no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, válida pelo STF principal, categoria do MMA no Brasil. A disputa é apenas uma prévia na busca pelo cinturão nacional da modalidade. Por telefone, o lutador brumadense falou ao site Brumado Notícias sobre a expectativa para a luta. “Não vai ser nada fácil, pois o oponente não é o número à toa. O Brasil é um celeiro de grandes lutadores e o ritmo aqui é muito competitivo, mas eu me preparei bastante e vou dar tudo de mim para conseguir vencer essa batalha. Peço aos amigos de Brumado que torçam por mim, pois pretendo colocar a nossa cidade no topo mais alto do MMA”, garantiu o atleta.  

29 Nov 2013 - 11:45h

O ex-prefeito de Caculé, João Aliomar Pereira Malheiros (PT), foi condenado em sentença de primeiro grau pelo juiz Felipe Bouzada Flores Viana a pena de dois anos e oito meses de detenção após ter sido denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF). Malheiros responde a quatro processos por improbidade administrativa e quatro criminais na Justiça Federal. O ex-gestor também foi condenado ao pagamento de multa de 2% do valor dos contratos, perda de função pública, bem como cassação dos direitos políticos por fraude em licitações e desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as irregularidades foram constatadas em um esquema de fraude em licitações montadas para beneficiar alguns comerciantes entre os anos de 2001 e 2003. As fraudes consistiam em “montagem de processos licitatórios” - cartas convites -, que eram realizadas até mesmo em dias em que não havia funcionamento regular da prefeitura. Todas as propostas eram feitas com as mesmas máquinas de datilografia, os atos do processo licitatório realizados todos no mesmo dia e a diferença de preços sempre muita pequena em todos os itens.

Um dos beneficiários do esquema era o atual vereador Edmílson Coutinho dos Santos (PP), mais conhecido como Tubaína, que sempre vencia as licitações. Juntamente com o ex-prefeito, o parlamentar responde processos de improbidade administrativa. Os membros da comissão de licitação Aristóbulo Oliveira Fernandes Filho, Ismael Gonçalves da Silva, Paulo Alves da Silva e Adriano Almeida Santana também foram condenados.

29 Nov 2013 - 11:25h

Há cerca de 20 dias o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) fixou placas informativas nas entradas do município de Brumado. Uma das placas, instalada nas proximidades da subestação da Coelba, na BR-030, sentido Brumado/Sussuarana, contém um erro. Ao invés do nome da cidade de Maracás está escrito "Macarás". A reportagem do site Brumado Notícias tentou contato com o escritório do Derba no município para falar sobre o erro, mas não obtivemos êxito.

29 Nov 2013 - 11:00h

As chuvas que caíram durante a semana já renovaram os ares em Brumado, principalmente nas comunidades rurais. A chuva fina tem sido constante desde o último sábado (23) e dados coletados pelo pluviômetro no escritório regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) apontam que choveu 59 mm até a manhã desta sexta-feira (29) na sede. O site Brumado Notícias entrou em contato com os presidentes de associações dos Distritos de Cristalândia, Itaquaraí e Ubiraçaba, onde o volume de precipitação tem sido bem maior. Edilson dos Santos, presidente da associação da comunidade de Samambaia, em Ubiraçaba, declarou que choveu cerca de 80 mm nos últimos dias. O volume de água foi suficiente para encher aguadas e cisternas nas residências. A estação meteorológica Clima Tempo aponta que deve continuar chovendo em Brumado até a noite do próximo sábado (30). Ainda segundo a meteorologia, as chuvas devem se encerrar a partir do próximo domingo (01), quando as temperaturas voltam a subir. Nesta sexta-feira (29), a máxima não deve passar dos 25°C. Já no domingo poderá chegar a 29°C.  

29 Nov 2013 - 10:45h

Está internado desde ontem (28) no Hospital Memorial São José, em Recife, o cantor e compositor Reginaldo Rossi, 69 anos. Segundo comunicado do hospital, o artista está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não há previsão de alta. Familiares garantem que o quadro do cantor é estável, mas não se sabe até o momento as causas da internação. As últimas apresentações do artista foram nos últimos dias 21 e 22 de novembro, no Manhattan Café Teatro, em Pernambuco, cidade onde nasceu.

29 Nov 2013 - 10:25h

Com o apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal, foi realizado o Movimento de Combate ao Câncer de Próstata no Posto de Saúde da Família (PSF) - Sede II, na última quarta-feira (27), em Lagoa Real, no sudoeste baiano.  Além da coleta de exame de sangue PSA, uma palestra foi ministrada pelo médico Frederico Malheiros. Participaram da ação, que integra a Campanha Novembro Azul, homens com idade acima de 40 anos, especialmente da Comunidade de Canabrava e São Pedro. Também marcaram presença no evento o vice-prefeito Santo Batista (PR) e o vereador Laiston Liberato. A enfermeira Nayana Meira agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos.

29 Nov 2013 - 10:05h

No próximo sábado (30), os alunos da Escola Municipal Professor Roberto Santos irão encenar a peça “Um convite à rebeldia” no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (antigo Colégio Modelo). Sob a orientação da diretora Cínzia Aglaê e do professor Wallas Rabelo, os alunos irão emocionar o público com a narrativa cujo foco principal é o seu caráter social. A peça conta a história de vida de cinco amigos que são jogados às margens da sociedade, passando por diversos problemas, a exemplo das drogas, aborto, namoro na adolescência e a relação conturbada entre pais e filhos. A entrada é franca e o evento começa às 19h. Toda a comunidade está convidada a prestigiar a peça.

29 Nov 2013 - 09:45h

O Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após mais de dois meses de interdição. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o órgão informou que toda a documentação da liberação do aeroporto já foi enviada e liberada. De acordo com a Anac, o próprio operador do aeródromo havia retirado o registro do sistema e recentemente solicitou nova inserção de cadastro. “Para iniciar a operação, é necessária a liberação do trafego aéreo, de competência do Comando da Aeronáutica”, informou a assessoria de comunicação da Anac.

29 Nov 2013 - 09:15h

Uma família de andarilhos da cidade de Feira de Santana está acerca de dois meses morando no coreto da Praça da Igreja Matriz, em Brumado. O casal com um bebê abriu uma pequena porta que dá acesso ao interior do porão e conseguiu fixar residência no local sem serem incomodados. A reportagem do site Brumado Notícias flagrou no lugar um carrinho de bebê e sacolas com roupas espalhadas pelo chão. O cheiro forte de mofo e as condições do local chamam a atenção. No momento da reportagem, a família não estava. Provavelmente, o casal havia saído para procurar ajuda pelas ruas da cidade.

29 Nov 2013 - 08:45h

Recentemente reformados, os banheiros públicos localizados ao lado do Mercado Municipal de Artes, na Praça Armindo Azevedo, em Brumado, voltaram a vandalizados. O zelador declarou ao site Brumado Notícias que todos os dias limpa os banheiros e à noite os mantém trancados. Porém, no dia seguinte, segundo ele, as portas estão sempre abertas com restos de cigarros espalhadas pelo chão e dentro dos vasos. O zelador disse ainda que também já encontrou fezes no chão e nas paredes e uma peça de cano, que pode ter sido utilizada para consumo de drogas. Além disso, a descarga do banheiro masculino foi danificada quando tentaram arrancar o vaso do local e uma torneira foi quebrada causando desperdício de água. A prefeitura já foi notificada sobre a situação.

28 Nov 2013 - 18:20h

A empresa de telefonia TIM foi condenada pela Justiça do Trabalho no Paraná a pagar uma indenização de R$ 5 milhões a uma ex-funcionária, por danos morais. A companhia pode recorrer da decisão. Segundo a autora da ação, ela tinha horários restritos para ir ao banheiro, sofria ameaças de troca de horário por parte de sua supervisora caso faltasse ao trabalho --mesmo que apresentasse atestado médico--, e tinha sua avaliação de desempenho divulgada publicamente. De acordo com dados do processo, além de precisar pedir permissão aos supervisores para ir ao banheiro (e ter a autorização condicionada ao tamanho da fila de espera dos clientes), as portas dos sanitários eram transparentes e um funcionário do sexo masculino fazia a limpeza do local. A indenização de R$ 5 milhões, dada pelo juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba (PR), baseia-se também nos precedentes da empresa. Segundo o juiz, a companhia já foi autuada outras vezes pela prática de assédio moral organizacional, sendo condenada a pagar valores de R$ 1.000 e R$ 10 mil, que, diz ele na sentença, parecem não ter sido suficientes. Segundo consta no processo, a TIM afirma que sempre agiu dentro dos limites legais. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que “já foi notificada e está tomando as providências de recurso”. As informações são da Folha de S. Paulo.

28 Nov 2013 - 17:50h

Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Justiça, dos 370 mil usuários de crack, pasta base, merla e óxi registrados em 2012 nas principais capitais brasileiras, 14%, ou seja, mais de 50 mil pessoas, são crianças e adolescentes. Os resultados do levantamento serviram de base para o governo federal fazer os primeiros ajustes no Programa Crack, É Possível Vencer, que prevê ações integradas de combate ao tráfico e de apoio aos usuários e suas famílias. Nesta quinta-feira (28), uma campanha publicitária começa a ser veiculada na TV aberta, mídia e internet com essa finalidade. A campanha, que teve um custo de R$ 15 milhões, será exibida durante dois meses. O foco é combater o uso de drogas, pois, segundo o estudo, 79% dos usuários querem se tratar, mas têm dificuldade em encontrar ou ser atendidos em postos, centros de saúde e clínicas de recuperação. No site do Ministério da Justiça, a população pode acompanhar o andamento das ações do programa em seus estados e municípios. Na página, também é possível pesquisar serviços das redes de saúde e assistência social voltados para o atendimento do usuário de drogas, além dos resultados do programa na área de segurança pública e prevenção. As informações são da Agência Brasil.

28 Nov 2013 - 17:00h

Os antigos boxes que eram ocupados pelos açougueiros dentro do Mercado Municipal, em Brumado, foram derrubados pela prefeitura. O local, que será ocupado pelos feirantes que antes atuavam na área ao fundo da Cesta do Povo, está sendo preparado para ampliar a oferta de hortifrúti. As obras alteraram a rotina dos ambulantes, mas eles estão satisfeitos com as mudanças, que visam modernizar o Mercado e adequá-lo às obras de urbanização na área externa da Cesta do Povo. Além dos boxes, em parte do Mercado será instalado novo telhado de zinco. O projeto está sendo acompanhado pela Secretaria de Infraestrutura.

28 Nov 2013 - 16:30h

Uma carreta desgovernada provocou um grave acidente na manhã desta quinta-feira (28), na Avenida Dácio Oliveira, em Caetité, no sudoeste baiano. O veículo com placa de Hortolândia (Goiás) desceu a ladeira sem freios e entrou na contramão, onde trafegava outro veículo de carga. Para evitar a colisão, o motorista jogou a carreta contra o canteiro central, na tentativa de retornar à pista correta. A manobra brusca provocou a colisão com outros automóveis e o tombamento da carreta. 

No total, noves carros ficaram danificados e duas pessoas que ocupavam um dos veículos foram socorridas pelo Samu e encaminhadas ao hospital. O motorista da carreta fugiu do local. A polícia militar registrou a ocorrência e auxiliou no controle do tráfego juntamente com os agentes de trânsito. O veículo estava carregado com cigarros importados do Paraguai. A polícia suspeita que a carga, avaliada em R$ 700 mil, tenha sido contrabandeada. O material foi apreendido e ficará à disposição da justiça.

28 Nov 2013 - 16:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) desaprovou nesta quinta-feira (28) as contas da Prefeitura Municipal de Aracatu, de responsabilidade do ex-prefeito Sílvio Maia Filho (PR), o Silvinho, relativas ao exercício de 2012. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o relator do caso, conselheiro Francisco Netto, opinou pela rejeição por encontrar irregularidades na prestação de contas enviadas pelo republicano ao TCM. Sílvio Maia ainda foi multado em R$ 5 mil. Dentre as irregularidades contatadas estão o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que versa sobre a indisponibilidade de caixa para pagamentos de resto a pagar; contratação de servidor sem concurso público; irregularidades em licitação; e ausência de remessa de dados e informações da gestão através do Siga. O tribunal encaminhou o caso para o Ministério Público Estadual (MPE), mas o gestor ainda pode recorrer da decisão.

28 Nov 2013 - 15:32h

De acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados hoje (28), as taxas de juros subiram em outubro. Para as famílias, a taxa subiu 1,1 ponto percentual, para 38,3% ao ano, de setembro para outubro. Já para as empresas, a taxa subiu 0,1 ponto percentual, para 20,8% ao ano. Essas taxas de juros são do crédito com recursos livres. No caso do crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), as taxas de juros também subiram. Para as empresas, a alta ficou em 0,1 ponto percentual, para 7,5% ao ano. As famílias pagaram taxa de 7,2% ao ano, aumento de 0,2 ponto percentual em relação a setembro. A taxa de inadimplência, considerados os atrasos superiores a 90 dias, teve queda para as pessoas físicas no crédito com recursos livres - caiu 0,2 ponto percentual, para 6,8%. Para as empresas, ficou estável em 3,4%. No caso do crédito direcionado, a inadimplência é bem menor. A inadimplência das pessoas físicas ficou em 1,7%, com redução de 0,2 ponto percentual. As empresas apresentaram inadimplência de 0,5%, estável em relação a setembro. O saldo das operações de crédito do sistema financeiro ficou em R$ 2,610 trilhões em outubro, com crescimento de 0,5% no mês e 14,7% em 12 meses. As informações são da Agência Brasil.

28 Nov 2013 - 14:11h

No último domingo (24), o deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve no município de Jussiape para participar de uma passeata em homenagem ao ex-prefeito Procópio Pereira de Alencar, barbaramente assassinado há um ano. Na ocasião, além do deputado, estiveram presentes várias lideranças políticas, entre as quais o atual prefeito Gilberto dos Santos Freitas (PSC), a primeira-dama Eliene Aguiar da Silva Freitas, o presidente da Câmara Municipal, Juscelino Barbosa de Carvalho e populares.

28 Nov 2013 - 11:50h

Armado com uma faca, um elemento roubou o celular de uma jovem na manhã desta quinta-feira (28), no Bairro Santa Tereza, em Brumado. O bandido ameaçou matar a adolescente caso ela não entregasse o aparelho. A vítima contou à polícia que se sente perseguida e insegura, pois é o terceiro assalto que sofre em seis meses.

28 Nov 2013 - 11:30h

Uma comitiva brumadense esteve na cidade de Abaíra no dia 21 de novembro para debater os impactos ambientais oriundos da possível construção da barragem do agronegócio na nascente do Rio das Contas, em Piatã. Na última segunda-feira (25), um relatório da audiência foi apresentado pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, o Giba, e pelo professor e sociólogo José Walter Pires durante a sessão da Câmara de Vereadores. Ambos não estão otimistas com as perspectivas caso a barragem seja construída. Para Giba, a obra irá baixar drasticamente o volume de água do Rio das Contas. “Já mataram o Rio do Antônio com a construção da Barragem do Truvisco e agora querem matar o Rio das Contas. Os idealizadores da barragem do agronegócio só apontam o bônus, mas não mostram o ônus”, declarou o presidente do CMDRS. Giba destacou ainda que o governador Jaques Wagner (PT) está sendo insensível com o sertanejo, visando apenas o lucro financeiro. “Nossa preocupação é que as secretarias de defesa do meio ambiente estão dominadas e o governador já declarou que concorda com o investimento. Estamos aqui para somar forças com a Casa Legislativa a fim de lutarmos contra esse empreendimento que ameaça o abastecimento futuro da nossa região. O governador decretou a morte do Rio das Contas com a aprovação dessa barragem”, reforçou o conselheiro. 

Para o professor José Walter, a construção da barragem é um retrocesso para o desenvolvimento regional. “Se o município não empenhar, a coisa vai ficar inviável para qualquer projeto de desenvolvimento. A barragem de Cristalândia abastece Brumado e Malhada de Pedras, com projeto para abastecimento da cidade de Tanhaçu, ou seja, se tornou uma barragem para a região. E o Rio das Contas tem como fonte apenas sua nascente. O problema pode até não nos afetar agora, mas as nossas gerações futuras poderão padecer por conta dessa barragem do agronegócio”, afirmou Pires. Assim como o conselheiro, o sociólogo fez críticas ao posicionamento do governador. “Ele está saindo e deixando uma bomba para nós e para seu sucessor. Wagner passou por aqui e disse que não tinha conhecimento da dimensão do sofrimento do sertanejo com a seca e agora sai do governo deixando esse triste legado”, concluiu José Walter.