Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2014
fechar

Brumado: Bandido do strip-tease volta a atacar e assalta dois escritórios de advocacia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com uma arma de fogo e uma camisa cobrindo o rosto, um meliante entrou em um complexo localizado na Avenida Casemiro Azevedo, em Brumado, e invadiu um escritório de advocacia que pertence ao primo do prefeito da cidade. No local, ele anunciou o assalto exigindo da secretária dinheiro e celular. O bandido ainda mandou a vítima tirar a roupa, mas a mulher não cedeu a exigência. Em seguida, o elemento fugiu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, não satisfeito, ele entrou em outro escritório de advocacia situado na Praça dos Meiras, a poucos metros do primeiro assalto. No local, o elemento rendeu a advogada e uma secretária, levando das mesmas celulares e dinheiro. A polícia foi acionada e, pela descrição das vítimas e o modo de agir do bandido, os investigadores acreditam que se trata do mesmo suspeito de ter assaltado uma loja de móveis no dia 20 de outubro, ocasião em que o elemento também obrigou as atendentes a tirar as roupas. Populares apelidaram o marginal de bandido do strip-tease.

Jovens são presos após arrastões em lojas de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (31), um jovem de 19 anos foi preso e dois adolescentes apreendidos suspeitos de envolvimento em arrastões em lojas da cidade de Vitória da Conquista. Segundo a polícia, o jovem e um adolescente de 15 anos foram capturados na Rua Rotary Club, nas proximidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), logo após assaltarem uma loja de celular e uma relojoaria. De acordo com o G1, com a dupla, foi encontrada uma sacola contendo cinco pares de aliança e 34 relógios, além de um revólver calibre 32, com munição. Os suspeitos alegam que praticaram o roubo a mando de um homem identificado como “Zoi”, que, segundo a polícia, tem envolvimento com o tráfico de drogas e teria saído do presídio há menos de uma semana. O outro adolescente, de 16 anos, que iria receber o material, foi localizado pelos policiais após informações dos outros dois suspeitos. Todos possuem passagem por roubo e tráfico. Zoi está sendo procurado.

Wagner é preferido do PT para assumir Petrobras Foto: Manu Dias/GOV BA

O mandato do governador Jaques Wagner (PT) está chegando ao fim e aumentam as especulações sobre o futuro do petista. O jornal Valor Econômico chegou a divulgar que Wagner é o preferido do PT para retomar a normalidade da Petrobras, com a crise de corrupção que afeta a estatal. O governador conquistou prestígio no partido devido à eleição do sucessor, Rui Costa (PT), e ao alto número de votos da presidente reeleita Dilma Rousseff na Bahia. Diante desse quadro, seu nome também já foi especulado como ministro da Fazenda, pela revista Veja, e da Casa Civil, pela Época. Wagner nega a possibilidade de assumir ambas as pastas.

Uauá: Assaltantes de banco morrem em confronto com a polícia Foto: Portal Jaguarari

Na madrugada de ontem (31), dois homens suspeitos de integrar a quadrilha que assaltou o Banco do Brasil de Uauá foram mortos em confronto com a Companhia de Polícia de Ações em Caatinga. O confronto aconteceu no município de Curaçá. De acordo com o jornal A Atarde, na ação, cinco bandidos foram presos. Segundo informações da 45ª CIPM de Curaçá, os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal. Mais dois suspeitos continuam sendo procurados pela polícia, que acredita que eles estejam escondidos em uma fazenda na região. Dos dez homens envolvidos no assalto ao banco, três continuam sendo procurados. Durante o assalto em Uauá, quatro pessoas ficaram feridas, entre elas o segurança do banco.

Bebê morre por falta de UTI neonatal em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um bebê nasceu prematuramente na última terça-feira (28), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Com os pulmões ainda em formação e sem conseguir se alimentar, a criança necessitava de atendimento avançado em uma UTI neonatal, porém, como a unidade de saúde não dispõe da mesma, a família, da Fazenda Baraúnas, zona rural do município, conseguiu uma liminar na justiça para que o município e o estado providenciassem uma vaga em qualquer unidade do estado. A liminar da justiça venceu na última quinta-feira (30), mas a transferência do bebê não foi realizada. Após três dias lutando pela vida, a criança não resistiu e morreu na noite da última sexta-feira (31). Abalada, a mãe, Joelma Cotrim da Silva, falou ao site Brumado Notícias e fez um apelo as autoridades. “Deus vai me consolar, mas espero que o estado tome como exemplo para que outras famílias não venham a passar por isso”, desabafou. 

Bebê morre por falta de UTI neonatal em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A nossa reportagem também ouviu o secretário de saúde do município, Cáudio Feres, e o mesmo declarou que a transferência de pacientes para outras unidades depende da central de regulação do estado. Feres relatou que foram realizadas buscas em todas as regiões onde há UTIs neonatal, mas não havia vagas disponíveis em nenhuma delas. O secretário ainda informou que a unidade do hospital regional está praticamente pronta. Segundo ele, o município sozinho não conseguirá manter seu funcionamento e necessitará de um convênio com o estado para que a unidade intensiva seja mantida. “Lamentamos o ocorrido, nos esforçamos em conseguir a transferência do bebê, mas não obtivemos êxito, por isso faço esse apelo para que o estado nos dê esse suporte para o nosso hospital. Já melhoramos e muito os atendimentos em nosso município, mas não podemos continuar na dependência de Vitória da Conquista e outras cidades da região para os casos mais complexos”, apelou o secretário. As obras da UTI neonatal em Brumado já foram concluídas; a unidade disponibiliza cinco vagas intensivas e cinco semi-intensivas.

Delegado fala sobre caso de vazamento de fotos íntimas de jovem brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após vazamento de imagens íntimas de uma jovem brumadense nas redes sociais, o site Brumado Notícias procurou o delegado Cláudio Marques, que apura o caso. Segundo ele, as investigações estão em fase conclusiva e o culpado não ficará impune. O delegado ainda afirmou que o caso pode ser exemplo para o país se a tese que é defendida por ele nos autos do inquérito for acatada. Marques alega que o episódio é muito mais grave que o caso envolvendo a atriz Carolina Dieckman, que virou lei. “Brumado vai ter uma resposta exemplar para que casos como este não se repitam”, reiterou o delegado.

Brumado: Escola Santa Rita de Cássia promove I Feira Literária Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Escola Santa Rita de Cássia vai realizar a I Feira Literária, a qual conta com uma programação diversa. No dia 31, o evento será aberto com o musical “O Baile da Literatura”. Durante o a feira também haverá apresentação de fanfarra na Praça Coronel Zeca Leite, às 18h30. No dia 1º, a feira acontece na própria escola com a exposição em estandes, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Toda a comunidade está convidada a participar do evento literário.

Brumado: Cemitérios estão sendo preparados para o dia de finados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os cemitérios Senhor do Bonfim e Jardim Santa Inês, em Brumado, estão recebendo uma limpeza geral para o Dia de Finados, celebrado no próximo domingo (02). Familiares devem visitar os túmulos dos entes queridos nos locais. Os preparativos para o dia começaram no início da semana com a capina e limpeza dos túmulos e da capela onde são acendidas velas em memória dos falecidos. 

Brumado: Cemitérios estão sendo preparados para o dia de finados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã da última sexta-feira (31), o site Brumado Notícias acompanhou parte dos trabalhos de pintura no Jardim Santa Inês. Além de toda a arrumação que está sendo coordenada por uma empresa prestadora de serviços de limpeza para a prefeitura, uma funerária irá montar stands para aferição de pressão, distribuição de flores, além de servir água, café e chá aos enlutados. A expectativa é de que pelo menos 20 mil brumadenses visitem os túmulos nos dois cemitérios da cidade.

Brumado: Secretaria de Saúde realiza reunião com comerciantes varejistas de produtos farmacêuticos Foto: Divulgação

Em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária promoveram uma reunião com os comerciantes varejistas de produtos farmacêuticos a fim de esclarecer as exigências da Lei 13.021, que estabelece condições e normas técnicas para a comercialização de produtos farmacêuticos. Durante o encontro, a Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização e o cumprimento da norma, expôs aos empresários as complexidades da lei, que os mesmos serão obrigados a cumprir a partir do dia 05 de dezembro deste ano. A lei, que já era para estar em vigor, foi prorrogada através de medida provisória diante das complexas exigências. Segundo a Sesau, a reunião teve por finalidade evitar mal entendidos no cumprimento da norma, vez que as exigências nela contidas buscam o atendimento técnico e garantia na qualidade dos produtos farmacêuticos, beneficiando os consumidores e aqueles que os comercializam.

Caculé: Colégio Professor Vespasiano Filho promove 1º Sarau Poético Literário Foto:Divulgação

Na última quarta-feira (29), o Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho promoveu no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, em Caculé, no sudoeste baiano, o 1º Sarau Poético Literário, cujo tema foi: “Arte e Vida da Palavra”. O evento faz parte do Projeto Nas Linhas da Poesia, desenvolvido, desde o ano passado, pela professora Cláudia Eliane Ramos e pelos alunos da 8ª série. O objetivo do mesmo é despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita, bem como permitir aprimorar a linguagem literária. Durante o Sarau foram realizadas apresentações musicais, de danças e dramatizações, através das quais os alunos puderam expor de forma lúdica as habilidades aperfeiçoadas em sala de aula. Na oportunidade, a direção da escola parabenizou a professora Cláudia, a coordenadora Susineire Guimarães e os alunos pela realização do projeto e agradeceu a presença de todos, em especial do Grupo de Teatro A Fênix.

Livramento: Maracubom 2014 é a décima edição de uma das maiores festas da região sudoeste

Neste ano, o Maracubom - tradicional festa que acontece na cidade de Livramento de Nossa Senhora - vai completar dez anos de realização. Para comemorar essa data tão marcante, a empresária Janete Meira contratou atrações de peso, que vão se apresentar no município nos dias 20 e 21 de dezembro. Psirico, Léo Santana, Duas Medidas, Kit Ilusão, Turma da Bregadeira, Renan Moreira e Swing do Maluco prometem fazer do Maracubom 2014 uma das festas mais inesquecíveis de toda a história. Fechando com chave de ouro essa edição, o mega trio elétrico Gêmeos fará um arrastão em circuito fechado no dia 21, descendo a avenida ao som de Renan Moreira. Sinônimo de qualidade, organização e seriedade, a festa promete atrair foliões de várias partes do estado. Não perca esta grande celebração. Maracubom 2014: vem, gente!

Brumado: Dia o8 de novembro começa o ciclo de vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo

No dia 08 de novembro é realizado o Dia Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil e o Sarampo. Em razão disso, a Secretaria de Saúde de Brumado está convocando pais e responsáveis por crianças maiores de seis meses até cinco anos de idade incompletos para o ciclo de vacinação contra as doenças. Eles devem levar as crianças nessa faixa etária ao posto de saúde mais próximo, das 08h às 17h, munidos do Cartão de Vacinação. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. Serão distribuídas 17,8 milhões de doses orais (vacina em gotas). O ministério, no entanto, recomenda a vacina injetável para as crianças acima de 06 meses que estão com o cartão de vacinação atrasado.

Artista de Brumado recebe honraria especial da prefeitura de Macaé no Rio de Janeiro Foto: Divulgação

O artista brumadense Luciano Pauferro foi premiado pela prefeitura municipal de Macaé, no Rio de Janeiro, através da Coordenadoria da Extraordinária de Igualdade Racial, com a Medalha de Honra ao Mérito Carucango na categoria Cultura. Em sua segunda edição, a premiação tem o objetivo de enaltecer pessoas e/ou instituições que ao longo do ano apresentaram ações voltadas para a valorização e a promoção da igualdade racial. A medalha será entregue ao artista no dia 20 de novembro, na Câmara Municipal de Macaé, às 16h.

Arquivo